Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cotas em Universidades


Travis Bickle
 Share

Você é a favor da adoção do sistema de cotas em universidades ?  

19 members have voted

  1. 1. Você é a favor da adoção do sistema de cotas em universidades ?

    • Sim
      10
    • Não
      43


Recommended Posts

  • Members

HAHA 06

 

 

Mas sério' date=' eu não acho que uma prova pode dizer se você é capaz ou não de entrar para uma faculdade. Quantos casos de pessoas que só tiravam notão na escola, quando chegam no vestiba ficam nervosas e se dão mal? Eu conheço vários...

 
[/quote']

 

ue, kahzita..mas tb ficar sem um criterio rigoroso de avaliacao pra entrar na facul tb nao pode, ne... apresente outro meio q nao o vestibular q tb seja mais justo, igualitario, imparcial e etc entao..06  Boas notas? td mundo sabe q quem nao cola nao sai da escola.. portanto06
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 433
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Pera lá... que precise haver escolha num emprego é perfeitamente compreensível... Agora haver escolha para entrar numa escola? Isso é absurdo para dizer o mínimo! Não é função da escola escolher o melhor e sim FORMAR o melhor.

 

Primeiro: pare de sonhar. não tem faculdade pra todo mundo. por isso é preciso escolher.

 

Segundo: escolhendo através de uma prova' date=' você põe no ensino superior aqueles que estão aptos para acompanhar o ensino superior. Ainda tem muita gente (seja de escola´pública ou particular) que sai do ensino médio sem saber interpretar texto ou a tabuada.
[/quote']

 

1-Nem todos chegam até o ensino médio e ai?

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

2-Vamos selecionar os melhores com uma prova chulé, que em um ano uma pessoa é mais capaz do que uma que foi capaz durante toda sua vida estudantil. Puz!07 Pro isto que a ultima avaliação do ENADE, faz sentido ao ver a qualidade de ensino. O engraçado que os alunos do Prouni saíram melhores do que os cheios de méritos do vestibular. 06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Xeque Mate!12

 

 

 

10/04/2007 - 09h35
Bolsistas do Prouni atingem maiores médias no Enade

Da redação
Em São Paulo


Os estudantes do Prouni (Programa Universidade para Todos) alcançaram médias iguais ou superiores em 14 áreas do conhecimento avaliadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2006.

O bom desempenho dos bolsistas está estampado nas notas obtidas por eles no Enade 2006 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), cujo resultado parcial, com a correção das provas das instituições particulares, já foi liberado pelo MEC.

O comparativo mostra que em 14 áreas do conhecimento avaliadas no ano passado -- o Enade avaliou 15 e só arquivologia não tinha alunos do Prouni -- a diferença estatística está a favor dos bolsistas. Em nove delas, a diferença foi bem significativa, e nas outras cinco áreas, o desempenho também foi superior.

Veja
aqui as tabelas comparativas, que mostram a média da prova de formação geral, formação específica e a média das duas.

Dados
Quando se observa, por exemplo, o desempenho dos alunos da área de administração -- bolsistas do Prouni em relação a não-bolsistas -- a diferença a favor do Prouni passa de sete pontos. Neste caso, os alunos do Prouni obtiveram média de 42,3 pontos; os não-bolsistas, 34,4 pontos, o que representa um diferença a favor dos bolsistas de 7,9 pontos.

No caso da área de biomedicina, a diferença é ainda maior entre os dois grupos: alunos do Prouni alcançaram a média de 45,7 pontos e os não-bolsistas, 36,7 pontos, com uma diferença de 9 pontos a favor dos que têm a bolsa.

O resultado final do Enade só será divulgado em maio, quando o MEC terminar de corrigir todas as provas.

Em 2006, foram 488.906 estudantes convocados para fazer o exame, que avaliou 5.388 cursos, distribuídos por 15 áreas do conhecimento e oriundos de 1.619 instituições de ensino superior.

O Enade avalia o aluno sob duas óticas: a formação geral, que verifica como ele está preparado para viver em sociedade e seu grau de cidadania, e na formação específica, que são os conhecimentos adquiridos no curso que está fazendo.

Prouni
O programa dá bolsas de estudo para alunos de famílias pobres que tenham feito ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsas de estudo.

As bolsas são integrais para alunos de famílias com renda de até R$ 570 por pessoa e parciais para alunos com renda familiar de até R$ 1.140 por pessoa.

