Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman Begins


clark
 Share

Recommended Posts

  • Members

Nós Vimos: Batman Begins

Por Fabiano Silva — Terça, 14 de junho de 2005

Finalmente ele está de volta, uma volta triunfal do Cavaleiro das Trevas. Batman talvez seja o super-herói mais conhecido e amado (junto com Super-Homem e Homem-Aranha), mas esteve longe muito tempo. Tempo que fez muito bem ao Cavaleiro. Depois do primeiro Batman, a Warner (dona dos direitos para o cinema) perdeu totalmente o rumo, lançamento filmes bisonhos e o futuro de Batman estava perdido no cinema, mas assim como em Cavaleiro das Trevas (uma das maiores HQs de todos os tempos) Batman renasce, mas forte do que nunca. Parece que o sucesso dos filmes da Marvel fez a Warner voltar ao trilho; Batman Begins é o melhor filme do personagem até hoje.

Batman Begins conta o início da estória do Homem-Morcego. Um garoto, herdeiro da mais rica família de Gothan City, os Wayne. A vida do jovem Bruce muda na noite em que seus pais são assassinados, diante de seus olhos. Bruce tenta levar sua vida, mas não consegue esconder a raiva e ódio pelo assassino de seus pais. Anos mais tarde quando o assassinado está prestes a ser solto, Bruce volta para Gothan procurando vingança, vingança que é tirada de seus mãos. Desesperado, Bruce parte pelo mundo tentando dominar o seu medo até encontrar a Liga das Sombras, um grupo de justiceiros (Ninjas) que combate a injustiça pelos séculos. Bruce é treinado por Ducard (Liam Neeson), mas ao final do seu treinamento, Bruce decide voltar a Gothan para acabar com a corrupção que domina a cidade.

A maior diferença de Batman Begins para todos os outros filmes de super-heróis é o que faz dele tão bom. O filme não é sobra a luta de Batman contra um super-vilão, mas sobre o nascimento de Batman, como diz o título, o início de sua jornada. Batman Begins mostra os caminhos que levaram Bruce Wayne a se tornar o Batman, o que ele passou para enfrentar seus medos e seus primeiros passos como justiceiro. Não é uma briga entre o bem e o mal, é uma briga interna, de uma homem contra seus medos. Podemos testemunhar em primeira mão o nascimento do cinto de utilidades, o Batmovel e até a confecção de sua roupa. Um super-herói nunca foi tão bem construído no cinema.

O tom sombrio também domina a produção. As tomadas com sol são raras e Batman está sempre no escuro, como uma sombra pronta para pular nos inimigos. As lutas sofrem o mesmo problema de todas as produções ocidentais, são rápidas demais, isso é, a emoção é a velocidade da cena e não a ação, mas como isso já é comum, agrada parte do público e Batman não é sobre lutas, não atrapalha. O filme traz uma dezena de vilões, mas todos participam rapidamente, para não repetir o erro de Batman (1989), onde o Coringa esteve melhor que o próprio Cavaleiro das Trevas. Temos Ra´s Al Ghul (Ken Watanabe), o Espantalho (Cillian Murphy) e Carmine Falcone (Tom Wilkinson).

Os atores foram escolhidos a dedo e muito bem escolhidos. Alfred não é apenas um alivio cômico, mas uma consciência e um guia para Batman nos momentos mais difíceis, muito bem construído por Michael Caine. Além de acompanharmos o início da carreira de Batman, também temos o começo do sargento Gordon, interpretado por Gary Oldman, que também vai se transformando no Gordon que conhecemos com o passar do filme. Muito bom.

Christian Bale é o Batman. Pela primeira vez um ator consegue se transformar totalmente em Batman e Bruce Wayne. Ele não apenas convence, como dá uma dimensão muito maior ao Cavaleiro das Trevas na tela. Quem duvidava pode ficar tranqüilo, ele faz muito bem a sua parte.

Batman Begins é um novo começo para o Batman no cinema, um começo que não poderia ser mais digno. O filme é feito especialmente para os fãs do Batman e HQs, não mostra apenas um herói mas o difícil caminho que ele enfrenta para derrotar o seu medo. É torcer para que o "Begins", não seja só um novo começo de Batman, mas de todos os filmes de HQs da Warner.

http://www.sobrecarga.com.br/node/view/6016

 

 

´´¶¶$´
´´´¶¶¶¶´
´´´1¶¶¶¶ø´
´´´´¶¶¶¶¶¶´
´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´
´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶7´
7¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶o´
´´o¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶o´
´´´ø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶7´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´o$o
´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ø¶¶¶¶¶¶¶¶´´
´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´o¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´
´´ø¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´¶7´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$´´´´´
´´´´´´o¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶´´1¶´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´
´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¢1´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´¢¶¶¶$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´
´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$¶¶¶¶¢¢´´´´´´
´´´´´´´´´´´´$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´
´´´´´´´´´´´´´1¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´1´´´´´
´´´´´´´´´´´´´´7¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´´´´´´´´´¶¶o´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶o´´´´´1$¶¶1´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´´´´´´´´´$´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶1´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´
´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´7´´´´o¶¶o

 

3 dias...

felipef38517.7256712963
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Batman Begins" mostra um herói com os pés na realidade


18:06 14/06

Bruno Ondei, repórter iG em São Paulo ([email protected])

SÃO PAULO – As peças publicitárias de "Batman Begins" espalhadas pelo mundo mostram os pontos turísticos das respectivas cidades tomados por uma revoada de morcegos. A idéia dos anúncios segue de perto a proposta do diretor Christopher Nolan: trazer o mito Batman para o mundo real. E, diga-se, seu objetivo foi conquistado com louvores.

 

 O filme começa misturando dois tempos narrativos. O primeiro, mostra Bruce Wayne (Christian Bale) já adulto, em busca de treinamento mental e físico para lutar contra a criminalidade. O outro segue a infância de Wayne, marcada por traumas que ele carregaria pelo resto da vida.

O primeiro deles acontece quando o garoto cai num poço na propriedade dos Wayne. Ali, Bruce tem o primeiro contato com a criatura em que se tornaria. Morcegos, assustados com sua presença, voam para cima dele.

O segundo trauma, como é bem sabido de todos, dá-se quando seus pais são assassinados na sua frente.

Esses dois eventos criam em Bruce um sentimentos que é a tônica de "Batman Begins": o medo. Não à toa, um dos vilões que atazanam a vida do Homem-Morcego é o Espantalho (Cillian Murphy), que tem como arma um gás que instala o pânico nas pessoas que o inalam.

Grande parte da abordagem pé no chão dada por Nolan ao personagem tem sua raiz na primeira parte da aventura. Tudo ali é construído sem pressa. Bruce, vagando pelo mundo em busca de um rumo para sua vida e uma cura para seu trauma, chega a um templo comandado por Ra´s al Ghul (Ken Watanabe).

Lá, auxiliado pelo misterioso Henri Ducard (Liam Neeson), Bruce aprende várias modalidades de luta e ganha conhecimentos para buscar a justiça. Nesta fase do filme fica evidente o maior ponto negativo da obra.

Papo furado

O roteiro, escrito pelo especialista em histórias em quadrinhos David Goyer, peca nos diálogos. Soam um pouco forçadas as palavras trocadas entre os Bruce, Ra´s e Ducard. Mas, sinceramente, não é nada que atrapalhe o desenvolvimento da trama.

Após seu exílio, Bruce volta para Gotham City com a idéia de combater a corrupção que se apossou da cidade. E aí que reside a grande graça do filme. Já que a idéia era ser realista, Nolan justifica cada aspecto do morcego. Desde seu uniforme bizarro até o espetacular batmovel.

Assim, é fascinante observar o nascimento do ícone Batman. O modo como Bruce vai incorporando elementos que o auxiliam na luta contra os bandidos, culminando no Batman que todos conhecem, é muito bem explicado.

Essa estrutura faz de "Batman Begins" um filme semelhante ao primeiro “Homem-Aranha”. Não há pressa para entregar à platéia o herói socando a escória de Gotham. Antes de conhecermos o Batman, somos obrigados a conhecer Bruce Wayne. Assim como em "Homem-Aranha" conhecemos Peter Parker antes de conhecer sua identidade heróica.

