Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cats (Tom Hooper)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Administrators
2 hours ago, Jailcante said:

Sofro de curiosidade mórbida, então bem provável que vá ver essa coisa. Mas não sei quando.

O problema é ele ficar cultuado e muita gente ainda ficar falando dele por anos. Rock Horror Picture Show prova que isso é possível...

Depois conta pra gente. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

CATS, O FILME, SE TORNOU UM FIASCO PAVOROSO – E COM RAZÃO

Cats é um desastre inominável. Cats é um filme de terror traumatizante. Cats é um musical desprovido de beleza. Cats é um drama desprovido de emoção. Cats é o que acontece quando se junta tudo de ruim em um único filme. É um fiasco de proporções épicas.
Todo mundo desconfiou quando o trailer saiu, no meio do ano. A estranheza do filme como um todo, os efeitos visuais esquisitos, as atuações e escolhas estilísticas do diretor Tom Hooper causaram um impacto no público que reagiu com memes e zoações. Mesmo correndo contra o tempo para tentar melhorar o resultado, o filme – que estreou no dia 25 de dezembro – foi declarado um fiasco. E com razão. Nada poderia preparar o público para o show de horrores praticado pelos atores e equipe técnica.
O fiasco foi tão grande que a Universal Pictures, responsável pelo longa-metragem que investiu 100 milhões de dólares em sua produção, cancelou a campanha do filme para o Oscar. Ou seja: as ínfimas chances de Taylor Swift receber uma indicação por sua música original no trabalho, se já eram pequenas, agora desapareceram de vez.
No vídeo abaixo, o canal apresenta argumentos para considerar Cats o pior filme de 2019 – e, sem brincadeira, deve ser um dos piores da década. Mesmo trazendo Ian McKellen, Judi Dench, Idris Elba e James Corden no elenco, Cats é tão errado, em todos os sentidos possíveis, que é impossível fazer uma análise sem se indignar – ou lembrar dos traumas adquiridos durante as duas horas de projeção. Não vale a pena, não mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=jRx7wZAB7Ng

 

e o Pablito odiou também...deu apenas uma estrelinha, de cinco ?