Atualmente, são 228.919 beneficiados pelo programa em todo o país.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

HAHA 06

 

 

Mas sério' date=' eu não acho que uma prova pode dizer se você é capaz ou não de entrar para uma faculdade. Quantos casos de pessoas que só tiravam notão na escola, quando chegam no vestiba ficam nervosas e se dão mal? Eu conheço vários...

 
[/quote']

 

Incontáveis casos. E o exame do ENADE comprova isto, como um “bando de vagabundos, que não se esforçaram” como são vistos os alunos do Prouni, se deram tão bem quanto os gloriosos vestibulandos? 17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

HAHA 06

 

 

Mas sério' date=' eu não acho que uma prova pode dizer se você é capaz ou não de entrar para uma faculdade. Quantos casos de pessoas que só tiravam notão na escola, quando chegam no vestiba ficam nervosas e se dão mal? Eu conheço vários...

 

[/quote']

 

ue, kahzita..mas tb ficar sem um criterio rigoroso de avaliacao pra entrar na facul tb nao pode, ne... apresente outro meio q nao o vestibular q tb seja mais justo, igualitario, imparcial e etc entao..06  Boas notas? td mundo sabe q quem nao cola nao sai da escola.. portanto06

Portanto isto me inclui na sua generalização. Logo, eu que nunca colei pelo seu determinismo eu colei. Só uma brincadeira mesmo para aplicar uma generalização destas.

Plutão Orco2007-06-25 12:23:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não! Não acho o sistema ideal. Só penso o seguinte: ou ele muda completamente através de uma hipotética revolução estudantil' date=' ou ele fica como está. O que não dá é pra criar um subsistema que venha a inflamar ainda mais a competição já acirrada nas universidades públicas.12[/quote']

 

A solução está na ponta da língua... Olhemos para os EUA e copiemos o sistema deles. Pq a gente nunca importa de fora o que realmente presta?

 

E covenhamos' date=' Daniel...dizer que o cara que faz palavra cruzada passa no vestibular é um pouco complicado. Nesse seu raciocínio, devo ser um camundongo, pois vou para o terceiro vestibular e posso te garantir que nem uma tonelada de revistinhas do gênero me colocariam na UFRGS.09[/quote']

 

Foi só uma piada Lola... falava-se há um tempo, que cruzadinhas ajudavam e muito na hora do vestibular. Nunca coloquei a 'tese' em prática pq ODEIO cruzadinhas...

 

06

 

Mas é fato que tem um bocado de gente que passa em vestibulares ferrados na base da 'sorte'...

 

 

As faculdades particulares' date=' além de ruins, são caríssimas. Uma coisa é pagar 250 reais num cursinho como eu estou pagando e outra, bastante diferente, é pagar 700 paus de mensalidade em uma particular. Veja que na PUC, única instituição particular verdeiramente valorizada, o cara é obrigado a pagar todos os créditos no primeiro semestre! Alguns cursos chegam à bagatela de R$1.500,00 por mês. Vc acha que uma família de classe média tem condições de cobrir uma despesa  dessas?[/quote']

 

De forma nenhuma! E veja você que já tem gente neste fórum querendo a PRIVATIZAÇÃO do ensino público!

 

Espero que entenda o meu raciocínio: se é pra meter a mão na massa e mudar todo o processo' date=' ótimo, mas se é pra fazer merda e encorajar a discriminação racial, então que fique como está. Joãozinho passou? Passou. Beleza. A vaga é dele e ninguém tira. Não me importo de ser reprovada, desde que meu desempenho, não a minha cor, determinem essa condição.03
[/quote']

 

Sua capacidade e desempenho não são comprovados pelo vestibular, simples assim. Se fosse desta forma, a USP só despejaria excelentes profissionais no mercado.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

ue' date=' kahzita..mas tb ficar sem um criterio rigoroso de avaliacao pra entrar na facul tb nao pode, ne... apresente outro meio q nao o vestibular q tb seja mais justo, igualitario, imparcial e etc entao..06  Boas notas? td mundo sabe q quem nao cola nao sai da escola.. portanto06
[/quote']

 

Bom levantamento, Soto. Se o vestibular é tão injusto, tão medíocre e tão falho como alguns aqui dizem, qual é a melhor maneira de se selecionar dentre milhares de alunos, sejam eles de qualquer classe, uns 150 para uma faculdade de engenharia?

