Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2006


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Members

Haja paciência com essas premiações...

O Kris Tapley postou as previsões novas dele:

BEST DIRECTOR

George Clooney - Good Night, and Good Luck.

• Ang Lee - Brokeback Mountain

• Ron Howard - Cinderella Man

• Peter Jackson - King Kong

• Steven Spielberg - Munich

BEST SUPPORTING ACTOR

George Clooney - Syriana

• Paul Giamatti - Cinderella Man

• Jake Gyllenhaal - Brokeback Mountain

• Bob Hoskins - Mrs. Henderson Presents

• Craig T. Nelson - The Family Stone

BEST ORIGINAL SCREENPLAY

Cinderella Man

Crash

Good Night, and Good Luck.

Match Point

The Squid and the Whale

3 indicações pro George Clooney. E não é só ele que tá prevendo isso não. Será?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pra mim o Oscar já é delesmiley36.gif

Brincadeira' date=' mas hj acho que ele leva.

[/quote']

Estou tentando aceitar a vitória dele, q será o ator mais jovem a receber o prêmio (se levar), mas minha torcida ainda é por David Strathairn, gosto do seu trabalho há tempos, mas se não for ele, q seja o Ledger. Pelo trailer, me impressionou muito.

 

Alguém já sabe com q nome esse e outros filmes virão pro Brasil?

Qual foi o ator mais jovem a ganhar, até hoje?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou tentando aceitar a vitória dele' date=' q será o ator mais jovem a receber o prêmio (se levar), mas minha torcida ainda é por David Strathairn, gosto do seu trabalho há tempos, mas se não for ele, q seja o Ledger. Pelo trailer, me impressionou muito.

Alguém já sabe com q nome esse e outros filmes virão pro Brasil?
[/quote']
Qual foi o ator mais jovem a ganhar, até hoje?

No momento é Adrien Brody que tirou o título que pertencia a Richard Dreyfuss ...Talvez agora seja a vez do Heath Ledger ...

Fernando38696.9334259259
Link to comment
Share on other sites

  • Members

LAFCA

BEST PICTURE WINNER:
Brokeback Mountain

BEST DIRECTOR WINNER
Ang Lee

good night and good luck did well -- took production design, cinematography

Surprisingly, not much support for Munich, King Kong or New World ... Lots of support for History of Violence

That's all I know now ... more info coming soonest ...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

3 indicações pro George Clooney. E não é só ele que tá prevendo isso não. Será?

 

Não se esqueça q ele é o produtor de Good Night, and Good Luck, então ainda pode ter uma 4a. indicação. Eu até tinha falado disso há algum tempo, qdo ele ainda não tinha retirado sua indicação como protagonista por Syriana, sendo q ele poderia ter 5 indicações. E o papel dele nesse filme é de protagonista, então a chance dele ser indicado como coadjuvante é grande.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

LAFCA

BEST PICTURE WINNER:
Brokeback Mountain

BEST DIRECTOR WINNER
Ang Lee

good night and good luck did well -- took production design' date=' cinematography

Surprisingly, not much support for Munich, King Kong or New World ... Lots of support for History of Violence

That's all I know now ... more info coming soonest ...

[/quote']

smiley32.gifsmiley32.gifsmiley32.gif

Yeahhhhhhhhhhhhhhhh!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

LAFCA

FINAL WINNERS (without runner-ups)
Picture: Brokeback Mountain
Director: Ang Lee
Actor: Philip Seymour Hoffman, Capote
Actress: Vera Farmiga, Down to the Bone
Supporting Actress: Catherine Keener, for four films
Supporting Actor: William Hurt, A History of Violence
Screenplay: TIE-Dan Futterman, Capote and Noah Baumbach, The Squid and the Whale
Cinematography: Robert Elswit, Good Night, and Good Luck
Production Design: 2046
Music: Joe Hisaishi, Howl's Moving Castle
New Generation Award: Terrence Howard, Hustle & Flow
Documentary: Werner Herzog's Grizzly Man
Animated Feature: Wallce + Gromit: The Curse of the Were-Rabbit
Foreign Film: Michael Haneke's Cache


Link to comment
Share on other sites

  • Members

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

E' date=' powww, não acredito que ainda tenha gente aqui que considere as idéias idiotas e egocêntricas de Kris Tapley... Portanto, vamos parar de citar esse cara por aqui!!!

