Jump to content
Forum Cinema em Cena

Muletas Dissertativas


Nacka
 Share

Recommended Posts

Hoje é bastante comum aqui no fórum alguém postar que viu um filme e no lugar do comentário que se espera, posta um emoticon, uma nota ou o famoso palavrão de quatro letras, imbatível para definir o "sentimento" da criatura em relação ao filme. Alguns preferem dizer que simplesmente não viram o filme, mas SABEM que não vão gostar e ainda o fazem de forma acintosa, provocativa. Ninguém é obrigado a escrever uma tese de mestrado sobre o que achou ao assistir um filme, mas por favor, isso aqui é um fórum de discussão e por mais que eu tente não consigo desenvolver uma opinião, a favor ou não, quando alguém escreve: Vi Blade Runner, ontem. Foda. E aí? Sim sei que estou ranzinza hoje mas expliquem-se como se eu tivesse 6 anos...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 66
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Cavalca você é um dos acusados, tem inteligência para discutir sobre filmes... mas não usa, porquê? Não me diga que as tentativas de convencer o Dook a assistir Lost têm tomado todo o seu tempo ... quando vejo os filmes que você assiste com aquela notinha do lado e só... é deprimente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Definitivamente, você está MUITO ranzinza, Nacka. Calm down, man! smiley2.gif 

 Um dos que mais se preza por buscar uma discussão embasada e sem apelar pro "achismo" ou fazõidismo é o Dook, certo? Pois bem, dê uma lida no que ele escreveu abaixo (tópico "Enquete M. Night Shyamalan"):

Depois que o Mr. Scofield' date=' um cara que corre à margem de nossa babação por A Vila, disse que A Dama é um filme complexo até o talo, começo a dissipar dúvidas: A Dama na Água é OP límpida e cristalina... [/quote']

 Acho que nem preciso comentar não é mesmo?  smiley2.gif

 O que eu quis dizer com esse exemplo, mal humorado buddy, é que o que a pessoa escreve, depende de vários fatores tais como: do humor (ou falta de), da paciência, do tempo disponível para pôr no papel o que pensa e sente sobre um filme, da incapacidade de fazê-lo (tem filmes que acho FODAS, mas assim como Pablo disse sobre a trilogia "O Poderoso Chefão", não me vejo apto ou capaz de falar sobre...), do fazõidismo, da predisposição em função do tema do filme etc.

 Ou seja: se a pessoa acha o filme FODA, é foda. Agora, se ele está ou não disposta a expor o PORQUÊ dessa OPINIÃO, já são outros 500... É claro que podemos questionar a pessoa e instigá-la a colocar os pontos que a fazem ver o filme de um jeito ou de outro, mas a pessoa tem o direito de NÃO fazê-lo. Simples assim. smiley4.gif É uma pena pra discussão do filme, a troca de idéias e para a própria proposta do fórum? Claro! Mas, fazer o quê?! Botar uma arma na cabeça do(a) sujeito(a) e dizer: "Explica, caralho, por que você gostou (ou não) desse filme!!" ou adverti-lo (via Moderação) por não querer expor sua opinião de modo mais elucidativo?? I don't think so...

 Agora, cá entre nós: fulanos e beltranas dizerem que filme "X" é uma Obra Prima ou uma merda sem sequer ter visto um frame do dito cujo... Aí, meu amigo, é ser muito cara de pau... Pra dizer o mínimo. smiley36.gif  

              

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que eu quis dizer com esse exemplo' date=' mal humorado buddy, é que o que a pessoa escreve, depende de vários fatores tais como: do humor (ou falta de), da paciência, do tempo disponível para pôr no papel o que pensa e sente sobre um filme, da incapacidade de fazê-lo (tem filmes que acho FODAS, mas assim como Pablo disse sobre a trilogia "O Poderoso Chefão", não me vejo apto ou capaz de falar sobre...), do fazõidismo, da predisposição em função do tema do filme etc.

