Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ridley Scott


skellington
 Share

Qual é o melhor filme dirigido por Ridley Scott?  

55 members have voted

  1. 1. Qual é o melhor filme dirigido por Ridley Scott?

    • Alien, o Oitavo Passageiro
      20
    • Blade Runner - O Caçador de Andróides
      26
    • Chuva Negra
      1
    • Thelma & Louise
      9
    • 1492 - A Consquista do Paraíso
      2
    • Gladiador
      18
    • Hannibal
      3
    • Falcão Negro em Perigo
      2
    • Os Vigaristas
      0
    • Cruzada
      1
    • Outro
      0


Recommended Posts

  • Members

Rede de Mentiras visto. Bastante subestimado. A intriga política é complexa e bem desenvolvida, sem ser maçante (vide Syriana...). Funciona também como uma sequência informal de Cruzada,

trazendo o mesmo conflito, agora nos tempos atuais. Scott traz

novamente uma visão respeitosa sobre os povos do Oriente Médio através

do personagem de Mark Strong.

 

  1. Blade Runner - O Caçador de Andróides = 10,0
  2. O Gângster = 9,5
  3. Alien, o 8º Passageiro = 9,0
  4. Rede de Mentiras = 8,5
  5. Falcão Negro em Perigo = 8,0
  6. Gladiador = 8,0
  7. Chuva Negra = 8,0
  8. Cruzada = 7,0
  9. Hannibal = 7,0
  10. Os Vigaristas = 7,0

  11. Um Bom Ano = 6,0
  12. Até o Limite da Honra = 5,0

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Blade Runner - O Caçador de Andróides = 10' date='0

O Gângster = 9,5

Alien, o 8º Passageiro = 9,0

Rede de Mentiras = 8,5

Falcão Negro em Perigo = 8,0

Gladiador = 8,0

Chuva Negra = 8,0

Cruzada = 7,0

Hannibal = 7,0

Os Vigaristas = 7,0

Um Bom Ano = 6,0

Até o Limite da Honra = 5,0[/quote'] Tudo bem que gosto não se discute (ou se discute para ter graça!). Mas....wtf!!!

 

"Falcão Negro em Perigo", um dos piores filmes da carreira do Scott na frente do razoável/bom Gladiador????

 

E "O Gângster" na frente de um dos maiores clássicos não só do Ridley, mas do cinema, que é "Alien"?

 

 

Então tá...normal (...)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Notícia um pouco antiga (2004), mas que não deixa de ter validade  e relevância:

Cientistas votam em Blade Runner como melhor ficção científica

 

Uma pesquisa do jornal The Guardian revelou que "Blade Runner -- Caçador de Andróides", uma visão sombria do futuro ambientada em Los Angeles, foi votado por um grupo de cientistas internacionais o melhor filme de ficção científica de todos os tempos.

O clássico de Stanley Kubrick "2001 -- Uma Odisséia no Espaço" foi considerado o segundo melhor, enquanto a viagem feita por Luke Skywalker em "Guerra nas Estrelas" e "O Império Contra-ataca", os primeiros filmes da trilogia "Guerra nas Estrelas", receberam votos iguais, ocupando o terceiro lugar.

"'Blade Runner' é o melhor filme já feito", disse ao jornal o Dr. Stephen Minger, biólogo do King's College, em Londres, especializado em células-tronco.

"O filme se adiantou muito a seu tempo, e a premissa toda da história -- o que é ser humano, quem somos, de onde viemos -- retoma questões eternas", opinou.

Para a pesquisa, o jornal entrevistou 56 cientistas eminentes que atuam em áreas tão diversas quanto zoologia e física quântica.

O quarto melhor filme, para os cientistas, é "Alien", dirigido por Ridley Scott. "Solaris", de Andrei Tarkovsky, foi considerado o quinto melhor filme.

"'Solaris', de 1972, talvez seja o único filme a tratar da questão dos limites da ciência fixados por nossas percepções e categorias humanas restritas e nossa tendência à antropomorfização", opinou o professor de física Gregory Benford, da Universidade da Califórnia.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, pode ter ficado satisfeito ao ver-se na sexta posição com o "O Exterminador do Futuro", de 1984, e "O Exterminador do Futuro 2", de 1991.

"O Dia em Que a Terra Parou", a história de um alienígena que desembarca em Washington para pedir aos terráqueos que vivam em paz, ocupou a sétima posição, e "A Guerra dos Mundos", baseado no livro homônimo de H.G. Wells, a oitava.

"Matrix", estrelado por Keanu Reeves no papel de Neo, um hacker de computadores que descobre que o mundo no qual vive pode ter sido artificialmente construído, foi considerado o nono melhor filme de ficção científica.

A décima posição foi ocupada por "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", de Steven Spielbeg, uma reflexão em última análise positiva sobre como será a chegada dos alienígenas ao nosso planeta.

A pesquisa também constatou que Isaac Asimov é o autor favorito dos cientistas, seguido pelos britânicos John Wyndham e Fred Hoyle.

