Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2006


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Members

Finalmente pude ter o privilégio de assistir ao vencedor do Oscar deste ano, e confesso que me decepcionei. Creio, sim, que Haggis tinha boas intenções ao escrever seu roteiro, e o longa é claramente desprovido do arrojo de outros títulos com o qual foi comparado (como Magnólia, por exemplo). Entretanto, o instrumento narrativo de que as pessoas de fato precisam colidir umas com as outras para se confrontar com seus próprios preconceitos/racismo/etc soa forçada, escancarada demais na tela, e o resultado, pelo menos para mim, simplesmente não foi absorvente. Pode-se relevar os momentos dramáticos quase televisivos, com slow motion e música emocionante tocando ao fundo, mas a trama toda me pareceu meio arbitrária.

 

Realmente, esperava muito mais. Um drama bastante discutível, que ao meu ver não é nenhuma obra-prima e nem trash: é apenas mediano.

 

 

Dos cinco indicados para Filme, vi dois:

 

  1. Munique: ***/****
  2. Crash - No Limite: **/****

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom Gustavo, tenho uma opinião bem diferente da sua, acho Crash excelente, mas tenho que levar em consideração que assistimos ao filme em ocasiões bem diferentes.

Quando eu assisti Crash, o filme não havia sido indicado ao Oscar, ainda, estava muuuuuuuuuito looooooonge de ser o favorito, e eu nem sequer o cotava como um dos cinco indicados, enquanto Brokeback Mountain era o graaaaaande favorito! Bem, adorei, achei excelente, emocionante, bem escrito e interpretado!

Vc já assistiu o filme depois dele ter se tornado o filme mais odiado do momento por ter tirado o Oscar de O Segredo de Brokeback Mountain de forma inacreditável ainda hoje. Vc também já tinha lido horrores sobre o filme neste fórum.

Tenho certeza de que estes fatores influenciaram sua opnião, mas vc tem completo direito de a ter. Mas posso te garantir que quando vc assistir a O Segredo de Brokeback Mountain v vai ficar boquiaberto em como a brilhante obra-prima de Ang Lee perdeu o Oscar para Crash. Eu admito que mesmo gostando muuuuito de Crash até agora não etendi este Oscar. Mas isso já é passado né...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Finalmente vi Crash, e comprovei uma coisa: ver filme premiado ou elogiado realmente influencia muito a opinião sobre o filme. Como aconteceu com Chicago, assistir depois do Oscar me deixou decepcionado. O filme ficou muito aquém das minhas expectativas. Minha irmã bem que avisou. O filme até que é legal, mas achei um pouco forçado e exagerado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Bom Gustavo' date=' tenho uma opinião bem diferente da sua, acho Crash excelente, mas tenho que levar em consideração que assistimos ao filme em ocasiões bem diferentes.

Quando eu assisti Crash, o filme não havia sido indicado ao Oscar, ainda, estava muuuuuuuuuito looooooonge de ser o favorito, e eu nem sequer o cotava como um dos cinco indicados, enquanto Brokeback Mountain era o graaaaaande favorito! Bem, adorei, achei excelente, emocionante, bem escrito e interpretado!

Vc já assistiu o filme depois dele ter se tornado o filme mais odiado do momento por ter tirado o Oscar de O Segredo de Brokeback Mountain de forma inacreditável ainda hoje. Vc também já tinha lido horrores sobre o filme neste fórum.

Tenho certeza de que estes fatores influenciaram sua opnião, mas vc tem completo direito de a ter. Mas posso te garantir que quando vc assistir a O Segredo de Brokeback Mountain v vai ficar boquiaberto em como a brilhante obra-prima de Ang Lee perdeu o Oscar para Crash. Eu admito que mesmo gostando muuuuito de Crash até agora não etendi este Oscar. Mas isso já é passado né...

