Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman Begins


clark
 Share

Recommended Posts

  • Members

Vi hoje. Apesar de muitos diálogos meia-boca ao extremo, é fodão. Como

em Amnésia, é sobre um homem atormentado em busca de justiça, mas se

naquele o objetivo era vingança e o bem pessoal, nesse é só justiça

mesmo e beneficiar toda a comunidade. Visualmente ganha de qualquer

filme de super-herói de qualquer época, Gotham parece mesmo uma cidade

sombria, imunda e corrupta, onde só se salvam meia-dúzia de

gatos-pingados, quase um Rio de Janeiro da vida, e aquelas alucinações

parecem saídas de um filme de terror B, fantástico. O elenco é ótimo,

principalmente Murphy e Bale, ele sim um Batman de verdade.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ok' date=' vi o filme hoje à tarde.

Fenomenal em quase todos os aspectos. Nolan foca no personagem Bruce Wayne e, para o filme, a decisão foi acertada. Entretanto, ao focar nele, o filme atinge o extremo oposto dos filmes de Burton: agora, os vilões é que ficam apagados (a exceção de Neeson) enquanto o herói reina sozinho na tela. Com isso ficam perguntas no ar como de onde veio o Espantalho? Qual era a motivação do Crane?

Não chio com relação às alterações feitas por Nolan. Todas elas caíram excelentes no filme, embora eu me questione porque diabos o pai de Bruce o leva, dias depois de ter seu trauma com os morcegos, para assistir uma ópera que tem gente fantasiada de.... morcego? Será que o pai não sacou que o moleque poderia surtar durante o espetáculo? Seria Thomas Wayne um Homer Simpson? smiley36.gif Há também alguns diálogos cheesy como aquele no começo 'você está no inferno e eu sou o diabo...' Sem mencionar a já clássica 'fique calma, vc foi envenenada...' Às vezes fiquei pensando se George Lucas não deu uma ajuda a Goyer e Nolan nos diálogos. Como ele, Goyer e Nolan pecaram pelo excesso. Poderíamos ter ficado muito bem sem o 'vc está envenenada'.

A trilha sonora ficou excelente, com exceção da já mencionada falta do tema para o herói. Isso está virando um péssimo costume, embora eu tenha achado fascinante a experiência de tentar sacar, na trilha, onde começava a maestria de Hans Zimmer e onde começava a genialidade de James Newton Howard. Para fãs de trilhas sonoras, Batman Begins é uma experiência e tanto. Visualmente o filme é um desbunde e a tentativa de Nolan de emular um mundo decrépito e decadente como o nosso funcionou pra mim. Aliás, não entendo essa mania que os malditos xiitas tem de favorecer a visão de Nolan em detrimento da visão de Burton. Os filmes de Burton foram feitos de acordo com a visão que ele - Burton - tinha do personagem. Isso é ser autoral e não um diretor meia pataca que tenta agradar a um bando de nerds que não transam e só leiem gibis. Nolan também adota esse prisma autoral, mas do seu jeito, embora ele ainda não se destaque por um estilo visual. Não ainda... Quem sabe em Batman Begins 2? Muito se foi falado aqui das lutas. Achei-as o máximo. O cara é soturno, quer meter medo e age nas sombras. Sendo assim, nada melhor do que ver em closes rápidos a ação enquanto ele desce os sopapos nos caras. Trata-se de uma decisão artística do diretor que, ao meu ver, está ligado diretamente ao modus operandi de Batman. Também vi aqui um ou outro comentário isolado sobre a (falta de) ação do filme. Ora, o filme é do personagem Bruce Wayne, portanto, as cenas de ação tem que se encaixar no contexto da história e não o contrário. Chega de ceninhas cheias de pirotecnia, mas que só existem para evitar a sonolência da platéia.

Com relação ao personagem de Bruce Wayne, que me desculpem os fãs de Peter Parker, mas Bruce deixa Peter no chinelo. Bruce enfrenta suas decisões e consequências e VIVE com elas, sem terminar com a mocinha no final (pelo menos foi isso que eu entendi da conversa final entre ele e a Katie - gracinha por sinal). Peter Parker passa por tudo que passou, abre mão de tudo, deixa de ser herói para tentar ter tudo o que sempre quis ter e quando toma na cabeça mesmo assim, volta a ser herói, ganha a garota e ainda salva o dia? Sorry Spider, tou com Bruce nessa! Passe na banca mais próxima e compre a Playboy do mês. E tb não achei ideal o Batman revelar sua identidade para Katie... Ao contrário do que aconteceu nos filmes de Burton, Bruce tinha um envolvimento com as garotas (Vicki e Mulher-Gato) para quem ele contou sua identidade. Entretanto, a forma como isso ocorreu aqui foi mais natural do que em Homem-Aranha 2.

