Jump to content
Forum Cinema em Cena

Como se Isso Significasse Alguma Coisa!


Recommended Posts

  • Members

E também há o fato de que é necessário saber escrever. Não adianta ter uma opinião e colocar no papel. Aliás alguns pseudo-críticos que pensam ser tão bons quanto os profissionais são extremamente prolixos. Conhecimento de linguagem cinematográfica, de metalinguagem, de história do cinema, e capacidade de colocar tudo claramente em um texto relativamente curto. É isso que eu acho que os críticos profissionais tem que os leigos não tem. É bem verdade que nem todos. Mas isso já é outra questão.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Darei minha humilde opinião, como qualquer coisa escrita em matéria de ciências humanas, ou seja, que não sejam exatas, como medicina, matématica, etc., existe, sem sombra de dúvida a subjetividade diretamente ligada a mesma. Porém, tudo exige um método, uma metodologia específica, e com o cinema não é diferente, logo, todos podem opinar, e criticar uma obra cinematográfica, porém, críticos só são aqueles que o fazem, embasados em uma metodologia específica.

É exatamente isso que difere, a opinião de um leigo, na teoria de cinema, da opinião de um crítico da sétima arte. E quanto ao papo de arte não ter método, é um raciocinio errado, por que se analisarmos os movimentos artisticos veremos um método em comum em suas obras.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Laivindil, o que define se uma profissão deve ou não existir é o mercado. Existem médicos porque existem pacientes. Existem cantores porque existem ouvintes. E, é claro, existem críticos porque existem pessoas que acessam sites para ler a crítica.

 

Achar que a profissão de crítico não deve existir é o mesmo que achar que a profissão de médico não deveria existir pois não deveriamos nunca ficar doentes...

 

Você foi bem infeliz na sua comparação quando fala que "o que torna um médico formado melhor do que alguém que aprendeu na

prática, a ponto de o primeiro poder ser chamado de médico, e o segundo

não? Ele tem conhecimentos que tornam sua prática mais exata, por assim

dizer."  As profissões são regulamentadas justamente pra que não apareçam picaretas.

 

Em relação à profissão de crítico: porque as revistas de cinemas contratam determinadas pessoas para escrever críticas e outras não? Por causa do conhecimento do cinema, por causa da habilidade em passar para o papel o que achou de um filme (nem todo mundo sabe fazer isso), porque quando vc sabe do que esta falando, é mais fácil fazer uma análise (isso requer estudo).

 

Apesar de achar que qualquer um pode escrever uma crítica de um filme, não acho que qualquer um pode fazer uma BOA crítica. Uma coisa é vc disser "achei o filme legal. " Outra é explicar a quem está lendo que esse filme é uma refilmagem de um clássico dos anos 60.  Nesse ponto vc pode argumentar que

essa informação não modifica em nada a experiencia de quem assiste. Mas deixe eu lhe dizer: são essas informações "a mais" que me faz ler as críticas de um crítico profissional. Se nao, eu prefiro pedir a opinião de um amigo e não desperdiçar meu tempo em um site.

 

um abraço

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...