Jump to content
Forum Cinema em Cena

Fórmula 1 - Temporada 2010


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Members

Tem gente que acredita mesmo que o Rubinho não ganha por ser prejudicado pelas equipes? Acho graça... Nesse ano tá 5  x 0 contra ele... E nessa corrida específica a estratégia da Brawn era fazer 3 paradas, o Button resolveu mudar pois estava atrás.

 

___________________________________

 

10/05 - 15:18

Brawn se diz decepcionado e diz que Barrichello foi "muito lento"

Ross

Brawn fica incomodado com desempenho de Rubens Barrichello no GP da

Espanha e diz que brasileiro foi "muito lento" após segunda parada nos

pits

O

segundo lugar de Rubens Barrichello neste domingo (10) na Espanha não

foi muito bem digerido pela Brawn. Principalmente por Brawn. O chefe da

escuderia que venceu quatro das cinco corridas

da temporada, todas com Jenson Button, afirmou que, apesar de ter

modificado a estratégia do inglês durante a corrida, diminuindo em uma

parada, as três idas aos pits trariam mais resultado. Não fosse o

"lento" Barrichello.

 

Em entrevista à BBC, Ross Brawn mostrou-se surpreso, negativamente, com o desempenho de Barrichello em Barcelona. Terceiro no grid, Rubens assumiu a ponta ainda na primeira curva com uma largada das mais eficientes.

Vinha abrindo distância, ainda que aos poucos, para o companheiro.

Quando teve de andar rápido para não perder terreno, mais leve e ainda

de pneu macio, para Button, decepcionou.

 

"Para nós, a estratégia

de três paradas sempre foi a mais rápida, principalmente pelo uso dos

[pneus] macios. Mas o que foi estranho e decepcionante foi o segundo

trecho de Rubens com os macios foi... muito lento, mais lento do que

antes", disse Brawn, reticente e visivemente incomodado. "Nós

escolhemos a estratégia para que Rubens vencesse a corrida."

 

Barrichello

afirmou após a prova de hoje que passa por um momento de "pressão

grande" na Brawn, mas que não ficou desapontado com a corrida porque

"fiz tudo aquilo que deveria fazer".

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Não foi bem isso q eu li no Terra...

 

Brawn justifica estratégia e elogia "frustrado" Barrichello

 

 

 

 

10 de maio de 2009 • 14h34 • atualizado às 15h01

 

 

 

Com uma estratégia de duas paradas' date=' uma a menos que Rubens

Barrichello, o britânico Jenson Button conquistou o GP da Espanha de

Fórmula 1, neste domingo, e deixou o brasileiro na segunda colocação. A

princípio, os dois pilotos adotariam o mesmo planejamento neste

domingo, mas a equipe Brawn GP resolveu mudar durante a corrida.

 

"Quando chegamos perto da janela dos primeiros pit stops, ficou claro

que Jenson voltaria diretamente atrás de Nico Rosberg se adotássemos o

plano de três paradas. Conseqüentemente, decidimos mudar o Jenson para

uma estratégia de duas paradas para assegurar que ele corresse mais

livre", justificou Ross Brawn, dono do time.

 

Ao analisar a situação de Rubens Barrichello dentro da corrida, a

equipe decidiu manter os três pit stops, plano que se mostrou melhor

nos estudos antes da prova. "O Rubens estava extremamente rápido na

frente e naquele momento a estratégia com três paradas era claramente a

opção mais rápida para ele", prosseguiu Brawn.

 

Sem ganhar uma corrida desde 2004, quando ainda pilotava uma Ferrari,

Barrichello admitiu a frustração por perder a vitória na Espanha.

Enquanto seu companheiro lidera o Mundial com 41 pontos de 45

possíveis, ele ainda persegue o primeiro triunfo na mais nova equipe da

F1.

 

Brawn atribuiu a falha na estratégia elaborada para Rubens Barrichello

ao rendimento dos pneus. "Infelizmente, os pneus dele não tiveram uma

boa performance depois da segunda parada, o que comprometeu o ritmo e

acabou custando-lhe a corrida", declarou o dirigente.

