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Fórmula 1 - Temporada 2010


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Todo ano é o mesmo blá blá blá, em se tratando do Barrica isso já é clichê, "que irá lutar pelo título etc etc", o mesmo blá blá vale para estas novas equipes de quinta categoria que no início das temporadas sempreprometem pódios, pontos e vitórias, mas quando o campeonato começa pra valer sãos as mesmas tartarugas coadjuvantes de sempre...

 

Charlie Brawn Gp? blefe....

 
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Torço pelo Barrichelo. O cara é muito injustiçado. Não entendo pq ele é tão criticado e é motivo de piada aqui no Brasil. Passou a vida em equipes meia boca e qdo teve um carro decente(Ferrari) só perdia pro Schumacher, tido e havido como um dos melhores senão o melhor de todos os tempos. Com um carro bom Rubinho só perdia pra ele... Foi voce campeão... Muita gente q recebe e recebeu muito menos crítica do q ele teve passagens bem mais discretas pela categoria...

 

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Minha crítica pro Barrichello é que eu nunca vi nele aquela gana de campeão. Ele é um piloto muito bom, tecnicamente, já demonstrou isso, mas pra mim ele não assumiu riscos suficientes nos momentos de definição. Mas eu gosto dele, e bastante, e torço muito pra que ele tenha uma temporada ótima, até pq ele deve estar mordido por ter sido mandado pra escanteio até o último minuto. Tomara que ele venha com tudo pra essa temporada.

 

 

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FIA muda regras para a temporada 2009: número de vitórias determinará campeão

Em caso de empate, pontuação será o critério para decidir o título

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) acaba de anunciar uma  mudança significativa para a temporada 2009 na Fórmula 1. De acordo com a entidade, o número de vitórias ao longo do ano decidirá o campeão. A pontuação acumulada será o critério de desempate caso dois ou mais pilotos somem o mesmo número de vitórias.

 

Segundo o novo regulamento, o sistema de pontuação decidirá o restante das colocações do campeonato, do segundo ao último lugar.

 

Vale lembrar que Lewis Hamilton, atual campeão da Fórmula 1, não teria superado Felipe Massa em 2008 se as vitórias e não os pontos acumulados fossem o critério principal. O brasileiro terminou a temporada com seis vitórias, contra cinco do inglês. Na classificação por pontos, ele acabou com 98, contra 97 de Massa.

 

No entanto, a FIA manteve o sistema de pontos como na última temporada - com dez para o vencedor, oito para o segundo colocado e seis para o terceiro. A entidade rejeitou mudanças, como uma premiação com medalhas de ouro, prata e bronze, que chegou a ser cogitada.

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Confira os anos em que os campeões teriam sido diferentes:

 

 

 

 

 

 

Ano

Campeão por número de vitórias

Posição em que terminou o campeonato

Total de pontos

Campeão por número de pontos

Total de pontos

1958

Stirling Moss

4 vitórias - 41 pontos

Mike Hawthorn

1 vitória - 42 pontos

 1964

 Jim Clark

 3º

 3 vitórias - 32 pontos

 John Surtees

 2 vitórias - 40 pontos

 1967

 Jim Clark

 3º

 4 vitórias - 41 pontos

 Denny Hulme

 2 vitórias - 51 pontos

 1977

 Mario Andretti

 3º

 4 vitórias - 47 pontos

 Niki Lauda

 3 vitórias - 72 pontos

 1979

 Alan Jones

 3º

 4 vitórias - 40 pontos

 Jody Scheckter

 3 vitórias - 51 pontos

 1982

 Didier Pironi

 2º

 2 vitórias - 39 pontos

 Keke Rosberg

 1 vitória - 44 pontos

 1983

 Alain Prost

 2º

 4 vitórias - 57 pontos

 Nelson Piquet

 3 vitórias - 59 pontos

 1984

 Alain Prost

 2º

 7 vitória - 71,5 pontos

 Niki Lauda

 5 vitórias - 72 pontos

 1986

 Nigel Mansell

 2º

 5 vitórias - 72 pontos

 Alain Prost

 4 vitórias - 81 pontos

 1987

 Nigel Mansell

 2º

 6 vitórias - 61 pontos

 Nelson Piquet

 3 vitórias - 76 pontos

 1989

 Ayrton Senna

 2º

 6 vitórias - 60 pontos

 Alain Prost

 4 vitórias - 81 pontos

 2008

 Felipe Massa

 2º

 6 vitórias - 97 pontos

 Lewis Hamilton

 5 vitórias e 98 pontos

 

