Jump to content
Forum Cinema em Cena

Brian de Palma


The Fox
 Share

Qual é o melhor filme de Brian de Palma?  

71 members have voted

  1. 1. Qual é o melhor filme de Brian de Palma?

    • Femme Fatale
      2
    • Um Tiro na Noite
      8
    • Pecados de Guerra
      1
    • Missão Impossível
      3
    • O Pagamento Final
      9
    • Vestida Para Matar
      5
    • Dália Negra
      0
    • Os Intocáveis
      27
    • Dublê de Corpo
      4
    • Scarface
      19
    • Carrie, a estranha
      4
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Members
Não é' date=' não. É uma obra maior dele, de qualquer década; é o que eu penso. O que me irrita é vocês falarem como se a opinião de vocês, que respeito mas é francamente minoritária (fato), fosse a única existente. Isso é coisa de alienado, minha gente.
[/quote']

 

Haha olha o galinho empinando a crista 06

Alienação é você tirar por parâmetro o que a maioria (imdb) diz - sendo ela, nesse caso, formada por americano gordo que vai pra cinema mastigar pipoca.

Ninguém aqui acha que a opinião própria é a única existente, mas não é por isso que em toda frase que a gente escrever que vamos ter que falar coisas do tipo "olha coleguinha, respeito muito a sua opinião, mas acho que...". Ninguém aqui é Teletubbie, tá todo mundo batendo papo - e no mais, presume-se que estamos conversando com pessoas que têm uma opinião minimamente gabaritada.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
assim como The Funeral é o menos Ferrara' date=' pelos mesmos motivos e yada yada. [/quote']

 

Tá doido. Todos os pilares do cinema do Ferrara tão ali, o relacionamento familiar e a religião e suas implicações (típico de italiano), a questão existencial, de perder-se, perder a identidade. Todos os filmes dele são praticamente erigidos por esses valores.

 

Se tem algum filme dele que seja "menos" dele, esse seria Body Snatchers.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Body Snatchers tbm (mas pulei esse por não se tratar de um filme com o pé tão fincado na realidade como os outros, esse é um filme encomendado, MESMO). e eu não me refiro a valores, até por isso que fiz a relação com o De Palma, que não tem valores, me referia somente a direção. se tu pegar todos esses valores que tu citou, eles estão em 90% dos mafia movies tbm, e o toque do Ferrara em The Funeral é menos particular e mais abrangente por isso. 

bat2010-03-23 19:55:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

tá mas leva o Ferrara (que é dos meus diretores preferidos tb) pra oooooooutro tópico, ok?

 

agora enxerguem a guinada que Scarface deu no gosto popular. foi um filme mal visto nos anos 80, nos anos 90 foi digamos assim, substituido por Pagamento final(que foi considerado mais bem acabado e tal) e nos 2000 então...virou pó...até q, misteriosamente, em 2009, Tony Montana em larga escala em De palma numa bem menor passou a ser reverenciado por esse filme. incrível! Scarface(ou Tony Montana, como queiram) é mais que S-U-C-E-S-S-O hj em dia!

 

aliás, esquecendo essa onda de Scarface, De palma já fez sucesso nos EUA algum dia?

 

e outra, De Palma em comédias é o menos De palma (aquele De palma clássico de 'vestida para matar' que os admiradores já se habituaram - incrível como Carrie é bem mais conhecido que 'vestida para matar'. creio q por ser um filme de uma obra do  Stephen King, right?)

 

sabe...quando eu penso em De palma, penso logo em Vestida para matar e é claro, Dublê de Corpo(que é o meu filme preferido de todos os tempos..)

 

e outra: alguém reconhece De Palma em Fogueira das Vaidades, por ex?

 

só vejo ali uma parceria entre ele e a Mellanie Grifith se repetindo. só isso

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 Visto O PAGAMENTO FINAL (Carlito's Way).

 

carlitosway.jpg

 

 Na trama, Carlito Brigante(Al Pacino), é um ex narcotraficante, que após sair da cadeia, decide mudar de vida. Carlito agora tem duas metas na vida, juntar honestamente  75 mil dolares, para poder abrir um negocio de venda de carros usados nas Bahamas, e reconquistar seu grande amor, Gail(Penelope Ann Miller). Mas Carlito tem alguns obstaculos pela frente, como a admiração d um jovem chefe do crime(John Leguizamo), e ajudar seu advogado e amigo(Sean Penn), que esta sob ameaça da mafia italiana.

