Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Diário de Tony Stark (1966)


DarkMarcos
 Share

Recommended Posts

  • Members

Tales%20of%20Suspense%20073%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 73
(Janeiro de 1966)

A história "My Life For Yours!" foi escrita por Stan Lee e Roy Thomas (sob esboços de Flo Steinberg e Sol Brodsky) desenhada por Gene Colan (que assinava sob o pseudônimo de Adam Austin) e artefinalizada por Marie Severin e Gary Michaels. Muita gente escrevendo uma só história e... o ritmo Marvel de Stan Lee se perdeu todo! Enquanto em outras edições podíamos ver uma série de acontecimentos brilhantemente enxertados em poucas páginas, nessa edição vemos o inverso: ação arrastada, denotada por um texto carregadíssimo (chega a ser surreal como herói e vilão falam tanto e ainda dá tempo de lutar). Em contrapartida, os belíssimos desenhos de Gene Colan (mesmo ainda não tendo assumido esse nome artístico) são um espetáculo à parte. Não só pelos traços e perspectivas (enriquecidos pelo belo trabalho de Severin), mas também pela disposição dos quadros, em layouts ousados para a década de 60 - algo que poucos desenhistas conseguem "inventar" com talento e bom gosto.

O Homem de Ferro entra desesperado no hospital onde Happy está internado. Lá, descobre que o amigo sumiu misteriosamente do quarto. Ele não poderia ter saído dali andando, não só pelo fato de estar muito fraco, mas pelo quarto estar sendo vigiado por dois policiais, que nada viram, e o local estar no terceiro andar. Mesmo sendo enxotado pela polícia, o herói percebe marcas de cascos de cavalos na janela. Somente um vilão, possuidor de um "cavalo" voador, poderia ser o autor do rapto: o Cavaleiro Negro.

Apesar de ser um vilão de segunda grandeza, o Cavaleiro Negro não descuidado por ter deixado aquela marca na janela. De fato, fora do hospital, Homem de Ferro encontra a luva dele. Ou seja, aquelas "pistas" nada mais são do que iscas para atrair especificamento o herói (daí o rapto de Happy Hogan). A trilha o leva até um castelo no outro lado do lago Potomac. É tão evidente que se trata de uma armadilha que, ao chegar ao local, o portão está aberto.

Tales%20of%20Suspense%20073%20B.jpg

Dentro do lúgubre recinto, Homem de Ferro vê o Cavaleiro diante de si. Mas, ao tentar atingi-lo com um golpe, este parece desaparescer. Esse truque parece acontecer várias vezes. Desnorteado, o herói é atingido por uma rajada iônica da lança do Cavaleiro. Só então ele vê a imagem de vários Cavaleiros diante dele. Devido a descarga que recebeu, os transistores da armadura ficaram danificados e o herói cai.

Montando em seu cavalo alado, o vilão carrega o Homem de Ferro com o intento de jogá-lo a uma altura que o espatife. Quando faz isso, o herói agarra em sua cela e o acaba derrubando junto. Homem de Ferro cai no lago e sai de lá enfraquecido.

Enquanto isso, o ranzinza Senador Byrd procura por Stark em sua Indústria. Pepper imagina que o patrão deve estar em algum clube noturno, já que está com raiva dele pelo aparente descaso por Happy. O ultimato do senador parece sério: se Stark não revelar ao governo quem veste a armadura, as Indústrias Stark poderão sofrer um intervenção federal.

Cambaleante, o Homem de Ferro vai encontrando pelo caminho pedaços da roupa do Cavaleiro Negro (que sumiu junto com seu cavalo), um maquinário que parece ser o responsável pelas imagens múltiplas do vilão e, finalmente, o debilitado Happy Hogan. Como está muito enfraquecido para levá-lo de volta ao hospital, o herói decide fazer um chamado para a polícia. Essa ajuda logo chega ao local e leva o chofer para o atendimento médico. Ironicamente, ninguém percebe um agonizante Homem de Ferro gemendo nas sombras do castelo. E ninguém se preocupa com ele, pois sabem que o herói é invencível! Ledo engano...

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (versão blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (versão fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 70
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Strange%20Tales%20140%20A.jpg
STRANGE TALES 140
(Janeiro de 1966)

A história "The End of Hydra!" foi escrita por Stan Lee e desenhada por Don Heck (sob esboços de Jack Kirby), com arte final de Joe Sinnott. Todo mundo salvando o planeta nessa edição. Pra uma aventura que começou com clima de James Bond, até que a saga da Hydra terminou bem ao estilo dos Comando em Ação (G.I. Joe). O desenhista Don Heck dá uma palhinha na história, pra evidenciar sua saída das páginas das aventuras do Homem de Ferro (em Tales of Suspense) e, afinal, desenhar mais um pouquinho de Tony Stark.

Tony Stark chega ao porta aviões da SHIELD, de onde irá pilotar sua nave Braino-Sauro par a desarmar a bomba da organização terrorista Hydra, que está em órbita da Terra. O industrial se irrita com o comentário de um dos agentes, que fala como se Nick Fury estivesse morto (algo que Stark deixa claro que não acredita).

Apesar de só ter combustível para uma tentativa/viagem (sempre tem que ser mais difícil para os heróis...), Stark consegue voar até a órbita da Terra e desarmar a tal bomba. Tudo termina em ritmo de comemoração com, inclusive, a volta triunfal de Nick Fury e o desmantelamento da Hydra.