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Pessoal' date='

Achei ridículo, chegará à metade, o Cara vence 51% das provas e acaba o campeonato, muito inteligente.[/quote']

 

Com qualquer regulamento, se alguém vence todas as provas até a metade do campeonato, não tem como perder 02

 

Mas concordo com o ridículo, acho que criaram outro esporte ontem. Se quisessem valorizar as vitórias, dobrassem a pontuação, 20 pro 1º, 8 pro 2º e assim por diante.

 

Valorizando tanto a vitória a gente não vai mais ver o cara que tem bom carro mas fez um treino ruim largar de trás passando todo mundo em busca de alguns pontos. Vão poupar o carro pra próxima prova.

 

Da mesma forma, é sabido que determinadas pistas favorecem mais algumas equipes. Tradicionalmente a Mclaren se dá melhor que a Ferrari nos circuitos mais travados, por exemplo, em função da menor distância entre eixos. Possivelmente a Ferrari poupe equipamento nessas pistas, já que nesse ano os motores precisam durar 3 provas.

 

E acaba com a chance de ao menos brigar por campeonato de pilotos com bom carro, mas não exatamente um foguete. Kubica ano passado nunca teve o melhor carro, mas comendo pelas beiradas da Ferrari e Mclaren e sendo regular, chegou a liderar o campeonato com mais da metade da temporada disputada. Kimi também teve uma temporada assim em 2003. Ferrari e Willians venceram 12 das 16 corridas, a Mclaren só 2, e mesmo sem ter o carro mais rápido o finlandês chegou na última etapa com chance de título, perdendo o campeonato por 2 pontos.

 

E sobre essas análises dizendo que o Massa teria sido campeão com esse regulamento, ou que Senna teria 1 título a mais, Piquet 2 a menos, vale como curiosidade, mas a gente sabe que os pilotos entram nos carros levando o regulamento junto e dançam conforme a música. Com regulamento diferente, os campeonatos teriam tido um andamento diferente.

 

 

 

 
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Travis,

 

 

 

Na verdade não é bem assim, se vc vencer 51% das provas e o segundo colocado ficar 51% das provas em segundo lugar e depois o segundo ganhar os outros 49% das provas e o primeiro ficar em terceiro lugar 49% das provas, quem venceu 49% e chegou com regularidade no final vai vencer, segundo o regulamento do ano passado.

 

 

 

Com esse novo regulamento, ridículo, venceu 51% das provas, não importa em que situação o campeonato esteja de termino, acabou o campeonato, fechem à conta...(Õ.ô)2009-03-18 13:11:47

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Pessoal' date='

 

Achei ridículo, chegará à metade, o Cara vence 51% das provas e acaba o campeonato, muito inteligente.[/quote']

 

Com qualquer regulamento, se alguém vence todas as provas até a metade do campeonato, não tem como perder 02

 

 

Um exemplo q foi mencionado no Redação SporTV hj de manhã...

 

Se o Barrichello vencer as cinco primeiras corridas do ano, e a Brawn GP falir depois, ele poderia ser campeão com apenas 50 pontos...

 

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Acho q valorizar mais as vitórias é um caminho, mas da forma como foi feito, isso ficou bem ruim... Depois, pensando com mais carinho, essa decisão não foi a melhor... Todos já sacaram o que pode acontecer... O ideal seria aumentar a diferença de pontos entre o primeiro e o segundo lugar para 3 pontos (ao invés dos atuais dois pontos) e premiar quem consegue uma pole, quem faz a volta mais rápida e quem ficou mais voltas na liderança... Aí sim, teríamos uma premiação justa, ao meu ver... Mas, a FIA é algo um tanto estranha...
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Acho q valorizar mais as vitórias é um caminho' date=' mas da forma como foi feito, isso ficou bem ruim... Depois, pensando com mais carinho, essa decisão não foi a melhor... Todos já sacaram o que pode acontecer... O ideal seria aumentar a diferença de pontos entre o primeiro e o segundo lugar para 3 pontos (ao invés dos atuais dois pontos) e premiar quem consegue uma pole, quem faz a volta mais rápida e quem ficou mais voltas na liderança... Aí sim, teríamos uma premiação justa, ao meu ver... Mas, a FIA é algo um tanto estranha...[/quote']

 

Antigamente a pontuação era:

1º 10 pontos

2º 6 pontos

3º 4 pontos

4º 3 pontos

5º 2 pontos

6º 1 ponto.

