Jump to content
Forum Cinema em Cena

Wikipedia


Mr. Ibanez
 Share

Recommended Posts

  • Members
Você não entendeu o que eu quis dizer:

que a wikipédia não é confiável isso é lógico. Mas várias besteiras podem ser ditas' date=' e até que uma pessoa com pleno conhecimento no assunto chegue e mude, muitos ignorantes na área já leram e engoliram. Esse é o perigo.

outras questões erradas retratadas na wiki sobre mitologia grega
-há dois links sobre perséfone.
-hades é tido como deus dos mortos e da riqueza. errado. hades ou plutão era o deus dos mortos, pluto era o deus da riqueza. são pessoas diferentes.[/quote']

 

Errado de novo Pluto pode ser sim considerado Plutão, o reino de Hades é considerado o mais rico dos três irmãos em informações mais precisas. Se você quiser te informo uma longa lista de livros de mitologia para você. Ao que parece até agora você que está equivocando no assunto mitologia e não a wiki. 03

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

E outra não achei dois link para Perséfone. Será que você não confundiu com Proserpina?06

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 74
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members


O cânon mais aceito incluía Zeus' date=' Hera, Deméter, Posídon, Afrodite, Atena, Ares, Hefesto, Apolo, Ártemis, Hermes e Héstia.

E o link dos deuses olímpicos na wiki diz algo totalmente diferente. Veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deuses_ol%C3%ADmpicos

06.gif [/quote']

 

Sobre os doze deuses são os deuses da assembléia Olímpica, que inclui de fato 12 deuses de origem olímpica.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Não sei ao certo se alguma vez Hades fez parte dos Doze, mas os demais podem ser incluso Dionísio no lugar de Héstia sim.

 

Os olímpicos são vários além destes. Para começar os olímpicos são a princípio os filhos dos terríveis titãs. Embora esteja incluso por assim dizer alguns dos netos dos titãs. Então, a lista é longa e se não me engano até Heracles quando acendeu ao céu foi considerado Olímpico.

 

Ai alguns que são considerado olímpicos, que são os moradores do Monte Olimpo e visto como auxiliares dos deuses principais. Eles são Hebe (filha de Zeus com Hera e futura esposa de Heracles), Íris (auxiliava como mensageira de Hera e vivia no Olimpo), Perséfone (filha de Demeter, que vivia no olimpo com a mãe), Eros (aqui não é o espírito supremo do amor e sim o filho travesso de Afrodite), As Musas, Éolo (embora este apareça na epopéia de Homero e não informado se já viveu no Olimpo), Hélio, Anfitrite e as próprias Pacas são tidas como moradoras embora estas são comumente relacionadas com o mundo inferior.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Errado de novo Pluto pode ser sim considerado Plutão' date=' o reino de Hades é considerado o mais rico dos três irmãos em informações mais precisas. Se você quiser te informo uma longa lista de livros de mitologia para você. Ao que parece até agora você que está equivocando no assunto mitologia e não a wiki. [/quote']

 

 

 

E desde quando há a relação entre morte e riqueza? eles tinham até uma deusa alegórica, a fortuna, que carregava uma cornucópia e distribuía dinheiro para alguns e tirava dos outros.

 

 

 

 

E outra não achei dois link para Perséfone. Será que você não confundiu com Proserpina?

 

 

 

são equivalentes à mesma personagem. perséfone segundo os gregos e prosérpina segundo os romanos. De qualquer forma, na tabela de links sobre mitologia grega há os nomes Koré e Perséfone (ambos a mesma pessoa) que resultam no mesmo link 06.gif

 

 

 

mais alguns erros:

 

 

 

no quadro sobre mitologia romana tem as horas, que segundo o próprio link são deusas gregas. da mesma forma caronte, que nem é um deusAnakin2007-11-14 10:12:48

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não concordo com isso não. 99' date='99% dos usuários que utilizam a Wikipedia sabem que ela é feita pelos usuários e que, portanto, não é 100% confiável. É claro que se precisarem pesquisar um assunto importante, não vão pesquisar aí.

 

Quem utiliza a wikipedia usa para tirar uma dúvida mais geral sobre determinado assunto, e não para virar expert, ou formular uma tese. [/quote']

 

 

 

É isso mesmo. Por ser um conteúdo pouco confiável, é tolice dar crédito para algo assim. Portanto para pessoas sóbrias e que desejam um conteúdo preciso, a wikipédia é dispensável. Para idiotas on line é um prato cheio; vão sair por aí acreditando que minhocoçu é o ingrediente principal do bigmac.