[/quote']

Ok,o mesmo vale para as estrelas e notas,também dependem dos mesmos fatores relacionados por você acima,ou seja,explicam menos ainda do que palavras o que se achou de um filme.E tem mais:se não tem paciência ou tempo de comentar filmes,por quê sa dar ao trabalho de perder tempo e logar um fórum de discussões de....filmes!!!!

Ou seja: se a pessoa acha o filme FODA' date=' é foda. Agora, se ele está ou não disposta a expor o PORQUÊ dessa OPINIÃO, já são outros 500... É claro que podemos questionar a pessoa e instigá-la a colocar os pontos que a fazem ver o filme de um jeito ou de outro, mas a pessoa tem o direito de NÃO fazê-lo. Simples assim. smiley4.gif 

[/quote']

Concordo,mas então por quê vir no fórum?

É uma pena pra discussão do filme' date=' a troca de idéias e para a própria proposta do fórum? Claro! Mas, fazer o quê?! Botar uma arma na cabeça do(a) sujeito(a) e dizer: "Explica, caralho, por que você gostou (ou não) desse filme!!" ou adverti-lo (via Moderação) por não querer expor sua opinião de modo mais elucidativo?? I don't think so...

 Agora, cá entre nós: fulanos e beltranas dizerem que filme "X" é uma Obra Prima ou uma merda sem sequer ter visto um frame do dito cujo... Aí, meu amigo, é ser muito cara de pau... Pra dizer o mínimo. smiley36.gif     

[/quote']

Pois é,tanto é uma pena que não gera nenhuma discussão.E tem ainda aqueles que "perdem" tempo em buscar as fotos dos posterzinhos dos filmes,colam elas lá e não escrevem nada.Isso sim é FODA.

Link to comment
Share on other sites

Deadman,

Sobre as considerações do Dook a respeito do filme A Dama da Água, não é segredo nenhum que ele adora os filmes Shyamalan e em algum momento, pela expectativa que o filme está gerando ele pode ter feito aquele comentário... mas como você mesmo observou antes, o Dook é um cara que preza por uma boa discussão então, não estou querendo aqui fazer um mea culpa por ele, se ele colocar a notinha depois do nome do filme e não falar sobre é porque ou vai falar depois ali mesmo, ou no tópico do filme. De qualquer forma espere resposta...

Sim, quando a pessoa escreve depende de vários fatores. Quando ela não escreve também... como pode opinar sobre um filme com um algarismo ou um palavrão? Independente da capacidade de cada um e de sua intimidade com a língua mãe, a grande maioria de usuários deste fórum TEM capacidade de fazer comentários sobre os filmes que assistem.

Por acaso eu dei a entender que as pessoas aqui são obrigadas a falar dos filmes que assistem? Tem algumas até que eu prefiro que não falem, exatamente por posturas anteriores, e porque caem em deteminadas discussões de pára quedas e com comentários rasos esticam os limites da paciência. Mas isso é MINHA opinião, garanto que o comentário que ela fizer, jocoso, imbecil, simples, brilhante ou ácido, fará a alegria de alguém. Penso que a única obrigação que temos, já que nos cadastramos no fórum para falar de cinema, é dizer o que pensamos. Se preferimos nos omitir atrás de um smiley36.gif porque dá muito trabalho explicar que estamos felizes, então postar aqui já não provoca nenhum prazer...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Deadman' date='

Sobre as considerações do Dook a respeito do filme A Dama da Água, não é segredo nenhum que ele adora os filmes Shyamalan e em algum momento, pela expectativa que o filme está gerando ele pode ter feito aquele comentário... mas como você mesmo observou antes, o Dook é um cara que preza por uma boa discussão então, não estou querendo aqui fazer um mea culpa por ele, se ele colocar a notinha depois do nome do filme e não falar sobre é porque ou vai falar depois ali mesmo, ou no tópico do filme. De qualquer forma espere resposta...[/quote']

Aguardemos... smiley2.gif

Sim' date=' quando a pessoa escreve depende de vários fatores. Quando ela não escreve também... como pode opinar sobre um filme com um algarismo ou um palavrão? Independente da capacidade de cada um e de sua intimidade com a língua mãe, a grande maioria de usuários deste fórum TEM capacidade de fazer comentários sobre os filmes que assistem.

