Jump to content
Forum Cinema em Cena

Brian de Palma


The Fox
 Share

Qual é o melhor filme de Brian de Palma?  

71 members have voted

  1. 1. Qual é o melhor filme de Brian de Palma?

    • Femme Fatale
      2
    • Um Tiro na Noite
      8
    • Pecados de Guerra
      1
    • Missão Impossível
      3
    • O Pagamento Final
      9
    • Vestida Para Matar
      5
    • Dália Negra
      0
    • Os Intocáveis
      27
    • Dublê de Corpo
      4
    • Scarface
      19
    • Carrie, a estranha
      4
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Members

Um Tiro na Noite, de Brian de Palma (1981)

Se inicia dentro de um filme B e de sua projeção, e parece nunca ir tão longe dessa classificação. Por conta das básicas estripulias cinematográficas do diretor, de um uso forte de metalinguagem e de seu elenco exagerado (e excelente em seus postos), recebe sempre o tom de brincadeira. Mas a câmera e a decupagem dos planos estão sob comando de Brian De Palma, o que lembra uma inconstância provável na seqüência de gêneros.

Jack Terry (Travolta) é sonoplasta, e sua profissão chave da narrativa e máxima dos adereços que o longa propõe e dá o alternativo e a unicidade deste suspense. Na primeira vez que vemos De Palma “brincar”, usa uma alternância entre trilha sonora e silêncio, cria suspense. Mais interessante é esta culminar no riso. Ou seja, em menos de minuto existe oscilação de pânico e cômico. A minha “melhor cena”.

Também estão lá as divisões de tela (Split Screen), que ganham gradientes, se acoplando à cena, se tornando um único quadro. Na cena do “blow out” ganha mais um momento antológico, onde também presente os efeitos de som, cria um momento que pode ser chamado de exibicionista, mas o conteúdo apresentado é algo que vale apreciar. Ganha muito também com a fotografia, de “sotaque” noir, de luzes noturnas distorcidas. Belíssima, mais marcante na cena final que é pura obra de arte.

No primeiro da trilogia-homenagem à Hitchcock, ressuscita a brincadeira das aparições do diretor através das citações: Hitchcock pode ser estilismos e nítidas imagens recriadas a partir de seus clássicos, ou mesmo das mais obscuras películas de sua filmografia. “Um Tiro na Noite” também é aquela verdade clichê de “amor ao cinema”, e por mais que queira-se evitar esse senso comum, a declaração funciona, a prova: o brilho nos olhos do cinéfilo apaixonado que a assiste.

Não somente de beleza visual classifica-se grande “Um Tiro na Noite”: o roteiro é meticulosamente arquitetado, de qualidade narrativas exemplares. Trata a narrativa a respeito da conspiração de modo tênue, em voz de certeza, enquanto parece desleixada demais para realmente ser tão forte. Bastante interessante e agravante a graduação de um personagem que se torna aos poucos assassino serial, com aparições preciosas e memoráveis.

Além da morte principal, magistralmente filmada, ”Um Tiro na Noite” se encerra com um final surpreendente da melhor maneira a se imaginar. Completamente fora do eixo, problematizando o que parecia ser apenas confete.

Genial.

blankstar.gifblankstar.gifblankstar.gifblankstar.gifblankstar.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Vi apenas quatro filmes dele, mas todos são muito bons. Não encontrei muito do De Palma mais atual em Scarface. O filme é excelente, sem dúvidas. Mas não se parece muito com os outros três do diretor que já assisti.

 

 

 

Quanto à Os Intocáveis, é uma obra prima incontestável. Dos filmes de Máfia, só perde para O Poderoso Chefão.

Os personagens são bem construídos de delineados. Outra boa sacada do

roteiro de David Mamet foi sintetizar os onze membros da equipe de de

Ness em apenas quatro, sendo que só o próprio Eliot Ness existiu de

verdade. Um outro usuário disse em um post anterior que os personagens

são desenvolvidos pelos detalhes, como a primeira aparição de De Niro.

Vale lembrar também o breve momento na casa de Malone que mostra o

policial tomando uma bebida (possivelmente alcoólica). Não influi no

caráter do personagem, que é incorruptível. Mas é um pequeno detalhe

que dá uma outra dimesão ao personagem. Sem contar que o filme está

cheio disso.

 

  1. Os Intocáveis = 10,0
  2. Scarface = 9,5
  3. Missão: Impossível = 7,5
  4. Olhos de Serpente = 6,5

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Missão: Marte é o melhor,

 

Brian foi praticamente impecável ao desenvolver uma trama maravilhosa onde podemos contemplar toda magnitude de seu trabalho, principalmente nas cenas de Marte que são fantásticas. No decorrer da trama, é incrível o suspense gerado até o momento final, com a face em Marte que aparece após uma manifestação que reduz a primeira equipe de exploração a um único astronauta. E não para por ai,o final também é excelente. Enfim, mas um ótimo filme sobre alienígenas e exploração de outro planeta.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Experimentar, o experimental.

