Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2006


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Members

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Olhem só a merda que eu digitei > viagrista smiley36.gif

Viagrista - traficante de Viagra ! smiley36.gifsmiley5.gif

Isso é o que dá quando se resolveu digitar mais rápido do que a velocidade para que a professora-chefe do estágio não perceba que você está visitando um fórum de cinema , quando se deveria estar digitando um trabalho para a faculdade ...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oscar Watch sobre a entrada de  Diane Keaton na categoria de atriz coadjuvante , agora está bem disputado ... <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Keaton Up Against Va Va Voom Girls

With Match Point's Scarlett Johannsson going supporting, we're looking at, so far, a showdown between Diane Keaton (unbeatable in The Family Stone), Uma Thurman (rumored to steal the show in The Producers), Scarlett Johannsson (amazing, supposedly, in Match Point) and then perhaps the dark horse, Amy Adams in Junebug, someone from Munich or Lost World or Geisha. There is the always reliable supporting nod for Laura Linney in The Squid and the Whale - other possibilities from The Family Stone, like Rachel McAdams (talk about your "it" girl). Apparently, they're pushing Sarah Jessica Parker as lead (a mistake) but if she were in supporting, she might get in. And for course, Frances McDormand in North Country. If I were to call a top five right now it would be: Keaton, Thurman, Johannsson, McDormand, and either Sandra Bullock or Thandie Newton from Crash.

As of now, Keaton will be tough to take down, even if you're (she cried about Ethan on Oprah, has risen from the ashes, leggy and purty) Uma or (major up and comer, the thinking man's guilty pleasure it girl) Scarlett. But it ain't over til it's over. We see this very often in the actress categories - young going against seasoned (okay, old, there, I said it). No, it isn't talked about particularly in the male category - youth, there, is a weakness (as in, "he's too young to be an Oscar winner"). But with the women, most of the time (not all: Kathy Bates, Jessica Tandy, Shirley MacLaine, etc.), the hotter the meat, the higher the vote.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei Thomas Haden Church ótimo em Sideways' date=' inclusive acho que ele até merecia ganhar (se não tivesse Morgan Freeman na disputa).

Mas o esquecimento de Paul Giamatti é imperdoável!

[/quote']

O Paul Giamatti ainda é subestimado pela Academia , achei imperdoável ele nao ter sido indicado por Anti-Herói Americano , filme em que ele ainda tem um trabalho superior ao de Sideways. Mesmo a ausencia dele por Sideways foi estranha , já que a crítica americana adorou seu desempenho tanto quanto os de Thomas Haden Church e Virginia Madsen . 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Finalmente' date=' uma opinião confiável sobre o grandioso Memórias de uma Gueixa! É do Richard Corliss, crítico da Time. Diz ele que o filme pode até ganhar o prêmio prinicpal.

[/quote']

 

A critica é realmente bem favoravel ao filme. Será que ficou realmente tão bom?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei Thomas Haden Church ótimo em Sideways' date=' inclusive acho que ele até merecia ganhar (se não tivesse Morgan Freeman na disputa).

Mas o esquecimento de Paul Giamatti é imperdoável!

[/quote']

O Paul Giamatti ainda é subestimado pela Academia , achei imperdoável ele nao ter sido indicado por Anti-Herói Americano , filme em que ele ainda tem um trabalho superior ao de Sideways. Mesmo a ausencia dele por Sideways foi estranha , já que a crítica americana adorou seu desempenho tanto quanto os de Thomas Haden Church e Virginia Madsen . 

Concordo,e é por isso que acho que o Giamatti este ano tem muita chance de ser indicado como coadjuvante por Cinderella Man.Aliás,ele é o que há de melhor neste filminho.E tem outra coisa; a Academia adora esta história de desfazer injustiças.Quem acompanha cinema,ainda mais os membros da Academia,sabe que ele foi injustiçado em outras oportunidades.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ótimo, estou curioso em relação a esse filme.

 

Aliás, gente, eu achei no OscarWatch um artigo muito bom sobre a categoria de Melhor Fotografia, redigido por um dos membros dos fóruns. Vale a pena ler, a opinião dele é bem embasada (e aliás, 100% coincidentes com as minhas!!! smiley5.gif)

 

 

 

 

March of the 2005 Cinematographers
By Gerard Kennedy

A great big screen experience can be a wonderful, wonderful thing, different from any other sort of 'entertainment' our society offers to us. It is for this reason, perhaps, that we get so much more excited about the Oscars than any other awards show.

Camerawork is key, and not just in making it a “big screen experience”. It can be used in character development and plot development (as was apparent in Saving Private Ryan, which won this category six years ago). Differences in camera placement, composition and lighting can result in drastically different meanings (Fargo). Photography shapes the mood of a piece (L. A. Confidential), and can make it aesthetically pleasing (Girl With a Pearl Earring). As such, cinematography is probably my favourite category of Oscar night, with the possible exception of Best Actor.

This year, we have many of our greatest working DOPs in the running, as well as some undeniable up-and-comers.

Most people consider Emmanuel Lubezki (Oscar nommed for Sleepy Hollow and A Little Princess) to be the favourite in this category for The New World. Justly so. Few directors are as renowned for their use of photography as Terrence Malick. And everything about the trailer and stills suggests Lubezki- known for his magnificent ability in both lighting and composition of cinematography- has risen to the challenge in Malick’s latest epic.

Pretty epics do seem to be liked by the Cinematographer's branch in AMPAS. Dion Beebe found this out the hard way last year when he was heinously robbed of a nomination for Collateral, dispite critics awards, a guild nomination and BAFTA win. This year the branch has a primo opportunity to make it up to him. Memoirs of a Geisha is a film with pastel-like composition opportunities and breathtaking landscape shots. The trailer and stills have a gorgeous look to them and even if the film fails in the majors, techs look likely.

The Munich trailer makes it seem as though Janusz Kaminski’s photography is perfectly in line with what is bound to be the dark nature of Tony Kushner’s script. When one also considers that he’s been nominated for his three previous “serious historical” collaborations with Spielberg, I see little reason to bet against him this time.

Capturing pretty landscapes is something the Cinematographer's branch loves. Rodrigo Prieto’s work on Brokeback Mountain is in no way revolutionary, but does it ever capture the Rockies in their utmost breathtaking beauty. Considering he's due, the film is poised to be a major player and Lee’s films have a good track record in this category (doing better with AMPAS than ASC), I think Rodrigo is in solid shape for his first invitation to Kodak.

I really hope that Robert Elswit (probably best known for his collaborations with Paul Thomas Anderson) gets his first Oscar nomination for George Clooney’s Good Night, and Good Luck, a bid which will be helped by his work with Clooney on Syriana. Elswit's black-and-work work is gorgeous and memorable…but not exactly traditional AMPAS fodder. It isn’t stylized (like The Man who Wasn’t There) but used for artistic purposes only (like Ed Wood). And that’s unfortunately the fate I see Elswit meeting this year, unless Clooney’s film manages to get into BP.

Best Picture contenders must always be considered in this category. Phedon Padamichael (whose name you may have seen flashing across the screen in last year’s BP nominee Sideways) has apparently lensed some very memorable stage performances in James Magnold’s Walk the Line, the film which is looking least likely to miss out on a BP nod. This is not to mention the inevitability of capturing the American countryside in a Johnny Cash biopic. Yet he still remains a relative outsider in this field and the work doesn’t look *that* showy, so he has to hope that the film goes over in a really big way. Possible, but I’m still not convinced.