 

 O PAGAMENTO FINAL é um otimo trabalho do De Palma. O diretor trabalha muito bem com o clima de suspense e ação da historia, desde a cena do jogo de sinuca, até o eletrizante climax no metro. A proposito, essa sequencia contêm um pequeno, porem lindo plano sequencia, filmado maravilhosamente bem pelo De Palma.

 

 Quanto ao elenco, Pacino trabalha com sua competencia habitual, já que o protagonista é o tipo de personagem com q o ator esta acostumado. Sean Penn parece se divertir bastante na pele do covarde advogado Kleinfeld, inclusive usando para o personagem um visual que foge bastante dos seus trabalhos habituais. John Leguizamo e Viggo Mortensen tem participações pequenas, mas não passam em branco, nunca deixando a peteca cair ao contracenar com o Pacino.

 

 Enfim, O PAGAMENTO FINAL é diversão garantida, um otimo filme policial que vale a conferida.

 

Valeu16
Questão2010-05-01 22:49:26
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

 

Ranking atualizado:

 

 

  1. CARRIE - A ESTRANHA: 10/10
  2. FEMME FATALE: 9/10
  3. GUERRA SEM CORTES: 9/10 [novo]
  4. SCARFACE: 9/10
  5. DUBLÊ DE CORPO: 8/10 
  6. A SÍNDROME DE CAIN: 8/10 [novo]

  7. OS

    INTOCÁVEIS: 8/10

  8. O

    PAGAMENTO FINAL: 8/10

  9. O FANTASMA DO PARAÍSO: 8/10 [novo]

  10. DÁLIA NEGRA: 8/10

  11. VESTIDA PARA MATAR: 7/10
  12. MISSÃO:

    MARTE: 7/10

  13. IRMÃS DIABÓLICAS: 7/10 [novo]

  14. MISSÃO:

    IMPOSSÍVEL: 7/10

  15. UM

    TIRO NA NOITE: 6/10

  16. OLHOS DE SERPENTE: 6/10
  17. A

    FÚRIA: 5/10

 

Cain2010-10-02 18:26:15

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

 

 Visto SCARFACE

 

scarface.jpg

 

 Na trama, Tony Montana (Al Pacino) é um emigrante Cubano que chega aos Estados Unidos junto com seu amigo Manny Ribera (Steven Bauer) após ambos rerem soltos da prisão. Lá, Tony vai pouco a pouco subindo no crime organizado da cidade, até se tornar um dos principais traficantes de droga de Miami.

 

 Um bom filme de Brian De Palma, com certeza. Al Pacino esta muito a vontade como o estourado Tony Montana, um verdadeiro barril de polvora que parece sempre estar prestes a explodir. Michelle Pfeiffer, em um de seus primeiros papeis no cinema, não compromete como Elvira, o interesse amoroso do protagonista mas não chama muita atenção, pois a verdadeira figura feminina forte dentro de SCARFACE é mesmo Gina Montana, irmã de Tony, interpretada por Mary Elizabeth Mastrantonio em sua estréia no cinema. O arco dramático da personagem é extremamente tragico se compararmos sua primeira aparição na historia com a ultima, e Mastrantonio tem o merito de realizar estas transições de forma natural.

 

 Já a respeito da direção. O De Palma traz cenas de tensão otimas, como um assassinato que ocorre em meio a um protesto politico no começo do filme. Mas a grande sequencia do filme pra mim é a que ocorre em uma boate, em que o De Palma vai acumulando uma serie de incidentes em cima do personagem principal, aumentando a pressão pouco a pouco, até que tudo estoura em uma bem realizada cena de tiroteio. Realmente, só esta sequencia já vale o filme.