 

Satisfeito com a segunda dobradinha de sua equipe na temporada, Brawn

tratou de elogiar o brasileiro. "O Rubens foi extremamente bem neste

final de semana e foi muito graças ao esforço dele que conseguimos

atingir o sucesso que tivemos hoje (domingo)", afirmou Ross Brawn.

 

O vencedor da prova também ganhou elogios do chefe. "Nossa segunda

dobradinha é uma maneira fantástica de começar a temporada européia e

estou extremamente orgulhoso do Jenson, do Rubens e da equipe",

finalizou. A próxima prova do calendário será realizada em Mônaco, no

dia 24 de maio.

 

 

 

x.gif

Gazeta Press[/quote']

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que Button mudou a estratégia depois da largada de Barrichello. Porque eles iriam fazer tres paradas' date=' e se Button tivesse se mantido a frente, com certeza, as três paradas iriam dar resultado positivo pra ele, desde que, Barrichello também estivesse para as três.

[/quote']

 

Esse é o "xis" da questão: com o Button na frente do Barrichelo, a estratégia de 3 paradas era interessante pra ele, porém a partir do momento que o Rubinho lhe passou, ele alterou a sua leitura da corrida e mudou a estratégia. Ficou na cara que a equipe só mudou a estratégia do Button pra garantir a sua vitória e consequentemente a liderança no campeonato. Enquanto isso, Rubinho continua enchendo o bolso de grana e resmungando pouco ou quase nada...
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
Estava no site da FIA e vi que realmente ele

teria que para naquela volta mesmo. Ele fez três paradas' date=' todos com o

tempo de 23 segundo no total, sendo ela nas voltas: 19, 31 e 50, então

ele andou 19 voltas entre a segunda e a terceira parada, assim não

teria como ele andar muito mesmo, mas o que complicou ele foi que

depois da segunda parada o carro caiu demais de produção eu relação ao

inicio.

[/quote']

 

Por pontos..

 

1. Como o TNT mostrou no post acima, ele entrou nos boxes no tempo certo, não adiantaram nada.

 

2. Se a Equipe se decidiu pelo Button, não é pq Rubinho é azxarado ou existe complô. É porque Button tinha 3 corridas no bolso. As outras equipes estão chagando.

 

3. O desemprenho do Rubinho no segundo trecho foi muito ruim, tanto que o engenheiro entrou no rádio e pediu pro Rubinho acelerar pq ele estava perdendo a corrida pro Button.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bem lembrado Sith... Lembro que meu irmão comentou que antes do Rubinho entrar' date=' ele tinha cinco retardatários na frente dele... Então, muito provavelmente, a ultrapassagem dele foi antecipada por esse motivo... [/quote']

 

Mas, gente... pelo amor de Zeus. Quanto tempo o Rubinho levaria para passar os retardatários? UMA volta ou menos, os da frente são obrigados a abrir, uai.

 

 

Como diria um filósofo da Espn (não lembro o Nome).

 

"Para o Rubens Barrichello, cada ultrapassagem é um parto"
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Estava no site da FIA e vi que realmente ele

teria que para naquela volta mesmo. Ele fez três paradas' date=' todos com o

tempo de 23 segundo no total, sendo ela nas voltas: 19, 31 e 50, então

ele andou 19 voltas entre a segunda e a terceira parada, assim não

teria como ele andar muito mesmo, mas o que complicou ele foi que

depois da segunda parada o carro caiu demais de produção eu relação ao

inicio.

[/quote']

 

Por pontos..

 

1. Como o TNT mostrou no post acima, ele entrou nos boxes no tempo certo, não adiantaram nada.

 

2. Se a Equipe se decidiu pelo Button, não é pq Rubinho é azxarado ou existe complô. É porque Button tinha 3 corridas no bolso. As outras equipes estão chagando.

 

3. O desemprenho do Rubinho no segundo trecho foi muito ruim, tanto que o engenheiro entrou no rádio e pediu pro Rubinho acelerar pq ele estava perdendo a corrida pro Button.

 

 

 

 

 

Acho que o segundo ponto diz tudo.

