Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tokyo2020: Previsões de Medalhas brasileiras


SergioB.
 Share

Recommended Posts

  • Members

Depois de ontem, não consegui acompanhar a prova por equipes masculinas do Mundial de Ginástica. Tive de ver um filme longo pra me distrair.

Mas vi que o Brasil ficou em terceiro hoje na classificatória, com um bom somatório, não obstante, os meninos poderiam ter feito 250 pontos, como no Pan. Caio e Chico erraram na Barra Fixa. Finais parecem certas para Zanetti nas Argolas e Nory na Barra, ambos termindo em segundo. Caio, praticamente certo no individual geral.

Vamos ver o restante dos países amanhã. Acho que vai dar vaga olímpica, sim. Mas talvez não irão à final por quipes. É conferir amanhã.

No restante dos esportes, Henrique Avancini em 5º no Evento teste, com suiço-lenda campeão mais uma vez. Muitos bons resultados no Judô, na etapa de Brasília. E, no Mundial de Boxe feminino, Bia Ferreira ganhou por unanimidade sua primeira luta.

Fechamos bem o domingo, depois de um sábado trágico.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como eu esperava, saiu a vaga olímpica para a equipe, mas não a vaga nas finais. Ficamos em 10º! As quedas nas Barras impediram a equipe de chegar nos 150 pontos, o somatório do Pan. Se a repetissem, estariam dentro. Mesmo assim, baita resultado. Será nossa segunda participação por equipes!

Como a ginástica masculina está disputada em nível mundial! Os Estados Unidos só conseguiram uma vaga nas finais por aparelhos. A Espanha, dona da casa, conquistou a vaga olímpica de raspão, por última. Itália, Canadá, Romênia, ficaram de fora...

É como eu falo, para medalhar em Atletismo, Natação e Ginástica, tem que ser excepcional. Como o Zanetti, há anos ganhando repetidas medalhas, de todas as cores.

Bom resultado dele e do Nory, passando ambos bem colocados para as finais.

Rivais ficam para trás no Mundial de Ginástica, e equipe masculina do Brasil fatura vaga olímpica

(Foto: Ricardo Bufolini/CBG)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amanhã de manhã, pode pintar uma nova medalha para o Brasil em Mundiais. 

A chance é de Beatriz Ferreira, nossa melhor boxeadora, campeã pan-americana na categoria -60kg, que, das 3 brasileiras, foi a única que chegou às quartas-de-finais do Mundial de Boxe feminino, que está sendo realizado na Rússia. Ela derrotou, por unanimidade, uma rival da Venezuela.

A nota ruim é que ela enfrentará uma pugilista russa, e a gente sabe como os juízes são tendenciosos nessas competições. Se vencer, garante no mínimo o Bronze.

Eu confio nela, mas nos juízes de Boxe...Aposto que eles darão um 3x2 para a russa.

Independentemente do resultado, ela já está entre as 8 melhores, e continuo a vê-la como uma potencial medalhista olímpica.

A imprensa, como sempre, nem dá bola.

Campeã pan-americana, Bia Ferreira estreia no Mundial de Boxe — Foto: Jonne Roriz/COB

(Foto: Jonne Roriz/ COB)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Grande, Bia!!!

Beatriz Ferreira derrotou a pugilista russa, atleta da casa, pelo placar de 3x2, no Mundial de Boxe feminino. Ontem à noite, eu escrevi que seria vitória da russa por 3x2. Ainda bem que dessa vez a maré foi favorável a nós. Mas foi por pouco. É incompreensível um árbitro da República Theca ter dado vitória russa por 3x0! É impossível negar que a brasileira foi melhor no primeiro. Esse sistema de pontuação do boxe é ridículo, um manancial de injustiças e corrupção.

Na semifinal, sábado, a baiana radicada em Juiz de Fora, enfrentará uma americana, Rashida Ellis, a quem derrotou na semifinal do Pan. Mas, por ficar entre as quatro primeiras, já garante medalha, pois não há disputa pelo Bronze no Boxe. Vale dizer que medalhar em um Mundial é mais difícil que na Olimpíada, já que, pelo critério da universalidade, ingressam atletas mais fracos.

Não perca as contas, esta é a décima nona medalha brasileira em provas olímpicas nos Mundiais realizados neste ano! Igualamos, por assim dizer, as 19 medalhas ganhadas no Rio 2016!