- Leia também:

- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tales%20of%20Suspense%20074%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 74
(Fevereiro de 1966)

A história "If This Guilt Be Mine...!" foi escrita por Stan Lee e desenhada por Gene Colan (sob pseudônimo Adam Austin), com arte final de Gary Michaels. Outra história que não traz nem o brilhantismo ingênuo e nem o timing perfeito que Lee (ou Heck... ou Kirby) mostravam nas histórias anteriores. Mas a arte de Colan é tão impressionante que consegue compensar esse fator. Prometido na edição anterior, há uma grande reviravolta na mitologia do personagem, mais especificamente ligada ao coadjuvante Happy Hogan. O fato do chofer ainda estar hospitalizado, dá um formato diferente ao conceito de "universo" Marvel. As histórias não se fecham apenas em duas ou três edições, mas alguns detalhes se arrastam por diversas, mostrando um efeito de consequência. Em parte, esse novo estilo se deve ao roteirista Roy Thomas que, mesmo sendo um funcionário na área administrativa, sabia tantos detalhinhos sobre os personagens (tipo: o que um transistor pode fazer, a armadura aguenta quanto de calor, a bateria dura quanto tempo...) que se tornou uma espécie de consultor da série e, futuramente, se envolveria diretamente com os roteiros.

Como visto na edição anterior, Homem de Ferro continua desmaiado (descarregado) no castelo onde enfrentou o Cavaleiro Negro. Usando suas últimas energias, consegue emitir um chamado de socorro, que é recebido pela secretária Pepper Potts. Ela parte para ajudar o herói e ainda amaldiçoa o patrão Tony Stark (sem imaginar que ele é o próprio Homem de Ferro) julgando que este deve estar na gandaia. Essa mágoa chega a um ponto em que ela sente pena do próprio Homem de Ferro, o qual Stark usa apenas para ficar com as glórias. Essa "dózinha" vira até uma espécie de pré-paixão pelo herói, que a secretária admite poder estar sentindo.

Pepper encontra o Homem de Ferro caído no castelo e o leva, com dificuldades (afinal ele está vestindo uma pesada armadura de ferro), para o carro. Lá o herói consegue recarregar um pouco a energia através do acendedor de cigarro (pfff... se Lee não escreveu todo esse roteiro, pelo menos essa parte é bem típica dele...).

Chegando ao laboratório, no entanto, o herói pode recarregar de forma mais decente e eficaz. Já pronto pra outra, ele pergunta sobre o estado de Happy Hogan. Pepper informa que o chofer ainda está em estado crítico e que os médicos irão usar um novo equipamento chamado Enervador. O herói se preocupa com essa notícia. Afinal, o equipamento foi criado por ele mesmo (como Tony Stark), mas não havia sido testado, podendo ter efeitos colaterais que ainda eram desconhecidos. Ao mesmo tempo, o Senador Byrd liga para o laboratório, cobrando/ameaçando sobre a identidade do Homem de Ferro. Depois de dar uma "dispensa" no senador, o herói parte para o local onde Happy será tratado. No caminho, ele nota o fascínio que Pepper anda sentindo por ele (como Homem de Ferro) e conclui que está voltando a o ponto de partida do triângulo amoroso.

No hospital, ao testarem o raio Enervador em Hogan, seu corpo começa a crescer, ficar mais forte e lhe dar feições estranhas (sua testa aumenta e seu cabelo retrai-se para dentro da cabeça), criando assim... uma Aberração. O "monstro" acorda e, com sua força, destrói a enfermaria. Homem de Ferro chega ao local e vê o pânico se espalhando. Ele tenta deter a criatura e é surpreendido com sua enorme força, que rivaliza com a da sua armadura. O herói não tenta usar toda a força, afinal trata-se de Happy Hogan e ele não intenciona feri-lo. Para piorar, além do monstro fugir do hospital ele se encaminha para uma usina de força.

To be continued...

Leia também:

- O Diário de Tony Stark (versão blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (versão fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tales%20of%20Suspense%20075%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 75
(Março de 1966)

A história "The Fury of... The Freak!" foi escrita por Stan Lee e desenhada por Gene Colan (sob pseudônimo Adam Austin), com arte final de Gary Michaels. A saga do monstro Freak toma um clima de Frankenstein... não o da criatura dramática de Mary Shelley, mas de suas versões mais trash imortalizadas pelo cinema, misturando sentimentalismo dentro do coração de um monstro descomunal. E não só a história se estica por uma ousada terceira parte, como o roteiro insiste em parecer arrastado, bem diferente do dinamismo que Lee usou anteriormente. É bem verdade que os belos desenhos de Gene Colan ainda dão uma amenizada nessa lentidão, só que... uma hora o leitor vai sacar que está sendo distraído. Enfim...

Dentro da usina de força, a Aberração (Freak) não mostra nenhum sinal de que era o chofer Happy Hogan. O Homem de Ferro tenta deter a criatura, mas sua armadura (e, consequentemente, seu coração) começa a dar sinais de que está ficando sem energia. Seria muito fácil atingi-la com uma arma letal de seu arsenal, mas ele não quer ferir um amigo que já arriscou a vida diversas vezes para ajudá-lo. A melhor idéia que tem, então, é atrair o monstro para seu laboratório, onde há um outro modelo de Enervador que poderá trazer Happy de volta ao normal.

O herói consegue atrair a atenção do monstro, mas suas energias estão tão "no osso" que ele se arrasta pelo chão de tanta dor. Não suportando o esforço, o Homem de Ferro desmaia. Mas, quando a Aberração iria desferir um golpe fatal, uma voz feminina (e familiar) lhe chama a atenção. Seguindo a mesma (e abandonando o Homem de Ferro), o monstro acaba invadindo os escritórios das Indústrias Stark.

