Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2020: Previsões


SergioB.
 Share

Recommended Posts

  • Members

O que esperar de um documentário de Ron Howard?

Tudo é feito de maneira correta, sem polêmicas, sem arestas, dando retorno emocional ao público, do mesmo jeito que ele concebe todos os filmes dele. Não há nada de "artístico" na forma, nenhuma inovação, nenhuma criatividade. Arquivos, arquivos, arquivos; entrevistas, entrevistas, entrevistas. Escorados todos na figura solar e imensa do tenor.

"Pavarotti", que está na minha quinta posição em termos de Previsão para o Oscar, agradará a muita gente. Mas, em termos de cinema, não é nada.

É um Globo Repórter ou um programa de tevê qualquer.

 

Luciano Pavarotti in Pavarotti (2019)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não gostei muito de "Ad Astra". As pessoas tem reclamado do ritmo lento do filme, mas não gostei mesmo foi da história, com uma premissa vista e revista. 

É tudo tão apático, orgulhosamente sem batimentos cardíacos...A direção basicamente se ocupa dos vincos do rosto do Brad Pitt da maturidade, enquanto uma narração ocupa o vazio emocional.

Por anos a fio, reclamou-se de um universo retratado com som, e, pronto, tá aí, um filme com cenas de ação sem som. Resultado: não tem graça.

Só gostei bastante da Trilha Sonora do Max Richter.

Tendo visto o filme, não acho que ele tenha fôlego no Oscar, a não ser em Efeitos Visuais (num ano aparentemente fraco) e talvez, quem sabe, nas categorias de Som.

Brad Pitt in Ad Astra (2019)

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 9/16/2019 at 10:14 AM, Jailcante said:

Sem Rocketman, vou torcer pro Taranta. Filme e Direção. Atriz pra Scarlet. E acho que vai ser isso minha torcida.

Vamos pro meu achismo.

Academia tem certa birra com o Taranta (acho) por isso não levou de diretor até hoje. Mas vi o filme, e pode ajudar o fato dele homenagear a classe artística. Então, pode ser esse ano. quem sabe...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Segundo melhor filme da temporada, a meu ver. Não esperava tantos acertos.

Toda vez que falarem da violência nesse filme, eu pensarei na tristeza.

Vou começar falando de Oscar...Ainda sem ter visto todos os concorrentes - como poderia? - espero que a trilha sonora dessa violoncelista islandesa, Hildur, de sobrenome impossível - vejo aqui que ela fez parte de "Arrival" (então já ganha muitos pontos comigo), - seja indicada e, quem sabe, ganhe a estatueta. Casou perfeitamente com as imagens, e com o clima sombrio e tenso do filme, fora a escolha das canções preexistentes como "That`s Life" e "Send in the Clows" (a propósito, a melhor versão é a do eterno Renato Russo). Muito bom gosto musical. Tô vendo aqui os profissionais de Maquiagem, pois eles vão subir no palco para receberem o prêmio por seu trabalho. Vai ser a primeira indicação de alguns, e alguns trabalham em "The Irishman" também (Carla White, Tania Ribalow) Sabem por que eu gostei? É uma maquiagem muito triste. Não é só uma máscara. É uma maquiagem que chora, que craquela...Eu amei.

Assim como a Maquiagem, o Roteiro também é muito triste. Mais do que violento. Aliás, toda vez que falarem da violência nesse filme, eu pensarei na tristeza. A tristeza funde a cuca total. Assim como aquela bela frase anotada no diário, e que virou a síntese do filme por aí, acertadamente diz: não dá pra esperar ser de outro jeito. Uma vida de abusos, sem amor, violenta, solitária, sem aceitação de si, sem aceitação dos outros...funde a cuca. Eu gostei muito dos diálogos, e de algumas frases. Não esperava gostar tanto. Essa linha de tristeza me conquistou! Muito mais do que nas outras vidas do Coringa vividas no cinema até aqui que privilegiavam o comentário social, o anarquismo como resposta ao capitalismo.... Aliás, toda vez que falarem da violência social nesse filme, eu pensarei na tristeza. Uma indicação ao Todd Phillips e Scott Silver na categoria de Roteiro Adaptado é possível. 

Amei a cenografia em tons pastéis, ou amarronzados, sem vida, sem luzes, de Mark Friedberg (nunca indicado). E a recriação de Gothan bem anos 1970 ficou fantástica.

Pois bem, acho que o filme será indicado em Trilha Sonora, Maquiagem, Design de Produção, Roteiro Adaptado. E Ator.