[/quote']

Ah , bom ...por isso que eu estava estranhando ele ter detonado Novo Mundo ...no entanto adora o Homem-Cinderela ...

Fernando38697.009375
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Brokeback Mountain vai ser lançado por aqui pela Europa Filmes . Então esperem por um DVD pior do que a de Menina de Ouro ' date=' cuja edição vem rendendo  polêmica entre os colecionadores .  Uma pena que a Universal não vá lançar o filme por aqui , tal como fez com outros filmes da Focus Features (21 Gramas , Encontros e Desencontros , Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e O Jardineiro Fiel ) .<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

[/quote']

Ninguém quer jogar uma bomba por mim na Europa Filmes? Seu recente descaso com o consumidor ficou entalado indeterminadamente na garganta de muita gente. E não só isso, muitos de seus filmes (e a semelhante Imagem Filmes) são fullscreen. Não quero comprar lixo, por mais que este seja digno de cheirar !! Como Em busca da Terra do nunca e As horas - tá bem que eu só lembrei desses dois da Imagem, mas o maravilhoso Menina de Ouro é demais!! MAs fazer o que? Somos pequenos diante dessa indústria toda né? Mas a Warner lançou Mystic River, e Menina era da Warner tb....

throdo38697.0463888889
Link to comment
Share on other sites

  • Members

LAFCA

FINAL WINNERS (without runner-ups)
Picture: Brokeback Mountain
Director: Ang Lee
Actor: Philip Seymour Hoffman' date=' Capote
Actress: Vera Farmiga, Down to the Bone
Supporting Actress: Catherine Keener, for four films
Supporting Actor: William Hurt, A History of Violence
Screenplay: TIE-Dan Futterman, Capote and Noah Baumbach, The Squid and the Whale
Cinematography: Robert Elswit, Good Night, and Good Luck
Production Design: 2046
Music: Joe Hisaishi, Howl's Moving Castle
New Generation Award: Terrence Howard, Hustle & Flow
Documentary: Werner Herzog's Grizzly Man
Animated Feature: Wallce + Gromit: The Curse of the Were-Rabbit
Foreign Film: Michael Haneke's Cache


[/quote']

Hi! Ang Lee já começou. Ou o Oscar vai ser barbada, ou estamos vendo um novo Sideways (fez uma faxina nos premios, mas na hora h ficou de mãos abanando).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Somos pequenos diante dessa indústria toda né? Mas a Warner lançou Mystic River' date=' e Menina era da Warner tb....

[/quote']

Infelizmente somos pequenos mesmo , somos consumidores de um país de Terceiro Mundo .No caso Menina de Ouro , parece que houve um problema de financiamento , que fez o filme ser comprados por outras distribuidoras em alguns mercados .E o que a Europa fez com esse filme foi rir da cara do consumidor , e obviamente extorquí-lo .

