Jump to content
Forum Cinema em Cena

1922 (Nova adaptação de Stephen King)


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

Depois de JOGO PERIGOSO dirigido pelo Mike Flanagan, a Netflix lança mais um filme baseado na obra de Stephen King, desta vez da noveleta 1922.

 

 

A história acompanha Wilfred James, um fazendeiro que assassina a própria esposa com a ajuda de seu filho. Depois do acontecido, ele começa a ser perseguido por ratos e acredita que sua esposa o está assombrando.

O filme é estrelado por Thomas Jane, Molly Parker, Dylan Schmid, Kaitlyn Bernard, Brian d’Arcy James e Neal McDonough. A direção é de Zak Hilditch.

1922 estreia na Netflix no dia 22 de outubro de 2017.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Mais Stephen King: Autor diz que 1922, da Netflix, é a sua melhor adaptação de 2017

POR
 CAIO COLETTI
 -
 07/09/2017
 
 
 
  
1922-696x348.jpg Thomas Jane e Molly Parker em 1922
 
 
 
Ouça este conteúdo
0:00
 
 
01:20
 
 

2017 tem sido um ano e tanto para Stephen King. O nome do autor está conectado a nada menos que cinco projetos até agora: os filmes A Torre Negra e It: A Coisa, as séries The Mist e Mr. Mercedes (todos já lançados), e a adaptação Jogo Perigoso, que lançou seu primeiro trailer recentemente.

 

No entanto, a lista de projetos ainda não acabou: em entrevista ao Yahoo Movies, King disse que a melhor adaptação de uma obra sua ainda está por vir. É 1922, da Netflix, filme que se origina de seu conto sobre um fazendeiro que confessa o assassinato de sua esposa e acha que um espírito vingativo o assombra.

Thomas Jane (O Nevoeiro) e Molly Parker (House of Cards) entraram para o elenco do filme. Zak Hilditch (As Horas Finais) está responsável pela direção e roteiro.

“Esse é o filme que vocês tem que ficar esperando. Eu vi um corte inicial do filme, ele não sai da minha cabeça! É muito assustador”, contou King. “Eu não sei se essa onda de adaptações é aleatória ou não, mas realmente tem me animado”.

 

1922 estreia na Netflix em 20 de outubro.

 

FONTE: OBSERVATÓRIO DO CINEMA

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 Visto 1922

 

 image.png.593237e1a9fe820fb14865900381dd75.png

 

  Na trama, (passara obviamente em 1922) Wilfred James (Thomas Jane) é um fazendeiro que vive na pequena cidade de Hemingford Home, Nebraska, com a esposa Arlette (Molly Parker) e o filho adolescente Henry (Dylan Schmid). Wildred ama a vida no campo, mas sua esposa quer vender as terras e ir viver na cidade. Os dois tentam o divórcio, mas Arlette ficaria com a maior parte da terra, e ainda levaria Henry com ela para a cidade grande. Wilfred resolve então matar a esposa, manipulando o próprio filho para cometer o crime. O assassinato, entretanto, dá início a uma reação em cadeia que destruíra tudo aquilo que o fazendeiro mais ama.

  2017 foi um ano e tanto para os fãs do escritor de Stephen King. Desde os anos 80, o escritor do Maine não tinha tantas obras adaptadas em um espaço tão curto de tempo. Antes do lançamento deste filme, a obra do autor já havia gerado em 2017 três filmes, A TORRE NEGRA, o excelente IT e o ótimo JOGO PERIGOSO, além de também ter dado origem a duas séries, O NEVOEIRO (não assisti e nem vou por que foi cancelada) e a boa MR MERCEDES (já renovada para uma segunda temporada). 1922, baseado em uma noveleta publicada na coletânea  "Escuridão Sem Estrelas" é o ultimo filme do ano a levar a obra de Stephen King, produzido pela mesma Netflix que produziu JOGO PERIGOSO, mas embora não seja um filme ruim, acaba não se destacando muito também.

  Como muitas das histórias criadas por Stephen King, a trama do filme é contada por um personagem em flashback, nesse caso o próprio protagonista vivido por Thomas Jane, já veterano em protagonizar adaptações do King, tendo estado a frente do elenco de O APANHADOR DE SONHOS e da versão cinematográfica de O NEVOEIRO. A narração entretanto muitas vezes acaba soando intrusiva na história, muitas vezes nos explicando coisas que deveriam ser transmitidas pelas próprias cenas. O filme passa por diversos gêneros, do drama familiar, passando pelo thriller de crime, até o próprio horror sobrenatural, que surge quando o fazendeiro passa a ser assombrado pelo fantasma da mulher representado principalmente por uma horda de ratos. Mas falta algo ao filme. As coisas acontecem simplesmente de forma muito rápida, de modo que não conseguimos nos conectar realmente com os personagens de modo a sermos impactados pelos eventos que se desenrolam, e as situações vão se amontoando sem dar tempo do publico respirar, e não digo isso de uma forma positiva. E o diretor não tem uma mão muito boa não, parecendo ter sérios problemas na hora de decupar as cenas de forma a explorar realmente a dramaticidade, a tensão ou as sequências de maior horror da história. 

O que torna 1922 um filme só "ok" ao invés de ruim é o ótimo desempenho de Thomas Jane. Jane realmente constrói Wilfred como uma figura multifacetada, circulando bem entre os aspectos "pai amoroso e fazendeiro humilde" e "pai manipulador e homem calculista" de seu personagem. O forte sotaque e trejeitos sutis, mas perceptíveis são detalhes que mostram que o ator realmente trabalhou em seu protagonista, e se percebe isso no filme. Existe intensidade emocional sem exagero, e isso é digno de nota. Molly Parker, mais conhecida por seu trabalho em HOUSE OF CARDS é uma boa parceira de cena, fazendo de Arlette uma mulher amarga e meio megera, mas não se destaca muito não. Por fim, Neal Mcdonaugh tem uma participação pequena, mas válida por sua ótima cena final.

  No fim das contas em um ano repleto de boas adaptações de Stephen King, 1922 acaba sendo uma obra esquecível. Não acho que vá entrar em uma lista de piores adaptações ou algo assim no futuro, mas decididamente não vai ficar nas melhores também. A direção claudicante, e o roteiro que se rende muitas vezes as raízes literárias do filme o impedem de ir mais longe, mas vale a conferida pela atuação do Thomas Jane.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...