 

 Por outro lado, pelo menos pra mim, SCARFACE acaba perdendo o ritmo em alguns momentos. É um baita filme, mas para este que é considerado por muitos um dos melhores do De Palma, eu esperava um pouco mais. Até o personagem Tony Montana, que muitos dizem ser um dos melhores gangsters do cinema não me impressionou muito não. Pessoalmente, se formos levar em conta a parceria De Palma/Pacino, eu ficaria com O PAGAMENTO FINAL.

 

Valeu16
Questão2010-12-29 08:49:18
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

1- Dublê de Corpo - 5/5

2- Vestida Para Matar - 5/5

3- O Pagamento Final - 5/5

4- Carrie - 5/5

5- Femme Fatale - 5/5

6- Irmãs Diabólicas - 4,5/5

7- Os Intocáveis - 4,5/5

8- Dália Negra - 2,5/5

9- Scarface - 2/5

 

Falta rever Missão Impossível. E a diferença entre os 5 primeiros é ínfima.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Baixei Trágica Obsessão...um dos poucos que não vi dele...mas vejo que esse filme é pouco comentado aqui...alguém já viu?

 

Obra-primaça-aça-aça. Um dos melhores do De Palma. É pouco comentado hoje em dia porque só existe uma edição em dvd de mil novecentos e bolinha.

 

Corriam rumores de que a Criterion lançaria o filme em bd, mas agora com a confirmação do lançamento de Blow-Out, não sei se eles engatam outro ou se o boato estava errado...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Passion | Brian De Palma vai dirigir remake de thriller sensual francês

Filmagens começam em agosto na Inglaterra e na Alemanha

crime%20damour

Passion, remake do filme francês de 2010 Crime d'Amour, é o próximo trabalho na agenda do cineasta Brian De Palma, que não filma nada desde Guerra sem Cortes, de 2007. A produção é da parisiense SBS Productions, a mesma do original.

Kristin Scott Thomas e Ludivine Sagnier estrelam o filme do ano passado, sobre duas executivas de empresas rivais, cujo embate termina em homicídio. A trama da nova versão se passará no Reino Unido. "Foi em Vestida para Matar a última vez em que pude combinar suspense, mistério, erotismo e assassinato em uma experiência cinematográfica assim", disse De Palma à Variety.

(O diretor, pelo visto, está renegando todos os seus trabalhos posteriores que voltam a esses temas, de Dublê de Corpo a Dália Negra e Femme Fatale...)

O orçamento está na casa dos US$ 30 milhões. O elenco deve ser anunciado em maio, no Festival de Cannes. As filmagens começam em agosto, em Colônia e em Berlim, na Alemanha. Cenas externas serão filmada em Londres.

Sera que rola mesmo ?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Baixei Trágica Obsessão...um dos poucos que não vi dele...mas vejo que esse filme é pouco comentado aqui...alguém já viu?

 

Obra-primaça-aça-aça. Um dos melhores do De Palma. É pouco comentado hoje em dia porque só existe uma edição em dvd de mil novecentos e bolinha.

 

Corriam rumores de que a Criterion lançaria o filme em bd' date=' mas agora com a confirmação do lançamento de Blow-Out, não sei se eles engatam outro ou se o boato estava errado...
[/quote']

 

 

Bom saber, não sei como esse filme tinha me escapado até hoje...eu que tanto adoro Um Tiro na Noite, Vestida para Matar, Dublê de Corpo e outros do mestre.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Coincidentemente, por esses dias vi que "Obsession" foi lançado em dvd na França, edição de 2008, anamórfica. Acabei comprando, junto com "Snake Eyes", também anamórfico (a edição que eu tinha era letterbox 09 ). Não ia aguentar ficar esperando esse boato de bd 06 , queria ver projetado logo...

 

Falar nisso, na última quarta vi "Vestida Para Matar" no cinema, em película 16
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

 Visto A FURIA

 

the-fury.jpg

 

 Um filme menor do De Palma. Não é ruim, mas dos que ví até aqui, achei o mais fraquinho do cara. O diretor volta a abordar o tema da paranormalidade, que ele já havia visitado em CARRIE, e cria cenas bem interessantes utilizando os poderes dos personagens, como na cena em que a jovem Gillian (Amy Irving) perde o controle, e causa uma hemorragia em uma médica, fazendo-a sangrar por todos os orificios.

