Jump to content
Forum Cinema em Cena

Muletas Dissertativas


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Replies 66
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Quer saber o q desestimula? Já me aconteceu 1000 vezes de gastar os dedos com 20 ou 30 linhas explicando pq detestei ou adorei um determinado filme e não receber nenhum "feedback"... Ninguém contesta, ninguém concorda... Simplesmente o post seguinte ou os 10 seguintes não fazem um contraponto ou comentário q seja... Aí vc se pergunta; será q alguém leu o q eu escrevi???

 

Link to comment
Share on other sites

É isso acontece comigo também, postei alguma coisa sobre Existenz do Croneberg que eu não entendi lhufas... achando que alguém ia comentar e NADA. Talvez ninguém tenha assistido o filme... ou então estamos todos cansados como o Serge, não o bastante para abandonar o fórum, só o suficiente para ficar calado.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Já dei 'n' exemplos de minha retórica e capacidade de argumentação' date=' inclusive no tópico do Shyamalan e no de A Vila (discussão da qual o sr. tb participou e pulou fora quando os argumentos foram rechaçados)..."[/quote']

Interessante... Acho Shyamalan um dos melhores diretores da atualidade (só desprezo um de seus filmes...), dei nota 4,0/5,0 para "A Vila", comentei minhas impressões com ARGUMENTOS e parei quando QUIS por não me ver na obrigação de render assunto com você, um enrustido fazõide do cara (na dúvida ainda? Releia a sandice que escreveu e que, via de regra, despreza vindo de outros...) e você vem agora dizer que "pulei" fora?!! "Rechaçados"? Sim, mas quem disse que os SEUS argumentos são os corretos e melhores?!

Wake up, man! smiley2.gif              

       

Acho que estou mais que investido para' date=' em determinados momentos, tecer comentários como o que vc, convenientemente quotou, simplesmente para desmerecer a discussão proposta pelo Nacka. [/quote']

Uau!! Essa foi pesada!! Desde quando "...'n' exemplos anteriores de retórica e capacidade de argumentação..." dão "carta branca" para quem quer que seja postar opiniões em cima de QUALQUER coisa que, efetivamente, desconhece (entenda-se: falar merda e assinar embaixo)?! Essa sua justificativa falaciosa é constrangedora, Dook.

Não seria mais simples assumir que você é fã do cara e que se excedeu na expectativa por conferir "Lady in The Water", externando um comentário infeliz?? Ohh, claro que não!! Me esqueci que você é Dook, o "Demolidor" do Fórum! Você está "...mais que investido para, em determinados momentos..." falar asneiras.

Confabule com o Nacka sobre sua postura e veja quem está sendo conveniente aqui! smiley2.gif 

Das muletas dissertativas, essa sua é a pior de todas!!

Só rindo mesmo... smiley36.gif smiley36.gif      

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É isso acontece comigo também' date=' postei alguma coisa sobre Existenz do Croneberg que eu não entendi lhufas... achando que alguém ia comentar e NADA. Talvez ninguém tenha assistido o filme... ou então estamos todos cansados como o Serge, não o bastante para abandonar o fórum, só o suficiente para ficar calado.

 

[/quote']

Eu sei que sou péssimo em argumentações ou contra-argumentações (conheço minhas muitas limitações), mas naquele tópico, eu nunca fui de retrucar o que os outros dizem, mesmo porque eu sempre tive a impressão que lá as pessoas simplesmente aparecem para fazer um relato do que viram e só. Acho não só eu, mas muitas pessoas que postam aqui devem ter essa impressão, já que para argumentações e contra-argumentações as pessoas se dirigiam para o tópico do filme.

P.S.: Poderiam mudar o nome do tópico para: Comente o que Você Anda Vendo. Já ficaria claro que é para falar alguma coisa do filme visto.

Ou tópicos como Encurralado e Psicose que eu abri (várias vezes) e que inevitavelmente caem no esquecimento (várias vezes)... Já perdi as esperanças de abrir mais um que tb caiu no esquecimento (várias vezes): Um Corpo que Cai.

