Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cotas em Universidades


Travis Bickle
 Share

Você é a favor da adoção do sistema de cotas em universidades ?  

19 members have voted

  1. 1. Você é a favor da adoção do sistema de cotas em universidades ?

    • Sim
      10
    • Não
      43


Recommended Posts

  • Members
 

Isto é mentira. Por pior que tenha sido o governo do FHC' date=' eles buscaram desenvolver apenas a educação de base. Mas a base não é problemática exclusiva como alguns aqui pensam de forma retrograda toda a infra-estrutura do aprendizado do país é importante, inclusive o que precisa de ajuda e espacialmente são as universidades. Desde de sempre as universidades são tratadas com descaso, algumas ficam puídas e sem infra-estrutura para atender até novas vagas.

[/quote']

 

Concordo plenamente. A educação superior também está ao Deus dará. Mas isso não tem nada haver com cotas.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 433
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Genética? Você quer dizer eugenia. Não tem como avaliar a "raça" através de DNA' date=' quem proferiu isto é um velho eugenista se escondendo atrás da genética. Pode pegar o DNA das populações mais isoladas da terra, que o DNA não vai esclarecer que o genótipo de um é mais branco e o outro é mais negro. Já o fenótipo sim.

 

[/quote']

 

 

 

fenótipo? você diz do tipo "eu acho que sou negro, portanto vale". na sua concepção racista todos teriam que se dirigir a um lugar onde elas seriam classificadas por negro, pardo ou branco? hum.... bem nazi.

 

 

 

 

O que foi moleque? Ainda no mundo da lua, você ainda nem saiu do mater dei e tá querendo me dar aula de genética. Com esta sua cabeça oca, cheia de matérias da Veja não existe a menor possibilidade de você aprender nada que presta. Deve estar vendo muito fantástico para vir com esta de DNA da raça. Isto é tão real quanto à Frenologia.

 

 

 

 

Pelas besteiras que você fala aqui, sei mais de genética do que você. engraçado é que num tempo atrás, quando eu falei das quatro "raças" que hoje se misturaram, você foi contra, dizendo que elas sempre se misturaram e que não existe "raça pura". ao mesmo tempo que fala de cotas que querem dar uma esmola pra "raça negra". você se perde em suas próprias palavras, plutão. a ana está certa: você não tem opiniões, só é do contra. contra tudo, contra todos. nem para pra pensar, só ouve uma opinião e já diz: sou contra.

Link to comment
Share on other sites

  • Members


fenótipo? você diz do tipo "eu acho que sou negro' date=' portanto vale". na sua concepção racista todos teriam que se dirigir a um lugar onde elas seriam classificadas por negro, pardo ou branco? hum.... bem nazi.


Pelas besteiras que você fala aqui, sei mais de genética do que você. engraçado é que num tempo atrás, quando eu falei das quatro "raças" que hoje se misturaram, você foi contra, dizendo que elas sempre se misturaram e que não existe "raça pura". ao mesmo tempo que fala de cotas que querem dar uma esmola pra "raça negra". você se perde em suas próprias palavras, plutão. a ana está certa: você não tem opiniões, só é do contra. contra tudo, contra todos. nem para pra pensar, só ouve uma opinião e já diz: sou contra.[/quote']

 

Não é nazi Anakin. Basta ter olhos e não ser daltônico. O senso faz isto e ele é por isto um órgão racista por isto ou é? A pesquisa para qual trabalho faz isto. Olham a expressão do fenótipo, olha para a cor da pele da pessoa. Isto não é racismo. Racismo é você achar que alguém é mais branco ou negro por conta de seu passado ou região, os testes de DNA que fizeram isto na época foram sumariamente questionados por isto. Uma vez que o DNA do código genético humano não se pode tirar de forma conclusiva quem é mais ariano ou não. Entendeu child?

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Não estou me contradizendo. É simples: O que você ainda fez aqui remete ao tópico de religião, sobre a existência mítica das quatro raças. Tanto não fiz contradição, que o teste DNA, não se aplica aqui ou em lugar nenhum, pois pode acusar que alguém que vive na Islândia de ter mais ancestral negro de que quem vive na África do Sul. Sabe por que? São todos seres humanos e não quatro raças isoladas completamente. A idéia de raça aplicada nas cotas é pelo preconceito étnico gerado na sociedade brasileira desde Dom João que queria branquear o Brasil. O melhor deste país é reservado para os brancos ou aqueles que são visualmente brancos.

