Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cadeias Super Lotadas: O Que Fazer?


Administrator
 Share

Qual a melhor maneira de acabar com essa mazela de nossa sociedade?  

9 members have voted

  1. 1. Qual a melhor maneira de acabar com essa mazela de nossa sociedade?

    • Construir mais complexos penitenciários.
      1
    • Ter um processo judicial mais rápido.
      8
    • Ter um regime rígido na cadeia porém com uma pena menor
      1
    • Adotar a pena de morte para assassinatos, estupros...
      10
    • Não fazer nada, os presos merecem esse tratamento.
      9
    • O sistema penitenciário está falido, não há o que fazer.
      3
    • Outa maneira, diga.
      6


Recommended Posts

  • Members

2) Juridicamente não' date=' mas mister se faz a análise do impacto que um estupro tem na coletividade. É um crime vil que atenta contra a privacidade e a intimidade da mulher e, nesse diapasão, o considero mais danoso do que um simples homicídio.

[/quote']

"mister se faz"? "nesse diapasão"? Cara, acho que você confundiu o fórum com  a petição que você tava elaborando.. sério. Nunca vi alguém falar assim fora dos autos... smiley36.gif 

Mas em relação ao assunto do tópico, posso responder de duas formas: o cidadão revoltado com a violência diz que a solução é separar todos os criminosos mais perigosos e fuzilar. Já indivíduo menos passional, procurando uma visão mais científica do problema, acha que a uma forma de amenizar o problema é a utilização mais freqüente (e mais controlada) das penas alternativas, tirando das cadeias aqueles que cometerem crimes considerados não graves.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hahahahahaha... O cara estupra uma garota e eu tenho que considerar um mero 'erro'... O cara rouba uma pessoa e a mata para apagar qualquer vestígio do roubo (mas cria o vestígio do homicídio' date=' ou seja, burro) e eu tenho que considerar um 'erro'... [/quote']

Que seja um erro imenso... vai punir um erro com outro?

Rrocha' date=' nós já estamos voltando para a barbárie e parece que só você não percebeu isso... Há 50 anos atrás, filhos não matavam seus pais por causa de uma boa trepada... Bandidos são animais e, portanto, não merecem viver em sociedade e, num mundo ideal, não mereceriam viver...[/quote']

Isso, não merecem, cadeia neles.

Mas vamos ser menos extremistas: como são animais' date=' joguem-os na Amazônia e deixem eles à própria sorte. Nada como um retorno forçado aos primórdios da sobrevivência para eles darem valor às coisas... Não quero eles socializando com aqueles que ainda carregam um pouco de civilidade e tampouco quero pagar para mantê-los isolados.[/quote']

Você não foi menos estremista...smiley36.gif

E você sabe muito bem, só um Sith é tão radicalsmiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rochinha, querido, entenda que não vivemos em Metrópolis e vc não é o Superman... Resolvida esta pequena distorção da realidade, digo-te o seguinte: a física domina o nosso mundo... Acão/Reação, Causa/Efeito... O cara estupra uma garota e deixa marcas traumáticas para o resto da vida desta. Você acha que este cara merece uma simples cadeia para tentar ser 'ressocializado'?

E pq jogar os caras na Amazônia não é ser menos extremista? Ora, é perfeitamente aceitável! Só cidadãos burros e alienados topam pagar para manter esses animais num conforto que muitas pessoas civilizadas não tem...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E pq jogar os caras na Amazônia não é ser menos extremista? Ora' date=' é perfeitamente aceitável! Só cidadãos burros e alienados topam pagar para manter esses animais num conforto que muitas pessoas civilizadas não tem...

[/quote']

Inclusive existem casos de pessoas sem um tostão que cometem um crime só para ser preso.....smiley18.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E pq jogar os caras na Amazônia não é ser menos extremista? Ora' date=' é perfeitamente aceitável! Só cidadãos burros e alienados topam pagar para manter esses animais num conforto que muitas pessoas civilizadas não tem...