Entretanto, tudo o que era engraçado, inocente e colorido no filme do herói da Marvel, em "Batman Begins" é soturno, tenso e pesado. Exatamente como o personagem sempre pediu, mas nunca foi atendido na tela grande.

Claro que, justiça seja feita, a ambientação dos dois primeiros filmes de Batman, dirigidos por Tim Burton, é bastante dark. Mas as duas produções cometeram um erro que seria depois repetido pelos dois filmes seguintes, de Joel Schumacher (entre tantos outros): o foco estava nos violões.

Não fazia sentido dar tanto destaque aos bandidos num universo que possui um protagonista tão interessante. É exatamente isso que faz Nolan. Ciente do material que tinha em mãos, o diretor aposta suas fichas em Batman. E se a decisão se mostra acertada, deve-se a uma pessoa: Christian Bale.

O ator britânico, presença constante em filmes independentes, faz um trabalho brilhante como as três personalidades que precisa representar. Isso mesmo. Três!

A primeira é o Bruce Wayne amargurado pela morte dos pais e decepcionado com a tolerância dos moradores de Gotham com a criminalidade; a segunda é o Bruce Wayne público, playboy mimado que surge em uma das seqüências mais divertidas do filme; e a terceira, é claro, é Batman, criatura que vive nas sombras buscando justiça com as próprias mãos.

Divulgação
124705.jpg
Liam Neeson vive o "Mestre Jedi" Ducard

Para cada faceta de seu personagem, Bale tem um timbre de voz, uma expressão e uma presença na tela característica. Mas é inegável que o destaque vai para os momentos nos quais o ator veste a roupa de morcego. Ele não é Bruce Wayne vestido com uma fantasia esdrúxula. Ele é Batman.

Mestre jedi?

Não só a escolha de Bale se mostra adequada no elenco. Como é de praxe em sua carreira, Gary Oldman personifica Jim Gordon, ainda um mero detetive que um dia se tornará comissário. O Gordon de Oldman é fiel àquele retratado em "Batman – Ano Um", festejada mini-série lançada na década de 80 escrita pelo mestre Frank Miller.

"Batman – Ano Um", aliás, é fonte de inspiração para muitos dos aspectos do filme, sejam eles soluções visuais para determinadas cenas (queda no poço do pequeno Bruce), personagens (Gordon) e até do roteiro. A relação entre os detetives – o sem máscara e o mascarado – é obviamente inspirada na obra de Miller.

Outro destaque é o veterano – e ótimo – Michael Caine, que vive o mordomo Alfred. Caine é o alívio cômico da fita e funciona muito bem nesta condição. Porém, são nas cenas dramáticas que o talento do ator britânico se sobressai. Ele mostra uma preocupação genuína por seu patrão, sentimento que foi aprofundado com a morte dos pais de Bruce.

Já a atuação de Liam Neeson merece certas ressalvas. Não ela seja ruim. Mas o talentoso astro anda se repetindo no cinema. Ultimamente, Neeson assumiu o papel de "tutor/mestre/professor" em "Star Wars – Episódio 1", "Gangues de Nova York", "Cruzada" e "Kinsey". Além disso, como disse uma colega que assistiu o filme junto comigo, todo ator que atuou em “Star Wars” deveria pensar duas vezes antes de pegar numa espada.

Em suma, o elenco é quase todo eficiente. Infelizmente, o fardo de "destaque negativo entre tantos positivos" recai sobre Katie Holmes. A garotinha do seriado "Dawson´s Creek" não é uma grande atriz e parece um tanto perdida na produção. Uma pena, que já seu papel é interessante e tem importância vital para a trama – e não só como o óbvio interesse romântico do protagonista.

Só para constar, nunca imaginei que em pleno ano de 2005 escreveria duas críticas positivas consecutivas sobre filmes com o redivivo Rutger Hauer no elenco. Confira aqui!

Divulgação
124706.jpg
Batman dá suas pancadas

(Quase) Tudo real

A já comentada falta de pressa de Nolan em mostrar seu herói se justifica na segunda hora de projeção. Quando Batman aparece, enche a tela com sua sede por vingança. Sua primeira ação, contra o bando do mafioso Carmine Falcone (Tom Wilkinson), é violenta e acontece nas sombras. A cena reserva ainda uma ótima brincadeira com o Batsinal, marca registrada da série dos 60.

As cenas de ação também são intensas e nada ficam devendo às pirotecnias das produções hollywoodianas. Mas, enquanto na maioria dos blockbusters essas cenas são objetivo, em “Batman Begins” elas são conseqüência. A primeira hora de filme, utilizada para estabelecer os personagens na trama, servem para justificar as explosões vistas na hora final.

Contribuem também para a qualidade das perseguições e lutas vistas na tela o uso discreto de CGI (efeitos realizados por computador). Nolan optou por construir seus cenários de verdade e não transformá-los em pixels. Com isso, cada tombo, pancada e tiro disparado se faz sentir no espectador.

Quem diria que a fórmula para tirar do ostracismo cinematográfico um dos maiores mitos do século 20 era transformá-lo em um ser humano? Aprendeu, Schumacher?

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/cultura/2010501-2011 000/2010569/2010569_1.xml

felipef38517.8229050926
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fato verídico. Aconteceu há 5 minutos:

Minha mãe chegou perto de mim e disse: "Meu filho, agora eu entendo porque você colocou um carro tão feio como papel de parede do computador. Acabei de ver uma reportagem na Rede Tv sobre o novo filme do Batman. Esse carro todo deformado é o carro do Batman, não é?"

smiley36.gif Minha mãe é ótima! smiley2.gif

--------------------------

Felipef... eu vou postar meu review, sim. Mas vai ser altamente empolgado,  ou seja, não vai dar pra levar muito à sério. smiley2.gif

Adam... bem-vindo ao clube do "Liseu". Minha namorada foi quem comprou a minha meia-entrada. smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Texto interessante e muito esclarecedor que saiu no Omelete:

Ra's Al Ghul
Primeira aparição: Batman 232, 1971.

A “Cabeça do Demônio” já tinha séculos de idade quando travou seu primeiro embate com o Batman. Devido ao Poço de Lázaro – uma espécie de “fonte da juventude”, capaz de curar qualquer ferimento ou doença e devolver a juventude a quem nela entra -, Ra's Al Ghul sobreviveu por séculos acumulando riqueza, conhecimento e poder. Ele rivaliza as capacidades do Cavaleiro das Trevas tanto em combate corpo-a-corpo, quanto em esgrima e capacidade dedutiva. Isso, somando-se ao fato dele comandar uma verdadeira legião de seguidores conhecida como “a Liga dos Assassinos”, que emprega alguns dos matadores mais infalíveis do planeta, aumenta ainda mais sua periculosidade.

Ao contrário dos demais inimigos do Batman, o objetivo primordial de Ra's não é o poder e a riqueza. Isso ele já tem de sobra. O que Ra's quer é fazer uma limpeza no mundo, exterminando boa parte dos homens e mulheres do planeta, de forma que a população humana chegue a números menos absurdos e, com isso, a degradação do meio ambiente e dos recursos naturais sofra uma desaceleração. Ra's tem os meios para conseguir isso e geralmente o tenta por meio de ameaças biológicas e disseminação de pragas criadas em laboratório*. Seus planos, no entanto, sempre são frustrados pelo Batman.

*(hum... interessante... muito interessante. smiley3.gif)

Como foi dito acima, suas capacidades intelectuais rivalizam com as do Cavaleiro das Trevas, a quem Ra's geralmente se refere como “O Detetive”. Prova disso é que Ra's é um dos poucos que chegou à conclusão de que Batman e Bruce Wayne são a mesma pessoa. No primeiro encontro entre os dois, Ra's apareceu de surpresa na Batcaverna, aparentemente pedindo a ajuda do herói para resgatar sua filha Tália e o primeiro Robin, Dick Grayson. O suposto seqüestro de ambos era, no entanto, um ardil de Ra's para testar Batman, a quem ele considera como a única pessoa digna de sucedê-lo em sua luta pelo controle populacional. Não que Wayne esteja interessado...

