Jump to content
Forum Cinema em Cena

Marighella


primo
 Share

Recommended Posts

  • Members

Atores apontam abusos e tortura de preparadora de elenco do filme Marighella

Wagner Moura, diretor de Marighella, elogiou Fátima Toledo e artistas reagiram.

por GIOVANA VALADARES 12 NOV, 2021 15:36TAGS
Fátima ToledoInstagram @studiofatimatoledo

Depois de Wagner Moura elogiar Fátima Toledo, a preparadora de elenco do filme Marighella, no programa Roda Viva, da TV Cultura, atores que já trabalharam com ela a acusaram de abusos e tortura. Inclusive, o próprio Wagner foi criticado por tecer elogios à profissional, o que repercutiu negativamente entre outros parceiros de trabalho. 

"Eu a admiro muito, me ensinou muito. É uma parceira. Eu trabalhei algumas vezes com a Fátima. Quando resolvi fazer o teste de elenco, para mim não importava só o talento, mas queria conhecê-los para ter perto de mim pessoas que pensassem o filme comigo. Isso se encaixa perfeitamente no que a Fátima faz", disse o diretor de Marighella, que também já trabalhou com ela em Tropa de Elite, de 2007, e Tropa de Elite 2, de 2010. 

A atriz Denise Weinberg, já indicada ao Emmy Internacional e dona de mais de 40 anos de experiência no teatro, se manifestou publicamente e fez denúncias contra Fátima. Elas trabalharam juntas no longa-metragem Linha de Passe, lançado em 2008. De acordo com a publicação, ela foi torturada pelos métodos de ensino da preparadora.

"Uma pessoa do mal, que não entende nada sobre nosso ofício, que me provocou uma hemorragia muito séria por suas condições bárbaras de treinamento, dignas de uma fascista e torturadora. Não consigo entender sua defesa por esse ser que deveria e já está fora do nosso meio, graças a Deus", afirmou a artista sobre as falas de Wagner.

Em entrevista ao Notícias da TV, a veterana do teatro reforçou a experiência horrível que passou com ela. "Botaram o pé na minha nuca, mandaram dizer que eu era uma merda. Ela falou na minha cara a merda de atriz que eu era, que não precisava de atrizes. Eu tive sequelas. Falei da humilhação, mas é uma violação dos direitos humanos", declarou para o portal.

Quem também não deixou passar a declaração foi Luiz Antônio Rocha, produtor e diretor há mais de 30 anos. No Instagram, ele repostou a denúncia de Denise e completou: "Wagner Moura, abra o olho. Você é do teatro, o teatro é o espaço da magia, não da dor. Cuidado … Eu não só concordo com Denise Weinberg, mas dou todo o meu apoio. Depois dessa declaração do ‘americano', tenho até dúvidas se vou ver o filme", escreveu na legenda.

E não para por aí. Outros atores como Drica Moraes, Ernani Moraes, Armando Babaioff e Beth Goulart reiteraram a acusação. "Tive uma única experiência e o que posso dizer é que foi extremamente desagradável, tanto ela quanto o assistente dela na época. Até hoje penso no que aconteceu naquela sala de ensaio", contou Babaioff. "Péssima", pontuou Drica.

Até o momento, Fátima Toledo não se posicionou sobre o assunto.

 

FONTE: EONLINE

 

Os métodos da Fátima Toledo são bem questionáveis. Ela obtém resultados, mas a ética de trabalho...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 8 months later...
  • Members

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022 | Marighella é grande vencedor

Dom e Sob Pressão levaram categorias de TV

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022 ocorreu na noite de ontem (10), consagrando Marighella como o grande vencedor do ano. Foram 7 estatuetas, incluindo melhor filme e melhor ator (Seu Jorge).

Outras das categorias principais ficaram com Depois a Louca Sou Eu (melhor comédia), A Última Floresta (melhor documentário), Turma da Mônica - Lições (melhor filme infantil), Dom (melhor série de ficção - TV paga) e Sob Pressão (melhor série de ficção - TV aberta).

Confira a lista completa:

Melhor longa-metragem de ficção: Marighella
Melhor longa-metragem de comédia: Depois a Louca Sou Eu
Melhor longa-metragem de documentário: A Última Floresta
Melhor longa-metragem infantil: Turma da Mônica - Lições
Melhor direção: Daniel Filho, por O Silêncio da Chuva
Melhor primeira direção: Wagner Moura, por Marighella
Melhor atriz: Dira Paes, por Veneza
Melhor ator: Seu Jorge, por Marighella
Melhor atriz coadjuvante: Zezé Motta, por Doutor Gama
Melhor ator coadjuvante: Rodrigo Santoro, por 7 Prisioneiros
Melhor filme íberoamericano: Ema (Chile)
Melhor filme internacional: Nomadland (EUA)
Melhor trilha sonora: André Abujamra e Márcio Nigro, por Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente
Melhor série brasileira de animação: Angeli the Killer
Melhor série brasileira de documentário: Transamazônica - Uma Estrada Para o Passado
Melhor série brasileira de ficção - TV paga/streaming: Dom
Melhor série brasileira de ficção - TV aberta: Sob Pressão
Melhor figurino: Verônica Julian, por Marighella
Melhor maquiagem: Martín Macías Trujillo, por Veneza
Melhor direção de arte: Frederico Pinto, por Marighella
Melhor som: George Saldanha, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima e Renan Deodato, por Marighella
Melhores efeitos visuais: Pedro de Lima Marques, por Contos do Amanhã
Melhor direção de fotografia: Adrian Teijido, por Marighella
Melhor roteiro adaptado: Wagner Moura e Felipe Braga, por Marighella
Melhor roteiro original: Henrique dos Santos e Aly Muritiba, por Deserto Particular
Melhor montagem de documentário: Ricardo Farias, por A Última Floresta
Melhor montagem de ficção: Karen Harley, por Piedade
Melhor curta-metragem de ficção: Ato, de Bárbara Paz
Melhor curta-metragem de animação: Mitos Indígenas em Travessia, de Julia Vellutini e Wesley Rodrigues
Melhor curta-metragem de documentário: Yaõkwa - Imagem e Memória, de Rita e Vincent Carelli

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...