Um filme excepcional de super-herói sem ser necessariamente uma obra-prima. Nada como ter $180 milhões dos outros pra gastar à vontade. Nolan saiu no ganho. Sam Raimi torrou $220 milhões num filme onde vc vê somente metade do valor gasto. Mas quando se vê Christian Bale, Liam Neeson, Michael Caine, Katie Holmes, Morgan Freeman, Gary Oldman e Rutger Hauer (com pouco tempo em cena, gostaria de tê-lo visto mais, mas é uma ressurreição de qq jeito), vc tem a prova de que a grana foi bem empregada.

Mais ainda da visão de Nolan. Achei interessante como o visual de Gothan se divide entre antes da morte dos Wayne e depois da morte dos Wayne. Uma cidade bonita, em pleno desenvolvimento e o poder se escondendo no alto dos imensos arranha-céus... Para depois virar uma metrópole decrépita, corrompida e nojenta... Nesse sentido, Nolan se aproxima de Burton já que este retratou todo o universo de Batman como um freak show onde os heróis e vilões são todos aberrações no sentido mais amplo da palavra. Burton criou um pesadelo gótico, onde nem o mais lunático gostaria de viver lá... Nolan vai pelo mesmo caminho, mas acredita numa possível e eventual redenção. Burton nem isso mencionava, sinal de que, aos olhos dele, até o Batman era uma cria daquele universo podre sem salvação. Não se trata de uma visão melhor que a outra, mas apenas pontos de vista diferentes sobre um mesmo universo, uma mesma mitologia. Com relação ao Nolan, a catarse que sua abordagem daquele universo provoca me fez emitir um sorrisão no rosto ao torcer para que o Batman trucidasse todo mundo. No caso dos filmes do Burton, eu torcia somente para ele trucidar o Coringa e ir para a cama de uma vez com a Mulher-Gato.

Conclusão: filmaço com um ou outro probleminha que não interfere substancialmente no conjunto e uma bela adição aos dois filmes do Burton. Admiro os 3, acho-os excelentes e duas visões peculiares e fascinantes sobre um mesmo universo.

E, xiitas, vão ler gibis e deixem de ir ao cinema! smiley36.gif

Cotação - *****

[/quote']

bem, concordo com quase tudo, mas menos com o fato de vc achar os do Burlom tão bom quanto o do Norlan!

eu adorei os do Burton, mas esse foi muito melhor, muito mais, como diria, encorpado, mais "embasado"

aah, e o Batman do Nolan, foi MUITO MAIS sorrateiro, obscuro, só não gostei na hora de encher a porrada,, pq não deu pra ver um golpe se quer, mas isso é o de menos!!

o do Burlom, o Batman era um ser imponente, e que ia de peito aberto e dava porrada em todo mundo, muito massa, mas no do Nolan, Batman é um ser que nem eu saberia, e que até eu me borraria de medo, caso estivesse na pele dos bandidões, o impacto dos "ataques" do Batman do Nolan me causou mais emoção e alegria do que o do Burton!!

AAH, e não gostei do Batman ter se revelado pra doidinha, mas tbm acho que foi bem natural e aceitavel a sua revelação, mas acho que daria uma sensação bem mais nobre pro publico o Batman não ter se revelado, e a Katie começar a valoriza-lo quando ele começar a fazer algo de bom como Bruce, ou seja, talvez só na continuação!!

mas a historia do Nolan foi muito em encaixada, ele treinando, o argumento do Bruce se tornar criminoso e depois Batman CAIU MUITO BEM, FOI BEM CONVINCENTE perfeito, e a imagem do pai do pai do Bruce realmente foi bem colocada, deu uma ideia de uma cidade desenvolvida e mais segura, mas não perfeita(o proprio pai do Bruce afirma da existencia da pobreza e de sua preocupação a respeito desse problema), mas os verdadeiros politicos e homenms de negocio tomaram o controle da cidade e Gotham acabou mergulhando em um mar de crimes, algo bem conhecido por nós brasileiros!!