Tália, a filha de Ra's, foi um dos interesses românticos de Bruce Wayne/Batman, a quem ela costumava se referir como “meu amado”. Por mais de uma vez, Tália se desiludiu com o pai e seus planos e o deixou. Em uma dessas ocasiões, ela foi encarregada de dirigir a LexCorp para o ex-Presidente Lex Luthor. Nessa época, Tália chegou a vender a companhia a Wayne, para ajudar o Super-Homem e o Batman a derrotar o vilão.

Na agora clássica história “O filho do Demônio” (publicada aqui na longínqua “Graphic Novel 5”), Ra's obteve sucesso em conseguir o auxílio de Batman para derrotar o assassino que havia tirado a vida de sua esposa. Nessa história, Batman se casa com Tália, que fica grávida do herói. Depois de ver seu amado quase perder a vida em sua defesa, Tália percebe que não poderia manter o herói ao seu lado. Alegando que havia sofrido um aborto natural, dissolve o casamento de ambos. Quando deu à luz ao bebê, Tália a entrega a um orfanato, sem nenhuma identificação que o ligasse aos pais, exceto um colar que antes pertencera à sua mãe.

(Aqui cabe um parênteses: Depois da reformulação sofrida pelo Universo DC em “Crise nas infinitas Terras”, “O filho do Demônio” passou a ser considerada uma história pertencente à série “Túnel do tempo”, ou seja, não faz parte da continuidade oficial de Batman. Duas versões adultas da criança gerada no relacionamento entre Bruce e Tália apareceram futuramente, nas histórias “O reino do Amanhã”* e “Irmandade do morcego”).

*(Quem é essa figura no Reino do Amanhã? smiley5.gif)

Em outra história, intitulada “Batman: death and the maidens” (ainda inédita por aqui), foi revelado que Ra's teve uma outra filha, Nyssa, que nascera no começo do século 18. Fascinada pelas histórias contadas pela sua mãe, Nyssa decidiu sair à procura do pai, eventualmente encontrando-o no norte da África. Impressionado por sua beleza e habilidades, Nyssa se tornou seu braço direito, acompanhando-o em suas empreitadas. O fascínio de Ra's pela filha foi tão grande que ele inclusive permitiu que ela desfrutasse do Poço do Lázaro aumentando sua expectativa de vida de maneira substancial.

Assim como aconteceria com Tália no futuro, Nyssa eventualmente ficou insatisfeita com os planos e métodos de Ra's e separou-se dele. Ra's concordou com isso, desde que os filhos de Nyssa se tornassem seus herdeiros. Nyssa recusou-se a isso e Ra's a deserdou.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Nyssa e sua família foram enviadas para campos de concentração. Nyssa viu impotente seus parentes morrerem em experimentos conduzidos por médicos nazistas pertencentes à mesma escola do sádico Doutor Mengele.

Amargurada e aterrorizada pelo que presenciou e pelo fato de ter concluído que Ra's e a maior parte do mundo haviam simplesmente deixado-a desamparada para morrer nas mãos dos nazistas, ela traçou um plano de vingança. Usaria seus recursos para seqüestrar e fazer uma lavagem cerebral em Tália, com o intuito de usá-la para assassinar Ra's. Além disso, iria matar o Super-Homem usando balas de kriptonita roubadas da Batcaverna.

Batman conseguiu impedir o assassinato do Super-Homem, mas não o de Ra's. Um pouco mais tarde, seria revelado que tudo isso não passava de um ardil do próprio Ra's, que queria garantir seu legado, mostrando a suas filhas a validade de suas idéias e métodos. Apesar de morto, Ra's conseguiu esse objetivo, já que hoje Tália e Nyssa são as comandantes da “Liga dos Assassinos” e pretendem continuar o legado do pai. Tália, inclusive, renegou o amor que sentia por Bruce Wayne e hoje considera o Batman o seu maior inimigo.

------------------------------------------------------------ -

Eu não sabia desse lance das irmãs terem dado continuidade ao legado de Ra's. E é interessante perceber como o Nolan adaptou 'A Liga dos Assassinos' para 'A Liga das Sombras'.

Imagem do Ra's Al Ghul:

ras_al_ghul2.jpg

Não se parece em nada com o Ra's do filme, interpretado por Ken Watanabe. Mas em compensação.... quem sabe, sabe! smiley2.gif

Alexander_Bell38517.8976851852
Link to comment
Share on other sites

  • Members

NASCEU!!! A crítica do Jett! Desculpem, está em inglês, mas essa TEM que ser postada na íntegra.

 

THE BOF BATMAN BEGINS REVIEW
Tuesday, June 14, 2005
Author:
Jett

BATMAN BEGINS is just that - the beginning, or origin of The Batman on the big screen. This is a tale that has never - at least not satisfactorily - been told before on screen. It has nothing to do with the previous four “Burton/Schumacher” films of the late 80s and 90s. There is no macabre, gothic, bizarreness here. Nor is there any silly, neon camp to be found. It is a complete restart and much needed reboot of the Warner Bros. BATMAN movie franchise.

Everything is explained this time around. Why Bruce Wayne is so angry? Where did he obtain the skills needed to be Batman? How did he obtain all of his “toys,” including the suit and Batmobile? well, we find out. All in a realistic and plausible manner.

I’ll cut to the chase: this movie is the best BATMAN film by far. It is downright excellent. Not only as a BATMAN or comic book movie per se, but simply as a film. It is an epic and heroic piece of cinema, yet genuinely scary and menacing. I want to take Mr. Nolan to a bar, buy him a beer and say - from the bottom of my heart- “THANK YOU!”

Make no mistake, this is a film aimed at adults. Parents be warned - in fact, I’m not bringing my four year old son to see it. It is a mature film that really pushes the “PG13” rating it received because it is truly scary and frightening at times.

This is the BATMAN film you and I have been waiting for. Yes people, they finally got it right.

THE BATMAN - Christian Bale

Christian Bale simply shines as The Dark Knight. He looks more like Bruce Wayne and is more physically suited for the role than any of the previous actors. He is without a doubt, the best onscreen Batman to date. Bale has said in interviews that he wanted to portray The Batman as “an animal.” Well, that he does. His Batman is scary. He is frightening. He is intimidating. He is a badass. He is THE main character of this film. His Batman voice is unique as well - he growls when he speaks. He is certainly no one you would want to meet in a dark alley, or rooftop for that matter.

One of the best "Batman" parts of the film is our first meeting with The Dark Knight. It is like something out of a horror movie. The audience’s POV is that of the criminals - not Batman’s. It is actually as if you are a third person, somewhere just behind the bad guys. They hear something, but where is it coming from? Is it behind them? In front of them. Is it coming from above them? They see something. A shadow. A flap of a…wing? Then from across the way, someone is taken out by this invisible assailant. Who is next? I just love the way Nolan handled these scenes - The Batman depicted has something inhuman and horrific.

JETT’S GRADE : A+

THE PUBLIC BRUCE WAYNE - Christian Bale

Again, major accolades to Mr. Bale as he nails the “public” Bruce Wayne persona. This is the version of Bruce Wayne that is displayed about town and for the people of Gotham (and the world) to see. He is an arrogant, spoiled, rich kid who is dating women, driving sports cars, and acting like a pampered ass. He cares about nothing but himself - even as Gotham deteriorates around him. But it is all a ruse, of course. This is not the “real” Bruce Wayne - it is a façade. There are two excellent scenes at the end of the movie - one will get lots of laughs - that are simply spot-on when it comes to how the public Bruce is viewed.

JETT’S GRADE : A+

THE REAL BRUCE WAYNE - Christian Bale

Director Christopher Nolan said during our roundtable interviews that there was actually three parts to Bruce Wayne. There is The Batman - the persona to which he channels all of his rage and anger. There is the Bruce Wayne that the public sees. And there is the real or private Bruce Wayne. The person that he reveals to very few people - Alfred (Michael Caine) is one, and at times, Katie Holmes’ Rachel Dawes. Again, Christian Bale is fantastic. There is one part of the film when Bruce is out in public acting like a drunken fool, and he sees Rachel for the first time since his return to Gotham. You see Bale slide instantly from “Public Bruce” to ”Private Bruce. “Rachel, uh, this, this isn’t what I am on the inside,” he tells her. We all know this and we know why he does this. But Rachel doesn’t. “It isn’t who you are on the inside,” she disappointingly tells Bruce, “it is what you do that defines you.”