Plutão Orco2007-10-18 15:27:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não é nazi Anakin. Basta ter olhos e não ser daltônico. O senso faz isto e ele é por isto um órgão racista por isto ou é?

 

 

 

Não. Racismo é colocar o negro ou pardo como alguém inferior' date=' incapacitado de passar numa faculdade por conta própria.

 

 

 

 

A pesquisa para qual trabalho faz isto. Olham a expressão do fenótipo, olha para a cor da pele da pessoa.

 

 

 

Vocês também medem o nariz do negro, para classificá-lo? 06.gif

 

 

 

O melhor deste país é reservado para os brancos ou aqueles que são visualmente brancos.

 

 

 

Fato ou opinião? Só pode ser opinião, ou fato do "fantástico mundo do plutão". Vou dar uma chance:

 

 

 

cite-me pelo menos um exemplo de algum emprego ou oportunidade restrita a apenas pessoas brancas... 09.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso é consequência da história, fram. O mesmo que mulheres na presidência. Nada impede que um negro ou uma mulher sejam presidentes.

 

 

 

Outra coisa: Lula é branco, e era operário. Se for levar a classe social, há tantos negros quanto brancos. Os italianos eram brancos que vieram pro brasil para uma semi-escravidão. Porque não há cotas para os descendentes de italianos também?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Isso é consequência da história' date=' fram. O mesmo que mulheres na presidência. Nada impede que um negro ou uma mulher sejam presidentes.

Outra coisa: Lula é branco, e era operário. Se for levar a classe social, há tantos negros quanto brancos. Os italianos eram brancos que vieram pro brasil para uma semi-escravidão. Porque não há cotas para os descendentes de italianos também?[/quote']

 

Isto que dá assistir muita Terra Nostra. 06

 

Então os italianos foram vítimas aqui? Ficaram no pelourinho? Hahhahah! 06 Que pena! Olha como me sinto culpado. 06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Não nego que teve exploração destes imigrantes, mas em vias de comparação como você fez aos afro-descendentes é ridículo. 03

 

Uma vez que sempre gostávamos de estrangeiros brancos, tudo que via da Europa era mais bem vindo do que vinha de povos não europeus. Incluso a pobreza da mão de obra “qualificada” europeias.   

 

E outra, nada impede teoricamente de fato um negro ou uma mulher ser presidente de um país dominado politicamente por brancos e homens. O que impede o negro é o caminho trilhado por ele, um caminho que exige como vocês do fórum aqui expressam perfeitamente bem a aversão de um presidente que não fala a língua européia.

 

Vocês odeiam o lula por ele não falar línguas bonitinhas e chiques de merda. Os brasileiros da classe média de cabeça oca daqui acreditam piamente que somos obrigados a falar a língua inglesa. Como se a Rainha ou o presidente do EUA falassem a nossa ou outra nas suas negociações. Nem os franceses que falam inglês perfeitamente se submetem a esta aculturação burra. Em fim para um negro ser aceito, ele deve se submeter a uma cultura que ele não consegue se identificar. Ai que mora o problema de ele não só consegue se ingressar em uma universidade como em uma melhor função no mercado de trabalho.

 

Em fim o mundo é dos brancos. A África é dominada pro línguas européias, só a dominação lingüística é uma das formas mais potentes de genocídio cultural. Repito o negro não se sente bem vindo em um meio que exige que ele absorva muito mais a cultura do branco do que do negro ou dos seus ancestrais. 12

 

Você Anakin absorve muito mais a cultura de seus antepassados brancos, por ver melhor eles na fita do que dos seus antepassados negros.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Conheci um bostinha cotista esses dias que tava reclamando porque dentro dos 20% das cotas da UFSCAR (federal de São Carlos) haveria uma parecela para negro, vá a merda o cara já tem cota e ainda reclama.