 

Eu também pensei em abrir um tópico pra esse filme, mas não seria a pessoa mais indicada pra fazer isso, então deixei pra lá...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já escrevi muito. Atualmente estou procurando evitar a fadiga nesse fórum cada vez mais sem graça.

Não gostou? Foda-se. smiley36.gif

Serge Hall' date=' 

Acho que não teria problema em você dissertar mais por essas bandas, já que você estaria livre, leve e solto pra falar o que quiser.  1º porque seus "arquiinimigos", já não estão entre nós. O Darth saiu e o Folco tá sumido (só sobrou o Bart...); e 2º porque a MAIORIA dos filmes que você assiste NINGUÉM VIU. Ou são muito antigos ou são muito novos, mas todos são filmes que ninguém aqui tem muito acesso (poucos aqui dispõe das ferramentas que você possui para tal) . Ou seja, o pessoal não ia se sentir apto para contra-argumentar os filmes que você comenta, já que não viu o filme (e com certeza eles não viram, só você viusmiley36.gif).

[/quote']

(Também para o Nacka)

A verdade é que cansei do Fórum, falando no geral. Não o bastante para abandoná-lo de vez, mas cansei.

E o problema é o contrário do que você parece sugerir: bons contra-argumentadores estão escassos, e alguns também desanimados. Sei lá, eu não tenho mais pique para entrar em "A Vila" e "Alexandre" para discutir, por exemplo, porque já discuti e argumentei tanto e tanto tempos atrás.

Eu também estou cansado (acho que todo mundo está). O fórum não está numa época boa. Mas no caso do tópico O que Você Anda Vendo? você poderia comentar algo sobre o filme que viu. Eu sei que não sou a pessoa certa pra fazer esse tipo de cobrança, já que muitas vezes eu também só coloco a nota. Mas, pelo que conheço de você, Serge, você sempre faz uma crítica do filme depois que o viu, não é? E deve ter colocado ou postado em algum lugar essa crítica (CsC?), então, por favor, pare com essa fadiga e aprendar a usar o Ctrl+C e Ctrl+V. Pode ter certeza que muita gente aqui lê o que você posta, mesmo não comentando nada.

Link to comment
Share on other sites

É isso acontece comigo também' date=' postei alguma coisa sobre Existenz do Croneberg que eu não entendi lhufas... achando que alguém ia comentar e NADA. Talvez ninguém tenha assistido o filme... ou então estamos todos cansados como o Serge, não o bastante para abandonar o fórum, só o suficiente para ficar calado.

[/quote']

Eu sei que sou péssimo em argumentações ou contra-argumentações (conheço minhas muitas limitações), mas naquele tópico, eu nunca fui de retrucar o que os outros dizem, mesmo porque eu sempre tive a impressão que lá as pessoas simplesmente aparecem para fazer um relato do que viram e só. Acho não só eu, mas muitas pessoas que postam aqui devem ter essa impressão, já que para argumentações e contra-argumentações as pessoas se dirigiam para o tópico do filme.

P.S.: Poderiam mudar o nome do tópico para: Comente o que Você Anda Vendo. Já ficaria claro que é para falar alguma coisa do filme visto.

Entendo... mas um comentário breve sobre os filmes, discordando ou concordando com a nota de determinado filme (e dizendo porquê) cairia bem... as pessoas precisam lembrar que nem todos os filmes precisam necessariamente de um tópico e já houve debates saborosíssimos lá a partir de um inocente "discordo" seguido de um "na minha opinião" o que não impede que um tópico seja criado.

PS: Será que adianta? Eu estou com umas idéias para o Filmes em Geral... vou discutir com os outros mods...

 

Link to comment
Share on other sites

Eu já escrevi muito. Atualmente estou procurando evitar a fadiga nesse fórum cada vez mais sem graça.

Não gostou? Foda-se. smiley36.gif

Serge Hall' date=' 

Acho que não teria problema em você dissertar mais por essas bandas, já que você estaria livre, leve e solto pra falar o que quiser.  1º porque seus "arquiinimigos", já não estão entre nós. O Darth saiu e o Folco tá sumido (só sobrou o Bart...); e 2º porque a MAIORIA dos filmes que você assiste NINGUÉM VIU. Ou são muito antigos ou são muito novos, mas todos são filmes que ninguém aqui tem muito acesso (poucos aqui dispõe das ferramentas que você possui para tal) . Ou seja, o pessoal não ia se sentir apto para contra-argumentar os filmes que você comenta, já que não viu o filme (e com certeza eles não viram, só você viusmiley36.gif).

