Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2004


rubysun
 Share

Quem destes deveria vencer?  

6 members have voted

  1. 1. Quem destes deveria vencer?

    • O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
      29
    • Sobre Meninos e Lobos
      17
    • Seabiscuit
      1
    • Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo
      2
    • Encontros e Desencontros
      19


Recommended Posts

  • Members

Bom, todo mundo cria um tópico de uma premiação pra poder fazer birrinha e agora é a minha vez smiley36.gif.

Esse pra mim é um oscar muito pouco questionado. A AMPAS, querendo correr pra premiar a trilogia de PJ, resolveu entregar todas as estatuetas pro último filme da saga. Quem deveria ter ganhado era o primeiro smiley7.gifsmiley36.gif, que perdeu pro criticado Mente Brilhante.

Mestre dos Mares era de um primor técnico inovador se comparado a SDA. Tudo bem que SDA era um trabalho mais árduo, mas dar ao filme todas as estatuetas na qual foi indicado, sendo que ele já tinha ganhado outras nos filmes anteriores? C'mon!

Quem era pra ter ganhado era Encontros e Desencontros pô smiley36.gif.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

desses indicados, eu teria entregado o prêmio para encontros e desencontros, ou então para sobre meninos e lobos.

o problema de sda ter ganho todos os prêmios é que não consigo pensar nos filmes separadamente, apenas como um todo mesmo, uma trilogia.

acho que mestre dos mares foi o filme mais subestimado daquele ano. o filme é muito bom.

dogville é de 2003, certo? então, nesse caso, poderia ter concorrido nessa premiação? se sim, eu não pensaria duas vezes, carequinha de ouro para ele.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dos indicados, eu preferi Sobre Meninos e Lobos, mas confesso que PJackson fez por onde merecer os prêmios principais, não daria os 11 Oscars mas uns 8 até foi justo.

É lógico que eu adoraria ver Dogville, Elefante, Terra dos Sonhos, Kill Bill e As Invasões Bárbaras indicados ao prêmio principal. Este último é o meu favorito do ano.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Terra dos Sonhos poderia ter entrado no lugar de Seabiscuit fácil fácil, já que Sheridan é muito querido pela AMPAS. Se eles tiveram o bom senso de lembrar dos excelentes Hounsou e Morton, o filme deve ter ficado de fora da lista por pouquíssimos votos.

Elefante e Dogville na lista seria pedir demais da Academia. Sobre Mestre dos Mares, a indicação que eu mais queria para o filme, a de Ator Coadjuvante para Paul Bettany, não veio. Mas o prêmio para aquela fotografia linda (muito azul) foi merecido.

Falando exclusivamente dos que foram indicados (e essa foi a melhor lista de Melhor Filme em muitos anos; gostei de todos eles, salvo Seabiscuit), eu fico mesmo com O Retorno do Rei, mais pelo conjunto da obra e pelo esforço sem precedentes do Peter Jackson.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Mestre dos Mares era de um primor técnico inovador se comparado a SDA. Tudo bem que SDA era um trabalho mais árduo' date=' mas dar ao filme todas as estatuetas na qual foi indicado, sendo que ele já tinha ganhado outras nos filmes anteriores? C'mon!

[/quote']

 

É por essas e outras que, se eu fosse membro da AMPAS, teria votado no potente Mestre dos Mares. Uma aventura vigorosa, adulta - uma poderosa mistura de superprodução de aventura e crônica sobre a rotina dos homens à bordo daquele navio britânico. Peter Weir fez um trabalho primoroso costurando todos esses elementos, capitaneando as atuações sólidas do elenco, em especial o soberbo Paul Bettany e o mestre e comandante Crowe.

 

Para mim, se não é exatamente OP (obra-prima), é no mínimo filmaço digno de Oscar.

Em segundo lugar, votaria no sotruno drama de Eastwood - e não dou a mínima bola para OSDA, que é bom, mas não muito bom.

Gustavo²2006-8-2 14:59:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

desses indicados' date=' eu teria entregado o prêmio para encontros e desencontros, ou então para sobre meninos e lobos.

o problema de sda ter ganho todos os prêmios é que não consigo pensar nos filmes separadamente, apenas como um todo mesmo, uma trilogia.

acho que mestre dos mares foi o filme mais subestimado daquele ano. o filme é muito bom.

dogville é de 2003, certo? então, nesse caso, poderia ter concorrido nessa premiação? se sim, eu não pensaria duas vezes, carequinha de ouro para ele.

[/quote']

Ahãããã,tá bom que a Academia premiaria Lars Von Trier!!! Apesar das nossas (minhas pelo menos) restrições com relação à AMPAS,temos que ter em mente que o Oscar não é um festival internacional de cinema como Cannes,Veneza ou muitos outros,é uma premiação que foi criada por americanos para o cinema americano e esta herança,ainda que rançosa,está lá,já se detecta alguma abertura,mas está lá. Agora,querer que um cineasta bandeirosamente anti-americano receba o prêmio,é no mínimo devaneio.