 

 

Se eu pegasse um bixo cotista na facul ele ia estar "bem" na minha mão, mas graças a Deus não rola cotas na UNESP0505050505

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isto que dá assistir muita Terra Nostra. Então os italianos foram vítimas aqui? Ficaram no pelourinho? Hahhahah! Que pena! Olha como me sinto culpado. Não nego que teve exploração destes migrantes' date=' mas em vias de comparação como você fez aos afro-descendentes é ridículo. Uma vez que sempre gostávamos de estrangeiros brancos, tudo que via da Europa era mais bem vindo do que vinha de povos não europeus. Incluso a pobreza da mão de obra “qualificada” europeias. [/quote']

 

 

 

Os italianos vieram aqui com uma mão na frente e outra atrás. Eram europeus, mas miseráveis. Não tinham qualificação nenhuma. Se tinham, era para fazer macarrão (hummm). Agora eu te pergunto: porque a exploração nos cafezais tem que ser desconsiderada? O negro foi explorado no passado e por isso tem cotas para ele hoje. mas o italiano também foi explorado. cadê as cotas pra ele? Se petistas como você querem retribuir o erro do passado, que sejam justos pelo menos e façam isso com todos que foram explorados.

 

 

 

 

E outra, nada impede teoricamente de fato um negro ou uma mulher ser presidente de um país dominado politicamente por brancos e homens. O que impede o negro é o caminho trilhado por ele, um caminho que exige como vocês do fórum aqui expressam perfeitamente bem a aversão de um presidente que não fala a língua européia. Vocês odeiam o lula por ele não falar línguas bonitinhas e chiques de merda. Os brasileiros da classe média de cabeça oca daqui acreditam piamente que somos obrigados a falar a língua inglesa. Como se a Rainha ou o presidente do EUA falassem a nossa ou outra nas suas negociações. Nem os franceses que falam inglês perfeitamente se submetem a esta aculturação burra. Em fim para um negro ser aceito, ele deve se submeter a uma cultura que ele não consegue se identificar. Ai que mora o problema de ele não só consegue se ingressar em uma universidade como em uma melhor função no mercado de trabalho. Em fim o mundo é dos brancos. A África é dominada pro línguas européias, só a dominação lingüística é uma das formas mais potentes de genocídio cultural. Repito o negro não se sente bem vindo em um meio que exige que ele absorva muito mais a cultura do branco do que do negro ou dos seus ancestrais.

 

 

 

Que lindinho... O anarquista defendendo PT.

 

 

 

Sim, o mundo é da geração européia e o mundo tem que falar inglês, por motivos históricos. Mas o que você sugere? Que todos os afro-descendentes voltem para a África? Que cada país fale apenas sua própria língua e que se danem as relações internacionais? Vamos voltar ao absolutismo e ao mercantilismo. Engraçado como você muda. Uma hora é contra a existência de nações, outra hora é um ultranacionalista. Decida-se!

 

 

 

E outra, a cultura negra jamais sofreu um genocídio da maneira que você coloca. O que é o candonblé, os orixás e os pais e mães de santo que vemos toda hora por aí? Influência negra! Lenga-Lenga, xingar, fubá, gogó, cachaça, manga, capanga, forró, maxixe, sunga e tantas outras são palavras de origem africana. Quer mais? Os estilos de música são a prova mais concreta da influência negra. Em toda a América, os clássicos europeus caíram e deram lugar ao negro spiritual, o blues, o jazz, o reague, o funk, o forró, o axé e vários outros estilos. Só um pseudo-anarquista não veria isso.Anakin2007-10-24 09:39:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outra coisa:

 

 

 

Em fim o mundo é dos brancos. A África é dominada pro línguas européias' date=' só a dominação lingüística é uma das formas mais potentes de genocídio cultural. Repito o negro não se sente bem vindo em um meio que exige que ele absorva muito mais a cultura do branco do que do negro ou dos seus ancestrais. [/quote']

 

 

 

Então o mundo é seu, porque você se confessou branco! Você tem dominado sobre os outros povos, um genocida cultural. Igualmente o Lula.Anakin2007-10-24 09:40:38

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom dia. Amigos e Amigas!

 

 

 

Essa discussão deixou de ser sobre cotas há muito tempo...

 

 

 

E para contribuir para essa nova fase, inútil, do tema:

 

 

 

Quem não tiver genótipos: AABB não é branco...