Link to comment
Share on other sites

  • Members

31st Annual
  Los Angeles Film Critics Association Awards

CATEGORY

WINNER

Best Picture

"Brokeback Mountain"

Runner-up: "A History of Violence"

Best Director

Ang Lee (Brokeback Mountain)

Runner-up: David Cronenberg
(A History of Violence)"

Best Actor

Phillip Seymour Hoffman, "Capote"

Runner-up: Heath Ledger,
"Brokeback Mountain"

Best Actress

Vera Farmiga, "Down to the Bone"

Runner-up: Dame Judi Dench,
"Mrs. Henderson Presents"

Best Supporting Actor

William Hurt, "A History of Violence"

Runner-up: Frank Langella,
"Good Night, and Good Luck"

Best Supporting Actress

Catherine Keener,
"The 40-Year-Old Virgin", "Capote",
"The Ballad of Jack and Rose", &
"The Interpreter"

Runner-up: Amy Adams, "June Bug"

Best Screenplay

"Capote" (Dan Futterman)

"The Squid and the Whale"
(Noah Baumbach)

(TIED)

Best Cinematography

Robert Elswit,
"Good Night, and Good Luck"

Runner-up: Chris Doyle, Kwan Pun Leung, & Yiu-Fai Lai,
"2046"

Best Production Design

William Chang, "2046"

Runner-up: James D. Bissell,
"Good Night, And Good Luck"

Best Music Score

Joe Hisaishi,
"Howl’s Moving Castle"

Runner-up: Ryuichi Sakamoto,
"Tony Takatani"

Best Foreign-Language  Film

"Caché", Directed by Michael Haneke

Runner-up: "2046",
Directed by Wong Kar Wai

Best Documentary/Non-Fiction Film

"Grizzly Man",
Directed by Werner Herzog

Runner-up: "Enron: The Smartest Guys in the Room",
Directed by Alex Gibney

Best Animation

"Wallace & Gromit in
The Curse of the Were-Rabbit",
Directed by:
Nick Park & Steve Box

The Douglas Edwards Experimental/Independent Film/Video  Award

"La Commune (Paris 1871)"
Directed by Peter Watkins  

New Generation Award

Terrence Howard

Career Achievement Award

Richard Widmark

Special Citation

To Kevin Thomas for his contribution to film culture in Los Angeles.

To David Shepard, Bruce Posner and the Anthology Film Archive to honor "Unseen Cinema", an unprecedented 8-disc collection of films from 1894-1941

Link to comment
Share on other sites

  • Members

logo_nytimes.gif

Caubóis de "Brokeback Mountain" acham o amor

Comovente, filme mostra que um momento de alívio da solidão ilumina vidas mergulhadas no armário da América dos rodeios

Stephen Holden
Crítico do NYT


A fria solidão que permeia o western épico "Brokeback Mountain", de Ang Lee, é tão profunda quanto a pungente história do filme, sobre dois caubóis que se apaixonam quase por acaso. Ela é ambientada na paisagem acidentada onde seu idílio começa e termina. Estende-se pelos cantos mais remotos da vasta natureza em que eles convivem com coiotes, ursos e rebanhos de carneiros e ergue-se como um grito abafado pelo céu enorme que se estende atrás do horizonte.

EFE

 

Heath Ledger e Jake Gyllenhaal vivem os caubóis apaixonados e oprimidos pela América profunda

Certa noite, quando a fogueira de seu acampamento morre e o frio mordente os faz aninhar-se juntos num saco de dormir, uma súbita fagulha entre Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) se desenvolve numa chama sem fim.

O mesmo clima de agudo isolamento domina a prosa contida e tortuosa do conto de Annie Proulx, publicado pela primeira vez em "The New Yorker" em 1997, adaptado por Larry McMurtry e Diana Ossana. McMurtry entende de solidão. A dor embebeu seu romance e o roteiro de "A Última Sessão de Cinema", transformado em filme 34 anos atrás por Peter Bogdanovich.

Os encontros sexuais entre esses dois caubóis que nunca tinham escutado o termo "gay" (em 1963, quando a história começa, ainda era uma palavra-código em trânsito para a corrente dominante) são descritos por Proulx como "rápidos, duros, risonhos e arfantes".

É exatamente assim que Lee filma seu primeiro embate sexual (discretamente) nas sombras da pequena tenda. Na manhã seguinte, Ennis murmura: "Eu não sou bicha". E Jack responde: "Nem eu". Ainda assim, eles fazem de novo e de novo, à luz do sol e à noite. Às vezes suas paixões acumuladas explodem em jogos ferozes que não se diferenciam de uma luta.

