Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cineclube em Cena


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

batgody' date=' você pode explicar como a coisa toda vai funcionar? Agora estou confuso porque, quando mandei as perguntas, achava que todo mundo participava. Mas agora está parecendo um tipo de melée...[/quote']

Também estou confuso e, se possível gostaria de participar. Para variar, "No Rastro da Bala" estava alugado, log não peguei-o.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Cinéfilo QUIZ

 

Queria agradecer a todos que já contribuiram enviando questões para o Quiz, e avisar que podem continuar enviando questões (mande qntas quiser, pode mandar uma se quiser) para o seguinte endereço: [email protected]

 

Quem tiver interesse de testar seus conhecimentos, tbm pode ir se candidatando a uma vaguinha para desafiar algums dos vencedores... participem.smiley4.gif

[/quote']

Eu posso me candidatar? smiley4.gif

claro. candidatura anotada.smiley4.gif

Eu também quero. Põe meu nome aê! smiley4.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cinéfilo QUIZ

Queria agradecer a todos que já contribuiram enviando questões para o Quiz, e avisar que podem continuar enviando questões (mande qntas quiser, pode mandar uma se quiser) para o seguinte endereço: [email protected]

Quem tiver interesse de testar seus conhecimentos, tbm pode ir se candidatando a uma vaguinha para desafiar algums dos vencedores... participem.smiley4.gif

[/quote']

Eu posso me candidatar? smiley4.gif


claro. candidatura anotada.smiley4.gif

Eu também quero. Põe meu nome aê! smiley4.gif

Meu também smiley9.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu quase não estou podendo postar aqui por falta de tempo smiley18.gif' date=' mas tenho acompanhado as discussões sempre e fico muito feliz que o Cineclube venha gerando discussões tão interessantes com o pessoal participando. Já revi Running Scared e farei meu comentário no final de semana...no domingo mando a crítica pro Nacka dar uma olhada e postar pra vocês. É claro que não terá a qualidade excelente da do Foras, mas espero que gostem e discutam bastante porque o filme é realmente fascinante.... smiley1.gif [/quote']

Ih, chegou de me lamber pô!smiley7.gifsmiley36.gif Tenho certeza de que a sua crítica ficará excelente quanto a proposta do tópico, que é analisar OS FILMES, e não os textos (uma vez até lancei um tópico com essa proposta, mas não tenho o dom do Enxak pra organizar coisassmiley36.gif).

A propósito, também não posso passar aqui toda hora, mas gostaria de dizer: obrigado a todos os elogios pela crítica (qualquer coisa, é só pedir que eu faço de novosmiley2.gif), também não assisti No Rastro da Bala, mas mandei meu tio na locadora pra ver se encontra e, finalmente, te fecha Katsushiro!smiley7.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não passei no teste, aguentei uma hora só.smiley36.gif O lado bom é que ele também pegou Munique, seguindo a frase "um dos melhores do Spielberg", que ele ouviu do balconista da locadora. Já avisei que ele não vai gostar. Mas não tem problema, há 2 meses atrás eu estaria até agora lá, achando A Caverna o máximo.smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

todos que estão se candidatando' date=' esTão anotados, mas mandem pro email PORRA, aqui é pra discutir os filmes...sacosmiley7.gifsmiley36.gif

aliás, as perguntas pro quiz são de qualquer coisa relacionado a cinema...smiley4.gif


[/quote']

Mas como será a eleição, afinal?

Não passei no teste' date=' aguentei uma hora só.smiley36.gif O lado bom é que ele também pegou Munique, seguindo a frase "um dos melhores do Spielberg", que ele ouviu do balconista da locadora. Já avisei que ele não vai gostar. Mas não tem problema, há 2 meses atrás eu estaria até agora lá, achando A Caverna o máximo.smiley36.gif

[/quote']

Ah, mas Munique vale à pena, ao menos para você, Forasteiro, depois põe o que achou por estas bandas de "Filmes Em Geral" (aliás, volto a lembrar que "Munique" poderia dar boas discussões também, aliás nós poderíamos fazer uma semana "Spielberg": Munique, WoW & A.I.)

ltrhpsm2006-9-2 22:20:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

todos que estão se candidatando' date=' esTão anotados, mas mandem pro email PORRA, aqui é pra discutir os filmes...sacosmiley7.gifsmiley36.gif

aliás, as perguntas pro quiz são de qualquer coisa relacionado a cinema...smiley4.gif


[/quote']

Mas como será a eleição, afinal?

