Jump to content
Forum Cinema em Cena

Os Crimes de Diogo Alves (1911) - João Tavares


Zé da Tasca
 Share

Recommended Posts

  • Members

vlcsnap-3349-09-13-06h55m46s067_zpsnqnhn

https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Crimes_de_Diogo_Alves

Citações abaixo retiradas da wikipedia.

Descrição

Os Crimes de Diogo Alves é um filme mudo português de curta-metragem da autoria de João Tavares (realizador), a segunda obra de ficção do cinema português. Estreou a 26 de Abril de 1911 no Salão da Trindade, entrando em cartaz na sala O Paraíso de Lisboa a 19 de Maio do mesmo ano. O filme foi apresentado em "versão falada", com vozes por trás da tela, e acompanhado com música executada pela orquestra da Guarda Nacional Republicana, dirigida pelo maestro Artur Fão.

vlcsnap-4436-10-31-16h24m02s374_zps7e4oa

Sinopse

O filme ilustra a vida de Diogo Alves, um espanhol que veio viver para Lisboa e que, entre 1836 e 1839, perpetrou vários crimes hediondos, muitos deles instigados pela sua companheira Parreirinha.

Enquadramento histórico

450px-Diogo_Alves_-_extra%C3%ADdo_de_uma

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diogo_Alves

http://www.historiadeportugal.info/o-ultimo-condenado-a-morte-em-portugal/

diogo-alves_zpswg0drgk8.jpg

 

A foto acima é mesmo da cabeça do assassino espanhol que atirava pessoas e crianças do alto do Aqueduto de Lisboa, preservada na Faculdade de Medicina, desde o século XIX.

Trailer feito por mim

Em 2017, eu corrigi a versão da Cinemateca Portuguesa, de 24, para 18-16 frames por segundo, e em seguida criei uma banda sonora, utilizando músicas do You Tube, adaptadas cuidadosamente, cena a cena. No final do ano, uma empresa espanhola comprou os direitos de autor do mais antigo filme português, e não me deixaram ter a minha versão completa no You Tube. O trailer abaixo foi criado a partir da montagem musical que eu fiz. Reparem que em 1911, os próprios actores do filme, ficavam escondidos atrás da tela em Lisboa, a fazerem "playback" das falas, esses homens e mulheres já morreram e a sua voz nunca foi gravada. Por isso o filme sobrevivente não contém banda sonora qualquer, mas atenção que o filme nunca foi mudo, e quando era exibido em Portugal em 1911, ouviam-se as vozes dos actores escondidos atrás da tela, o que é tecnicamente avançado em termos mundiais.?

 

 

Aqueduto das Águas Livres

600px-Aqueduto_das_%C3%81guas_Livres2.JP

Este é o mesmo aqueduto, onde o galego Diogo Alves matava os lisboetas, atirando-os do arco central com 65 metros de altura (é aquele arco mais largo, do lado esquerdo da imagem). Eu moro aqui perto, mas acho que desde que o Diogo Alves atirou pessoas lá de cima, na década de 1830, que o aqueduto está interdito ao público.?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...