[/quote']

(Também para o Nacka)

A verdade é que cansei do Fórum, falando no geral. Não o bastante para abandoná-lo de vez, mas cansei.

E o problema é o contrário do que você parece sugerir: bons contra-argumentadores estão escassos, e alguns também desanimados. Sei lá, eu não tenho mais pique para entrar em "A Vila" e "Alexandre" para discutir, por exemplo, porque já discuti e argumentei tanto e tanto tempos atrás.

Eu também estou cansado (acho que todo mundo está). O fórum não está numa época boa. Mas no caso do tópico O que Você Anda Vendo? você poderia comentar algo sobre o filme que viu. Eu sei que não sou a pessoa certa pra fazer esse tipo de cobrança, já que muitas vezes eu também só coloco a nota. Mas, pelo que conheço de você, Serge, você sempre faz uma crítica do filme depois que o viu, não é? E deve ter colocado ou postado em algum lugar essa crítica (CsC?), então, por favor, pare com essa fadiga e aprendar a usar o Ctrl+C e Ctrl+V. Pode ter certeza que muita gente aqui lê o que você posta, mesmo não comentando nada.

O Serge não tem noção como o fato dele ter deixado de argumentar deixou o fórum mais pobre... afinal, poucos aqui têm como assistir os filmes que ele assiste (ou o herege do Cavalca), isso deveria instigar a quem lê, descobrir porque filmes como Audition, Brick ou Primer do Shane Carruth  são tão bem cotados... mas os comentários sobre esses filme são esquálidos e não despertam o interesse que deveriam.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Talvez uma reformulação da mentalidade que o pessoal tem sobre o tópico "O que Você Anda Vendo" seja necessária...

 

Eu, normalmente, comento o básico, ou coloco só a nota... e, normalmente também, não comento o que os outros dizem por não ter visto os filmes ou por tê-los visto há muito tempo (o que me impede embasar uma opinião com coerência). Portanto, além de "catalogar" os filmes que vi lá, eu uso o tópico como referência de filmes que seriam interessantes para mim (os posts do Serge, do Scofa e do Cavalca são excelentes para esses fins)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quer saber o q desestimula? Já me aconteceu 1000 vezes de gastar os dedos com 20 ou 30 linhas explicando pq detestei ou adorei um determinado filme e não receber nenhum "feedback"... Ninguém contesta' date=' ninguém concorda... Simplesmente o post seguinte ou os 10 seguintes não fazem um contraponto ou comentário q seja... Aí vc se pergunta; será q alguém leu o q eu escrevi??? [/quote']

Perfeito Highlander,perfeito.Posto sempre no Anda Vendo,faço comentários dos filmes que vejo (alguns claro) e muito raramente alguém rebate ou concorda com alguma coisa.A última vez foi há pouco tempo com o Bart,quando ele se incomodou com umas opiniões contrárias e uma nota modesta que eu dei para Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.Acho também que a iniciativa do Nacka em abrir este tópico e chacoalhar o pessoal é muito positiva.

Um comentário especialmente pro Serge,mas também prá todos: Muito conveniente e estranho esse eterno papo vindo dos mais antigos de que o fórum passa por uma má fase.Estou aqui há pouco mais de um ano e desde o primeiro dia eu leio este tipo de bobagem,alguns então dizem que meses atrás era melhor,só que meses atrás também reclamavam.São os próprios usuários que fazem a qualidade ou não do fórum,há um movimento natural de usuários,quem posta hoje pode não postar amanhã,sempre haverá rotatividade,é assim,e apenas sentindo boa qualidade de quem está no fórum é que novos bons usuários se sentirão estimulados a permanecer,outros mais antigos a quem sabe voltar e até quem já está a participar mais e melhor.