[/quote']

Inclusive existem casos de pessoas sem um tostão que cometem um crime só para ser preso.....smiley18.gif

Isso é coisa do passado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook Escreveu:

Hahahahahaha... O cara estupra uma garota e eu tenho que considerar um mero 'erro'... O cara rouba uma pessoa e a mata para apagar qualquer vestígio do roubo (mas cria o vestígio do homicídio, ou seja, burro) e eu tenho que considerar um 'erro'...

Rrocha, nós já estamos voltando para a barbárie e parece que só você não percebeu isso... Há 50 anos atrás, filhos não matavam seus pais por causa de uma boa trepada... Bandidos são animais e, portanto, não merecem viver em sociedade e, num mundo ideal, não mereceriam viver... Mas vamos ser menos extremistas: como são animais, joguem-os na Amazônia e deixem eles à própria sorte. Nada como um retorno forçado aos primórdios da sobrevivência para eles darem valor às coisas... Não quero eles socializando com aqueles que ainda carregam um pouco de civilidade e tampouco quero pagar para mantê-los isolados.

 

 

Apesar de você ter sido um tanto quanto radical, assino em baixo de tudo que você disse, acho que um marginal nunca será ''reabsorvido'' pela sociedade, por melhores que sejam as suas intenções eles vão ser como pêndulos, oscilar entre uma vida ''justa e  limpa'' e uma vida voltada para a marginalidade, pois  acho que a pessoa uma vez dentro desse mundo do crime não tem como mais sair.

E isso implica no seguinte fato, há inumeras pessoas sendo presas porém apesar da fugas dos abes corpus e tudo mais as cadeias nãos conseguem digerir todos, com isso elas inflam.

Enquanto as vagas na cadeia decrescem, o número de pessoas que podem vir a ser presar cresce em P.G.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E pq jogar os caras na Amazônia não é ser menos extremista? Ora' date=' é perfeitamente aceitável! Só cidadãos burros e alienados topam pagar para manter esses animais num conforto que muitas pessoas civilizadas não tem...

[/quote']

Inclusive existem casos de pessoas sem um tostão que cometem um crime só para ser preso.....smiley18.gif

Isso é coisa do passado.

Fato ou opinião?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rochinha' date=' querido, entenda que não vivemos em Metrópolis e vc não é o Superman... Resolvida esta pequena distorção da realidade, digo-te o seguinte: a física domina o nosso mundo... Acão/Reação, Causa/Efeito... O cara estupra uma garota e deixa marcas traumáticas para o resto da vida desta. Você acha que este cara merece uma simples cadeia para tentar ser 'ressocializado'?[/quote']

Desconsiderando a parte desnecessária do comentário (o que não está destacado) digo que a prisão perpétua está de bom tamanho para ele. Afinal, se o sujeito morrer, o que ele vai pagar? Nada... a mãe dele, a família vai sofrer mais que ele em si... enquanto uma prisão perpétua iria lhe fazer sofrer de verdade. Lógico, num sistema penitenciário sério.

Na esfera cinematográfica, cito aqui senhor Miagy (não sei como escreve...) em Karatê Kid II, no auge do saber diz:

"Para quem não tem perdão no coração, viver é o pior castigo"

E pq jogar os caras na Amazônia não é ser menos extremista? Ora' date=' é perfeitamente aceitável! Só cidadãos burros e alienados topam pagar para manter esses animais num conforto que muitas pessoas civilizadas não tem... [/quote']

Concordo, sem mais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bandidos são animais e' date=' portanto, não merecem viver em sociedade[/quote']

Fato ou opinião?

Acho que vc está sendo unilateral, Dook. Vc acha que a maioria dos marginais gosta realmente de serem marginais, matarem, estuprarem? Se existisse escolha, tava todo mundo feliz. Seqüestradores, latrocidas e estupradores não conseguem viver em sociedade, mas vc acha que é possível dar uma palavra definitiva? Tipo, 'ah, vc matou e nunca mais poderá viver com a gente. Esse julgamento é definitivo e inalterável, mataremos vc'. Pode parecer passional demais, mas ao menos uma chance não é exagero.

