Jump to content
Forum Cinema em Cena

Brian de Palma


The Fox
 Share

Qual é o melhor filme de Brian de Palma?  

71 members have voted

  1. 1. Qual é o melhor filme de Brian de Palma?

    • Femme Fatale
      2
    • Um Tiro na Noite
      8
    • Pecados de Guerra
      1
    • Missão Impossível
      3
    • O Pagamento Final
      9
    • Vestida Para Matar
      5
    • Dália Negra
      0
    • Os Intocáveis
      27
    • Dublê de Corpo
      4
    • Scarface
      19
    • Carrie, a estranha
      4
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Members

 Visto SINDROME DE CAIN

 

supercine-anarquia.blogspot.com.jpg

 

 Na trama, Carter Nix(John Lithgow) é um psicologo infantil que se retirou do trabalho para pder acompanhar o crescimento da filha pequena. Entretanto, esta não é a unica coisa que Carter tem feito com seu tempo livre. Sofrendo de transtorno de multipla personalidade, Carter vem sequestrando crianças, para o que tudo indica, dar continuidade aos bizarros experimentos psicologicos de seu pai. A coisa se complica quando a esposa de Carter(Lolit Davidovich) começa a ter um caso com uma antiga paixão(Steven Bauer) fazendo com que Carter perder o controle, e se tornar cada vez mais perigoso.

 

 SINDROME DE CAIN é um belo filme do De Palma. Juntamente com VESTIDA PARA MATAR e DUBLÊ DE CORPO, este filme é mais um tributo do cineasta ao mestre do suspense Alfred Hitchcock. Varios elementos da obra do cineasta inglês são vistos aqui. A começar pelo assassino que sofre de transtorno de personalidade, tal como no classico PSICOSE. Alias, muitas são as semelhanças entre Carter Nix e Norman Bates, vilão do classico de 1960. Ambos costumam se livrar de suas vitimas escondendo seus corpos em carros jogados dentro de pântanso, e os dois personagens vestem-se de mulher em algum momento do filme.

 

 Alem das claras homenagens a PSICOSE, outros elementos da obra de Hitchcock podem ser pescados na historia, como o homem que é acusado injustamente, ou a relação da esposa que considera largar o marido aparentemente perfeito ao reviver uma paixão do passado, tal como em DISQUE M PARA MATAR.

 

 Não apenas Alfred Hitchcock é homenageado. Brian De Palma presta uma justa auto homenagem, muito elegante por sinal, ao referenciar no climax deste filme, passagens marcantes de duas de suas obras mais celebres, OS INTOCAVEIS e o já citado hitchcockiano VESTIDA PARA MATAR.

 

 Mas SINDROME DE CAÍN vale a pena somente pelo festival de homenagens e auto homenagens? Com certeza não. De Pálma, que tambem é responsavel pelo roteiro, cria uma historia simples, mas muito instigante. A condução é simplesmente magistral. Em certo momento, o cineasta utiliza o velho recurso do pesadelo duplo de maneira bem criativa, e assim, cria um perturbador clima de medo e delirio, que demora a abandonar o expectador. Os planos são compostos com a elegancia habitual do diretor, e devo destacar um lindo e bem realizado plano sequencia que mostra todo o caminho realizado por dois policiais e uma psicologa de uma sala da delegacia até o necrotério local, onde uma informação importante sera dada para o publico.

 

 A trilha sonora composta por Pino Donaggio, com quem De Palma já havia trabalhado no já citado DUBLÊ DE CORPO se encaixa bem na proposta do filme, alternando entre uma trilha melâncolica e tétrica, e acordes que remetem diretamente a Bernard Hermann em trabalhos como o já citado PSICOSE e UM CORPO QUE CAI.