 

 Mesmo com cenas interessantes ao longo do filme, A FURIA carece de ritmo, e tem um climax falho na minha opinião. Mas apesar dos defeitos, o filme tem seus bons momentos, e vale a conferida.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Visto VESTIDA PARA MATAR

 

dressed_to_kill_1980_poster.jpg

 

  A historia gira em torno do assassinato de Kate Miller (Angie Dickson), morta em um elevador por uma misteriosa mulher loira. Uma prostituta(Nancy Allen) testemunha o crime, e se torna suspeita de te-lo cometido. Paralelamente, o filho da vitima(Keith Gordon) inicia uma investigação por conta propria. Todas as pistas parecem apontar para um dos pacientes do Dr. Robert Elliot (Michael Caine), psiquiatra da falecida Kate.

 

 Em VESTIDA PARA MATAR, De Palma paga um grande tributo ao mestre Alfred Hitchcock, coisa que faria com ainda mais intensidade posteriormente com DUBLÊ DE CORPO. O grande homenageado de VESTIDA PARA MATAR é o classico PSICOSE. Varios recursos daquele filme ressurgem aqui, como a vitima acuada no chuveiro, o serial killer travesti, e mesmo a falsa protagonista. Com certeza, o filme é (mais uma) bela homenagem ao mestre do suspense, e faz isso sem se tornar um plagio, tendo sua propria identidade.

 

 VESTIDA PARA MATAR é um suspense bem competende do De Palma. Peca em alguns momentos por falta de sutileza, mas no geral, é um otimo filme.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Depois de finalmente assistir a Pecados de Guerra, notei que afamado, acima de tudo, por seus suspenses abarrotados de acenos homeageando Hitchcock, De Palma legou-nos um díptico (formado por este e o radical Guerra Sem Cortes) que sugere ser a guerra o tópico mais sensível para ele, numa esfera pessoal, em seu corpo de trabalho.

Em

formato narrativo convencional e tom operático, em oposição à estrutura

documental do longa de 2006 acerca do conflito no Iraque, Pecados

situa-se no Vietnã, baseia-se em eventos reais e conta com a destreza

típica do diretor para criar imagens fortes, invocar sentimentos que

levam à reflexão, enfim, tecer seu argumento.

 

Para De Palma, a

'desumanidade do homem para com o próprio homem' adquire contornos

incontroláveis em períodos de confronto, não bastando para contê-la a

organização dos corpos militares nem a distinção entre civis e

combatentes.

 

A preocupação com a mulher, vítima fácil do descontrole de

soldados, salta à vista. Sem insistir forçadamente em psicologismos para

tentar lançar luz sobre os motivos dos criminosos, o roteiro retrata

essa explosão mal-direcionada de violência como um brutal fato da vida.

 

  1. Carrie: 5/5 [comentário 1][comentário 2]

  2. Femme Fatale: 5/5 [comentário]

  3. Guerra sem Cortes: 5/5
  4. Scarface: 5/5 [comentário]

  5. Pecados de Guerra: 4/5 [novo]
  6. Síndrome de Caim: 4/5 [comentário]
  7. Os Intocáveis: 4/5
  8. Dublê de Corpo: 4/5 [comentário]

  9. Fantasma do Paraíso: 4/5
  10. Dália Negra: 4/5 [comentário]

  11. O Pagamento Final: 3/5 [comentário]
  12. Vestida para Matar: 3/5
  13. Missão: Marte: 3/5 [comentário]
  14. Irmãs Diabólicas: 3/5
  15. Missão: Impossível: 3/5
  16. Um Tiro na Noite: 2/5 [comentário]

  17. Olhos de Serpente: 2/5
  18. Fogueira das Vaidades: 2/5 [novo]

  19. A Fúria: 2/5

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members
1- Dublê de Corpo - 10/10
2- O Pagamento Final - 10/10
3- Vestida Para Matar - 9,5/10
4- Carrie - 9/10
5- Trágica Obsessão - 9/10
6- Femme Fatale - 9/10
7- Irmãs Diabólicas - 8,5/10
8- Um Tiro na Noite - 8,5/10
9- Os Intocáveis - 8/10
10 - Dália Negra - 5,5/10
11 - Scarface - 4/10

Virou o meu diretor favorito.


Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

 Visto O FANTASMA DO PARAISO

 

266578.1020.A.jpg

 

 Na trama, o misterioso produtor musical Swan(Paul Williams) rouba a musica de Winslow Leach(Willian Finley), um compositor iniciante, para usa-la na abertura do "Paraiso", templo do rock fundado por ele. Irado, Leach tenta se vingar, mas acaba tendo o rosto desfigurado na frustrada tentativa. Agora, Leach passa a assombrar o Paraiso sob a identidade do Fantasma, ao mesmo tempo em que se apaixona por Phoenix(Jessica Harper), uma cantora que tenta sorte na casa de shows. Mas o que Leach não conta é que o diabolico Swan tem muito mais recursos do que aparenta, e cobiça Phoenix para si.

 

 Em O FANTASMA DO PARAISO, Brian De Palma mistura classicos como O FANTASMA DA OPERA, FAUSTO e em menor escala O RETRATO DE DORIAN GRAY, inclusive com referencias visuais diretas a estes classicos, como quando o heroi lê o contrato proposto pelovilão(em um plano muito parecido ao classico FAUSTO de F.W. Murnau, ou quando o Fantasma ilumina sua musa, cena semelhante ao filme estrelado por Lon Chaney

 Com esta mistura, o diretor conta uma historia que se divide entre musical de rock, historia de vingança, comédia, e pactos com o demonio. Dá-se a impressão que o filme atira para todos os lados, mas não atinge alvo nenhum. Mesmo as classicas referencias hitchcockianas do cineasta surgem aqui totalmente deslocadas, em uma cena em que Winslaw Leach banca o Norman Bates, ao atacar um musico que esta tomando uma ducha.

 

 Claro que fica evidente o tempo todo que O FANTASMA DO PARAISO não é um filme pra ser levado a serio. Fica-se com a impressão que deveria ter sido uma comédia musical, mas realmente De Palma erra a mão aqui, fazendo deste filme o mais fraco de seus trabalhos que vi até então. Por que nenhuma das piadas que surgem durante o filme realmente funcionam.

 

 Esteticamente, o filme carrega no psicodelismo, seja pelos creditos iniciais, ou na primeira aparição de Swan, que parece quase uma verdadeira orgia. mesmo nas sequencias mais sombrias, como aquela em que o fantasma observa através da clarabóia o vilão Swan na cama com sua amada, este psicodelismo se faz presente. Mesmo assim, falta algo no filme. Falta aquele apuro estético pelo qual De Palma ficou conhecido.

 

 TOP DE PALMA

 

1) OS INTOCAVEIS

 

2) CARRIE: A ESTRANHA

 

3) O PAGAMENTO FINAL

 

4) DUBLÊ DE CORPO

 

5) SCARFACE

 

6) VESTIDA PARA MATAR

 

7) MISSÃO IMPOSSIVEL

 

8) DALIA NEGRA

 

9) FEMME FATALE

 

10) A FURIA

 

11) O FANTASMA DO PARAISO

 

Valeu16
Questão2011-07-14 01:39:03
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

 Visto PECADOS DE GUERRA

 

pecados-de-guerra.jpg

 

 Na trama, durante a Guerra Do Vietnã, o Soldado Erikson(Michael J. Fox) luta no pelotão liderado  pelo Sargento Tony Meserve(Sean Penn). Meserve odeia os vietnãmitas, e esse odio só cresce quando um de seus homens morre em uma emboscada que conta com o apoio de aldeões vietnãmitas. Esse episodio faz com que Meserve sequestre uma garota vietnãmita de outra aldeia, para que ela seja o brinquedo sexual de seu batalhão. Mas Erikson não aceita este absurdo, o que vai coloca-lo não apenas contra o Sargento Meserve, mas tambem contra sua propria tropa.