E vem mais por aí. No mesmo sábado, teremos Arthur Zanetti; e domingo Arthur Nory na Barra Fixa e Flávia Saraiva na Trave e Solo. Estou confiante nos dois.

EGhDBvWWwAAjxDG.jpg

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E VAMOS PARA A FINAL!!!

Beatriz Ferreira derrota a pugilista dos Estados Unidos, Rashida Ellis, por 4x1, e está na final da categoria 60kg, no Mundial de Boxe Feminino. Passa do assegurado Bronze à Prata, no mínimo.

A decisão será contra uma chinesa, de quem eu nunca ouvi falar. 

Boa!!!

EGrOtJZXkAA-fsE.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Zanetti, 5º nas Argolas.

Lembrando que no último Mundial pré-olímpico ele ficou em 7º, na mesma situação, foco em classificação por equipes, e mesmo assim medalhou 1 ano depois individualmente. Dito isso, resultado ruim. Tiro o Bronze dele das minhas previsões.

 

Não estou entendendo de maneira geral essas notas abaixo de 15.000. Há pouco tempo, falávamos de 15.150, 15.200....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Daqui a pouco, vou atualizar as minhas projeções, depois deste domingo fantástico do Brasil nos esportes olímpicos, com 2 Ouros, em provas olímpicas, em Mundiais.

*Primeiro, o passeio da Beatriz Ferreira contra a chinesa, vencendo a luta por unanimidade, 5x0. Desde o dia 02/06 junho, acompanhando e postando aqui as vitórias dela pelos torneios da Europa, eu a alcei ao Ouro nas minhas previsões, mesmo não sendo uma categoria fácil, com irlandesa muito forte, que não foi ao Mundial. Ademais, Beatriz foi eleita a melhor atleta da competição!!! Contudo, ela curiosamente ainda não está em Tóquio, pois a Federação Internacional de Boxe segue punida, então o Mundial não valeu vagas, mas ela terá inúmeras oportunidades para classificar no ano que vem. É o primeiro Ouro feminino do Brasil em Mundiais, em categorias disputadas em Jogos Olímpicos.

EGwWfBBXkAAEbT7.jpg

 

* No Mundial de Ginástica, Flávia Saraiva conseguiu um 6º lugar doído na Trave, pois sofreu a queda logo no início da apresentação. O restante da série foi ótimo. Sem o -1 ponto da queda, e sem o desconto de 0,1 da execução, ela teria tirado mais de 14.400, e teria sido Prata. Desde o começo do ano, eu escrevi aqui que ela cai toda vez no mesmo elemento. Foi assim no Pan e foi assim no Mundial do ano passado e neste agora. Fico desesperado com esse elemento! Depois, o resultado mais sofrido de todos, o mais cruel, o 4º lugar no Solo. Gente, que roubo descarado para a Rússia! Todos os fãs de ginástica do mundo estão inconformados, pois a prova da Flávia foi bem melhor. Que gatunagem!!! Ela teria sido Bronze, atrás das americanas. Mas ai...

Arthur Nory arrebentou! Fiquei sem ar! Estou em êxtase com a prova dele, com a execução, com a nota: 14.900. Mikulak, americano, obteve, salvo engano, 14.866 nas eliminatórias, e errou nas finais ao tentar dificultá-la. Mas chegar aos 14.900, em grandes competições recentes, EM FINAL,  ainda não vi ninguém (o de Taiwan tirou 14.933 nas elimiantórias também.). Nory é um talento desde a base, o primeiro brasileiro campeão pan-americano juvenil all-around, e ao longo da carreira sempre "entrega", sempre representa, como o inesperado Bronze no Rio. Que demais! E observo que Chico Barreto tem nota suficiente para lutar pelo Bronze nesta prova. Pena seu erro logo na primeira apresentação no Mundial, que o tirou dessa final.

A internet, palco dos justiceiros virtuais de plantão, agora quer manchar o Ouro do Nory, requentando o caso com o Ângelo em 2015. Ora, tenha a Santa Paciência! Ângelo não o processou pelo crime de Injúria Racial, nem o Ministério Público enxergou naquela conduta a configuração de um crime de Racismo, apto a ensejar uma Denúncia. Mas os "justiceiros virtuais" cometendo o crime de calúnia e de Injúria contra o Nory seguem atacando-o. E depois são os mesmos que acreditam em "ressocialização do preso", e falam até em extinção da Pena de prisão, #LulaLivre etc. É ridículo! Vão se informar! Para haver crime tem que haver dolo (salvo os crimes de modalidades culposas)!