Não passei no teste' date=' aguentei uma hora só.smiley36.gif O lado bom é que ele também pegou Munique, seguindo a frase "um dos melhores do Spielberg", que ele ouviu do balconista da locadora. Já avisei que ele não vai gostar. Mas não tem problema, há 2 meses atrás eu estaria até agora lá, achando A Caverna o máximo.smiley36.gif

[/quote']

Ah, mas Munique vale à pena, ao menos para você, Forasteiro, depois põe o que achou por estas bandas de "Filmes Em Geral" (aliás, volto a lembrar que "Munique" poderia dar boas discussões também, aliás nós poderíamos fazer uma semana "Spielberg": Munique, WoW & A.I.)

É, isso poderia ser feito, principalmente com diretores como Hitchcock, por exemplo, e outros diretores cujos tópicos acabariam no limbo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é, assisti o filme hoje. Filme muitoOo bom (é muito estranho falar que um filme como esse é muito bom... smiley5.gif), com certeza o melhor do Spielberg, mas por tudo que foi falado aqui eu pensava que fosse melhor.

Sim, é perturbador, cruel, angustiante, mas não senti tudo isso em sua plenitude. Por que? Acho que foi meu estado no momento... Jamais me ousaria a dizer que foi culpa do filme porque de fato não foi. Spielberg, como disse acima, realizou seu melhor trabalho em A Lista. Conseguiu dar um ar de documentário ao filme (que era o que realmente desejava) não deixando de lado a estética. Seja pelo preto e branco, pela estupenda fotografia, figurinos, edição (que edição...! Várias cenas com sentimentos opostos se intercalam, resultando em sequências lindas mas pertubadoras) ou pelos movimentos de câmera preenchidos pela sempre perfeita trilha do John Willians... Já por esses motivos, A Lista seria uma obra de arte.

O "problema" mesmo foi eu ter esperado muito impacto sobre minha pessoa e não ter sentido tudo isso. Eu li o começo da crítica do Foras antes de ver o filme e putz, fiquei numa expectativa enorme. Queria, ao término do filme, ficar com aquele mesmo sentimento que muitos ficam. Eu errei por ter depositado tanto, mas acho que essas coisas acontecem. Realmente há cenas chocantes, que marcaram pela frieza e crueldade de como um ser humano pode tratar um outro. Falar do Ralph Fiennes e Liam Nesson é chover no molhado...

Não é que eu gostei muito do final? Aliás, aquele discurso do Schindler talvez foi o momento que mais mexeu comigo. melodramático (um pouquinho só), mas eficiente e sincero. Mesmo salvando 400 pessoas, ele lamenta por não ter salvado mais uma! Comovente também a última sequência.

Minha nota seria 9.25/10.0.

Só uma dúvida: Schindler se lembrou do nome de mais de 800 judeus de cabeça???!!!!

 

PS: Não aluguei No Rastro da Bala. smiley18.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

Já recebi várias MPs com indicações de filmes e nomes de usuários para crítica, continuem enviando sugestões, semana que vem conheceremos o novo filme e o seu felizardo crítico... A Lista de Schindler, filme do Spielberg rendeu 8 páginas de comentários... parabéns ao filme e aos debatedores, significa que o Cineclube em Cena veio para ficar... continuando, apresentamos a crítica de No Rastro da Bala de Wayne Kramer feita por Mr. Scofield, ou simplesmente Scofa:

<?:NAMESPACE PREFIX = O />

Filme: No Rastro da Bala - Dir. Wayne Kramer - Com: Paul Walker, Vera Farmiga, Chazz Palminteri, Cameron Bright e Karel Rolden.

                                                             

norastrodabala_dvd.jpg

running2.0.jpg

running4.jpg

 

Sinopse: Joe Gazelle está vivendo um dia infernal. Membro de uma quadrilha, Joe é encarregado de se livrar de uma arma usada para matar um policial corrupto. Os problemas começam quando após Joe esconder o revólver em casa, a arma é roubada por um garoto, amigo de seu filho, que desaparece após uma tentativa frustrada de matar o próprio pai. Agora, Gazelle precisa encontrá-lo antes da polícia e outros bandidos a fim de salvar sua própria vida e de sua família.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

O que eu acho: Lembra daqueles lindos contos que você lia quando criança, embutidos em belíssimos livros de capas coloridas e repleto de fotos agradáveis? De um mundo encantado composto por bruxas malvadas, bichos papões, animaizinhos maléficos, duendes com faces horripilantes que nunca conseguiam vencer os cavaleiros com armaduras cintilantes ou as crianças arrependidas por não terem obedecido a seus pais? Hoje você acha essas intenções de caráter moral utópicas? Ou mais ainda, que essas historinhas "inocentes" muitas vezes moldam um mundo totalmente distinto da realidade que o cerca, xenófoba, e na qual não existem heróis, o mal por muitas vezes triunfa, o senso de justiça é obstruído e questionável e o machismo extremo predomina como ponto de vista ideal na sociedade? Ou por vezes começa a perceber que, vez ou outra, elas na realidade até se aproveitavam para estimular o consumo de doces e outras guloseimas através de seduções visuais (ou você acha que apesar de defenderem uma postura oposta e moralista não temos vontade de devorar um delicioso chocolate após lermos algumas delas?).