 
Nexus 62009-06-08 12:30:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Uma curiosidade sobre "Alien, o 8º Passageiro", é que serviu como inspiração para a capa de um dos maiores clássicos do Rock Progressivo:

 

 

 

"Brain Salad Surgery" - do Emerson, Lake & Palmer.

 

 

 

emerson-lake-palmer-brain-salad-surgery-lp.jpg

 

 

 

 

 

O idealizador e desenhista da capa é ninguém menos do que H.R Giger, o mesmo que trabalhou no filme de Ridley Scott.

 

 

 

ps: PQP, o forum tá muito bugado!!!!!!!!!

 

Nexus 62009-06-08 14:03:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Blade Runner - O Caçador de Andróides = 10' date='0

O Gângster = 9,5

Alien, o 8º Passageiro = 9,0

Rede de Mentiras = 8,5

Falcão Negro em Perigo = 8,0

Gladiador = 8,0

Chuva Negra = 8,0

Cruzada = 7,0

Hannibal = 7,0

Os Vigaristas = 7,0

Um Bom Ano = 6,0

Até o Limite da Honra = 5,0[/quote'] Tudo bem que gosto não se discute (ou se discute para ter graça!). Mas....wtf!!!

 

"Falcão Negro em Perigo", um dos piores filmes da carreira do Scott na frente do razoável/bom Gladiador????

 

E "O Gângster" na frente de um dos maiores clássicos não só do Ridley, mas do cinema, que é "Alien"?

 

Então tá...normal (...)

 

Black Hawk Down é fodão. Assim como Gladiador, é um filme balizado pela parte técnica, e nesse aspecto (tanto em termos de imagem quanto som) deixa Gladiador na poeira...

Não vi O Gangster, mas ouço muita gente falando bem do filme por aí, portanto, nenhum disparate colocá-lo na frente do Alien - um bom filme, mas que nem sonhando é um clássico do cinema. Certamente este não entraria num eventual top 100 da década de 70, se eu me propusesse a fazer um.
Schonfelder2009-06-08 16:55:36
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi Alien há muito tempo. Necessita de revisão. Não vou ignorar que vi o filme só porque minha opinião sobre ele na época foi essa. Quando rever, posso tanto considerá-lo tanto melhor do que O Gângster e Blade Runner quanto pior. Blade Runner, por exemplo, que considerei xarope quando vi pela primeira vez mas adorei da segunda. O mesmo vale para os outros da lista. O único que está fresco na memória é Rede de Mentiras, considerando que em menos de uma semana já começo a esquecer os detalhes de um filme.

 

PS: Tinha jurado não postar nessa seção por absoluta falta de tempo, e aqui estou eu outra vez...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Peraí' date=' não gostar de Alien tudo bem, mas falar que não é um clássico do cinema já é loucura.[/quote']

 

Loucura seria eu chamar um filme que não entraria no meu top 100 (de uma década) de "clássico do cinema", não ? 17

 

Sei que é difícil pro povo do "sei que o filme é bom, mas não gostei" (hein ?) entender, mas no cinema (bem como em toda forma de expressão artística) não existem axiomas, não existe verdade absoluta - o que existe são pesoas de opinião formada que mal param pra questioná-la.

 

Não vou falar mais do Alien, porque já disse o que pensava no outro tópico há umas semanas, mas citando outro exemplo, Cidadão Kane (no topo de várias listas mundo afora) pra mim não está nem entre os 5 melhores filmes do Orson Welles.

 

Então, não é porque o camarada considera um filme x melhor do que o y que ele precisa ser sabatinado, ou se explicar por isso.

Schonfelder2009-06-08 19:39:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Peraí' date=' não gostar de Alien tudo bem, mas falar que não é um clássico do cinema já é loucura.[/quote']

Loucura seria eu chamar um filme que não entraria no meu top 100 (de uma década) de "clássico do cinema", não ? 17

 

Não.

 

Também não considero Cidadão Kane essa Coca-Cola toda mas não posso dizer que ele não é clássico.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Ridley Scott é um dos meus diretores favoritos. Não vi todos os filmes, mas os cinco mais dele, na minha opinião, são os seguintes:

 

1- Alien, O Oitavo Passsageiro

2- Blade Runner, O Caçador de Andróides

3- Gladiador

4- Thelma & Louise

5- Os Vigaristas

 

 

Agora, pra quem diz que Alien não é clássico, está engando. Quantos diretores, roteiristas, produtores, e outros foram influenciados pelo filme? E a trilha sonora é uma das mais memoráveis.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Meu ranking de filmes de Ridley Scott, depois de assistir a "Cruzada":

 

1- Alien, O Oitavo Passageiro - 10/10

2- Blade Runner, O Caçador de Andróides - 10/10

3- Gladiador - 9/10

4- Thelma & Louise -  8,5/10

5- Os Vigaristas - 8/10

6- Rede de Mentiras - 8/10

7- Cruzada - 8/10

8- Chuva Negra - 7,5/10

9- O Gângster - 7,5/10

10- Um Bom Ano - 7/10

11- Falcão Negro em Perigo - 6,5/10

 

Nossa, não tinha percebido que já vi muitos filmes de Ridley Scott. Na minha locadora, pelo que eu sei, tem mais três que ainda não vi: "A Lenda", "1492, A Conquista do Paraíso" e "Hannibal". Em breve atualizo com esses filmes.