So it is with some hesitation that I’ve decided to predict Roger Deakins as the sole survivor from Jarhead and this category’s fifth nominee. Enormously respected in his field, Deakins gets to capture memorable war shots on this collaboration with Mendes, whose previous two efforts have won this category. Admittedly, the film has been a major disappointment and some have criticized his work as being nothing special. And that’s not mentioning that he’s been in a rut since his last nomination for The Man Who Wasn’t There (script selection, that is). At the same time, Jarhead's cinematography has been singled out as some of 2005's most memorable work. One suspects this prestige film will survive *somewhere*, and this seems the most likely spot.

Cesar Charlone’s work on The Constant Gardener is key to the development of his film. He was nominated for similar work on Meirelles City of God two years ago, but can he really pull this trick again, especially when his studio will be pushing Brokeback first and foremost?

Salvatore Totino’s work on Cinderella Man is interesting and it will be highlighted in a great campaign, but the fact remains it isn’t “pretty” in the sense this category loves, and even if the film manages to sneak into the BP race, he more of an ASC nominee who misses at AMPAS.

Andrew Lesnie’s photography on King Kong looks stunning. But considering that it will rely heavily on digital work (this resulted in only one nod for three magnificent works with Jackson on LOTR), I’m doubtful, unless they feel they owe him another nod (and considering he’s not really in the ‘in club’, I doubt that as well).

Lastly, we’ve got some SPC films with slight chances- Three Burials, Capote and The White Countess. But Adam Kimmel is sort of a nobody and it’s hard to see the branch getting that excited about his work onCapote. Three Burials seems to be lacking passionate supporters in Hollywood. And, while Christopher Doyle is one of the best, his work is rarely Oscar fodder (and that’s not mentioning the fact that SPC is keeping Ivory’s White Countess so low profile one’s eyes are strained looking for signs of it).

So in closing, I’ll leave you with…

PREDICTED FIVE
Brokeback Mountain- Rodrigo Prieto
Jarhead- Roger Deakins
Memoirs of a Geisha- Dion Beebe
Munich- Janusz Kaminski
The New World- Emmanuel Lubezki

ALTERNATES: Goodnight, and Good Luck- Robert Elswit; Walk the Line- Phedon Papamichael
ROUNDING OUT THE TOP TEN: Cinderella Man- Salvatore Totino; The Constant Gardener- Cesar Charlone; King Kong- Andrew Lesnie
WISH IT WERE A TOP DOZEN: The Three Burials of Melquiades Estrada- Chris Menges; The White Countess - Christopher Doyle

There's a personal favourite I’d like to give a shout out to in an EW "For Your Consideration"-esque fashion, it's the beautiful, challenging and enormously important (in the context of film-building) work on March of the Penguins. Alas, a documentary from a studio (WIP) that has another contender… it doesn’t seem likely at all. Then again, how many were predicting City of God would survive here two years ago? The studio did reportedly pick up the film due to its cinematography so...

FOR YOUR CONSIDERATION: March of the Penguins- Laurent Chalet, Jérôme Maison

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Chunky Clooney Bounces Back to Lead

kidmanclooney.jpg

There must be a mess on Stephen Gaghan's cutting-room floor. The Oscar-winning author of "Traffic" has changed his mind often while directing "Syriana," even at one point demoting George Clooney from lead to supporting-role status despite the fact that Clooney's shingle, Section Eight, is producing the film with Warner Bros.

At least that was a better fate than befell poor Michelle Monaghan, whose whole story line got axed when a butt-numb screening audience griped that the pic about corporate oil intrigue in the Middle East was too long.

Just weeks ago "Syriana's" Oscar crusaders were adamant: Clooney was going supporting. A curious rumor backed up that assertion, claiming that the awe-shucks, I'm-just-one-of-the-guys superstud didn't want to go lead anyway, because it'd mean competing for best actor against David Strathairn, star of the Clooney-helmed "Good Night, and Good Luck." Made sense.

George ClooneyBut there's an official new category declaration: Clooney's definitely going lead and screening tattletales claim he's got a real shot at winning.

Not only does he give a powerhouse perf as a conspiracy-snooping CIA trooper, but Clooney's got that whole body transformation thing going on. Voters love it when pretty stars go ugly, of course, and Clooney accommodates them by growing a scruffy beard, shaving back his hairline and packing on 30 pounds. Entertainment Weekly believes "Syriana" will forever "be known as the film that turned the famous Sexiest Man Alive into a walrus."

"Syriana" is still an ensemble film with four interweaving plots. That means that Clooney's story line is limited, but apparently his screen time's been beefed up nearly as much as the star's girth. It's been hard to keep track of this movie's many evolutions, actually.

Originally, Clooney's character was supposed to be based upon real-life CIA gumshoe Robert Baer, author of "See No Evil: The True Story of a Ground Soldier in the CIA War on Terrorism." Then Gaghan dropped his plan to adapt that book and also dropped the Baer name, now calling Clooney's character Bob Barnes.

Gaghan insists, "Mr. Clooney's agent is entirely fictional." Memo to Mr. Gaghan: Is this latest report that Clooney's back in the best actor race fictional, too? Oh, the suspense surrounding thrillers like this!

 

Ronny38665.7755671296
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Repeat Business at the Oscars

101751__north_l.jpg

Don't believe cynical Oscar watchers who harrumph, "Oh, Charlize Theron can't possibly win for 'North Country'! She just won two years ago for 'Monster.' Voters have been there, done that!"

In fact, the opposite sometimes seems to be true. Winning an Oscar might actually increase a contender's chance to repeat. Look over a list of past champs and a pattern becomes clear: there's a rough span of time — about a dozen years — when winners can remain academy favorites. After that, some are permitted to hang around the derby track like retired ole pals who might be given one more chance to hit the track in the future if they do something amazing. Otherwise, many prized ole ponies are trotted off to the dinner-theater circuit or else, egads, to the glue factory.

But the fact that past champs often get a good second shot soon after winning the first time is great news for these actors this year: Russell Crowe ("Cinderella Man"), Judi Dench ("Mrs. Henderson Presents"), Jamie Foxx ("Jarhead"), William Hurt ("A History of Violence"), Tommy Lee Jones ("The Three Burials of Melquiades Estrada"), Diane Keaton ("The Family Stone"), Shirley MacLaine ("In Her Shoes"), Frances McDormand ("North Country"), Gwyneth Paltrow ("Proof"), Geoffrey Rush ("Munich"), Meryl Streep ("Prime"), Susan Sarandon ("Elizabethtown"), Charlize Theron ("North Country") and Renee Zellweger ("Cinderella Man").

And these directors: Woody Allen ("Match Point"), Ron Howard ("Cinderella Man"), Peter Jackson ("King Kong"), Sam Mendes ("Jarhead"), Steven Spielberg ("Munich") and former "Traffic" screenplay champ Stephen Gaghan ("Syriana").

What are their chances to win again? Statistically speaking, their odds increase if their first win was less than a dozen years ago. There are many exceptions, of course. Thirty-nine years separated Helen Hayes' best actress triumph for "The Sin of Madelon Claudet" (1931) and her Supporting Actress victory for "Airport" (1970). Forty-eight years separated Katharine Hepburn's first Oscar for "Morning Glory (1933) and her fourth for "On Golden Pond" (1981), but in between she won her second and third trophies back to back in 1967 ("Guess Who's Coming to Dinner") and 1968 ("The Lion in Winter"). There was only one decade when The Great Kate fell totally out of Oscar favor — she wasn't nominated during the 1970s.

More typical was the experience of Sally Field, who prevailed for "Norma Rae" in 1979, then five years later discovered that academy members really, really liked her when she claimed a bookend for "Places in the Heart." Field wasn't kidding about being really liked. She went two for two at the Oscars — she never lost. The same thing happened to recent double champ Hilary Swank, who won best actress earlier this year for "Million Dollar Baby," five years (just like Field) after "Boys Don't Cry" and never experienced defeat.