 

Nem vou falar das vitórias, e assim tiro a corrida de hoje da discussão, mas em 5 provas o Button foi ao pódio em todas, o Rubinho só em 2, o inglês fez 3 poles, o Rubinho nenhuma...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

Eu ia postar a reportagem da Folha, mas ví esse post do Flávio Gomes onde ele analisa ponto a ponto a corrida do Rubinho...bem como uma nova entrevista onde nosso Chapolim colorado disse que ameaçou pedir o boné...

 

Com a palavra vcs...

 

10/05/2009 - 23:30

BARCELONETAS (13)

Big One2009-05-11 10:02:14

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só porque o Button está por cima da carne seca o Rubinho agora está proibido de ganhar provas só pra não ameaçar o muso da equipe, é? Mais uma vez a mesma estória dos tempos da Ferrari. 14

 

Opa, alguém inventou uma terceira parada para o Rubinho. Com que objetivo mesmo, hein? 14

 

Vai ser a temporada mais surpreendente e chata da F1. Surpreendente pela queda das grandes equipes e chata por ter apenas o Button vencendo. Para quem queria ver uma disputa acirrada...

 

Eu não descarto Barrichelo. Dá pra ele virar esse jogo. O problema é que a equipe não quer que ele reaja.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu não descarto Barrichelo. Dá pra ele virar esse jogo. O problema é que a equipe não quer que ele reaja.

 

Infelizmente não dá... depois do que aconteceu no domingo, tá claro que o "muso" é o piloto número 1 da Brawn.

 

O Rubinho não pode ser ingênuo de achar que o Ross Brawn vai deixá-lo disputar com o Button.
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

E a história da Ferrari volta a tona..o Schummy montou a equipe, andava muito mais que o rubinho, que foi contratado para ser segundo piloto, aceitou as regras e depois chorava...ele eh ridiculo..

 

Ninguém inventou 3 parada, eles apenas deixaram o Button com duas..está tudo analisado lá no blog do Flavio Gomes, leiam lá..e no final..se eu fosse o Brawn..com uma chance histórica de ser campeão no primeiro ano da Equipe dele...eu ia apostar em quem? Quem tá andando forte e ganha corridas? Um doce pra quem adivinhar...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Antes de mais nada, vale ressaltar que a única pessoa aqui do tópico que se enquadra na definição do ufanista, que não enxerga a possibilidade de um brasileiro ser simplesmente inferior aos outros, é o Tetsuo. Os demais estamos apenas avaliando os fatos da prova.

 

E vamos a eles: O Flávio acerta quando conclui que a estratégia de três paradas, nas condições em que foi executada, não foi inteligente. Mas quem ainda duvida disso nem precisa participar mais da discussão. Portanto, prossigamos.

 

No início do sexto parágrafo, o jornalista afirma que, depois da primeira rodada de pits, Rubinho abriu "mas não muito". Vejamos, se na volta 21, Rubinho tinha 6s152 de vantagem, e na volta 30 tinha 13s594, ele abriu 7s442 em 9 voltas, incluindo as voltas em que ele voltou dos boxes com os pneus ainda frios. Pode não ser uma maravilha, mas não é pouco. Mas não vou dizer que foi um erro do Flávio. Questão de expectativa, ele esperava mais do Barrichello. Okay.

 

Mas o Flávio erra, sim, na sequência, quando afirma que entre as voltas 32 e 50 Rubinho estava mais leve do que Button. Depois da segunda parada, o brasileiro voltou com combústivel para parar duas voltas depois de Button, portanto, estava levemente mais pesado. E é algo tão simples de perceber que até me impressionei que o cidadão fez uma análise tão minuciosa e deixou passar isso. A bronca toda é essa, se era pra fazer três pits, tinha que dar tempo pro Barrichello correr mais leve e com pneu melhor por algumas voltas.

 

Complô? Azar? Erro de estratégia puro e simples? Bom, aí há espaço para debate, cada um pode encontrar um motivo que considere mais forte.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Brawn errou na estratégia, vale lembrar que o único que adotou 3 paradas, além do Barrichelo, foi o Nakagima... corrigiram durante a corrida, mas corrigiram apenas para o Button e não para o Barrichelo.

