Jump to content
Forum Cinema em Cena

Jojo Rabbit (Taika Waititi)


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Administrators
1 hour ago, Jailcante said:

Vi ontem, talvez isso nem é crítica em si mas um relato da minha relação com esse filme...

Sempre estranhei esse filme, no sentido de ver que seria uma comédia, mas se passando numa Alemanha nazista. Achava meio complicado fazer uma comédia ali nesse ambiente terrível. Estranhei ainda mais, quando ele foi indicado a alguns Oscars, devido a Academia ter muito votante judeu que, sei lá como, estavam então aprovando essa comédia em cima de um tema ainda dolorido demais pra eles. Estranheza saiu a partir daí, e veio a curiosidade, fiquei realmente querendo assistir o filme. Talvez fosse o que mais tinha curiosidade de ver nessa temporada. Enfim, fui lá e o resultado é:

Não achei o filme uma comédia pastelão ou muito escrachada (do Taika até esperei isso devido o filme do Thor), achei até que continha muita ironia em relação aos nazista e o pensamento distorcido deles, mas o foco era história do menino de 10 anos, então tudo ficou meio afável e "fofinho". Esse foco, de certa forma, dava um tom meio "Sessão da Tarde", senti que seria um "Meu Primeiro Amor" com uns nazistas em volta. No geral, era isso. hehe

No fim, eu meio que me envolvi demais e aceitei isso. O ambiente deixou de me importar. Com essa história "fofinha", a parte guerra/nazistas/Hitler meio que sumiu no meio dessa imersão na história do menino, apesar do filme não esconder isso tudo, e não necessariamente "enganar" o público fazendo esse público acreditar que se trata de outra coisa (os fatos terríveis estão ali e estão sendo discutidos/mostrados de alguma forma), mas esse tom do filme acaba colocando o público em outro estado de espírito e não pensando na guerra em si (pelo menos, comigo foi assim). Até que acontece uma cena terrível lá...

Rola uma cena terrível no filme em determinado momento, e essa cena meio que me puxou de volta pra realidade. Foi meio devastador. Fiquei sem chão. Me senti culpado por estar estregue a parte "fofinha" do filme e ter esquecido de tudo que estava rolando em volta... Então, a pretensão do filme, notei que era essa: fazer você esquecer do ambiente, pra em certa parte do filme te puxar de volta pra ele brutalmente. O resto do filme, depois dessa cena, nem sei se prestei atenção apropriada, estava meio atordoado ainda, mas notei que ele ficou no meio termo: não era tão fofinho como antes (não tinha como) mas também não te deixa mais aterrorizado (do que fez na tal cena). Ele te mantem num certo nível, nem baixo, nem alto. Achei a atitude correta pra parte final.

No fim, me senti desconfortável por me entregar ao filme, e depois ele me dá essa pernada por eu ter feito isso... Enfim, ainda estou processando isso, então não tenho uma opinião formada sobre ele. Não achei ruim, mas não sei até que ponto posso dizer que foi bom ou útil essa experiência.

 

IMG_20200131_200335.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...