[/quote']

 

 

Não creio que minha opinião teria sido muito diferente se tivesse visto o filme na temporada pré-Oscar: os defeitos que eu vi estariam lá de qualquer jeito, e a saraivada de críticas que o filme levou depois de vencer o prêmio é indiferente, pois sequer concordo com elas integralmente.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom Gustavo' date=' tenho uma opinião bem diferente da sua, acho Crash excelente, mas tenho que levar em consideração que assistimos ao filme em ocasiões bem diferentes.

Quando eu assisti Crash, o filme não havia sido indicado ao Oscar, ainda, estava muuuuuuuuuito looooooonge de ser o favorito, e eu nem sequer o cotava como um dos cinco indicados, enquanto Brokeback Mountain era o graaaaaande favorito! Bem, adorei, achei excelente, emocionante, bem escrito e interpretado!

Vc já assistiu o filme depois dele ter se tornado o filme mais odiado do momento por ter tirado o Oscar de O Segredo de Brokeback Mountain de forma inacreditável ainda hoje. Vc também já tinha lido horrores sobre o filme neste fórum.

Tenho certeza de que estes fatores influenciaram sua opnião, mas vc tem completo direito de a ter. Mas posso te garantir que quando vc assistir a O Segredo de Brokeback Mountain v vai ficar boquiaberto em como a brilhante obra-prima de Ang Lee perdeu o Oscar para Crash. Eu admito que mesmo gostando muuuuito de Crash até agora não etendi este Oscar. Mas isso já é passado né...

[/quote']


Não creio que minha opinião teria sido muito diferente se tivesse visto o filme na temporada pré-Oscar: os defeitos que eu vi estariam lá de qualquer jeito, e a saraivada de críticas que o filme levou depois de vencer o prêmio é indiferente, pois sequer concordo com elas integralmente.

Bom, como eu disse, mesmo que subconcientemente, existe essa influência e isso é inegável!! A expectativa leva a decepção quando se vai ver um filme que havia gerado tanta controvérsia pós-Oscar como Crash!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, pode até ser, mas eu me conheço, Pedro.

 

De qualquer forma, como o filme está longe de ser descartável, estou me atendo a alguns pontos que achei bons para matutar mais sobre ele. Com o passar do tempo e futuras revisões, pode ser que a gente passe a enxergar novas facetas de uma obra.

 

Estou escutando a ótima trilha do Mark Isham, no momento.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Verdade, ninguém conhcece vc mais do que vc mesmo... smiley36.gif

Mas eu posso dizer que este tipo de comentários sempre acabam me influenciando, por essa razão, geralmente não leio as críticas de um filme antes de ir vê-lo, até porque as pessoas adoram falar sobre coisas importantes do filme, e acabam contando alguma coisa que não deveriam contar, aí o filme perde a sua força. Ma se o filme for ruin nada muda isto né...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

OFF- TOPIC : Eu já não comprava mais a revista SET , por achá-la cada vez pior e mercenária e por odiar Roberto Sadovski e Rodrigo Salem , mas tive o desprazer de folhear a nova edição e ler a estupidez do editorial de Sadovski .Como sempre covarde , disse que a vitória de Crash foi merecida e blá-blá-blá ...

Pior foi ler o início " Por que a SET é a melhor revista de cinema do Brasil " ? Hahaha , por que não tem outra ? Acho que com a Internet , ninguém precisa  mais de revista de cinema ...

A salvação da lavoura são os perfis de Natalie Portman e Sharon Stone , e o comentário do Alfredo Sternheim sobre o clássico noir Laura ( que eu quero comprar !) . Fora isso , a revista é para os nerds acéfalos ( o maior público alvo do cinema atual ) .Saudades da época que a revista era boa , até a entrada da duplinha engraçadinha-mercenária Sadovski & Salem.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
smiley36.gifQue desabafo Fernando. Eu passei a comprar a SET fazem um três anos, e apsear de alguns altos e baixos e umas capas infelizes e alguns comentários tristes e umas críticas espatafúrdias e o preço ABSURDO ainda a considero uma boa revista, e por ser as única, como vc mesmo disse, ainda a compro. O negóico é ignorar alguns comentários! Tentei comprar aquela revista Cinemas, mas é nerd demais, cruzes!! Aquela pipoca não tem matérias tão bem elaboradas. O jeito é aguentar a SET mesmo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