eu gostei muuuito do filme, não deu a sensação de assistir um filme só pra divertir, foi pra se emocionar e refreltir(não sobre a vida, mas sobre os PERSONAGENS)!!

e acho que o vilão principal foi bem explordo, e muito bem, por sinal, que era o O´Gorl(sei la), o Espantalho era um coadjuvante, ou algo do tipo. Mas de fato, o Espantalho não foi explorado, pq não houve tempo, já que não era essa a proposta, e caso fosse exporado, iria acabar levando a uma competição com os filmes do Burton, ia ter comparações tipo:" aa, o Coringa do Burton era muito melhor que o Espantalho" mas Nolan teve a inteligencia de explorar o filme de outra forma, com outra visão, que acabou por deixar o espantalho um pouco de lado, mas o personagem principal ganhou grande embasamento!

AAAH, ia me esquecendo, até o Batmovel ficou legal, é feio,mas ficou PLENAMENTE justificavel, e até A MELHOR OPÇÃO para este filme

AAH, uma coisa que não entendi, o Batman falou que a Katie tinha poucas horas de vida, e todos os cidadãos de Gothan que inalaram o gás? eles iriam todos morrer?

AAAH, PUTZ, aquela cena do Batman usando na bota um sonar pra atrair os morcegos e despistar a policia FOI SENSACIONAL, adorei smiley32.gif.

Outra coisa: aquela rápida parte em que o batmóvel está stealth, oculto entre as viaturas, e passa ao lado de uma delas, com a câmera dentro da viatura, mostrando só o grande vulto passando pela janela, é sublime, horrorizante. \o/

é  mesmo, ficou massa!!

nota: 9/10

OBS: aah, sobre os "castigos" acho que não foram legais, afinal, eles só estavam postando os seus pontos de vista, e vale muito pro topico as discussoes a respeito do valor do filme, como disse o Darth Maul!!

AAH, pra mim houve os Batmans do Burton e agora há o Batman do Nolan, EU TO LOUCO pela continuação desse Batman do Nolan!

os do Burton foram massa, esse do Nolan FOI MAIS MASSA smiley2.gif, mas  foram estilos direntes, portanto, historias diferentes, gostos e visões diferentes, acho que esse Batman do Nolan não pode querer ser a explicação do Batman do Burton e sim um novo Batman, TOTALMENTE separado do Batman do Burlon!!

Acho patético as DUAS comparações: livro x cinema e HQ x cinema. O que desmerece um filme são as escolhas que não funcionam DENTRO dele' date=' independentemente de ser parte ou não da HQ.

Tome por exemplo, a origem do Batman nos filmes de Burton: ali é o Coringa quem matou os pais dele e isso guia o personagem por TODA a narrativa, deu motivação ao Batman. Mudou o que tinha na HQ, mas funcionou da forma brilhante no filme. E tem gente que resmunga dessa alteração que atendeu à narrativa do filme e eivou o personagem de objetivo e motivação. Cadê o argumento convincente desses que torcem o nariz pra essa alteração? O único que li aqui foi o silly 'mudou o que tava na HQ'.

Não é estranho que Batman, em nenhum momento, nas HQs, tenha pêgo o filho da mãe que matou seus pais? O que aconteceria depois disso? Ele teria sua paz de espírito? Como ele lidaria com a sua função de vigilante depois disso? Os filmes do Burton desenvolvem, mesmo que superficialmente, esse momento 'pós-vingança' e o filme de Nolan seguiu o mesmo caminho, já que deu um fim no cara que matou os pais de Bruce. E quanto às HQs? Será que o desmerecimento de um em detrimento de outro é parte do processo mesmo ou seria o mal da conveniência, preciosismo e do fãzóidismo atacando de novo?

[/quote']

é, tbm não entendo, pra mim, a ideia do coringa matando os pais do Bruce caiu muito bem também!!


Mas infelizmente esse fórum se tornou uma DITADURA e o Excelentíssimo Senhor Doutor Moderador Conde Dookan está agindo com MÃO-DE-FERRO na sua campanha TOLERÂNCIA ZERO.


 

Achei a advertência a Adam_Jones_1 totalmente descabida. Foi simplesmente uma retalhação arrogante e rancorosa de Conde Dookan.