Double victories may seem like a guarantee of superstar status, but not so. Dianne Wiest says that the only boost she ever got out of her twin victories ("Hannah and Her Sisters" in 1986 and "Bullets Over Broadway" in 1994) was free champagne in restaurants for a few weeks after each Oscarcast. Soon after Luise Rainer's double, consecutive wins for "The Great Ziegfeld" in (1936) and "The Good Earth" (1937), her career totally fizzled.

Over all, 36 stars (18 actors, 18 actresses) have won multiple Oscars. Recently, "Streep Fan," a popular poster in our forums, examined the span of time between the actresses' victories and determined that the average gap is about nine and a half years.

Here's the breakdown per star:

Katharine Hepburn 34 years, 1 year, 13 years (48 years)
Ingrid Bergman 12 years, 18 years (30 years)
Bette Davis 3 years
Olivia de Havilland 3 years
Sally Field 5 years
Jane Fonda 7 years
Jodie Foster 3 years
Helen Hayes 39 years
Glenda Jackson 3 years
Jessica Lange 12 years
Vivien Leigh 12 years
Luise Rainer 1 year
Maggie Smith 9 years
Meryl Streep 3 years
Hilary Swank 5 years
Elizabeth Taylor 6 years
Dianne Wiest 9 years
Shelly Winters 6 years

Ronny38665.7675694444
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Golden Globe Front-Runners

Geishapic_1

The Oscar derby becomes much clearer after separating ponies into the Golden Globes' races for dramas and comedies/musicals. That’s when you can more easily spot the comedy contenders that could sprint ahead thanks to a big Globes push. Such wins no doubt helped "Moulin Rouge's" prominence with serious-minded Oscar voters and probably even propelled "Shakespeare in Love" across the Best Picture finish line.

Last year the Globes gala took place too late to impact Oscar nominations, but this year it's staged five days before nom ballots are due. There's some chance for the Globes' outcome to have an effect, but even if it's minimal upon bids, the impact could still be felt upon winners.

For example, if Nathan Lane can transcend the longstanding Oscar curse against comedies and musicals and score a nom for best actor, "a Globe win could help him enormously," says veteran Oscar seer Pete Hammond. "Academy members sometimes look at the Globes as auditions, so if Nathan gives a hilarious performance at the podium there, that really ups his Oscar chances."

This year the Globes could give big pushes to such films as "Casanova," "In Her Shoes," "The Producers," "Mrs. Henderson Presents," "Rent," "Shopgirl," "The Squid and the Whale" and "The Upside of Anger," among others. Much will depend upon which races they land in. At the Oscars, academy members decide category placement, which usually amounts to determining if stars go in the lead or supporting slots. At the Globes, that call, plus whether a film is classified as a drama or comedy, is left to a committee of Hollywood Foreign Press Association members.

Here's my take on how the Globe film races are shaping up:

BEST DRAMA PICTURE

(Front-runners)
"King Kong"
"Memoirs of a Geisha"
"Munich"

(Also)
"Brokeback Mountain"
"Capote"
"Cinderella Man"
"The Constant Gardener"
"Crash"
"Goodnight, and Good Luck"
"A History of Violence"
"Match Point"
"The New World"
"North Country"
"Shopgirl"
"Syriana"
"The Three Burials of Melquiades Estrada"

BEST DRAMA ACTOR

(Front-runners)
Eric Bana, "Munich"
George Clooney
Johnny Depp, "The Libertine"
Philip Seymour Hoffman, "Capote"
Tommy Lee Jones, "The Three Burials of Melquiades Estrada"
Heath Ledger, "Brokeback Mountain"
Viggo Mortensen, "A History of Violence"

(Also)
Russell Crowe, "Cinderella Man"
Colin Farrell, "The New World"
Ralph Fiennes, "The Constant Gardener"
Jake Gyllenhaal, "Jarhead"
Steve Martin, "Shopgirl"
Jonathan Rhys-Myers, "Match Point"
David Strathairn, "Goodnight, "and Good Luck"

BEST DRAMA ACTRESS

(Front-runners)
Claire Danes, "Shopgirl"
Felicity Hoffman, "Transamerica"
Gwyneth Paltrow, "Proof"
Charlize Theron, "North Country"
Ziyi Zhang, "Memoirs of a Geisha"

(Also)
Jennifer Aniston, "Derailed"
Q'Orianka Kilcher, "The New World"
Julianne Moore, "The Prize Winner of Defiance, Ohio"
Renee Zellwegger, "Cinderella Man"

BEST COMEDY/MUSICAL PICTURE

(Front-runners)
"The Family Stone"
"Mrs. Henderson Presents"
"The Producers"
"Walk the Line"

(Also)
"Casanova"
"The 40-Year-Old Virgin"
"Fun with Dick & Jane"
"In Her Shoes"
"Pride & Prejudice"
"Rent"
"Wallace & Gromit"
"The Wedding Crashers"

BEST COMEDY/MUSICAL ACTOR

(Front-runners)
Jim Carrey, "Fun with Dick & Jane"
Nathan Lane, "The Producers"
Heath Ledger, "Casanova"
Joaquin Phoenix, "Walk the Line"

(Also)
Pierce Brosnan, "Matador"
Matthew Broderick, "The Producers"
Nicolas Cage, "The Weather Man"
Steve Carell, "The 40-Year-Old Virgin"
Jeff Daniels, "The Squid & the Whale"
Robert Downey Jr. , "Kiss Kiss Bang Bang"
Peter Falk, "The Thing About My Folks"
Bob Hoskins, "Mrs. Henderson Presents"
Terrence Howard, "Hustle & Flow"
Brad Pitt, "Mr. & Mrs. Smith"
Vince Vaughn, "The Wedding Crashers"

BEST COMEDY/MUSICAL ACTRESS

(Front-runners)
Joan Allen, "The Upside of Anger"
Jennifer Aniston, "Rumor Has It"
Toni Collette, "In Her Shoes"
Judi Dench, "Mrs. Henderson Presents"
Cameron Diaz, "In Her Shoes"
Sarah Jessica Parker, "The Family Stone"
Meryl Streep, "Prime"
Reese Witherspoon, "Walk the Line"

(Also)
Rosario Dawson, "Rent"
Angelina Jolie, "Mr. & Mrs. Smith"
Keira Knightley, "Pride & Prejudice"
Tea Leoni, "Fun with Dick & Jane"

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito bem,<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

   Chegamos na época das previsões mensais. Como de costume e principalmente neste mês, muita coisa mudou. O buzz ficou dançando de um filme para o outro, de uma atriz/o para a outra/o. Isso deixa o nosso trabalho mais complexo, mas ainda assim mais interessante, afinal, nos possibilita arriscar um pouco, e porque não, em um cenário tão indefinido como este, nada melhor do que arriscar um pouco.
   Tivemos a importante alteração na data de All The King’s Men, o maior candidato do ano aos grandes prêmios, o que aumentou as chances de outros filmes. Tivemos o lançamento tumultado e controverso do polêmico Jarhead, que não agradou a crítica americana, mas que engraçado, a crítica cita o não patriotismo como um defeito claramente! Tivemos o ressurgimento de Munich, com um trailer impressionante. Será que Spielberg parará tudo? E Kong de Peter Jackson, tem tudo para ir ao ouro? Essas perguntas serão respondidas mais a frente, por enquanto, veremos o que posso fazer para ajudar!

OBS: Foram feitas influenciadas pela bela música de Portshead, quem conhece sabe o quanto a Gibbons é foda!

