Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cineclube em Cena


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members
Interessante como em alguns tópicos onde a acefalia reina solta' date=' muitos parecem que precisam contribuir a qualquer custo, nem que seja com inutilidades já aqui, onde uma discussão sobre cinema seria bem vinda, nada...

Afinal, ninguém viu o filme do Tim Burton ou não gostaram da resenha do Silva?

[/quote']

 

Gostei muito da resenha do Silva (parabéns!), só achei que eu não teria nada a acrescentar, já que vi o filme há mais de meia década, no finado Cinema em Casa. Tudo que posso fazer, portanto, é emitir uma opinião de meia dúzia de palavras sobre a resenha, o que não consideraria suficientemente relevante ao Cineclube, podendo fazer da próxima vez que encontrasse o Silva. Quanto a do Jail, já disse pra ele mesmo, não vi o filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Li a resenha e desta vez posso comentar, já que revi o filme há pouco tempo. Gostei muito do texto do Silva, principalmente pelos paralelos entre o filme e a cultura e a sociedade atuais. O segundo parágrafo é o meu preferido. Excelente!

 

Quanto ao filme, adoro Marte Ataca!, sua linguagem agressiva e o cuidado do Burton com o visual (como o Silva apontou). Desenho de produção e figurinos perfeitos, sem falar na musiquinha que toca quando as naves marcianas aparecem. Há momentos que eu choro de rir ao mesmo tempo em que fico impressionado com sua acidez descontrolada. O alvo principal é o american way of life mesmo, mas tolices sociais não são privilégio dos ianques de jeito nenhum. Todos nós temos algo a aproveitar desse filme, um mea culpa pela alienação, pela pobreza estética e pela ganância da humanidade.

 

Parabéns ao Silva e ao Cineclube pela excelência das discussões que ele proporciona (e cabe a nós desenvolvê-las).
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Marte Ataca! é o ÚNICO filme de Burton que eu não gosto. Porém' date=' tendo visto-o uma única vez, no cinema, aos 16 anos, portanto há mais de uma década, uma revisada se faz necessária. Não duvido que o filme suba no meu conceito... [/quote']

 

Faça isso, Dook. Aproveita que ele não é difícil de ser encontrado.

 

Aliás, valeu pelos comentários, pensava que ninguém tinha visto o filme ainda. E Alexei, era exatamente isso que queria focar no filme: o olhar sarcástico e irônico que o Burton traça em cima do american way of life (e que, em uma outra ótica, pdoe ser válido para todos), além do paralelo com "ID4" que, coincidentemente, foi lançado um ano antes (mas o roteiro de "Marte Ataca" foi feito antes de "ID4").
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma cena desse filme que eu adoro mas esqueci de comentar é a da luta entre o animador de cassino e o marciano. Além de ser hilária, passa muito bem a idéia de semelhança que o Tim Burton emprestou a marcianos e terráqueos. No fundo, ambos são farinha do mesmo saco: se a superioridade tecnológica fosse dos humanos e não dos aliens, certamente estaríamos fazendo o mesmo estrago em Marte.

O curioso é que em Independence Day também há uma cena na qual um humano (Will Smith, se não me engano) sai no muque com um alienígena. Ao contrário do que ocorre em Marte Ataca!, não sei dizer qual era a intenção do Roland Emmerich com isso, mas ficou uma coisa muito tosca (tanto quanto é aquele filme como um todo).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim' date=' Independence é uma bosta fétida e pegajosa, mas eu me divirto muito com tudo aquilo. O discurso do Pão Pullman é um troço impagável, abençoado seja o humor involuntário no cinema![/quote']

 

 

 

Não vi o Marte Ataca! (Sorry silva), mas esse ID é... é... uma coisa. Aff! Que filme ruim.07.gif Se bem que faz um tempão que vi, mas não pretendo revê-lo tão cedo.

 

 

 

Por enquanto, em relação a invasão alienígena, vou ficando com o Guerra dos Mundos do Spilba.