smiley36.gifQue desabafo Fernando. Eu passei a comprar a SET fazem um três anos' date=' e apsear de alguns altos e baixos e umas capas infelizes e alguns comentários tristes e umas críticas espatafúrdias e o preço ABSURDO ainda a considero uma boa revista, e por ser as única, como vc mesmo disse, ainda a compro. O negóico é ignorar alguns comentários! Tentei comprar aquela revista Cinemas, mas é nerd demais, cruzes!! Aquela pipoca não tem matérias tão bem elaboradas. O jeito é aguentar a SET mesmo...[/quote']

No Brasil quem gosta de cinema tem que ser hunter,caçador de informações mesmo,e se não souber inglês tá ferrado.O CeC acho que um dos mehores sites que temos por aqui,mas mesmo assim tá sempre tomando umas bolas nas costas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rapaz, a SET é ridícula mesmo, de cabo a rabo. A única ressalva que faço é quanto sua importância para o nascimento do meu gostar de cinema. Não que a visão mercadológica da revista impere em minha pobre mente, mas que ela foi marcante na minha fase de descoberta de filmes, é inegável.

Mas sorte que fui amadurecendo e tendo contato com outras publicações online. Afinal, se temos acesso a sites tipo Contracampo, Cinemascópio ou os ótimos blogs respeitáveis, por que levarmos a SET ainda em conta? Revistinha pipoca por excelência, de péssima crítica e perigosa (omite os principais lançamentos todo mês: coitados dos leitores!), deve ser atirada na lata do lixo.

Nem sei como mantive o terrível hábito de lê-la por três anos... Em compensação, faz justamente três anos que a ignoro solenemente.

Sem o menor pesar.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah! Um dado que não sei se vcs estão sabendo:

As mensagens de repúdio e protesto, contituídas sobretudo por emails e cartinhas, bateram o recorde no quesito reprovação popular a um resultado de Melhor Filme na história da premiação. Até agora, o ano de 1983, em que ET perdeu para Gandhi - com muita injustiça, já que Et é um dos filmes mais importantes da filmografia dos EUA -, detinha esse marco.

O fato de bater ET sinaliza para muitos eventos vindouros: a confirmação de Brokeback Mountain como candidato a novo clássico do cinema moderno; tempos sombrios e icógnitos para a AMPAS. Pra quem não sabe, nos anos seguintes a 1983, o OSCAR pagou um preço caro pela esnobada de um filme tão aclamado pelo público e crítica: alguns patrocinadores de peso deixaram a premiação a ver navios e a audiência foi sofrível. 

Foram precisos 7 anos para se recuperar. E de quantos anos necessita agora? 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu li a SET durante doze anos ( de 1992 a 2004) . Foi uma das fontes que me fizeram gostar de cinema .  Nos últimos anos foi despencando até se tornar intolerável . Depois de dois anos de ter largado , voltei a comprar as duas primeiras edições de 2006 . A de março me fez desistir novamente e, infelizmente , tive contato com a abril porque um colega da faculdade comprou por causa de V de Vingança . <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Nos últimos quatro anos eu consulto mais é a Internet mesmo , os blogs e sites de críticos ( de brasileiros e americanos ). A Contracampo me faz passar raiva com algumas opinioes a cerca de certos filmes que eu gosto , mas mesmo assim nesse site a gente observa o compromisso com a crítica . Coisa que a SET abandonou há muito tempo . E essa porcaria de revista é a que mais vende , mais tem leitores ( é cada babaca que posta na Comunidade da SET no Orkut , sem falar nos fdps do Sadovski e Salem respondendo de maneira grosseira as opiniões contrárias ) .  

Eu nao tenho nada contra o “cinemão  americano pipoca” pois são lançados bons filmes , o problema é o espaço total e irrestrito na maioria dos veículos e a falta de compromisso com a crítica .Sem falar que o cinemao americano cada vez mais despeja um lixo ultrajante , enquanto o público brasileiro fica privado de ver outras cinematografias de outras nacionalidades e clássicos porque o lixão do lixão americano ainda é bem mais lucrativo para os mercenários . Cinema não é só blockbuster ...   