Brian de Palma, um dos meus prediletos cresci vendo filmes dele faz tempo que nao re-vejo alguns deles, porem ai esta a lista:

 

Redacted 7/10 (do que eu lembro perdi o inicio e jaz 1 ano que vi)

Dalia Negra 9/10 (revisto esses dias, gosto cada vez mais) Sr Fogo - Sr Gelo (detalhe que o Aaron ja era senhor Duas caras nesse filme e ja morrera tbm nele)

Femme Fatale 10/10 (sua pequena obra-prima)

Missão Marte 7.5/10  (seu filme menos de Palma, porem adoro)

Olhos de Serpente 7/10 (boa trama e bom elenco)

Missão Impossivel 7.5/10 (inicio de uma otima trilogia)

O Pagamento Final 10/10 (sua obra prima maxima, esta entre os top 10 da carrie du cinema na decada de 90)

Sindrome de Cain 7 - /10 (talvez seu filme mais fraco, mas boa trama e bom

 

elenco)

Duble de Corpo 8/10 (relax lax don´t rast)

Os Intocaveis 7.5 (classico dele que eu não gosto mas considero bom, gosto mto do elenco desse filme, e sou um dos pouco q acho mto simploria a atuação do Niro)

Scarface 8.5/10 (tão bom quanto o classico, Tony Montana é o cara)

Vestida para Matar 9/10 (Homenagem Absurda ao seu o nosso mestre Hit)

A Furia 8.5 (filmaço mais mutante ja feito)

 

Bom não vi dois "grandes' filmes dele Pecados de guerra e feira das vaidades, mas não me importo..rs..pq sei q os melhores eu vi...mas preciso ver o mais rapido. Agora estou revendo Carrie e vo assitir Um Tiro Na Noite.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Os Intocaveis 7.5 (classico dele que eu não gosto mas considero bom' date=' gosto mto do elenco desse filme, e sou um dos pouco q acho mto simploria a atuação do Niro)

 

[/quote']

 

wtf?

 

Filme bom dele que eu nao gosto.

Com um bom elenco e com atuações que eu gosto tipo a do Sean e do Andy, porem eu nao gosto nem um pouco ou só um poquinho do De Niro.

 

pego?

Jess Franco2008-11-27 20:24:41

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

 Conferi hoje OS INTOCAVEIS

intocaveis-poster01.jpg

 

 

 Achei um otimo filme, com sequencias muito bem dirigidas pelo De Palma. A sequencia da escadaria é um show a parte. Não possui nenhuma grande atuação, esperava um pouco mais do De Niro no papel do Al Capone, mas não chega a ser uma atuação fraca. No geral, um divertidissimo filme, q explora bem os tempos da lei seca.

 

 Não conheço muito do De Palma. Não ví seus classicos, como SCARFACE e CARRIE- A ESTRANHA. Meu top De Palma fica o seguinte

1º) OS INTOCAVEIS

2º) MISSÃO IMPOSSIVEL

3º) DALIA NEGRA

4º) FEMME FATALE

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Não conheço muito do De Palma. Não ví seus classicos' date=' como SCARFACE e CARRIE- A ESTRANHA. Meu top De Palma fica o seguinte

1º) OS INTOCAVEIS

2º) MISSÃO IMPOSSIVEL

3º) DALIA NEGRA

4º) FEMME FATALE

 

[/quote']

 

Scarface tá bem longe de ser o clássico do De Palma, assim como Os Intocáveis - ambos filmes muito bons, mas que ficam a km de distância de maravilhas como Vestida Para Matar, Blow Out, Dublê de Corpo e O Pagamento Final...

E po, Femme Fatale em último ? Vira o top de cabeça pra baixo que aí ele fica na posição correta (pelo menos em relação aos outros três mencionados).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Conferi hoje OS INTOCAVEIS

intocaveis-poster01.jpg

 

 

 Achei um otimo filme' date=' com sequencias muito bem dirigidas pelo De Palma. A sequencia da escadaria é um show a parte. Não possui nenhuma grande atuação, esperava um pouco mais do De Niro no papel do Al Capone, mas não chega a ser uma atuação fraca. No geral, um divertidissimo filme, q explora bem os tempos da lei seca.

 

 Não conheço muito do De Palma. Não ví seus classicos, como SCARFACE e CARRIE- A ESTRANHA. Meu top De Palma fica o seguinte

1º) OS INTOCAVEIS

2º) MISSÃO IMPOSSIVEL

3º) DALIA NEGRA

4º) FEMME FATALE

 

Valeu16
[/quote']

 

Os Intocáveis pode até ter suas falhas, mas a cena da escadaria é perfeita.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

01. Olhos de Serpente - 4/4

02. Vestida Para Matar - 4/4

03. Femme Fatale - 4/4

04. Trágica Obsessão - 4/4

05. Carrie - 4/4

06. Um Tiro na Noite - 4/4

07. Scarface - 4/4

08. Os Intocáveis - 4/4

09. Missão Impossível - 3/4

10. Pecados de Guerra - 2/4

 

e putz, "filme que não gosto mas acho bom" é genial demais.lol
Forasteiro2009-03-05 02:02:52
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...