Tales%20of%20Suspense%20075%20B.jpg

Dentro dos escritórios, o monstro encontra Pepper Potts tentando acalmar os ânimos do Senador Byrd, que veio intimar Stark a prestar esclarecimentos quanto ao usuário de sua famosa armadura. No calor da discussão, a Aberração entra violentamente na sala. O Senador ainda tenta se jogar na frente do monstro, para proteger Pepper, mas é derrubado com facilidade. A secretária percebe que o monstro gesticula, numa tentativa de lhe falar, mas sua aparência grotesca assusta a ruiva e ela acaba desmaiando.

Os seguranças do Senador Byrd já se preocupam com a demora e decidem ir ver o que está acontecendo. É quando vêem a janela do andar de cima se abrindo e a Aberração aparecer com Pepper desmaiada em seus braços. Eles atiram, atingindo o ombro da criatura. Homem de Ferro acorda de seu desmaio apenas para ver Pepper caindo dos braços do monstro. Ele consegue minimizar a queda da secretária usando seus repulsores.

Com o pouquinho de energia que lhe resta, Homem de Ferro voa para dentro do escritório, com intenção de salvar o Senador Byrd e capturar a Aberração. Quando o monstro se aproxima para atacar, uma versão do Enervador é ligada contra ele. Mas o raio parece não estar tendo o efeito com a rapidez de que o herói necessita. Afinal, sua armadura, devido ao esforço, está começando não só a pifar mas a ficar sobrecarregada e esquentar de forma perigosa.

E ainda continua...

Leia também:

- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br

- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tales%20of%20Suspense%20076%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 76
(Abril de 1966)

A história "Here Lies Hidden... The Unspeakable Ultimo!" foi escrita por Stan Lee e desenhada por Gene Colan (sob pseudônimo Adam Austin), com arte final de Gary Michaels. O estratagema de compensar os roteiros desgastados com desenhos mirabolantes continuam. Só que a arte de Colan começa a tomar rumos experimentalistas dentro da quadrinização que até o próprio autor estranha. É a incursão das famigeradas "flechinhas" que guiam a leitura do leitor por quadros tão distorcidos que, dificilmente seriam de fácil acompanhamento para uma leitura normal.

Como visto na última edição, Homem de Ferro está usando uma versão do Enervador para fazer com que o monstro Aberração volte a ser seu amigo Happy Hogan. O raio parece não estar fazendo efeito e a Aberração continua se aproximando, ao mesmo tempo em que sua armadura começa a sobrecarregar e cozinhá-lo por dentro. No último instante, o monstro começa a dar sinais de fraqueza e começa a voltar a forma de Hogan.

Happy, de volta, desmaia. Tony Stark aproveita para tirar rapidamente a armadura de Homem de Ferro. Não só por ela estar sobrecarregada, mas também não gostaria que o chofer acordasse e o visse "meio vestido". É então que lembra que Happy o chamou de "chefe" quando o herói lutava com o Homem de Titânio. Ou seja, possivelmente saiba sua identidade secreta. Para sua surpresa, assim que Hogan se recupera... ele perde a memória (quão apropriado!).

No instante em que Happy se recupera, o Senador Byrd, junto a seus seguranças, invade o laboratório com um mandado contra Stark, para que esse o acompanhe até Washington para esclarecer quem usa a armadura. Além disso, o senador acha que o ataque da Aberração foi um truque do industrial e que esse, pela sua aparência de acabado, ficou o dia inteiro na gandaia. Stark, para manter as aparências e proteger seu segredo, diz que não há lei que impeça um homem de ficar na gandaia. De rabo de olho, a secretária Pepper Potts fica ainda mais decepcionada com a resposta irresponsável do patrão. Tony, enfim, segue com a comitiva e Pepper se pergunta: 1) onde foi parar a Aberração? 2) como o Homem de Ferro saiu do laboratório?

No caminho para Washington, o céu se torna turbulento por estranhas trovoadas. Estranhas a ponto dos raios caírem justo próximo ao carro em que Stark e Byrd são levados. Um dos clarões, inclusive, atinge o veículo. Quando o brilho some, Stark não está mais dentro do carro. O industrial aparece dentro do castelo do vilão Mandarim que, dotado de um estranho raio teletransportador, sequestrou-o ao invés do Homem de Ferro (que era seu alvo principal). Como quem não tem Homem de Ferro caça com Tony Stark, Mandarim explica que seu intento é que o herói enfrente sua última criação: Ultimo (putz! agora eu saquei o porque do nome! Quiá! Quiá! Quiá!).

O vilão faz uma manobra inesperada. Com o raio de seus anéis, joga a maleta de Stark fora do castelo, até o fundo das águas do fosso em volta do local. Mal sabe ele que, nessa maleta, Stark guardava a armadura de Homem de Ferro. Ultimo, uma gigantesca criatura, se levanta dramaticamente de um vulcão adormecido (deu pra perceber que o problema não era pequeno, né?) e Stark fica paralisado, não só pelo monstro em si, mas por sua única esperança, a armadura de Homem de Ferro, estar nas água do fosso do castelo.

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (versão blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (versão fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Este tópico parece que só tem um interessado: Seu criador. O diálogo não se estabelece e o interesse pelo assunto aqui tratado nao consegue contagiar ninguém.

Por que isto está ocorrendo? A continuar assim, o tópico perde sua finalidade. Vamos dar uma chance para que os usuários possam interagir com você.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ora, meu caro colega... As matérias aqui são colocadas com intuito de informar aos leitores. Nunca, em momento algum, foi feita ressalva de qualquer tipo a não haverem comentários relativos aos mesmo.