 

 John Lithgow interpreta o protagonista de forma brilhante. Quem acompanha a serie DEXTER, onde ele viveu o assassino Trindade, sabe que o ator sabe interpretar um maniaco psicopata, e ao assistir o filme, vai constatar que não é de hoje. Muitos atores devem querer viver um personagem que sofre de multipla personalidade, e Lithgow agarrou essa oportunidade com vontade. Ele interpreta todos os seus personagens de forma compententissima, seja o inseguro e timido Carter, seja o frio e cruel Cain, seja o maquavélico Dr. Nix, ou a criança em corpo de adulto Josh.

 

 Lolita Davidovich usa sua beleza para compor Jenny, a esposa de Carter. E na verdade é o que basta. Não se destaca, mas tambem não compromete. A atriz não tinha muito o que fazer com a personagem mesmo. Já a veterana Frances Sternhagen tem uma participação pequena, mas muito importante como a Doutora Lynn Waldhein.

 

 Enfim, SINDROME DE CAIN é um excelente filme do diretor. Honesto em suas intenções, e realizado com extrema maestria e elegância. Com certeza vale a conferida.

 

Valeu16
Questão2011-08-21 01:48:35
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Visto UM TIRO NA NOITE

 

220px-SideStreetposter.jpg

 

 Na trama, Jack Terry(John Travolta) é um tecnico de som que trabalha em filmes de terror B. Certa noite, enquanto captava sons ambiente para sua biblioteca de som, Jack grava um acidente de carro que mata um forte candidato a presidencia, e só não vitima Sally(Nancy Allen), a amante do politico, pois Jack a salva. O problema surge quando Jack ouve as gravações que fez, e percebe que o desastre automobilistico que matou o candidato não teve nada de acidental. A partir dai, o técnico de som se vê envolvido em uma conspiração que pode colocar a sua vida e a de Sally em perigo.

 

 Mais um filme bem legal do De Palma. Com UM TIRO NA NOITE, o cineasta entrega ao expectador um suspense que contem boas doses de humor negro. Apesar da obvia refêrencia a PSICOSE no começo do filme(De Palma já havia feito algo semelhante em O FANTASMA DO PARAISO) este filme não é uma homenagem escancarada a Alfred Hitchcock, como outras obras do diretor, mas ainda sim, nota-se grande influencia da obra do diretor inglês aqui.

 

  Jack Terry lembra em muitos aspectos o protagonista do classico JANELA INDISCRETA. Mas enquanto o personagem de James Stewart testemunhava o desenrolar da ação através de sua janela, o personagem de John Travolta faz isso através de seus microfones. Inclusive, no climax dos dois filmes, vemos os personagens testemunharem angustiados, suas amadas em situação de perigo sem que possam fazer muita coisa. O final de UM TIRO NA NOITE esta entre os melhores que o diretor filmou, soando irônico, trágico e tocante, tudo ao mesmo tempo, coisA dificil de se conseguir.

 

 Como de costume, Brian De Palma conduz a sua câmera com elegância e precisão. Aos já classicos momentos de suspense hitchcockiano, como na sequenca em que o assassino vivido por John Lithgow se prepara para estrangular uma mulher no banheiro do mêtro. Outra cena que merece destaque, é quando o protagonista procura uma determinada fita em seu estudio de som, e a camera fica girando em seu proprio eixo sem que haja nenhum corte, o que só nos ajuda a compartilhar a angustia que Jack Terry esta sentindo. Uma pena que as belas imagens do filme não tenham uma trilha a altura, pois a composta para este filme é apenas correta, longe do trabalho de Morricone em OS INTOCAVEIS ou de Donnagio em SINDROME DE CAIN.

 

 A montagem do filme merece comentarios tambem. Ela é bastante inteligente ao nos mostrar através do recurso da tela dividida o que Jack esta ouvindo através de seu microfone. Ao mesmo tempo, é inteligente ao saber como usar este recurso, sabendo exatamente quando é melhor que vejamos o que o heroi ouve, e quando é melhor que não vejamos. Por outro lado, ela falha por ser didatica demais em alguns momentos, quando temos que rever junto com Jack trechos inteiros de determinada cena, quando o que realmente interessava só estava no final.