 

 

 

Obs: E dai, vc pode ser o que quiser; branco, verde, azul, cor de rosa, tanto faz... Só não pode esquecer que é humano como todos... 06.gif

 

 

 

T+!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


1-Os italianos vieram aqui com uma mão na frente e outra atrás. Eram europeus' date=' mas miseráveis. Não tinham qualificação nenhuma. Se tinham, era para fazer macarrão (hummm). Agora eu te pergunto: porque a exploração nos cafezais tem que ser desconsiderada? O negro foi explorado no passado e por isso tem cotas para ele hoje. mas o italiano também foi explorado. cadê as cotas pra ele? Se petistas como você querem retribuir o erro do passado, que sejam justos pelo menos e façam isso com todos que foram explorados.

 

2-Que lindinho... O anarquista defendendo PT.

3-Sim, o mundo é da geração européia e o mundo tem que falar inglês, por motivos históricos. Mas o que você sugere? Que todos os afro-descendentes voltem para a África? Que cada país fale apenas sua própria língua e que se danem as relações internacionais? Vamos voltar ao absolutismo e ao mercantilismo. Engraçado como você muda. Uma hora é contra a existência de nações, outra hora é um ultranacionalista. Decida-se!

4-E outra, a cultura negra jamais sofreu um genocídio da maneira que você coloca. O que é o candonblé, os orixás e os pais e mães de santo que vemos toda hora por aí? Influência negra! Lenga-Lenga, xingar, fubá, gogó, cachaça, manga, capanga, forró, maxixe, sunga e tantas outras são palavras de origem africana. Quer mais? Os estilos de música são a prova mais concreta da influência negra. Em toda a América, os clássicos europeus caíram e deram lugar ao negro spiritual, o blues, o jazz, o reague, o funk, o forró, o axé e vários outros estilos. Só um pseudo-anarquista não veria isso.[/quote']

 

1-Como assim os italianos não tinham qualificação? Por que você acha que eles foram substituídos pelos escravos recém libertos? Não é desconsiderar os italianos, eles ao contrário dos escravos recém libertos tinham remuneração o que possibilitava a não ficarem a míngua como muitos ex-escravos libertos. Entendeu? Espero que sim, espero que sim. Por favor, entenda. Já estou de saco cheio dando uma de professor de história.

 

2-Não defendo o PT defendo uma idéia. Defendo a possibilidade de nivelar os erros passados e históricos é isto que defendo aqui de fato e que até agora não foi sequer analisado com consciência por vocês. Os anarquistas defendem as idéias anarquistas e elas podem estar alojadas em qualquer lado da política e não necessariamente defendem o partido sendo de esquerda ou direita. Uma vez que não são levados pela ordem de comando.

 

3-Quem disse que somos obrigados a falar inglês? Aqui não se tem uma troca cultural, tipo eu falo a sua língua, você fala a minha e sim um lado unilateral de relações internacionais. É este o problema que levantei. Logo são motivos de dominação cultural e segregadora das demais culturas como diria Tolstói:

 

“Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.”

 

Em fim a universalidade vem do lugar que você vive, seu olhar é o olhar da sua aldeia cultural e não da aldeia vizinha. A grama do vizinho é sempre mais verde. Minha proposta não é retroativa ou ultrapassada. O mundo que você acredita viver é que é assim. Um mundo que ainda se baseia ainda no absolutismo cultural norte americano e europeu, todos bebem Coca Cola e escutam Rock ou música erudita. Não existe diversidade étnica existe um único e absoluto valor anglo-saxão isto é sim é absolutismo. E por fim nações não é a mesma coisa que culturas e etnias a África que o diga.

 

4-E de novo erra a interpretação que postei. Quando falei que o mundo é dos brancos. Pensei que você poderia compreender, que refiro a dominação não só cultural, que é esmagadora como também política.

Vamos lá de novo. Você dá mais credito para quem escuta Mozart ou Funk qualquer? Nestes encontros internacionais de chefes de estado maior, o que expressa é uma unidade diversificada de culturas ou uma prevaricação de eurocentrismo? E você não respondeu se você como pardo dá mais valor ao seu ancestral branco ou negro?

Plutão Orco2007-10-24 12:18:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bom dia. Amigos e Amigas!