This Bruce Wayne is a tortured soul. A person who is at once both angry over his parent’s death, and guilty that he could not avenge them. Of course, he finds away to deal with these emotions: The Batman.

JETT’S GRADE : A+

THE BAT-SUIT

I’ll make no bones about the suit - I like it. And it works extremely well in context to the film. We find out that it is a military prototype produced by Wayne Enterprises. Deemed too expensive by the government, it has sat dormant in the Applied Sciences division of the company. Bruce tells the head of the department, Lucius Fox (Morgan Freeman), that he wants to use it for “spelunking. Cave diving.” Of course, Bruce will alter and paint the suit black, turning it into the famous costume of The Dark Knight.

Every part of the suit is explained - even the ears on the cowl. The costume itself - while similar to the previous movie costumes - is much sleeker, lighter, and easier to function in. For the first time, The Batman can squat and turn his head. The cowl’s facial “expression” is much more defined - and sinister than the previous film versions. In addition, the cape is finally explained. It has a specific function - it allows The Batman to glide.

The only fault with it is that it seems a bit bulky around the shoulders, but that certainly doesn’t affect it that much overall. I know there was some complaining that it was too much like the previous suits. While, similar as stated, once you see it onscreen functioning, it looks and operates completely different. And there is just no way that a cloth/spandex suit would work in this film.

JETT’S GRADE: A-

THE TUMBLER

Another bone of contention among fanboys that will change once it is seen in action. This thing simply kicks ass. Now, I liked it from the beginning, but I absolutely LOVE it now that I’ve seen it do what it can do. And the fact that it can actually do most of the things you see on film is unbelievable! My only complaint is that I would like to have seen a bit more of the Bat-motif included on it, but that may come in the future. This thing has a purpose and it isn’t to just look cool and pretty. And just wait until you hear it roar!

JETT’S GRADE : A-

RACHEL DAWES - Katie Homes

This was the only casting decision that I sort of second guessed. I never watched DAWSON’S CREEK and had only seen Katie Holmes act in THE GIFT - which I thought she was good in for the record. But my concern was that she may come off as being too young for the role - and she does. She is already an assistant D.A. when Bruce leaves Gotham. Bruce is still in college at Princeton, so he’s about 21 or so. Is she older than Bruce? She would have to be. And she certainly doesn’t look to be in her early 30s when Bruce returns to Gotham after a seven year absence.

On to the more important question: how is her performance? It is OK. She serves the role as Bruce’s conscience and does that quite well. She is a do-gooder who cares about Gotham and wants to save the city. Ms. Holmes is fairly convincing in that regard. Her performance is the strongest when she displays her disappointment for Bruce - once after the parole hearing for his parent’s killer. Then again later on, when she first sees Bruce after he has returned to Gotham City.

JETT’S GRADE : C

ALFRED PENNYWORTH - Michael Caine

Although Caine looks very little like the comic book version of Bruce Wayne’s butler, his outstanding work makes that a non-issue. He is marvelous and delivers one of the better performances in BATMAN BEGINS. Sir Michael’s Alfred is not as droll or full of sarcasm as we’ve seen in the past. But he displays a heart and a parental side of Alfred never before seen in a film. The chemistry between him and Christian Bale’s Bruce Wayne is evident and you feel the father/son relationship the two have. Alfred clearly loves Bruce, and there are some excellent exchanges that show this, both with Bale and Gus Lewis (who plays the young Bruce Wayne).

Caine’s Alfred is also the “protector” of the Wayne legacy - particularly that of Bruce’s father, Dr. Thomas Wayne. He wants to make sure that Bruce doesn’t screw it up.

Caine told BOF that he patterned his role on this old army sergeant and that Dr. Thomas Wayne wanted the toughest butler he could find. Caine is just that. He becomes Bruce’s pseudo partner. He helps him design the suit, obtain the different parts of the cowl, and advises him that he should take up polo. Got to have a way to explain all those bumps and bruises that he’ll surely get as The Batman, you know.

When Bruce feels that he has failed as Batman and as his father’s son, it is Alfred that inspires him and tells him that that is nonsense. “You still haven’t given up on me?” Bruce asks Alfred. “Never!” Caine’s Alfred responds. Some great dialogue delivered by great acting on the part of Sir Michael Caine.

JETT’S GRADE : A

DUCARD - Liam Neeson

Like in THE PHANTOM MENACE, Liam Neeson plays a mentor to a young protégé. But as the mysterious Ducard in BATMAN BEGINS, he is not as much of a nice guy as he was in STAR WARS.

Neeson’s Ducard saves Bruce Wayne from a possible lifetime in a Bhutanese prison and takes him on as his student. Ducard offers Bruce a chance to join the clandestine vigilante group, the League of Shadows, led by the nefarious Ra’s Al Ghul - if he withstands and survives his training. It is this training that teaches the already badass Bruce in the ways of the ninja. Bruce Wayne will have to become more than just a man in the mind of his opponents. To always mind his surrounds. He must be a wraith. This is where Bruce Wayne obtains all the skills that will allow him to be The Batman. And Ducard also teaches Bruce to look inside and to face and accept his fears and guilt. When Bruce rejects the League to return to Gotham, he becomes their sworn enemy. Ducard is clearly hurt by the man he calls his “greatest student.”

Neeson has the mentor thing down. But he is more violent and more of a task master than Qui-Gon Jinn. Neeson provides a powerful screen presence for Ducard, but never eclipses Christian Bale. You grow to care for Ducard during the first half of the film. We find out that he once had a much different life - a wife that he loved lost. In a way, he and Bruce Wayne are kindred spirits. Yet another strong, top notch acting performance in BATMAN BEGINS.

JETT’S GRADE : A

RA’S AL GHUL : - Ken Watanabe

Japanese actor Ken Watanabe plays super ninja and cult leader Ra’s Al Ghul. While not onscreen a tremendous amount of time, Watanabe’s role amounts to an extended cameo. And although he has very little dialogue, Mr. Watanabe certainly does have one thing: screen presence. His Ra’s Al Ghul is a quite a bit different than his comic book counter part. But he serves the story well and makes good use of his limited time in front of the camera.

JETT’S GRADE : B

DET. SGT. JAMES (JIM) GORDON - Gary Oldman

Oldman is the YEAR ONE Gordon in the flesh. His Jim Gordon is one of the few good cops on the Gotham PD. One who has grown weary due to corrupt colleagues and his professional environment. But he keeps fighting the good fight and with The Batman, he now has an ally.

One of the major faults of the previous Bat-films was Gordon and his relationship with Batman. It is no longer an issue. In BATMAN BEGINS, David Goyer and Chris Nolan have gotten it right. Getting credit for this should be Christian Bale and Oldman as well. The Gordon of BATMAN BEGINS is a hero - as he should be.

JETT’S GRADE : A+

DR. JONATHAN CRANE/”THE SCARECROW” - Cillian Murphy

Murphy’s Crane is one creepy mofo. And it is all in his eyes. Being really the only “comic book” villain of this film, Murphy gives a very strong performance, yet never overshadows Bale’s Batman as was the case with the previous films. Crane is someone that you instantly dislike and would love to see get a good ass-whipping. Also, Nolan and Goyer have taken a character from the comics who looks like Ray Bolger in THE WIZARD OF OZ, and made him very believable. There is a reason that he puts a goofy - albeit sinister - burlap sack on his head. And the scenes of “The Scarecrow” through the eyes of his victim are down right scary.

JETT’S GRADE: A

LUCIUS FOX - Morgan Freeman

Mr. Freeman has a small, but very important role in BATMAN BEGINS. He is the man responsible - unknowingly - for many of The Batman’s “wonderful toys.” You wondered how Bruce acquired them? You’ll now find out. Lucius Fox is a former Wayne Enterprises board member who has been banished to the “Applied Sciences” division of the company. Through Fox, Bruce Wayne will discover a variety of items that will help him with his assault on Gotham’s criminal element.

Freeman - as always - does a heck of an acting job. He is thoroughly believable as a scientist who becomes one of Batman’s - and Bruce Wayne’s - allies.