Parabéns, Nory! Venha para o meu quadro de medalhas! Já estava na hora de constar seu nome aqui!

Arthur Nory voa na barra fixa, crava série e fatura o ouro no Mundial de Ginástica

(Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)

 

*Pra fechar o dia dourado, a seleção masculina de Vôlei venceu a poderosíssima Polônia por 3x2 , e praticamente ficou com o título da Copa do Mundo. Querem "desluzir" esse quase-título do Brasil falando que as seleções não estavam completas. Ora, nos Estados Unidos só faltou o Sander. A Polônia estava completa, embora o Kurek não tenha jogado hoje especificamente, pois está se recuperando de uma lesão nas costas. Assim, como, por sua vez, o Brasil não tinha Wallace. Itália e Rússia, sim, estavam desfalcadas por mais jogadores. Mas mesmo assim o Brasil está jogando muito, com Alan, em performance incrível, para mim, o MVP do campeonato com sobras.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

13/10/2019

Medalhas Brasil

Total: 23

14º  no Quadro de Medalhas.

 

Ouro: (6)

Pedro Barros - Skate modalidade Park masculino

Pâmela Rosa - Skate modalidade Street feminino

Martine Grael e Kahena Kunze - Vela classe 49er FX

Isaquias Queiroz - Canoagem - C1 1000m

Gabriel Medina - Surf masculino

Beatriz Ferreira - Boxe categoria -60kg

Prata: (4)

Yndiara Asp - Skate Modalidade Park feminino

Arthur Nory - Ginástica - Barra Fixa

Equipe de Vôlei Masculino - Vôlei

Bruno Fratus - Natação - 50m Livre

Bronze: (13)

Revezamento 4x100m livre masculino - Natação 

Rafaela Silva - Judô categoria -57Kg *

Mayra Aguiar - Judô categoria -78kg

Equipe Mista - Judô *

Ana Sátila - Canoagem Slalom - C1 feminino

Nathalie Moellhausen - Esgrima - Espada feminina

Maicon Andrade - Taekwondo categoria +80kg

Kelvin Hoefler - Skate modalidade Street masculino

Rayssa Leal - Skate modalidade Street feminino

Luizinho - Skate modalidade Park masculino

Ágatha/Duda ou Ana Patrícia/Rebecca - Vôlei de Praia 

Isaquias Queiroz/Erlon Silva - Canoagem C2 1000m

Hebert Conceição - Boxe  categoria -75kg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fiquei muito tempo sem atualizar minhas projeções, mas é que houve uma série de Mundiais enfileirados superimportantes, que mudam muita coisa, no Quadro de Medalhas do Brasil e dos outros países. Portanto, houve muitas alterações. E lamento não fazer previsão de quarta lugar ou quinto lugar, pois o Brasil teria muitos representantes. Ou seja, há muitos candidatos à medalha no Time Brasil. Muitos. Basta trabalhar muito, e acreditar. Algumas considerações:

 

* Como podem notar, minha tabela está com astericos, tal qual o Campeonato Brasileiro de Futebol normalmente fica. É que o suposto doping da Rafaela ainda não foi homologado, e a defesa dela acredita que ela será inocentada, ou pegar apenas 6 meses de suspensão. Tempo suficiente para ela poder ir à Tokio, caso a julguem culpada por negligência. A substância encontrada é muito leve e ela deu NEGATIVO na testagem do Mundial. Rafaela estaria na disputa da Equipe, portanto, são duas medalhas, no momento, com asterisco.

* Ficou impossível negar que a Pâmela Rosa é a melhor do Skate Street hoje no mundo. Letícia Bufoni não teve um ano bom, e, por sua vez,  apareceu, por encanto, essa menininha sensacional, a "fadinha" Rayssa Leal. As duas foram Ouro e Prata no Mundial. Coloquei a Rayssa - que me perdoe - com o Bronze. Por causa da idade, e tal. Mantive Pedro Barros com o Ouro, mesmo terminando em 6º no Mundial, por motivos de...Ele é Pedro Barros!! , caramba! - o maior de todos. E coloquei Luiz Francisco, Prata no Mundial, descendo uma posição, acabando, portanto, com o Bronze. O Skate, no total, dará 6 medalhas ao Brasil - Como evidenciaram os Mundiais e o ano fantástico da lesionada Yndiara Asp, a quem mantive com a Prata; e do sempre regular Hoefler, continuando com o Bronze.

