Jump to content
Forum Cinema em Cena

Eduardo e Mônica (Legião Urbana)


Jorge Soto
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eduardo e Mônica, personagens emblemáticos da música homônima de Renato Russo e do Legião Urbana, vão ganhar um filme.
“Eduardo e Mônica” são interpretador pelos atores Gabriel Leone e Alice Braga, que vivem os personagens que se apaixonam, mesmo tendo idades e personalidades completamente diferentes.
A sinopse oficial diz:
O casal se conheceu numa festa estranha, com gente esquisita. Não era nada parecido, mas se completava muito bem, que nem feijão com arroz, ela era de Leão e ele tinha 16, viveram também muitas aventuras e estão prestes a viver mais uma.
O longa- metragem repete a parceria entre o diretor René Sampaio e a produtora Bianca De Felippes, que filmaram “Faroeste Caboclo” (2013), outro filme baseado na música de grande sucesso da banda Legião Urbana.
O elenco também conta com Otávio Augusto (como Bira, avô de Eduardo), Juliana Carneiro da Cunha (Lara, mãe de Mônica), Victor Lamoglia (Inácio, amigo de Eduardo), Bruna Spínola (Karina, irmã da Mônica), Digão Ribeiro, Eli Ferreira, Luisa Viotti, Ivan Mendes (amigos da Mônica) e Fabrício Boliveira.
O filme estreia em abril de 2020.

 

trailer

 

clipe

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

 Eu gostei do filme que esse diretor fez baseado em "Faroesta Caboclo". Em tese "Eduardo e Monica" é uma história mais simples, e justamente por isso, mais difícil de se tornar relevante no formato de um longa. Lembro que há alguns anos atrás, a Vivo uma versão em clipe que funcionava muito bem. Espero que esse longa funcione também.

https://www.youtube.com/watch?v=_2tZa12-CYw

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members
eduardo_e_monica_trailer_20-12-2019.jpg
 

O longa baseado na famosa música de Renato Russo, Eduardo e Mônica, teve estreia adiada no Brasil. O longa estava previsto para estrear em abril, agora irá estrear em 11 de junho.

Confira o trailer:

 
 
 

O longa-metragem repete a parceria entre o diretor René Sampaio e a produtora Bianca De Felippes, que filmaram ‘Faroeste Caboclo‘ (2013), outro grande sucesso da banda Legião Urbana. O filme tem produção da Gávea Filmes, Barry Company e Fogo Cerrado , coprodução Globo Filmes , produtores associados Fernando Meireles , Alice Braga e Reprodutora.

O casal se conheceu numa festa estranha, com gente esquisita. Não era nada parecido, mas se completava muito bem, que nem feijão com arroz, ela era de Leão e ele tinha 16, viveram também muitas aventuras e estão prestes a viver mais uma.

Eduardo e Mônica são vividos pelos atores Gabriel Leone e Alice Braga, que trabalham juntos pela primeira vez e vivem os personagens que se apaixonam, mesmo tendo idades e personalidades completamente diferentes. Também estão no elenco Otávio Augusto (como Bira, avô de Eduardo), Juliana Carneiro da Cunha (Lara, mãe de Mônica), Victor Lamoglia (Inácio amigo de Eduardo), Bruna Spínola (Karina, irmã da Mônica), Eli Ferreira, Digão Ribeiro, Ivan Mendes e Luisa Violtti (amigos da Mônica) e Fabricio Boliveira (participação especial)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 8 months later...
  • Members

Filme 'Eduardo e Mônica' ganha prêmio em festival no Canadá

Longa de René Sampaio venceu categoria de melhor filme internacional neste domingo (4). Inspirado na música de Renato Russo, teve estreia adiada nos cinemas devido à pandemia.

Por G1

04/10/2020 17h43  Atualizado há 4 semanas

 

Gabriel Leone e Alice Braga no filme 'Eduardo e Mônica' — Foto: Divulgação/Janine Moraes

Gabriel Leone e Alice Braga no filme 'Eduardo e Mônica' — Foto: Divulgação/Janine Moraes

 

"Eduardo e Mônica", do diretor René Sampaio, venceu o prêmio de melhor filme internacional no Festival de Edmonton, do Canadá, neste domingo (4).

Inspirado na história de amor entre dois jovens completamente opostos da música de Renato Russo, o longa deveria ter estreado em 12 de junho, em comemoração ao Dia dos Namorados. Mas, com os cinemas fechados pela pandemia de Covid-19, a estreia foi adiada.