 

Pq não optar duas paradas para o Rubinho e para o Button e deixarem que eles disputassem a corrida na pista? Por que só avisaram ao Rubens depois que "a Inês já estava morta"? Será que teriam essa idéia se o Button estivesse na frente?

 

Eu acho o Rubinho ridículo... encheu o cú de dinheiro, foi totalmente submisso na Ferrari e depois vem choramingar pro Galvão que não era amigo do Schumacher, que não concordava com isso ou com aquilo... enfim ...

 

Não se trata de "Teoria da Conspiração", mas prejudicaram o Rubens da mesma forma que a Ferrari vem atrapalhando o Massa... mas vejam que são duas situações bem diferentes.
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Sem dúvida que diferentes..a Ferrari está atrapalhando a sí mesma..não tem cabimento uma equipe investe milhões na categoria se auto sabotar...a Ferrari está mal...Massa e Kimi idem...

 

As três paradas eram boas apostas desde que não houvessem imprevistos, e houve, a batida no início..podiam  ter mudado a do Rubinho e não ofizeram..vale lembrar que para a estratégia de 3 paradas o piloto tem que fazer voltas voadoras ao estilo Shumy..ele fazia isso como niguém, dava 60 voltas em ritmo de classificação por isso ele fez o que fez na F1..um baita piloto...

 

Para o rubens ganhar na Espanha ele deveria voar em todas as voltas..ele fez um primeiro trecho matador, mandou bem, mas algo deu errado e ele foi mal no segundo, alí ele perdeu a corrrida, a própria equipe, usando um simulador, avisou, "Rubens, acelera pois vc está perdendo a corrida pro Button neste exato momento".

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

As três paradas eram boas apostas desde que não houvessem imprevistos' date=' e houve, a batida no início..podiam  ter mudado a do Rubinho e não ofizeram..vale lembrar que para a estratégia de 3 paradas o piloto tem que fazer voltas voadoras ao estilo Shumy..ele fazia isso como niguém, dava 60 voltas em ritmo de classificação por isso ele fez o que fez na F1..um baita piloto...

 

Para o rubens ganhar na Espanha ele deveria voar em todas as voltas..ele fez um primeiro trecho matador, mandou bem, mas algo deu errado e ele foi mal no segundo, alí ele perdeu a corrrida, a própria equipe, usando um simulador, avisou, "Rubens, acelera pois vc está perdendo a corrida pro Button neste exato momento".

 

 

[/quote']

 

Big, já vou avisar que enquanto insistires, vou insistir tb. Não, as três paradas como foram executadas não seriam boa aposta em situação nenhuma. Nenhuma. A prova está ali em cima. O Rubinho até talvez pudesse ter rendido um pouco mais, mas não foi, absolutamente não foi o desempenho dele após o segundo pit que definiu o resultado. Se tens algo a rebater, por favor rebate na forma como eu expus anteriormente, em termos de cálculo em função dos fatos da prova, pits, peso dos carros, tipo de pneus, etc... O que foi dito no rádio é bobagem, falar pro piloto acelerar é fácil, sentar lá e fazer são outros quinhentos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É mais ou menos isso que o Ryan comentou... só o Nakagima entendeu que 3 paradas era melhor pra continuar a corrida ... ué se a estratégia de 3 paradas era tão boa assim e bastava ao piloto "apenas" pisar fundo, pq o Button não o fez? Ué, nem ele e nem o Rubinho são o Schumacher... ou seja, se não dava pra ser Schumacher, que eles fizessem 2 paradas e decidissem dentro da pista...

 

Confesso que tenho me decepcionado com a temporada este ano... inicialmente estava animado e tal, pra mim ela estava imprevisível, mas esse ocorrido na última prova e toda essa confusão nos bastidores por causa de KERS, de XERS, de MERS, de teto orçamentário, de campeonato decidido por número de vitórias, por ameaça de abandono, tá me enchendo... agora que as provas voltaram para horários brasileiramente aceitáveis, ainda irei dar uns créditos... torço pro Massa em Mônaco e o Rubinho na frente do Button ... sou brasileiro e não desisto nunca... rsrsrs 
Thiago Lucio2009-05-14 21:47:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa é boa!