Esse filme comovente e majestoso seria um marco somente por ser o primeiro filme de Hollywood a desmascarar a vertente homoerótica da cultura americana que Leslie Fiedler identificou em seu notório ensaio de 1948 na "Partisan Review", "Volte para a balsa, Huck, querido" [Come Back to the Raft Ag'in, Huck Honey].

Fiedler caracterizou a ligação entre Huckleberry Finn e Jim, um escravo fugido, como uma atração inconscientemente romântica compartilhada pelos dois homens de raças diferentes enquanto fogem do domínio mais repressor e civilizador das mulheres. Ele chegou a identificar essa ligação como um tema recorrente na literatura americana.

Na cultura popular, o freudianismo de Fiedler certamente poderia ser aplicado ao Cavaleiro Solitário e Tonto. Tirando-se a divisão étnica, também pode ser ampliado para incluir uma longa linha de westerns e "filmes de amigos", desde "Red River" a "Midnight Cowboy" e "Butch Cassidy and the Sundance Kid" : a pura ligação masculina que não ousa explorar seu lado obscuro.

O romance de 20 anos entre Ennis e Jack começa quando, no verão de 1963, eles são contratados por Joe Aguirre (Randy Quaid), um fazendeiro empedernido, para trabalhar como peões de ovelhas na montanha Brokeback, no interior selvagem de Wyoming (o filme foi feito em Alberta, nas Montanhas Rochosas canadenses). Sobrevivendo principalmente de feijões em lata e uísque, os dois caubóis desenvolvem uma amizade inebriada junto à fogueira.

Tão taciturno e tímido que engole as sílabas enquanto arranca as palavras da boca em rosnados relutantes, Ennis conta a Jack que foi criado por um irmão e uma irmã depois que seus pais morreram num acidente de carro; Jack, criado nos rodeios, é mais falante e lembra sua constante alienação do pai, um peão montador de touros.

Quando os sinais de uma nevasca precoce abreviam seu emprego de verão, Ennis e Jack seguem caminhos diferentes; a despedida de Ennis é um simples "Te vejo por aí". Mas os dois estão destroçados. Ennis casa-se com sua namorada, Alma (Michelle Williams), e eles têm duas filhas. Jack conhece e se casa com Lureen (Anne Hathaway), uma rainha de rodeio texana, com quem tem um filho, e entra para a empresa de equipamentos agrícolas do sogro.

Passam-se quatro anos antes que Jack, que está morando no Texas, mande um cartão-postal para Ennis, que ficou em Wyoming, dizendo que estará na região e gostaria de encontrá-lo. No instante em que eles se vêem, sua paixão suspensa irrompe em um abraço espontâneo. Alma vê tudo, e a partir daí seu rosto fica congelado de dor. Os amantes reunidos correm para um motel.

Assim começa um caso esporádico e atormentado em que os dois se encontram uma ou duas vezes por ano para excursões de pesca em que nenhum peixe é fisgado. Jack quer que eles abandonem seus casamentos e montem uma fazenda juntos. Mas Ennis, atormentado por uma memória da infância, quando seu pai o levou para ver o corpo mutilado de um fazendeiro, torturado e espancado até a morte por viver com outro homem, fica imobilizado de medo e vergonha.

Ledger e Gyllenhaal tornam fisicamente palpável essa história de amor angustiado. Ledger desaparece de maneira mágica e misteriosa sob a pele de seu personagem flexível e sinuoso. É um grande desempenho cinematográfico, tão bom quanto o melhor de Marlon Brando e Sean Penn. A dor e a decepção sentidas por Jack, que é mais delicado e mais assumido, registra-se constantemente nos olhos tristes e expectantes de Gyllenhaal, que parecem dólares de prata.