MELHOR FILME:

1.       Munich – direção de Steven Spielberg – Universal:
À favor: Munich vinha sofrendo da dúvida quanto a estréia do filme, se Spielberg conseguiria finalizar um filme tão rapidamente, parece que vai. O trailer saiu semana passada e encheu os olhos de todos confirmando toda a esperança que colocavam no projeto. Com isso, Spielberg calou a boca de muitos e de quebra colocou seu filme no topo da lista de favoritos após a queda para o ano que vem de All The King’s Men.
Contra: Muitos julgam o tema do filme como sendo ácido para a AMPAS, o que discordo, pelo simples fato de ter Spielberg por trás, e se for controverso, como seus projetos deixaram de ser, ele pode se tornar mais um ponto forte ao invés de fraco.

2.       Walk the Line - direção de James Mangold - Fox:
À favor:
Desde sua estréia em Toronto o buzz foi as alturas e continua nas alturas. O filme de Mangold vem se firmando como um candidato chave, ou seja, um Oscar Lock. Mistura de biografia, musical, drama e comédia fazem dele um filme que poderá agradar a todos e talvez até surpreender. Tem a melhor campanha de FYC’s até agora, com os mais bem elaborados e belos de todos que foram lançados, confirmando o desejo do estúdio no sucesso do filme, e apostando fortemente nele. Um favorito ao Globo de Ouro.
Contra: Muitos colocam que o fator Ray pode atrapalhar, eu começo a discordar devido as críticas do filme e pelo carinho que ele parece ter acumulado. Um filme que todos vem adorando. Acho que pode ser um filme leve demais para ser premiado, ou então, um filme não tão grandioso para ser um Best Picture.

3.       Brokeback Mountain - direção de Ang Lee - Focus Features:
À favor:
Outro filme querido pela crítica e vencedor de Veneza, além de indicado ao Gotham. Parece ser o favorito há uma vitória no NBR que todos aguardam. O filme de Ang Lee é sensível o bastante para fazer de um tema polêmico, um filme cativante a todos os membros. Se a vitória no NBR se concretizar, é um Lock.
Contra: Pelo que parece, nada, pois o tema, deixou de ser um fator contra e passou a ser um tema à favor devido a abordagem que Lee deu. Muitos acham que o filme não tem o “visual” de um best Picture, assim como Walk The Line.

4.       Good Night and Good Luck - direção de George Clooney - Warner Independent:
À favor:
O filme foi ovacionado em todos os lugares que passou. Dizem ter sido injustiçado em Veneza, mas ainda sim, saiu vitorioso com o prêmio de roteiro. Aclamado em Toronto, o filme foi beneficiado com a saída de All The King’s Men, pois passa a ser o filme com o maior senso crítico a política americana da época retratada, e na atual situação, a AMPAS não perderá a chance de jogar aos olhos da política de lá, um filme desses. Afinal, a arte tem esse lado, não tem?
Contra: Ser pequeno demais para se tornar um Best Picture, e pode perder sua indicação se potências do final de ano se confirmarem.

5.       The New World - direção de Terrence Mallick - New Line Cinema:
À favor: O novo trailer de The New World foi comentadíssimo. O buzz se elevou e finalmente surgiram críticas, amadoras é verdade, das exibições testes do filme, e qual palavra se fez notar: MEMORÁVEL. Dizem ser o melhor de filme de Mallick, escutem, estamos falando de Mallick, ou seja, será brilhante! Claro, isso se forem reais e verdadeiras as críticas, mas pelo menos nos dão um indício do que Mallick fez com a bela e inédita história de Pocahontas.
Contra: O tema controverso, Colin Farrel, mas que segundo a exibição teste, tem a sua melhor atuação!

Outros Fortes Concorrentes:

·          Memoirs of a Geisha - direção de Rob Marshall - Columbia:
Eu realmente fiquei em dúvida em quem colocar na quinta vaga, se o filme de Mallick ou o de Marshall. É fato que de duas semanas para cá o buzz voltou aos olhares de Memoirs, se graças à saída de All The King’s Men, ou a possibilidade de Jarhead ser excêntrico demais, não se tem muita certeza, mas críticas importantes saíram sobre ele e basta um pouco mais de buzz para ele sair desta posição de incerteza e colar nas costas de Munich!

·          Mrs. Henderson Presents - direção de Stephen Frears - Weinstein Co.:
O mix de críticas machucam as chances do filme de ser um Lock entre os cinco principais indicados. Mas ainda sim ele pode entrar, por aparentar ser leve o que contrasta com o ano pesado que estamos tendo. E destes filmes leves, ele, até agora parece ser o mais certeiro, além disso tem os Weinsteins por trás, resta saber se sua nova companhia tem o poder de fogo que a Miramax tinha, outrora.

·          A History of Violence - direção de David Cronenberg - New Line Cinema:
O filme de Cronemberg arrancou as melhores críticas até agora, na turma dos independentes. Mas foi ofuscado pelo filme de George Clooney, que com pinta de independente, pode entrar roubando a clássica vaga para este tipo de filme, o que colocaria AHV numa situação perigosa. Precisará de uma grande campanha na temporada de premiações e uma indicação ao Globo de Ouro se faz necessária.

·          Match Point - direção de Woody Allen - DreamWorks:
O filme de Woody está com um ótimo buzz, somado as belas críticas que recebeu em Cannes, ele pode entrar, ainda mais por ser de Allen. Será a volta dele? Ainda mais trocando Manhattan por Londres. Talvez os membros mais puritanos e tradicionais da AMPAS não gostem de tal iniciativa, mas devido a reciclagem que houve dentro da Academia, tudo pode acontecer, e a volta de Allen, é realmente tentadora para eles.

·          Jarhead - direção de Sam Mendes - Universal:
O filme de Mendes, após a sua estréia vem recebendo um mix de críticas, mas que parecem ser muito duvidosas. Nelas, o ponto de crítica se baseia na escolha do diretor britânico de não defender o ponto de vista americano na Guerra do Golfo, ou pelo nem colocar uma posição sobre os soldados americanos. É claro que Mendes não faria um filme de ode ao patriotismo cego americano, e para mim, está aí a boicotagem ao filme. Resta saber se a AMPAS irá na dos críticos ou não. Críticos importantes o colocaram no patamar de clássico, outros dizem que é péssimo...se formos lembrar das críticas que grandes obras receberam em suas épocas, bom, acho que Jarhead está mais para a primeira opção.

·          Crash - direção de Paul Haggis - Lions Gate:
O filme meloso e piegas de Haggis se mantém no radar. Um filme que divide opiniões. Mas o roteiro amador e básico de Haggis, que nos tenta empregar o racismo por todas as arestas do filme pode prejudicar suas chances, pois este ponto foi muito evidenciado em todas as críticas. O lançamento de DVD deu um buzz novo ao filme. Ele necessitará de uma indicação ao Globo de Ouro e uma bela temporada de premiações.

·          Capote – direção de Bennet Miller – Sony Pictures Classic:
O filme foi muito bem criticado, morno relativamente, mas com um ponto em comum e que vem alavancando o filme inteiro, Philip Seymour Hoffman. A biografia fica para segundo plano, o que ao mesmo tempo pode ser ruim para as chances do filme. Um dos filmes que mais precisa de uma batelada de prêmios para conseguir algo no Oscar, mas a quantidade de críticas positivas, é das maiores da temporada.

Outros Concorrentes:

·          Cinderella Man - direção de Ron Howard - Universal:
O filme que todos temem que seja indicado. Mas infelizmente devido ao ano incerto, e as críticas que recebeu na época de seu lançamento, ele pode entrar. O buzz se mantém e ainda nem tivemos informações sobre a campanha feita para o DVD ou relançamento dele.