Por acaso eu dei a entender que as pessoas aqui são obrigadas a falar dos filmes que assistem? Tem algumas até que eu prefiro que não falem, exatamente por posturas anteriores, e porque caem em deteminadas discussões de pára quedas e com comentários rasos esticam os limites da paciência. Mas isso é MINHA opinião, garanto que o comentário que ela fizer, jocoso, imbecil, simples, brilhante ou ácido, fará a alegria de alguém. Penso que a única obrigação que temos, já que nos cadastramos no fórum para falar de cinema, é dizer o que pensamos. Se preferimos nos omitir atrás de um smiley36.gif porque dá muito trabalho explicar que estamos felizes, então postar aqui já não provoca nenhum prazer...

[/quote']

 Faço minhas, as suas palavras dessa vez. Só quis dizer que nem sempre as coisas são tão simples (e o pior é que, na maioria das vezes, É simples mesmo... smiley36.gif).

 Sobre ser "obrigado" a falar... Bem, considerando que você mesmo disse: "Penso que a única obrigação que temos, já que nos cadastramos no fórum para falar de cinema, é dizer o que pensamos." 

 Se o que a pessoa QUER dizer no momento é apenas um adjetivo ou um smile fica à critério única e exclusivamente dela. Aos leitores, fica a opção de buscar tirar "algo mais" ou não, independente da concordância com a opinião emitida.  

 É o que penso. smiley4.gif       

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Quer um exemplo perfeito de "muleta dissertativa"?! Dê uma olhada nessa coisa escrita pelo REF sobre o filme "Protegida por um Anjo". É inacreditável que esse cara consiga (dúvido!!) ganhar dinheiro escrevendo coisas desse tipo:

  http://www.cinemacomrubens.com.br/ref.aspx?nc=home 

 Lixo, lixo, lixo!!! smiley11.gif

 Prefiro ler: "O filme é foda!" ou "O filme é ruim de dar dó!" smiley36.gif  smiley36.gif

The Deadman2006-8-10 13:2:28
Link to comment
Share on other sites

 Sobre ser "obrigado" a falar... Bem' date=' considerando que você mesmo disse: "Penso que a única obrigação que temos, já que nos cadastramos no fórum para falar de cinema, é dizer o que pensamos." 

 Se o que a pessoa QUER dizer no momento é apenas um adjetivo ou um smile fica à critério única e exclusivamente dela. Aos leitores, fica a opção de buscar tirar "algo mais" ou não, independente da concordância com a opinião emitida.  

 É o que penso. smiley4.gif       

[/quote']

Mas aí é onde reside o problema, quando fazemos isso de maneira esporádica é perfeitamente possível de entender. Eu consigo aceitar que nem sempre estamos dispostos a falar, falar, sobre o que assistimos. Mas usar isso o tempo todo como alguns fazem? Ou ainda, usar a crítica ilustrada como bem citou o Dado, posta um cartaz do filme põe um notinha e passar bem?  E novamente sobre a obrigação é uma palavrinha imperativa mas faz parte, ao aceitarmos as exigências do cadastro do fórum estamos nos obrigando a algo não? Obrigação é auto explicativo, para qualquer coisa. Eu só gostaria que as pessoas aqui aceitassem o fato de que têm algo diferente das demais, ir ao cinema com regularidade, comprar dvds, falar sobre isso, entrar em discussões acaloradas sobre seu filme ou artista preferido... tem uma certa excelência nisto. Ih... viajei.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apesar da sua "viagem" no último post, concordo com você, Nacka... Todos nós temos momentos que, por falta de paciência ou de inspiração, não tecemos maiores comentários sobre um filme em questão (eu, quando sou acometido desses momentos, prefiro não postar)...Só que a situação fica um pouco mais crítica quando temos pessoas que fazem isso todo o tempo..Isso, para um fórum que propõe uma DISCUSSÃO sobre cinema e filmes, é bastante desestimulante, para dizer o mínimo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No meu caso específico' date=' eu até tento não parar nas notas e escrever algo sobre o filme, mas a maioria das vezes não consigo mesmo. O máximo é o mesmo: "Muito bom", ou "bomba", ou "eu gostei disso" ou "não gostei daquilo", e coisas do tipo. Enfim...