Não obstante, tenho recebido emails não só elogiando, mas corrigindo (e enriquecendo) possíveis falhas nessas matérias. De qualquer forma, existem interessados que, mesmo que timidamente, me agraciam com seus comentários e até com algumas colaborações. Concordo que quadrinhos é uma arte um tanto quanto restrita, se comparada ao cinema; e o tema escolhido também é bem específico. Quanto aos que não se interessam pelo assunto... bem... entendo se não quiserem tecer nenhum comentário. Afinal, pra que opinar em um tópico que possa julgar desinteressante.

Mas valeu pelo toque.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • Members

Strange%20Tales%20143%20A.jpg

STRANGE TALES 143
(Abril de 1966)

A história "To Free a Brain Slave" foi escrita por Stan Lee e desenhada por Jack Kirby (auxiliado por Howard Purcell), com arte final de Mike Demeo. Tony Stark é visto como um gênio da mecânica, criando maquinários que só sua mente seria capaz de elaborar. Um dos grandes fatores para que o leitor sentisse o peso dessa genialidade está no traço do desenhista Jack Kirby. Seu senso de design para com os fantasiosos aparelhos que desenhada conseguem impressionar até mesmo se comparado aos desenhistas de hoje em dia. A geometria nelas existentes seria impossível de se imaginar na nossa realidade, mas funciona nos quadrinhos tão bem quanto o efeito das mesmas se propõe.

Finalzinho de uma saga onde Nick Fury foi capturado pelos vilões Mentallo e Ardiloso. Os dois tencionam explodir uma bomba de hidrogênio, mas a mesma é vaporizada pela máquina Neutralizadora de Tony Stark, seguido do resgate do próprio Fury. No meio da confusão, o coração do industrial dá um piripaque e ele se sente mal. Mas nada que o tire fora de ação.

Stark está bem à vontade trabalhando para a Shield. Na verdade, já se enturmou até demais. Tanto que dá ordens até mesmo para o personagem Dum Dum, braço direito do linha dura Nick Fury. Também, com tanto puxa-saco no Universo Marvel enchendo a bola de sua criatividade...

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

DarkMarcos2006-11-25 14:40:41
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Tales%20of%20Suspense%20077A.jpg
TALES OF SUSPENSE 77
(Maio de 1966)

A história "Ultimo Lives!" foi escrita por Stan Lee e desenhada por Gene Colan (sob pseudônimo Adam Austin), com arte final de Gary Michaels. Apesar de uma curta aparição, Lee desenvolve a subtrama com o Senador Byrd, onde este aperta o cerco contra Tony Stark. Interessante comparar que o vilão Mandarim representa um certo poder ditatorial, numa crítica aos governos orientais (especificamente a China Comunista, mas Byrd não fica tão atrás. Afinal, chega a ser inconstitucional sua atitude de perseguir Stark, forçando-o a revelar segredos de suas Indústrias. Mesmo sem a intenção de Lee, a história evidencia a hipocrisia de certos setores do governo americano ao clamarem por liberdade.

Tales%20of%20Suspense%20077B.jpg

Mandarim perde seu precioso tempo explicando como foi capaz de criar o andróide chamado Ultimo, que é fruto de seus conhecimentos de ciência e magia, e que acabou absorvendo tanta energia a ponto de ativar o vulcão adormecido onde fora criado. A criatura, no entanto, estava sob seu controle. Enquanto tagarela sobre as maravilhas de sua nova arma, acaba atirando o "indefeso" Tony Stark através das escadas de seu castelo, que escapa ileso do impacto graças a sua placa peitoral e consegue d pular dentro do fosso, recuperando sua pasta e vestindo a armadura.

Ultimo, sob o comando do Mandarim, ataca as tropas chinesas disparando raios de seus olhos. Nem mesmo o Homem de Ferro consegue detê-lo por muito tempo. A história termina com o andróide segurando o atordoado herói em sua gigantesca mão e, em paralelo, o Senador Byrd, que não está nem aí pro motivo de Tony ter sumido, lacrando as Indústrias Stark e cancelando todo e qualquer contrato que esta tinha com o governo americano.

Leia também:

- O Diário de Tony Stark (versão blog): www.darkmarcos.blogger.com.br

- O Diário de Tony Stark (versão fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Tales%20of%20Suspense%20078%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 78
(Junho de 1966)

A história "Crescendo!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan (que, finalmente, assume seu nome artístico mais conhecido) e artefinalizada por Gary Michaels. Continuação da edição anterior, onde se desenvolvem duas tramas do personagem. Primeiro, a ação, com o desenrolar da batalha entre Homem de Ferro e o robozão Ultimo. Na segunda, o ponto dramático, onde Stark descobre as consequências das maquinações do Senador Byrd.

A história começa de onde parou a edição anterior, com o herói levando uma sova do robô Ultimo, criado pelo vilão Mandarim. Nenhuma das armas do Homem de Ferro surtem efeito contra a ameaça. De pouco em pouco, no entanto, ele acaba atraindo Ultimo para o vulcão onde havia sido criado. Lá dentro, o robô continua disparando suas rajadas óticas, que acabam detonando a explosão do vulcão e o detendo afinal. Homem de Ferro, graças a seus jatos, consegue escapar.

A luta deixa a armadura sem energia. Mas o herói tem que agir logo, afinal de contas está nas terras do Mandarim que não vai perder tempo em capturá-lo. Por falar no vilão, este está muito ocupado tentando encontrar Tony Stark, que acredita estar nas águas do fosso de seu castelo. Quando seus lacaios não o encontram, chega a conclusão de que... o Homem de Ferro o resgatou! Pelo jeito, de gênio do mal, o Mandarim só tinha a parte do "do mal".