 

DOOKAN... NÃO PERCA TEMPO ME ADVERTINDO OU ME BANINDO. ESTOU ABANDONANDO ESTE FÓRUM (TODO O FÓRUM!)' date=' QUE POR MUITO TEMPO FOI UM LUGAR ONDE ME DIVERTI E FIZ BOAS AMIZADES, EM SOLIDARIEDADE AO ADAM_JONES_1. AINDA MAIS PORQUE DESDE QUE VOCÊ RESOLVEU APARECER AQUI PELO TÓPICO DE BATMAN BEGINS... A COISA FICOU INSURPORTÁVEL.


 

ESPERO QUE VOCÊ COLOQUE A MÃO NA CONSCIÊNCIA E VEJA O QUANTO VOCÊ ESTÁ SENDO ARROGANTE E INTRANSIGENTE.


 

Aos amigos de sempre do fórum, especialmente o "Quarteto Fantástico"... um forte abraço... e a gente se esbarra pelo msn. smiley2.gif


 

[/quote']


 

isso aqui tah pegando fogo mesmo... dei uma olhada nas ultimas paginas e concordo com a advertencia dos 4 zé roelas, incluindo esse adam. naum eh de hoje q vejo ele desrespeitando outros usuarios em outros topicos, depois vem falar do tal ugarde. naum tem essa de arrogancia naum, acho q a moderacao passa a mao demais na cabeça de muuitos usuarios. tava na hora jah deles mostrarem a que vieram


 

e bell, de boa, se o adam se jogasse de um predio voce se jogaria tambem em solidariedade a ele? cada coisa que leio nesse forum...



hello my dear truta, the bisinís is thix...
sim, me lembro das ofensas as quais voce calorosamente
me refresca (hhhmmmmm, tá suspeito  )
mas e daí, quem escreve o que quer, lê o que não quer...
é óbvio que já me exaltei antes, e daí, vai me multar por
acaso???
e logicamente, agradeço a alexander bell pelo apoio,
essa máfia tá transformando o fórum numa piada....
e o pior é termos eles no comando da coisa toda!
pablo "my valuable critic" villaça, mostre que voce
é o cara, me expulse se for preciso!!! mas faça algo
com essa figura do dookan, ninguém merece esse tiranismo....(pra não mencionar da máfia que acompanha ele aonde ele vai)

obs: só um detalhe, não me sentirei mal banido do site,
me sentirei mal sabendo que certas figuras vão continuar
a transitar por aqui com teclado de autoridade e fazer
o que "bem entenderem" em nome do que eles julgam
correto.

ou seja, vc assumiu que era um Folco da vida, então, VC MERECE MESMO SER PUNIDO, PUNIDO POR HIPOCRISIA, "Folco só veio pra avacalhar", é, tem nego que não olha pro proprio umbigo smiley5.gif

o Coonde está apenas sendo coerente com a postura adotada pelos administradores, se corretamente ou não, ai é outra coisa, mas coerente ele está, ao meu ver, ele está errado, TANTO EM PUNIR O FOLCO E O UPGRADE quanto em te banir, mas como vc foi hipocrita, talvez seja realmente necessario a puniçao!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Faço minhas as palavras do Alexander Bell !!! Ele fez muito bem ao lembrar qual é o MÉRITO do assunto em questão NESTE tópico do fórum.

Vou usar um exemplo bem simplista para encerrar minha visão sobre essa questão, já q está ficando meio repetitivo : imaginemos um gênero alimentício qualquer disponível no mercado, e vamos chamá-lo de 'B'. Vc pode encontrar 'B' com diversos temperos(leia-se autores), mais todos sabemos e podemos reconhecer q se trata de 'B', só muda a apresentação.

Literalmente, o q o Burton e Schumacher fizeram foi pegar a marca e a embalagem de 'B', colocar um outro produto qualquer e ainda assim vender como 'B'. Se vendeu bem ou não, se agradou a alguns consumidores,sem conhecimento prévio de 'B', ou ainda q mesmo tendo alguma noção de 'B' consentiram com essa transgressão, não muda os fatos.