Filme inédito ‘Eduardo e Mônica’ ganha prêmio internacional no Canadá
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
00:00/03:14
 
 
 
 
 
 
 
 

Filme inédito ‘Eduardo e Mônica’ ganha prêmio internacional no Canadá

 

"Eu não acreditei, recebemos um e-mail, a láurea e começamos a comemorar. Liguei para os atores e comemoramos. Acho que esse prêmio vem em um bom momento para ajudar que as autoridades e o governo se organizem para que possamos promover de fato a cultura brasileira com sua pluralidade total", disse Sampaio à GloboNews.
Gabriel Leone e Alice Braga dão vida ao casal. No elenco, ainda estão Fabricio Boliveira, Victor Lamoglia e Otavio Augusto. O filme foi gravado em 2018 em três locações diferentes: Rio de Janeiro, Brasília e Chapada dos Veadeiros.
 
FONTE: GLOBONEWS
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Elenco de Eduardo e Mônica fala sobre a Legião Urbana na CCXP Worlds

Alice Braga e Gabriel Leone citaram experiência de levar uma música tão importante para as telas

  •  
  •  
  •  
  •  
CAMILA SOUSA
05.12.2020
17H33
ATUALIZADA EM
05.12.2020
21H31

“Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração”. A maioria dos brasileiros já ouviu a frase acima, que abre a música “Eduardo e Mônica”, parte do álbum Dois, da Legião Urbana. Como era característico de Renato Russo, a letra conta uma história, dessa vez da empolgada Mônica e do sossegado Eduardo, duas pessoas extremamente diferentes, mas que não conseguem viver separadas. Após o lançamento de Faroeste Caboclo em 2013, o diretor René Sampaio resolveu levar essa história para o cinema com Alice Braga e Gabriel Leone nos papéis principais.

Em entrevista no painel do filme na CCXP Words, os protagonistas falaram sobre suas relações com a Legião Urbana, que são as mesmas de diversos brasileiros. “Tenho uma relação muito linda com a música Eduardo e Mônica, muito afetuosa. Eu era muito nova quando ouvi pela primeira vez e quem me colocou pra ouvir foi o Jorge Furtado, um grande diretor e roteirista. Então já tenho um carinho por causa disso. Sempre acompanhei as músicas da Legião porque sou muito fã do Renato como poeta e escritor”, explica Alice Braga, que dá vida à Mônica.

 

Já a relação de Leone é ainda mais profunda, já que o gosto pelas músicas da Legião foi transmitido pelos seus pais. “Desde muito novo eu escuto Legião Urbana, sou muito fã. Eu digo que o Renato Russo é um dos meus poetas favoritos, além da banda inteira. Então pra mim foi muito especial poder dar vida a um personagem que saiu da cabeça, da alma do Renato”.

Mas claro que há muitos desafios em levar uma história tão amada para as telas. Eduardo e Mônica fazem parte do imaginário de vários brasileiros e também geram uma identificação única por serem opostos que se atraem. Para Braga, esse é um dos pontos mais importantes trabalhados no filme. “Tentamos muito fazer essa relação ser verdadeira, neste lugar de como um complementa o outro. De como a diferença entre eles é o que os potencializa, e não ser a ruptura entre eles. Acho que atualmente isso é muito importante. O filme vai ser lançado em um momento em que as pessoas estão precisando de um encontro assim”. Para ela, as músicas de Renato Russo são muito humanas e por isso possibilitam adaptações dessa forma. “Uma coisa que eu estou louca que as pessoas vejam, foi a leveza desse personagem, desse amor, dessa união desse casal. Gab e eu percebemos que estávamos fazendo quase o mesmo personagem, porque ela não existe sem ele e ele não existe sem ela. Então ficamos muito conectados para poder fazer esse amor ser verdadeiro”.

Eduardo e Mônica tinha o lançamento previsto para 2020, mas foi adiado, como tantos outros filmes, por conta da pandemia do coronavírus. Durante o painel na CCXP Worlds, o diretor René Sampaio afirma que o longa recebeu diversas propostas para ir para o streaming - algumas quase irrecusáveis - mas que a ideia é realmente guardá-lo para ser lançado na telona. “Primeiro: fizemos o filme pensando em ir para o cinema, então queremos lançar no cinema. Mas principalmente porque é um filme-evento, pra você levar a família, para celebrar em conjunto, para ter uma catarse coletiva e feito para a tela grande. Acho que o filme merece a chance e o público merece a chance de ver o filme na tela grande”, encerra.