Eu avisei. E voltei a avisar. E o fiz pela terceira vez. Em vão: não apenas Tom Hooper foi ardorosamente defendido como, depois de fazer uma dedicada campanha, levou o Oscar de Melhor Direção e ganhou a oportunidade de continuar a manchar o Cinema com suas lentes grande-angulares, seus planos holandeses e seus closes excessivos. Como Clemenza disse a Michael em O Poderoso Chefão, “é preciso parar essas coisas no início. Como deveriam ter parado Hitler em Munique; não deveriam tê-lo deixado escapar impune”. Assim, era inevitável que, mais cedo ou mais tarde, Hooper atacasse o planeta com algo como Cats – e antes que alguém diga que o estou comparando a Hitler, esclareço que... não?
Entusiasmado depois de ver uma mediocridade como Os Miseráveis ser indicada a prêmios de Melhor Filme, o cineasta britânico decidiu adaptar para as telas outro musical de sucesso nos palcos, escolhendo, para isso, a icônica obra de Andrew Lloyd Webber criada a partir de poemas escritos por T.S. Eliot e que permaneceu em cartaz na Broadway por quase 20 anos. Não que isto indique qualquer solidez do original, que, convenhamos, valia mais pelo conceito absurdo e por seus elementos plásticos do que pela qualidade de seu libreto, que sequer se esforçava para contar uma história minimamente coesa ao concentrar-se em um grupo de gatos que, autobatizados de Jellicles, cantam e dançam diante de uma felina anciã, a Velha Deuteronômio (Dench), que escolherá um deles para “ganhar uma nova vida”. Para que ninguém diga que falta conflito à narrativa, um gato criminoso chamado Macavity (Elba) decide sequestrar os demais competidores para tentar aumentar as próprias chances de vitória.
Com roteiro escrito por Hooper ao lado de Lee Hall, esta adaptação ainda procura criar alguma estrutura ao elevar Victoria (Hayward) à condição de protagonista, apresentando-a como uma gata abandonada pelos donos que, adotada pelos Jellicles (suspiro), serve como desculpa para que premissas daquele universo sejam explicadas ao público. Ou “explicadas”, já que as letras das canções não fazem sentido algum – incluindo a mais conhecida delas, “Memory”. Além disso, as passagens que trazem os personagens emocionadíssimos raramente conseguem justificar estas emoções e boa parte das músicas é amaldiçoada por melodias aborrecidas ou quase inexistentes (não é à toa que “Melody” ganha uma reprise, já que contrasta de modo brutal com as demais).
Ao mesmo tempo, a decisão de contratar o renomado coreógrafo Andy Blankenbuehler para criar os números de dança é anulada pela absoluta incapacidade de Tom Hooper de compreender as bases do gênero, já que a câmera sempre em movimento, os planos fechados e os cortes frequentes destroem qualquer possibilidade de que algo memorável se apresente na tela. Um dos piores exemplos disso, aliás, pode ser testemunhado quando o dançarino Steven McRae, interpretando o gato Skimbleshanks (nem vou comentar os nomes das criaturas), começa a sapatear em um ritmo crescente para evocar o som de uma locomotiva apenas para ter seu efeito sabotado pela intromissão de Hooper e da montadora Melanie Oliver, que fazem (juro!) algo em torno de vinte cortes em poucos segundos – e se há algo que tornava os musicais clássicos memoráveis era o fato de que podíamos ver os movimentos e ritmos dos artistas na tela e constatar seu talento sem que houvesse dúvida sobre a possibilidade de vários planos diferentes terem sido remendados para criar um único passo. Do mesmo modo, de que adianta homenagear os elaborados padrões geométricos de Busby Berkeley na sequência envolvendo baratas (sim) se não teremos tempo de apreciá-los apropriadamente? Para completar, assim como havia feito em seus trabalhos anteriores, o cineasta desperdiça o belo design de produção graças à sua decupagem atroz – e não sei por que diretores de arte, cenógrafos e figurinistas insistem em trabalhar com Hooper se terão seus esforços atirados no lixo.
O que nos traz aos gatos em si, estas aberrações que, graças à ideia de combinar efeitos digitais, maquiagem e, ora, a anatomia humana, transformam a experiência de assistir a Cats em um pesadelo constante. Se nos palcos o conceito de atores vestindo figurinos peludos e tentando evocar os movimentos de felinos pode até funcionar, já que o espectador sabe que no teatro há um acordo tácito entre artista e público para que a imaginação deste complemente o que a limitação da própria mídia determina, no cinema a dinâmica é diferente, tornando artificial e ridículo o que ao vivo seria aceitável. Além disso, o filme jamais decide se quer salientar a “felinidade” dos atores ou a humanidade dos gatos: aqui, eles caminham eretos; ali, sobre quatro patas (ou melhor: mãos e joelhos). De maneira similar, alguns possuem pelos nos pés e nas mãos enquanto outros exibem apenas a pele humana de seus intérpretes – e é patente que tampouco há lógica na decisão de trazer alguns personagens usando roupas e tênis ao mesmo tempo em que outros surgem nus (ah, sim: e um dos gatos tem um dente de ouro, já que... por que não?).
Mas os desastres não param por aí, já que o tamanho dos gatos em relação ao ambiente varia de cena para cena, o uso de fios para simular seus saltos é pavoroso e o nariz de Jennifer Hudson aparece escorrendo em todas as cenas. (Porque Grizabella SOFRE em caixa alta, itálico e negrito, entendem?) Já Rebel Wilson e James Corden, como os comediantes do projeto, são forçados a encaixar piadinhas em cada fala ou verso – e há uma cena que traz vários planos de Wilson sozinha, comentando o que vê, que sou capaz de jurar ter sido rodada posteriormente, apenas com a atriz no estúdio, depois que algum executivo decidiu que faltava “humor” ao longa. E se Judi Dench e Ian McKellen até escapam relativamente incólumes à tragédia (ênfase no “relativamente”), Idris Elba naufraga no ridículo de seu personagem, sendo triste testemunhar seus esforços para trazer vida a uma muleta de roteiro. Para completar, a estreante Francesca Hayward, como Victoria, demonstra sua competência como bailarina, trazendo elegância e fluidez em seus movimentos, mas jamais tem a chance de explorar seu talento como atriz, já que a personagem passa a projeção inteira oscilando entre duas expressões: encantamento e aflição. Ok, e Hudson canta “Memory” (duas vezes, já falei?) com entrega e emoção incondicionais, mas... chegou um momento em que minha vontade era apenas a de lhe entregar um lenço para que finalmente assoasse o nariz.
Ruim, mas não a ponto de se tornar interessante (Hooper é incompetente até em sua ruindade), Cats é uma estupidez aborrecida e esteticamente hedionda. Talvez um dia alguém faça uma comédia sobre os bastidores desta produção e consiga trazer, mesmo tardiamente, algum sentido para sua existência. Até que isto aconteça, porém, já ficarei satisfeito se esta catástrofe resultar no fim da carreira de seu diretor. Hitl... Hooper já foi longe demais.