Em suma, falando o português + claro, venderam gato por lebre.  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

AAH' date=' uma coisa que não entendi, o Batman falou que a Katie tinha poucas horas de vida, e todos os cidadãos de Gothan que inalaram o gás? eles iriam todos morrer? [/quote']

Crane/Espantalho diz no filme que a dose do gás que deu p/ Rachel foi uma dose muito alta, e por isso ela não teria muito tempo. Creio que os cidadãos não morreriam pelo gás, mas sim porque uns matariam aos outros.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

     Nobre colega, desculpa, mas, sinceramente, não entendi patavinas do que vc quis falar...
     A respeito da não continuidade da personagem de Katie Holmes, acho ela mais do que aceitável, não só apenas pela péssima atuação da atriz em questão, mas também devido ao diálogo que temos no final, entre ela e Bruce Wayne... Agora, quanto a questão de voltar com os "bat-mamilos" e o "bat-card", por favor, deixemos de lado esse terrível e ridículo filme, fruto da mente doentia de Joel Schumacher (até hoje me pergunto como um homem que fez "Um Dia de Fúria" e depois da porcaria do "Batman & Robin", nos brindou com o interessante "Por um fio", conseguiu fazer a porcaria do quarto filme da antiga franquia)...

Sunderhus

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti ontem a noite e gostaria de fazer alguns comentários:

O filme começa em um ritmo fraco, em que logo podemos notar as cagadas da edição desenfreada e descabida. A ênfase na questão do medo e da necessidade de vencê-lo, justificando a violência e bla bla bla bla foi demasiadamente utilizada já na parte do treinamento, criando um clima massante para o espectador mais experimentado. Mas como o filme está no iníco, tudo bem, a gente ainda está na expectativa do que está por vir.

Nessa parte inicial temos a morte dos pais de Bruce... apática demais na minha opinião, não me comoveu nenhum pouco. Neste quesito Nolan mostrou que não tem o feeling de um Tim Burton por exemplo. E a edição sempre lá "roubando a cena" hehe.

Bom, o filme só decola nas partes em que ação começa a tomar conta da tela, a partir do momento em que o Batman começa a agir como o próprio, e começa a caçar os criminosos. As perseguições foram visualmente e tecnicamente muito bem feitas e conseguiram prender a atenção do público.

Ninguém comprometeu nas atuações, e seguindo a proposta deste novo filme, Bale se encaixou muito bem no papel título, e os coadjuventes de peso como Caine e Freeman fizeram a lição de casa otimamente. Quanto a Katie Holmes não considerei uma atuação fraca, apenas não foi explorada como deveria, porém considerando o filme como um todo também não comprometeu. O Espantalho não chegou a me convencer, apesar de gostar das atuações de Cillian Murphy, ao contrário do sempre eficiente Tom Wilkinson como Falcone. Liam Neeson também esteve bem, dentro do papel que lhe foi dado, assim como Gary Oldman que faltou ser mais explorado pela qualidade que possui.

A edição realmente ficou muito rápida na minha opinião, não só rápida, mas com muitas tomadas desnecessárias, onde pensaram em fazer algo estiloso mas que pelo menos para mim soou completamente forçado e equivocado. Nas lutas não houve tempo para analisar tudo o que saltava aos olhos a cada centésimo de segundo...

7/10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na minha opinião, quem não gostou da primeira hora do filme (achou lenta ou monótona), é porque só curte filmes de ação, e não é muito chegado em filme "cabeça". Porque Batman Begins é o filme 'pipoca' mais 'cabeça' que eu já vi.

Pra mim, a primeira hora passou voando, de tão agrável que foi, ver o treinamento de Bruce Wayne e a preparação para o surgimento do Batman. Em nenhum momento senti monotonia ou torci pro filme avançar logo.

Quando o Batman surge, então... o filme acaba! smiley36.gif

Batman Begins é um clássico exemplo de como fazer um filme bastante fiel à essência do personagem, mesmo estando diferente em alguns pontos superficiais (uniforme, cinema x teatro, Liga das Sombras...).

FILMAÇO!!! Nota: smiley10.gif smiley10.gif smiley10.gif smiley10.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na minha opinião' date=' quem não gostou da primeira hora do filme (achou lenta ou monótona), é porque só curte filmes de ação, e não é muito chegado em filme "cabeça". Porque Batman Begins é o filme 'pipoca' mais 'cabeça' que eu já vi.