Essa discussão deixou de ser sobre cotas há muito tempo...

E para contribuir para essa nova fase' date=' inútil, do tema:

Quem não tiver genótipos: AABB não é branco...

Obs: E dai, vc pode ser o que quiser; branco, verde, azul, cor de rosa, tanto faz... Só não pode esquecer que é humano como todos... 06.gif

T+!
[/quote']

 

Bolha se for postar asnice, seria melhor repensar e reler melhor. Até agora a discussão das cotas aprofundou mais do que seus posts rasos de bom dia, boa tarde e boa noite. O Show de Truman não é aqui entendeu?

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

E outra. Os genótipos não revelam cor de ninguém. Vão estudar genética decente antes de proferirem pérolas. A analise da cor é puramente do olhar fenótipo. E olhar de alguém de cor diferente que foi marginalizado por muito tempo e ainda ignorado por vocês.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Plutão Orco. Boa tarde. Como vai? 05.gif

 

 

 

[bolha se for postar asnice, seria melhor repensar e reler melhor. Até agora a discussão das cotas aprofundou mais do que seus posts rasos de bom dia, boa tarde e boa noite. O Show de Truman não é aqui entendeu?

 

 

 

 

 

 

 

E outra. Os genótipos não revelam cor de ninguém. Vão estudar genética decente antes de proferirem pérolas. A analise da cor é puramente do olhar fenótipo. E olhar de alguém de cor diferente que foi marginalizado por muito tempo e ainda ignorado por vocês.]

 

 

 

Feito o Registro... 03.gif

 

 

 

T+ e vote em nós... 16.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1-Como assim os italianos não tinham qualificação? Por que você acha que eles foram substituídos pelos escravos recém libertos? Não é desconsiderar os italianos' date=' eles ao contrário dos escravos recém libertos tinham remuneração o que possibilitava a não ficarem a míngua como muitos ex-escravos libertos. Entendeu? Espero que sim, espero que sim. Por favor, entenda. Já estou de saco cheio dando uma de professor de história. [/quote']

 

 

 

Você é o pior professor de história que já conheci. mas se tá cheio, pode ir. Vai ser melhor pra você e pra mim 03.gif

 

 

 

Os italianos não tinham qualificação. Vieram da parte sul da Itália, até hoje a mais pobre e miserável do país. A Itália da moda, dos carros, da culinária e tudo mais que vemos por aí é a Itália do Norte, a Itália rica. Se não, porque eles viriam pra cá? Eles foram substituídos por escravos porque a escravidão tinha caído nos países desenvolvidos.

 

 

 

2-Não defendo o PT defendo uma idéia. Defendo a possibilidade de nivelar os erros passados e históricos é isto que defendo aqui de fato e que até agora não foi sequer analisado com consciência por vocês. Os anarquistas defendem as idéias anarquistas e elas podem estar alojadas em qualquer lado da política e não necessariamente defendem o partido sendo de esquerda ou direita. Uma vez que não são levados pela ordem de comando.

 

 

 

Defende uma idéia petista. Nivelar erros do passado? ok, então porque não recebemos de volta todas as riquezas que os portugueses tiraram de nós? Porque França e Inglaterra não nivelam seus passados erros e dão dinheiro pra Índia, África e todas as colônias americanas. Plutão, pedir desculpa pro bisneto daquele que foi escravizado é ridículo.

 

 

 

Vamos lá de novo. Você dá mais credito para quem escuta Mozart ou Funk qualquer? Nestes encontros internacionais de chefes de estado maior, o que expressa é uma unidade diversificada de culturas ou uma prevaricação de eurocentrismo? E você não respondeu se você como pardo dá mais valor ao seu ancestral branco ou negro?

 

 

 

O blues e o jazz são de alta qualidade. E são de origem negra. Acha que rico não come feijoada? Não dou mais valor ao bisavô holandês ou escravo. Não conheço nada sobre eles. Conheço mais sobre minha bisavó índia, que se identifica muito comigo. Respondi, agora me responda se você é rico e bem sucedido por ser branco.