Ah , já ia me esquecendo – Para mim , o melhor crítico nacional é o Kleber Mendonça Filho , do Cinemascópio .

Link to comment
Share on other sites

  • Members

smiley11.gif

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Ah! Um dado que não sei se vcs estão sabendo:

As mensagens de repúdio e protesto' date=' contituídas sobretudo por emails e cartinhas, bateram o recorde no quesito reprovação popular a um resultado de Melhor Filme na história da premiação. Até agora, o ano de 1983, em que ET perdeu para Gandhi - com muita injustiça, já que Et é um dos filmes mais importantes da filmografia dos EUA -, detinha esse marco.

O fato de bater ET sinaliza para muitos eventos vindouros: a confirmação de Brokeback Mountain como candidato a novo clássico do cinema moderno; tempos sombrios e icógnitos para a AMPAS. Pra quem não sabe, nos anos seguintes a 1983, o OSCAR pagou um preço caro pela esnobada de um filme tão aclamado pelo público e crítica: alguns patrocinadores de peso deixaram a premiação a ver navios e a audiência foi sofrível. 

Foram precisos 7 anos para se recuperar. E de quantos anos necessita agora? 

[/quote']

Para mim , vai demorar muito para a AMPAS se recuperar  .O Ang Lee & Cia foram abordar " aquele temido assunto " , logo entre figuras que são ícones da masculinidade no cinema e na cultura americana ... A Academia ia amarelar mesmo . A indústria e a maior parte do público ainda têm problemas com filmes como esse . O bom nessa história toda é que uma questão social , política e artística  problemática ficou exposta de uma maneira vexatória com a amarelada da AMPAS . Descobriram que homossexuais são pessoas normais ! "Que absurdo ! Já não bastam os negros , os amarelos , os latinos , as mulheres , os pobres , os baixinhos e os feios serem considerados seres humanos ! Agora os gays também tem que serem considerados normais ?! " Os velhos da Academia , o Bush e o seu Partido Republicano e o grupo de magnatas que mandam  no mundo devem pensar assim .  " A Cher também tem que ser considerada humana ?! " Que coisa ! " 

Quem sabe ao longo do século XXI , as coisas vão melhorando . Não sei não , acho que só no século XXII devem melhorar . smiley36.gif Isso se a civilização humana não for destruída pelas Terceira e Quarta Guerras Mundiais ,  Paul Haggis não se tornar o ícone máximo do cinema americano e George Bush não ser considerado um santo  .  Ou ao menos Britney Spears não vencer um Oscar de melhor atriz ! smiley36.gif

 

Fernando2006-4-6 1:32:17
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu também comprei mensalmente a Revista SET na minha adolescencia, e não nego que ela tenha me "orientado" no interesse por cinema. No entanto, com a "cabeça feita", não me interessei mais pelo conteudo da mesma, afinal ela dá muito valor a superproduções, em detrimento de filmes de menor orçamento e, geralmente, "maior criatividade". Faz uns três anos que deixei de comprá-la definitivamente, e como a internet é um mundo de informações sobre cinema, não preciso mais da SET para me "orientar".

Quanto ao protesto contra a Academia, acho muito bom mesmo, quem mandou ela pisar na bola. Em 1983 na minha opnião Spielberg tinha realizado, até então, seu melhor filme. Eu sou fãzoide mesmo de ET, uma obra-prima, um clássico, não canso de ver, mas dou créditos ao brilhante Gandhi. Pra mim ET é mais importante para cinema americano (como já falou Historiense), mas Gandhi é um excelente filme sobre uma personalidade interessantíssima. Não considero como uma injustiça, mas se talvez eles tivessem dado o premio principal a ET e deixado Gandhi com o de Ator seria bem interessante também.

saulomeri2006-4-6 9:18:0
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...