Enfim o Homem de Ferro se arrasta até uma base aérea chinesa e rouba um de seus aviões para voltar a América. Além de estar esgotado, a armadura não resistiria atravessar uma viagem da China até os Estados Unidos. Ele é encontrado por aviões da Força Aérea Americana e escoltado até o "Isteitis". Lá, depois de explicar suas desventuras para os governantes, tira a armadura e, como Tony Stark, descobre que sua fábrica foi fechada e sua fortuna confiscada. Tudo por ordem do Senador Byrd.

Continua.

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (versão blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (versão fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tales%20of%20Suspense%20079%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 79
(Julho de 1966)

A história "Disaster!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Jack Abel. O título da história chega a ser mais dramático do que o roteiro parece ser. Confuso e surrado, o personagem começa a ter dúvidas se está ficando viciado em vestir a armadura. Desenvolve-se mais um encontro clássico entre o Homem de Ferro e Namor que, quase sempre, acabam se esbofeteando em seus encontros.

Stark encontra sua fábrica fechada e sua fortuna confiscada. Fraco pela recente batalha contra o robô Ultimo, sai cambaleante a procura da ajuda de amigos. Primeiro recorre a secretária Pepper, mas não a encontra no apartamento (o fiozinho de ciúme que sente na hora, lhe mostra o porque pensou nela primeiro). Depois parte para o quartel general dos Vingadores mas não os encontra por lá. Por fim, procura por Happy Hogan... sem sucesso.

Tales%20of%20Suspense%20079%20B.jpg

Depois de tantas tentativas, parte para Washington afim de desfazer os malefeitos do Senador Byrd. Como se não tivesse problemas o suficiente, lá é atacado pela nave vilão subaquático Krang, que deseja humilhá-lo afim de impressionar a rainha Lady Dorma. O ataque acaba danificando (rasgando, mesmo) a armadura e o herói voa até uma de suas fábricas. Krang cessa o ataque quando Dorma, horrorizada pelo ato de crueldade, o esbofeteia e faz com que perca o controle de sua nave.

Dentro do complexo Stark, após despencar de uma clarabóia ainda confuso e com a armadura danificada, Homem de Ferro vê um intruso adentrar o laboratório... é Namor! Ou seja, lá vem pancadaria no próximo número.

Leia também:
Leia também:
- O Diário de Tony Stark (versão blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (versão fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Daredevil%20018%20A.jpg
DAREDEVIL 018
(Julho de 1966)

A história "There Shall Come a Gladiator!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por John Romita Sr e artefinalizada por Frank Giacoia. Não é exatamente uma aparição do Homem de Ferro, mas uma curiosidade referente ao personagem no decorrer da história.

Quando Foggy Nelson (o sócio de Matt Murdock, também conhecido como Demolidor) decide comprar uma fantasia de Demolidor para impressionar a secretária Karen Page, ele vai até uma loja especializada nesse tipo de comércio. Acontece que a tal loja pertence a Melvin Potter, que seria conhecido nessa edição como o vilão Gladiador. No local, são mostrados vários manequins vestidos com uniformes de super heróis. Inclusive... o Homem de Ferro!

Resta a questão: uma fantasia do Homem de Ferro é feita do que? De pano? Ou seria de papel alumínio? Fica aqui registrada a dica Âmago para o próximo Carnaval...

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (versão blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (versão fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tales%20of%20Suspense%20080%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 80
(Agosto de 1966)

A história "When Fall The Mighty!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Gary Michaels. Primeiro crossover entre revistas envolvendo o Homem de Ferro, uma vez que tem ligações com a revista Tales to Astonish, onde as aventuras de Namor são publicadas. A fúria do Príncipe Submarino vem justamente de sua revista, onde ele amarga uma espécie de "dor de corno", já que sua amada Lady Dorma fugiu com o vilão Krang. Saga inclusive que serviu como início da publicação do Universo Marvel no Brasil, publicado pela Ebal na revista Superxis, distribuída em campanha publicitária de 1967, pelos postos Shell.

Com a armadura descarregada e em frangalhos, o Homem de Ferro toma muitos catiripapos de Namor. Sua única chance está numa malandragem: quando o Submarino o pega ele pede para não ser lançado dentro de uma sala com uma porta de aço. Como Namor era burrinho, fez justamente isso, para a alegria do herói. Dentro dessa sala, fica o laboratório que tanto precisava e o isolamento que lhe deu tempo necessário para consertar a armadura e recarregá-la.

Namor soca muito a porta de aço (mais fulo da vida ainda por ter sido feito de idiota). Lembra que está descontando a raiva no Homem de Ferro por este ter atrapalhado sua vingança contra Krang. Mas, quando está quase conseguindo abrir a porta, decide deixar para outro momento sua ira.

O Homem de Ferro, que já havia carregado a armadura, frustra-se ao descobrir que Namor foi embora. E ainda tem que pagar o mico de encarar a polícia, seguida de Pepper Potts e Happy Hogan, colocando a culpa da invasão da fábrica (que, afinal, estava lacrada pelo governo) em um Namor que ninguém estava vendo. No segundo tempo, os times trocam de campo e a história irá se desenrolar no título de Namor, Tales to Astonish.