 

 PECADOS DE GUERRA é um filme bem interessante de Brian De Palma. Tem um começo um pouco arrastado, mas a partir do sequestro da camponesa vietnãmita, o filme ganha ritmo, e não para mais. Apesar de ter o conflito Do Vietnã como cenario principal, o filme tem poucas cenas de batalha, se concentrando mais na tensão psicologica que surge dentro do batalhão liderado por Mesearve. Apesar de ser um filme "De Guerra" a historia podeia se passar em qualquer conflito que o homem se envolva. Em resumo, é um filme que mostra o quão cruel o ser humano pode ser. 

 

  O filme merece pontos tambem por não se alongar demais, como muitos dos filmes do gênero fazem. Enxuto, esta obra do De Palma conta a historia que tem que contar no tempo certo, sem barriga alguma. Como de praxe, o cineasta usa a historia para criar deliciosos momentos de suspense Hitchcockiano, onde o diretor manipula o tempo de forma a maximizar a tensão, como na sequencia que culmina no sequestro da garota, ou o atentato sofrido por Erikson em certo momento.

 

 A parte tecnica do filme, é muito boa tambem. A fotografia evoca o aspecto naturalmente sombrio da historia. A direção de arte é contida, não chamando atenção demais para si, mas tambem sabendo brilhar nos momentos certos, como na sequencia que envolve um acidente sofrido por um jovem recruta atrapalhado. A trilha sonorqa composta pelo mestre Ennio Morricone dá o tom trágico da historia, sendo bastante funcional e coerente com o filme.

 

 Michael. J. Fox, o eterno Marty McFly, convence como o Soldado Erikson, um´idealista que acredita nos ideais que supostamente estão defendendo, mas que vera todas as suas crenças serem despedaçadas ao longo da narrativa. Um personagem que nas mãos de um ator menos carismatico poderia não funcionar, mas carisma J. Fox tem de sobra.

 

 Já o Sargento Mesearve de Sean Penn, em seu primeiro trabalho com De Palma, representa todo o sadismo da guerra, mas ao mesmo seu tempo, seu personagem surge como o mais complexo de PECADOS DE GUERRA, já que ao mesmo tempo em que é retratado como um homem sádico, Mesearve tambem é um homem que se preocupa com a segurança de seus homens, sente quando perde um deles. O interessante é que Penn e De Palma constroem essa humanidade do personagem de forma incrivelmente sutil, nunca nos atirando isso na cara. Percebam por exemplo como Mesearve se isola do grupo após perder um companheiro, mas De Palma torna este isolamento sutil ao colocar Sean Pean se barbeando em 1º plano, e o resto da tropa ao fundo. Simplesmente genial.

 

 Entre os coadjuvantes, temos John. C Reilly estreando no cinema como o Soldado Herbert Hatcher, um sadico que é sempre o primeiro a se oferecer para as atrocidades propostas por Mesearve, e John Leguizamo(em sua primeira colaboração com o diretor) como Antonio Diaz, um jovem soldado que compartilha da visão de Erikson sobre a situação da camponesa vietnãmita, mas que não tem a mesma fibra do companheiro. 

 

 Enfim, PECADOS DE GUERRA é um filme que merece ser conferido. Não esta entre os trabalhos mais fortes do diretor, mas esta bem longe de estar entre os mais fracos.

 

Valeu16   
Questão2011-07-24 21:12:16
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

 Visto MISSÃO: MARTE

 

missao-marte.jpg

 

 A trama se passa em um futuro não muito distante, quando a NASA envia ao planeta Marte a primeira missão tripulada. Algum tempo depois, a NASA recebe uma trasmissão de Luke Graham(Don Cheadle) que desesperado, alega que toda a sua tripulação morreu quando tentaram realizar uma pesquisa.

 

 Ao perder o contato com Luke, uma missão de resgate liderada por Woody Blake(Tim Robbins) é lançada ao planeta vermelho. Fazem parte tambem desta missão de resgate,a esposa de Woody, Terry(Conie Nielsen), Jim McConnel(Gary Sinise) que como Woody nutre uma grande amizade por Luke, e fechando o grupo, há o novato Phil Ohlmyer(Jerry O'Conell). O objetivo da missão alem de tentar resgatar Luke, é descobrir qual a natureza do acidente que vitimou a tripulação da primeira missão.