[/quote']

a primeira parte não é lenta, apenas mal dirigida, piegas e não envolvente, pelo menos para mim.

filme cabeça é outra coisa, por favor...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

olá mellany!

tudo depende do seu ponto de vista!

se você ler o meu review vai ver que eu dei nota 7, ou seja, apesar dos defeitos o filme ainda ficou na "média". É bem diferente dos primeiros filmes do Batman, então só indo ao cinema para tirar suas próprias conclusões!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

     Nobre colega, desculpa, mas, sinceramente, não entendi patavinas do que vc quis falar...
     A respeito da não continuidade da personagem de Katie Holmes, acho ela mais do que aceitável, não só apenas pela péssima atuação da atriz em questão, mas também devido ao diálogo que temos no final, entre ela e Bruce Wayne... Agora, quanto a questão de voltar com os "bat-mamilos" e o "bat-card", por favor, deixemos de lado esse terrível e ridículo filme, fruto da mente doentia de Joel Schumacher (até hoje me pergunto como um homem que fez "Um Dia de Fúria" e depois da porcaria do "Batman & Robin", nos brindou com o interessante "Por um fio", conseguiu fazer a porcaria do quarto filme da antiga franquia)...

Sunderhus

Por um Fio foi muito bom mesmo. Não entendo como um cara pode fazer dosi filmes tao diferentes em estilo e qualidade. Que pena q ele nao gozava da mesma critiatividade na epoca de Batman e Robyn. Um desperdicio!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na minha opinião' date=' quem não gostou da primeira hora do filme (achou lenta ou monótona), é porque só curte filmes de ação, e não é muito chegado em filme "cabeça". Porque Batman Begins é o filme 'pipoca' mais 'cabeça' que eu já vi.

Pra mim, a primeira hora passou voando, de tão agrável que foi, ver o treinamento de Bruce Wayne e a preparação para o surgimento do Batman. Em nenhum momento senti monotonia ou torci pro filme avançar logo.

Quando o Batman surge, então... o filme acaba! smiley36.gif

Batman Begins é um clássico exemplo de como fazer um filme bastante fiel à essência do personagem, mesmo estando diferente em alguns pontos superficiais (uniforme, cinema x teatro, Liga das Sombras...).

FILMAÇO!!! Nota: smiley10.gif smiley10.gif smiley10.gif smiley10.gif

[/quote']

Aquele treinamento com A Liga das Sombras é realmente demais! Achei originalissima aquela cena em que um fica "caçando" o outro entre todos aqueles ninjas. Sensacional este filme. Acho que vou ate assistir de novo!smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na minha opinião' date=' quem não gostou da primeira hora do filme (achou lenta ou monótona), é porque só curte filmes de ação, e não é muito chegado em filme "cabeça". Porque Batman Begins é o filme 'pipoca' mais 'cabeça' que eu já vi.

[/quote']

a primeira parte não é lenta, apenas mal dirigida, piegas e não envolvente, pelo menos para mim.

filme cabeça é outra coisa, por favor...

Concordo com o willy...

E não entendi o que o Fã do Morcego quis dizer com: "Em suma, falando o português + claro, venderam gato por lebre. "

[quote name='scarlet_rose]O título em si já sugere uma busca às origens do personagem. Quem teve essa opinião' date=' nao analisou a real proposta do C. Nolan, ou nao quis entendê-la...[/quote']
A real proposta do Nolan é meio óbvia, é só ler o título. Agora o que levou você a concluir que eu não quis entendê-la?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aquele treinamento com A Liga das Sombras é realmente demais! Achei originalissima aquela cena em que um fica "caçando" o outro entre todos aqueles ninjas. Sensacional este filme. Acho que vou ate assistir de novo!smiley36.gif



Sem dúvida alguma, aquela cena da "caça" foi simplesmente incrível... Acompanhei-a com a mão na frente da boca, impressionado... Mas, não foi apenas essa cena na qual eu fiquei impressionado... Para falar a verdade, fiquei impressionado quase em todas as cenas do filme... Acheio muito bom, mesmo... Não tenho do que reclamar do início, achei interessantíssimo... Nem um pouco piegas, como alguns acusaram de ser... Como já disse diversas vezes, a proposta do Nolan e do Goyer sempre foi, desde o início, focar o filme muito mais em Bruce Wayne e no que o motivou a se tornar o Batman, do que no Batman propriamente dito...