Link to comment
Share on other sites

  • Members


1-Você é o pior professor de história que já conheci. mas se tá cheio' date=' pode ir. Vai ser melhor pra você e pra mim 03.gif

1-Os italianos não tinham qualificação. Vieram da parte sul da Itália, até hoje a mais pobre e miserável do país. A Itália da moda, dos carros, da culinária e tudo mais que vemos por aí é a Itália do Norte, a Itália rica. Se não, porque eles viriam pra cá? Eles foram substituídos por escravos porque a escravidão tinha caído nos países desenvolvidos. 

 


2-Defende uma idéia petista. Nivelar erros do passado? ok, então porque não recebemos de volta todas as riquezas que os portugueses tiraram de nós? Porque França e Inglaterra não nivelam seus passados erros e dão dinheiro pra Índia, África e todas as colônias americanas. Plutão, pedir desculpa pro bisneto daquele que foi escravizado é ridículo.


3-O blues e o jazz são de alta qualidade. E são de origem negra. Acha que rico não come feijoada? Não dou mais valor ao bisavô holandês ou escravo. Não conheço nada sobre eles. Conheço mais sobre minha bisavó índia, que se identifica muito comigo. Respondi, agora me responda se você é rico e bem sucedido por ser branco. [/quote']

 

1-Você é burro ou se faz de burro Anakin? Só pode ser seu alterego de Star Wars.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

1-Parecem às vezes que vocês fugiram da escola durante as simples aulas de história do Brasil. Fiz a pergunta: Por que você acha que os escravos recém libertos foram substituídos pelos italianos? Então você responde: “Os escravos foram substituídos, porque os países desenvolvidos acabaram com a escravidão”. Então pergunto de novo: Por que os escravos livres não puderam trabalhar nas lavouras de café após a escravidão ao invés de importar mão de obra estrangeira?

 

1-Pois o que vimos foi mais uma vez a sociedade negra ser marginalizada e esquecida por esta sociedade como agora com a questão das cotas nas universidades.

 

2-Defender uma idéia por qualquer que seja me torna um defensor de um partido. Uau! Você se supera Q.I de bactéria. Então os inúmeros partidos que são até oposição que defendem em determinados momentos uma idéia são a mesma coisa. Então anarquistas, comunistas e até mesmo nazistas são tudo farinha do mesmo saco. E caso você não saiba tivemos nivelamentos históricos sim. O que foi então o estado de Israel? Ou a indenização dos judeus após o holocausto, seu leigo.  

 

Mas para dar o tiro de misericórdia a sua asnice tenho um artigo aqui sobre indenização por crimes contra a humanidade.

 

 

Domingo, 26 de Agosto de 2001

 

África quer indenização pela escravidão

Conferência da ONU abrirá espaço à reivindicação histórica, mas os antigos escravizadores não querem dar o braço a torcer

quadrocinza.jpgCLÓVIS MARQUES

AFP fioempebranco.jpg

Manifestantes%20sul-africanos%20

fioempe.jpg

Manifestantes sul-africanos exigem indenização para todas as vítimas do racismo: os Estados Unidos na berlinda mais uma

Os judeus escravizados ou espoliados na Europa têm recebido indenizações. Os japoneses ilegalmente trancafiados nos Estados Unidos na Segunda Guerra, indenizações e pedidos de perdão. A Austrália desculpou-se com seus aborígenes pelo rolo compressor colonial. É agora a vez de os descendentes dos negros traficados e escravizados nas Américas durante mais de 400 anos buscarem reparação histórica e econômica - movimento que ganhará entre os dias 31 e 7 de setembro, em Durban, na África do Sul, uma daquelas vitrines em que a ONU se especializa: uma megaconferência internacional.

A Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e a Intolerância promete desde as etapas preparatórias ser ao mesmo tempo uma arena de luta declarada e uma caixa de ressonância para declarações de boas intenções nem sempre efetivas. Já os encontros equivalentes de 1978 e 1983 foram marcados pelos confrontos em torno do sionismo e do apartheid, e pela ausência dos Estados Unidos. A resolução de 1975 considerando o sionismo uma forma de racismo, que motivara a ausência americana, foi derrubada em 1991 pela Assembléia Geral da ONU. Mas o fantasma voltou a circular.