* No Surf, ignorei a Prata da Silvana obtida no Mundial. Sorry...Eu não acredito que ela ganhará das americanas de novo. E acho que duas medalhas no masculino muito difíceis de se conseguir...Por isso, não conto nem com Filipinho, nem com Ítalo. Quem ficará com a vaga? Veremos.

*Mudei o nome do atleta a ganhar Bronze no Taekwondo. Como as categorias se reduzem, o Brasil terá muita dificuldade em achar o seu melhor representante. Pelo ranking, no momento será o nosso medalhista olímpico Maicon Andrade. 

* Na Ginástica Artística, tirei Arthur Zanetti e Flávia Saraiva dos Bronzes anteriormente projetados. Contudo, eles são quarto ou quinto do mundo na prova. Assim como, se a Rebeca estiver bem, ela ganha Bronze no Solo, de olhos fechados, como também poderia obter -  dadas as notas do Mundial - uma Prata no Salto. Não vou readmiti-la, mesmo por que ela só poderá garantir vaga olímpica no pan-americano em maio, em virtude da equipe feminina ter ficado de fora dos Jogos. Atribui à Prata ao Nory, mesmo após ele ter se tornado Campeão Mundial. Maldade? O ginasta de Taiwan que caiu na final tirou 14.933 nas eliminatórias. Só por isso. Mas está na briga pelo Ouro, evidentemente. A Prata, pela nota que tirou hoje, está bem encaminhada. 

* Mantive Ana Sátila com o Bronze, mesmo ela fazendo um mundial totalmente decepcionante. Estas medalhas, na Canoagem Slalom feminina, seja no K1 seja no C1, como dizem os hermanos, "está para qualquer". O Mundial mostrou que está tudo muito embolado, e imprevisível.

*O Boxe contribuirá com 2 medalhas. Uma delas, esse Ouro factível, como demonstrou o Mundial da Beatriz Ferreira, eleita a melhor atleta da competição.

* Mantive o revezamento da natação e tirei o revezamento do Atletismo (embora eles tenham chegado num honroso quarto lugar no Mundial). É possível o Brasil medalhar. É só os jovens progredirem um pouquinho. Eu acredito.

* Darlan Romani e Ana Marcela....Enfim! É a vida!

* Na briga pelo melhor posicionamento no Quadro Geral de Medalhas, se o Brasil obtiver 5 Ouros, empata com o Quênia, e precisaria de 3 medalhas de Prata para ultrapassá-lo (fizeram um brilhante Mundial de Atletismo: 5,2,4). Com, porém, 6 Ouros, passamos sem problemas a nação africana, e nossa briga fica diretamente contra a Polônia pela 13ª colocação. Hungria, Nova Zelândia, e Itália, conseguem de 7 a 8 Ouros. Cabe destacar ainda os belos resultados da Etiópia, da Turquia, da Holanda, da Alemanha, da Polônia, e da Ucrânia nos mundiais. Canadá, muitas medalhas, mas poucos Ouros.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois dos 40 dias de maratona olímpica com diversos mundiais, uma semana mais tranquila, com poucas notícias no geral.

 

* A mais importante para o Brasil sem dúvida foi o Ouro de Maicon Siqueira no GP de Taekwondo, em Sofia na Bulgária. Foi o primeiro Ouro da história do Brasil nesses Grand Prix, mas, mais importante, deu muitos pontos no ranking para o Maicon, que ganhou 5 combates, sendo a final contra um sul-coreano (mais lutas do que nas Olimpíadas). Ele havia chegado ao torneio como 20º do ranking na última atualização, na categoria +80kg, mas disputou alguns torneios importantes na América antes de ir para a Europa, e, no somatório, voltou com extraordinários 65 pontos de 70. Talvez até consiga se classificar pelo ranking, que dão, salvo engano, apenas 6 vagas. Deste modo, ele atingiu a pontuação necessária para ir para o Finals na China, no final do ano, que vale pontuação dobrada. Vamos torcer. Ícaro Miguel, no mesmo Grand Prix, faturou um Bronze (vencendo o segundo do ranking mundial) na categoria -80kg, junto com um atleta da República Dominicana. Os dois devem brigar pela vaga olímpica continental. 

