Jump to content
Forum Cinema em Cena

Primeira e Segunda Guerra Mundial


Barrozo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 110
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Queria saber oq as curiosidades tem a ver com o tópico. Se queres discutir sobre história das civilizações' date=' faça um tópico.smiley2.gif[/quote']

ué apenas quero postar aqui...nao quero abrir topico algum...seu papagaio de pirata..

E vc necessita rever seus conceitos de historia viu?

Que conceitos de história?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Queria saber oq as curiosidades tem a ver com o tópico. Se queres discutir sobre história das civilizações' date=' faça um tópico.smiley2.gif[/quote']

ué apenas quero postar aqui...nao quero abrir topico algum...seu papagaio de pirata..

E vc necessita rever seus conceitos de historia viu?

Que conceitos de história?

nada conan...nada...

voltando ao assunto?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A

opção por Hiroshima se deu por uma sérire de fatores: era um importante

pólo industrial e militar; era uma cidade que ainda estava intacta; não

havia soldados americanos prisioneiros lá. Em Nagasaki os motivos foram

similares.

 

Pelo

que eu sei não estava nos planos a bomba ser detonada nas cidades...e

sim na costa' date=' perto delas...como disse foi uma decisão de ultima

hora...por isso que muitos cientistas que trabalharam no projeto,

quando souberam o efeito da mesma cometeram suicídio....[/Quote']

 

[/Quote]

 

 

 

Na

verdade o ataque já vinha sendo planejado desde maio. As opções na

época eram Kyoto, Hiroshima e Yokohama. A ordem para atacar Hiroshima

partiu em 25 de julho. O objetivo era justamente lançar a bomba em uma

população prioritariamente civil para intimidar os japoneses e adiantar

a rendição do país. Os americanos também queriam testar a extensão dos

danos causados pela bomba. O

artigo

da wikipedia sobre isso está bem completo. Para quem sabe ler em inglês

e tem paciência para textos longos vale a pena.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

De certa forma, as bombas atômicas estão mais no contexto da guerra fria do que a segunda guerra propriamente dita. Acho que os russos eram uma preocupação maior para os americanos do que os japoneses. 

Acabar com a guerra no Pacífico de uma vez era de suma importância para os americanos. Isto pois os russos já estavam planejando ajudar a batalha no Pacífico assim que terminasse a guerra Europa, e a provável consequência seria uma divisão dos territórios do país perdedor em duas esferas de influências: a dos EUA e da URSS (assim como ocorreu na Europa). A guerra terminou antes da entrada dos russos na batalha no Pacífico. Por outro lado, foi uma demonstração de força dos EUA para a URSS. Já no final da segunda guerra o panorama mundial já estava ficando claro: EUA e URSS seriam as duas grandes potências. E as bombas foram uma demonstração de força de uma das potências com a finalidade de reforçar a sua posição perante a outra.

Conan o bárbaro2006-8-27 15:40:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

As causas eram pelo fato da alemanha e império austro hungaro querem mais território, mais poder, e desputavam regiões com os outros paises como a Alsásia Lorena que a alemanha disputava com a frança, o avanço capitalista e as rivalidades antigas. A nova economia e a queda do imperialismo. O surgimento do comunismo que foi aos poucos se aperfeiçoando e em fim, alguns motivos até hoje não são comprovados realmente mas alguns pela rivalidade e busca de território. Tanto é que Guilherme II (imperador da Alemanha) era primo do czar Nicolau II e primo de outro rei/imperador que não me lembro e que parece ser da italia, não sei se era da itália, também era primo de Guilherme II e em questão de meses as tropas do primo estariam marchando sobre seus territórios. O assassinato do arqui-duque "chico" xD ferdinando foi só um fosforo para ascender toda uma série de dinamites. Barrozo2006-8-31 18:42:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguem pode explicar mais mais detalhes o que levou o a 1ª Guerra Mundial? ou seja qual foi a causa?

Um professor meu dizia que quase tudo de ruim que aconteceu no século XX, tem culpa da Alemanha. Nesse caso, da Primeira Guerra, também.

Não foi por causa da Alsácia-Lorena e da morte do arque duque (não lembro de onde) Ferdinando?