Desta vez os países árabes insistem em equiparar a repressão aos palestinos em territórios ocupados por Israel a uma forma de racismo. Mas não é este o único motivo para o descontentamento americano (e europeu) com o que pode acontecer em Durban: a campanha africana pelo reconhecimento internacional do tráfico e da escravização de negros como crime contra a humanidade, para abrir as portas ''à reparação e à reconciliação entre os povos'', tem potencial de incômodo proporcional à gravidade dos fatos.

Reconciliação - Se todos a reconhecem, o problema é como lidar com as conseqüências. À frente da campanha estão governos africanos e algumas dezenas de ONGs que em junho lançaram no Senegal a Iniciativa de Gorée, referência à ilha senegalesa que por sua posição geográfica, mais próxima das Américas, foi um porto privilegiado do tráfico negreiro. Lideradas pelo ex-presidente argelino Ahmed Ben Bella (ler entrevista nesta página), elas não exigem apenas a ''anulação da dívida multi-secular do Norte com o continente'' africano e a caracterização do escravagismo como crime contra a humanidade - com a conseqüente indenização.

Mais que indenizações pecuniárias altamente problemáticas a países ou descendentes, governos e ONGs africanos propõem perdão da dívida, ajuda ao desenvolvimento e à educação, devolução de obras artísticas, documentos e artefatos históricos levados pelos colonizadores. Criticam ainda - como frisou a ex-ministra da Cultura do Mali Aminata Traoré numa das reuniões preparatórias, em Genebra - uma globalização que admite a livre circulação de mercadorias e capitais, mas não a de pessoas em busca de trabalho.

Os próprios países africanos, entretanto, estão divididos: se alguns, como Gana e a Nigéria, estão entre os maximalistas da indenização, o presidente do Senegal fez saber que considera a idéia ''não só absurda como insultante''.

Pesar - Os países brancos não querem ouvir falar de crime contra a humanidade - embora em maio a Assembléia Nacional francesa tenha aprovado lei adotando esta qualificação e exortando o governo a promovê-la no Conselho da Europa e na ONU. Não faltam argumentos esdrúxulos, adiantados por diplomatas europeus - como os de que a Europa não inventou a escravidão (mas sim o tráfico, lembra Ben Bella) nem praticou o tráfico sozinha, mas com ajuda de árabes e até de negros. Em sua proposta de texto para adoção em Durban, a União Européia limita-se a ''condenar'' o tráfico e manifestar ''pesar pelo profundo sofrimento causado''.

Os Estados Unidos sequer admitem falar do assunto. E no entanto é nos EUA, com sua enorme população negra, que há mais tempo transcorre um debate sobre a reparation - desde que, após a Guerra Civil em 1865, fizeram-se promessas de cessão de terras ''e uma mula'' a escravos libertados, lembra por telefone, de Washinton, David Bositis, do Joint Center for Political and Economic Studies. É lá também que mais descrentes se mostram os próprios negros quanto a eventual reparação: ''Os americanos em geral - brancos e negros - não têm a mente voltada para questões internacionais'', diz Bositis. ''E a maioria dos negros americanos são politicamente sofisticados o bastante para saber que não haverá indenizações, a curto ou a médio prazo. E a longo prazo... bem a longo prazo um asteróide pode cair na Terra e destruir toda a população humana.''

quadrocinza.jpgNO CALOR DA ARENA

Plutão Orco: 

 

 

3-Eu não sou rico e teria mais crédito ao ser rico e branco do que se fosse rico e negro sim. Infelizmente é assim, não vê quem não quer. Sei que se futuramente trabalhar em uma empresa vou ter mais crédito em conseguir a vaga com mais facilidade em função da aparência. Infelizmente é assim, não estou mentido ainda hoje aparência inclui pessoas de cor. Não só a aparência da cor e sim também o comportamento. Religiosos cristãos são comumente contra as comemorações de deuses africanos próximas as igrejas. Falar que eles levam numa boa é tentar maquiar a realidade de um país que repudia o “paganismo” e faz deboche dele. O pai de santo é uma das figuras mais debochadas entre vários religiosos cristãos. Ou quando não são acusados de fazerem rituais de sacrifício humano envolvendo crianças. Estou mentindo?

Plutão Orco2007-10-25 11:01:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1-Você é burro ou se faz de burro Anakin? Só pode ser seu alterego de Star Wars.