 

 Na parte do elenco, John Travolta em sua segunda colaboração com o diretor, manda bem como Jack Terry. Inicialmente envolvido na trama por estar no lugar errado na hora errada, mas a medida que o filme avança, vemos que Jack torna-se realmente obcecado em expor a conspiração. Já Nancy Allen, que já havia trabalhado com De Palma em filmes como CARRIE: A ESTRANHA e VESTIDA PARA MATAR e era casada com ele na epoca, vive Sally como uma jovem doce, mas um pouco burrinha. A atriz consegue cativar o público não só com sua beleza, mas nos fazendo realmente gostar de Sally e nos preocupar com ela. Fechando o elenco principal, temos John Lithgow, outro colaborador habitual do cineasta, vivendo o vilão Burke, que infelizmente surge inexpressivo e pouco ameaçador em cena, apesar de estar presente nas melhores cenas do filme.

 

 Enfim, UM TIRO NA NOITE é um bom filme de Brian De Palma. Infelizmente, Falta algo a ele para que esteja entre o melhor que o diretor já fez. Em alguns momentos, a narrativa dá umas voltas desnecessarias, sem nos oferecer nada em troca. Mas tirando estas pequenas derrapadas, UM TIRO NA NOITE ainda é entretênimento de primeira, e vale a conferida, estando muito longe de ser considerado um "filme fraco do De Palma.

 

 Valeu 16 

 

 
Questão2011-08-22 01:53:49
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Tava passando agora na TV Missão: Impossível, fazia tempo que não revia esse. É bem bom. Me fez lembrar de passar aqui e postar meu top De Palma.

 

01. Scarface

02. Os Intocáveis

03. Carrie

04. Olhos de Serpente

05. Missão: Impossível

06. Dublê de Corpo

07. Femme Fatale

08. Dália Negra

09. Missão Marte

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members
Brian De Palma vai adaptar livro de Émile Zola
10/09/13 - 14h45
 
por Antonio Tinoco

1.jpeg

O próximo filme do diretor Brian De Palma (Scarface, Passion) será uma adaptação livre da obra Thérèse Raquin, do francês Émile Zola.

Escrito em 1867, o livro é um dos principais representantes do Naturalismo. Esse movimento literário tinha o objetivo de retratar a sociedade de forma objetiva, relacionando o indivíduo com o meio em que vive. Na história de Zola, uma mulher insatisfeita com o casamento se junta ao amante para assassinar o marido.

Já a adaptação de Brian De Palma terá um caráter metalinguístico e vai reunir elementos do passado e do presente. Na trama, um diretor de cinema e dois atores estarão filmando uma versão de Thérèse Raquin, que refletirá experiências de suas próprias vidas. Até agora, apenas a atriz Emily Mortimer (Ilha do Medo, A Garota Ideal) está confirmada no elenco como a protagonista.

Uma adaptação cinematográfica mais fiel do livro de Zola acabou de ser lançada no Festival de Toronto deste ano. Therese, de Charlie Stratton, é estrelado por Elizabeth Olsen (Poder Paranormal), Tom Felton (Harry Potter e o Enigma do Príncipe) e Oscar Isaac (Inside Llewyn Davis).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1- Um Tiro na Noite - 10,0
2- Femme Fatale - 9,5
3- O Pagamento Final - 9,5
4- Vestida Para Matar - 9,0
5- Dublê de Corpo - 9,0
6- Scarface - 9,0
7- Trágica Obsessão - 8,5
8- Irmãs Diabólicas - 8,5
9- Carrie - A Estranha - 8,5
10- Missão: Impossível - 8,0
11- Os Intocáveis - 7,5
12- Síndrome de Caim - 7,0
13- A Fúria - 6,5
14- Olhos de Serpente - 6,5
15- A Dália Negra - 5,0

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • Members
HBO suspende telefilme que iria reunir Brian De Palma e Al Pacino
De João Vitor Figueira ▪ terça-feira, 23 de setembro de 2014 - 00h01 

Ator e diretor já trabalharam juntos em Scarface e O Pagamento Final.

