Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2006


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Members

Mas imagina o alvoroço que ia fazer (aqui no fórum, principalmente), se Brokeback perder? A Academia ia ganhar uma audiência muito maior no ano seguinte...

Mas oscar, antes de tudo, é publicidade. Nas locadoras e livrarias, não aparecem coisas escritas em tais filmes "VENCEDOR DO OSCAR". E não é uma bússola para filmes de muitas pessoas (inclusive eusmiley5.gif)?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apenas por curiosidade... Eu sou o único daqui q não da a mínima pro oscar??? eu explico.. Até uns 15 anos atrás eu dava muita bola pra isso, fazia prognósticos e acompanhava a premiação... mesmo com um certo nojo da festa q considero um pé no saco, mas acompanhava pra saber os vencedores... mas já faz tamto tempo q ganhar um oscar deixou de ser selo de qualidade q hj em dia , mesmo sendo louco por cinema eu não dou a mínima pelota pro Oscar...Até meados dos anos 80,m se vc pegasse um filme q ganhou como Melhor Filme, era quase certo q era um filmaço.. hoje em dia é impressionante a quantidade de filmes medíocres q ganham... Se bem q este ano é exceção, tem bastante filme bom concorrendo, mas em geral os mais cotados são os piores... A década de 90 foi pródiga em premiar porcarias... Mais alguém concorda??

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Voces axam que Brokeback Mountain não precisa do Oscar?? Fala Sério!

Daki alguns anos ninguém lembrará quem ganhou o prêmio do circulo de críticos de Los Angles! Todos lembraram do OSCAR!!

Ano passado por exemplo: quem foi o grande vencedor? MENINA DE OURO certo?

ERRADO! Sideways ganhou TODOS TODOS TODOS (mais até que BBM)' date=' mas lembramos de qual? Daquele que vençeu o Oscar!

[/quote']

O que eu quis dizer é que Brokeback não está precisando de prêmio nenhum para se promover, e não que o Oscar importa menos que outras premiações. Você tá acompanhando o noticiário? Estão fazendo até desfile de moda com temática Brokeback. A maioria das pessoas que comentam o filme, fazem piadas sobre ele ou que estão utilizando-o para defender suas convicções provavelmente nem faz idéia dos prêmios que o filme já ganhou (mais de 10 menções como Melhor Filme, só nos EUA). Nem o filme vai deixar de ser referência cultural se perder o Oscar.

Se ganhar, ótimo. Se não ganhar, não vai fazer muita falta. Não para fins de divulgação.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apenas por curiosidade... Eu sou o único daqui q não da a mínima pro oscar??? eu explico.. Até uns 15 anos atrás eu dava muita bola pra isso' date=' fazia prognósticos e acompanhava a premiação... mesmo com um certo nojo da festa q considero um pé no saco, mas acompanhava pra saber os vencedores... mas já faz tamto tempo q ganhar um oscar deixou de ser selo de qualidade q hj em dia , mesmo sendo louco por cinema eu não dou a mínima pelota pro Oscar...Até meados dos anos 80,m se vc pegasse um filme q ganhou como Melhor Filme, era quase certo q era um filmaço.. hoje em dia é impressionante a quantidade de filmes medíocres q ganham... Se bem q este ano é exceção, tem bastante filme bom concorrendo, mas em geral os mais cotados são os piores... A década de 90 foi pródiga em premiar porcarias... Mais alguém concorda?? [/quote']

Não leve a mal , Highlander , mas aqui  ninguém é  ingênuo a ponto de achar que o Oscar é o maior parâmetro de qualidade existente no cinema . O pessoal daqui apenas gosta de conversar sobre a indústria e o cinema da atualidade , e o Oscar é apenas uma parte desse pacote . E eu acredito que o cinema ainda não morreu , ainda existem muitos filmes bons sendo realizados ,e que ainda serão valorizados como  clássicos . É um incógnita saber quais serão os futuros clássicos , mas eles sempre virão .

O Oscar é um meio de se comentar cinema  por aqui , mas não um fim exclusivo .

Fernando2006-3-5 1:15:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não, não levo a mal, e por favor, não me leve vc tb.. Tava só dando meu pitaco, mostrando a minha opinião e provocando um debate... Não acho q vcs estão errados em curtir/debater/etc sobre o Oscar... Não fiz nenhum tipo de julgamento desse tipo... Só acho q o oscar há muito não representa rigorosamente nada... faz tempo q ele não premia o q o cinema tem de melhor, mas geralmente quem investe mais e/ou faz mais lobby pra ser premiado...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Beleza , eu só achei que poderia considerar o meu post agressivo . Eu respeito a sua opinião.smiley20.gif 

Cinema é e sempre foi arte e comércio ao mesmo  ( é uma arte comercializada para chegar ao público de todo o mundo) , por isso sabemos que o lobby existe mesmo .Aliás sempre existiu ! 