 

Se inicia aqui a maratona da ideologia. Quem mais viajar ganha06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Bom levantamento' date=' Soto. Se o vestibular é tão injusto, tão medíocre e tão falho como alguns aqui dizem, qual é a melhor maneira de se selecionar dentre milhares de alunos, sejam eles de qualquer classe, uns 150 para uma faculdade de engenharia?

 

Se inicia aqui a maratona da ideologia. Quem mais viajar ganha06
[/quote']

 

Os EUA então têm o sistema de ensino mais utópico (e EFICIENTE) do planeta...

 

Sem mais... 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ué... no tópico da Greve que vc mesmo abriu... veja lá o que diz o nosso amigo Moonsorrow...

 

06

 

 

Esses ''porcos capitalistas''1106(brincadeira)

 

 

Bem eu deveria ler mais os tópicos que eu abro06.

 

Privatizando o Ensinio Público, estariamos criando novas ''UNIPs''07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

ue' date=' kahzita..mas tb ficar sem um criterio rigoroso de avaliacao pra entrar na facul tb nao pode, ne... apresente outro meio q nao o vestibular q tb seja mais justo, igualitario, imparcial e etc entao..06  Boas notas? td mundo sabe q quem nao cola nao sai da escola.. portanto06
[/quote']

 

Bom levantamento, Soto. Se o vestibular é tão injusto, tão medíocre e tão falho como alguns aqui dizem, qual é a melhor maneira de se selecionar dentre milhares de alunos, sejam eles de qualquer classe, uns 150 para uma faculdade de engenharia?

 

Se inicia aqui a maratona da ideologia. Quem mais viajar ganha06

 

 

Meus parabéns pela vitória. winner

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É claro que sou CONTRA essas cotas, qualquer um em sã consciência é contra esse tipo de coisa, pergunte ao ET de varginha e ele também será contra isso ai. Mas o problema é mais embaixo, faz mais de dez anos que a questão da educação no Brasil é debatida por todos, inclusive políticos em época de eleição que quando finalmente chegam ao poder acabam se "esquecendo" do que prometem. Só que de uma hora para outra resolvem esconder a poeira embaixo do tapete, o pior de tudo é ver determinados movimentos aplaudir esse tipo de coisa. 07

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É claro que sou CONTRA essas cotas' date=' qualquer um em sã consciência é contra esse tipo de coisa, pergunte ao ET de varginha e ele também será contra isso ai. Mas o problema é mais embaixo, faz mais de dez anos que a questão da educação no Brasil é debatida por todos, inclusive políticos em época de eleição que quando finalmente chegam ao poder acabam se "esquecendo" do que prometem. Só que de uma hora para outra resolvem esconder a poeira embaixo do tapete, o pior de tudo é ver determinados movimentos aplaudir esse tipo de coisa. 07

 
[/quote']

 

Por isto sempre estou em um sanatório e dou uma passada aqui no sóbrio fórum. 06

Plutão Orco2007-06-26 10:04:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O governo Lula quer destruir o ensino superior brasileiro instituindo

essa política patética de cotas e criando novas universidades federais

quanda na verdade devia estar privatizando as já existentes.

 

Tardiamente, assino embaixo sem mudar vírgula.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Posso até concordar referente ao sistema de cotas que vem sendo empregado de forma a criar mais problemas ao invés de resolver os que já existem... Mas discordo da estapafúrdia idéia de privatizar a universidade pública... Podem, se quiserem, cobrar mensalidade gorda dos playboys que infestam os corredores acadêmicos...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lista de Empresas Federais Privatizadas*

EMPRESAS

UF

ÁREA PRINCIPAL

DATA PRIVATIZAÇÃO

VALOR

ENTIDADES DE TRABALHADORES

Usiminas

MG

Siderurgia

24/01/91

1.941

Sindicato Metalúrgicos Contagem

Celma

RJ

Manutenção Motores

01/11/91

91

Sindicato Metalúrgicos Petropolis

Mafersa

RJ

Ind. Ferroviária

11/11/91

49

Sindicato Metalúrgicos RJ

Cosinor

 

 

14/11/91

15

 

SNBP

 

 

14/01/92

12

 

Piratini

 

 

14/02/92

107

 

Petroflex

 

 

10/04/92

234

 

Copesul

 

 

15/05/92

862

 