   4 Compartilhamentos

 

 
038272.jpg

O telefilme Happy Valley que iria reunir o diretor Brian De Palma e o ator Al Pacino em uma nova parceria teve sua pré-produção suspensa pelo canal HBO por questões de orçamento. O longa pretende trazer Pacino no papel de Joe Paterno, um lendário treinador de futebol americano universitário cuja reputação caiu por terra no final de sua vida, quando investigações apontaram que ele havia sido conivente com os atos de abuso sexual de menores praticados por um coordenador técnico de sua equipe. 

De acordo com o site Deadline, um representante da HBO afirmou que "o projeto não está morto", mas que está passando por reavaliações. Ainda segundo a publicação, há a chance de que seja preciso fazer ajustes no roteiro.

Pacino já atuou em dois telefilmes da HBO, ambas as vezes interpretando personalidades que passaram por episódios polêmicos: o controverso médico Jack Kevorkian, conhecido como Dr. Morte por sua defesa da eutanásia em Você Não Conhece o Jack; e o produtor musical Phill Spector, condenado à prisão por assassinar sua esposa.

De Palma e Pacino já trabalharam juntos em Scarface e O Pagamento Final.

 
182841.jpg

Pacino e De Palma.

 

 

 

FONTE: ADORO CINEMA

 

 

 

Uma pena. Sempre que esses dois se juntam, sai coisa boa.

 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members
Retribution reunirá Brian De Palma e Al PacinoSuspense ainda não tem data para começar a ser filmado
Natália Bridi
05 de Novembro de 2014
3
 
Al-Pacino-Brian-De-Palma.jpg 
Al Pacino e Brian De Palma no set de Scarface
 

Depois de ensair uma reunião no finado Happy Valley  (cancelado por falta de financiamento), Brian De Palma eAl Pacino encontraram outro projeto. De acordo com oScreen Daily, o diretor e protagonista de O PagamentoFinal (1993) e Scarface (1983) vão trabalhar no suspenseRetribution.

A trama seguirá um assassino profissional e um policial que farão qualquer coisa para parar uma rede de prostituiçãoinfantil. O filme será uma versão do belga The Memory Of A Killer (2003), de Erik Van Looy. No original, o assassino sofre de Alzheimer, mas não háinformação se o filme de De Palma incluirá esse elemento.

As filmagens de Retribution ainda não têm data para começar.

 

FONTE: OMELETE

 

 Espero que desta vez os dois consigam reviver a parceria.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Próximo filme de Brian De Palma será o suspense de ação LIGHTS OUT.

 

635826810676962337.png

As produtoras Arclight Films e Huace Pictures anunciaram que o novo longa-metragem do mestre Brian De Palma (de Scarface e Os Intocáveis) será o suspense de ação Lights Out. O trabalho mais recente do cineasta foi Paixão (2012), com Rachel McAdams e Noomi Rapace.

A história de Lights Out acompanha uma garota cega da China que se vê envolvida em uma conspiração para expor um ultrassecreto programa de assassinatos. Destinada a se tornar um ícone feminista de sua época, Lin Shen levanta perguntas inquietantes sobre segredos governamentais e aquilo que pode ou não ser visto. Mesmo sem enxergar, ela consegue usar seus outros sentidos para lutar e se transformar em uma heroína.

No momento, o elenco está sendo formado e os produtores procuram uma atriz chinesa de sucesso para o papel principal. Ainda não há data de lançamento marcada.

 

E uma pena ver um cineasta tão bom quanto o De Palma fora dos holofotes, ele ta meio enferrujado mas não e para sumir do mapa.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...