A CCXP Worlds: A Journey of Hope, primeira edição 100% digital do maior evento de cultura pop do mundo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020. Os ingressos gratuitos e os pacotes especiais, que dão direito a atrações e brindes exclusivos, estão disponíveis no site www.ccxp.com.br.

 

FONTE: OMELETE

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

 

 Entrevista do diretor

 

René Sampaio, diretor de ” Eduardo e Mônica “: “Brasília é personagem de todos os meus filmes”

“Brasília não sai de mim. E é muito importante na minha formação. Ela tem sido personagem de todos os meus filmes. Tão importante como o Eduardo, a Mônica, a Maria Lúcia e o João do Santo Cristo”.  O sentimento é do diretor brasiliense René Sampaio, de 46 anos, que em 2021, levará ao circuito nacional a sua mais recente obra: o filme Eduardo e Mônicaque não estreou no ano passado por causa da pandemia da covid-19. 

O filme Eduardo e Mônica, do diretor brasiliense René Sampaio, é um sonho muito perto de chegar aos olhos do público. O cineasta pensava nesta obra desde que tinha 14 anos de idade. O filme, previsto para estrear em meados deste ano, é uma adaptação da famosa canção de Renato Russo, e conta a história de um casal de namorados com gostos e personalidades drasticamente diferentes.

O longa-metragem de quase duas horas foi exibido no Festival de Filmes Internacionais de Edmonton (EIFF), um renomado evento canadense de cinema independente e plural, e levou o prêmio de melhor filme internacional. 

O EIFF foi adaptado para oferecer a possibilidade de tanto ter a experiência tradicional de festivais, com exibições presenciais de filmes, como proporcionar uma opção virtual mais segura. Isso foi uma maneira de evitar que se tornasse inteiramente virtual e de se manter fiel ao espírito do evento, sem também comprometer a segurança do público.

Medo de pirataria

René Sampaio conta que, após a estreia internacional de Eduardo e Mônica no Festival de Filmes de Miami, procurou outros festivais para enviar o filme, mas a principal preocupação dele é com a pirataria. “Como os festivais viraram on-line e nós temos muito receio de pirataria acabamos não permitindo que o filme fosse exibido em diversos festivais, o que foi muito frustrante pra nós. O Festival do Canadá é muito bacana e um dos melhores de filmes indies do mundo. Como lá era com exibições em salas de cinema, permitimos que o filme fosse pra lá. E ficamos muito honrados com a premiação de melhor filme”, diz o diretor.

http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2021/02/eduardoemonica.jpg

René Sampaio, diretor e publicitário brasiliense de 46 anos, foi também responsável pelo filme de 2013 Faroeste Caboclo, outra adaptação cinematográfica da famosa canção de Renato Russo. Segundo René, desde os 14 anos sonhava em levar essa música e mais outras para as telas de cinema. Ele é fã do cantor e considera que a obra dele permanece atual.  Faroeste Caboclo é um dos maiores sucessos da banda brasiliense Legião Urbana, e é conhecida pela letra inusitadamente longa de 168 versos, inspirada por baladas do cantor norte americano Bob Dylan.

Para alcançar o sonho de juventude, René começou a trabalhar em produções de amigos e de outros alunos de da Universidade de Brasília. “(Eu) era faz-tudo. Depois fui assistente de câmera. Virei assistente de câmera profissional e com isso eu juntava dinheiro pra pagar minhas próprias produções. Aos poucos fui fazendo curtas, clipes, etc. Um desses filmes foi muito premiado em festivais: chamava-se Sinistro. Ele deu uma importante impulsionada na minha carreira. Depois dele, comecei a dirigir comerciais e me profissionalizei como diretor”, relata. Ele trabalha desde 2000 com cinema independente.

Desde o primeiro longa-metragem que dirigiu em 2013, Faroeste Caboclo, trabalhou também como diretor na série policial Dupla Identidade (2014), no curta Amor ao Quadrado (2016), nas duas temporadas da série Impuros (2018), e por fim em Eduardo e Mônica.