 

  Em MISSÃO:MARTE, não foram só os astronautas que vão a terreno inexplorado.  Brian De Palma tambem se arriscou no terreno da ficção cientifica, mas infelizmente esta exploração resulta em um filme bem morno. Embora tente construir um clima de camaradagem entre os astronautas, a historia nunca dá carisma de fato aos personagens, o que neste tipo de filme é um problema. Vindo de De Palma, isso é realmente uma pena, ainda mais quando ela trabalhou essa questão muito melhor e com bem menos tempo em filmes como PECADOS DE GUERRA e MISSÃO IMPOSSIVEL. O misterio envolvendo Marte tambem não conseguiu despertar o meu interesse, e sua resolução excessivamente didatica não ajudou muito não.

 

 Tecnicamente, o filme tem seus altos e baixos. Por um lado, as varias sequencias que mostram os personagens em gravidade zero ou quase zero são irreprensiveis, por outro alguns efeitos visuais surgem extremamente toscos, como a gigantesca tempestade de areia que ataca a primeira tripulação, ou o alienigena que surge no climax do filme,  uma criatura construida em um CGI realmente vergonhoso, mesmo para a epoca. Na trilha sonora, o cineasta repete sua parceria com o mestre Ennio Morricone, com quem já havia trabalhado em PECADOS DE GUERRA e OS INTOCAVEIS. Esta colaboração aqui acaba sendo não apenas o trabalho mais fraco da dupla, mas tambem o mais fraco da carreira de Morricone.

 

 Apesar dos pesares, De Palma ainda consegue criar momentos bem interessantes. O plano sequencia que mostra a interação dos personagens principais na festa que abre o filme é bem interessante. Outro plano sequencia mostrando a dança de Wood com a esposa em baixa gravidade tambem é lindamente filmado. Alías, quase toda a viagem a Marte tem como principal referencia o classico 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO do mestre Stanley Kubrick. Mas o momento que faz MISSÃO: MARTE realmente valer a pena, é a tensa sequencia que mostra a chegada da tripulação de resgate ao planeta vermelho. Alí De Palma mostra por que merece a alcunha de discipulo do meste Alfred Hitchcock, criando varios nucleos de tensão, desde o momento em que os astronautas são obrigados a sair da nave, até o final surprendente desta sequencia.

 

 Não há muito o que se dizer quanto as atuações. Tim Robbins e Conie Nielsen, apesar de protagonizarem a cena mais foda do filme, parecem perdidos em cena a maior parte do tempo. O Luke Graham de Don Cheadle exatamente a mesma coisa. O unico que ganha algum desenvolvimento é o personagem de Gary Sinise. Ainda de luto pela morte da esposa ocorrida pouco tempo antes, o personagem parece sempre cabisbaixo, mas vai ganhando mais folego a medida que chega perto de resolver o misterio de Marte. Mas o roteiro não constroi bem esta evolução, e mesmo Sinise, um ator que pessoalmente acho bem carismatico, não conseguiu dar este carisma que seu Jim McConnel necessitava.

 

 Enfim, MISSÃO: MARTE é um dos mais fracos do Brian De Palma. É um filme que pra ruim  não serve, mas pra bom tambem não. Realmente uma pena.

 

Valeu16
Questão2011-08-04 05:35:50
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

De Palma de volta! - 19/08/2011 08:59

por Heitor Valadão


briandepalma_01.jpg Depois de uma seca de quase quatro anos, finalmente o mestre Brian De Palma dirigirá um novo filme. É o thriller The Key Man, que remete aos filmes paranóicos dos anos 70 como Os 3 Dias do Condor e Maratona da Morte. A trama envolve um pai solteiro que é perseguido por agentes do governo porque em seu corpo há respostas para importantes segredos de estado.


O último filme de De Palma foi o poderoso Redacted, que mostra o dia a dia dos soldados americanos durante a invasão do Iraque. Todas as imagens simulavam câmeras domésticas ou sistemas de vigilância, como um falso documentário. O longa foi repudiado nos EUA por pintar um retrato nada belo de seu próprio exército.


The Key Man já tem acordos de financiamento e distribuição, diferente dos outros dois projetos que o diretor vem cozinhando há anos: um remake do drama francês Crime D´Amour de Alain Corneau e o suspense Toyer.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...