Sunderhus

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema para mim está na forma como foi feito este enfoque. A cena da "caça" dos ninjas foi uma ótima idéia' date=' mas a edição desta cena ficou MUITO retalhada.[/quote']

Eu estive pensando com muito carinho nessa questão da montagem das cenas de ação que temos em Batman Begins... Não posso afirmar com certeza sobre isso, e nenhum de nós pode... Apenas Nolan pode dizer o que ele realmente queria com aquilo, mas o que posso fazer é a pura e simples especulação em cima do que vi...

O que vi no filme foram cenas de ação com uma montagem que primou, a todo momento, pela velocidade nos golpes, e pela ferocidade da ação... E, a minha opinião é simples, banal, e acho que muitos já chegaram a mesma... Nolan quis nos colocar dentro da cena, para que tivéssemos, assistindo cenas tão velozes e "ferozes", a real sensação de que Batman tem um treinamento e a força que lhe dá uma velocidade tamanha ao desferir os golpes, que faz com que simplesmente nos sintamos atordoados pela cena... Pelo menos, foi essa a sensação que eu tive...

Muitos podem vir a julgar que isso foi para esconder alguma falha ou falta de capacidade do diretor... Sinceramente, não consigo julgar dessa forma... Acredito que essa opção do diretor, de levar as cenas de luta com uma montagem veloz e entrecortada nada mais foi do que um recurso estético e dramático utilizado por ele... No meu ver, acho que foi um recurso interessante, e viável...

Sunderhus

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei ótimo que o Espantalho foi usado apenas como um peão dentro da trama! Não gosto dessa coisa de toda adaptação de heróis ter de trabalhar uma origem e um fim de cada personagem em 2h' date=' além de contar toda a trama. Aí fica aquela coisa corrida demais e sem profundidade, como foi o caso de Homem-Aranha 1 e 2, que o Duende e o Octopus tiveram suas gêneses muito apressadas, resumidas ao extremo e depois de 1 ou 2 brigas cada um com o Aranha, já morrem!! Essa necessidade de mostrar origem de tudo é o que faz alguns diretores terem horror de colocar 2 vilões num mesmo filme.

Prefiro que um personagem apenas cumpra seu papel (o que o Espantalho cumpriu muito bem), se não for essencial para a trama, não é necessário ficar jogando na cara o PORQUÊ de tudo, tomando tempo precioso da projeção. Acredito que nem nós, fãs, nem o público médio está interessado. E além disso é muito melhor ficar aquele mistério das razões subentendidas, do que a impressão de algo apressado e resumido. 

Acho que adotar esse padrão pode ser a chave para a aparição de vários personagens do universo de Batman, que talvez não teriam tanto espaço para sustentar um filme inteiro nesse conceito realista.

Gostaria muito de ver o Pinguim como um gangster, tal como Falcone, sem maquiagem ou deformidades, só um figurão do submundo, baixinho e gordo, e que teria o hábito de usar cartola e smoking. O apelido viria de seus capangas!

Charada pode ser um ladrão de jóias, relíquias de museus e obras de arte que revende tudo para o mercado negro. Eles serviriam como peças dentro de uma trama, ou aparecendo em pontas mesmo, enriquecendo tramas mais complexas envolvendo inimigos centrais com mais apelo verossímil (esses sim poderiam explorar origens), como Coringa (um SERIAL KILLER ao melhor estilo Seven, sem capangas ou planos mirabolantes), Mulher-Gato (sua graphic novel 'Ano 1' é perfeita pra ser adaptada dentro desse conceito realista do Nolan e Goyer) e Duas-Caras (a dualidade do Harvey Dent como antigo aliado de Batman).

Mas realmente não vi nada de louco no Espantalho! Ele era um psiquiatra que, por debaixo dos panos, sintetizava drogas e traficava. Isso ficou subentendido na conversa com o Falcone. Trabalhava para a máfia, drogando a bandidagem para que se livrassem da cadeia, alegando insanidade. O lance é que o ator criou uma expressão indiferente e sinistra para o personagem, sem dar nenhum toque caricato ou afetado. Parece que vemos aquele olhar todos os dias em pessoas estranhas aí pela rua, tornando-o real. E é isso que o tornou assustador.