·          The Constant Gardener - direção de Fernando Meirelles - Focus Features:
O filme de Meirelles foi muito bem criticado e ficou muito querido lá nos EUA. Dependerá de uma indicação ao Globo de Ouro e de algumas vitórias na temporada de circuito de críticos.

·          King Kong direção de Peter Jackson – Universal:
Será? Se formos pela audiência, qualidade de Jackson e o que o projeto vem gerando de expectativa, sim, ele está dentro.

·          Libertine direção de Laurence Dunmore – Weinstein Co.:
Muito pesado para a AMPAS? Primeiras críticas dizem ser soberbo, a melhor reconstituição de época já feita no cinema, além de raves para o trabalho de Deep e Morton. Mas fiquem lembrando de Contos Proibidos do Marquês de Sade.

MELHOR DIRETOR:

1.      Steven Spielberg - por Munich - 5 indicações e 2 vitórias:
Aclamado, idealizado, até idolatrado. Os últimos filmes de Spielberg foram decepcionantes. Quando o anúncio de Munich foi feito, a expectativa tomou conta de todos mas misturado com incertezas. Surgiram especulações e certezas de que o filme não ficaria pronto até o final do ano. Muito bem, foi confirmado que o filme estréia e o primeiro trailer deixou a todos de queixo caído.

2.      Ang Lee - por Brokeback Mountain - 1 indicação:
Um diretor respeitado e aclamado. Lembrando dos memoráveis Razão e Sensibilidade e O Tigre e o Dragão. Lee é famoso por dar uma visão humanista e sensível em todos os seus filmes, vide a adaptação da HQ Hulk, e no atual Brokeback Mountain, ele acerta a fórmula novamente, tornando-o um Oscar Lock.

3.      Terrence Mallick - por The New World - 1 indicação:
Ele é aclamado, uma verdadeira lenda, cada filme que lança, o que é demorado, é uma quase obre-prima. O trailer nos indica outro trabalho magnífico, mas a pergunta não quer calar: Por que raios Mallick foi escolher logo Farrel para a personagem. Parece que a pergunta já está sendo respondida na exibição teste, onde o filme foi classificado como o melhor de Mallick, e pasmem, Farrel tem a melhor atuação de sua carreira.

4.      George Clooney - por Good Night and Good Luck - sem indicações:
O diretor teve em seu primeiro trabalho, Confissões de Uma Mente Perigosa, um trabalho inusitado e bem criticado. Recebeu louros em Veneza e Toronto, parece ter chegado a sua vez com Good Night and Good Luck. A AMPAS adora atores não tão reconhecidos que tornam-se diretores de trabalhos excelentes, e Clooney, se encaixou perfeitamente nessa posição.

5.      David Cronenberg - por A History of Violence - sem indicação:
O filme foi aclamado por onde passou. Recebeu críticas grandiosas em Toronto. É um diretor aclamado que ainda não foi indicado, isso nos faz lembrar de Mike Leigh, ano passado. Mas necessitará de uma indicação ao DGA.

Outros fortes concorrentes:

·          Rob Marshall - por Memoirs of a Geisha - 1 indicação:
Assim como o filme subiu, as chances de Marshall também. Ele foi aclamado por Chicago, resta saber se será por Memoirs. O trailer deixou a desejar, e o sotaque do elenco indica uma opção livre de direção voltada para a perfeição da construção das partituras que não é nada bom. Mas indo ao oposto dessa opinião, as primeiras críticas reais indicaram um trabalho primoroso. Se o buzz aumentar na segunda quinzena de Novembro, e entrar forte em Dezembro, ele está dentro.

·          James Mangold - por Walk The Line - sem indicação:
Walk the Line, parece ser o típico filme que entra entre os cinco principais mesmo sem o diretor entrar. Como Foster, dependerá do histórico nas premiações, mas lembrando que nem isso ajudou o diretor de Finding Neverland. As críticas estão ovacionando o trabalho de Mangold e o filme, e isso é um ponto a favor do diretor. Ele pode acabar entrando na reta final.

·          Sam Mendes - por Jarhead - 1 indicação com vitória:
O britânico Sam Mendes é um diretor que alcançou um patamar de respeito com apenas duas obras, o brilhante Beleza Americana e o subestimado Estrada Para Perdição. Ele volta neste controverso drama de guerra que vem causando muita polêmica, críticas dizem ser um clássico, outros apedrejam o filme. Mendes é um Oscar Favorite por natureza, e se a bilheteria se manter, ele pode acabar entrando sim.

·          Woody Allen - por Match Point - 6 indicãções e 1 vitória:
O filme foi aclamado em Cannes. Allen estava fora da trilha do Oscar, e o buzz em cima do filme é alto, resta saber se essa será a sua volta e se será triunfante. A troca de Manhattan por Londres pode ferir os corações do mebros mais puritanos.

·          Stephen Frears - por Mrs. Henderson Present's - 1 indicação:
Está no filme da Weinstein Co. para o Oscar. É respeitado, mas devido a aparente mudança na cara da AMPAS, talvez ele fique de fora.  Fora que o filme não foi aclamado como se esperava, o que machucam bastante as chances do diretor inglês.

 Outros concorrentes:

Fernando Meirelles - por The Constant Gardener - 1 indicação:
Fernando está tendo o seu trabalho muito bem criticado pelo filme, mas por ser latino e por ter sido indicado muito recentemente, suas chances caem um pouco. Dependerá da temporada de premiações.

Ron Howard - por Cinderella Man - 1 indicação com vitória:
Howard é querido pela AMPAS, e o filme foi bem criticado lá, apesar de não ser o que aparentava, mas o já famoso erro acabaram com as suas chances, e a concorrência esse ano é forte. Falta saber se a campanha de DVD terá resultado.

Peter Jackson – por King Kong – 2 indicações e 1 vitória:
Peter é aclamado e se tornou querido pela trilogia SdA. Seu filme Kong, no começo foi recebido com muitas dúvidas. Saiu o primeiro trailer onde todos reverenciaram a visão de Jackson. Saiu a noticia de que o filme teria 3 horas de duração, mais incerteza. Saiu o último trailer. O filme foi aclamado e suas chances subiram.

Paul Haggis – por Crash – debut:
Dependerá única e exclusivamente de uma gloriosa campanha de marketing de nas premiações, se não, ele está fora.

Laurence Dunmore – por The Libertine – sem indicações:
Dizem ter uma direção soberba. Mas provavelmente será muito ácido e pesado para a AMPAS, vide Contos Proibidos do Marquês de Sade.

MELHOR ATOR EM PAPEL PRINCIPAL:

1.      Philip Seymour Hoffman - por Capote - sem indicação:
Ovacionado por onde passa, Mr. Hoffman, é hoje um Oscar Lock e um provável Oscar Favorite. Esnobado inúmeras vezes como coadjuvante, este grande ator tem sua chance de ouro nesta biografia de Truman Capote. Sua voz e seus trejeitos são prefeitos.

2.      Joaquin Phoenix - por Walk The Line - 1 indicação:
Phoenix vem sendo muito bem criticado por seu trabalho. Hoje ao lado de Hoffman, são os mais prováveis candidatos ao prêmio. O trailer indica que ele canta bem, e segundo o diretor, ele e Reese gravaram a trilha do filme, será que já temos um número musical no Oscar?

3.      David Strathairn - por Good Night and Good Luck - sem indicação:
Talvez o terceiro Oscar Lock do ano, vitorioso em Veneza, aclamado em Toronto, este ator tem tudo na mão para entrar: personagem real, ótima partitura e dizem uma atuação soberba. Devido ao forte ano, ainda não é uma certeza. Mas a saída de Sean Penn por All The King’s Men, aliviaram as suas chances.