 

Valoriza bem as vitórias. Agora estamos discutindo sobre isso, mas na verdade só saberemos o que vai dar, depois que o campeonato rolar. Espero que no final do ano, estejamos parabenizando a FIA pela decisão. Se não der certo, ano que vem muda de novo. Acho que o importante é a FIA se preocupar em dar mais emoção a formula 1 e fazer tentativas para que isso ocorra.
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Mudança 'ao nível' de Max Mosley...

 

Como o Livio Oricchio citou, como exemplo, imagina o piloto que ganhar a primeira corrida e não mais pontuar na temporada... terminará com 10 pontos e uma vitória. Agora imagina um outro piloto que foi bastante regular, foi segundo lugar em todas as corridas... terá marcado mais de 100 pontos mas será vice campeão do cara que fez 10 pontos.

 

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Acho q valorizar mais as vitórias é um caminho' date=' mas da forma como foi feito, isso ficou bem ruim... Depois, pensando com mais carinho, essa decisão não foi a melhor... Todos já sacaram o que pode acontecer... O ideal seria aumentar a diferença de pontos entre o primeiro e o segundo lugar para 3 pontos (ao invés dos atuais dois pontos) e premiar quem consegue uma pole, quem faz a volta mais rápida e quem ficou mais voltas na liderança... Aí sim, teríamos uma premiação justa, ao meu ver... Mas, a FIA é algo um tanto estranha...[/quote']

 

Antigamente a pontuação era:

1º 10 pontos

2º 6 pontos

3º 4 pontos

4º 3 pontos

5º 2 pontos

6º 1 ponto.

 

Valoriza bem as vitórias. Agora estamos discutindo sobre isso, mas na verdade só saberemos o que vai dar, depois que o campeonato rolar. Espero que no final do ano, estejamos parabenizando a FIA pela decisão. Se não der certo, ano que vem muda de novo. Acho que o importante é a FIA se preocupar em dar mais emoção a formula 1 e fazer tentativas para que isso ocorra.

 

Vão voltar atrás na decisão com o campeanato rolando... Como fizeram com os treinos há umas três temporadas atrás...

 

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Após polêmica, mudança na pontuação da Fórmula 1 deve ser adiada para 2010

Protestos de pilotos e equipes fizeram a FIA repensar a medida

A polêmica mudança na pontuação da Fórmula 1 mal foi anunciada e já está prestes a sair de cena. Após a reação negativa de pilotos e equipes à medida que daria o título ao dono do maior número de vitórias, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) recuou e deve adiar os novos critérios para temporada 2010.

Na sexta-feira, a Fota, associação que reúne as equipes da categoria, soltou um documento em que contestava a legalidade da mudança e afirmava que ela feria o Código Esportivo Internacional, por ter sido anunciada com pouca antecedência. Diante dos protestos, a FIA decidiu rever a medida e divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira, apenas três dias depois do anúncio que abriu o debate acalorado na categoria:

- No dia 17 de março, o Conselho da FIA rejeitou, de forma unânime, a proposta da Fota sobre a divisão de pontos dos pilotos da Fórmula 1. A proposta do "winner takes all" (o maior vencedor leva o título) foi, então, aprovada. Se, por alguma razão, a Fórmula 1 não concorda com o novo sistema, sua implementação será adiada para 2010 - diz o texto.

Pela nova e polêmica regra, o piloto com mais vitórias seria o campeão, independentemente da pontuação obtida com as outras colocações. O sistema de pontos só valeria para definir as outras posições do campeonato. Com o adiamento da mudança, o sistema voltaria a ser o antigo, com o título entregue ao piloto que somar mais pontos, não importando o número de vitórias.

A Fota tinha encaminhado uma proposta em que a vitória seria valorizada com 12 pontos para o vencedor e nove para o segundo colocado. A ideia foi rejeitada pelo Conselho. Após o protesto da Fota, a FIA respondeu alegando que os membros do conselho avaliaram que a medida tinha o apoio de pilotos e equipes. Assim que a medida foi anunciada, no entanto, as reações contrárias começaram a aparecer.

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