Jump to content
Forum Cinema em Cena

Brian de Palma


The Fox
 Share

Qual é o melhor filme de Brian de Palma?  

71 members have voted

  1. 1. Qual é o melhor filme de Brian de Palma?

    • Femme Fatale
      2
    • Um Tiro na Noite
      8
    • Pecados de Guerra
      1
    • Missão Impossível
      3
    • O Pagamento Final
      9
    • Vestida Para Matar
      5
    • Dália Negra
      0
    • Os Intocáveis
      27
    • Dublê de Corpo
      4
    • Scarface
      19
    • Carrie, a estranha
      4
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Members
Estou falando nesse filme específico.

 

 

O que não muda absolutamente nada. 06

 

Eu discordo do Dook, DePalma pode não ser um cineasta de narrativas convencionais, mas ele é um cineasta de narrativas sim. A cena do Shopping em Dublê de Corpo, a descoberta do corpo em Dália Negra são coisas esteticamente para poucos, bem poucos, e que criam teias narrativas muito mais complexas que um suspense mastigadinho; tanto pelo domínio do tempo que ele tem, ele cria o suspense fazendo momentos durarem uma eternidade. Eu acho que ele domina a narrativa, e muito bem, ela acaba virando quase um personagem dos filmes dele. OP Dublê de Corpo é um que quase sintetiza isso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Melhor diretor vivo. É pra poucos' date=' muito poucos, e isso é mais lindo...

Blow Out é uma das coisas mais fodas que eu já vi desde que nasci. [/quote']

 

Acompanho o relator, apenas digo que não considero O melhor diretor vivo, mas UM DOS, certamente. Talvez abaixo apenas de Allen, quem sabe...

 

No tocante a Blow Out, assino embaixo. Sou fãzóide deste filme, para mim o melhor do diretor, e um dos suspenses mais maravilhosos da história - junto de Veludo Azul, o melhor dos últimos 30 anos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

De Palma e um gênio e artista completo,sabe filmar como ninguem  angulos ousados e dificeis.eu acho os intocáveis uma obra-prima pois tem todos os elementos do mestre suspense,assassinatos,violência de forma muito elegante e satisafatoria.De Niro(Capone) aparece pouco mas convence.Costner(Ness) ingênuo e inseguro assumindo as redeas no agustiante confronto na estação de trem e fantástico.cena que foi imaginada e executada da mente de De Palma quando o orçamento estourou.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Ele faz uns enquadramentos perfeitos.... e cenas de uma vez só (não sei o nome tecnico disso)...

 

Plano-seqüência.

 

Ah... é isso mesmo... valeu ai.

 

Hoje eu pude testemunhar aqueles que vc se referiu, de O Pagamento Final. Como boa parte da filmografia do De Palma, aquela cena no metrô é pqp. 16

 

É um filme mais comedido, mesmo assim, o jeito que ele usa o tempo (escadas rolantes que duram uma eternidade, christ sake) e estabelece um universo pra Nova York com todos os tipos de crooks. O final (não o que o filme conta logo no início) poderia ser meio absurdo ou wtf, mas o contexto que se cria deixa a coisa mais forte.

 

É interessante ver o De Palma mais dramático, essa é a dança da morte dele.

 

Fica assim:

 

01. Um Tiro na Noite

02. Dublê de Corpo

03. Carrie

04. O Pagamento Final

05. Vestida Para Matar

06. Scarface

07. Dália Negra

08. Os Intocáveis

 

Do 3 ao 6 é meio incerto. Tudo no mínimo foda.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu adoro O Pagamento Final... pra mim é uma dos melhores filmes dele....

Rubyson.... Os Intocáveis em último? 13

 

O que vocês acham de A Fogueira das Vaidades? É um filme muito criticado, mas eu gostei bastante quando eu vi....

 

 
The Fox2007-06-12 13:55:08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rubyson.... Os Intocáveis em último? 13

 

 

 

 

É um filme redondinho, sem muitos defeitos, etc. Tem seu conjunto de pequenas obras-primas, a cena de assassinato no escuro, a cena do carrinho, uma no elevador - pelo que eu me lembro. Além de ter Ennio Morricone e Sean Connery mandando muito bem. Mas bom, não que isso seja defeito, mas é um dos menos De Palma de todos; e dá pra ver que ele teve que se segurar - ele é um diretor que sabe trabalhar com canastrões, mas o Costner, por exemplo, indica um pouco das intenções do estúdio e etc. Mas antes de mais nada, esse é um filme que eu preciso rever, faz um bom tempo e eu nem conhecia o De Palma direito. Mas não sei, acho um pouco sintomático que geralmente quem não é fã dele prefere esse filme. Não é bem um defeito, mas as qualidades dos outros filmes extravassam o que poderia estar no caminho...