[/quote']

Concordo com vc, ninguém é obrigado a escrever aquilo que não quer escrever ou ainda não tem  uma opinião definida, acho que o fórum pode absorver tanto os mais entendidos quanto os menos entendidos de cinema

Link to comment
Share on other sites

Eu já escrevi muito.

Sim' date=' todos lembram...

Atualmente estou procurando evitar a fadiga nesse fórum cada vez mais sem graça.

 

Bem, não evitou que eu te cutucasse com este tópico né? E duvido muito que a fadiga aqui seja provocada por filmes ou mesmo por comentários sobre eles, quando nos expomos demais o preço é amargo.

 

Link to comment
Share on other sites

No meu caso específico' date=' eu até tento não parar nas notas e escrever algo sobre o filme, mas a maioria das vezes não consigo mesmo. O máximo é o mesmo: "Muito bom", ou "bomba", ou "eu gostei disso" ou "não gostei daquilo", e coisas do tipo. Enfim...

[/quote']

Concordo com vc, ninguém é obrigado a escrever aquilo que não quer escrever ou ainda não tem  uma opinião definida, acho que o fórum pode absorver tanto os mais entendidos quanto os menos entendidos de cinema

Leia o que eu escrevi sobre obrigações.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Claro que seria muito mais interessante se todos escrevesem oq acharam do filme de um modo mais expecífico  do que uma simples nota, mas as vezes falta saco (tanto para quem escreve quanto para quem lê).smiley36.gif

 

Ou até capacidade. Pq não?

 

 

Não é sempre que vc assisti a um filme e fica loco de vontade de escrever sobre ele.As vezes só dá vontade de compartilhar com vcs os filmes que vimos. No entnto, caso alguém se interessar por alguma nota extrema (mto baixa ou mto alta) essa pessoa pode instiguar a pessoa a escrever sobre o filme e quem sabe criar uma discussão sobre o filme ( afinal, estamos em um forúm)!smiley4.gif

 

Sync2006-8-10 15:9:0

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O "O Que Você Anda Vendo" virou uma central de notas por que:

O que desestimula alguém a escrever um comentário mais embasado é justamente a falta de perspectiva de receber uma resposta, um "tive uma impressão muito diferente", ou "discordo de tudo", ou mesmo um "concordo plenamente". A chance de acontecer isso é ínfima.

Com isso, as pessoas se desestimulam a escrever algo mais embasado. E a chance de alguém dar uma resposta a uma resposta pouco embasada é ainda menor.

Um ciclo vicioso.

Eu, pelo menos tento, escrever no mínimo umas três linhas. As vezes eu me extendo até umas 20 linhas (especialmente em filmes ruins smiley36.gif). Mas eu geralmente escrevo uma crítica de 4 a 12 parágrafos, pra mim mesmo, organizar as minhas impressões. Eu tento postar na voz do cinéfilo, mas aquela porra deve estar com um problema pentelho de atualização.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já escrevi muito. Atualmente estou procurando evitar a fadiga nesse fórum cada vez mais sem graça.

Não gostou? Foda-se. smiley36.gif

Serge Hall, 

Acho que não teria problema em você dissertar mais por essas bandas, já que você estaria livre, leve e solto pra falar o que quiser.  1º porque seus "arquiinimigos", já não estão entre nós. O Darth saiu e o Folco tá sumido (só sobrou o Bart...); e 2º porque a MAIORIA dos filmes que você assiste NINGUÉM VIU. Ou são muito antigos ou são muito novos, mas todos são filmes que ninguém aqui tem muito acesso (poucos aqui dispõe das ferramentas que você possui para tal) . Ou seja, o pessoal não ia se sentir apto para contra-argumentar os filmes que você comenta, já que não viu o filme (e com certeza eles não viram, só você viusmiley36.gif).