Falar o quê desse ator? Pela Trindade! Que atuação foi essa do Joaquin Phoenix? No magistral plano da entrevista, ele dá um olharzinho, para o lado, no fim, que fiquei bobo! Que nível de insanidade ali. Agora, todo o elenco está ótimo, a mãe (Frances Conroy), a vizinha, e, claro, o De Niro, em sua escalação mais que perfeita, homenageando os descaminhos de seu personagem em "O Rei da Comédia". 

Contudo, não acho que Joaquin irá ganhar. O personagem comete alguns atos extremos demais para ser gostável ao público mais careta. Não sei se a Academia está preparada para separar atuação de personagem. O vilão, a rigor, não pode passar de certa linha. Lembro-me de "O Silêncio dos Inocentes", e "Sangue Negro", cujos astros foram premiados, mas nem naqueles casos acho que é comparável.

Gostaria muito de ver Todd Phillps indicado em Direção. Fiquei bobo com a cena da escada, e com a cena do dossiê de internação. E com a do portão. Olha, várias cenas memoráveis para mim. Mas, não sei...No momento, estou reticente.

Filme? Acho que sim. Acho que dá. É a maior cartada da Warner Bros, afinal.

Tantos elogios eu ainda teria para fazer, mas a maior é não sobrevalorizar a anarquia, como resposta social, coisa que sempre o personagem do Coringa faz, mas sim colocar dessa vez a tristeza como motivo.

Toda vez que falarem da violência nesse filme, eu pensarei na tristeza. Ela funde a cuca da gente.

Joaquin Phoenix in Joker (2019)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tenho impressão que se o Scorsese ganhar como diretor, o Coringa pode levar como filme.

É que esses filmes do Netflix ainda são uma questão na Academia. Pegando o 'Roma' desse ano, ele levou de diretor mas não de filme (levou estrangeiro), então penso que quem faz os filmes podem ser considerados, mas o filme em si pode sair prejudicado por essa questão. Nisso, se o filme do Scorsese for prejudicado por isso, o Coringa pode se beneficiar porque meio que ter esse 'selo' Scorsese nele (ele quase foi produtor, filme tem inspiração de filmes dele e etc).

Mas se o Tarantino levar, creio que o filme dele leva junto.

 

(Sei que Academia não tem premiado filme e diretor juntos faz um tempo, pelo que me lembre, mas considerando que façam esse ano)

(tudo achismo meu mesmo, sem muita base).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho ele muito divisivo pra ganhar filme. Caso concorra, tenho a forte sensação de que boa parte dos votantes vai colocar ele em último na lista. Minhas apostas ainda estão em Irishman, ou, quem sabe, um marco histórico de vermos um filme coreano vencendo com Parasite (minha absoluta torcida).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

2 hours ago, Jailcante said:

Tenho impressão que se o Scorsese ganhar como diretor, o Coringa pode levar como filme.

Nem sei se "JOKER" será indicado. Precisaria ter uns 280 votos em primeiro lugar...

By the way, o Pete Hammond tem dito que quem ficou em segundo lugar no Oscar no ano passado não foi nem "Roma", foi "Bohemian Rhapsody".

Não duvidaria.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

93 COUNTRIES IN COMPETITION FOR 2019 INTERNATIONAL FEATURE FILM OSCAR®


Ninety-three countries have submitted films for consideration in the International Feature Film category for the 92nd Academy Awards®. An international feature film is defined as a feature-length motion picture (more than 40 minutes) produced outside the United States with a predominantly non-English dialogue track. Ghana, Nigeria and Uzbekistan are first- time entrants.

Earlier this year, the Academy’s Board of Governors voted to rename the Foreign Language Film category to International Feature Film and expand the shortlist from nine to 10 films.

The 2019 submissions, listed in alphabetical order by country, are:
Albania, “The Delegation,” Bujar Alimani, director;
Algeria, “Papicha,” Mounia Meddour, director;
Argentina, “Heroic Losers,” Sebastián Borensztein, director; Armenia, “Lengthy Night,” Edgar Baghdasaryan, director; Australia, “Buoyancy,” Rodd Rathjen, director;
Austria, “Joy,” Sudabeh Mortezai, director;
Bangladesh, “Alpha,” Nasiruddin Yousuff, director;
Belarus, “Debut,” Anastasiya Miroshnichenko, director;
Belgium, “Our Mothers,” César Díaz, director;
Bolivia, “I Miss You,” Rodrigo Bellott, director;
Bosnia and Herzegovina, “The Son,” Ines Tanovic, director;
Brazil, “Invisible Life,” Karim Aïnouz, director;
Bulgaria, “Ága,” Milko Lazarov, director;
Cambodia, “In the Life of Music,” Caylee So, Sok Visal, directors;
Canada, “Antigone,” Sophie Deraspe, director;
Chile, “Spider,” Andrés Wood, director;
China, “Ne Zha,” Yu Yang, director;
Colombia, “Monos,” Alejandro Landes, director;
Costa Rica, “The Awakening of the Ants,” Antonella Sudasassi Furniss, director; Croatia, “Mali,” Antonio Nuic, director;
Cuba, “A Translator,” Rodrigo Barriuso, Sebastián Barriuso, directors;