Fernando2006-3-4 22:36:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Thiago' date=' muito raramente a AMPAS premia filmes e profissionais do cinema por razões de mérito cinematográfico apenas. Você sabe disso tanto quanto eu. Um determinado crítico cujo nome não recordo - muito bom, por sinal - afirmou certa vez que o Oscar define como Hollywood se vê e quer ser vista pelos de fora. Uma prova disso é que, após a divulgação dos indicados, todo mundo vota em todas as categorias para a escolha do vencedor. Difícil acreditar que atores ou roteiristas tenham aptidão técnica para escolher os melhores efeitos sonoros, por exemplo.

Então a questão não me parece ser "quem nós achamos que é o melhor dentre estes indicados?", mas sim "qual a mensagem que nós vamos passar escolhendo este ou aquele indicado?". Daí entram as variáveis que a gente vem comentando aqui: política de recompensas por esnobadas no passado, distribuição de prêmios entre os filmes mais fortes, encorajamento da rentabilidade etc. Foi este último elemento, eu creio, que colocou Nárnia (um sucesso de bilheteria recebido com alívio num ano tão fraco de caixa) na categoria de Efeitos Visuais no lugar de A Vingança dos Sith - na miha opinião, um absurdo, por mais que eu tenha gostado do leão em CGI ou que tenha achado a conclusão da saga de Star Wars tão frustrante quanto os dois primeiros filmes.

Eu não creio que meu comentário acima diminua o mérito de Brokeback. Este independe de reconhecimento da AMPAS. Quando os sistemas de premiação coincidem com o mérito artístico, como, no meu entendimento, provavelmente vai acontecer este ano, tanto melhor.

[/quote']

Conclusão: se o Oscar não está aí para premiar aquele que eles julgam o melhor filme nada mais compreensível que "O Segredo de Brockbeack Mountain" ganhe ... o filme de Ang Lee é bom, justo estar entre os 5 indicados, mas o melhor ... não.

Putz, de onde vc tirou essa? Dizer que isso leva à conclusão de que o escolhido pelos votantes não é o melhor não tem nada a ver com o que eu disse.

Você acha Boa Noite, e Boa Sorte o melhor dos indicados. Beleza, também o considero um grande filme (meu segundo em preferência). Mas, como eu disse aí em cima, minha opinião é de que Brokeback é o melhor dos cinco indicados. Então, torço para que as políticas de premiação deste ano coincidam com o mérito artístico. Nossas divergências convivem melhor do que você imagina...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

BROKEBACK DETONA DE NOVO!

IFP Spirit Awards

The Spirit Awards have traditionally meant that whatever wins there loses at the Oscars - won't be the case this year as Brokeback continues its full steam ahead:

Best Feature: "Brokeback Mountain"
Producers: Diana Ossana and James Schamus

Best Director: Ang Lee, "Brokeback Mountain"

Best Screenplay: Dan Futterman, "Capote"

Best First Feature: "Crash"
Director: Paul Haggis
Producers: Cathy Schulman, Don Cheadle, Bob Yari, Mark R. Harris, Bobby Moresco, Paul Haggis

Best First Screenplay: Duncan Tucker, "Transamerica"

John Cassavetes Award: "Conventioneers"
(For the Best Feature made for under $500,000)
Director: Mora Stephens
Writers: Mora Stephens and Joel Viertel
Producer: Joel Viertel

Best Supporting Female: Amy Adams, "Junebug"

Best Supporting Male: Matt Dillon, "Crash"

Best Female Lead: Felicity Huffman, "Transamerica"

Best Male Lead: Philip Seymour Hoffman, "Capote"

Best Cinematography: Robert Elswit, "Good Night, and Good Luck"

Best Foreign Film: "Paradise Now"
Director: Hany Abu-Assad

Best Documentary: "Enron: The Smartest Guys in the Room"
Director: Alex Gibney

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A minha aposta para o Oscar 2006:

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

FILME

O Segredo de Brokeback Mountain deve ganhar, pela sua beleza e mensagem, que não é ofensiva, alem da chance da academia de mostrar que amadureceu. Já Crash – No Limite é um ótimo filme, mas não tem a complexidade de um Short Cuts – Cenas da Vida ou Magnólia.

 

DIRETOR

Ang Lee, ganhou todos os prêmios, e pelo seu currículo é mais do que merecido, um peso a mais para que o filme ganhe o prêmio principal.

 

ATOR

Philip Seymour Hoffman, sem sombra de dúvida.

 

ATRIZ

Reese Witherspoon, infelizmente. Quem deveria levar é a Felicity Huffman, uma excelente atriz, mas a academia gosta de premiar atrizes que o público e a mídia veneram (exemplo: Julia Roberts em 2001 e Gwineth Paltrom em 1999).