 

Lola anuncia oficialmente que correrá em 2010

 

Fabricante inglesa afirma que polêmico teto de £ 40 milhões motivou decisão

Publicado em 14/05/2009 - 20h15

Da Redação

 


 

Tamanho do texto: A 

A 

A

 

 

 

Ricardo%20Rosset%20pilota%20um%20Lola%20na%20Austrália,%20em%2097 ampliar%20foto

Ricardo Rosset pilota um Lola na Austrália, em 97

 

 

Na véspera da reunião entre FIA e Fota que discutirá o teto de custos

da F-1 em 2010, a Lola anunciou oficialmente, nesta quinta-feira, que

inscreverá uma equipe na próxima temporada. E citou exatamento a

polêmica novidade no regulamento como motivo para a decisão.

 

 

 

original.jpg

 

>>Ecclestone vai a reunião entre Fota e FIA nesta sexta

 

>>Time de F-3 é novo candidato a estar na F-1 em 2010

 

>>Nelson Piquet: "Nelsinho superou Alonso pela 1ª vez"

 

 

 

"Após uma avaliação do Regulamento Técnico aprovado pelo Conselho

Mundial da FIA, que contempla um teto de custos para a F-1, a Lola tem

o prazer de anunciar que vai se inscrever no campeonato de 2010", diz a

nota.

 

 

 

"O teto original, de £ 30 milhões, provocou o interesse da Lola. A

mudança para £ 40 milhões (cerca de R$ 130 milhões) provocou uma

reavaliação, com a empresa enfim confirmando que levará o projeto

adiante."

 

 

 

O comunicado ainda sugere que a ideia do teto de custos deveria ser

apoiada pela categoria. "Não é apenas prudente, diante do cenário de

crise econômica global. É também importante para a necessidade de

competitividade dos novos times diante de outros já estabelecidos."

 

 

 

Fundada em 1958, na Inglaterra, a Lola é uma das mais célebres

fabricantes de carros de competição e pretende, desta forma, fazer mais

uma incursão na F-1.

 

 

 

Após experiências fornecendo chassis para equipes como Bowmaker, Honda,

Embassy, Haas e Scuderia Italia, a Lola fez uma primeira grande

tentativa de correr com equipe própria em 1997.

 

 

 

Pilotados por Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset, os carros não se

classificaram para o GP da Austrália. Antes mesmo da etapa seguinte, em

Interlagos, a equipe anunciou sua retirada da categoria.

 

 

 

A Lola não informa no comunicado se considera voltar atrás caso o teto

de custos seja derrubado na reunião desta sexta, em Londres.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Logo no ano em que a equipe deveria estar voltada para o Massa, a Ferrari faz uma merda atrás da outra. Todo mundo sabe que o Felipe é muito mais motivado que o Kimi, mas diante de tantas estratégias desastrosas, não tem força de vontade que dê jeito. Raikonen já jogou a toalha faz é tempo. Massa ainda insiste, mas acho que em vão. Eu não acredito mais na Ferrari. Tá morta e enterrada! Por isso, decidi depositar minhas esperanças no Rubens. É, eu sei que é quase impossível, mas quem sabe acontece alguma coisa daqui pra frente, sei lá.

 

A verdade é que essa temporada de 1 homem só tá me torrando a paciência. Lembra mesmo os tempos em que só "ele" vencia. E eu já destestava isso naquela época. Reage Vettel! Alguém mais, por favor! 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

Discordo Jack, o mal desempenho do Rubinho foi sim fator determinante pra ele não ganhar a corrida, como vc pediu vamos aos números, temperatura da pista, vento e etc..

 

Largada: Rubinho faz boa manobra assume a ponta. Como tem mais combustpível, não consegue se descolar do Button.

 

Na 17° volta Rubens tem apenas 1.384 de vantagem sobre Button.

 

Button vendo que sua estratégia foi pro saco, que era de largar na frente, permanecer na frente, fazer as mesmas 3 paradas sempre voltando a frente, muda para 2 paradas.