 

 

 

e com esses projetos beneficentes da wiki, a idiotice se expandirá.Anakin2007-11-14 11:41:09

Link to comment
Share on other sites

  • Members


E desde quando há a relação entre morte e riqueza? eles tinham até uma deusa alegórica' date=' a fortuna, que carregava uma cornucópia e distribuía dinheiro para alguns e tirava dos outros.


são equivalentes à mesma personagem. perséfone segundo os gregos e prosérpina segundo os romanos. De qualquer forma, na tabela de links sobre mitologia grega há os nomes Koré e Perséfone (ambos a mesma pessoa) que resultam no mesmo link 06.gif [/quote']

 

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Plutão é a mesma coisa de Pluto, que significa rico. Na antiguidade o reino de Hades ou o próprio inferno de Hades era considerado o mais rico dos reinos dos três irmãos. Todas as riquezas vinham do Mundo Inferior ou do Subterrâneo. Daí a idéia associada à riqueza, Hades tinha várias associações e tributos. Ele não era exclusivo Deus dos Mortos, era deus dos infernos, da riqueza, o deus invisível, o deus taciturno, o deus da sombra dos mortos ou das almas dos mortos, tinha sua influencia com as profundezas da terra. Daí novamente a idéia de Pluto. E só buscar outras fontes em vários livros (Já que não confia na Net) de mitologia para perceber que ele tinha vários atributos.

 

Não sei qual é o problema nisto. Koré ou Core-Perséfone (Cora para os Romanos) é uma designação para a deusa menina ou mesmo virgem. Este era o nome dela antes de ser raptada por Hades para o Mundo Inferior. Quando esta regressou de lá, já não era mais uma garota ingênua. Já era por assim dizer uma mulher.

 

Então se refere unicamente Perséfone. Core é um atributo dado à inocência, sua perda a condicionou quando comeu o fruto da Romã.

 

A propósito este site aqui até hoje é o mais confiável sobre mitologia que já encontrei:

 

http://greciantiga.org/mit/mit09-3.asp

 

 

 

adm-h.jpgades (gr. Ἅδης) era o deus soberano do mundo subterrâneo, destino final da sombra dos mortos; seu nome significa "o invisível". Era também conhecido por Plutão (gr. Πλούτων), que significa "rico", pois era proprietário de todas as riquezas que existem sob a terra.

 

Origem e mito

Entre os gregos, Hades era considerado filho de Crono e de Réia, e irmão de Zeus e de Posídon. Acredita-se que durante a titanomaquia recebeu dos ciclopes um capuz ou capacete que tornava seu portador invisível. Na partilha que se seguiu à luta, coube-lhe o controle do mundo subterrâneo e dos mortos.

Hades aparece raramente nas lendas, embora seja muito mencionado. Os principais episódios de que participa são o do rapto de Perséfone (Koré), com quem mais tarde se casou; o do 12º trabalho de Héracles; e o de Orfeus e Eurídice. Não teve filhos.

O hades

O reino de Hades (freqüentemente abreviado para "o hades") era primitivamente localizado no extremo ocidente, além do rio Oceano (Od. 10.508-12), ou diretamente abaixo da superfície (Il. 20.61-6). Esse último conceito veio a moldar, séculos mais tarde, a idéia de "inferno" das religiões européias e asiáticas.

O Hades era um lugar sombrio e sinistro, franqueado por um portão monumental. Os mitos mais antigos nos fornecem poucos detalhes, mas as versões mais tardias são ricas em pormenores. Uma das entradas, por exemplo, era o rio Aqueronte (Od.. 10.513-4).

Quando alguém morria, era levado pelo deus Hermes até o Hades, onde bebia a água do Rio Lete, que trazia o esquecimento da vida terrena, e atravessava o rio Estige em uma barca, conduzida pelo severo Caronte. Como pagamento, o barqueiro recebia um óbolo, a moeda de menor valor, que os parentes colocavam na boca do falecido. O morto atravessava então os portões monumentais, eternamente guardados por Cérbero, cão de três cabeças e cauda de serpente. O feroz guardião permitia a entrada de todos, porém não deixava ninguém sair.

Finalmente, diante de Hades e Perséfone, o defunto enfrentava a sentença dos severos e justíssimos juízes dos mortos — Minos, Radamante e Éaco —. Segundo seus méritos, era conduzido aos aprazíveis Campos Elíseos ou aos tormentos eternos...

Iconografia e culto

De Hades, nenhum favor ou benefício era esperado; assim, ele não tinha templos e nenhum culto específico lhe era dedicado. Seu nome não era pronunciado, e a ele se referiam através de eufemismos. Era, também, raramente representado; quando isso ocorria, mostravam-no com um cetro, e às vezes com uma cornucópia, símbolo da fartura e da riqueza.

No sul do Épiro, porém, na cidade de Éfira, ficava um famoso oráculo dos mortos, o Necromanteion; ele era, de certa forma, um santuário de Perséfone e Hades. A construção parecia um labirinto, com corredores tortuosos e salas sem janelas situadas abaixo e acima do chão.


 

bd1

ADDENDA
outras monografias do Portal

O oráculo dos mortos em Éfira

 

λέγουσιν ἐπ' αὐτῇ τὸν καλούμενον Ἅιδην κεκλεῖσθαί τε ὑπὸ τοῦ Πλούτωνος καὶ ὡς ἐπάνεισιν οὐδεὶς αὖθις ἐξ αὐτοῦ.
Dizem que o local conhecido por Hades foi trancado por Plutão e que de lá ninguém volta.