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (versão blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (versão fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tales%20To%20Astonish%20082%20A.jpg
TALES TO ASTONISH 082
(Julho de 1966)

A história "The Power of Iron Man!" foi escrita por Stan Lee e Roy Thomas, desenhada por Gene Colan e Jack Kirby (maior parte por Kirby) e artefinalizada por Dick Ayers. Dessa vez, a batalha entre Homem de Ferro e Namor acontece na "casa" do Príncipe Submarino, a revista Tales To Astonish. Basicamente não há tanta história a se contar, mas sim uma batalha épica entre os dois personagens. Cortesia, em grande parte, do Rei Kirby por seu traço que cai como uma luva nas cenas de luta e pela medição de força dos dois lados, graças ao desenvolvimento dado por Roy Thomas, onde o próprio herói de ferro admite que, sem armadura, Namor ainda é páreo para ele que usa uma.

Por se tratar de uma história de Namor, quase foi esquecida a participação dos coadjuvantes Pepper Potts e Happy Hogan. Quase, porque a secretária ainda aparece muito discretamente no fundo do primeiro quadrinho.

Tales%20To%20Astonish%20082%20B.jpg

Continuação da revista Tales of Suspense, a luta se dá dentro das Indústrias Stark. Namor, além de destruir muita aparelhagem, ainda tem a oportunidade de usar muitas outras que vai encontrando pelo caminho, para o desespero de Stark. A coisa anda meio que equilibrada pros dois lados (algo inesperado, já que Namor levaria a melhor por estar em sua revista), até que o Príncipe Submarino avista a nave do vilão Krang (pivô dessa briga) e parte atrás dele.

No final, Tony Stark, sensibilizado pela batalha com o herói aquático, decide entregar os pontos para o Senador Byrd, que deseja os segredos da armadura do Homem de Ferro. A história continua, mas não explicita se em Tales of Suspense (onde ocorrem as histórias do Homem de Ferro) ou em Astonish.

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tales%20of%20Suspense%20081%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 81
(Setembro de 1966)

A história "The Return of The Titanium Man!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Gary Michaels. História com bom ritmo de suspense, onde vemos Stark se preparando para encarar o desafio do Senador Byrd.

O industrial relembra seus melhores (e piores) momentos desde que criou a armadura do Homem de Ferro. Essas lembranças são apresentadas mais como texto, sem desenhos de flashback para apresentá-los. É escoltado por guardas até o aeroporto, onde irá seguir para Washington. Lá, decide vestir a armadura e ir voando até o Congresso.

Tales%20of%20Suspense%20081%20B.jpg

Enquanto isso, os russos testam um melhorado Homem de Titânio e recebem a notícia de que Stark estará encarando o governo americano em breve. Aproveitando a deixa, enviam o vilão até Washington, que o intercepta no meio do caminho de seu vôo (naquela época, a Terra devia ser menor e os foguetes russo atravessavam o mundo mais rápido do que o Homem de Ferro cumprisse sua rota... ô, licença poética!).

A história termina com o Homem de Ferro sendo socado pelo Homem de Titânio, e a história sendo continuada para a próxima edição.

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Avengers%20v1%20032%20A.jpg
AVENGERS 32
(Setembro de 1966)

A história "The Sign of the Serpent!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Don Heck e artefinalizada por Artie Simek. Pequeníssima aparição de Tony Stark. Na verdade apenas em um quadro dessa história dos Vingadores.

O Golias (antigo Gigante) está passando por problemas com seu poder. Seu tamanho aumentou e ele não consegue voltar ao normal. Já irritado (inclusive um início para os problemas conjugais que teria com a Vespa), ele chega a conclusão que precisa de um bom bioquímico para ajudá-lo. Como não conhece nenhum, recorre a Tony Stark, já que esse mantém uma invejável cadeia de contatos. O industrial indica Bill Foster, um bioquímico que trabalha em uma de suas fábricas em Baltimore, para auxiliá-lo.

Stark aparece sorridente e bem desinibido, nem aparentando que passa por sérios problemas com o governo americano, como mostrado em sua revista. E mesmo nela, essa postura de que tudo está bem é mantida para os que o conhecem, deixando as lamentações para seus pensamentos e flashbacks.

Uma curiosidade: Bill Foster seria, mais tarde, conhecido como o herói Golias Negro, com o mesmo poder de aumentar o próprio tamanho.

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tales%20of%20Suspense%20082%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 82
(Outubro de 1966)

TALES OF SUSPENSE 82
(Outubro de 1966)

A história "By Force of Arms!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Frank Giacoia. Outra grande batalha entre Homem de Ferro e Homem de Titânio. Além da pancadaria de praxe, é interessante notar como cada um dos oponentes tenta superar o badulaque tecnológico da armadura rival. Isso tudo brilhantemente desenhado pelas tomadas "no campo de batalha" do desenhista Gene Colan.

Continuação da edição anterior, Homem de Ferro tem que enfrentar o Homem de Titânio nos céus de Washington (em plena guerra fria, a segurança nacional deixa um pouco a desejar quanto a seu espaço aéreo, não?). A população local acha que tudo é uma mais uma apresentação do herói contra o vilão. É quando Pepper Potts e Happy Hogan chegam, sabendo que o Homem de Ferro enfrenta um perigo real. O outro ponto de vista para a batalha fica por conta do Senador Byrd, que vê uma nova oportunidade para que o "guarda-costas" de Stark mostre a supremacia tecnológica americana.

A luta sai dos céus e continua em solo, quando o Homem de Ferro decide enfrentar o Homem de Titânio em um local seguro. Mesmo assim, o bando de americanos curiosos segue para ver o desenrolar dos fatos. Entre os curiosos, Happy e Pepper. A secretária dá bandeira de que se preocupa com o herói. Homem de Titânio percebe e aproveita a oportunidade, prendendo-a em um raio e ameaçando eletrocutá-la.

Continua...