 

18° volta: parada do Button com total de 25.489 no pit lane ( coloca mais combústivel)

19° Pit Stop do Barrica com 23.332 no pit lane

 

21° Barrica volta 6.1 a frente de Button graças ao pit mais rápido (2 segundos) e a volta a mais na pista.

 

30° Barrica abre 13.594 sobre Button

 

31° Pit Stop do Barrichello (23.063)

 

32° Barrica volta 8.434 atrás do Button que não parou

 

A partir daqui a desempenho do Barrica cai volta a volta, não sei se foi desânimo, mau olhado, pneu, enfim...foi aqui que avisaram, acelera se não tú perde.

 

Vamos lá volta a volta:

 

32° Barrichello está -8.434 atrás do Button

33° está -8,789

34° está -9.259

35° está -9,604

36° está -10.105

37° está -10.257

38° está -10.849

39° está -10.855

40° está -11.312

41° está -11.521

42° está -11.800

43° está -12.100

44° está -12.034

45° está -11.952

46° está -11.955

47° está -12.101

 

Barrichello estava perdendo quase 0,400 por volta..isso em F1 é uma semana.

 

48° Pit Stop do Button com 25.278 de pit lane

49° Barrichello fica 15.470 a frente

50° Pit Stop do Barrichello com 22.489 de pit lane

51° Barrichelo volta 7.115 atrás do Button.

 

Portanto Barrichello precisaria de poucos mais de 7 segundos para voltar em primeiro visto que estava 15.4 a frente de Button e seu Pit Stop foi de 22.4. Seu 3° Pit foi o mais rápido (22.489), se ele não tivesse perdido tempo nas 15 voltas do 3° trecho, e mais, se andasse como andou no 2° trecho onde em apenas 9 voltas (da 21 a 30) ele conquistou 7.1 na pista. Ele teria voltado á frente de Button e teria ganho a corrida.

 

Finalizando a equpe fez sua parte devolvendo o carro a pista sempre com pits rápidos.

 

 

Big One2009-05-15 01:48:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tua própria matemática te desmente, Big. Veja bem, entre as voltas 32 e 47, conforme os números que postaste:

 

Aumento da vantagem do Button = 12.101 - 8.434 = 3.667

Dividindo isso por 15 voltas temos que Barrichello perdeu não 0.400 por volta, mas, em média, 0.244.

 

Agora, repare que nas três primeiras voltas dessa série, Rubinho perdeu uma margem maior por volta, o que é natural, em função dos pneus novos. Retirando essas três voltas e fazendo a mesma conta acima, temos:

 

12.101 - 9.604 = 2.497/13 = 0.208

 

Essa margem, considerando que o Rubinho tinha duas voltas a mais de combustível, é algo que tu consideres um mal desempenho? Se for, aí a gente tem conceitos diferentes mesmo, nem adianta discutir. Mas pra mim isso aí é perfeitamente aceitável.

 

Moral da estória, o Rubinho não foi mal, não foi ele o responsável pela derrota. Não seria fisicamente possível, com um trecho de 16 voltas, pneus frios e maís pesado, ele tirar 7 segundos de vantagem sobre um carro igual e pilotado por um bom piloto.

 

Que ele não é gênio, nós dois sabemos. Que ele não tem garra, não define, nós dois sabemos. Agora, isso não nos exime de dar a ele algum crédito, quando ele merece.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que eu não li em lugar algum é quanto combustível o Barrica tinha quando fez o último pit. Isso sim podia fazer diferença, andar mais voltas com pneu macio enquanto o Button estava com os duros.

 

O Vettel parou na volta 43 e tinha 8 segundos de vantagem pro Webber, que parou na volta 50 e voltou quase 5 segundos na frente do alemãozinho. Ou seja, andou 2 segundo por volta mais rápido se aproveitando do pneu melhor e do pouco combustível. Se o Rubinho consegue ficar mais umas 6 voltas na pista talvez tivesse alguma chance.

