Jump to content
Forum Cinema em Cena

Halloween Kills- O Terror Continua


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

Visto HALLOWEEN KILLS

 

Halloween Kills: O Terror Continua - Filme 2021 - AdoroCinema

 

  Em 2018, a longeva frânquia "Halloween" ganhou nova vida nas mãos do diretor David Gordon Green, que com HALLOWEEN deu o (segundo) soft reboot na franquia, ao ignorar completamente todas as sequências, colocando-se como uma sequência direta do original de John Carpenter, de 1978 (promovendo inclusive o retorno de Carpenter na trilha sonora, ausente desde HALLOWEEN 3: A NOITE DAS BRUXAS). Ainda que eu não morra de amores pelo filme de 2018, é inegável que ele tornou a franquia relevante novamente de uma forma que talvez não fosse desde os anos 1980, além de apresentar ambições temáticas absolutamente inéditas para a saga, ao apresentar o trauma que Myers deixou em Laurie Strode como uma metáfora ao abuso feminino, comunicando-se com o movimento MeToo, então vigente com toda a força na época. Três anos depois, (com um ano de atraso devido a pandemia do Covid 19) a sequência HALLOWEEN KILLS  é lançada trazendo basicamente a mesma equipe do filme anterior (com o acréscimo de Scott Teems no time de roteiristas). O resultado é um filme que por um lado é bastante ousado, por elevar ainda mais as ambições temáticas da série, mas que ao meu ver acaba não tendo cacife pra sustentar essas ambições, além de trazer um certo gosto de "capitulo de ponte", quase como um filler de série para ligar o filme de 2018 ao já anunciado HALLOWEEN ENDS.

  É curioso que embora descarte as sequências, o filme de David Gordon Green empreste diversos elementos vistos nestes filmes, ressignificando-os. O filme de Green empresta de HALLOWEEN 2: O PESADELO CONTINUA o conceito de iniciar a trama exatamente onde a anterior parou; e um conceito vital em HALLOWEEN KILLS, que é colocar uma turba furiosa no encalço de Myers já havia sido explorado em HALLOWEEN 4: O RETORNO DE MICHAEL MYERS. É interessante essa revisita de conceitos, e conceitualmente o filme a faz de modo diferente do que visto antes, com a continuação direta dos eventos ampliando o escopo da trama ao invés de afunila-la na Laurie Strode de Jamie Lee Curtis, e colocando o trauma coletivo não como subtrama como no quarto filme, mas sim como trama central.

 Não se pode acusar HALLOWEEN KILLS  de ser um filme que joga no confortavel, já que Green abandona o modo mais compassado e guiado na simetria entre vilão e heroína do filme anterior (que emulava o original de 78) para investir em uma trama mais frenética e sangrenta, mais preocupada com o trauma que Michael provocou na comunidade do que em um único indivíduo. E tal como no anterior, é a direção elegante de Green, especialmente nas sequências envolvendo o vilão, sempre filmado de forma imponente e ameaçadora que estão os melhores momentos do novo filme. Mas o seu comentário sobre mentalidade de manada e trauma coletivo é posto de forma tão infantil e forçada pelo texto, piorado por situações propostas tão forçadas quanto, que acaba ficando um pouco risível. Não ajuda também que o roteiro não consiga lidar bem com os clichês do Slasher, e perceba que não estou pedindo aqui subversão, e sim boa manipulação dos clichês estabelecidos, mas HALLOWEEN KILLS não entrega isso. Somado a isso, a inserção de algumas situações cômicas completamente deslocadas, e alguns momentos contransgedores criados para eliminar falhas no roteiro do filme anterior (estabelecendo de vez que nesta continuidade, a relação antagônica de Laurie e Michael é unilateral) temos um filme que perde completamente o espectador quando Michael não está em cena fazendo o que faz tão bem.

 Além disso, HALLOWEEN KILLS parece soar aquele episódio de série meio "Filler", que até pode ser divertido por explorar algumas questões secundárias e personagens coadjuvantes, mas que no fim podia ficar sem existir, já que a unica coisa realmente relevante que parece acontecer aqui está em sua cena final, entregando o final aberto já esperado desde que foi anunciado que Green já preparava um terceiro filme para a sua trilogia. Mas apesar de todos os seus defeitos, HALLOWEEN KILLS acerta provavelmente naquilo que mais interessa em um filme da franquia, que é em estabelecer Michael Myers como essa figura assustadora e praticamente mítica, que representa o mal puro. É mais do que muitos diretores conseguiram na franquia, mas ainda é menos do que a produção de 2018 fez.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Em entrevista ao Collider, o diretor David Gordon Green revelou novos detalhes sobre o final estendido da sequência, explicando o motivo de tê-lo cortado na versão oficial da produção.

“Há uma cena adicional que nós filmamos e estava no roteiro. Eu acredito que é uma cena brilhante, então nós vamos acrescentar uma versão estendida do final no DVD para que as pessoas possam ver um desfecho que é diferente e interessante. Nós decidimos cortar a cena após nos tornarmos mais confiantes sobre a direção que o terceiro filme seguiria; não parecia autêntico seguir com o final original, então nós o cortamos.”

Ele completa, “Não parecia um cliffhanger apropriado se considerarmos como iremos começar o próximo filme. Não era certo prometer esse confronto imediato para o público.”

*SPOILERS ABAIXO*

O final estendido traz uma cena extra em comparação à versão exibida nos cinemas. Confira a descrição: Após matar a Karen, Michael atende uma ligação da Laurie Strode que, após ouvir a respiração do Vulto no telefone, percebe que ele matou sua filha. Possuída por raiva e desejo de vingança, Laurie encerra o filme prometendo caçá-lo e acabar com ele de uma vez por todas.

O desfecho original promete com um confronto direto entre os dois em ‘Halloween Ends‘. Mas, de acordo com o próprio diretor, o terceiro filme começará QUATRO anos após os eventos de ‘Halloween Kills‘. E é provavelmente por isso que a cena foi cortada.

 

FONTE: CINEPOP

 

Tirando a parte de Laurie prometendo caça-la, seria legal terminar com a recriação da cena do telefone do original.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Halloween Kills’ chegou no catálogo da HBO Max nos EUA com um pequeno erro na descrição do longa, que remete a ‘Halloween II’ de 1981.

Na descrição estava escrito que: “A caça assassina de Michael Myres por sua irmã (Jamie Lee Curtis) inspira toda a cidade de Haddonfield a combatê-lo nesta sequência.

Acontece que na nova trilogia da franquia, o fato apresentado em ‘Halloween II’, de que Michael Myres e Laurie Strode são irmãos, é revelado como um boato. Logo, o responsável por fazer a descrição do filme na plataforma não deve ter assistido aos novos filmes.

 

FONTE: CINEPOP

 

Com a confusão cronológica da fanquia, é totalmente compreensivel. kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...