 

Quais dele que vc viu?
rubysun2007-06-12 15:13:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom... isso que você falou é verdade, mas mesmo assim é o meu favorito...

Eu vi: Carrie, Vestida para Matar, Scarface, Dublê de Corpo, Os Intocáves, Pecados de Guerra, A Fogueira das Vaidades, O Pagamento Final, Missão Impossível, Olhos de Serpente, Missão Marte, Femme Fatale e Dália Negra.

 

Morro de vontade de ver Um Tiro na Noite....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me amarro em Duble de corpo. È um suspense muito bem construido. Só o que me irrita é o final que desvaloriza totalmente a mulher.Parece um filme porno B.

 

Essa é a intenção. Que vc esperava de um filme dentro do filme com Vampirão Supla?


Duble de Corpo é o cheese-chique. Tem vários momentos extremamente cheese que foram pensados pra ser assim...

 

Pode me explicar melhor esse cheese chique. 17

Sei lá é que como mulher é dificil ver uma cena dessa. Mas mesmo assim sou fã desse filme.´De Palma dá uma aula de como fazer um filme de suspense.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cheesy é uma expressão em inglês, geralmente usada pra algo que vc não consegue levar a sério. Tipo isso aqui:

 

frodo_sam2.jpg

 

Dublê de Corpo, por outro lado, é um filme altamente cheesy, mas que tem consciência disso. O melhor exemplo é a cena do beijo na praia que é igual à de Vertigo, só que ultramega exagerada. Como praticamente tudo o que o De Palma faz (Scarface, por exemplo, absurdamente datado e com aquele final destruidor - montanha de cocaína e say hello to my little friend).
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

01. Um Tiro na Noite
02. Vestida Para Matar
03. Dublê de Corpo
04. Carrie
05. Scarface
06. O Pagamento Final
07. Pecados de Guerra
08. Dália Negra
09. Os Intocáveis

A macaca que persegue os filmes dele desde Carrie [ou antes, tô pegando Sisters aqui] não foi embora. Ele não abandona nenhum dos tiques visuais, uma fotografia yeah, e continua exagerado como sempre. Só que por um lado emocional da coisa, e parece ciente disso - o Fox segura a barra maravilhosamente bem no tipo do moleque que cai na guerra, o Sean Penn parece que passou uma temporada com o povo do Apocalypse Now e foi a relação papel/filme que mais me agradou do ator. O De Palma me pareceu que brinca um pouco exagerando os arquétipos de filme de guerra, cria contrastes dos mais interessantes prum filme de Vietnã - além disso é até semelhante a maneira que ele trata o machismo aqui quanto na trinca Dublê-Blow-Vestida; fora toda uma questão de culpa que é sugerida, meio à Os Intocáveis. Aliás, é uma boa hora pra eu falar mal de Platoon, hehe, que parece levar o estilo sargento-cicatriz à sério. E ao invés daquela musiquinha xarope, nesse aqui a gente tem Ennio Morricone! Apesar de ter uma trama mais pé no chão e em alguns momentos quase denúncia, tem muito do De Palma.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jamais conseguiria montar um top assim do De Palma, eu acho. Meu preferido dele é Blow Out, disparado, um dos melhores filmes da história, aliás - seguido de pertinho por Carrie, para mim a obra-prima maior dos filmes de horror-dramático-religioso e outros blablablás. Entretanto, quando chega na hora de escolher um entre Os Intocáveis, Vestida Para Matar, Dublê de Corpo, Scarface, O Pagamento Final e Femme Fatalle, ou então no, digamos, nível dois de filmes fodas do Palminha, onde estão Pecados de Guerra, Síndrome de Caim, Olhos de Serpente, Missão Impossível, A Fúria, Dália Negra e até mesmo A Fogueira das Vaidades (Missão Marte é o único que vi dele que não acho realmente bom), a coisa complica, muito. Dan...2007-07-29 18:09:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1. Um Tiro na Noite (1981)
2. Vestida Para Matar (1980)
3. Dublê de Corpo (1984)
4. Carrie (1976)
5. Scarface (1983)
6. Irmãs Diabólicas (1973)
7. O Pagamento Final (1993)
8. Pecados de Guerra (1989)
9. Dália Negra (2006)
10. Os Intocáveis (1987)

credoputaquepariuaimeudeusquefilmedoido. totalmente demente, desde a trilha do herrmann pirando desde os créditos iniciais, até os delírios [close no olho, que nem vertigo] que vão convertendo basicamente tudo o que vc sabia sobre a história no total surto que se passa [a cena da machadinha de mão em mão deixaria david lynch orgulhoso]. o de palma já tinha o completo domínio narrativo, na edição e na câmera, além do split screen - e os contrastes que [esse recurso em específico, vale dizer] vai passando dão o tom do jeito quase surreal do filme.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...