A segunda metade do filme abre a história de Proulx para acompanhar os casamentos dos dois, que desmoronam lentamente. Durante anos Alma sufoca sua dor até que um dia, depois de se divorciar de Ennis, ela sobe como se a estivesse afogando na própria bile. Enquanto Jack, desesperadamente frustrado, tem encontros clandestinos com outros homens, a jovem e vivaz Lureen de Hathaway lentamente se calcifica em uma concha robótica.

"Brokeback Mountain" não é exatamente a peça de época que alguns gostariam de imaginar. As portas rangentes do armário da América podem ter-se aberto o suficiente para que exista um circuito de rodeios gays. Mas não vamos nos iludir. Em grandes segmentos da sociedade americana, especialmente nos meios esportivos e militares, essas portas continuam seladas. O assassinato de Matthew Shepard [jovem homossexual assassinado em um crime de ódio, no Estado de Wyoming], afinal, aconteceu no território de "Brokeback".

Outro filme recente, "Jarhead" (em que Gyllenhaal faz um fuzileiro naval), sugere que qualquer comportamento masculino percebido como suave e feminino, em certos ambientes masculinos fechados, provoca abuso e violência, e que essa repressão da energia sexual é diretamente canalizada para a guerra.

Mas em última instância "Brokeback Mountain" não é sobre sexo (há muito pouco dele no filme), e sim sobre amor: o amor em que se tropeça, o amor abortado, o amor guardado com tristeza no coração.

Ou, como escreve Proulx, "O que Jack lembrava e desejava de uma maneira que não podia evitar nem compreender era o tempo daquele verão distante em Brokeback, quando Ennis chegou por trás dele e o agarrou, num abraço silencioso que satisfez uma fome compartilhada e sem sexo".

Um terno momento de alívio da solidão pode iluminar uma vida.

"BROKEBACK MOUNTAIN"

Direção de Ang Lee; roteiro de Larry McMurtry e Diana Ossana, baseado no conto de Annie Proulx; diretor de fotografia, Rodrigo Prieto; edição de Geraldine Peroni e Dylan Tichenor; música de Gustavo Santaolalla; designer de produção, Judy Becker; produzido por Ossana e James Schamus; distribuído pela Focus Features. Duração: 134 minutos.

Com Heath Ledger (Ennis Del Mar), Jake Gyllenhaal (Jack Twist), Linda Cardellini (Cassie), Anna Faris (Lashawn Malone), Anne Hathaway (Lureen Newsome), Michelle Williams (Alma), Randy Quaid (Joe Aguirre) e Kate Mara (Alma Jr.).

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Começa campanha para 2 Filhos de Francisco ser indicado ao Oscar

Que o filme 2 Filhos de Francisco, que conta a difícil e emocionante trajetória da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, é sucesso absoluto, ninguém pode negar. Até porque chega a 5 milhões o número de espectadores que já assistiram à produção.

Nesta semana, começou a campanha, em Los Angeles, para que o longa-metragem brasileiro seja um dos indicados ao Oscar. Conforme informou o jornal Diário de S. Paulo, o filme já foi exibido para convidados do Producer’s Guild of America.

No dia 5 de janeiro de 2006, 2 Filhos de Francisco volta a ser exibido em Los Angeles, numa sessão organizada pelo Consulado Brasileiro. No dia 6, o filme de Breno Silveira será apresentado no festival de Palm Springs.

Daniele Barreira

Link to comment
Share on other sites

  • Members

LAFCA

FINAL WINNERS (without runner-ups)
Picture: Brokeback Mountain 2thumbs.gifsmiley32.gifsmiley32.gifsmiley32.gifsmiley32.gif  - Super merecido!!!
Director: Ang Lee smiley32.gif - Da-lhe Ang Lee!
Actor: Philip Seymour Hoffman, Capote bigteeth.gif - Capote! Capote!