Link to comment
Share on other sites

Eu já escrevi muito. Atualmente estou procurando evitar a fadiga nesse fórum cada vez mais sem graça.

Não gostou? Foda-se. smiley36.gif

Serge Hall' date=' 

Acho que não teria problema em você dissertar mais por essas bandas, já que você estaria livre, leve e solto pra falar o que quiser.  1º porque seus "arquiinimigos", já não estão entre nós. O Darth saiu e o Folco tá sumido (só sobrou o Bart...); e 2º porque a MAIORIA dos filmes que você assiste NINGUÉM VIU. Ou são muito antigos ou são muito novos, mas todos são filmes que ninguém aqui tem muito acesso (poucos aqui dispõe das ferramentas que você possui para tal) . Ou seja, o pessoal não ia se sentir apto para contra-argumentar os filmes que você comenta, já que não viu o filme (e com certeza eles não viram, só você viusmiley36.gif).

[/quote']

COMO eu fui esquecer de tudo isso? Siga o conselho do Jail, Serge e enjoy...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já escrevi muito. Atualmente estou procurando evitar a fadiga nesse fórum cada vez mais sem graça.

Não gostou? Foda-se. smiley36.gif

Serge Hall' date=' 

Acho que não teria problema em você dissertar mais por essas bandas, já que você estaria livre, leve e solto pra falar o que quiser.  1º porque seus "arquiinimigos", já não estão entre nós. O Darth saiu e o Folco tá sumido (só sobrou o Bart...); e 2º porque a MAIORIA dos filmes que você assiste NINGUÉM VIU. Ou são muito antigos ou são muito novos, mas todos são filmes que ninguém aqui tem muito acesso (poucos aqui dispõe das ferramentas que você possui para tal) . Ou seja, o pessoal não ia se sentir apto para contra-argumentar os filmes que você comenta, já que não viu o filme (e com certeza eles não viram, só você viusmiley36.gif).

[/quote']

(Também para o Nacka)

A verdade é que cansei do Fórum, falando no geral. Não o bastante para abandoná-lo de vez, mas cansei.

E o problema é o contrário do que você parece sugerir: bons contra-argumentadores estão escassos, e alguns também desanimados. Sei lá, eu não tenho mais pique para entrar em "A Vila" e "Alexandre" para discutir, por exemplo, porque já discuti e argumentei tanto e tanto tempos atrás.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Definitivamente' date=' você está MUITO ranzinza, Nacka. Calm down, man! smiley2.gif 

 Um dos que mais se preza por buscar uma discussão embasada e sem apelar pro "achismo" ou fazõidismo é o Dook, certo? Pois bem, dê uma lida no que ele escreveu abaixo (tópico "Enquete M. Night Shyamalan"):

Depois que o Mr. Scofield, um cara que corre à margem de nossa babação por A Vila, disse que A Dama é um filme complexo até o talo, começo a dissipar dúvidas: A Dama na Água é OP límpida e cristalina... 

 Acho que nem preciso comentar não é mesmo?  smiley2.gif

 O que eu quis dizer com esse exemplo, mal humorado buddy, é que o que a pessoa escreve, depende de vários fatores tais como: do humor (ou falta de), da paciência, do tempo disponível para pôr no papel o que pensa e sente sobre um filme, da incapacidade de fazê-lo (tem filmes que acho FODAS, mas assim como Pablo disse sobre a trilogia "O Poderoso Chefão", não me vejo apto ou capaz de falar sobre...), do fazõidismo, da predisposição em função do tema do filme etc.

 Ou seja: se a pessoa acha o filme FODA, é foda. Agora, se ele está ou não disposta a expor o PORQUÊ dessa OPINIÃO, já são outros 500... É claro que podemos questionar a pessoa e instigá-la a colocar os pontos que a fazem ver o filme de um jeito ou de outro, mas a pessoa tem o direito de NÃO fazê-lo. Simples assim. smiley4.gif É uma pena pra discussão do filme, a troca de idéias e para a própria proposta do fórum? Claro! Mas, fazer o quê?! Botar uma arma na cabeça do(a) sujeito(a) e dizer: "Explica, caralho, por que você gostou (ou não) desse filme!!" ou adverti-lo (via Moderação) por não querer expor sua opinião de modo mais elucidativo?? I don't think so...