4.      Ralph Fiennes - por The Constant Gardener  ou The White Coutess- 2 indicações:
É sua melhor atuação desde O Paciente Inglês, talvez chegue a ser a melhor. Fiennes vem sendo aclamado e acumula um ótimo buzz, o que garantiria uma posição segura, se não fosse por The White Countess, onde dizem, ser o único ponto, ao lado de Richardson a ser oscarizável no filme, o que poderia causar Vote Split.

5.      Johnny Deep - por Libertine - 2 indicações:
Depois de uma carreira inteira de esnobadas, esse grande ator, talvez o melhor de sua geração, recebeu duas indicações seguidas e pode receber a terceira. A partitura em The Libertine parece fantástica e exibições testes dizem ser seu melhor trabalho! O trailer saiu e deixou a todos de queixo caído, além de uma indicação ao BIF. Se ele entrar realmente, ele pula para a segunda ou talvez primeira posição.

Outros fortes concorrentes:

Heath Ledger - por Brokeback Mountain - sem indicação:
Heath é novo, não havia feito nenhum trabalho de qualidade realmente, antes do filme de Lee. Seu trabalho foi muito bem criticado, mas devido ao ano, ele está fora por enquanto. Além de ser novo, e nesta categoria, diferentemente de Melhor Atriz, a jovialidade não é uma virtude.

Eric Bana - por Munich – sem indicação:
Não é um ator que eu ache talentoso. Fez bem seu trabalho em Hulk. Confesso que quando soube da escolha de Spielberg eu fiquei inseguro, mas após o trailer, ele demonstra que talvez, tenha conseguido e superado as expectativas. Um belo sotaque que ele impôs a partitura.

Outros concorrentes:

Tommy Lee Jones - por The Three Burials of Melquiades Estrada - 2 indicações com 1 vitória:
Aclamado e vencedor em Cannes, Lee Jones pode entrar se o filme for recebido conforme Cannes nos EUA. A concorrência deste ano talvez o deixe de fora. Dependerá do retrospecto de premiações da temporada. O buzz está morno.

Viggo Mortensen - por A History of Violence - sem indicação:
Viggo é o Critical Darling até agora. No começo da campanha do filme se falava muito dele, mas hoje em dia, quem está roubando a cena é Maria Bello. Assim como Lee, depende muito do sucesso na temporada de festivais que virão a seguir. O buzz está caindo.

Russel Crowe - por Cinderella Man - 3 indicações com 1 vitória:
A atuação é soberba, o filme é oscarizável, mas o lançamento demoliu as chances. Resta saber se a campanha de DVD será efetiva e se terá resultado!

Jeff Daniels - por Squide and the Wale - sem indicações:
Um ótimo ator, mas que fez escolhas erradas, vide Deby e Lóide. Volta para a cena de qualidade depois de uma ótima participação em As Horas. Agora ele recebe louros e é ovacionado pela crítica. Me parece o Jeff Bridges do ano.

Jake Gyllenhaal - por Jarhead - sem indicação:
O filme gera muitas controvérsias, mas a única unanimidade é a atuação de Gyllenhaal, dizem ser muito boa. Se o filme fosse um Oscar Lock, ele também seria, como não é, virou incógnita. 

MELHOR ATRIZ EM PAPEL PRINCIPAL:

1.      Dame Judi Dench - por Mrs. Henderson Present's - 4 indicações e 1 vitória:
Aclamada, aclamada e aclamada. Por onde Dench e sua performance passam, a citam como Oscar Favorite. Hoje ela é a atriz a ser batida, e acho que dificilmente será. A AMPAS espera anciosamente em premiar essa grandiosa atriz britânica, que inexplicavelmente ainda não tem um Oscar da categoria principal em seu armário. Muitos alegam que o retrospecto da AMPAS em premiar atrizes até 40 anos nessa categoria pode atrapalhar a senhora, mas cá entre nós, que bela oportunidade para eles romperem com esse absurdo.

2.      Reese Whiterspoon - por Walk The Line - sem indicação:
Por onde passa, a performance de Reese é aclamada. Dizem que sua June Cash é a sua melhor performance até agora. O buzz está alto, se não tivesse Dame Judi Dench pelo caminho, ela seria a Osca Favorite da vez. Além de que segundo se conta, ela que canta no filme, e junto com Phoenix, gravou a trilha do filme. Sua atuação inclusive foi até mais elogiada que a de Joaquin. Uma bela briga entre ela e Dench.

3.      Joan Allen - por The Upside of Anger - 3 indicações:
Esta grandiosa atriz americana, não vencendora, vem com a atuação do primeiro semestre, vide Kate Winslet ano passado. Resta saber se ela sobreviverá até o final do ano. Dependerá do desempenho em festivais. O buzz em cima dela está vivo e subindo curiosamente.

4.      Charlize Theron - por North Country - 1 indicação com vitória:
Theron volta a trilhar a cena do Oscar, com mais um performance "feia". Mas dessa vez sem o auxílio das tão faladas placas de aço, e segundo criticam, é a sua melhor atuação. Mas será que a AMPAS a premiará tão cedo de novo? O filme recebeu críticas negativas, o que vem machucando consideravelmente seu buzz.

5.      Gwyneth Paltrow - por Proof - 1 indicação com vitória:
A atuação vem sendo muito bem recebida pela crítica. Paltrown dizem, brinda o público com sua melhor performance, mas assim como Huffman, as críticas negativas ao filme machucam as suas chances. Lembrando que querendo ou não, a AMPAS gosta de Paltrow, e eles não perderão a chance de provar a todos que a vitória por Shakespeare Apaixonado não foi o absurdo que falaram na época.

Outras fortes concorrentes:

§         Felicity Huffman - por Transamérica - sem indicação:
Eu resolvi tirá-la, pois as críticas a Transamérica são bem ruins mesmo e estão acabando com seu buzz. Seu trabalho vem sendo muito elogiado, mas resta saber se aguentará a pressão. Dependerá da temporada de premiações. E a AMPAS talvez se incomode de agraciar uma atriz de TV aclamada pelo Emmy.

§         Zhang Zhing - por Memoirs of a Geisha - sem indicação:
Esta aclamada atriz chinesa, vem no filme potencial para o Oscar, mas a língua falada no filme prejudica suas chances. O trailer indica que ela não conseguiu se adaptar totalmente ao idioma, o que é perigoso. Foi aclamada em 2046, o que pode ajudar. O renascimento do filme levantaram as suas chances.

§         Keira Knightley - por Pride and Prejudice – sem indicação:
Ela estrela o romance de maior sucesso de Jane Austen. O filme recebeu um mix de críticas, mas a sua atuação foi muito elogiada. Resta saber se a AMPAS irá na dela ou não.

Outras concorrentes:

§         Meryl Streep - por Prime - perdi as contas...srsr;
É Streep, no trailer parece ótima, como de costume, resta saber se será coadjuvante ou principal, e se a AMPAS irá na dela este ano. O buzz está calmo, mas nada pode se afirmar em se tratando de Streep.

§         Natasha Richardson – por The White Coutess – sem indicação:
Vem do clã dos Redgrave, o que já algo a se prestar atenção. O filme em sua primeira crpitica foi recebido mornamente, mas ela foi ovacionada. Resta saber se terá forças suficientes para entrar.

§         Julianne Moore - por The Prize Winner of Defiance Ohio - 4 indicações:
Mais um absurdo da AMPAS, como essa atriz ainda não tem o seu Oscar, ou os seus Oscar's. Sua performance na exibição teste foi aclamada. Na estréia David Poland solta que temos a favorita ao Oscar. O filme foi mal recebido e ela está morrendo com as más críticas.

