Jump to content
Forum Cinema em Cena

Terror em Silent Hill


Recommended Posts

  • Members

 

Não esperava 4 estrelas por parte do Pablo, muito menos q ele comentasse q Pacto dos Lobos, um filmaço, era fraco....esse aqui então é o q?

 

Até Resident Evil é melhor do que Silent Hill, q se arrasta durante toda sua projeção, para no final utilizar cenas mais violentas e cheias de sangue, pura apelação.

Ainda bem q não assisti no cinema, senão ficaria muito p***

 

haziell2006-8-17 20:38:3

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma boa análise, no geral - principalmente vinda de alguém que não havia jogado Silent Hill. Um ponto bacana da resenha é que me parece que o fardo carregado por filmes baseados em jogos não pesou muito na construção da resenha (o que não deveria ser nenhum mérito, afinal, apesar do péssimo retrospecto).

Me refiro, por exemplo, ao fato de que, em alguns pontos do filme, houve risadas e deboche nas sessões de pré-estréia. Ficou claro que alguns elementos do game deveriam ter sido mantidos no game; não se encaixam muito bem fora dele. Ponto. Mas a trama, apesar das falhas do roteiro e da abertura a múltiplas interpretações, ainda consegue ser bem amarrada, no final das contas. NADA ali é gratuito. E mesmo pra uma platéia leiga e especialmente cética em relação ao filme, não é muito difícil perceber isso.

Ou seja, pontos como este são descartáveis e não deveriam pesar na avaliação de um filme qualquer.

Acrescentando um pouco à crítica, como alguém que jogou Silent Hill, digo que o que realmente faltou ao filme em relação ao game - e o que é um pecado aos olhos de um fã da série - foi a real sensação de desconforto e, em alguns casos, medo mesmo. Cada vez mais digo que se alguém hoje em dia quer, de fato, "sentir medo", esse alguém não deve mais assistir a um filme; esse alguém deve jogar Silent Hill. A imersão - no caso do cinema, muito limitada em relação aos jogos - é muito maior e te faz mergulhar naquele pesadelo a ponto de te fazer pensar duas vezes antes de apagar as luzes pra dormir.

Enfim, bacanuda a crítica do Pablo. Espero que ele tenha a chance de analisar uma seqüência mais madura num futuro próximo.

Obs.: a primeira parte dos créditos finais é TOTALMENTE chupada dos games (heheh...).

luizcomZ2006-8-18 9:22:50
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • Members

Até a primeira sirene o filme é interessante mas depois....rsrsrrs

De bom só uma idéia de fotografia pra nos assustar, um clima meio old, noir.

Mas o filme deixa de nos assustar logo,logo. Uma decepção comparado aos jogos.

O filme só é interessante pra quem gosta de cenas violentas: pra esses tem pessoas sendo queimadas vivas, despedaçadas.19

Um fiasco realizado com uma boa idéia que havia04

 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Daria 4/5 soh por ser baseado no jogo.

 

Como filme de terror (que particulamente não gosto nem um pouco), não funciona. É muito bom pra quem jogou o game e sempre sonhou em ver na telona seus personagens. É como rever as historias do jogo (com alterações, é claro).

 

Não vejo filmes de terror, por isso não sei como classificaria. Mas como adaptação de um game 10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também não achei 4 estrelas. Pra mim 3 tava bom. Não dá susto, os monstros criados em computador são ridículos. Mesmo assim, a direção acentua o clima de mistério e o roteiro possui sua parcela de acertos (gostei da primeira parte da igreja, onde o povo se protege dentro desta) e a Radha Mitchell está ótima, comprovando sua versatilidade já demonstrando em Melinda & Melinda. Mas o destaque realmente fica por conta da esplêndida fotografia, q acentua o clima de terror. Já os erros são os já citados efeitos visuais, o roteiro (que final decepcionante!) e as atuações secundárias (ressalvas a Sean Bean, pena q suas partes sejam dispensáveis). A revelação é até q boa, mas pouco criativa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não entendo esse povo... pra que perder tempo ciriticando esse filme se nem gostam de filme de terror e claro que não vao concordar com as 4 estrelas!!! pra criticar tem que gostar ou pelo menos enteder do assunto.. aposto que nem conhecem o jogo desse filme .. primordial pra se fazer uma critica pois o filme foi baseado no Jogo e foi muito fiel..quem esperava um romance ou um filme de superação essas bobagem perdeu tempo assitindo !!!! esse filme resgatou muito o genero terror que estava manchado por filmes como o grito a casa de cêra e outros que entraram na moda dos filminhos japoneses de crianças com cabelo bagunçado ou molhados!!! vendo esse filme me lembrei de otimos classicos dos anos 80 principalmente Hellraiser!!! gostei da critica do filme.. pablo foi imparcial e coerente adimitindo que não conhecia o jogo.. espero em breve estar assistindo o 2 pois a trama esta no caminho certo!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi o filme hoje e resolvi comentar por aqui.

 

Primeiro, eu joguei o jogo. Sou fã da série e tal.

Não pode existir esse negócio de adaptação de game, adaptação de hq e etc. Hq é Hq. Game é game. Filme é filme. Sillent Hill é um filme de terror, oras. Olha só o nome que ele recebeu no Brasil 06

 

Pra mim também faltou MEDO no filme. Tipo, não sei o conceito de todos, mas no meu conceito, eu fechar os olhos porque alguém está sendo queimado vivo não é exatamente medo e tal (não, eu não fechei, hehe).