 

Mas nem o Chorão questionou o porquê de ter parado só uma volta depois do Button pro último pit, então acho que ele não tinha muito combustível. Aliás, ele próprio admite que em todas as reuniões de preparação pra corrida eles falaram que a estratégia de 3 paradas era a melhor. Então não é o caso do mundo contra um brasileirinho, pelo jeito erraram na estratégia, simples.

 

O chato é que se o Vettel fosse brasileiro não ia faltar gente pra dizer que a equipe tava querendo favorecer o Webber, esse tipo de coisa. Ou se o Massa estivesse brigando por título com o companheiro de equipe e fica sem cobustível, já imaginaram o que iam dizer? Erros acontecem, nem tudo é conspiração02

 

 

É uma simulação da corrida, dá pra seguir cada piloto, comparar tempos de volta, de pit stop, com gráficos mostrando a posição e a diferença entre cada um deles, volta a volta.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas é bem por aí mesmo, Travis. Alias, já falei isso antes, dava pra fazer três paradas e vencer, mas o segundo trecho tinha que ser maior e o terceiro menor, pro Barrica aproveitar os pneus macios.

 

E tb acho, pelo menos por enquanto, que foi erro de estratégia puro e simples. Não estou convencido de que tenha sido um complô. Mas, caso isso continue acontecendo, aí dá pra desconfiar.
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

Ora Jack, e vc acha que os pneus frios demoram qto tempo pra esquentar? Pq a teoria dos pneus frios não vale para o 2° trecho (voltas 19 e 31) onde Barrichello construiu sua vantagem? Porque no 3 ° trecho (voltas 32 e 50) ele não teve o mesmo desempenho que no 2° trecho?

 

Compare o 2° e 3° trechos, os números mostram volta a volta, 1 volta após sair dos boxes, 2 voltas após sair do boxes e assim por diante, com o mesmo pneu. Rubens Barrichello teve de fato um desempenho aquém do esperado no 3° trecho. Mesmo nos trechos seguintes, sem compração, ele continua mantendo a média de 1.23 alto, ou seja, a teoria do combustível não é válida, porque ele não baixou o tempo, mesmo no final do 3° trecho.

 

E olha que curioso, somando o tempo perdido somente no 3° trecho comparado chegamos a 7,1 acumulados, que é o tempo que Barrichello voltou atrás do Button, exatos 7,1.

 

88723112.jpg

Big One2009-05-15 11:21:34

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Big, em primeiro lugar, não é "teoria dos pneus frios". Teoria é uma hipótese sem prova científica, e nesse caso sabe-se que os pneus têm sim um período de adaptação. E é claro que no 2º trecho o Barrichello teve que esquentar os pneus, o que apenas significa que, caso isso não fosse necessário, ele poderia ter aberto um pouquinho mais de vantagem pro Button antes do 2º pit.

 

Sobre ele não ter baixado o tempo no final do terceiro trecho, volto aos teus próprios dados do post anterior, vejamos:

 

43° está -12.100
44° está -12.034
45° está -11.952
46° está -11.955
47° está -12.101

Essas são as voltas logo antes do pit do Button. Veja que o Barrichello é mais rápido que o Button por duas voltas seguidas, depois faz virtualmente o mesmo  tempo (diferença de 3 milésimos) e só na última volta antes do pit do Button é que este consegue abrir um pouquinho pra cima do Barrica. Talvez o Barrichello não tenha melhorado seus tempos nesse trecho, mas melhorou mais que o Button, que tinha o mesmo carro.

 

Cara, desencana, eu sei do que eu to te falando, como eu já disse, eu sou engenheiro, não vais me ganhar na matemática. Admite que o Rubinho correu bem (não to nem falando que foi genial, maravilhoso, nada) e perdeu pq a estratégia foi tosca.
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Não é questão de ganhar na matemática, os números estão alí, não estou inventando Rubens caiu sim de rendimento no 3° trecho. Se ele fosse constante, teria saído do 3° Pit em condições de brigar pelo primeiro lugar com o Button.

 

O que estou mostrando é que ele andou 1.23.354 na volta 23 e depois andou 1.23.731 na volta 35, ambas 4 voltas após o Pit, com os mesmos pneus, são 0,377 de difererença, ou seja, caiu.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...