Portanto Serge,é exatamente dos usuários mais antigos a "maior responsabilidade" pela manutenção e renovação (ou não) da qualidade alta (ou baixa) do fórum.Não esmoreça,desça do pedestal e retorne com seus comentários,estimule,quem sabe o que você procura não esteja mais perto do que você imagina?

smiley2.gif

Dado2006-8-11 15:47:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quer saber o q desestimula? Já me aconteceu 1000 vezes de gastar os dedos com 20 ou 30 linhas explicando pq detestei ou adorei um determinado filme e não receber nenhum "feedback"... Ninguém contesta' date=' ninguém concorda... Simplesmente o post seguinte ou os 10 seguintes não fazem um contraponto ou comentário q seja... Aí vc se pergunta; será q alguém leu o q eu escrevi??? [/quote']

Perfeito Highlander,perfeito.Posto sempre no Anda Vendo,faço comentários dos filmes que vejo (alguns claro) e muito raramente alguém rebate ou concorda com alguma coisa.A última vez foi há pouco tempo com o Bart,quando ele se incomodou com umas opiniões contrárias e uma nota modesta que eu dei para Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.Acho também que a iniciativa do Nacka em abrir este tópico e chacoalhar o pessoal é muito positiva.

Um comentário especialmente pro Serge,mas também prá todos: Muito conveniente e estranho esse eterno papo vindo dos mais antigos de que o fórum passa por uma má fase.Estou aqui há pouco mais de um ano e desde o primeiro dia eu leio este tipo de bobagem,alguns então dizem que meses atrás era melhor,só que meses atrás também reclamavam.São os próprios usuários que fazem a qualidade ou não do fórum,há um movimento natural de usuários,quem posta hoje pode não postar amanhã,sempre haverá rotatividade,é assim,e apenas sentindo boa qualidade de quem está no fórum é que novos bons usuários se sentirão estimulados a permanecer,outros mais antigos a quem sabe voltar e até quem já está a participar mais e melhor.

Portanto Serge,é exatamente dos usuários mais antigos a "maior responsabilidade" pela manutenção e renovação (ou não) da qualidade alta (ou baixa) do fórum.Não esmoreça,desça do pedestal e retorne com seus comentários,estimule,quem sabe o que você procura não esteja mais perto do que você imagina?

smiley2.gif

E o papo de seleção natural? smiley36.gif

Além do mais, vasculhando algumas áreas do fórum, posts jurássicos de 2004, não vejo nenhuma discussão "acaloradíssima" que dê luz a tanto saudosismo. Ou a fase boa foi antes do bug?

Link to comment
Share on other sites

Quer saber o q desestimula? Já me aconteceu 1000 vezes de gastar os dedos com 20 ou 30 linhas explicando pq detestei ou adorei um determinado filme e não receber nenhum "feedback"... Ninguém contesta' date=' ninguém concorda... Simplesmente o post seguinte ou os 10 seguintes não fazem um contraponto ou comentário q seja... Aí vc se pergunta; será q alguém leu o q eu escrevi??? [/quote']

Perfeito Highlander,perfeito.Posto sempre no Anda Vendo,faço comentários dos filmes que vejo (alguns claro) e muito raramente alguém rebate ou concorda com alguma coisa.A última vez foi há pouco tempo com o Bart,quando ele se incomodou com umas opiniões contrárias e uma nota modesta que eu dei para Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.Acho também que a iniciativa do Nacka em abrir este tópico e chacoalhar o pessoal é muito positiva.

Um comentário especialmente pro Serge,mas também prá todos: Muito conveniente e estranho esse eterno papo vindo dos mais antigos de que o fórum passa por uma má fase.Estou aqui há pouco mais de um ano e desde o primeiro dia eu leio este tipo de bobagem,alguns então dizem que meses atrás era melhor,só que meses atrás também reclamavam.São os próprios usuários que fazem a qualidade ou não do fórum,há um movimento natural de usuários,quem posta hoje pode não postar amanhã,sempre haverá rotatividade,é assim,e apenas sentindo boa qualidade de quem está no fórum é que novos bons usuários se sentirão estimulados a permanecer,outros mais antigos a quem sabe voltar e até quem já está a participar mais e melhor.