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tales%20of%20Suspense%20083%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 83
(Novembro de 1966)

A história "Victory!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Gary Michaels. Continuação da segunda e épica batalha entre Homem de Ferro e o Homem de Titânio. Ação em todas as páginas. Apesar do título se chamar Tales of SUSPENSE, a capa e o título da história não fazem muito mistério de como as coisas terminam.

Homem de Ferro salva Pepper do vilão jogando um cabo de força para ela. Com este empecilho fora do alcance, o herói parte com fúria pra cima do Homem de Titânio. Consegue, inclusive, calcular que o russo leva um certo tempo para se recarregar entre um disparo e outro. Essa vantagem permite que monte uma espécie de serra diamantada para "abrir" seu oponente, algo que não dá muito certo (afinal, a armadura é de titânio).

O Homem de Titânio é desestabilizado quando o herói bagunça a fiação de sua armadura. Quando o Homem de Ferro dá o "soco de misericórdia" um forte estrondo se faz ouvir. Forte o bastante para que Happy Hogan diga que recuperou sua memória, o que leva a questão: será que ele sabe/lembra ou não que Tony Stark é o Homem de Ferro.

Enquanto o Senador Byrd puxa o saco do herói, o Homem de Titânio foge para o oceano, envergonhado e "um tanto" quanto desprezado por seus compatriotas.

Tales%20of%20Suspense%20083%20B.jpg

 

Amazing%20Spider%20Man%20Annual%20003%20A.jpg
AMAZING SPIDER-MAN ANNUAL 003
(Novembro de 1966)

A história "...To Become an Avenger!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Don Heck (sob layouts de John Romita Sr) e artefinalizada por Mickey Demeo. Cronologia às favas, o que seria uma história do Homem Aranha com os Vingadores sem os Vingadores mais tradicionais? Daí que o Homem de Ferro (bem como Thor, Vespa e Gigante) integram essa versão "urgente" do grupo. É explicado que Mercúrio e Feiticeira Escarlate estão viajando em países europeus. Interessante o desenho de Heck sob as idéias de Romita. Faz o traço ter uma certa alma, uma intenção "romitiana" no decorrer da revista.

Os Vingadores tentam decidir se convidam ou não o Homem Aranha para fazer parte do grupo. A dúvida se justifica pelo mistério que envolve o herói solitário. Afinal, ele é digno ou não de ser um vingador? O impasse é tamanho a ponto do grupo convidar um outro herói solitário, o Demolidor, para que esse pudesse dar uma opinião sobre o Aranha.

Enfim, com o aval do Demolidor, o Aranha é convidado a participar do grupo. Porém teria que passar em alguma espécie de teste para terem uma idéia de sua adaptação. O primeiro teste foi simplesmente, discutirem e causarem uma pequena confusão em plena reunião de grupo! Acha irresponsabilidade? Então saca só o segundo teste: o Aranha é designado para capturar, SOZINHO, ninguém menos que... o Hulk! E os Vingadores simplesmente ficam na mansão de Stark, esperando o resultado! Apesar do absurdo, o resultado é bem mais típico das histórias do Aranha. Ele não trouxe o Hulk (pudera!) porque sentiu pena da criatura, ao perceber que se tratava do renomado cientista Bruce Banner. Com isso, não foi aceito no grupo que, fim das contas, caiu a ficha que teriam que ir atrás do Hulk!

Resta a dúvida... Quem estava mais bêbado? Os Vingadores ou Stan Lee?

Amazing%20Spider%20Man%20Annual%20003%20B.jpg

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tales%20of%20Suspense%20084%20A.jpg
TALES OF SUSPENSE 84
(Dezembro de 1966)

A história "The Other Iron Man!" (O Outro Homem de Ferro) foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Frank Giacoia. Surpreendente sequência dos fatos que levaram Stark a confrontar o governo americano. Os desenhos de Colan contribuem para cenas impactantes, mesmo que a história não seja exatamente de ação.

Em pleno depoimento no Senado, Stark sofre um ataque cardíaco. Indefeso, nada faz para impedir que os presentes abram sua camisa... e encontrem a estranha placa peitoral! Todos ficam espantados, mas não ao ponto de ligar ao fato de que ele é o Homem de Ferro (já que ainda não havia revelado o segredo). A secretária Pepper Potts fica aflita pelo patrão, enquanto Happy Hogan, que agora sabe do segredo do herói, pensa em algo para tirá-lo dessa enrascada.

Happy tem acesso a maleta na qual está a armadura e a veste. No entanto, nota que não é fácil manipular os jatos para voar. Mesmo voando meio "torto", a presença do herói enlatado é suficiente para distrair o público e mostrar que o Homem de Ferro e Tony Stark são pessoas distintas. Happy, ainda vestido com a armadura, visita o enfermo patrão, que o agradece por estar se sacrificando por ele. O momento meigo dura pouco, quando Happy é começa a desaparescer diante dos olhos de Stark. É mais um rapto do vilão Mandarim, que conseguiu, novamente localizar a armadura e transportá-la para seu castelo, levando o inocente Hogan dentro dela.

Continua...

Leia também:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

TalesOfSuspense085A.jpg
TALES OF SUSPENSE 85
(Janeiro de 1967)

A história "Into the Jaws of Death!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Frank Giacoia. História típica dos estratagemas editoriais de Stan Lee. Ou seja, um tapa-buraco que estica a aventura para prender o interesse do leitor. Maquiavélico... mas funcionava.