Agora imagine que você tenha um aparato cinematográfico e o poder de sua criatividade para desconstruir esse mundo, usando desde a elaboração dos personagens até as montagens e iluminação do cenário para ilustrar isso. Uma de suas opções é exagerar algumas características dessas estorinhas mantendo o moralismo para justamente mostrar o quanto são utópicas e absurdas (nesse caso, no filme as várias situações absurdas de risco de morte e o final do personagem de Paul Walker são ridículos justamente por isso, de acordo com esse ponto de vista) e uma outra é você utilizar meios mais explícitos para criticar a sociedade predatória cujos mecanismos de controle e sustentação são mais sofisticados e praticamente irreversíveis (por exemplo, substituindo os personagens das estórias infantis por outros mais representativos da sociedade e colocando-os em situações onde a moral é um pouco mais complexa e tortuosa que a normalmente discutida).

No meu ponto de vista, esses são alguns elementos explorados em No Rastro da Bala (Running Scared), cuja atmosfera mórbida e pesada transmuta o universo de fantasia infantil em algo pertencente a um universo do ideal masculino adulto e machista. É esse o universo na qual a atmosfera crítica reside contemplando seus mais variados absurdos, que bradam construindo seus pilares nas reflexões de situações tão absurdas que fazem o espectador pensar forçosamente em suas intenções.

20060726220655.jpg

De início analisemos os personagens... logo de cara observamos vários pontos interessantes.. vemos que a mulher é sexualizada, objetizada ou adota postura masculinizada agressiva a fim de sobreviver a situações de risco (a esposa de Gazelle) ou frágil e submissa (a mãe de Oleg) ou instrumento principal de "destruição" através de seu caráter mais sereno e sentimental (note a postura de Adelle perante as crianças, até mesmo seus cabelos amarrados e suas roupas inocentes..embora o casal seja pedófilo, é sempre ela quem está presente nas abordagens e controle porque a figura feminina inspira um caráter que a masculina não possui. Quando vemos uma mulher próxima a uma criança certamente não pensamos os horrores que passam por nossas cabeças quando vemos um homem desconhecido na mesma situação).

Os outros personagens são indivíduos pertencentes a nosso meio social, assustadoramente cada vez mais comuns - são gângsteres, assassinos, sequestradores, xenófobos, policiais corruptos, pedófilos, prostitutas, gigolôs, pais que batem em suas crianças e esposas, mães que vivem sob a égide do medo, filhos revoltados e assustados. ESSE é o mundo em que vivemos. Se não for o seu, certamente você conhece algum desses indivíduos simbolizados aí, ou alguém bem próximo que conhece.

No mundo de Kramer prostitutas se tornam protetoras (fadas, como expressas nos créditos finais), pedófilos se tornam sombras sobrenaturais na parede (ou algo parecido com ogres, que só na escuridão das sombras revelam seu verdadeiro caráter),  gigantes malvados que aprisionam nossos heróis em gaiolas se tornam gângsteres e policiais corruptos..e por fim, nossos heróis tem características assustadoras (Oleg porta uma arma potente e a manipula, Gazelle parece não se importar com isso pois tem interesses egoístas mais importantes e talvez esteja anestesiado com o mundo que tem contato; Gazelle mata, sangra, abate, tortura e tem uma postura machista e xenófoba; seu filho mente, tem contato com um universo criminoso e muitas vezes nem é notado pelo pai em ambientes perigosos; mesmo a "inocente" Teresa mata duas pessoas). Estudar os personagens é tarefa muito interessante e que exige reflexão, material que podemos discutir bastante por aqui.