Portanto Serge,é exatamente dos usuários mais antigos a "maior responsabilidade" pela manutenção e renovação (ou não) da qualidade alta (ou baixa) do fórum.Não esmoreça,desça do pedestal e retorne com seus comentários,estimule,quem sabe o que você procura não esteja mais perto do que você imagina?

smiley2.gif

E o papo de seleção natural? smiley36.gif

Além do mais, vasculhando algumas áreas do fórum, posts jurássicos de 2004, não vejo nenhuma discussão "acaloradíssima" que dê luz a tanto saudosismo. Ou a fase boa foi antes do bug?

Muitos tópicos são apagados pela limpeza periódica e automática do fórum Ruby, tivemos excelentes discussões no tópico de Brokeback Mountain e King Kong, cadê os tópicos? Sumiram. O Sapo abriu a alguns meses atrás um dos melhores, senão o melhor tópico da história do fórum e tudo por causa de uma discordância sobre a capacidade argumentativa do José Wilker. Eu penso que as pessoas que postam aqui com regularidade criaram um vínculo, é virtual, mas sabemos em muitos casos a preferência de cada um e até o humor. O fórum apesar de ser considerando um passatempo é também o refúgio de muitos, onde mais falar o que pensa sobre o seu filme favorito? Tá você pode abrir um blog e torcer que pelo menos a sua família o leia. Aqui tem muita gente pra te elogiar, xingar, concordar contigo e porque não? Aprender junto. Na verdade estamos falando do Serge porque ele é um dos "personagens do fórum", mais de 9.000 posts já foi moderador, buddy de muita gente e é claro, tem muitos desafetos como não poderia deixar de ser... mas faz parte não?  

E que bom que ao contrário de outros fóruns, não temos estrelas. São só pessoas comuns querendo discutir cinema (em sua grande maioria..).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quer saber o q desestimula? Já me aconteceu 1000 vezes de gastar os dedos com 20 ou 30 linhas explicando pq detestei ou adorei um determinado filme e não receber nenhum "feedback"... Ninguém contesta' date=' ninguém concorda... Simplesmente o post seguinte ou os 10 seguintes não fazem um contraponto ou comentário q seja... Aí vc se pergunta; será q alguém leu o q eu escrevi??? [/quote']

Perfeito Highlander,perfeito.Posto sempre no Anda Vendo,faço comentários dos filmes que vejo (alguns claro) e muito raramente alguém rebate ou concorda com alguma coisa.A última vez foi há pouco tempo com o Bart,quando ele se incomodou com umas opiniões contrárias e uma nota modesta que eu dei para Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.Acho também que a iniciativa do Nacka em abrir este tópico e chacoalhar o pessoal é muito positiva.

Um comentário especialmente pro Serge,mas também prá todos: Muito conveniente e estranho esse eterno papo vindo dos mais antigos de que o fórum passa por uma má fase.Estou aqui há pouco mais de um ano e desde o primeiro dia eu leio este tipo de bobagem,alguns então dizem que meses atrás era melhor,só que meses atrás também reclamavam.São os próprios usuários que fazem a qualidade ou não do fórum,há um movimento natural de usuários,quem posta hoje pode não postar amanhã,sempre haverá rotatividade,é assim,e apenas sentindo boa qualidade de quem está no fórum é que novos bons usuários se sentirão estimulados a permanecer,outros mais antigos a quem sabe voltar e até quem já está a participar mais e melhor.

Portanto Serge,é exatamente dos usuários mais antigos a "maior responsabilidade" pela manutenção e renovação (ou não) da qualidade alta (ou baixa) do fórum.Não esmoreça,desça do pedestal e retorne com seus comentários,estimule,quem sabe o que você procura não esteja mais perto do que você imagina?

smiley2.gif

Dado, apesar de achar que suas colocações são pertinentes, sou forçado a concordar com o Serge... Ele, eu e o Nacka vimos esse fórum nascer e, infelizmente, se degradar aos poucos. Não é opinião, é fato.

Não que antes isso aqui fosse um paraíso... Sempre houveram aqueles que nunca queriam discutir absolutamente nada, mas lá atrás eram minoria, hoje correspondem a, pelo menos, 65% dos usuários que discutem cinema (nem vou me referir aos usuários de todo o fórum pq aí teríamos gente que só posta em seriados, Harry Potter, esportes e o infame Geral. O fórum nasceu na época de Matrix, Senhor dos Anéis e Star Wars, sem mencionar outros filmes conhecidíssimos. Assuntos haviam aos borbotões e haviam pessoas dispostas a discutí-los. Hoje, não temos taaaantos assuntos, mas temos menos pessoas dispostas a discutí-los.