Alguém já leu o que o presidente dos EUA na época defendeu no fim da guerra? smiley32.gif

Madame Bovary2006-8-31 16:10:3
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas não foi essa a desculpa para dar início a Guerra? Ou será que andei confundindo as coisas...

Sim essa foi a desculpa para o inicio da guerra...mais a principal consequencia foi o Imperialismo...a atentado em Sarajevo foi apenas estopim, ou melhor um disparo no gatilho de uma arma q já estava carregada ha tempos...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Oi,

 

Se voces querem saber sobre a primeira e a segunda guerra mundial e outros conflitos do Seculo XX. Vou indicar uma otima leitura universitaria.

 

Seculo XX o nome dos livros, é uma coleção de 3 livros tendo como organizador Daniel Aarão Reis, que é o professor titular em Historia Conteporanea da UFF. Eu infelizmente so possuo o segundo volume, mas vale muito a pena a coleção.

 

Abraços

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Alguem pode explicar mais mais detalhes o que levou o a 1ª Guerra Mundial? ou seja qual foi a causa?

Um professor meu dizia que quase tudo de ruim que aconteceu no século XX' date=' tem culpa da Alemanha. Nesse caso, da Primeira Guerra, também.

Não foi por causa da Alsácia-Lorena e da morte do arque duque (não lembro de onde) Ferdinando?

Alguém já leu o que o presidente dos EUA na época defendeu no fim da guerra? smiley32.gif

[/quote']

Mais uma prova de que demonizam os Alemães e esquecem os Japoneses, como disse o Conan...e não é só isso não.Pergunte para uma pessoa qualquer qual a primeira imagem que vem a cabeça dela quando se fala de 2ª Guerra?Imperador Hirohito e Soldados Japoneses estuprando coreanas, ou Adolf Hitler matando Judeus na Câmara de Gás?

Além do mais, a Alemanha pagou muito mais caro que o Japão APÓS A GUERRA.O Japão, após a Guerra, enfrentou apenas 7 anos de ocupação, que terminaram em 1952, e logo em seguida, passou por 2 décadas de crescimento ENORME, que o colocou na posição de 2ª economia capitalista em 1968.A Alemanha, por sua vez...de início foi dividida em 4 zonas de ocupação.Em 1949, essas 4 zonas se separaram para formarem 2 países, República Federal da Alemanha("Alemanha Ocidental") e República Democrática Alemã("Alemanha Oriental"), sendo que a ocupação só "acabaria" em 1955.Mesmo assim...só deixaram de ser países ocupados FORMALMENTE, pois, na prática, as tropas aliadas continuaram nas 2 Alemanhas até a reunificação em 1990.Berlin, por sua vez, embora totalmente dentro da zona de ocupação Soviética, acabou sendo dividida também em 4 zonas de ocupação, formando, em 1949, 2 cidades, Berlin Ocidental e Berlin Oriental.E...ao contrário do que pensam, Berlin era tratada como uma entidade INDEPENDENTE de ambas Alemanhas, tendo o Estatuto de CIDADE OCUPADA até a reunificação em 1990, se enganando portanto, quem pensa que Berlin Ocidental era governada pela A. Ocidental, e Berlin Oriental, pela A. Oriental(muito embora essa última reconhecesse B. Oriental como sua capital)...e só mais um detalhe: Berlin a partir de 1961 se tornou o símbolo da divisão do mundo em 2 blocos, quando foi separada FISICAMENTE por um muro(na realidade, Berlin já era dividida FORMALMENTE desde a divisão da Alemanha em 1949, porém, na prática, ainda funcionava em vários aspectos como uma única cidade)

Há também a questão do patriotismo...os Alemães só começaram a voltar a ter orgulho de serem Alemães agora, na COPA!Até então, demonstrações de patriotismo na Alemanha eram vistas com preconceito, maus olhos, e inclusive como demonstrações de neo-nazismo!Os Japoneses, por outro lado, na década de 70 já se orgulhavam de terem saído da condição de nação miserável derrotada para se tornarem um país dominante do cenário global

E esses 2 (ou 3) países cometeram as mesmas atrocidades, as mesmas burradas, e quase fuderam o mundo, só que pagaram preços extremamente diferentes.
The Keymaker2006-10-12 00:01:03
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...