[/quote']

O seu comentário foi muito pertinente e assino embaixo ...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não consigo entender porque os fãs de HQ não entendem que uma obra ao ser adaptada para uma outra mídia não precisa ser fiel a fonte ??????????

É por isso que existem pessoas como Jaime Monjardim que dizem que TV e cinema são a mesma coisa ... parecem não distinguir uma coisa da outra ...

Eu sinceramente não consigo entender ...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti hoje de novo!! E por incrível que pareça o filme subiu na minha

cotação (de 9,0 para 10); a primeira hora é impecável e a outra hora

também!!smiley36.gif

 

 

 

Desta vez fui preparado para ver as lutas e consegui!!! O bats é m,uito

rápido; normamelmente ele conseguia imobilizar o adversário com apenas

um golpe!!!

 

 

 

Em nenhum momento o filme é chato!!! Em contrapartida dessa vez ao

inves de eu ter saído com a sensação do filme ter durado 30 min saí com

a sensação do filme ter durado 15 min!!smiley36.gif

 

 

 

São muitas cenas que ao meu ver marcaram!!!

 

- O interrogatório de Flass

 

- O interrogatório de Crane

 

- O assassinato dos Wayne

 

- Batman Intoxicado pelo gás

 

- A primeira aparição do Morcegão

 

- O assassinato de Joe Chill

 

- Bruce Wayne  Roubando (para entender a mente criminosa)

 

- As lutas (que ao meu ver ficaram ótimas agora)

 

- As alucinações do espantalho!!!

 

- A revelação que Ducard era na verdade Ra's

 

 

 

O filme na MINHA CONCEPÇÃO é o melhor do ano até aquismiley32.gif

 

 

 

1º BATMAN BEGINS

 

2º Clã das adagas Voadoras

 

3º Jogos mortais

 

4º Cruzada

 

5º SW III

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

AAH' date=' uma coisa que não entendi, o Batman falou que a Katie tinha poucas horas de vida, e todos os cidadãos de Gothan que inalaram o gás? eles iriam todos morrer? [/quote']

Crane/Espantalho diz no filme que a dose do gás que deu p/ Rachel foi uma dose muito alta, e por isso ela não teria muito tempo. Creio que os cidadãos não morreriam pelo gás, mas sim porque uns matariam aos outros.

aah ta, eu entendi que o Crane AINDA iria dar mais uma dose do gás pra mata-la mais rapido, mas ai o Batman apareceu e o impediu, por isso a minha estranheza!!

mas valeu pela explicação, eu estava equivocado!!

Na minha opinião' date=' quem não gostou da primeira hora do filme (achou lenta ou monótona), é porque só curte filmes de ação, e não é muito chegado em filme "cabeça". Porque Batman Begins é o filme 'pipoca' mais 'cabeça' que eu já vi.

Pra mim, a primeira hora passou voando, de tão agrável que foi, ver o treinamento de Bruce Wayne e a preparação para o surgimento do Batman. Em nenhum momento senti monotonia ou torci pro filme avançar logo.

Quando o Batman surge, então... o filme acaba! smiley36.gif

Batman Begins é um clássico exemplo de como fazer um filme bastante fiel à essência do personagem, mesmo estando diferente em alguns pontos superficiais (uniforme, cinema x teatro, Liga das Sombras...).

FILMAÇO!!! Nota: smiley10.gif smiley10.gif smiley10.gif smiley10.gif

[/quote']

concordo, eu acho que a primeira metade do filme foi TODA A BASE DO FILME, sem ela, o Filme seria apenas um filminho de heroi, com cenas de porrada e pancadaria!!

o que nao gostei muito foi só da edição das lutas, não deu pra ver um golpe se quer, eu fiquei muito confuso, não sabia se era o Batman que levava o Golpe ou eram os inimigos!!

acho que seria melhor ele mostrar em uma camera mais longe, e não tão proximo, os golpes poderiam ser rapidos, mas que desse pra identifica-los e ver quem está sofrendo os golpes!!

mas isso é o de menos, eu fiquei muuito empolgado com as aparições do Batman, a forma como ele age, nas escondidas, levando o telespectador a espectativa de suas rapidas aparições!!

bem, eu achei o melhor filme baseado em historias em quadrinho, E FALANDO COMO FILME, no quesito Fidelidade, ACHO está entre as melhores, já que não conheço profundamente a historia do Batman!!

e um dos melhores desse ano, com certeza

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...