 

ATOR COADJUVANTE

George Clooney, mas essa categoria é uma confusão só. Paul Giamatti é um ótimo ator que a academia nunca deu bola, e agora é a sua chance. Jake Gyllenhaul é o ator do momento, alem de bonito e talentoso, a sua atuação foi essencial para o sucesso de Brokeback Mountain, o que é um peso a mais, alem de ganhar o Bafta. Já George Clooney engordou para fazer o papel em Syriana, e isso sempre impressiona a academia, alem de ser um cara politizado mas não chato, e por seu trabalho em Boa Noite e Boa Sorte.

 

ATRIZ COADJUVANTE

Rachel Weiz, ela merece pois sobre o ponte de vista dos críticos, essa categoria foi uma decepção, e a atuação da atriz inglesa é a alma do filme de Meirelles.

 

ROTEIRO ADAPTADO

O Segredo de Brokeback Mountain

 

ROTEIRO ORIGINAL

Crash – No Limite

 

FILME ESTRANGEIRO

Paradise Now

 

LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais

 

FOTOGRAFIA

O Segredo de Brokeback Mountain

 

MONTAGEM

Crash – No Limite

 

DIREÇÃO DE ARTE

Memórias de uma Gueixa

 

FIGURINO

Memórias de uma Gueixa

 

MAQUIAGEM

Star Wars: Episodio III – A Vingança dos Sith

 

TRILHA SONORA

O Segredo de Brokeback Mountain

 

CANÇÃO

Crash – No Limite

 

EDIÇÃO DE SOM

King Kong

 

EFEITOS VISUAIS

King Kong

 

MIXAGEM DE SOM

King Kong

Link to comment
Share on other sites

  • Members

BROKEBACK DETONA DE NOVO!

IFP Spirit Awards

The Spirit Awards have traditionally meant that whatever wins there loses at the Oscars - won't be the case this year as Brokeback continues its full steam ahead:

Best Feature: "Brokeback Mountain"
Producers: Diana Ossana and James Schamus

Best Director: Ang Lee' date=' "Brokeback Mountain"

Best Screenplay: Dan Futterman, "Capote"

Best First Feature: "Crash"
Director: Paul Haggis
Producers: Cathy Schulman, Don Cheadle, Bob Yari, Mark R. Harris, Bobby Moresco, Paul Haggis

Best First Screenplay: Duncan Tucker, "Transamerica"

John Cassavetes Award: "Conventioneers"
(For the Best Feature made for under $500,000)
Director: Mora Stephens
Writers: Mora Stephens and Joel Viertel
Producer: Joel Viertel

Best Supporting Female: Amy Adams, "Junebug"

Best Supporting Male: Matt Dillon, "Crash"

Best Female Lead: Felicity Huffman, "Transamerica"

Best Male Lead: Philip Seymour Hoffman, "Capote"

Best Cinematography: Robert Elswit, "Good Night, and Good Luck"

Best Foreign Film: "Paradise Now"
Director: Hany Abu-Assad

Best Documentary: "Enron: The Smartest Guys in the Room"
Director: Alex Gibney

[/quote']

Muito bom ! O Spirit é o maior prêmio do cinema independente  e ele confirma vários nomes que surpreenderam e se destacaram ao longo de 2005 ( BBM , Felicity Huffman , Amy Adams e outros ) .

Fernando2006-3-5 1:21:5
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Beleza ' date=' eu só achei que poderia considerar o meu post agressivo . Eu respeito a sua opinião.smiley20.gif 

Cinema é e sempre foi arte e comércio ao mesmo  ( é uma arte comercializada para chegar ao público de todo o mundo) , por isso sabemos que o lobby existe mesmo .Aliás sempre existiu ! 

[/quote']

Ok, continuamos amigos... smiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Thiago' date=' muito raramente a AMPAS premia filmes e profissionais do cinema por razões de mérito cinematográfico apenas. Você sabe disso tanto quanto eu. Um determinado crítico cujo nome não recordo - muito bom, por sinal - afirmou certa vez que o Oscar define como Hollywood se vê e quer ser vista pelos de fora. Uma prova disso é que, após a divulgação dos indicados, todo mundo vota em todas as categorias para a escolha do vencedor. Difícil acreditar que atores ou roteiristas tenham aptidão técnica para escolher os melhores efeitos sonoros, por exemplo.

Então a questão não me parece ser "quem nós achamos que é o melhor dentre estes indicados?", mas sim "qual a mensagem que nós vamos passar escolhendo este ou aquele indicado?". Daí entram as variáveis que a gente vem comentando aqui: política de recompensas por esnobadas no passado, distribuição de prêmios entre os filmes mais fortes, encorajamento da rentabilidade etc. Foi este último elemento, eu creio, que colocou Nárnia (um sucesso de bilheteria recebido com alívio num ano tão fraco de caixa) na categoria de Efeitos Visuais no lugar de A Vingança dos Sith - na miha opinião, um absurdo, por mais que eu tenha gostado do leão em CGI ou que tenha achado a conclusão da saga de Star Wars tão frustrante quanto os dois primeiros filmes.