O projeto do filme inspirado pela música de Renato Russo começou em 2013, e passou por muitas etapas até o começo da filmagem, como a aquisição dos direitos, elaboração do roteiro, captação de recursos, levantamento da produção, definição do elenco. As filmagens aconteceram em 2018, e nos anos seguintes ocorreram as edições e a finalização. Para René, um dos maiores desafios foi acertar o tom do filme, de modo a transpor o sentimento da música para as telas.

Obstáculos

Apesar de o cinema ser uma atividade desejada por muitos, nada é fácil para os cineastas brasileiros. René afirma que a indústria cinematográfica brasileira é muito plural, mas enfrenta sérias restrições e dificuldades: “Muitos estilos de filmes estão sendo feitos por diferentes diretores em todo o país. Acho que reflete um pouco a riqueza e a diversidade cultural do nosso enorme país. Ao mesmo tempo, todos são muito guerrilheiros, pois o nosso cinema é feito em condições duras de poucos recursos. O que une todos é a dificuldade de se fazerem lançar filmes lutando contra filmes muito bem financiados de todo o mundo”. Ele conta que foi caro realizar sua visão dos filmes, que são situados em 1981 (Faroeste Caboclo) e 1986 (Eduardo e Mônica), por necessitar o uso de itens da época, como veículos e figurino.

Impacto da pandemia

Um decreto publicado pelo GDF em 03/09 permitiu que os cinemas voltassem a funcionar, e muitos foram reabertos em outras cidades do país.  A iniciativa Juntos Pelo Cinema promove a volta das sessões de cinema, seguindo cuidados para deixar o ambiente mais seguro, e muitos estabelecimentos de Brasília aderiram, como o Kinoplex, Cinemark e Cinema Itaú. Os protocolos de segurança que tomaram são: uso obrigatório de máscara; distanciamento mediante poltronas vagas; higienização das salas após cada sessão; monitoramento de temperatura; compras pela internet; disponibilização de álcool em gel 70%.

Leandro Correa Machado, médico infectologista de 39 anos, afirma que é arriscado ir para o cinema mesmo com essas medidas. Segundo ele, em ambientes fechados e pouco arejados há uma chance maior de transmissão de Covid-19 pelo ar. “A única medida que consegue evitar a infecção pelo ar é a máscara PFF2/N95, que as pessoas não usam”, diz. 

Leandro também fala que, mesmo com o monitoramento de temperatura e com os outros protocolos, o risco permanece. “O problema não é a pessoa assintomática ou que tá com febre, o problema é pessoa pré-sintomática, que ela tá transmitindo também a doença, mas não tá tendo sintomas (…) ela pode tossir ali dentro, e só o fato de estar ali dispersando gotículas pode infectar quem tá na frente e quem tá no lado”.

Eduardo e Mônica, filme para celebrar

No entanto, René não planeja estrear o filme no país agora, mesmo com a reabertura. Isso porque ele quer que Eduardo e Mônica seja lançado quando as pessoas possam se aglomerar de novo: “É um filme pra ser celebrado como um show, um evento. Queremos que as pessoas possam ir com amigos, com a família, com a namorada ou namorado pra juntos celebrarem essa história”.

http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2021/02/eduardoemonica1.jpg

O diretor não pretende que esta seja a última adaptação cinematográfica de músicas de Renato Russo que vai dirigir. “Meu projeto é uma trilogia. Vamos fazer mais um. Mas pode até virar uma quadrilogia. Vamos ver o que o futuro nos reserva. Eu me identifico muito com a obra e acho excelente material pra fazer filmes”.

 

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • Members

Entenda por que o filme Eduardo e Mônica foi adiado mais uma vez

A produção teria que dividir espaço com os blockbuster Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Matrix: Ressurections

28/12/2021 15:13,atualizado 28/12/2021 15:13

 

Eduardo-e-Monica-filme-600x400.jpgReprodução

O filme Eduardo e Mônica, baseado em uma da músicas de maior sucesso da Legião Urbana, teve mais uma vez sua estreia adiada. A produção, agora, chegará aos cinemas em 20 de janeiro.

O novo adiamento do aguardado filme tem ligação com a temporada de blockbusters que tomou conta do fim de ano. Ao Metrópoles, a assessoria de imprensa do diretor René Sampaio explicou a decisão.

“O diretor René Sampaio entede que [o adiamento] é [uma] estratégia da distribuição para que o filme tenha o circuito que merece”, diz a nota.