Sem mencionar o chavão 'repeteco'... Vez ou outra aparece um espírito de porco despejando as mesmas sandices e imbecilidades sobre um determinado assunto (o mais famoso é a subjetividade). Cansa ficar repetindo as mesmas coisas e mais ainda, cansa perceber que tem gente que não quer discutir, só tirar com a sua cara... Aliás, já tentaram por abaixo a relevância desta discussão e o autor da proeza não é um zé mané qualquer...

Enfim, tá difícil... smiley18.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha, sei lá, vou tentar retornar aos comments maiores. Não vou escrever textos (não participo do O Cinéfilo smiley36.gif) aqui, e sim "comentários críticos".

Falei um pouco sobre "The Happines of the Katakuris" lá ontem. Mas... hmmm... não tenho o menor ânimo pra falar mais do que falei sobre "Click", por exemplo.

E OU, CARALHO, cadê a cobrança em cima dos outros? smiley7.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Eu entendo sua revolta porque existe aquele pensamento: "Eu me mato pra escrever uma boa crítica sobre uma obra e vem fulano com três palavras pra encerrar a dele."

 

Honestamente eu acredito que todas as opiniões são válidas, mesmo aquelas mais "sucintas". Naturalmente, dissertações bem argumentadas têm maior peso do que aquela opinião do tipo "Gostei do filme, fulano de tal é muito bom" ou "que filme ruim, quase dormi". Mas esse tipo de pequeno comentário ajuda a quem está procurando diferentes visões sobre alguma determinada obra para se guiar na próxima escolha para alugar ou ir ao cinema.

 

Os poucos comentários que eu posto no fórum tem duas ou três linhas, mas eu procuro sempre justificar o porque de ter gostado ou não de determinado filme/série.

 

Mas eu creio que esse tipo de iniciativa repressora só serve para afastar os mais timidos que estão apenas ensaiando uma "estréia" no fórum.

 

Lembre-se, nem todos tem a mesma "habilidade" para escrever.
Link to comment
Share on other sites

É muito estranho rever este tópico agora com o Cineclube em Cena funcionando a todo vapor... mas só para esclarecer, vou postar algo que disse lá atrás:

 

Entendo... mas um comentário breve sobre os filmes' date=' discordando ou concordando com a nota de determinado filme (e dizendo porquê) cairia bem... as pessoas precisam lembrar que nem todos os filmes precisam necessariamente de um tópico e já houve debates saborosíssimos lá a partir de um inocente "discordo" seguido de um "na minha opinião" o que não impede que um tópico seja criado.[/quote']
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu entendo sua revolta porque existe aquele pensamento: "Eu me mato pra escrever uma boa crítica sobre uma obra e vem fulano com três palavras pra encerrar a dele."

 

Honestamente eu acredito que todas as opiniões são válidas' date=' mesmo aquelas mais "sucintas". Naturalmente, dissertações bem argumentadas têm maior peso do que aquela opinião do tipo "Gostei do filme, fulano de tal é muito bom" ou "que filme ruim, quase dormi". Mas esse tipo de pequeno comentário ajuda a quem está procurando diferentes visões sobre alguma determinada obra para se guiar na próxima escolha para alugar ou ir ao cinema.

 

Os poucos comentários que eu posto no fórum tem duas ou três linhas, mas eu procuro sempre justificar o porque de ter gostado ou não de determinado filme/série.

 

Mas eu creio que esse tipo de iniciativa repressora só serve para afastar os mais timidos que estão apenas ensaiando uma "estréia" no fórum.

 

Lembre-se, nem todos tem a mesma "habilidade" para escrever.
[/quote']

 

Acho que o Nacka nunca se referiu à 'habilidade' de escrever, mas sim ao conteúdo do que era dito... É perfeitamente possível redigir duas linhas de comentário e eivar o mesmo de conteúdo.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...