Supporting Actor: William Hurt, A History of Violence  smiley4.gif

Production Design: 2046  smiley32.gif
Music: Joe Hisaishi, Howl's Moving Castle smiley32.gif
New Generation Award: Terrence Howard, Hustle & Flow smiley32.gif

--

BFCA será anunciado hoje!...

Elessar7738697.3687268519
Link to comment
Share on other sites

  • Members


 

BEST PICTURE
Brokeback Mountain
runner-up: A History of Violence

BEST DIRECTOR
Ang Lee - Brokeback Mountain
runner-up: David Cronenberg - A History of Violence

BEST ACTOR
Philip Seymour Hoffman - Capote
runner-up: Heath Ledger - Brokeback Mountain

BEST ACTRESS

Vera Farmiga - Down to the Bone
runner-up: Judi Dench - Mrs. Henderson Presents

BEST SUPPORTING ACTOR
William Hurt - A History of Violence
runner-up: Frank Langella - Good Night, and Good Luck.

BEST SUPPORTING ACTRESS
Catherine Keener - Capote, The 40-Year-Old Virgin, The Ballad of Jack and Rose, The Intepreter
runner-up: Amy Adams - Junebug

BEST SCREENPLAY
Dan Futterman - Capote & Noah Baumbach - The Squid and the Whale

BEST CINEMATOGRAPHY
Robert Elswit - Good Night, and Good Luck.
runner-up: Christopher Doyle, Kwan Pun Leung, Yiu Fai Lai - 2046

BEST PRODUCTION DESIGN
William Chang - 2046
runner-up: James D. Bissell - Good Night, and Good Luck.

BEST MUSIC SCORE
Joe Hishaishi - Howl's Moving Castle
runner-up: Ryuichi Sakamoto - Tony Takatani

BEST FOREIGN LANGUAGE FILM
Cache
runner-up: 2046

BEST DOCUMENTARY FILM
Grizzly Man
runner-up: Enron: The Smartest Guys In The Room

BEST ANIMATED FILM
Wallace & Gromit in the Curse of the Were-Rabbit

DOUGLAS EDWARDS EXPERIMENTAL /
INDIE FILM / VIDEO AWARD

La Commune (Paris, 1871)

NEW GENERATION AWARD
Terrence Howard

CAREER ACHIEVEMENT AWARD
Richard Widmark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

   Sobre o LAFCA: Já era esperado, e parece mesmo que Brokeback Mountain será o critical darling do ano assim como Sideways o foi ano passado. Sua indicação ao Oscar, se continuar assim com a crítica e com a força que parece terá no box office, é certeza absoluta, sendo que uma vitória é provável já que Munich ainda é uma incógnita, e as críticas estão um tanto quanto preocupantes.

  A History of Violence foi bem lembrado sendo que fiquei contente com a vitória de William Hurt, pois ele está brilhante nos poucos minutos que passa no filme e sua indicação ao Oscar pode se concretizar numa categoria que ainda não se tem certeza de nada, one tudo pode vir a acontecer. Judi Dench teve uma importante indicação como runner-up na categoria de atriz, e ela precisará do apoio da crítica para concretizar sua indicação e possível vitória, e Vera Farmiga foi uma surpresa já que ela não contava e nem deve passar a contar na lista de previsões de ninguém. Heath Ledger ganhou força para seu Oscar, mas ainda acho que o Hofman leva quase tudo até lá (o que mostra esta patética fixação com transformações e não atuações, vendo o fato de que ano passado Jamie Fox levou tdo por se transformar em Ray Charles e a melhor atuação do ano, de Paul Giamatti em Sideways, nem sequer foi indicada ao Oscar).

 E Good Nithg and Good Luck já começou a mostrar sua força que deve se concretizar no Oscar com algumas indicações, incluindo filme e diretor. Já Munique, Walk The Line, Memórias, The New World não ganharam nada hein...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...