Eu não creio que meu comentário acima diminua o mérito de Brokeback. Este independe de reconhecimento da AMPAS. Quando os sistemas de premiação coincidem com o mérito artístico, como, no meu entendimento, provavelmente vai acontecer este ano, tanto melhor.

[/quote']

Conclusão: se o Oscar não está aí para premiar aquele que eles julgam o melhor filme nada mais compreensível que "O Segredo de Brockbeack Mountain" ganhe ... o filme de Ang Lee é bom, justo estar entre os 5 indicados, mas o melhor ... não.

Putz, de onde vc tirou essa? Dizer que isso leva à conclusão de que o escolhido pelos votantes não é o melhor não tem nada a ver com o que eu disse.

Você acha Boa Noite, e Boa Sorte o melhor dos indicados. Beleza, também o considero um grande filme (meu segundo em preferência). Mas, como eu disse aí em cima, minha opinião é de que Brokeback é o melhor dos cinco indicados. Então, torço para que as políticas de premiação deste ano coincidam com o mérito artístico. Nossas divergências convivem melhor do que você imagina...

Mas é exatamente por isso que "O Segredo de Brockbeack Mountain" irá levar, porque as políticas de premiação deste ano irão se coincidir com aquilo que eles julgam mérito artístico ... a questão não é apenas de que a Academia irá premiar um "filme-gay" ( embora não goste dessa expressão, pois o filme não se resume a isso ), ela vai premiar aquele filme americano que mais teve repercussão pelo mundo afora, crítica e público ... a Academia tem uma oportunidade única de dizer ... "estamos premiando com o Oscar o melhor filme americano que a maior parte do globo tb acha ..."

Vai ser bom pra "todo mundo" se o filme de Ang Lee ... se não levar, apenas algumas poucas pessoas ( incluindo eu ) ficarão satisfeitas ... e o que interessa à Academia ? Todo mundo ou eu ?smiley11.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Bart ia me matar - o resultado do meu teste deu Kate Winslet !

Mas eu queria que o resultado desse Nicole Kidman ou Catherine Zeta-Jones !

Deu Kate Winslet tb ... a propósito ... que foto feia a dela, hein ? Cheia de pés de galinha ... smiley36.gif

Eu queria ir com a Jennifer Connelly ... smiley9.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quem seria sua companhia na cerimônia do Oscar?


Descubra aqui: http://www.oscar.com/games/yourperfectoscardate/index.html

Eu vou com a Zeta Jones ! smiley36.gif smiley36.gif

 

Eu nem vou perder tempo fazendo previsões, até pq tirando poucas categorias como a de  ator coadjuvante ( que eu acho que vai dar Clooney ) a gente já tá careca de saber quem vai ganhar. Pena que quem não tem TV a cabo vai perder o início da festa, e os prêmios de atores e atrizes coadjuvantes são um dos primeiros a serem entregues !

Eu li agora no jornal Clarin que 2 argentinos estão concorrendo ao Oscar essa noite : Gustavo Santaolalla pela trilha de Brokeback Mountain e Pablo Helman pelos efeitos visuais de Guerra dos Mundos . Acho que vai ter gente por aqui que vai começar a secar...smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nãaaaoo. Gustavo Santaolalla disparado! A propósito, serão os prêmios de trilha e fotografia que anteciparão a popularidade de Brokeback MOuntain entre os acadêmicos. Sinceramente, estou com um medinho de que Crash vença. Sem falar que vi o filme de Ang Lee ontem. Achei fabuloso!

Abração

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nãaaaoo. Gustavo Santaolalla disparado! A

propósito' date=' serão os prêmios de trilha e fotografia que anteciparão a

popularidade de Brokeback MOuntain entre os acadêmicos. Sinceramente,

estou com um medinho de que Crash vença. Sem falar que vi o filme de

Ang Lee ontem. Achei fabuloso!

Abração

[/quote']

 

 

 

Eu acho bem difícil Crash ganhar como melhor filme ! Se BBM começar a arrebatar todos os prêmios ninguém segura os cowboys .

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu acabei de ler no jornal que a TNT anuncia a

transmissão as 21h para pegar um pouco do tapete vermelho e que a

cerimonia começa as 22h. Se isso for verdade' date=' a globo transmitindo só

as 23h30 vai ser DEPRRRRÊêÊ

 

[/quote']

 

 

 

Pelo que eu saiba as 22 horas começa a transmissão OFICIAL do tapete vermelho ! A cerimônia mesmo deve começar as 23 horas...

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...