Czech Republic, “The Painted Bird,” Václav Marhoul, director; Denmark, “Queen of Hearts,” May el-Toukhy, director;
Dominican Republic, “The Projectionist,” José María Cabral, director; Ecuador, “The Longest Night,” Gabriela Calvache, director;
Egypt, “Poisonous Roses,” Ahmed Fawzi Saleh, director; Estonia, “Truth and Justice,” Tanel Toom, director;
Ethiopia, “Running against the Wind,” Jan Philipp Weyl, director; Finland, “Stupid Young Heart,” Selma Vilhunen, director; France, “Les Misérables,” Ladj Ly, director;
Georgia, “Shindisi,” Dimitri Tsintsadze, director;
Germany, “System Crasher,” Nora Fingscheidt, director;
Ghana, “Azali,” Kwabena Gyansah, director;
Greece, “When Tomatoes Met Wagner,” Marianna Economou, director; Honduras, “Blood, Passion, and Coffee,” Carlos Membreño, director;
Hong Kong, “The White Storm 2 Drug Lords,” Herman Yau, director;
Hungary, “Those Who Remained,” Barnabás Tóth, director;
Iceland, “A White, White Day,” Hlynur Pálmason, director;
India, “Gully Boy,” Zoya Akhtar, director;
Indonesia, “Memories of My Body,” Garin Nugroho, director;
Iran, “Finding Farideh,” Azadeh Moussavi, Kourosh Ataee, directors;
Ireland, “Gaza,” Garry Keane, Andrew McConnell, directors;
Israel, “Incitement,” Yaron Zilberman, director;
Italy, “The Traitor,” Marco Bellocchio, director;
Japan, “Weathering with You,” Makoto Shinkai, director;
Kazakhstan, “Kazakh Khanate. The Golden Throne,” Rustem Abdrashov, director; Kenya, “Subira,” Ravneet Singh (Sippy) Chadha, director;
Kosovo, “Zana,” Antoneta Kastrati, director;
Kyrgyzstan, “Aurora,” Bekzat Pirmatov, director;
Latvia, “The Mover,” Davis Simanis, director;
Lebanon, “1982,” Oualid Mouaness, director;
Lithuania, “Bridges of Time,” Audrius Stonys, Kristine Briede, directors; Luxembourg, “Tel Aviv on Fire,” Sameh Zoabi, director;
Malaysia, “M for Malaysia,” Dian Lee, Ineza Roussille, directors;
Mexico, “The Chambermaid,” Lila Avilés, director;
Mongolia, “The Steed,” Erdenebileg Ganbold, director;
Montenegro, “Neverending Past,” Andro Martinović, director;
Morocco, “Adam,” Maryam Touzani, director;
Nepal, “Bulbul,” Binod Paudel, director;
Netherlands, “Instinct,” Halina Reijn, director;
Nigeria, “Lionheart,” Genevieve Nnaji, director;
North Macedonia, “Honeyland,” Ljubo Stefanov, Tamara Kotevska, directors; Norway, “Out Stealing Horses,” Hans Petter Moland, director;
Pakistan, “Laal Kabootar,” Kamal Khan, director;
Palestine, “It Must Be Heaven,” Elia Suleiman, director;
Panama, “Everybody Changes,” Arturo Montenegro, director;