 

A estratégia faz sentido. Os cinemas brasileiros estão dominados por dois blockbusters: Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Matrix: Ressurections. Nesta quinta (30/12), também entrará em cartaz a produção Turma da Mônica: Laços, que tem expectativa de atrair muito público.

Justamente por terem grande apelo, esses filmes devem dominar as salas de cinema nos próximos dias, diminuindo os espaços de exibição de outras produções.

 

FONTE: METROPOLES

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Alice Braga fala sobre o filme 'Eduardo e Mônica': 'Espero que as pessoas se inspirem no amor'

Longa inspirado em música atemporal da Legião Urbana estreia nas telonas em 20 de janeiro de 2022. O ator Gabriel Leone, no ar em "Um lugar ao sol", vive o par de Alice.

Por Fantástico

02/01/2022 22h17  Atualizado há 5 dias

 

'Eduardo e Mônica' estreia nos cinemas no dia 20 de janeiro
 
 
 
 
 
 

De qual lado dos versos de "Eduardo e Mônica", música da Legião Urbana de 1986: "quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração" ou "quem um dia irá dizer que não existe razão"? Entre os protagonistas do filme que deu vida à canção, Gabriel Leone e Alice Braga, cada um está de um lado, como tinha que ser. Ela questiona se existe razão; já ele, o contrário. Veja a entrevista completa na reportagem acima.

Os atores contaram em detalhes como começaram a se entrosar para viver um dos casais mais folclóricos da música brasileira. Eles se inspiraram na própria canção, de Renato Russo, para conversar muito mesmo e tentar se conhecer.

 

 

Alice Braga e Gabriel Leone, que vivem o casal Eduardo e Mônica — Foto: Reprodução/TV Globo

Alice Braga e Gabriel Leone, que vivem o casal Eduardo e Mônica — Foto: Reprodução/TV Globo

Gabriel: "Nosso encontro foi super especial, como é no filme também. O encontro de duas pessoas que se amam, que se admiram, que se respeitam. Tinha o desafio, tinha a responsabilidade de finalmente fazer esse personagem. Ao mesmo tempo, foi um processo maravilhoso."

Alice: "Quando me convidaram para fazer esse projeto, a primeira sensação foi de honra, de animação por poder dar vida a uma coisa que é tão parte da nossa cultura, da nossa música brasileira."

 
Gabriel Leone e Alice Braga, que vivem o casal Eduardo e Mônica — Foto: Reprodução

Gabriel Leone e Alice Braga, que vivem o casal Eduardo e Mônica — Foto: Reprodução

A música conta a história de amor entre dois jovens diferentes, que se identificam por se completar. A letra reflete o cenário visual e social de Brasília na década de 1980, e este ambiente também serviu de inspiração para o diretor, René Sampaio, que também dirigiu outro filme do universo legionário urbano, Faroeste Caboclo, de 2013.

 
Tem muito da minha história pessoal, também, de ser de Brasília. Em 1986, eu estava lá. Eu era um pouco mais novo do que o Eduardo, então acho que a gente fez um mix muito interessante, que traz muito a época, o contexto social e político. O Brasil saindo da ditadura, entrando na democracia. Como essa discussão é pertinente hoje, também entrou para o filme, assim como as liberdades individuais.
— René Sampaio, diretor de "Eduardo e Mônica"
 

O filme foi gravado em 2018, ano de eleições presidenciais, mas teve a estreia adiada por causa da pandemia e, finalmente, tem data para ser exibido nas telonas: 20 de janeiro de 2022, em novo ano de eleições.

Para Alice Braga, o filme mostra que as pessoas podem lutar por suas convicções com amor.

 
Eu realmente espero que as pessoas se inspirem no amor. A gente tá vivendo, no mundo e no Brasil, muito ódio, muita divisão, agressividade, celebração à morte. E eu acho que a gente tem que lutar com amor. e realmente espero que o filme tragam essa mensagem, de respeitar as diferenças, crescer, se inspirar no amor. E eu acho que essa é uma mensagem tão bonita que o filme traz.
— Alice Braga
 
FONTE: G1
Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 11/8/2021 at 10:34 AM, Jailcante said:

Acho que nunca prestei muita atenção na letra da música, porque vejo o trailer e me pergunto: "Mas Mônica era mais velha que o Eduardo?". hehehe

**E agora ninguém pode ouvir a música porque tem spoilers (pelo menos, pra aqueles que prestam atenção na letra hehe). 

Você tá brincando comigo né. 

Impossível isso, haha. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...