Jump to content
Forum Cinema em Cena

As Pontes de Madison


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County, 1995)

 

smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

 <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

São incríveis a habilidade e a versatilidade de Meryl Streep. Pegue sua Sofia em “A Escolha de Sofia” e sua personagem em “As Horas”. Completamente diferentes, igualmente emocionais. Não foi em “As Pontes de Madison” (felizmente) que a regra fugiu à exceção: sua personagem, Francesca, é uma italiana que foi para os E.U.A. sem sequer conhecer o lugar e vive em prol da família, mas sem nunca se queixar disso. Contudo, quando Robert (Clint Eastwood), um fotógrafo, aparece em sua casa procurando as pontes do título, enquanto o resto da família está fora; Francesca começa a descobrir um amor que terá que guardar por toda a sua vida, a não ser que fuja com ele.

A principal qualidade narrativa do filme é justamente demonstrar as reações de seus filhos ao descobrirem o que foi ocorrendo junto ao espectador: do ódio pela suposta traição nunca revelada à descoberta do verdadeiro amor. Eastwood dirige bem como esperado, intercalando justamente as duas épocas da história, de modo a sentirmo-nos mais atraídos. Além disso, há algo ali que me fascinou, creio ter sido o movimento da câmera, justamente nas cenas na ponte.

O problema porém é que o romance em si passe rápido demais, com um ou outro clichê (vide a cena deles na cama. Em seguida, veja um Top Gun, com as personagens de Cruise e McGillis, também, na cama) e aguardava um desenvolvimento a partir das próprias pontes, mas estas só são lembradas mesmo na cena final quando Francesca é cremada e jogada da ponte em homenagem a Robert, que também ali, tivera suas cinzas jogadas.

Contudo, não a decisão inicial de que ela preferiria ficar; mas, sim, a indecisão de ambos na chuva e o choro comovente de Streep valem para toda a história.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

A questão é essa, o amor é uma coisa meio utópica, só dura "eternamente" caso não tenha tido a oportunidade de ser vivido. Se ela tivesse ido, teria durado? Não dá pra saber. A questão é você sacrificar um desejo seu em nome de um futuro que, nem mesmo você sabe se é o que você quer. Caso dê errado, suas opções serão outras, você será outra pessoa. É com isso que se aprende.

Mas deve ser muito triste e complicado tentar tirar aprendizado de arrependimentos...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Olá pessoal.

 

Convido vocês a refletirem comigo e criarmos uma discussão de pessoas que realmente colocam "As Pontes de Madison" no hall dos seus filmes favoritos.

 

para todos:Você concorda com o final do filme?

 

para todos:Você acredita que ela (Mery) deveria ter entrado no carro, na cena clássica da chuva?

 

para as mulheres:E se fosse você, o que vc faria... entraria ou não?

 

para os homens: qual seria a sua reação se vc estivesse a vivenciar a mesma situação do clint?

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 7 months later...
  • 2 months later...
  • 10 months later...
  • 1 year later...
  • Members

Eu sou apaixonado por esse filme. Até preciso rever porque faz anos que não vejo. Mas é um dos grandes filmes do Eastwood e, talvez, a melhor interpretação de Streep junto com A escolha de Sofia. Chorei horrores quando vi e tenho certeza de que vou chorar de novo revendo. Não vi Chambon e até fiquei curioso por um post aqui do fórum. Mas também duvido que ele seja mais delicado, sensível, emocionante, comovente, lindo e perfeito do que Madison. Tava louco pra ver a peça que foi adaptada do livro. Veio pra Santos mas não consegui ver. Alguém assistiu? Sabe se é tão boa quanto o filme???

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...