 

 


 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...
  • Members

vencedor absoluto do Framboaesa

 

Pior Filme
Cats
The Fanatic
The Haunting of Sharon Tate
Um Funeral em Família
Rambo: Até o Fim

Pior Diretor
Fred Durst — The Fanatic
James Franco — Zeroville
Adrian Grünberg — Rambo: Até o Fim
Tom Hooper — Cats
Neil Marshall — Hellboy

Pior Ator
James Franco — Zeroville
David Harbour — Hellboy
Matthew McConaughey — Calmaria
Sylvester Stallone — Rambo: Até o Fim
John Travolta — The Fanatic
John Travolta — Trading Paint

Pior Atriz
Hilary Duff — The Haunting of Sharon Tate
Anne Hathaway — As Trapaceiras
Anne Hathaway — Calmaria
Francesca Hayward — Cats
Tyler Perry — Um Funeral em Família
Rebel Wilson — As Trapaceiras

Pior Ator Coadjuvante
Tyler Perry — Um Funeral em Família
James Corden — Cats
Seth Rogen — Zeroville
Bruce Willis — Vidro
Tyler Perry — Um Funeral em Família

Pior Atriz Coadjuvante
Jessica Chainstain — X-Men: Fênix Negra
Cassi Davis — Um Funeral em Família
Judi Dench — Cats
Fenessa Pineda — Rambo: Até o Fim
Rebel Wilson — Cats

Pior Continuação/Remake/Spin-Off
X-Men: Fênix Negra
Godzilla II: Rei dos Monstros
Hellboy
Um Funeral em Família
Rambo: Até o Fim

Pior Combo em Tela
Cats — Qualquer cena com humanos-felinos
Um Funeral em Família — Tyler Perry contracenando com Tyler Perry
Rambo: Até o Fim — Stallone e sua raiva descontrolada
Cats — Jason Derulo e sua “protuberância” feita de CGI
John Travolta — E qualquer roteiro que ele aceite

Pior Roteiro
Cats
The Haunting of Sharon Tate
Hellboy
Um Funeral em Família
Rambo: Até o Fim

Prêmio Deu a Volta Por Cima
Jennifer Lopez — As Trapaceiras
Eddie Murphy — Meu Nome é Dolemite
Keanu Reeves — John Wick 3: Parabellum
Keanu Reeves — Toy Story 4
Adam Sandler — Jóias Brutas
Will Smith — Aladdin

Pior Desrespeito pela Vida Humana e pela Propriedade Pública
Dragged Across Concrete
The Haunting of Sharon Tate
Hellboy
Coringa
Rambo: Até o Fim

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

o Hugh Jackman quase entrou nessa barca furada...so nao entrou pela agenda cheia, tendo em vista que ele ja filmou com o diretor Os Miseráveis. Quando perguntado se ele estava feliz por ter ficado de fora do filme, visto que o filme foi um fracasso, o ator foi bastante gentil ao dizer que não assistiu ao longa e portanto não poderia julgá-lo:
“Eu estou no teatro, cara, e eu não quero entrar nessa de atacar pessoas – ou ser ‘Maria vai com as outras’. Eu não vi o filme, e Tom Hooper é um dos maiores cinegrafistas que nós temos.” 

Capa da Publicação

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Também não arrisquei a ver o filme não. 

E essa cena é um das mais criticadas. Humanos vestidos de baratas sendo comidos por humanos vestidos de gatos. E a Rebel Wilson tirando o pêlo pra mostrar que está de vestido por baixo. Incompreensível. rsrsrs

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...