Happy Hogan leva uma sova dos anéis do Mandarim, já que o vilão raptou-o pensando que se tratava do verdadeiro Homem de Ferro. Tony Stark, desesperado com a situação do chofer/amigo, levanta-se da cama do hospital onde estava internado, arrasta-se até um taxi, vai até as indústrias Stark, briga com os porteiros até convencê-lo de que ele é o dono do local (afinal, eles estranharam que o patrão não chegou dirigindo um carrão), enfurna-se em seu laboratório, constrói outra armadura, testa sua resistência, veste a danada, recarrega (a ponto de já se sentir melhor), coloca-se em uma espécie de foguete que o joga próximo a China para resgatar o amigo. Ufa! Isso é que é urgência! Que remédio que Stark estava tomando no hospital para ter essa disposição toda?!?!?!?!

Uma vez na China, o Homem de Ferro luta com os guardas do Mandarim e chega até o castelo do vilão bem a tempo de impedir de Happy Hogan seja exterminado.

Continua...

TalesOfSuspense085B.jpg


Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Visite e dê sua opinião! Ela é sempre bem vinda

Link to comment
Share on other sites

  • Members

TalesOfSuspense086A.jpg
TALES OF SUSPENSE 86
(Fevereiro de 1967)

A história "Death Duel For The Life Of Happy Hogan!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Frank Giacoia. Boa sequência de batalha entre os inimigos mortais Homem de Ferro e Mandarim. De certa forma, é uma primeira tentativa de colocarem em pratos limpos suas inimizades.

Homem de Ferro está confiante pois deixou sua armadura mais potente. Mas os anéis do Mandarim também parecem estar mais poderosos. Mesmo com esse trunfo, o vilão insiste em usar seus golpes de karatê que, garante, podem danificar a armadura. Bom... isso acaba não acontecendo e ele volta a recorrer aos anéis. Chega a um ponto que o Homem de Ferro fica de saco cheio, tira as luvas de sua armadura e decide ter um mano-a-mano com o Mandarim. Nova sessão de golpes de karatê do vilão, que acaba nocauteado com um belo golpe "ao estilo americano".

Após a briga, o herói resgata Happy Hogan e programa a armadura que o chofer está vestindo para levá-lo até uma base americana em segurança. Logo em seguida, usando a tecnologia de sua armadura, consegue reprogramar um míssil chinês e fazer com que atinja o castelo do Mandarim, impedindo que o vilão revidasse e dando tempo para sua própria fuga.

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Visite e dê sua opinião! Ela é sempre bem vinda

Link to comment
Share on other sites

  • Members

TalesOfSuspense087A.jpg
TALES OF SUSPENSE 87
(Março de 1967)

A história "Crisis... At The Earth's Core!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Frank Giacoia. A perseguição do Senador Byrd para descobrir a identidade do herói parece ter cessado (na edição passada ele estava ocupado com sua campanha eleitoral). No mais, Happy, agora uma espécie de confidente do patrão, faz de tudo para esconder de Pepper que Stark é o Homem de Ferro, apesar da dor de cotovelo de ver a secretária ficando cada vez mais caidinha pelo mesmo patrão (que sinuca de bico!).

Stark faz experiências com maquinários, movidos a energia atômica (é... o industrial comprava essas coisas como quem compra um forno microondas), que irão proporcionar uma viagem ao centro da Terra. Essas máquidas dão algum picos de vez em quando, causando pânico na população, que acreditam que as Indústrias Stark vão explodira a qualquer momento. Para conter um desses picos, o industrial chega a vestir a armadura.

TalesOfSuspense087B.jpg

Para piorar a situação, edifícios inteiros começam a ser engolidos pelo chão. E o culpado da vez... é Stark, claro! Mas suas experiências não causaram o incidente. Antes de decidir investigar, um bando de espiões aproveita a deixa da baixa popularidade de Stark e decide invadir o local, afim de roubar seus segredos. Dão de cara com o Homem de Ferro e, ousados, propõe colaboração do herói para ajudá-los a sabotar o local. Claro que levam uns cascudos de ferro... Mas a briga é interrompida quando o próprio local é engolido pelo solo.

Metros abaixo da superfície, o Homem de Ferro investiga a causa daquele fenômeno e é atacado pelo vilão Toupeira, que ambicionava o tal maquinário para viagem ao centro da Terra. O herói é atacado por um míssil que, ao invés de atingi-lo, acaba soterrando-o com armadura e tudo.

Continua...

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Visite e dê sua opinião! Ela é sempre bem vinda

Link to comment
Share on other sites

  • Members

TalesOfSuspense088A.jpg
TALES OF SUSPENSE 88
(Abril de 1967)

A história "Beyond All Rescue!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Frank Giacoia. História lembrada por ter sido fielmente adaptada para o desenho animado do herói na época. E não poderia ser mais fiel, uma vez que eram aquelas animações que "recortavam" as cenas da revistas e as figuras mexiam apenas a boca.

Homem de Ferro escapa do desabamento causado pelo Toupeira, apenas para constatar que Pepper não saiu das Indústrias e agora também está no subterrâneo (na boa... ô mulherzinha que dá trabalho!). Agora, além de se preocupar em derrotar o vilão, ainda terá que proteger a ruiva. Inicialmente, o herói escapa do ataque das criaturas subterrâneas e das armas do Toupeira. Escapa também de um dragão mecânico pelo mesmo.

Como não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, acaba se entregando para salvar Pepper, que se deixou capturar pelas criaturas amarelas. O Toupeira, então, mostra que seu interesse é manipular os maquinários das Indústrias Stark, uma vez que ela afundou até seu reinado. O que ele não contava é que os últimos experimentos de Stark estavam necessitando de ajustes e dando pane o tempo todo, o que acabou causando a explosão e soterramento da Indústria. Já o Homem de Ferro, que previa essa falha, consegue fugir levando a encrenqueira Pepper consigo.

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Visite e dê sua opinião! Ela é sempre bem vinda

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...