JETT’S GRADE : A

THE SUPPORTING CAST - Tom Wilkinson, Rutger Hauer, Linus Roache

All three of these actors do a fine job in their small roles. Linus Roache, who plays Bruce’s father - Dr. Thomas Wayne - stands out. While he didn’t shoot that many scenes, his presence is felt throughout. You truly like and care for his character, therefore are emotionally affected by his murder.

Tom Wilkinson’s Carmine Falcone is not some stereotypical, Italian mobster out of THE SOPRANOS. You can tell that Wilkinson enjoyed himself and his character is completely detestable. You’ll particularly enjoy his encounter with “The Bat-Man.”

Hauer plays Richard Earle, head of Wayne Enterprises. He’s a typical corporate A-hole tying to take the company public. Hauer is good, but nothing special.

JETT’S GRADE : B+

THE SCORE - Hans Zimmer and James Newton-Howard

The score for BATMAN BEGINS is a collaboration between two vets - Hans Zimmer and James Newton-Howard. The dark music suits and compliments the narrative of the movie quite well. It is nice enough to listen to, but to hear it in context to the film, makes it that much better - very ominous and scary at times. The music really taps into the psychological aspects of BEGINS' story.

However, there is no “main theme” that is as distinguishable as the Danny Elfman-scored one from BATMAN ‘89. I think it was the intent of the director Chris Nolan and the composers themselves. That fact may disappoint some, but that is only a minor nitpick.

JETT’S GRADE : B

THE DIRECTOR - Christopher Nolan

Mr. Nolan’s work on this film is remarkable. He has snatched a franchise out of the jaws of death and breathed new and entertaining life into it. I wrote last summer that SPIDER-MAN 2 had raised the bar for comic book-based films. A year later, Mr. Nolan has followed suit. BATMAN BEGINS throws down the gauntlet and says, “Beat this!" And that can directly be contributed to Chris Nolan. Even though BATMAN BEGINS is a “comic book” movie and full of action, Nolan makes sure that the style never overshadows the substance. In fact, labeling it as such is unfair. It is simply an excellent film.

JETT’S GRADE : A

BATMAN BEGINS is compelling entertainment and excellent filmmaking all around. It is a story of a man who is lost, who has experienced a great emotional trauma, and the lengths he will go to find himself - and his destiny.

The movie isn’t without faults, albeit minor ones. I would have liked to see Nolan pull the camera back on some of the fight scenes so we could see a bit more of what was going on. I like the Rachel character and what she's about, but Katie Holmes was not completely believable. But these are minor criticisms that have no or very little affect on the film as a whole.

BATMAN BEGINS may be the definitive BATMAN film and it certainly ranks right up there with the greatest comic book movies in history (SUPERMAN: THE MOVIE, SPIDER-MAN 2) - if not at the top of the list. In fact, is this a comic book film that's damn good, or is it an excellent film that just happens to be about a character from comic books?

I’m looking forward to seeing what stories and adventures lie ahead for this Batman on the silver screen.

JETT’S GRADE FOR BATMAN BEGINS : A

http://www.batman-on-film.com/opinion_jett_review_batmanbegi ns.html

 

 

Aqui a opinião dele sobre os outros filmes:

http://www.batman-on-film.com/batmovies_menu.html

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O interessante é que num primeiro momento, eu achei que o Jett tava mais preocupado em falar dos personagens do que do filme. Mas percebi que quando ele fala de algum personagem, ele sempre solta alguma opinião extra sobre alguma parte do filme. smiley2.gif

Gostei quando ele disse que o ponto de vista do público (POV foi ótimo) é de alguém que está acompanhado os bandidos. Dá pro cara se assustar. Me lembrou muito as aparições do Batman em O Cavaleiro das Trevas. smiley32.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

 

 

não to mais confiando muito no jett não....

 

ele tem esquema com a warner.....

 

por isso essa babação toda....

 

só não atingiu a perfeição pra não ficar ridículo!!!

 

 

 

Está rolando um mensalão com o Jett tb ??? CPI nele...smiley36.gif...

 

 

 

Tem spoiler no review do Jett ???

 

 

 

A poucos dias da estréia estou cauteloso qto aos spoilers, visto q ateh

agora consegui escapar deles, já li vários reviews, mas não sei tudo do

filme, então, todo cuidado eh pouco...Quase li aquele último que o

felipef postou, sorte q cheguei atrasado e vi a reclamação do

pessoal...hehehe

 

 

 

Pra finalizar...a cotação do Rotten..caiu mais um pouco agora...80%

 

 

 

 RATING: FRESH  READING: 80%

clear_dot.gif clear_dot.gif

(FRESH = 60% or Greater)

 

Reviews counted: 75

Fresh: 60  Rotten: 15

Average Rating: 7.7/10

 

 

EDITADO. cheguei 3 minutos atrasado..smiley36.gif

 

Big One38517.9623726852

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

 

 

 

Saiu a crítica do Pablo Villaça do Batman Begins...qtas estrelas ???smiley36.gif cliquem no link abaixo e vejam...

 

 

 

Batman Begins

-

Batman Begins, 2005

 

 

 

 

 

 

 

batman-09.jpg

 

 

 

Citações:

 

 

 

Begins

 

 

 

"Batman Begins faz jus ao título e representa um novo início para o Homem-Morcego"

 

 

Gothan

 

 

 

"Gotham poderia ser Nova York, Londres ou Buenos Aires; Rio de Janeiro,

São Paulo ou Belo Horizonte: quem não vive, atualmente, sob a opressão

provocada pelo medo constante de se tornar mais uma estatística da

violência urbana? Nos últimos quinze anos, o submundo das drogas vem

abandonando as esquinas escuras e invadindo nossos lares. A vida perdeu

o valor; mata-se por matar: entregar pacificamente todos os seus

pertences a um assaltante não é garantia de que ele não vá assassiná-lo

a sangue frio. Neste sentido, Batman é mais do que um 'super-herói'"

 

 

 

Uniforme

 

 

 

"Desta vez, há uma justificativa racional para a aparência de

Batman, e não apenas um pretexto artificial. O resultado pode ser

observado com facilidade: o medo dos marginais em Batman – O Filme era caricatural; já em Batman Begins, podemos sentir que o temor que sentem pelo personagem-título é palpável, é um terror plenamente justificável"

 

 

Elenco

 

 

 

"Michael Caine traz calor humano para a história; Morgan Freeman faz o equipamento de Batman soar plausível; Gary Oldman traz Serpico

a Gotham City; Katie Holmes representa com talento o resto de decoro

ainda existente na cidade; e Rutger Hauer (como é bom vê-lo novamente!)

representa a vilania das corporações"

 

 

Bale

 

 

 

"Felizmente, Christian Bale é um ator espetacular que consegue trazer

densidade dramática e peso emocional para todo personagem que vive – de

O Império do Sol a Psicopata Americano, passando por Shaft e O Operário,

Bale vem se estabelecendo como um intérprete corajoso que não hesita em

assumir papéis complexos, repletos de ambigüidade – e Bruce

Wayne/Batman é ambíguo em sua essência"

 

 

Trilha

 

 

 

"Já a trilha composta por James Newton Howard e Hans Zimmer é impecável:

sem procurar criar um 'tema' para o herói, a dupla aposta em uma música

forte que revela melodias tristes mais do que apropriadas ao filme."

 

 

Big One38518.1337731481

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Ai, ai, ai, ai... Tá chegando a hora"... 2thumbs.gif

E, nem estreiou ainda, e a sequencia já gera expeculações!!! Quem será o Coringa???

=============================================


Já surgem pretendentes a Coringa do próximo Batman

Por Marcelo Hessel
15/6/2005

 

coringa2.jpgOs boatos ainda não alcançaram o nível das apostas do novo 007, mas não param de chover pretendentes ao Coringa da sequência de Batman begins.

Segundo um informante do Dark Horizons, é bom ir com calma na especulação: "Eles [a Warner Bros.] não estão conduzindo nenhum teste secreto para os vilões do próximo filme. Nenhum teste oficial de elenco aconteceu. Eles só começarão a procurar nomes depois do lançamento de Begins".