§         Claire Danes – por ShopGirl – sem indicações:
Uma bela atriz, talentosa, mas sem indicações, o que é injusto. Esteve no ótimo A Bela do Palco, mas foi esnobada devido a concorrência e volta este com ShopGirl, críticas dizem que ela é a melhor coisa do filme, e ainda tem Family Stone para ajudar.

MELHOR ATOR EM PAPEL COADUJVANTE:

1.      Bob Hoskins - por Mrs. Henderson Present's - 1 indicação:
A exibição em Toronto fez somente seu buzz crescer, ele foi aclamado. Sua performance foi muito elogiada e dizem que ele não some ao lado de Judi Dench. As cenas dos dois são memoráveis segundo criticam. Hoje ele é um Oscar Lock.

2.      Geoffrey Rush – por Munich – 3 indicações e 1 vitória:
A AMPAS idolatra Rush, e com razão, ele é um gênio da atuação. Constrói personagens como poucos, ou somente como ele. O trailer indicou que ele junto com Daniel Craig são os coadjuvantes do filme, mas mesmo que a partitura de Craig seja maior, ele tem 99% de roubar o filme, e inteiro por sinal.

3.      Paul Giamatti - por Cinderella Man - sem indicação:
Esnobado historicamente duas vezes, por Sideways e American Splendor. Este grande ator, vem num papel excelente, de onde ele tira uma performance melhor ainda. Resta saber se a AMPAS o ignorará mais uma vez...o filme está ainda no radar devido a saída e excentricidade de dois grandes projetos. Sua indicação, assim como a de Crowe, talvez sejam as únicas merecedoras do filme.

4.      Jake Gyllenhaal - por Brokeback Mountain - sem indicação:
Eu dizia que era um risco colocá-lo nesta categoria, mas agora não e parece que todos os ditos "previsores famosos americnaos" começaram a colocá-lo aqui também. O primeiro FYC de Brokeback já o coloca nesta categoria. Com o impulso e ao mesmo tempo saída de Jarhead, ele pode entrar pelo filme de Lee.

5.      Christopher Plummer - por The New World - sem indicações:
Um dos muitos absurdos da AMPAS, um ator desse nível sem indicações. Sofrerá concorrência de dentro do filme, e ainda não se sabe o tamanho do papel. Mas segundo o trailer, ele parece ter um papel ácido, o que é muito interessante. Bale pode aparecer.

Outros fortes concorrentes:

·          Matt Dilon - por Crash - sem indicações:
Sua atuação foi a mais aclamada do filme de Haggis, resta saber se terá forças ao final do ano. O buzz está vivo e muito bem colocado. Se ele for bem na temporada de premiações, seu nome se eleva bastante.

·          Barry Pepper - por The Three Burials of Melquiades Estrada - sem indicação:
Será promovido nesta categoria devido a Lee Jones. Eu fiquei curioso e fui procurar as críticas, seu trabalho é ovacionado, se ele for bem na temporada de premiações, entra.

·          William Hurt - por A History of Violence - 3 indicações e 1 vitória:
O papel de Hurt no filme de Cronemberg é um cameo role, mas dizem que é tão forte que ele acabará sendo lembrado. Lembrem de Judi Dench por Shakespeare Apaixonado! O buzz em cima dele fez as chances de Ed Harris ficarem pequenas.

Outros concorrentes:

Christian Bale - por The New World - sem indicações:
Um grande ator, esnobado, vem em um papel promissor, em um filme de Mallick. Se o papel for grande, tem tudo para roubar o filme!

Ed Harris - por A History of Violence - 3 indicações:
O papel é grandioso, mas surpreendentemente, o buzz todo vem recaindo em cima de William Hurt, o que pode prejudicá-lo.

Matthew Broderick - por The Producer's - sem indicações:
Alguns gostam do trabalho do ator, eu particularmente o acho muito limitado. Exibições testes indicam que ele está hilário no filme.

Ken Watanabe - por Memoirs of a Geisha - 1 indicação:
Este bom ator chinês, vem em um ótimo papel, mas prejudicado pelo sotaque, como todo o elenco. O buzz está voltando ao filme e se continuar e ele tiver uma boa temporada nas indicações, pode entrar.

MELHOR ATRIZ EM PAPEL COADJUVANTE:

1.       Diane Keaton – por The Family Stone – 4 indicações e 1 vitória:
Uma grande atriz, talentosa, querida, uma dama do cinema. O filme parece não ser material para Oscar, mas ela é, é bem forte. Com a mudança para esta categoria, suas chances triplicaram e ela surge na ponta, como uma Oscar Favorite para o seu segundo prêmio.

2.       Scarlett Johansson - por Match Point - sem indicações:
Esnobada por Encontros e Desencontros e Moça Com Brinco de Pérola, Scarlett se tornou a musa de Allen, o que é uma boa coisa, pois o diretor é famoso com seus dotes artísticos para atrizes. O buzz está bom. E com a caída ladeira a baixo do buzz em cima de In Her shoes e suas atrizes, ela sobe, e muito.

3.       Maria Bello - por A History of Violence - sem indicação:
Ela no começo das críticas estava sendo apagada por Viggo, hoje a cena se inverteu, depois da estréia americana, os críticos vem aclamando sua atuação, resta saber se terá a força necessária para implacar. Algum prêmio na temporada poderia concretizar a sua inclusão entra as cinco.

4.       Rachel Weisz - por The Constant Gardener - sem indicações:
A atuação desta inglesa no filme de Meirelles foi aclamada, dizendo ser seu melhor trabalho até hoje, o que cá entre nós, não é algo a se levar em conta devido ao seu histórico em filmes como A Múmia. Mas ela vem com um bom buzz, dependerá muito da campanha feita pela Focus para promovê-la. Ela tem “A” cena no filme, soberba. O papel pode ser considerado pequeno.

5.       Gong Li - por Memoirs of a Geisha - sem indicação:
Tem o melhor papel do filme, pelo menos no livro é assim. Ela é ótima atriz, mas assim como o elenco, o sotaque atrapalhou segundo apontado pelo trailer do filme. Ela arrebatou corações, inclusive o meu em Eros, e segundo a primeira grande crítica de Memoirs, seu papel, é à lá Bette Davis, e sua atuação, soberba.

Outras fortes concorrentes:

·          Frances Mcdormand - por North Country - 3 indicações com 1 vitória:
Seu papel, assim como de Theron, é denso. Ela é querida e vitoriosa, e depois da repercussão boa, seu nome está bem cotado, mas o buzz vem caindo muito com as críticas negativas que o filme vem recebendo. Talvez ela não tenha força no final do ano.

·          Shirley Maclaine - por In Her Shoes - 5 indicações com 1 vitória:
O buzz na Sra. Maclaine é alto, o maior do filme de Hanson. Foi aclamada em Toronto e é quase uma lenda viva, a AMPAS não irá resistir, mas o buzz vem caindo e as críticas mornas ao filme machucam suas chances. Muitas jovens estão surgindo e podem surgir em papéis muito mais glamurosos e oscarizáveis do que o seu.

·          Uma Thurman - por The Producer's - 1 indicação:
Thurman parece ser a melhor coisa em The Producers, o que pode ajudá-la e muito. Resta saber se ela saberá cantar e dançar e se a AMPAS irá na dela com isso! O buzz vem crescendo consideravelmente em Setembro e está em um ótimo patamar em Novembro, além do trailer ter revelado que ela pode estar perfeita. Esnobada por Kill Bill.

·          Michelle Williams - por Brokeback Mountain - sem indicações:
Uma atriz desconhecida, mas que teve um belo desempenho. Resta saber se terá forças para chegar ao Ouro. A concorrência dnesta que talvez é a categoria mais concorrida tornam suas chances complicadas.