 

 

 

 

Você é cego ou se faz de cego, Plutão?

 

 

 

 

1-Parecem às vezes que vocês fugiram da escola durante as simples aulas de história do Brasil. Fiz a pergunta: Por que você acha que os escravos recém libertos foram substituídos pelos italianos? Então você responde: “Os escravos foram substituídos' date=' porque os países desenvolvidos acabaram com a escravidão”. Então pergunto de novo: Por que os escravos livres não puderam trabalhar nas lavouras de café após a escravidão ao invés de importar mão de obra estrangeira?

 

[/quote']

 

 

 

Em muitos casos isso aconteceu. Negros que, com o fim da escravidão, continuaram a trabalhar como empregados domésticos, desta vez com salários. Alguns foram para as cidades, outros formaram suas próprias comunidades.

 

 

 

 

2-Defender uma idéia por qualquer que seja me torna um defensor de um partido. Uau! Você se supera Q.I de bactéria. Então os inúmeros partidos que são até oposição que defendem em determinados momentos uma idéia são a mesma coisa. Então anarquistas, comunistas e até mesmo nazistas são tudo farinha do mesmo saco. E caso você não saiba tivemos nivelamentos históricos sim. O que foi então o estado de Israel? Ou a indenização dos judeus após o holocausto, seu leigo.

 

 

 

 

Defender uma idéia tola, um partido tolo e um presidente tolo te faz tão tolo quanto os outros.

 

 

 

Israel? Uau! Sua miopia está piorando cada vez mais. Ou é sua ignorância diante dos fatos? Vou te dar uma palhinha do que está acontecendo: graças a esse ato de caridade da ONU, essa indenização aos judeus, o Oriente Médio está numa guerra terrível, e o irã está prontinho prontinho pra fazer uma guerra nuclear e eliminar israel do mapa. Deu muito certo essa indenização aos judeus.

 

 

 

Só pra lembrar, você não respondeu sobre a Iugoslávia. Acho que não viu, como a maioria das coisas, não é? Tito fez cotas para as nações na Iugoslávia, para tentar igualar os povos eslavos do sul. Caso você não saiba, muita guerra e destruição aconteceu lá depois que Tito morreu, que só encerrou com a divisão dos ragiões. Talvez seja isso que você quer para um Brasil de vários povos que se uniu. Que todos se separem, que muita guerra e destruição aconteça, que cada um volte pro seu país de origem e que só os indígenas fiquem aqui

 

 

 

 

3-Eu não sou rico e teria mais crédito ao ser rico e branco do que se fosse rico e negro sim. Infelizmente é assim, não vê quem não quer. Sei que se futuramente trabalhar em uma empresa vou ter mais crédito em conseguir a vaga com mais facilidade em função da aparência. Infelizmente é assim, não estou mentido ainda hoje aparência inclui pessoas de cor. Não só a aparência da cor e sim também o comportamento. Religiosos cristãos são comumente contra as comemorações de deuses africanos próximas as igrejas. Falar que eles levam numa boa é tentar maquiar a realidade de um país que repudia o “paganismo” e faz deboche dele. O pai de santo é uma das figuras mais debochadas entre vários religiosos cristãos. Ou quando não são acusados de fazerem rituais de sacrifício humano envolvendo crianças. Estou mentindo?

 

 

 

 

Você é branco e não é rico? E aquela conversinha que o mundo é dos brancos, que o melhor é reservado pros brancos e tudo mais? Você não tem só miopia, mas estigmatismo também.

 

 

 

Como branco, você é opressor, genocida cultural e rico. Eu como índio, sou marginal oprimido por você, minhas raízes foram cheimadas pela sua cultura e eu mereço uma vantagenzinha na universidade, para que haja igualdade e para que eu me vingue do que fizeram com a minha bisavó.

 

 

 

Sabe de uma coisa, gostei da idéia. Já que sou pardo, sou um coitadinho que precisa das cotas para passar numa facul. Vou tirar a vaga de um branco pobre, mas que não importa, é opressor. Vou ascender na sociedade, porque afinal, tenho que ser indenizado pelo que aconteceu com a minha bisavó. viva as cotas! pra mim 03.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...