Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman Begins


clark
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu não sou pela-saco de crítico. Mas acompanho as cíticas do Biaggio há anos... Já conversamos algumas vezes e tal. E posso dizer que discordei dele poucas vezes.

 

 

MORCEGOS E OUTROS BICHOS

batmaneuroteaser.jpg

Vi hoje pela manhã o melhor filme de super-herói já feito.

É, frase bem definitiva, superlativa, pra deixar todo mundo curioso mesmo. Mas vale a pena: Batman Begins é tudo o que os fãs do personagem poderiam querer e tudo o que os apreciadores do bom cinema poderiam querer (é, bom cinema, que pode vir em formato indie ou blockbuster, tanto faz). Um filme sóbrio, pesado quando precisa ser, tristonho na primeira meia hora, cujo ritmo é ágil mas compreensível para quem não tomou ecstasy, e cujas seqüências de ação só usam a tecnologia digital para realçar o que é, em grande parte, cenário construído e lutas feitas com dublês, sem a sensação de que não se saiu da frente do PC gerada por um Star Wars. Um filme em plena atividade das veias ao córtex cerebral, passando pelo coração, que existe e se garante, sem precisar gritar "cheguei e sou foda!" a cada minuto.

E, o principal, um filme do Batman que não se encaixa na fôrma mercadológica "filme do Batman" por toda a primeira hora de duração. Ou mesmo na fôrma "filme de super-herói".

Ainda por cima, vi nas melhores condições possíveis, que para um jornalista são praticamente impossíveis - e hoje, no pós-internet, também pra grande parte das pessoas comuns (sim, nós somos uns anormais). Ou seja, SEM SABER DE NADA A RESPEITO DO FILME, à parte o fato de ser protagonizado por Christian Bale e dirigido por Christopher Nolan e de ser uma adaptação de Batman - Ano 1.

De resto, eu não havia visto nem trailer. Nem me perguntem como consegui isso, mas o fato é que consegui.

Para além do conhecimento da fonte (um primor de HQ, classicismo revigorado, VIVO), eu não tinha noção cênica nem narrativa do que viria. Nem do resto do elenco eu sabia, o que, devido ao fato de os créditos só virem no final, me gerou uma quantidade deliciosa de surpresas à medida que este ou aquele rosto conhecido surgiam na tela. E quer saber? Nem vou falar que atores são esses. Por respeito aos dois ou três que acessarem essa página sem saber quem são e que consigam ir ao cinema totalmente no escuro como eu fui.

Eu sei, se forem dois ou três hoje, até sexta que vem, quando o filme estréia, não serão mais. Até porque o Bruno acaba de voltar de Los Angeles, onde foi fazer o junket* do filme, e deve postar em breve sobre a experiência de falar com ......, ........ e ............, sem falar, claro, em ............ e .................. ao vivo, de pertinho**.

Mas fica por ora o misteriozinho bobo. Como uma homenagenzinha boba ao tempo em que era possível entrar no cinema e se maravilhar com um filme sem saber tudo sobre ele de antemão. Tempo esse ao qual parece pertencer esse filmaço, que, a exemplo da HQ que o inspira, se alimenta da tradição, da precisão, da economia de meios da linguagem clássica, sem jamais parecer retrô, lento ou pobre.

Está aberta a lista dos melhores de 2005. Sério.

E que seja um filme que todo o mundo vai ver a abri-la só me deixa mais feliz.

http://oglobo.globo.com/online/blogs/cinema/

 

 

Minhas dúvidas para com o filme -> 0,05%. E um comentário lá no blog do bonequinho dessa prévia do Biaggio:

João Marcelo F. de Mattos - [email protected]
Jaime, Tentei falar contigo depois do fim da "nossa" sessão do filme, para compartilhar meu entusiasmo (Rodrigo também adorou). Vi vc quietinho pegando só o começo dos créditos, e não fazia idéia que vc tinha gostado também. Talvez não ache como vc que é o "melhor filme de herói", mas é muito, muito bom mesmo. Não esperava nada e fui cativado. Pessoal, o Homem-Morcego foi ressucitado das pérfidas tumbas schumacherianas e está de volta por um bom tempo. Vivas para ele. Spielberg vai ter que rebolar para fazer de "Guerra dos Mundos", o melhor "filme de verão dos EUA" deste ano.

felipef38517.5973611111
Link to comment
Share on other sites

  • Members

MISERÁVEL ENTREGOU VÁRIOS SPOILERS!!!!!!
smiley7.gifsmiley7.gifsmiley7.gifsmiley7.gifsmiley7.gif
OBS:não falo isso por mim' date=' pois já conheço o roteiro,
mas pelos outros que ainda não conhecem.