Mas isso não impede que pessoas procurem o estúdio. Os agentes do narigudo Lachy Hulme, (ator que viveu Sparks, tripulante da Logos, na trilogia Matrix) por exemplo, se intercalam aos agentes de Crispin Glover (Willard) na insistência com que batem à porta da Warner. Esta, por sua vez, já formou uma lista dos sonhos com nomes que, até agora, permanecem em fúnebre segredo, apesar de Mark Hamill, Robin Williams e Adam Sandler serem citados por fontes distintas.

De qualquer forma, assim que subirem os letreiros finais de Batman begins nas primeiras sessões do dia 17, a corrida definitivamente começará.

Batman Begins estréia sexta-feira. E se você ainda não viu o Especial Omelete do personagem não sabe o que está perdendo...

===========================================

 

Fala sério... Mark Hamill!?!? Robin Williams?!?!?! Adam Sandler?!?!?! smiley11.gif smiley18.gif

De todos os citados, o único q se safa na minha opinião, é o Crispin Glover! Os demais... vomit-smiley-007.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Especial da Arca:

http://www.a-arca.com/batmanbegins/

 

 

Crítica de lá em forma de bate-papo (é de praxe isso?). Preparem-se para boas risadas dessa loser de Srta.Ni. smiley36.gif

Emílio Elfo diz:
Então, Srta. Ni, se quiser começar, escolha um tópico qualquer do filme.

Srta.Ni diz:
Começa você. =)

Emílio Elfo diz:
Ok. Então é o seguinte: adorei o filme. Mesmo. Só que pra começar, quero esclarecer uma coisa. Várias pessoas me perguntam: "E aí? É bom mesmo? É melhor que
Homem-Aranha 2? É melhor que X-Men 2?" - e eu digo: não, não é melhor que nenhum desses dois filmes e a comparação é injusta. E digo isso porque ambos são filmes que não precisam contar a origem dos personagens. É só começar a aventura e pronto. Já se compararmos com filmes de origem, que é o caso de Homem-Aranha 1 e X-Men 1: sim, é beeeeeeeeeem melhor.

Srta.Ni diz:
Eu não diria que é beeeeeeeem melhor que "Homem-Aranha", pra ser sincera. Digamos assim, cada um tem a sua linguagem. O Batman é menos "feliz" que o Homem-Aranha, é claro. Mas os dois têm em comum a idéia de mostrar o início da carreira dos super-heróis. O bacana de Batman Begins é exatamente isso: é um filme de origem, como você disse. Ele me fez aprender a respeitar um pouquinho mais o Batman. Mostra bem mais que os anteriores o porquê de algumas neuroses do Homem-Morcego (me referindo a neuroses coisas como "a obsessão eterna pela morte dos pais e o medo dos morcegos"). Só lembrando que o Emílio Elfo realmente é fã do Batman, e eu não sou assim a pessoa que mais entende de quadrinhos daqui. =)

Emílio Elfo diz:
Olha, vou te dizer um dos aspectos do porque é melhor do que o "Homem-Aranha 1" sim. O filme do aracnídeo tem um ótimo desenvolvimento de personagem, um psicológico bem trabalhado. Nas HQs, realmente o Aranha é o mais humano dos personagens. Só que, depois de "Batman Begins", comparando Bruce e Peter, me desculpe, as neuroses de Bruce e como ele vai formando seu código de honra pessoal botam o Aranha no chinelo. Dá pra ver em cada cena com Christian Bale, seja no papel de Bruce ou Batman, que o cara é perturbado, que ele tem realmente problemas. E o pior: como Batman, ele não precisa fazer nada, pois só de olhar nos seus olhos você pede uma cueca nova. De tal forma, creio que nesse aspecto (principalmente), "Batman Begins" é muito mais objetivo, vai muito mais no ponto. O engraçado é ver que, com todas essas neuras, o Batman acaba se mostrando um personagem muito mais humano do que o Aranha. Ao menos, nos filmes.

Srta.Ni diz:
E, como você mesmo disse, nesse filme vemos o Batman desajeitado, em início de carreira.

Emílio Elfo diz:
Exato! Desajeitado como o Aranha foi no primeiro filme!

Srta.Ni diz:
Aliás, não era dúvida que eu falaria isso... o Christian Bale, além de tudo (sim, ele é perfeito), é um ator E TANTO. Quem assistiu a
O Operário, com o cara absurdamente magro, vai levar um susto quando vir uma cena em que Bruce aparece sem camisa. Ele comeu muito arroz com feijão.

Emílio Elfo diz:
Ele é desajeitado em tudo: exemplo 1 - quando ele pula de um prédio, tem uma cena em que ele cai numa escada de incêndio e se machuca! Exemplo 2 - o Lucius Fox (Morgan Freeman) está discutindo como funcionam os brinquedos que futuramente serão as ferramentas de Batman e Bruce pergunta: "É pra eu entender tudo isso?" - ou seja, ele ainda não é o gênio da ciência que é nos quadrinhos, mostrando que ele ainda vai aprender a lidar com soluções químicas, física, todo esse tipo de coisa, embora ele seja sim muito inteligente e manje o básico disso tudo. Outra: ele ainda não é o detetive que todos conhecemos. Ele é bastante lógico e tal, mas ainda é desajeitado também como detetive.

Srta.Ni diz:
Sim sim, e eles fazem isso sem deixar o personagem tosco também... inclusive explicam a origem da roupa do Batman, pra quem não sabe. Como ele confeccionou todos seus equipamentos... Eu não sei se isso é contado nos quadrinhos. Tudo é explicado, com soluções lógicas, nenhuma avacalhação que nos remeta a... batcartões de crédito, por exemplo. Mas não é melhor a gente antes dar uma geral na história do filme?

Emílio Elfo diz:
Acho melhor falar da história só pro final, quando dermos a "conclusão" da coisa. Sobre os equipamentos e tal. Tudo é explicado de forma coerente. Você leu o prospecto de imprensa que a Warner distribuiu para os jornalistas?

Srta.Ni diz:
Não.

Emílio Elfo diz:
Lá diz que a parte da capa ficar rígida para ele planar realmente é de verdade! Segundo o prospecto, a equipe de produção criou um tecido feito de náilon de pára-quedas que foi coberto eletroestaticamente e ganhou um acabamento aveludado. Ou seja: a capa realmente enrijece como se vê no filme e as cenas dele planando são de verdade! Bale foi protegido apenas por cabos! Nada daquilo é CG! Ou seja, os brinquedos funcionam!

Srta.Ni diz:
Mágico! Isso eu ia perguntar pra você, também. O Batman também "voa" assim nos quadrinhos? Porque achei sensacional essa idéia. Um cara cheio das tecnologias como ele não ia ficar dependendo de uma capa idiota e sem explicação, se pendurando e praticando rafting nas ruas de Gotham...

Emílio Elfo diz:
Só que eu preciso te explicar que nos gibis a capa é usada como objeto de ocultação, ou seja: para ele se esconder melhor e para os oponentes não verem que ele tá pegando algo no cinto de utilidades. Opa, isso me lembra outra coisa!

Srta.Ni diz:
Diga! =D

Emílio Elfo diz:
Reparou que nenhum dos brinquedos, desde os batrangues, passando pelo batmóvel e até pela batcaverna, recebem esses nomes ridículos? Muito pelo contrário: não possuem nome algum?

 

Srta.Ni diz:
Mesmo... tudo parte da campanha "vamos salvar a dignidade do Batman no cinema". E digamos que serviu, né? Embora eu até tenha concordado e rido muito naquela parte em que Bruce diz que "um sujeito que sai por aí vestido de morcego só pode ter problema".

Emílio Elfo diz:
Faz parte do disfarce de Bruce. Aliás, esse é um ponto que eu queria discutir. Há uma cena em que Bruce se finge de bêbado para expulsar todo a nata burguesa de Gotham de sua mansão e você vê na interpretação de Bale que Bruce não está confortável fazendo aquilo. É mágico demais. Só que é melhor mudar o foco dos personagens. Já tá dito: Bale é O Batman! Que tal, agora, o Alfred?