Sobre pagar impostos para as prisões: não existe a possibilidade dos presos trabalharem pra sustentar a si próprios, pro seu rico dinheirinho ser investido em 'coisas melhores'?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
"Para quem não tem perdão no coração' date=' viver é o pior castigo"[/quote']

O dia que seviciarem sua filha ou sua esposa (espero que isso nunca aconteça), voltaremos a falar em perdão. Só a idéia de ter uma mulher próxima a mim (esposa ou filha) que é estuprada, me arrepia.

Bandidos são animais e' date=' portanto, não merecem viver em sociedade[/quote']

Fato ou opinião?

IMO, óbvio! E quando me refiro a bandidos, não estou me referindo aos famintos que roubam para comer, aos pobres coitados que são pegos por azar e mandados para a jaula...

Acho que vc está sendo unilateral' date=' Dook. Vc acha que a maioria dos marginais gosta realmente de serem marginais, matarem, estuprarem?[/quote']

Gosta... Me dê UMA razão que leve um infeliz a estuprar uma mulher... Desemprego? Família em casa passando fome?

Tem gente que faz da marginalidade um meio de vida. São essas pessoas que não merecem viver em sociedade. A partir do momento que um cara comete latrocínio ou estupra, por exemplo, a vida deixou de ter valor para ele. Não estamos falando aqui de fatalidades, mortes no trânsito, mortes passionais, etc. Estamos falando de crimes PREMEDITADOS e EXECUTADOS com frieza matemática para impingir o máximo de dano possível na vítima...  

Sobre pagar impostos para as prisões: não existe a possibilidade dos presos trabalharem pra sustentar a si próprios' date=' pro seu rico dinheirinho ser investido em 'coisas melhores'?[/quote']

Existe... Agora me responda se isso é feito?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E pq jogar os caras na Amazônia não é ser menos extremista? Ora' date=' é perfeitamente aceitável! Só cidadãos burros e alienados topam pagar para manter esses animais num conforto que muitas pessoas civilizadas não tem...

[/quote']

Inclusive existem casos de pessoas sem um tostão que cometem um crime só para ser preso.....smiley18.gif

Isso é coisa do passado.

Fato ou opinião?

Por que alguém gostaria de ser preso? Na cadeia há mais chance de ser morto...  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

concordo contigo Dook....

Esse pessoal que fala sobre "dar uma segunda chance",é o mesmo que reclama quando a polícia mata um bandido....

E têm uma frase que meu pai vive falando para mim:"falar de cadeira é muito fácil".....

Rrocha,concordo com o argumento que vc expos contra a pena de morte.

Mas vc não concorda que manter uma pessoa presa do modo que tem que ser feito é muito utópico para nossa realidade?

Concordo que o cara morrer ele não está sendo punido por nada.Já ví num filme uma frase que apoia isso.Cortaram as articulações do bandido e depois falaram :"Matar ele seria um favor....".

Porém,no mundo em que vivemos,o melhor seria a pena de morte mesmo.Mas não com injeção letal,mas sim na cadeira elétrica....

Link to comment
Share on other sites

  • Members
"Para quem não tem perdão no coração' date=' viver é o pior castigo"[/quote']

O dia que seviciarem sua filha ou sua esposa (espero que isso nunca aconteça), voltaremos a falar em perdão. Só a idéia de ter uma mulher próxima a mim (esposa ou filha) que é estuprada, me arrepia.

Arrepia qualquer um... e pra nós, que teoricamente teríamos vivenciado tal violência, decidir matar o sujeito por vingança, ou qualquer sentimento que seja, seria um ato passional.
Estamos longe de atingir o grau do perdão, somos imperfeitos demais para isso, mas para isso existe o Estado. Para punir de forma imparcial...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Rrocha' date='concordo com o argumento que vc expos contra a pena de morte.

