Jump to content
Forum Cinema em Cena

Anjos do Sol


Thiago Lucio
 Share

Recommended Posts

  • Members

smiley10.gifsmiley10.gif - ANJOS DO SOL

Infelizmente "Anjos do Sol" funciona em sua maior parte como filme-denúncia do que necessariamente como um exercício de dramaturgia a que se propõe, logo se o tema da exploração sexual infantil no Brasil fosse explorado em um documentário o resultado seria muito mais recompensador do que neste drama dirigido por Rudi Lagemann que mais parece um especial de TV do que propriamente um filme. Os destaques ficam por conta das atuações de Antonio Calloni e Bianca Comparato, mas nada que consiga compensar o roteiro pobre que foi realizado a partir de uma série de reportagens e matérias na TV sobre o assunto.

Em algum lugar do interior da Bahia, um aliciador de menores ( participação de Chico Diaz, caracterizado ) vai até um paupérrima cidadezinha ao encontro de uma família que está "disposta" a entregar sua filha em troca de alguns trocados com a esperança de que o sujeito consiga encontrar algo mais digno para a jovem Maria, uma criança tímida que mal sabe o que o futuro lhe reserva. Ela, juntamente com um grupo de meninas, é levada até a cafetina Nazaré ( Vera Holtz ) para serem "vendidas" como mercadorias sexuais cujo critério valoriza quanto mais jovem a garota for, o que revela um dos traços mais doentios e tristes dessa situação. Após ser usada como "presente de aniversário" para um filho de um influente dono de terras ( vivido por Otávio Augusto ), Maria e uma outra garota ( Comparato ) são levadas ao bordel do impetuoso Saraiva ( Calloni ) e assim como as suas demais "empregadas", elas passam a prestar os " seus serviços".

Até esse momento, o roteiro traça um paralelo de como esse tráfico funciona muitas vezes amparado pela situação de extrema pobreza que faz com que muitas famílias abdiquem de seus próprios filhos para alcançar uma situação mais confortável mesmo que provisória. A partir do momento em que Maria chega ao bordel, o roteiro acaba se escorando no drama das garotas, porém a repetição ( fugas ) e a sonolenta condução de Lagemann acabam fazendo com que a trama perca a força. Amparado pelo vigor da atuação de Caloni, o filme só foge do "ponto-morto" quando se utiliza de uma passagem bastante forte envolvendo a personagem vivida por Bianca Comparato em uma sequência chocante, porém emocionalmente intensa graças a dedicação dessa jovem atriz, o que não se pode dizer da estreante Fernanda Carvalho que apesar de protagonista assume uma postura muito passiva, pois apesar dela "crescer" ao longo do filme, o roteiro não lhe confere voz e o drama é compartilhado apenas porque o seu sofrimento é o de qualquer criança colocada naquela situação.

O roteiro também peca ao tratar com displicência certos aspectos relacionados ao cotidiano daquelas garotas, como as doenças sexualmente transmissíveis, e criar situações onde coloca as meninas interagindo sendo através de uma brincadeira no quarto ( dispensável ) ou de uma conversa no café da manhã, mas de maneira artificial e sentimentalóide a sensação que se tem é que a necessidade é tão grande em dar voz as diversas garotas que foram "pesquisadas" que foi criado uma sequência apenas para mostrar as ambições que cada uma delas possuem, mas não nenhum tipo de envolvimento com o público, é algo meramente didático. E se não bastasse ainda cria um argumento pouco convincente para dar uma dimensão maior sobre essa rede de prostituição infantil quando a trama é transportada para o Rio de Janeiro, resultando em uma passagem desinteressante e ineficiente.

O desfecho é bastante melancólico e consegue traduzir a angústia da sua personagem principal diante de uma situação onde ela parece encontrar a saída e é passível de se levar a uma dupla interpretação, ou seja, nem mesmo a esperança é garantida para as Maria’s que passaram por todo esse caos emocional ainda na infância. "Anjos do Sol" é um filme que deixa a desejar, mas traz ao público ( a idéia de não se fazer um documentário até pode ser explicado para que o apelo fosse maior ) um problema triste e que merece toda a nossa atenção, afinal garotas como as que são retratadas no filme sentem falta desse carinho desde bem cedo.

Thiago Lucio2006-8-21 23:47:5
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...