Quanto aos filmes de 2004,não foi um ano muito prazeiroso prá mim por conta dos indicados,vê-se muita qualidade,mas nada que me tenha me feito vibrar,pelo menos nestes 5 indicados.Eu ficaria com Encontros e Desencontros.

Dado2006-8-1 14:23:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members

De todos eu acho que O Retorno do Rei merecia mesmo levar o prêmio principal - é um filme excelente, com uma técnica invejával. Também gosto muito de Sobre Meninos e Lobos, e achei Mestre dos Mares muito chato. Encontros e Desencontros é legalzinho, apesar de não ser um de meus favoritos. Talvez o único que não mereceu mesmo concorrer foi Seabiscuit, pois a indicação poderia ter ido para Cidade de Deus (completando 5 indicações), ou mesmo para os superiores Elefante e Dogville (que eu adoro, mas sei que a Academia nunca daria um prêmio para Von Trier).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

dogville é de 2003' date=' certo? então, nesse caso, poderia ter concorrido nessa premiação? se sim, eu não pensaria duas vezes, carequinha de ouro para ele.

[/quote']

Ahãããã,tá bom que a Academia premiaria Lars Von Trier!!! Apesar das nossas (minhas pelo menos) restrições com relação à AMPAS,temos que ter em mente que o Oscar não é um festival internacional de cinema como Cannes,Veneza ou muitos outros,é uma premiação que foi criada por americanos para o cinema americano e esta herança,ainda que rançosa,está lá,já se detecta alguma abertura,mas está lá. Agora,querer que um cineasta bandeirosamente anti-americano receba o prêmio,é no mínimo devaneio.

errr... eu disse que EU entregaria o prêmio de melhor filme do ano para dogville, não que a academia tivesse que ter dado o prêmio pra ele.

Link to comment
Share on other sites

Parece que Dogville estreiou nos eua em março de 2004;

Eu até gostei desse oscar, só detestei aquela chata das baleias ter entrado como atriz e eles terem deixado a Jennifer Connelly e a Evan Rachel Wood de fora smiley5.gif.

Desses filmes gosto mais de Seabiscuit e Encontros e desencontros.

Beckin Lohan2006-8-1 21:8:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Foi um dos piores Oscars na minha opinião dos indicados a melhor filme naum gostei muito de nenhum.Digo q o melhorzinho foi O Senhor dos anéis e olha q eu acho q a chatice da cerimonia se deveu a obviedade e a excessiva quantidade de estatuetas ao filme(sempre q um longa leva tantas como Titanic e O Senhor dos anéis ao meu ver leva a cerimonia a monotonia).Fora a ausência de filmes como Casa de Areia e Névoa e 21 Gramas(num falo nem Dogville prq esse sóestreou nos EUA em janeiro de 2004).Péssimo!!!smiley11.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

dogville é de 2003' date=' certo? então, nesse caso, poderia ter concorrido nessa premiação? se sim, eu não pensaria duas vezes, carequinha de ouro para ele.

[/quote']

Ahãããã,tá bom que a Academia premiaria Lars Von Trier!!! Apesar das nossas (minhas pelo menos) restrições com relação à AMPAS,temos que ter em mente que o Oscar não é um festival internacional de cinema como Cannes,Veneza ou muitos outros,é uma premiação que foi criada por americanos para o cinema americano e esta herança,ainda que rançosa,está lá,já se detecta alguma abertura,mas está lá. Agora,querer que um cineasta bandeirosamente anti-americano receba o prêmio,é no mínimo devaneio.

errr... eu disse que EU entregaria o prêmio de melhor filme do ano para dogville, não que a academia tivesse que ter dado o prêmio pra ele.

Eu entendi Carioca,só fui um pouco mais adiante no pensamento e disse que Dogville jamais seria uma possibilidade,não esqueça que estamos falando de Oscar,ou seja,filmes que a Academia premiaria.Ahh,mas tudo bem,eu também adoro Dogville.

Dado2006-8-2 11:17:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Gosto da trilogia de O SENHOR DOS ANÉIS e acho o último episódio muito bom, extremamente bem realizado, mas que peca algumas vezes na narrativa, principalmente no final eterno. Até certo tempo atrás eu concordava com o prêmio do filme, mas nada como viver um pouco mais, passar por novas experiências e aprender sempre.

Graças a isso passei a admirar qualidades em outros filmes que antes haviam passado quase despercebidas.

Acho a lista do ano regular, na verdade manteria somente dois nomes. Mesmo achando MESTRE DOS MARES um primor de técnica e magnificamente bem narrado, não o indicaria, assim como não indicaria SOBRE MENINOS E LOBOS (que acho um pouquinho supervalorizado...mas assistirei novamente porque só vi uma vez e me lembro de não ter resolvido muito bem minha posição para com o filme) e muito menos o formulaico SEABISCUIT (empolga no terceiro ato, mas tem o primeiro ato mais longo e desnecessário da história).

