Jump to content
Forum Cinema em Cena

A História do Brasil Daria Bons Filmes?


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

Motivado pela produção de ''ZuzuAngel'' crio este tópico.

A hitória do Brasil é linda, há muita coisa que poderia ser abordada por nossos diretores, é só uma questão de boa vontade destes, em 500 anos ocorreram muitos fatoe interessantes neste país e eu queria saber de vcs, quais fatos da nossa história poderiam render bons filmes(''Olga'' é um bom exemplo disso)

Bem existe um acontecimente que ocorreu em 1922 que quando eu estudei, me veio na cabeça que isso daria um filme perfeito ''A revolta do forte de Copacabana'' bem esse é um resuminho do q ocorrer na revolta

OS 18 DO FORTE

Dos diversos acontecimentos que marcaram o ano de 1922, o mais famoso ocorreu no Rio de Janeiro, tendo o dia 5 de julho como o ápice do movimento conhecido como "Os 18 do Forte".
Havia no interior do exército forte disposição contra a posse do presidente eleito Artur Bernardes, representante das elites tradicionais, criticado pelos militares. Dois episódios haviam agravado as tensões mesmo antes da eleição: a prisão do Marechal Hermes da Fonseca, então Presidente do Clube Militar, e as "cartas falsas" que teriam sido escritas pelo candidato à presidência Artur Bernardes e endereçadas ao político mineiro e Ministro da Marinha, Dr. Raul Soares - publicadas na imprensa, criticando os militares.
O Forte de Copacabana se revolta no dia 2 de julho. Era comandante do Forte o Capitão Euclides Hermes da Fonseca, filho do Marechal.
O movimento, que deveria se estender para outras unidades militares, acabou se restringindo ao Forte de Copacabana. Apesar das críticas realizadas, a alta oficialidade manteve-se fiel a "ordem" e não aderiu ao movimento, que acabou abortado nas outras guarnições.

forte3.jpg



Durante toda manhã do dia 5 o Forte de Copacabana sustentou fogo cerrado. Diversas casas foram atingidas na trajetória dos tiros até os alvos distantes, matando dezenas de pessoas. Eram 301 revolucionários - oficiais e civis voluntários - enfrentando as forças legalistas, representadas pelos batalhões do I Exército. A certa altura dos acontecimentos, Euclides Hermes e Siqueira Campos sugeriram que os que quisessem, abandonassem o forte: restaram 29 combatentes. Por estarem acuados, o Capitão Euclides Hermes saiu da fortaleza para negociar e acabou preso. Os 28 que permaneceram, decidiram então "resistir até a morte", A Bandeira do Forte é arriada e rasgada em 28 pedaços, partindo depois em marcha pela Avenida Atlântica rumo ao Leme. Durante os tiroteios, dez deles dispersaram pelo meio do caminho e os tais 18(havia mais um civil, o unico brasileiro que aderiu a revolta além dos militares) passaram a integrar o pelotão suicida. Após a morte de um cabo, ainda no asfalto com uma bala nas costas, os demais saltaram para a praia, onde aconteceram os últimos choques. A despeito dos que tombaram mortos na areia, os remanescentes continuaram seguindo em frente. Os únicos sobreviventes foram Siqueira Campos e Eduardo Gomes, embora tivessem ficado bastante feridos.

 

PS-Postei na sessão errada(eu acho), mas foi propositalsmiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mudando um pouco de assunto, eu li "A ilha" do fernando morais, que fala sobre cuba e no final do livro tem uma passagem que é contada por um médico que apoiou fidel na Sierra Maestra e essa passagem é realmente incrível, daria um ótimo filme tbmsmiley2.gif

obs.: o médico não é o Che Guevara, mas eu esqueci o nome do que eu to falandosmiley17.gif

jonas2006-7-26 3:10:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

vou ignorar esse post estúpido acima (e não, eu não sou comunista).

temos muitos episódios vergonhosos que são tratados como verdadeiro orgulho nacional: d. pedro e a independência; a libertação dos escravos; a proclamação da república; a catequisação dos índios e muchos mas...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

temos muitos episódios vergonhosos que são tratados como verdadeiro orgulho nacional: d. pedro e a independência; a libertação dos escravos; a proclamação da república; a catequisação dos índios e muchos mas...

Resta saber como estes seriam tratados: como orgulho nacional ou como o que verdairemente são? E qual seria a reação do público?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que a história recente do Brasil, principalmente relacionada a política, deveria ser mais explorada. Aliás, mais BEM explorada, porque afinal o Nelson Pereira dos Santos cometeu BRASÍLIA 18% este ano, mas o filme conseguiu ser pior que as justificativas do mensaleiros de Brasília. smiley5.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members
Revolução Farroupilha!16 

 

Aham! A história do RS poderia gerar bons filmes, alias, gerou alguns, como Netto Perde Sua Alma e A Paixão de Jacobina (esse último eu não achei tão bom assim). Alias, dois dos livros nacionais mais interessantes que eu li tratam da História do estado: O Tempo e o Vento (tá, são 7 livros, na verdade) e A Ferro e Fogo: Tempo de Solidão.

 

E isso pra ficar só em um estado. Dá pra ver que a História do Brasil como um todo é material pra vááários filmes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você não conhece a história do Brasil ou não entendeu o assunto que o tópico aborda.

 

O Brasil é um país que tem uma história muito rica, principalmente quando se trata da luta do povo contra as elites.

 

TH, dê uma lida no post de apresentação do tópico, a história dos 18 do Forte daria um filme perfeito e também um clichê muito bom06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas até onde eu sei, essa atuação foi bem pequena. [/quote']

 

 

foi pequena sim em comparação a atuação das outras forças do mundo sim, mas além disso, o Brasil, com a ajuda de dinheiro e armas do EUA, destruiu varios submarinos alemães que estavam em volta da costa brasileira, após isso, na base da aeronautica brasileira no nordeste, serviu de base norte-americana para o ataque do dia D(o filme, For All - o trampolim da vitoria retrata isso), após as forças da FEB massacraram as italianas16
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...