P%25C3%25B3dio_Maicon.jpg

 

* A outra notícia digna de nota é que Tatiana Weston-Webb é oficialmente a primeira classificada do Surf pelo Brasil. Ela avançou às quartas de finais da Etapa de Peniche do Circuito Mundial de Surf e já está entre as 8 melhores classicadas do ranking da WSl. Silvana Lima perdeu para americana, e continua em 12º do ranking. Não consigo ver as brasileiras no pódio nesse momento. No masculino, Medina parou nas oitavas, tirando sua chance de título antecipado. Ficou para o Hawaí.

Tatiana Weston-Webb avança em Portugal e é a 1ª surfista do Brasil a garantir vaga em Tóquio 2020

(Foto de divulgação)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O destaque maior da semana olímpica foi, certamente, a vitória de Ítalo Ferreira na etapa de Peniche, em Portugal, no Circuito Mundial de Surf, assumindo assim o topo do ranking, e brigando diretamente com Gabriel Medina, Filipinho, e o sul-africano Jordy Smith, pelo título mundial, a ser decidido no Hawaí. Mas não é só a briga pelo título que interessa, mas a briga pelas duas vagas do Brasil em Tóquio. Quem serão? Os 3 são excelentes. No feminino, em bom resultado, Tatiana Weston-Webb ficou em quarto lugar, atrás de americanas/hawaianas. Na olimpíada, só podem haver 2 atletas por país.

.Ítalo Ferreira crava nota 10, é campeão em Peniche e assume liderança do Mundial de Surfe

(Foto: EFE/EPA/Carlos Barroso)

* No evento-teste da Canoagem Slalom, no Japão, Ana Sátila, depois de liderar as semifinais, ficou em quarto (arghhh!!) no C1, e em sexto no K1. Ou seja, ela tem chances nas duas provas...Só falta diminuiu um pouco os erros. Tomou 4 segundos de punição no C1. Vamos, Ana!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Equipes do Tênis de Mesa classificaram-se ontem à noite para Tóquio 2020, no pré-olímpico continental!

A feminina, vingando a inacreditável derrota no Pan, venceu Porto Rico, por fáceis 3x0.

A masculina venceu no sufoco a Argentina, por 3x2, na repetição do Pan: Gustavo Tsuboi afundando a equipe, Calderano salvando-a. Prefiro o Vitor Ishy.

EH8BcvDXYAE7zcy.jpg

 

EH612GYX4AAl5Ez.jpg

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Há uma certa pausa nos campeonatos mundiais neste mês. Apenas alguns torneios rolando. 

Um site espanhol que faz projeção de medalhas atualizou seu ranking hoje: 

Brasil em 13º lugar com 6 medalhas de Ouro, 6 de Prata e 9 de Bronze; 21 no total. Mas o site cobre a parte de Skate muito mal, considera os Roller Games...De qualquer forma, os números são mais ou menos parecidos com os meus. A Espanha olha de perto o Brasil. Nos Jogos do Rio ficamos um posto à frente deles. E os dois países brigam cabeça a cabeça pelos lugares mais próximos do TOP10. Neste site, eles estão em 17º, com 4 Ouros.

Em um site inglês, que também atualizou suas previsões recentemente, os números são:

Brasil em 15º lugar, com 5 medalhas de Ouro, 6 de Prata, e 12 de Bronze; 23 no total. Mas eles computam 2 medalhas no Caratê, Ouro no Futebol...Medalhas que eu não conto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Final de Semana bem bom para o esporte olímpico brasileiro.

* A notícia mais importante a meu ver é a consolidação de Maicon Siqueira do Taekwondo entre os grandes de sua categoria. Após ser Prata na semana passada na Croácia, Maicon foi Ouro no Open da Romênia neste final de semana, acumulando, portanto, valiosos pontos na corrida olímpica. O ranking atualizado ainda não saiu, mas espera-se que ele já esteja entre os 8 primeiros da categoria +80kg. No complicado e quase ininteligível sistema de classificação do esporte, a única garantia para estar em Tóquio é estar entre os 5 melhores do ranking, ou até em 6º, caso o vencedor do Grand Slam de Moscou, em Dezembro, esteja nessa lista. De qualquer jeito, um grande ano para o nosso medalhista de Bronze no Mundial e também Bronze no Rio 2016.