Pausânias, Paus. 5.20.3

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
É isso mesmo. Por ser um conteúdo pouco confiável' date=' é tolice dar crédito para algo assim. Portanto para pessoas sóbrias e que desejam um conteúdo preciso, a wikipédia é dispensável. Para idiotas on line é um prato cheio; vão sair por aí acreditando que minhocoçu é o ingrediente principal do bigmac.

e com esses projetos beneficentes da wiki, a idiotice se expandirá.[/quote']

Desculpe, mas se a figura vai procurar estudar sobre um assunto por apenas uma fonte, ela é uma idiota. Agora, dentro de um universo de fontes, a wikipédia pode ser muito útil, justamente por sua natureza de sempre poder unir informações...

Lucas2007-11-14 12:40:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amigos e Amigas. Boa tarde. 05.gif

 

 

 

Procuro não colocar como fonte de nenhuma afirmativa minha o Wikipedia, não acredito ser o meio oficial e 98% confiável de ser morrer abraçado... Agora, se vc tem a certeza da informação e precisa apresentar uma fonte concreta e rápida, entrou no site, encontrou o conteúdo, viu que ele é confiável, usar a fonte especifica não é problema nenhum, o problema é quando vc precisa convencer os outros de uma afirmativa usando cegamente o Wikipedia, ai não tem como...

 

 

 

T+ e VOTEM EM (Õ.ô)3d36.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Agora' date=' se vc tem a certeza da informação e precisa apresentar uma fonte concreta e rápida, entrou no site, encontrou o conteúdo, viu que ele é confiável, usar a fonte especifica não é problema nenhum[/quote']

 

Também acho. O wikipédia é um belo resumão pronto pra usar.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

O típico "o que for mais fácil eu vou". pois é' date=' tu é brasileiro [img']smileys/06.gif" align="middle" />

 

 

 

mas é sério. na preguiça em procurar algo confiável, as pessoas acabam estragando suas mentes com conteúdo duvidoso de blogs, flogs, frogs e wikipédia.

 

 

 

as vezes nâo é nem preguiça é falta de tempo 03.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu concordo que às vezes a pressa nos leva aos wikipédias da vida' date=' mas quando se trata de algo sério não se pode levar esse tipo de coisa em consideração.[/quote']

 

 

 

concordo10.gif10.gif. por exemplo a minha familia tem uma biblioteca em casa des da espoca da minha vó na escola la eu encontro muita coisa mais que no wikipédia

 

 

 

na maioria das vezes eu pego o conteudo que eu quero la e pego fotos sobre na net pq as de la ja tao velhas ae nâo pode recorta e a xeroz fica horrivelReH_13572007-12-19 15:02:37

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
  • Members

Eu uso a wikipedia e costumo confiar em seu conteúdo. Acho que ela é muito útil quando se tem alguma curiosidade sobre determinado assunto e é um meio rápido para sanar pequenas dúvidas. Porém, para um trabalho mais aprofundado é necessário buscar por outras fontes. E isso não se aplica somente a wikipédia. Qualquer trabalho mais sério deve procurar mais de uma fonte de informação. Além disso, tinha um professor de inglês que dizia que, pelo menos na universidade que ele freqüêntava, se um professor visse que uma das fontes do trabalho era a wikipedia ele nem aceitava.

 

De qualquer modo o importante é ter olhar crítico, não só com a wikipedia, mas com grande parte do que se lê em blogs, fórums e até mesmo jornais e revistas.  

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é, Olorin. Infelizmente nem os jornais são muito confiáveis, já que manipulam certas informações para provarem o que desejam. Por exemplo: desemprego no Brasil. Antes de numerarem quantos desempregados há, deve-se definir quem são os desempregados. O trabalho informal pode ser ou não considerado como emprego, numa determinada pesquisa. Se o objetivo da imprensa é mostrar que o desemprego caiu, os trabalhadores informais são considerados empregados. Se eles querem criticar o governo lula, como o governo do maior número de desempregados, é só considerar trabalhadores informais como desempregados. Aí, pra ficar mais forçado ainda, coloca a PEA e PEI nos dados, para mostrar como o desemprego no brasil é absurdo. 09.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu uso a wikipedia e costumo confiar em seu conteúdo. Acho que ela é muito útil quando se tem alguma curiosidade sobre determinado assunto e é um meio rápido para sanar pequenas dúvidas. Porém' date=' para um trabalho mais aprofundado é necessário buscar por outras fontes. E isso não se aplica somente a wikipédia. Qualquer trabalho mais sério deve procurar mais de uma fonte de informação. Além disso, tinha um professor de inglês que dizia que, pelo menos na universidade que ele freqüêntava, se um professor visse que uma das fontes do trabalho era a wikipedia ele nem aceitava.

De qualquer modo o importante é ter olhar crítico, não só com a wikipedia, mas com grande parte do que se lê em blogs, fórums e até mesmo jornais e revistas.   [/quote']

Você está correto.

Mesmo utilizando livros,temos que olhar mais do que duas ou três referências. 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...