Mas vc não concorda que manter uma pessoa presa do modo que tem que ser feito é muito utópico para nossa realidade?

Concordo que o cara morrer ele não está sendo punido por nada.Já ví num filme uma frase que apoia isso.Cortaram as articulações do bandido e depois falaram :"Matar ele seria um favor....".

Porém,no mundo em que vivemos,o melhor seria a pena de morte mesmo.Mas não com injeção letal,mas sim na cadeira elétrica....[/quote']

Ou seja, arrumemos um paliativo para diminuir o problema...

Isso não resolve. O cara tem que ser punido, "sofrer pelo que fez".... a pena de morte nunca será a melhor saída...

Mais sabedoria cinematográfica, agora é a vez de Gandalf:
"Muitos que estão mortos mereciam viver e muitos dos que estão vivos mereciam morrer. Você não lhes deu a vida, não seja tão ávido a condená-los a morte"

smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
"Para quem não tem perdão no coração' date=' viver é o pior castigo"[/quote']

O dia que seviciarem sua filha ou sua esposa (espero que isso nunca aconteça), voltaremos a falar em perdão. Só a idéia de ter uma mulher próxima a mim (esposa ou filha) que é estuprada, me arrepia.

Arrepia qualquer um... e pra nós, que teoricamente teríamos vivenciado tal violência, decidir matar o sujeito por vingança, ou qualquer sentimento que seja, seria um ato passional.
Estamos longe de atingir o grau do perdão, somos imperfeitos demais para isso, mas para isso existe o Estado. Para punir de forma imparcial...

Não se trata de vingança, se trata de mera consequência dos atos do marginal, as quais ele tem que assumir.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ou seja' date=' arrumemos um paliativo para diminuir o problema...

Isso não resolve. O cara tem que ser punido, "sofrer pelo que fez".... a pena de morte nunca será a melhor saída...

Mais sabedoria cinematográfica, agora é a vez de Gandalf:
"Muitos que estão mortos mereciam viver e muitos dos que estão vivos mereciam morrer. Você não lhes deu a vida, não seja tão ávido a condená-los a morte"

smiley36.gif

[/quote']

Concordo,mas volto a falar.....na nossa realidade a prisão têm se mostrado cada vez mais inpraticável.

Não estamos discutindo aqui o que é certo e o que é errado e sim o que é prático e o que não é.smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vc tem lido os outros posts?

 

Claro.

Vejam isso:

O Bandido Papagaio foge da Penitenciária do Jacuí = foto
quinta-feira, 24 de agosto de 2006 - 00:18

2255613.jpgPapagaio foge da Penitenciária Estadual do Jacuí Criminoso estava há dois meses no regime semi-aberto

O assaltante de bancos Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, de 39 anos, fugiu nesta noite da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas. Ele estava há dois meses no regime semi-aberto. Na PEJ, Papagaio estava desde o dia 22 de junho.

A presença do criminoso foi percebida em uma revista às 19h. Quarenta e cinco minutos depois, Papagaio não foi mais visto. A Brigada Militar e a Polícia Civil já foram avisados do caso. Ainda não há informações de como ocorreu a fuga. A PEJ, em função do tipo de regime dos internos, tem baixa segurança.

 

 

 

O cara ganhou liberdade...smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que vc está sendo unilateral' date=' Dook. Vc acha que a maioria dos marginais gosta realmente de serem marginais, matarem, estuprarem?[/quote']

Gosta... Me dê UMA razão que leve um infeliz a estuprar uma mulher... Desemprego? Família em casa passando fome? Tem gente que faz da marginalidade um meio de vida. São essas pessoas que não merecem viver em sociedade. A partir do momento que um cara comete latrocínio ou estupra, por exemplo, a vida deixou de ter valor para ele. Não estamos falando aqui de fatalidades, mortes no trânsito, mortes passionais, etc. Estamos falando de crimes PREMEDITADOS e EXECUTADOS com frieza matemática para impingir o máximo de dano possível na vítima...