* Mesma situação acontece com Hugo Calderano - mas ele já está classificado pelo Ouro no Pan. Está cada vez mais firme entre os 6 primeiros do ranking, o que lhe dá a grande vantagem de ser cabeça-de-chave e escapar de chineses até a semifinal olímpica. Calderano avançou até à semifinal do Grand Slam da Áustria neste fim de semana, perdendo para um chinês. É foda. Mas semifinal em Olimpíada no Tênis de Mesa significa Bronze. Vamos, Hugo!

Calderano — Foto: Diana Yalico

(Foto: Diana Yalico)

 

* Acompanhei bastante coisa do prestigiado STU Open, evento de Skate no Rio de Janeiro, e pude ver que Pâmela Rosa e Rayssa Leal estão realmente sobrando no Street feminino. Só uma japonesa, que foi Bronze, consegue chegar algo perto das duas, mas nem tão perto, quase 2 pontos de distância. Talvez venha uma dobradinha em Tóquio para o nosso país. Atualmente, coloco as duas brasileiras com Ouro e Bronze. Mas acho que vou mudar. E ainda teremos Letícia Bufoni...

ivmUmqbi?format=jpg&name=600x314

Infelizmente, fico com muita expectativa pelo Pedro Barros, que é uma lenda, diga-se de passagem, mas comecei a enxergar melhor a situação no Park masculino. Há muitos americanos fantásticos na disputa com ele. Pedro, nesse evento, terminou em 7º, e errou as três tentativas dele. Saiu rindo, feliz em participar, com aquele carisma que lhe é peculiar...Gente...Este ano não foi o melhor dele, é preciso que se diga. Estou começando a achar que esse Ouro que dou a ele, desde o começo do ano, pode ser, na verdade, um Bronze. Em termos de pontuação, a diferença para os 3 americanos do pódio foi nada...Vamos ver como o Pedro atua no ano que vem. Só ele, Luizinho (que ficou em 9º, fora da final), um sueco, e os 3 americanos, são candidatos à medalhas. É dizer: 6 para 3. Mas Ouro...para ganhar Ouro precisa querê-lo muito...não apenas ficar feliz em participar... ficar feliz em divulgar o skate...

No Park feminino, nosso pior estilo, só Yndiara Asp tem condições de enfrentar as japonesas (Ouro e Prata no evento) e a britânica-sensação (Bronze). Ela não competiu devido a uma lesão. Dou atualmente a Prata para ela, em virtude dos ótimos resultados do meio do ano. Vamos ver...Talvez a medalha seja de outra cor...

Já no Street masculino, Kelvin Hoefler, assim como o Pedro, foi muito mal no evento, terminado em 8º. Cabeça, gente! O Brasil foi Bronze com Lucas Rabelo, pouco atrás de japonês e americano. Mas...a lenda do Street, Nyjah Huston, terminou em sétimo. Nunca mais tira um 7º lugar na vida. Uma das medalhas olímpicas com certeza será do americano.

No meu quadro atual, o Skate dará 6 medalhas para o Brasil. É possível, afinal conquistamos 5 medalhas nos Mundiais, e a Yndiara não competiu. Mas, reconheço, 6 talvez seja um número exagerado. Acho que do Park masculino, infelizmente, só virá uma. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Foi um fim de semana meio fraco para o Brasil nos esportes olímpicos.

O dado mais relevante, de longe, foi o Bronze da judoca Beatriz Souza, de 21 anos, no evento mais difícil do ano, o Grand Slam do Japão, onde o País do Sol Nascente pôde colocar 4 atletas em cada categoria. Resultado? 11 Ouro em 14 categorias para os donos da casa. É muito difícil medalhar para qualquer outro país, e Bia ganhou até da bicampeã mundial, Sarah Asahina. Tal medalha importa um encurtamento monstro na briga direta pela vaga com Maria Suelen Altheman na categoria +78, que, vale dizer, também é uma categoria que luta a prova por equipes. A distância entre as duas brasileiras ficou agora em 70 pontos! O momento é dela, heim?

