Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Dama de Shanghai


Highlander
 Share

Recommended Posts

  • Members

Assisti ontem esse filme muito louco do mais louco ainda Orson Welles. Louco sempre no melhor sentido da palavra... Até então só tinha assistido dele Cidadão Kane, q é ótimo, mas por alguma razão q não sei qual é eu achava q o cara era um cineasta de somente um filme bom, nunca havia me interessado por mais nada do cara. Aí sexta achei o DVD A Dama de Shanghai em promoção no supermercado e resolvi arriscar comprando "no escuro" , coisa q eu faço raramente... E não me arrependi. Filme realmente muito bom, com uma carga intensa de suspense e um final surpreendente. Rita Hayworth mostra q não era só um rosto bonito, e nos brinda com uma ótima atuação, além da de Welles q é protagonista e narrador da estória. A cena final na sala de  espelhos é uma das sequências mais legais e interessantes e originais q eu já vi no cinema, o q mostra q Welles não era só bom ator, escritor e diretor, mas q tinha uma fantástica acuidade  e muita preocupação com a parte visual do filme. O cuidade com cada cena é visível, e nessa sequencia final na sala de espelhos vai ao limite Ah, a fotografia é tão legal qto a de Cidadão Kane... Quem não assistiu vale a pena dar uma conferida...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Revisão de um top Welles, por falar nisso, certa e conclusivamente dos meus três cineastas deuses.

 

1 Falstaff

2 A Marca da Maldade

3 F for Fake 

4 A Dama de Shangai 

5 Cidadão Kane 

6 Othelo

7 Mcbeth

8 Mr Arkadin

 

De O processo gosto mais ou menos ( a última parte toda é desastrosa, com aquela furibunda e descabida interpretação psicanalítica de Kafka)e Soberba não cito até dizer que vi realmente, isto é: quando a Warner reconstruir a versão wellesiana, provavelmente perdida por esses Brazis e trazer à luz novamente essa obra-prima amputada.

 

Katsushiro2006-8-13 17:6:17
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um noir de primeira. O final é um espetáculo por si só. Embora não seja uma obra-prima, é injusto ser tão esquecido. O 'menos ótimo' dos três que eu vi do Welles.

Dentre todos, eu prefiro 'A Marca da Maldade' à 'Kane'.

Welles é dono de uma das melhores visões de decupagem que eu já vi. Só a cena inicial de 'A Marca', o acidente de carro, já é um tesão.

rubysun2006-8-13 19:41:6
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Mas quem sabe não pode acabar funcionando ? O diretor chinês Wong Kar-Wai ( de 2046 , Amor À Flor da Pele , Felizes Juntos e Amores Expressos) é um dos mais talentosos do cinema atual . Vou dar um voto de confiança , apesar de amar o filme  com a deusa Rita Hayworth.

Ele está estreando em Hollywood . O seu primeiro filme americano será My Blueberry Nights , com Jude Law , Rachel Weisz , Natalie Portman e Norah Jones .

 
Fernando2006-12-03 16:21:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse filme é sensacional! Um dos meus "noir" prediletos!

Orson Welles cria uma narrativa que ruma pra algo cada vez mais insano até para o seu próprio personagem, que mesmo sendo um homem vivido e esperto acaba caindo na armadilha dos... da... bem, não vou estragar nada aqui, mas as reviravoltas são surpreendentes, mesmo nos dias de hoje. Rita Hayworth, a perdição do protagonista, linda como sempre, com os cabelos curtos e loiros. E ainda tem a fantástica sequência do Labirinto de Espelhos no final, muitíssimo inteligente e que serviu de inspiração pro filme "007 Contra o Homem da Pistola de Ouro".
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Esse filme é sensacional! Um dos meus "noir" prediletos!

Orson Welles cria uma narrativa que ruma pra algo cada vez mais insano até para o seu próprio personagem' date=' que mesmo sendo um homem vivido e esperto acaba caindo na armadilha dos... da... bem, não vou estragar nada aqui, mas as reviravoltas são surpreendentes, mesmo nos dias de hoje. Rita Hayworth, a perdição do protagonista, linda como sempre, com os cabelos curtos e loiros. E ainda tem a fantástica sequência do Labirinto de Espelhos no final, muitíssimo inteligente e que serviu de inspiração pro filme "007 Contra o Homem da Pistola de Ouro".
[/quote']

 o grande feito do filme é de permanecer atual, não envelheceu com o passar dos anos.Orson Welles é o cara.16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aliás , eu esqueci de comentar que é o meu filme preferido do Orson Welles , e também adoro a clássica cena na casa de espelhos .

 

Curiosamente , eu gosto mais de A Dama de Shanghai e A Marca da Maldade do que Cidadão Kane , o sempre tido como " melhor e mais influente filme de todos os tempos .

 

Em A Dama de Shanghai ,  Rita " Gilda " Hayworth tem a melhor atuação de sua carreira .

 

Acho sublime só a simples presença dela ,hehehe.
Fernando2006-12-04 14:45:35
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é , o seu então marido Orson Welles queria que ela estivesse livre do visual que a consagrou ( longos cabelos ruivos ) em filmes como Gilda , para que convencesse como atriz .

 

E ela poderia ter ido mais longe , se não tivesse cometido equívocos como recusar o papel  feminino principal de À Um Passo da Eternidade ( filme vencedor do Oscar em 1954).

 

A Rita Hayworth é um dos meus ícones hollywoodianos favoritos .
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...