Álcalis

RJ

Prod. Barrilha

15/07/92

81

Sindicato Trab Alcalis

Cia Siderúrgica Tubarão

ES

Ind Metalúrgica

16/07/92

354

Sindicato Metalúrgicos ES

Fosfértil

 

 

12/08/92

182

 

Goiasfértil

GO

 

08/10/92

13

 

Acesita

MG

Siderurgia

22/10/92

465

 

CSN

RJ

Siderurgia

02/04/93

1.495

Sindicato Metalúrgicos Volta Redonda

Ultrafértil

 

 

24/06/93

206

 

Cosipa

SP

Siderurgia

20/08/93

586

 

Açominas

MG

Siderurgia

10/09/93

599

 

PQU

 

 

24/01/94

287

 

Caraíba Metais

 

Siderurgia

28/07/94

6

 

EMBRAER

SP

Ind Aeronáutica

07/12/94

192

Sindicato Metalúrgicos
São José dos Campos

Escelsa

ES

Distribuição Energia

11/07/95

400

Sindicato Eletricitários ES

RFFSA (malha oeste)

 

Ferrovia

05/03/96

63

 

Light

RJ

Distribuição Energia

21/05/96

2.507

Sindicato Urbanitários RJ

RFFSA
(malha centro-leste)

 

Ferrovia

14/06/96

316

 

RFFSA
(malha sudeste)

 

Ferrovia

20/09/96

2.507

 

RFFSA
(Tereza Cristina)

 

Ferrovia

22/11/96

18

 

RFFSA
(malha sul)

 

Ferrovia

13/12/96

209

 

RFFSA
(malha nordeste)

 

Ferrovia

18/07/97

15

 

Cia Vale Rio Doce

RJ

Mineração

06/05/97

3.299

  Sindimina

 

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

15.474

 

 

* Valores em Bilhões de Reais

* Dados referente a valores: BNDES

* Fonte: BNDES

 

 

US$ milhões

Empresa

Receita dos Leilões

Dívidas Transferidas

Resultado Total

Empresa Privatizada

24.221

6.750

30.971

CERJ

587

364

951

Ferroeste

25

nd

25

Coelba

1.598

213

1.811

Cachoeira Dourada

714

140

854

CEEE-Norte-NE

1.486

149

1.635

CEEE-Centro Oeste

1.372

64

1.436

CEG

430

nd

430

Riogás

146

nd

146

Credireal

112

nd

112

Banerj

289

nd

289

CPFL

2.731

102

2.833

Enersul

565

218

783

Cia. União de Seguros Gerais

45

nd

45

Cemat

353

461

814

Energipe

520

40

560

Cosern

606

112

718

Metrô

262

nd

262

Conerj

29

nd

29

Coelce

868

378

1.246

Eletropaulo Metropolitana

1.777

1.241

3.018

CRT

1.018

822

1.840

Celpa

388

116

504

Flumitrens

240

-

240

Elektro

1.273

428

1.701

Bemge

494

-

494

EBE-Empresa Bandeirante de Energia

860

375

1.235

Terminal Garagem Menezes Cortes

67

-

67

Bandepe

153

-

153

Comgás

988

88

1.076

Baneb

147

-

147

Cesp-Paranapanema

682

482

1.164

Cesp - Tietê

472

668

1.140

Gás Noroeste - SP

143

-

143

Celpe

1.004

131

1.135

Gás Sul

298

-

298

Cemar

289

158

447

Manaus Saneamento

106

-

106

Banestado

869

-

869

Saelpa

185

-

185

Paraiban

29

-

29

Venda de Participações

3.728

-

3.728

Coelba

28

-

28

Copel

87

-

87

CRT

656

-

656

Telma

23

-

23

Copel

213

-

213

Coelba

126

-

126

Coelce

92

-

92

CEB

74

-

74

Cemig

1.053

-

1.053

Sabesp

375

-

375

Besc

28

-

28

Eletropaulo

427

-

427

Sanepar

217

-

217

Copel

113

-

113

Elektro

216

-

216

Total 1996/2002

27.949

6.750

34.699

Atualizado em: 31/12/2002

 

 

No Rio...

Linha Amarela;

Ponte Rio Niterói;

Via Lagos;

E,quase,Petrobras.....

Você sabia que a Petrobras já está toda dividia?

Agora basta alguém assinar o papel que tá tudo pronto.....

 

Quer mais dados?

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...