No jogo, entramos na pele dos personagens e ficamos totalmente sozinhos. É muito desconfortante a sensação de que caso alguma coisa acontece, você estará ali, sozinho sem ninguém. Isso não acontece no filme, já que a moça sempre estava com alguém! Hora a menininha, ora a policial, ora os monstrengos da igreja! Como ter medo numa situação dessa? Meio dificíl.

 

E cena da mulher tendo sua pele arrancada pra fora é muito, muito constrangedora. Mais do que ela, só a cena final na igreja. Muito exagerada, por isso, acabou ficando horrível de se ver. Os efeitos especiais não estavam me decepcionando tanto assim. Mas essa parte queimou o filme do filme todo 14

 

Fora que eu notei uma certa anti-cristianilidade no filme que não me agradou nem um pouco. De bom, realmente só a fotografia. Os cenários são maravilhosos e a movimentação da câmera por vezes nos dava a impressão de que a cidade estava tipo viva e coisa assim.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Há muito tempo q não jogo o jogo, e por isso o filme pra mim não foi realmente o q o Pablo disse. Como já disse, o roteiro só dá luz de inteligência no terceiro ato. Também não senti medo em nenhuma parte e sim nojo. Mas mesmo assim, as "banalidades" feitas pelo diabo do filme são tão mal feitas pelo filme q acaba parecendo q o intuito era fazer rir (tipo como foi feito em "Kill Bill"). Quanto a direção, ela optou por lances de câmera q realçassem o fato do filme ter sido baseado em um jogo de video game. Finalmente, como já dito a fotografia acaba sendo a melhor coisa do lona, realçando o tom de suspense e mistério.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É bom, mas, óbvio, não dá medo. Aliás, nem espero - como muitos fãs, pelo jeito, acham possível durante um filme - sentir medo ao assistir a um exemplar de terror hoje em dia. Acho que é exigir demais dos filmes atuais do gênero, a não ser que o telespectador seja muito sensível. A única coisa que espero dos "Terrorzão" novos é que sejam bem feitos. Silent Hill é. Não é marcante como o jogo (outra vez, nem esperava isso, seria demais), mas é bom, vale a pena alugar. Só não sei se daria 4 estrelas, se fosse possível daria 3 e meia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei o filme razoável mas, como tem acontecido com os filmes adaptados dos videogames, faltou captar a essência do jogo. Nos jogos, como já foi bem dito pelo Troy, estamos na maior parte do tempo sozinhos (há momentos em que estamos com outra pessoa sim, vide os jogos 2 e 4. São justamente esses momentos solitários que causam o medo e a constante sensação de desconforto nos jogos. São essas sensações que um fã do jogo esperava sentir no filme, e não sentiu. Além do mais, as histórias dos jogos sempre deram margem a muitas interpretações, enquanto no filme, a motivação do "monstro" era um mero desejo de vingança.

 

 

 

Mas tem partes boas: a ambientação, os cenários, os montros (a parte em que Piramidhead arranca a pele da mulher foi fantástica, seus frescos!), as interpretações, a violência sem cortes do clímax, o final "não-feliz", etc. Por mim, o filme merece um 7,0. Em vista de outras adaptações de videogame, está bom, mas ainda longe do ideal.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Terror em Silent Hill não é uma obra-prima de terror, mas é o melhor filme adaptado a partir de games.

 

 

 

Uma listinha aqui sobre os filmes feitos a partir de games:

 

 

 

1º lugar: Terror em Silent Hill

 

2º lugar: Resident Evil - O Hóspede maldito

 

3º lugar: Doom - A porta do inferno

 

4º lugar: Resident Evil 2 - Apocalypse

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É só aqui no meu PC ou o link não abre?

 

 Ih, isso acontece direto aqui. Vai ver o link tem vencimento. Quando eu não consigo ler, eu vou no site mesmo e procuro a tal crítica.

 

 Filmes baseados em jogos não são lá grandes coisas e isso é fato. Mas é fato também que Sillent Hill por si só já era um grande "filme". Eles TINHAM que fazer algo fiel ao jogo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

16concordo inteiramente com a avaliação do pablo.

 

esse filme ficou realmente muito legal.

 

pra quem conhece a série dos games sabe que o diretor conseguiu transportar o clima do game perfeitamente para a tela.

 

a tensao, a trilha sonora, o visual... é simplesmente perfeito.

 

concordo que a historia ficou meio confusa em alguns pontos, por isso as 4 estrelas sao justas...

 

mas que ficou muito boa a produção visual, isso não tem o que contestar.

 

vc se sente dentro do game.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Olha, tudo bem que o Pablo esteja fazendo seu trabalho criticando o filme, sem falta de respeito a ele; mas esse filme é péssimo, pra começar que a protagonista principal é uma mulher, e que diabos de nome é Rose da Silva?

 

Falando em protagonista, as duas únicas que realmente são do 1º game (o Pyramid Head é do 2º) é a Sharon e a policial Cybil.

 

Eu daria duas estrelas, pois algumas coisas ficaram fiéis ao game, como o Pyramid Head (já citado), a Sirene ao entrar na "Versão Sombria", o que aliás ficou muito bem representada. Mas em outros quesitos ficou péssimo. Ah sim, no primeiro game, o protagonista (chamado Harry Mason) fica vivo o jogo inteiro, e consegue voltar pra casa; o que é diferente no filme que conta que o tempo todo ela estava morta. Até hoje, a melhor adaptação de vídeogames para as telonas foi Mortal Kombat, de 1996.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...