[/quote']

Foi mal, adam...smiley9.gif

Já selecionei em branco os spoilers.

Cara, passa em branco isso aqui também:

P.S. Um quizz: quando o assassino dos pais de Bruce Wayne é solto, uma mulher o mata na saída da prisão, dizendo, antes, a frase: "Hey Chill, Carmine manda lembranças". Em que famoso filme de gangster um crime é cometido por um assassino que diz uma frase praticamente igual?

Miserável, filho da puta! Agora eu já li! smiley7.gif

(me perdôem o palavrão, mas esse Spoiler gratuito foi foda)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

MISERÁVEL ENTREGOU VÁRIOS SPOILERS!!!!!!

 

smiley7.gifsmiley7.gifsmiley7.gifsmiley7.gifsmiley7.gif OBS:não falo isso por mim' date=' pois já conheço o roteiro,

 

mas pelos outros que ainda não conhecem.[/quote']

 

 

 

SPOILERS?!?!?!?!?!? Mas todos já sabem isso tudo!!!!

 

 

 

Povo estressado...

 

 

 

 

 

 

nein, nein....nem tudo....

 

tem uma parte singela que ainda era de conhecimento de

 

bem pouca gente...era...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

MISERÁVEL ENTREGOU VÁRIOS SPOILERS!!!!!!
smiley7.gifsmiley7.gifsmiley7.gifsmiley7.gifsmiley7.gif
OBS:não falo isso por mim' date=' pois já conheço o roteiro,
mas pelos outros que ainda não conhecem.[/quote']

SPOILERS?!?!?!?!?!? Mas todos já sabem isso tudo!!!!

Povo estressado...

Nem todos, meu caro, nem todos.

Mas a grande maioria dos Spoilers contidos ali já são de meu conhecimento.

Só fiquei meio puto com o final do texto (tava indo tããão bem, por que o cara foi mandar aquele QUIZ??? smiley7.gif).

Mas, antes que me perguntem, I'm relax, now. smiley36.gif

J.C.C38517.6043171296
Link to comment
Share on other sites

  • Members

r3888651494.jpg

Esposa de Bale: - Querido, tem alguma casquinha de pipoca nos meus dentes?

Bale: - Tem não, meu poneizinho. Mas você já pensou em usar um aparelho?

----------------------------------------------------------

capt.lon82206121847.britain_batman_lon822.jpg

Katie: - Ahhhhh!!!! Velho tarado!!! Tá armado!!!

Caine: - Caaalma, minha filha. Não se iluda. É só a minha bengala. A pipa do vovô não sobe mais.

----------------------------------------------------------

capt.lon82006121842.britain_batman_lon820.jpg

 - Seu país precisa de você! Aliste-se!!!

----------------------------------------------

smiley36.gif      smiley36.gif      smiley36.gif      smiley36.gif      smiley36.gif       smiley36.gif

[/quote']

BOA !!! ............ FALTOU O cHAPÉU NO Bale  bigteeth.gif

Que mulher é essa q o Bale foi arrumar??? Tá loko hein...

E cade o Tom Cruise? Dizem q ele deu o maio vexame nessa premiere, alias ele soh nao, a moça ai tbm...q casalzinho de quinta!!! Só pra fazer midia para os respectivos filmes...como se BB precisasse...smiley11.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

r3888651494.jpg

Esposa de Bale: - Querido, tem alguma casquinha de pipoca nos meus dentes?

Bale: - Tem não, meu poneizinho. Mas você já pensou em usar um aparelho?