Srta.Ni diz:
Tirou as palavras da minha boca. Era dele que eu ia falar agora. O Alfred... é o melhor. Além de ser responsável por mais da metade das piadas do filme (ele é inglês, certo?), ele é SEMPRE o mais sensato. É como digo: se ele fizesse alguns bons treinos e usasse um uniforme seria um herói mais bacanudo do que o Batman... é ele quem traz o Bruce de volta à vida real na maioria das vezes... ao menos no início de sua vida dupla Batman/Bruce.

Emílio Elfo diz:
Isso mesmo! Alfred é a figura paterna de Bruce. É quem nunca vai desistir de Bruce, cuidando dele como um filho. Alfred acha a idéia de Bruce se tornar um vigilante totalmente infantil, mas como um pai, ele está lá para ajudar o "filho" a alcançar seus objetivos. E sim, é ele que traz Bruce de volta à realidade quando ele está prestes a cruzar a linha tênue entre o bem e o mal, o que fica presente no clima do filme inteiro. Fora o fato de que Michael Caine na pele do mordomo arrasou!

Srta.Ni diz:
Claro, estamos falando do Michael Caine! =D Já o nosso querido Gary "Sirius Black" Oldman está irreconhecível e maior legal como o Gordon. Só estranhei que ele parece ter rejuvenescido das cenas de flashback para o presente do filme.

Emílio Elfo diz:
Meu, é o Gary Oldman, o cara é um camaleão! E sim, ele é o Gordon que conhecemos dos quadrinhos. Ele é o Gordon de Batman - Ano Um cuspido e escarrado. Só que tem uma coisa que curti mais ainda do que só a aparência e a interpretação dele. A relação Gordon/Batman.

Srta.Ni diz:
Achei que eles podiam ter explorado um pouco mais isso... foi muito "Tchum! Oi, eu sou um sujeito sinistro que apareço aqui! Você é um bom policial. Confia em mim?" Só não imagino como poderiam ter explorado mais isso. Pelo menos colocado mais uma cena em que o Gordon desconfia dese novo "amiguinho". Se bem que o pobre tenente Gordon já não tinha mais esperanças, na Gotham City decadente e corrupta.

Emílio Elfo diz:
Aí é que está! O Gordon de Oldman está desconfortável e meio perdido quando Batman está por perto! Ele não sabe quem é o sujeito que se veste de morcego, o que ele quer, quais são seus objetivos reais. Exatamente como em "Batman - Ano Um"! E outra, ele começa o filme como sargento e não como tenente!

Srta.Ni diz:
Ah, eu sei disso.... Então, quer dizer que estava beeeeeem fiel ao "Batman - Ano Um"?

Emílio Elfo diz:
Não totalmente, mas a essência está lá! Existem algumas cenas-chave de "Batman - Ano Um" que estão lá (um pouco modificadas, mas estão)? Sim, existem essas cenas, mas o clima inteiro do filme é igual ao dessa história dos quadrinhos. E o interesse romântico? O que achou de Rachel Dawes (Katie Holmes)?

Srta.Ni diz:
Bem... gosto de personagens femininas assim como ela, que não servem simplesmente pra enfeitar a tela e ficar se jogando pra cima do protagonista. Rachel Dawes é uma promotora que ainda não se corrompeu na bagunça da política da cidade, e não é aquela "dama indefesa... Se bem que exageraram um pouquinho nesse negócio de não ser uma "dama indefesa" em umas partes. Que não podemos contar, pois seria spoiler. =) E a Katie Holmes é simpática.

Emílio Elfo diz:
Ah sim, mas tem uma coisa que gostei muito além dessas coisas que você citou. Assim como Alfred traz Bruce de volta à realidade quando ele fica cada vez mais perdido e psicótico, é Rachel que ensina a Bruce a diferença entre justiça e vingança. No final das contas, é ela que ajuda Bruce a definir seu código de honra pessoal. Fora o fato de que ela só gritou uma vez no filme inteiro. Resumindo, ela não é enfeite! Tem conteúdo!

Emílio Elfo diz:
E Ra's Al Ghul? Eu acho melhor ficarmos caladinhos para não estragar a surpresa...

 

Srta.Ni diz:
Ah, mesmo. Tinha me esquecido disso. A frase "o que você é não se define pelo que é por dentro e sim por suas ações" (ou coisa parecida) é dela! É meio o que resume a mensagem do filme... junto com a demonstração da grande diferença entre JUSTIÇA e VINGANÇA - que também saiu da boca dela.

Emílio Elfo diz:
É isso aí, mas e o Ra's?

Srta.Ni diz:
É melhor nem falar dele aqui que já é prenúncio de spoiler, é melhor que nem saibam que tem surpresa. =)

Emílio Elfo diz:
Então vamos passar para o Espantalho?

Srta.Ni diz:
O Espantalho. Dá medo na primeira aparição dele. Ainda mais porque eu não tinha visto spots nem trailers nem nada. E ele nem é assim tão importante para a história quanto diziam!

Emílio Elfo diz:
Peraí! Depende...

Srta.Ni diz:
Quer dizer..

Emílio Elfo diz:
O vilão principal é Ra's? Sim, é ele, mas sem o Espantalho, Ra's não teria como realizar seu plano.

Srta.Ni diz:
É, escrevi sem pensar. Ele é importante SIM. Mas não exatamente.

Emílio Elfo diz:
Ele é uma ferramenta de Ra's. Ponto. Agora, sobre Cillian Murphy interpretando... o cara deu nova vida ao Espantalho. Nos quadrinhos, o Dr. Crane é um cara frágil fisicamente e abalado psicologicamente. Ok, no filme ele não tem ações físicas, exatamente como nos quadrinhos, mas o psicológico dele...

Srta.Ni diz:
Nunca tinha visto esse ator. Verdade. Ele é bom.

Emílio Elfo diz:
senti falta de uma coisa no Espantalho.

Srta.Ni diz:
O quê? O cérebro? =D hahahah, ok, essa foi péssima.

Emílio Elfo diz:
Ok, ele é pirado, mas... por quê? Explicou? Não.

Srta.Ni diz:
Ele não é pirado. Ele quer deixar os pacientes do Asilo Arkham loucos, para... para...

Emílio Elfo diz:
Ok, não conte.

Emílio Elfo diz:
Mas enfim, alguém que quer fazer o que ele queria fazer e age do jeito que age não é normal. Sim, ele é pirado. Agora... por quê? Ele é só um cara louco e... ponto.

Srta.Ni diz:
Bem... se eu seguir a lógica de meu conhecimento de vilões de Batman de filmes anteriores, poderia chutar que um dia ele foi deixado quase morto em uma fazenda e foi criado por espantalhos.... o_O

Emílio Elfo diz:
Fora isso, esse lance de não explicar o porquê dele fazer o que faz, o Espantalho tá muito legal, embora eu não ache que os fãs irão gostar do desfecho dele.

Srta.Ni diz:
Bem, nem eu que não sou fã gostei.

Emílio Elfo diz:
Pois é. Agora que tal discutirmos o ponto preferido do seu El Cid que nós esquecemos (embora já tivéssemos falado dos brinquedinhos do Batman): o Batmóvel?

Srta.Ni diz:
Você quer dizer... o TUNNING do Batman? =D

Emílio Elfo diz:
Na verdade, o nome é "tumbler".

Srta.Ni diz:
Enfim... já disse que não gostei daquele carro. Pra começo de conversa, acho que um super-herói que quer ser discreto e preservar sua identidade secreta não devia ter um carro. Então, me vem o Batman com aquele... tanque! Gotham City inteira pára, vira, e diz: ah, é o Batman em seu tanque preto.

Emílio Elfo diz:
Vou dar uma de Ciclope agora: "E o que você queria? Um carro conversível com uma sirene no topo?"

Emílio Elfo diz:
Eu adorei o Batmóvel!

Srta.Ni diz:
Mas é exatamente isso que estou falando: só faltou ele colocar uma sirene e gritar "gente, eu sou o Batman, eu ando com meu carrão pelos telhados de Gotham!"

Emílio Elfo diz:
Você combate o crime e os bandidos vão vir com tiros, bazucas, granadas e o que mais puderem pra acabar com a sua raça. Tu prefere um carro estiloso ou algo que te proteja? Tem que ser um carro bélico, não tem jeito! E outra, ele não é tão evidente assim. A polícia mesmo perdeu ele de vista, na escuridão quando o perseguia!