Bia Souza bate japonesa bicampeã mundial, leva o bronze no Japão e acirra briga por vaga olímpica

(Foto: Mayorova Marina)

 

O que eu particularmente mais gostei de ver foi a decisão da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Masculino entre as duas duplas olímpicas. Melhor, dessa vez, para Bruno Schmidt/Evandro. Evandro jogou demais! Achei o Bruno, infelizmente, um pouco fora de forma, menos ágil, mas o talento incrível ainda está lá. Alison e Álvaro jogaram bastante bem, mas quem brilhou mesmo foi o Evandro. 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Tenho prestando mais atenção ao Oscar, por conseguinte, ao Cinema, e, por isso, tenho escrito menos sobre esportes olímpicos.

Mas nesses últimos dias estão rolando Mundiais de algumas classes de Vela e o Mundial de Handeball feminino. 

No Handeball, infelizmente, caímos em um grupo dificílimo, somado ao fato que estamos jogando muito mal - embora tenhamos empatado com a campeã mundial França. Não adiantou nada, já fomos eliminados, caindo na primeira fase, o que equivale dizer que lutaremos pelo 17º lugar. Um horror. De campeão Mundial em 2013 a essa posição...

No Mundial de Vela, sediado na Nova Zelândia, depois das regata de hoje,  Martine Grael e Kahena Kunze estão liderando a comeptição da 49erFX, com 14 pontos de vantagem sobre as norueguesas segundas colocadas. Lembrando que no último mundial elas terminaram em 4º (mal tinham treinado). Ou seja, elas têm tudo para garantir mais uma medalha em mundiais de esportes olímpicos para o Brasil neste ano. Nas outras classes, Brasil bem distante: Samuel Albrecht/Gabriela Nicolino em 10º na Nacra 17 ( E apostava tanto neles no começo do ano...); e na classe 49er, Marco Grael/ Gabriel Borges em 18º.

Também, nos últimos dias, houve garantia de vaga olímpica para Silvana Lima no Surf feminino, Prata no Mundial ISA, juntando-se a Tati Webb, que terminou o Mundial dos profissionais, ISL, na honrosa 6ª colocação.  Tati terminou a última etapa do Circuito Mundial na 4ª colocação. Ou seja, é possível - no limite - lutar por um Bronze em Tóquio.

  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No Mundial de Vela, depois de duas péssimas regatas, ambas abaixo da décima colocação, Martine/Kahena agora estão em segundo lugar; empatadas em pontos, mas, nos critérios de desempate, atrás da dupla holandesa, atual campeã mundial. Estão também 6 pontos à frente das norueguesas. Tudo será decidido, portanto, na Regata da Medalha. Felizmente, o pódio está garantido! Oba! Samuel Albrecht /Gabriela Nicolino, da Nacra 17, ao contrário, foram muito bem, inclusive vencendo uma regata, e agora estão em 6º, à frente da dupla argentina campeã olímpica, lutando pelo Bronze (mas, na real, um pouco distantes). Marco Grael/Gabriel Borges, na 49er, encontram-se em 20º.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Deu Prata! Martine Grael/Kahena Kunze ficaram mesmo com o segundo lugar no Mundial de Vela da classe 49erFX, atrás da dupla Holandesa, agora bicampeã mundial. Elas ficaram em 9º lugar na Regata da Medalha, aí é foda. Bronze para Dinamarquesas. Lembrando que a dupla brasileira terminou em 4º o Mundial passado. Na classe Nacra17, uma decepção. Minha segunda maior decepção do ano. Samuel Albrecht/Gabriela Nicolino foram péssimos nas últimas regatas de classificação, com 19º e 22º lugares, e conseguiram a proeza de terminarem fora da Regata da Medalha, quando lutavam pelo Bronze. Terminaram a competição, portanto, em 11º Putz, no início do ano dava a Prata para os dois. Tê muito potencial, mas são muito irregulares.

Contra todos os revezes orçamentários, é mais uma Medalha para o Brasil em Mundiais.

Martine Grael e Kahena Kunze com a prata do Mundial de Auckland 2019 — Foto: Sailing Energy

(Foto: Sailing Enegy)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A suspensão geral da Rússia, caso se confirme, cria oportunidades imensas para o Brasil na natação, no Vôlei de Praia masculino, Vôlei de quadro masculino, e para o Solo e o Salto da Ginástica artística Feminina. 

Se me deixaria feliz em alguns esportes, em compensação, meu quadro de medalhas dos países no geral ficaria arruinado. Teria que refazê-lo completamente partindo do zero.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na real, as duas últimas semanas do esporte olímpico brasileiro não foram nada boas para os esportes de luta.