Uma estória tão simples esconde também muitos outros elementos interessantes. A montagem e a fotografia de Kramer são simplesmente extraordinárias. Por vezes até revelam um interessante paradoxo entre uma estrutura que parece um livro de estórias aberto (daqueles que as figuras são montadas na vertical quando abrimos a página, dando maior realismo ao livro) mas ao mesmo tempo refletem um universo distorcido e frenético despertado por algum tipo de entorpecente ou situação de tensão extrema do personagem a qual corresponde a visão que quer retratar. A ambientação é um outro ponto alto. As locações são filmadas de forma escura, às vezes com predomínio de algumas cores sobre as outras (mas normalmente escuras e tristes, o azul escuro, o vermelho, o amarelo, etc), sempre de forma a parecer sombrias, inquietantes, de forma a nos causar arrepios involuntários e nos sugar para a atmosfera do filme. Destaque para a cena em que Oleg e Joey conversam no carro. A iluminação dos diversos elementos das ruas provocam uma alternância entre o escuro e o claro no rosto de Oleg, captado de forma eficiente pelo diretor, de modo que seu caráter ambíguo (embora obviamente seja predominantemente positivo) se torna evidente simplesmente por sua expressão facial.

As atuações são muito boas, especialmente o papel difícil de Oleg (Cameron Bright), que reflete em sua face sentimentos de insegurança, revolta, coragem, horror, medo, tristeza e muitas outras de forma excepcional, com o odiado por muitos Paul Walker desempenhando o papel de forma muito correta e interessante (Walker lembra bastante um indivíduo marginalizado com seu modo de agir e falar) e os excelentes Palminteri e Johnny Messer. Nas mulheres, destaque para a excelente interpretação da pedófila Edelle por Elizabeth Mitchell.

Não conhecia o trabalho de Wayne Kramer, também diretor de Mindhunters (Caçadores de Mentes - 2004), The Cooler (The Cooler - Quebrando a Banca - 2003), Crossing Over (1996) e Blazeland (1992 - acredito que inédito no Brasil). Gostei muito, por todos os fatores que mencionei acima e com certeza vou assistir outros filmes..despertou muito meu interesse. Uma pena que não tenha encontrado qualquer informação sobre o último filme no Brasil. A propósito, o filme Caçadores de Mentes virará uma série de tv!!

Enfim, há muito o que se dizer sobre Running Scared... coisas que nem sequer citei aqui e a idéia é que, mesmo esse texto longo seja uma palhinha apenas, alguns fatores que escolhi dizer sobre a minha visão  para compartilhar com vocês, mas há muito a ser explorado. Com a palavra sobre o filme, vocês... o "aperitivo" está na mesa.

Preste atenção: Uma das poucas referências explícitas da estória: Na cena em que Oleg está no banheiro da casa de Dex e Edelle, sombras sinistras de caráter e forma sobrenaturais podem ser visualizadas na parede durante toda a conversa no telefone com a Mrs. Gazelle, como se estivessem à espreita.

Porque não perder: Um filme muito interessante na qual não importa muito se você quer ver algo extremamente complexo ou simplesmente divertido, cheio de ação ou repleto de metáforas e simbologias, cheio de críticas sociais ou curtir uma pipoca enquanto assiste. É possível compreender o filme em várias instâncias e chegamos a conclusão de que todos esses gostos são atendidos de forma muito satisfatória e inteligente. Assista sem medo, você não vai se arrepender.

 

O que já se disse: “No Rastro da Bala” é aquele filme para se assistir quando a namorada foi viajar com as amigas ou a esposa foi visitar os pais. Quando os créditos sobem, uma pequena nota trata de explicar muito bem de onde veio tanta inspiração: “O diretor gostaria de dedicar esse filme a Sam Peckinpah, Brian de Palma e Walter Hill”.

No mais fica aquela surpresa ao se constatar que Paul Walker não paga um baita mico na tela. Não é uma questão de dizer que a sua atuação seja genial, espetacular ou simplesmente boa, é só que não parece ser o mesmo otário que fez “Velozes e Furiosos"  Marcel Monteiro no site altofalante. ( altofalante )

 

Dados do dvd: Os extras do dvd nacional são realmente decepcionantes, refletindo exatamente a importância que foi dada ao filme, não há praticamente nada além: o tradicional trailer, uma galeria de fotos, com algumas belas tomadas e só. A distribuidora Imagem certamente pisou na bola, o som do filme é um mísero 2.0 (imaginem o diferença que faria em um filme com muitas cenas de ação um Dolby Digital 5.1 ou mesmo DTS) lá fora o filme foi distribuído pela New Line e tem até versão do diretor.

Curiosidades: Um erro sutil, Oleg tem ataques de asma durante o filme e precisa de um inalador para aliviá-los. Na cena da farmácia com a prostituta, ele diz que precisa de um medicamento chamado Beclovent. Mas o Beclovent é um corticosteróide inalável usado para prevenir ataques asmáticos, e não apresenta efeito quando o mesmo já está em curso. Beclovent não pode causar nenhum alívio no garoto, ao contrário do mostrado.