Srta.Ni diz:
Claro que os outros carros são estilosos =)... e claro que um tanque todo preto é muito mais sensato que um carro estiloso. Mas... é muito exagero. O Batman atropelando carros da polícia? Nhé. Mas dê um desconto, porque não gosto de perseguições de carros em filmes. Sem contar que ele se defende muito bem sem aquele tanque, não? Apesar dos desajeitos do começo de vida como o Batman, ele é o cara. Aliáás... as cenas de luta são MUITO BOAS. Principalmente as do início, quando ele está sendo treinado pelo Liam Neeson (sempre o mestre =D). O que é aquela luta na sala do Ra's?? É lindo.

Emílio Elfo diz:
Concordo, aquela sequência da "formatura" dele é sensacional! E o que você achou de Gotham City?

Srta.Ni diz:
Eu fiquei meio confusa, na verdade. Achava que era algo antigo, estilo década de 40, mas é modernosa. Aliás, é atemporal, eu diria. Eu gostei bastante.

Emílio Elfo diz:
Quando Gotham surgiu nos quadrinhos era como seu fosse uma réplica de Nova York, só que mais gótica. E no filme é assim, mas sem ser exagerado. Dá pra sentir a pobreza, a corrupção, a miséria, a decadência só de olhar. E nem precisou de arquiteturas bizarras para isso.

Emílio Elfo diz:
Mas ainda enxergo dois defeitos no filme...

Srta.Ni diz:
Um deles é o déja vu, certo? =)

Emílio Elfo diz:
Isso! Há umas 4 ou 5 cenas que são 90% iguais a cenas do primeiro Batman da "Era Tim Burton". Aí dá uma sensação de "já vi isso antes".

Srta.Ni diz:
Isso é mesmo. E eu sei que isso também existe nos quadrinhos, mas... todos os filmes do Batman têm fumaças assassinas. Todos! Já era hora de ele acoplar uma máscara de gás no uniforme...

Emílio Elfo diz:
Hehe... só que, que culpa tem o escritor David Goyer de que tanto o Espantalho quanto o Coringa (no filme de Bruton) usam gás?

Srta.Ni diz:
Falta de criatividade. =) Mas me diga qual é o outro defeito?

Emílio Elfo diz:
Mas não é nem isso que estou falando e sim, por exemplo, pelo fato de Rachel acabar entrando na batcaverna. Vicky Vale (Kim Basinger) entrou, Rachel também!

Emílio Elfo diz:
O outro defeito é a trilha sonora. Ela é eficiente e... só!

 


 

Srta.Ni diz:
Ah é! Mesmo! Nem se compara ao Danny Elfman, é claro. Uma trilha sonora tem que ter pelo menos uma música tema que marque. Mas não lembro de nenhuma cena em que a trilha me chamou atenção.

Emílio Elfo diz:
Pois é, falta um "tema" forte, algo que você escute e diga: "Batman!", exatamente como a música principal de
Star Wars ou do Superman. A música assustou quando tinha que assustar e criou um clima de mistério quando tinha que ter mistério e foi relax quando tinha que ser e só.

Srta.Ni diz:
Pra mim, eles deviam ter mantido a do Danny Elfman... isso também me incomodou muito nos Episódios I, II e III... cadê a música principal?

Emílio Elfo diz:
Basicamente já discutimos quase tudo, não? Só falta o enredo! Que tal você escrever? As damas primeiro!

Emílio Elfo diz:
Ah e sim, falta a minha reação antes, durante e depois do filme, como fã, né? Hehe...

Srta.Ni diz:
Ah, bem. Você se comportou, para quem estava quase tendo um treco e amaldiçoando cada minuto que passava a mais antes do filme começar. O engraçado foi ver todo mundo saindo da sala com um sorrisão. Digamos que nosso amigo Emílio Elfo parecia uma criança feliz e saltitante e ficou soltando interjeições de emoção (!) durante todo o caminho de volta. =D

Emílio Elfo diz:
E a história?

Srta.Ni diz:
Mas... vamos à história. Eu começo e você continua. Bem, como a gente já disse, "Batman Begins" narra o início do Batman (ah, jura?!). Então, logo nas primeiras cenas vemos uma mistura de flashback, em que Bruce é treinado pelos... (é o quê "da Sombra", mesmo, Emílio?) e ao mesmo tempo lembra dos episódios passados em sua vida: sua infância, a morte dos pais, sua rápida passagem pelo mundo do crime.

Emílio Elfo diz:
É a "Liga das Sombras". Por favor, continue.

Srta.Ni diz:
Como devem saber, o líder dessa Liga é o Ra's al Ghul, que não se apresenta como vilão logo no início. Quando está prestes a terminar seu treinamento e se tornar um membro da Liga, Bruce Wayne percebe que toda a ideologia deles ia contra seus princípios, baseada simplesmente no "vamos matar os ladrões e assassinos, pois são do mal e merecem morrer". Assim, devidamente treinado, ele se nega a cumprir o último passo para se tornar membro, causa um "motim" e vai embora para sua casa, em Gotham - de onde estava longe havia sete anos. Lá, é recebido pelo Alfred e por Rachel, e já começa a ter idéias... a pensar. =) Não demora muito, e Bruce Wayne já decide que quer se tornar um combatente do mal, que leve medo aos bandidos, mas sem as insanidades da Liga das Sombras, claro...

Srta.Ni diz:
Ok, continue você, por favor. =)

Emílio Elfo diz:
Vamos lá: a partir daí, Bruce vai construindo seu código de honra e seu jeito de agir baseado nas experiências que ele atualmente vive com Alfred, Rachel e com os bandidos de Gotham. Inclusive ele chega a viver no meio deles e a encarar Carmine Falcone (Tom Wilkinson), o maior gângster de Gotham, frente a frente. Só que conforme as coisas vão acontecendo e Bruce vai tentando se acertar como Batman, ele cruza o caminho de Espantalho, um louco que quer deixar todos em Gotham malucos e apavorados com seu gás do medo. Porém, os planos do Espantalho não se resumem a isso, pois Ra's também está metido nisso tudo. Conforme Batman vai tentando deter o Espantalho e Ra's, ele vai percebendo o que é preciso para realmente salvar a cidade e agir da maneira correta.

Srta.Ni diz:
É claro que se o Zarko estivesse conosco ia falar que o filme estava cheio de clichês. =)

Emílio Elfo diz:
Ele nem é leitor assíduo de quadrinhos! Você já tem mais mente aberta!

Srta.Ni diz:
Hehe... e o saldo geral? O filme superou suas expectativas?

Emílio Elfo diz:
Um pouco sim. É que eu sabia que é filme de origem, ou seja, dificilmente seria melhor do que "Homem-Aranha 2" ou "X-Men 2". Digamos que é quase tão bom quanto.

Emílio Elfo diz:
E vai, minhas expectativas eram altíssimas! Digamos que devido à sensação de deja-vú e à trilha sonora, dou um 9,0 pro filme. De resto, é mágico, sensacional, maravilhoso... enfim, o filme que o personagem merecia faz tempo!

Srta.Ni diz:
Eu não posso dizer que ele superou as minhas expectativas, já que não tinha muitas. Como não sou fã do personagem, não esperava nada além de um bom filme. E foi o que vi, um filme muito bom! Não só para fãs, mas também pro "público leigo" como eu. E olha que, quando se trata de filmes recentes de heróis, eu só abro exceções até agora para Homem-Aranha e Batman.

Emílio Elfo diz:
Não para "X-Men 2"?

Srta.Ni diz:
Eu não vi X Men 2.=) E diria mais: é mágico, sensacional, maravilhoso... enfim, o filme que o personagem merecia faz tempo! E olha que eu nem odeio tanto assim os filmes anteriores dele.

Emílio Elfo diz:
Ok, então assista "X-Men 2"! Bom, acho que acabamos, não?

Srta.Ni diz:
E eu acho que ficou muito bom!

Emílio Elfo diz:
Então... p-p-por hoje é s-só pessoal!

http://www.a-arca.com/v2/artigosdt.asp?sec=2&ssec=9& cdn=6853

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...