 

Outras concorrentes:

 

·          Toni Collette - por In Her Shoes - 1 indicação:
Sua atuação foi bem recebida em  Toronto, mas tem concorrência de MaClaine. O buzz caiu bastante em Outubro e não esboça recuperação por enquanto.

·          Samantha Morton - por Libertine - 2 indicações:
Uma atriz querida, que por sinal é ótima. Tem em mãos uma bela partitura. Resta saber se a AMPAS irá na do filme. Me lembra o caso de Winslet em Quills. Deep segundo dizem, rouba os flashes do filme, mas pelo que o trailer aponta, ela está com seu espaço bem seguro.

·          Catherine Keener - por Capote - 1 indicação:
As críticas elogiaram o trabalho dela em Toronto, mas o filme, claramente é ofuscado pela brilhante atuação de Hoffman, o que machucam suas chances, e o buzz nela está bem calmo.

·          Amy Adams - por Junebug - sem indicação:
Ela é mais conhecida como a atriz que fez a esposa flash de Leonardo Di caprio em Prenda-me Se for Capaz, mas as críticas do filme, sugerem que ela está brilhante, e é a primeira atriz a ter uma campanha por trás. Já há um FYC somente para ela.

·          Laura Linney - por The Squid and the Wale - 3 indicações:
Linney é uma grande atriz e sempre tem trabalhos oscarizáveis. Sua atuação neste drama independente foi muito bem criticada, resta saber se terá forças para entrar, o que não acredito.

·          Q’Orianka Kilcher – por The New World – sem indicação:
Essa atriz desconhecida tem em suas mãos uma grande chance. Não se sabe se o papel é coadjuvante ou principal. Aqui suas chances são maiores, mas nem tanto. Devido ao ano, ela deve ficar de fora.

·          Thandie Newton - por Crash - sem indicações:
Seu trabalho no filme foi realmente elogiado, como a melhor performance feminina no filme. Ela necessitará exclusivamente de um sucesso muito grande na temporada para entrar.

 

Muito bem, é isso, espero que apreciem.

FeCamargo38666.0139699074
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dench não é a atriz a ser batida.

MRS. HENDERSON PRESENTS foi até elogiado em Toronto, mas não nos EUA, onde a crítica vem se dividindo e diminuindo as forças dessa grande atriz, o que contraria a suposição de "aclamada por onde passa".

Elogiam sim o trabalho dela, mas não antusiasticamente, como ocorreu á Witherspoon que, ancorada pelo vertiginoso buzz de WALK THE LINE, deve faturar o Globo de Ouro da categoria, visto também a adoração dessa entidade pela jovem atriz, que já foi indicada ao prêmio em duas ocasiões, na categoria de Melhor Atriz (Com-Mus): por ELEIÇÃO e LEGALMENTE LOIRA. Isso deve deixar a disputa no Oscar entre Witherspoon e Charlize Theron, favorita ao prêmio de Atriz dramática no Globo de Ouro.

Como não acredito numa vitória da Theron num intervalo tão curto desde sua primeira vitória, creio num favoritismo isolado de Witherspoon, com Dame Dench bem á espreita.

Claro que, se na categoria drama do Globo de Ouro ganharem Joan Allen, Natasha Richardson ou Julianne Moore, as coisas se invertem.

Particularmente, gostaria muito que Dame Dench saísse vitoriosa da grande noite. Mas as coisas vêm se desenhando de outra forma!!!

Ronny38666.1720949074
Link to comment
Share on other sites

  • Members

NORTH COUNTRY recebeu críticas negativas sim, como o Fe disse, mas manteve uma ótima média no geral, principalmente com elogios dos principais criticos. Roger Ebert cogita ainda a possibilidade do filme obter indicações nas categorias principais, como Melhor Filme e Melhor Direção. O Oscarwatch.com colocou recentemente o filme entre os cotados á categoria principal. Charlize tem buzz muito maior que Joan Allen, e isso é inegável. Portanto, considero também Frances McDormand uma das favoritas ao prêmio de Coadj, visto ainda os elogios dos críticos a seu desempenho e seu status de grande atriz ante a Academia, num personagem "estilo AMPAS", elementos tais inexistentes a Rachel Weisz, por exemplo.

Mas como se trata de previsões, tudo é muito pessoal - Por isso prefiro chamar de "predileção". Só reinvindico os fatos!!!

Ronny38666.1714351852
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fe, suas previsões ficaram excelentes: a de Melhor Filme é a mais possível que vejo a dias de hoje. No entanto, faço uma ressalva aquela duvida final que vc teve, Memorias de Uma Gueixa ou The New World? Eu fico com Memorias. E pelo motivo que vc afirmou que pode atrapalhar o filme de Mallick: Colin Farrel.

A melhor atriz a ser batida, pelo menos pra mim, é Resse Witherspoon. Incluisive ouso dizer que é o Oscar que eu mais aposto por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Repeat Business at the Oscars

101751__north_l.jpg

Don't believe cynical Oscar watchers who harrumph' date=' "Oh, Charlize Theron can't possibly win for 'North Country'! She just won two years ago for 'Monster.' Voters have been there, done that!"

But the fact that past champs often get a good second shot soon after winning the first time is great news for these actors this year: Russell Crowe ("Cinderella Man"), Judi Dench ("Mrs. Henderson Presents"), Jamie Foxx ("Jarhead"), William Hurt ("A History of Violence"), Tommy Lee Jones ("The Three Burials of Melquiades Estrada"), Diane Keaton ("The Family Stone"), Shirley MacLaine ("In Her Shoes"), Frances McDormand ("North Country"), Gwyneth Paltrow ("Proof"), Geoffrey Rush ("Munich"), Meryl Streep ("Prime"), Susan Sarandon ("Elizabethtown"), Charlize Theron ("North Country") and Renee Zellweger ("Cinderella Man").

 

[/quote']

 

Ah, isso é meio exagerado. Quem, em sua plena consciência, vai apostar numa nova vitória de Russel Crowe por Cinderella Man? smiley5.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bons comentários Fe,nem sempre concordo,mas isso faz parte.Não dei quote porque é muito grande,mas me responde uma coisa...por que vc não colocou quem vc acha que seria o vencedor em cada categoria? Ou devo entender que existe uma ordem e que os números 1 são os vencedores na sua opinião?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu apostaria em uma segunda vitória da Diane Keaton e da Charlize Theron.  Acho que os atores serão premiados por correção, Johnny Depp (se for indicado, leva) e Bob Hoskins (muita gente acha que já passou da hora de premiá-lo e a derrota para Paul Newman ainda é muito criticada).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho muitíssimo difícil Charlize levar outro Oscar. E mais: ela nem pode ter considerada garantida como indicada? Quem, por enquanto, está com as maos na premio de atriz é Reese Witherspoon.

Já Diane Keaton é uma incognita. Todo site e todo mundo esta apostando nela como favorita, mas eu não vi nada no trailer do filme que possa torná-la digna de premiação. Eu ainda tenho duvidas se será indicada? Pra ser sincero e numa atitude bem ousada, eu aposto que a vitória, por enquanto, deve estar entre Maria Bello, Scarlett Johansson e Rachel Wiesz.

Se alguém esse tiver tiver que levar um segundo oscar, esse alguém é Geoffrey Rush por Munich. Ainda mais se o filme de Spielberg for O FILME MESMO.

De melhor ator eu QUERIA ver Philip Seymour Hoffman vencendo, mas não sei ele é muito desconhecido pra ganhar logo na categoria principal.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já eu não acredito numa indicação para a Rachel Weisz, infelizmente...

Acho que, hoje, está mais para, Maria Bello, Frances McDormand, Gong Li, Diane Keaton e Scarlett Johansson (que, para mim, não está tão certa assim, podendo perder a vaga para Shirley McLaine).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...