----------------------------------------------------------

capt.lon82206121847.britain_batman_lon822.jpg

Katie: - Ahhhhh!!!! Velho tarado!!! Tá armado!!!

Caine: - Caaalma, minha filha. Não se iluda. É só a minha bengala. A pipa do vovô não sobe mais.

----------------------------------------------------------

capt.lon82006121842.britain_batman_lon820.jpg

 - Seu país precisa de você! Aliste-se!!!

----------------------------------------------

smiley36.gif      smiley36.gif      smiley36.gif      smiley36.gif      smiley36.gif       smiley36.gif

[/quote']

BOA !!! ............ FALTOU O cHAPÉU NO Bale  bigteeth.gif

Que mulher é essa q o Bale foi arrumar??? Tá loko hein...

E cade o Tom Cruise? Dizem q ele deu o maio vexame nessa premiere, alias ele soh nao, a moça ai tbm...q casalzinho de quinta!!! Só pra fazer midia para os respectivos filmes...como se BB precisasse...smiley11.gif

Quem é a mulher do Bale, eu não sei, mas sei que acho ela altamente "bunitona".

smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A origem de Batman por Alfred do site oficial do filme. Como falei antes:

33xu.jpg

44zi.jpg

 

 

 

Felipe,

 

 

 

Esse recontar da origem do Batman, que vc nos trouxe nessas duas

páginas, foi feito há mais de um ano, antes ainda de se começar a

produção do filme Batman Begins... Ela foi criada por Jeph Loeb e Jim

Lee, para dar uma versão deles ao Cavaleiro das Trevas, pouco antes dos

dois assumirem o título mensal do Cavaleiro...

 

 

 

Um abraço,

 

Sunderhus

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso' date=' sun.

Como disse nas páginas atrás, é de 2003.

Confirma o ano?

[/quote']

Isso mesmo cara, foi em 2003, só não sei te precisar o mês... Foi uma história curta, essa mesma que vc colocou aqui, só duas páginas, para dar uma passada bem geral no que aconteceu... Como todos podem ver, não mudou nada... Continua até sendo "Zorro" o filme que eles foram assistir, ao contrario do que é no filme, onde eles foram assistir uma ópera (e, sinceramente, não curti essa alteração)...

Sunderhus

sunderhus38517.6664236111
Link to comment
Share on other sites

  • Members

CERTIFIED FRESH by Rotten Tomatoes

  

Tomatometer
clear_dot.gif
 RATING: FRESH  READING: 82%

clear_dot.gif

clear_dot.gif(FRESH = 60% or Greater)

 

Reviews counted: 55
Fresh: 45  Rotten: 10
Average Rating: 7.7/10

CAÍNDO!!! smiley36.gif

 

 

E no Metacritic. Outra "temperatura".

Batman Begins
Warner Bros.

 

Batman Begins reviews

Critic Score

Metascore: 72

Metascore out of 100

User Score

 

8.6

out of 10

based on 19 reviews
Read critic reviews
How did we calculate this?

based on 22 votes
Read user comments
Rate this movie http://www.metacritic.com/film/titles/batmanbeginsfelipef38517.681400463
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amigos.... queria eu estar empregado... não ter dívidas...e poder assistir o filme 3 vezes. smiley19.gif

Mas como a grana tá curta... no momento só posso assistir uma vez... e tenho que tecer meus comentários o quanto antes... senão fogem à memória. smiley12.gif

Mas sou assim... impulsivo... gosto de dizer as coisas na lata... por exemplo..  assim q saí do cinema, não gostei de A Vila, mas uma semana depois, repassando o filme na cabeça e conversando com uns colegas, vendo coisas que eu não tinha percebido... eu passei a gostar.

Sei que não é o ideal... mas não levem o meu review a sério.. vai ser apenas uma resenha empolgada. smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não tem essa não, Bell. Se não dá para você ver mais vezes, esse 1º vai estar valendo sim. Você não pode faltar. Ninguém dos que conversaram durante esses meses todos e ajudaram a colocar o tópico com 235 páginas, podem faltar.

felipef38517.7271412037
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...