 Agora, cá entre nós: fulanos e beltranas dizerem que filme "X" é uma Obra Prima ou uma merda sem sequer ter visto um frame do dito cujo... Aí, meu amigo, é ser muito cara de pau... Pra dizer o mínimo. smiley36.gif  

              

Já dei 'n' exemplos de minha retórica e capacidade de argumentação, inclusive no tópico do Shyamalan e no de A Vila (discussão da qual o sr. tb participou e pulou fora quando os argumentos foram rechaçados)...

Acho que estou mais que investido para, em determinados momentos, tecer comentários como o que vc, convenientemente quotou, simplesmente para desmerecer a discussão proposta pelo Nacka.

Dook2006-8-10 18:57:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O "O Que Você Anda Vendo" virou uma central de notas por que:

O que desestimula alguém a escrever um comentário mais embasado é justamente a falta de perspectiva de receber uma resposta' date=' um "tive uma impressão muito diferente", ou "discordo de tudo", ou mesmo um "concordo plenamente". A chance de acontecer isso é ínfima.

Com isso, as pessoas se desestimulam a escrever algo mais embasado. E a chance de alguém dar uma resposta a uma resposta pouco embasada é ainda menor.

Um ciclo vicioso.

Eu, pelo menos tento, escrever no mínimo umas três linhas. As vezes eu me extendo até umas 20 linhas (especialmente em filmes ruins smiley36.gif). Mas eu geralmente escrevo uma crítica de 4 a 12 parágrafos, pra mim mesmo, organizar as minhas impressões. Eu tento postar na voz do cinéfilo, mas aquela porra deve estar com um problema pentelho de atualização.

[/quote']

Li (praticamente) todo o tópico e esse post é o que achei mais pertinente. Eu só posto no "O que você anda vendo" quando tenho algo que considero útil a falar sobre o filme que vi, mesmo que seja em algumas poucas linhas. Mas o que acontece é exatamente isso que o rubysun descreve: o constante comportamento "bloco de notas" da maioria acaba ditando o ritmo do tópico e desestimula as participações mais construtivas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O "O Que Você Anda Vendo" virou uma central de notas por que:

O que desestimula alguém a escrever um comentário mais embasado é justamente a falta de perspectiva de receber uma resposta' date=' um "tive uma impressão muito diferente", ou "discordo de tudo", ou mesmo um "concordo plenamente". A chance de acontecer isso é ínfima.

Com isso, as pessoas se desestimulam a escrever algo mais embasado. E a chance de alguém dar uma resposta a uma resposta pouco embasada é ainda menor.

Um ciclo vicioso.

Eu, pelo menos tento, escrever no mínimo umas três linhas. As vezes eu me extendo até umas 20 linhas (especialmente em filmes ruins smiley36.gif). Mas eu geralmente escrevo uma crítica de 4 a 12 parágrafos, pra mim mesmo, organizar as minhas impressões. Eu tento postar na voz do cinéfilo, mas aquela porra deve estar com um problema pentelho de atualização.

[/quote']

Li (praticamente) todo o tópico e esse post é o que achei mais pertinente. Eu só posto no "O que você anda vendo" quando tenho algo que considero útil a falar sobre o filme que vi, mesmo que seja em algumas poucas linhas. Mas o que acontece é exatamente isso que o rubysun descreve: o constante comportamento "bloco de notas" da maioria acaba ditando o ritmo do tópico e desestimula as participações mais construtivas.

Assino embaixo. Ainda mais eu que só recebo respostas quando dou uma nota baixa pra um filme PROIBIDO de ter notas baixas(ex.Um Dia de Cão). Daí recebo xingamentos de 3 páginas. smiley9.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...