Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Mata Negra (Rodrigo Aragão)


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

SINOPSE

Numa floresta do interior do Brasil, uma garota vê sua vida – e de todos ao seu redor – mudar terrivelmente quando encontra o Livro Perdido de Cipriano. A Magia Sombria deste objeto, além de outorgar poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar um terrível mal sobre a Terra.

 

Trailer

 

 Mais um trashzão do Rodrigo Aragão. Dá pra ver que o cara teve mais investimento dessa vez. As atuações ainda são meio toscas, mas não seria um filme do Aragão se não fosse assim Hehehe

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 5 months later...
  • Members

Visto A MATA NEGRA

 

Resultado de imagem para A mata negra

 

   Na trama, Clara (Carol Aragão) é uma jovem e tímida órfã criada pelo curandeiro da vila (Markus Konka). Certo dia, ao voltar do trabalho, ela encontra um homem morrendo na mata (Waldemarra dos Santos) que lhe oferece um grande saco de ouro em troca de ela ler uma prece escrita em um livro durante a noite para salvar a sua alma, por fim recomendando que ela queime o livro quando terminar. Mas quando uma série de tragédias recaem sobre a moça, ela tenta usar o poder do livro para desfazer as injustiças cometidas contra ela, lidando com uma força força poderosa e terrível demais para ser controlada.

  Rodrigo Aragão definitivamente já pode ser considerado um dos nomes mais fortes do cinema de terror nacional. Adepto de uma estética trash e do cinema de guerrilha, os filmes de Aragão como MANGUE NEGRO, A NOITE DO CHUPACABRA, entre outros carregam uma brasilidade com personagens tipicamente brasileiros, que se torna impossível pensar essas histórias em outro lugar. Dessa vez, Aragão não produziu nos moldes do "cinema guerrilha", tendo conseguido grande parte do orçamento através das leis de incentivo, o que temi, poderia de alguma forma afetar o estilo visual do diretor, o que felizmente não acontece. Não tendo precisado acumular mil funções diferentes, Aragão conseguiu se concentrar na direção e roteiro, fazendo de A MATA NEGRA o seu filme mais maduro até aqui. Enquanto seus filmes anteriores eram absolutamente frenéticos, existe um compasso maior aqui, ajudando a construir o suspense e nossa ligação com os personagens. O filme entretanto ainda tem as suas falhas. A trama, estilo "videogame" em que a personagem tem que ir realizando tarefas ao longo do filme acaba cansando em certo ponto, e se por um lado a narrativa mais compassada é interessante, por outro torna mais evidente a artificialidade de alguns personagens, como o azarado criador de galinhas que acaba envolvido nas trapalhadas demoníacas de Clara. Ainda assim, A MATA NEGRA é divertido. Não é o "grande salto" que acho que Rodrigo Aragão tem capacidade de dar, mas definitivamente mostra um cineasta mais evoluído e maduro.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...