Nas duas principais competições de Taekwondo e de Judô, desse final do ano, realizados respectivamente na Rússia e na China, o Brasil saiu zerado, sem medalhas. Mas não é só isso, os atletas sairam sem muitas pontuações. Resultado?

O Brasil no Taekwondo não conseguiu classificar nenhum atleta para Tóquio via ranking (eram apenas 5 ou 6 vagas) e terá que depositar todas as suas fichas na classificação continental, duríssima, no início de 2020, contra mexicanos (pais supertradicional no esporte, e que também não conseguiu classificar nenhum atleta), dominicanos, cubanos...Ficou bem difícil. O pior é que pelo regulamento maluco do esporte o Brasil só poderá classificar, agora, no máximo 4 atletas, necessariamente, no máximo, 2 mulheres e 2 homens. Ou seja, dos 3 medalhistas homens no Mundial, um de certeza não irá para Tóquio.

No Judô, das 14 categorias, estamos praticamente classificados em todas, sendo a +73 masculina, a única com algum perigo. O triste é ver que estamos mal. Levamos ao Master da China a nossa melhor delegação (salvo Rafaela Silva) e a maioria perdeu na primeira ou na segunda luta. Já escrevi aqui que essa ténica japonesa que veio para o Brasil cuidar do masculino, a despeito da enorme simpatia, não logrou êxito nenhum. Somos dependentes dos mesmos de sempre há pelo menos 3 ciclos olímpicos.

Rafael Silva perde para David Moura na semifinal do Grand Slam de Brasília — Foto: Abelardo Mendes Jr / rededoesporte

(Foto: Abelardo Mendes Júnior)

 

*Um viva para a Holanda/Países Baixos, país de 17 milhões de habitantes, que se sagrou hoje Campeão Mundial de Handball feminino, batendo a Espanha na final. Pelas minhas contas, neste ano, foram 15 medalhas de Ouro em Mundiais! Incrível!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desempenho terrível de Jorge Zarif no Mundial de Vela da Classe Finn: nenhuma regata abaixo do 27º lugar! Está em 33º no Geral.

Estamos falando de um ex-campeão mundial, e de um 4ºlugar na Rio 2016.

A explicação - eu acho - é certo desestímulo pessoal, já que há o anúncio de que essa classe não será disputada em Paris 2024.

 

 Edit: Terminou em 31º. Péssimo. Ouro para Nova Zelândia, Prata para Holanda, Bronze para a Hungria. Que anos desses três países!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ítalo Ferreira, campeão mundial de Surf pela WSL, e o foi, neste ano, pela organização do amadores, ISA,  ou seja pelas duas organizações. Agora, sem dor de cabeça sobre qual campeonato vale mais. Ele ganhou os dois. E estará em Tóquio. Junto com Medina.

Maravilhoso. Parabéns!

Ítalo Ferreira campeão mundial Pipe — Foto: Divulgação/WSL

(Divulgação: WSL)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

29/12/2019

Medalhas Brasil

Total: 21

14º  no Quadro de Medalhas.

 

Ouro: (6)

Pedro Barros - Skate modalidade Park masculino

Pâmela Rosa - Skate modalidade Street feminino

Martine Grael e Kahena Kunze - Vela classe 49er FX

Isaquias Queiroz - Canoagem - C1 1000m

Gabriel Medina ou Ítalo Ferreira - Surf masculino

Beatriz Ferreira - Boxe categoria -60kg

Prata: (3)

Arthur Nory - Ginástica - Barra Fixa

Equipe de Vôlei Masculino - Vôlei

Bruno Fratus - Natação - 50m Livre

Bronze: (12)

Revezamento 4x100m livre masculino - Natação 

Rafaela Silva - Judô categoria -57Kg *

Mayra Aguiar - Judô categoria -78kg

Equipe Mista - Judô *

Ana Sátila - Canoagem Slalom - C1 feminino

Nathalie Moellhausen - Esgrima - Espada feminina

Kelvin Hoefler - Skate modalidade Street masculino

Rayssa Leal - Skate modalidade Street feminino

Luizinho - Skate modalidade Park masculino

Ágatha/Duda ou Ana Patrícia/Rebecca - Vôlei de Praia 

Isaquias Queiroz/Erlon Silva - Canoagem C2 1000m

Hebert Conceição - Boxe  categoria -75kg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...