Boas opções seriam filmes como KILL BILL (o filme como um todo), CIDADE DE DEUS (que estreou em LA só em 2003), CASA DE AREIA E NÉVOA, 21 GRAMAS, e para mim um grande favorito a ser um dos melhores filmes da década, DOGVILLE (apesar de ser basicamente impossível a Academia ter sequer colocado o nome dele na lista de filmes elegíveis...mais fácil o Vin Diesel levar um Oscar que o Lars Von Trier...smiley36.gif).

 

Mas, respondendo a pergunta, para mim não existe a menor dúvida de que a única obra-prima feita no ano atende pelo nome de LOST IN TRANSLATION (me recuso a citar o título nacional).

Sofia Coppola constrói uma das mais belas, puras e sinceras histórias sobre a busca do ser humano em si mesmo. Ainda que não existisse uma atuação magistral de Bill Murray, ainda que Scarlet Johansson não conseguisse a perfeita sintonia, não só com Murray, mas também com o público, fazendo com que Charlotte seja o mais próximo do sofrimento que um ser humano consegue enxergar em outro (a dor da menina é paupável, ainda que mostrada de maneira sutil), ainda que Sofia não dirigisse com extrema delicadeza, sutileza, simplicidade...ainda que nada disso existisse, LOST IN TRANSLATION tem uma cena em que o silêncio diz mais que qualquer palavra e mostra que sempre temos duas opções (falo da cena em que os personagens principais estão deitados lado a lado na cama e a câmera os capta de cima), sempre! E ainda por cima tem o final, o que a gente não sabe, JUST LIKE HONEY (como disse o Fernando) e a esperança...

 

Basicamente um primor!

 

Thico2006-8-3 9:5:0

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu Oscar 2004 (OBS.: Seria ideal rever os filmes "Peixe Grande"; "Mestre dos Mares"; "Irmão Urso"; "Matrix Reloaded" e "Matrix Revolutions):

FILME:
Procurando Nemo
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Adeus, Lênin!
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas

DIRETOR:
Gore Verbinsky, Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra
Peter Jackson, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Wolfgang Becker, Adeus, Lênin!
Tim Burton, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
Clint Eastwood, Sobre Meninos e Lobos

ATOR:
Selton Mello, Lisbela e o Prisioneiro
Daniel Brühl, Adeus, Lênin!
Sean Penn, Sobre Meninos e Lobos
Johnny Depp, Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra
Jack Black, Escola de Rock

ATRIZ:
Diane Keaton, Alguém tem que Ceder
Ellen DeGeneres, Procurando Nemo
Keisha Castle-Hughes, Encantadora de Baleias
Katrin Sab, Adeus, Lênin!
Marina Golbahari, Osama

ATOR COADJUVANTE:
Albert Finney, Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
Geoffrey Rush, Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra
Ian McKellen, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Tim Robbins, Sobre Meninos e Lobos
Chris Cooper, Seabiscuit - Alma de herói

ATRIZ COADJUVANTE:
Marcia Gay-Haden, Sobre Meninos e Lobos
Renée Zelwegger, Cold Mountain
Leandra Leal, O Homem que Copiava
Laura Linney, A Vida de David Gale

ROTEIRO ORIGINAL:
Adeus, Lênin!
O Homem que Copiava
Procurando Nemo
Escola de Rock

ROTEIRO ADAPTADO:
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Sobre Meninos e Lobos
Seabiscuit - Alma de Herói
Lisbela e o Prisioneiro

DIREÇÃO DE ARTE:
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra
Seabiscuit - Alma de Herói
O Último Samurai

FOTOGRAFIA:
Seabiscuit - Alma de Herói
Cold Mountain
Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mudo
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra

EDIÇÃO:
Seabiscuit - Alma de Herói
Cold Mountain
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
X-Men 2
Mestre dos Mares - O lado Mais Distante do Mundo

FIGURINO:
Seabiscuit - Alma de Herói
Cold Mountain
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra
O Último Samurai

TRILHA SONORA:
Cold Mountain
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
As Bicicletas de Beleville
Procurando Nemo
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra

EDIÇÃO DE SOM:
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra
Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo
Procurando Nemo

SOM:
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra
Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo
X-Men 2
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Matrix Revolutions

EFEITOS VISUAIS:
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra
X-Men 2

MAQUIAGEM:
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola-Negra
X-Men 2

FILME DE ANIMAÇÃO:
Procurando Nemo
O Irmão Urso

FILME ESTRANGEIRO:
O Homem que Copiava
Lisbela e o Prisioneiro
Adeus, Lênin!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...