A palavra Fuck é falada no filme 328 vezes.

O rótulo do medicamento que Oleg usa para informar a Mrs. Gazelle sobre o endereço de Dex e Adelle é uma prescrição de Zovirax, um remédio para tratar Herpes. 

Thomas Jane desistiu do papel de Joey Gazelle por problemas com agendas e horários. <?:namespace prefix = st2 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?:NAMESPACE PREFIX = ST2 /><?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas:contacts" /><?:NAMESPACE PREFIX = ST1 />Paul Walker era a segunda opção.

Este filme é influenciado enormemente pelos contos de fadas dos Irmãos Grimm. A cena dos pedófilos é construída com várias referências ao conto de fadas de Hansel e Gretel. Desde as palavras embaralhadas no carpete até o frasco de remédio que Oleg encontra (Edelle HANSEL), e o nome da cidade, que supostamente tem o nome de Grimley (embora essa confirmação não seja possível pelo filme, imagino que seja possível pela versão do diretor, não lançada no Brasil).

A grande maioria dos personagens de caráter predominantemente negativo e mais importantes no filme são mortos ou torturados violentamente imagino que, como forma de reforçar a “moral” da estória, enquanto os personagens de caráter positivo parecem “protegidos” por forças sobrenaturais.

Acredita-se que haja referências a estória de Alice no País das Maravilhas e Alice Through the Looking Glass (sua continuação). A jornada de Oleg começa quando uma bala é atirada por uma janela, na qual o ângulo “captado” pela câmera do filme mostra muitas vezes como se fosse um espelho estilhaçando-se.

O gigolô apresenta um estereótipo parecido com o do Chapeleiro Maluco (não sei qual o nome popular dele no Brasil) e o vagabundo cujo sorriso brilha no escuro é similar ao do Gato.

A prostituta apresenta muitas similaridades com a Fada Azul de Pinóquio.

Quando Joey pergunta a Oleg que tipo de música gosta de ouvir, ele responde “Kvasha”. Provavelmente se trata de uma referência a um jogador de Hockey chamado Oleg Kvasha. Muitas outras referências ao Hockey são feitas durante a projeção. Entretanto, existe também um compositor russo muito popular chamado Oleg Kvasha...tratariam-se de coincidências?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não vi esse filme...

próximo' date=' por favor.

[/quote']

Katsushiro, no tópico não iremos debater apenas os filmes que você já viu ou gostou... vá até a locadora mais próxima e alugue, depois volte aqui...  

era um pedido amigável, com um "por favor" do lado. cês andam com olho na nuca comigo. relaxa aí, camarada.

sem querer ofender o nobre mr.scofield, acho que esse filme já deu o que falar, hein...

próximo aí, galera.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

não vi esse filme...

próximo' date=' por favor.

[/quote']

Katsushiro, no tópico não iremos debater apenas os filmes que você já viu ou gostou... vá até a locadora mais próxima e alugue, depois volte aqui...  

era um pedido amigável, com um "por favor" do lado. cês andam com olho na nuca comigo. relaxa aí, camarada.

sem querer ofender o nobre mr.scofield, acho que esse filme já deu o que falar, hein...

próximo aí, galera.

Parece que você não entendeu o objetivo do tópico ... Será discutido um filme por semana, proposto pela equipe técnica do tópico. Se você quiser debater aqui algum filme em especial, mande uma MP para o Nacka sugerindo-o e e torça para ele ser escolhido.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não vi esse filme...

próximo' date=' por favor.

[/quote']

Katsushiro, no tópico não iremos debater apenas os filmes que você já viu ou gostou... vá até a locadora mais próxima e alugue, depois volte aqui...  

era um pedido amigável, com um "por favor" do lado. cês andam com olho na nuca comigo. relaxa aí, camarada.

sem querer ofender o nobre mr.scofield, acho que esse filme já deu o que falar, hein...

próximo aí, galera.



P
arece que você não entendeu o objetivo do tópico ... Será discutido um filme por semana, proposto pela equipe técnica do tópico. Se você quiser debater aqui algum filme em especial, mande uma MP para o Nacka sugerindo-o e e torça para ele ser escolhido.

ih alá, então não tinha entendido mesmo... então quer dizer que esse filme vai ficar sendo discutido 1 SEMANA. é isso?

é galera... haja assunto.

esclarecidas minhas dúvidas, me ausentarei (do tópico) pela semana, pra felicidade geral da nação.

obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...