Peru, “Retablo,” Alvaro Delgado Aparicio, director;
Philippines, “Verdict,” Raymund Ribay Gutierrez, director;
Poland, “Corpus Christi,” Jan Komasa, director;
Portugal, “The Domain,” Tiago Guedes, director;
Romania, “The Whistlers,” Corneliu Porumboiu, director;
Russia, “Beanpole,” Kantemir Balagov, director;
Saudi Arabia, “The Perfect Candidate,” Haifaa Al Mansour, director;
Senegal, “Atlantics,” Mati Diop, director;
Serbia, “King Petar the First,” Petar Ristovski, director;
Singapore, “A Land Imagined,” Yeo Siew Hua, director;
Slovakia, “Let There Be Light,” Marko Skop, director;
Slovenia, “History of Love,” Sonja Prosenc, director;
South Africa, “Knuckle City,” Jahmil X.T. Qubeka, director;
South Korea, “Parasite,” Bong Joon Ho, director;
Spain, “Pain and Glory,” Pedro Almodóvar, director;
Sweden, “And Then We Danced,” Levan Akin, director;
Switzerland, “Wolkenbruch’s Wondrous Journey into the Arms of a Shiksa,” Michael Steiner, director;
Taiwan, “Dear Ex,” Mag Hsu, Chih-Yen Hsu, directors;
Thailand, “Krasue: Inhuman Kiss,” Sitisiri Mongkolsiri, director;
Tunisia, “Dear Son,” Mohamed Ben Attia, director;
Turkey, “Commitment Asli,” Semih Kaplanoglu, director;
Ukraine, “Homeward,” Nariman Aliev, director;
United Kingdom, “The Boy Who Harnessed the Wind,” Chiwetel Ejiofor, director;
Uruguay, “The Moneychanger,” Federico Veiroj, director;
Uzbekistan, “Hot Bread,” Umid Khamdamov, director;
Venezuela, “Being Impossible,” Patricia Ortega, director;
Vietnam, “Furie,” Le Van Kiet, director.

The shortlist of 10 films will be announced on Monday, December 16, 2019. Nominations for the 92nd Oscars® will be announced on Monday, January 13, 2020.

The 92nd Oscars will be held on Sunday, February 9, 2020, at the Dolby Theatre® at Hollywood & Highland Center® in Hollywood, and will be televised live on the ABC Television Network. The Oscars also will be televised live in more than 225 countries and territories worldwide.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
14 hours ago, SergioB. said:

 

Nem sei se "JOKER" será indicado. Precisaria ter uns 280 votos em primeiro lugar...

By the way, o Pete Hammond tem dito que quem ficou em segundo lugar no Oscar no ano passado não foi nem "Roma", foi "Bohemian Rhapsody".

Não duvidaria.

 

Hummm.

Com o Green Book e Rhapsody sendo primeiros, acho que tem um voto meio conservador ainda dominando a Academia. Assim, Coringa não teria muita chance mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
15 hours ago, Tensor said:

Acho ele muito divisivo pra ganhar filme. Caso concorra, tenho a forte sensação de que boa parte dos votantes vai colocar ele em último na lista. Minhas apostas ainda estão em Irishman, ou, quem sabe, um marco histórico de vermos um filme coreano vencendo com Parasite (minha absoluta torcida).

Ouvi falar que o diretor desse Parasite já tá em Hollywood e fazendo uma campanha forte pro filme. Ele quer mesmo que o filme seja indicado a mais categorias fora de filme estrangeiro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muitos analistas impressionado com a atuação de Charlize Theron em "Bombshell". Parece que teremos uma boa corrida não só em Ator, mas para Melhor Atriz também.

Igualmente interessante é a possibildade de Margot Robbie poder ser indicada em Coadjuvante por esse filme aqui e não "Once Upon a  Time...",  pois tem muito mais tempo de tela, tem um personagem decisivo, tem cena de choro, inclusive, e está recebendo muitos elogios.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A ACADEMIA DIVULGOU OS 32 FILMES QUE CONCORREM AO OSCAR DE MELHOR ANIMAÇÃO:

“Abominable”
“The Addams Family”
“The Angry Birds Movie 2”
“Another Day of Life”
“Away”
“Buñuel in the Labyrinth of the Turtles”
“Children of the Sea”
“Dilili in Paris”
“Frozen II”
“Funan”
“Genndy Tartakovsky’s ‘Primal’ – Tales of Savagery”
“How to Train Your Dragon: The Hidden World”
“I Lost My Body”
“Klaus”
“The Last Fiction”
“The Lego Movie 2: The Second Part”
“Marona’s Fantastic Tale”
“Missing Link”
“Ne Zha”
“Okko’s Inn”
“Pachamama”
“Promare”
“Rezo”
“The Secret Life of Pets 2”
“Spies in Disguise”
“The Swallows of Kabul”
“This Magnificent Cake!”
“The Tower”
“Toy Story 4”
“Upin & Ipin: The Lone Gibbon Kris”
“Weathering with You”
“White Snake”

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...