 

Ah, e votei em "Alien" na enquete, um dos cinco melhores filmes que já vi na minha vida.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Ridley Scott arruma mais um projeto para dirigir

Trata-se da adaptação da minissérie inglesa Red Riding

15/10/2009

Como se Ridley Scott já não tivesse projetos suficientes - de Admirável Mundo Novo ao novo Alien - ele agora dirigirá o remake hollywoodiano da minissérie inglesa Red Riding, cujos direitos foram comprados pela Columbia Pictures.

Steve Zaillian escreverá o roteiro, que trocará a ambientação do Reino Unido para os EUA. A trama, que analisa relações de poder e corrupção policial, se concentra na investigação do desaparecimento de várias meninas - daí o título, referência a Chapeuzinho Vermelho. Zaillian já trabalhou com Scott em O Gângster e Hannibal.

Enquanto isso, a minissérie, que por sua vez é baseada em uma série de quatro romances do escritor David Peace, será exibida na TV dos EUA no final do ano, pelo canal IFC.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ninguém mais gostou de OS VIGARISTAS?

Achei bem redondinho e esperto' date=' mesmo que relativamente previsível. Scott num registro mais leve, bem-sucedido, arrancando atuações dedicadas de Cage e, em especial, de Lohman.

***/****
[/quote']

 

Eu gostei, Cremildo. Uma das melhores comédias desta década. Como você pode ver no meu ranking acima, é top 5 do Ridley até agora.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

 Revisto 1492: A CONQUISTA DO PARAISO

 

 

 

 

  Para comemorar os 500 anos do "descobrimento" da America, Ridley Scott realizou esse 1492, que narra como Cristovão Colombo realizou a sua famosa missão de exploração, passando pelo tempo em que foi governador de algumas ilhas americanas, até os ultimos dias do navegador espanhol.

 

 Gerard Depardieu vive Colombo, em uma atuação bem interessante, e muitas vezes, leva o filme nas costas. Sigouney Weaver volta a trabalhar com Scott, vivendo a rainha Isabel, mas não sei porque, ela me parece um pouco deslocada no papel. Mas tambem sua participação no filme não é longa.

 

 Tecnicamente, 1492 é irreprensivel. Possui uma fotografia lindissima, que cria momentos realmente lindos, como a chegada dos espanhois a America por exemplo. A direção de arte tambem esta de parabêns, mostrando que houve um otimo trabalho de pesquisa. A trilha fica por conta de Vangelis, que já havia trabalhado com o diretor em BLADE RUNNER. A trilha tambem é muito boa, e casa muito bem com o tom épico que o filme busca.

 

 Mesmo assim, falta algo a 1492. O filme é arrastado na maior parte do tempo, não despertando o interesse do expectador. O ritmo me lembrou outro trabalho de Scott, CRUZADA, que tambem é extremamente sonolento. Mas acreditem ou não, 1492, conseguiu me prender mais do q o filme estrelado por Orlando Bloom, e isso se deve muito ao trabalho de Depardieu, e ao apuro tecnico do filme. 1492 acaba sendo um trabalho menor de Scott, embora não tendo sido feito com essa intenção. A nivel de curiosidade, vale dizer q é um dos maiores fracassos na carreira do diretor, pois o filme arrecadou muito pouco em comparação com oq foi gasto.

 

 
Questão2009-12-21 19:51:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1492 foi o filme mais chato que vi esse ano. Nem sei como cheguei ao fim e quase nada dele me resta na memória (graças a Deus).

 

----------

 

01. Alien

02. Thelma & Louise

03. Matchstick Men

04. American Gangster

05. Kingdom of Heaven

06. Body of Lies

07. Gladiator

08. A Good Year

09. 1492 - Conquest of Paradise
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1)Blade Runner

Zhora!16


2)Os Vigaristas

Tb gosto bastante deste, o cage está ótimo e ainda tem a gatinha da Alison Lohman inspirada. E é mei raro ver uma comédia (ou algo próximo disto) tão bem filmada.


3)Gladiador

4)Os Duelistas
5)Falcão Negro em Perigo
6)Hannibal

 

Esse é bem interessante porque prossegue a franquia do Hopkins de uma forma inusitada. Ele troca a densidade absurda do Demme por uma atmosfera mais sanguinária e bem fotografada. Particularmente até acho aceitável mas escolheria outra atriz para a Starling (apesar de gostar da Moore em outros filmes).

 

7)Rede de Mentiras
8)1492 - A Conquista do Paraíso
9)Um Bom Ano
10)Cruzada

 

Vi tb o curta "Boy and Bicycle", onde ele basicamente filma o irmão dele. Já dá pra ver que o cara sempre foi chegado em um apuro visual...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...