Link to comment
Share on other sites

 

E eu estarei de volta ao Cineclube...e verei Fargo antes da resenha ser postada. Quero ver se tanta polêmica procede.19

Ah, e devo resenhar Hellraiser - Renascido do Inferno, do Clive Barker,  filme de horror dos anos 80 que explora o inferno dos prazeres humanos tanto carnais quanto psicológicos conforme já havia dito ao Jail. Esperem algo totalmente esquizofrênico, como sempre...0606

 

Mr. Scofield2007-10-03 18:31:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Sou mais um que não gosta de Fargo' date=' la-ri-ri-ra. 13.gif [/quote']

 

Então tu é um Rike da vida.06

 

Essa frase (genial diga-se) é minha 11smiley16

 

Scofa, esse Hellraiser é um pé-no-saco 0706

 

Fargo é m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.o, vê-la hein, Vicking 11

 

Marte Ataca! é um dos únicos que não vi do cara, pena mesmo, gosto do que o Silva escreve, fica pra próxima.

batgody2007-10-03 18:58:25

Link to comment
Share on other sites

 

Scofa' date=' esse Hellraiser é um pé-no-saco 0706

[/quote']

Bat, Hellraiser é uma das obras mais interessantes de horror já criadas, na minha opinião...muito mais que um homem com pregos na cabeça e uma caixinha que abre as portas para o inferno. Espero que leia o que tenho a dizer sobre ela, pelo menos, mesmo que não goste do filme. 01

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

burton.jpg

 

 

 

Acabo de ver o filme Marte Ataca! e renovou meu ânimo para com o duro embate que terei na próxima semana - eu até comentaria a "consideração" lastimável do Bern@rdo, mas, como bem colocou o Padrinho na página anterior, é melhor dispensar a acefalia - encarando a resenha de um calouro por essas bandas, hehe. A crítica do Silva está do jeitinho que eu esperava: limpa, informativa e direta, objetiva, sem tentar anotar várias explicações (e essa seria uma possibilidade a se ter, tendo o filme várias sub-tramas engenhosas; mas o Silva resume-as perfeitamente nos seis parágrafos), e deixa bem claro que o humor transgressionista e, ao mesmo tempo, revival do filme de Tim Burton é tão bom nessa pérola da carreira burtoniana. O momento que eu mais gostei do texto foi a referência aos filmes cinqüentistas - que eu desconheço - e uma ligação a Ed Wood, afinal, eu sempre procuro um paralelo entre todos os filmes do Burton e faltei nesse aqui.

 

 

 

Não fosse o momento do ataque marciano, em que o diretor libera os genocídios em massa, caindo no pastelão - algo que, não me perguntem por quê, faz-me desgostar de filmes (golpe duro aconteceu com A Regra do Jogo, do Renoir, nesse estilo, mas aí é outra análise) -, Marte Ataca! lideraria, ao lado de Peixe Grande e A Fantástica Fábrica o meu top de filmes do Burton. Bem, o que eu realmente gostei foi das várias personagens inseridas, com estereótipos - sim -, mas valorizadas e acidamente mexidas com o passar da invasão alienígena. Quando o Burton brinca - como se fosse os próprios marcianos - no discurso que o presidente faz, implorando aos atacantes que cessem, ele atingiu o auge do filme (e não podia ser outro a acompanhá-lo, senão Nicholson): uma espécie de recolocação à Guerra Fria (vamos dominar o mundo, aliados, e a bandeira sendo hasteada em um novo planeta - aqui, a marciana). Tem mais: os filhos do boxeador que conseguem salvar a Casa Branca por uns tempos, através do conhecimento tecnológico do videogame é uma boa resposta àqueles que criticavam a invasão dos games no mercado infantil (em contra-mão, toda a aula de história é desvalorizada naquele momento); o Michael J. Fox fora do curso "daquela" trilogia mostrando uma mídia totalmente regida pelo governo - quiçá perdida -; a personagem da Annette Bening é uma maravilha no tom cômico, enquanto foge do recurso alcóolico para uma religião cósmica (O Segredo, alguém? ). Mas, acima de tudo, na reação inicial aos marcianos, mostrando a fragilidade ao novo, a uma manipulação, bem como o imperialismo marciano pode ser visto como o próprio americano - e, nós, os derrotados, "auxiliamos" nesse processo, portanto - ou a babaquice presidencial e científica ser a própria raiz americana, enfim.

 

 

 

Marte Ataca! não me fe lá rir horrores, todavia, essa é uma coisa às vezes boas em comédias irônicas (Doutor Fantástico está aí para provar) para mim, pois mostra inteligência, que não precisa ser "sutil", e ainda está descoberta (ou encoberta pela alienação dos nossos tempos).ltrhpsm2007-10-04 02:32:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre as últimas resenhas (estava atrasada aqui!!!):

 

Pecados íntimos: Excelente filme, excelente resenha. Muito bom.

Cidade dos Sonhos: Eu não consigo dizer exatamente porque eu gosto desse filme... rsrs mais eu gosto pra caramba! E lógico, qualquer comentário sobre esse filme é ótimo de ler!!!! rs

A Missão: A resenha foi no nível do filme. Muito interessante.

Marte Ataca!: hm... eu nunca me interessei em assitir esse filme... é bom? Nunca fui coma cara dele...

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...