Hummm... nada oficial, mas creio que não seja essa a multidão que lota os presídios.

Além do mais, como diferenciaremos aqueles que cometeram crimes passionais dos crimes calculados? Todos os estupros e/ou latrocínios são crimes calculados? Um latrocínio pode ser simplesmente um ato de medo; vc mesmo disse que este crime específico não é um ato racional, visto que para limpar a evidência do roubo, o criminoso deixa a evidência do homicídio; uma atitude completamente imbecil. Se este crime foi calculado, é impressionante que o meliante saiba manejar uma arma.

O estupro também pode ser considerado um ato passional... pegue o exemplo de "Era Uma Vez na América". Além do mais, o que leva uma pessoa a estuprar outra, é campo a ser explorado pelo psicologia.

Além do mais, o cerne da questão aqui é a superlotação das penitenciárias; e o grosso dos detentos não faz parte dos criminosos calculistas.

Sobre pagar impostos para as prisões: não existe a possibilidade dos presos trabalharem pra sustentar a si próprios' date=' pro seu rico dinheirinho ser investido em 'coisas melhores'?[/quote']

Existe... Agora me responda se isso é feito?

Óbvio que não é feito. Mas vc tbm especula sobre a pena de morte, que também não é feita. Não tenho muita base pra falar sobre o assunto, mas instituir o trabalho nas prisões pode levar tanto tempo quanto instituir a pena de morte.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Papagaio foge da Penitenciária Estadual do Jacuí Criminoso estava há dois meses no regime semi-aberto

O assaltante de bancos Cláudio Adriano Ribeiro' date=' o Papagaio, de 39 anos, fugiu nesta noite da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas. Ele estava há dois meses no regime semi-aberto. Na PEJ, Papagaio estava desde o dia 22 de junho.

A presença do criminoso foi percebida em uma revista às 19h. Quarenta e cinco minutos depois, Papagaio não foi mais visto. A Brigada Militar e a Polícia Civil já foram avisados do caso. Ainda não há informações de como ocorreu a fuga. A PEJ, em função do tipo de regime dos internos, tem baixa segurança.

[/quote']

Aposto que ele tinha para onde ir,dormir e comer fora da cadeia.....mas não é o caso das pessoas que falei.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ou seja' date=' arrumemos um paliativo para diminuir o problema...

Isso não resolve. O cara tem que ser punido, "sofrer pelo que fez".... a pena de morte nunca será a melhor saída...

Mais sabedoria cinematográfica, agora é a vez de Gandalf:
"Muitos que estão mortos mereciam viver e muitos dos que estão vivos mereciam morrer. Você não lhes deu a vida, não seja tão ávido a condená-los a morte"

smiley36.gif

[/quote']

Concordo,mas volto a falar.....na nossa realidade a prisão têm se mostrado cada vez mais inpraticável.

Não estamos discutindo aqui o que é certo e o que é errado e sim o que é prático e o que não é.smiley2.gif

Praticidade... como se fosse uma detetização de uma casa...smiley36.gif
Mas olhando por esse ângulo, estás certo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ou seja' date=' arrumemos um paliativo para diminuir o problema...

Isso não resolve. O cara tem que ser punido, "sofrer pelo que fez".... a pena de morte nunca será a melhor saída...

Mais sabedoria cinematográfica, agora é a vez de Gandalf:
"Muitos que estão mortos mereciam viver e muitos dos que estão vivos mereciam morrer. Você não lhes deu a vida, não seja tão ávido a condená-los a morte"

smiley36.gif

[/quote']

Concordo,mas volto a falar.....na nossa realidade a prisão têm se mostrado cada vez mais inpraticável.

Não estamos discutindo aqui o que é certo e o que é errado e sim o que é prático e o que não é.smiley2.gif

Praticidade... como se fosse uma detetização de uma casa...smiley36.gif
Mas olhando por esse ângulo, estás certo.

Exatamente.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...