Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Diário de Tony Stark (1966)


DarkMarcos
 Share

Recommended Posts

  • Members

TalesOfSuspense089A.jpg
TALES OF SUSPENSE 89
(Maio de 1967)

A história "The Monstrous Menace of The Mysterious Melter!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e finalizada por Frank Giacoia. O Derretedor é um dos vilões com poder de fogo mais óbvio para se derrotar (ou derreter) o Homem de Ferro. Aqui, seu visual é atualizado e lhe dá mais funcionalidade.

Tony Stark vistoria a reconstrução de sua fábrica, já que o Toupeira destruiu a antiga. O Senador Boyd (que antes era chamado de Byrd) diz que vai largar do pé do industrial, pois o segredo do Homem de Ferro merece realmente ficar guardado. Happy Hogan e Pepper Potts visitam o local e são vítímas de um desabamento de entulhos. A secretária é salva por Stark, mas Happy, apesar de receber a carga de entulhos, não se machuca tão gravemente. O susto é suficiente para que Pepper mostre carinho pelo motirista, o que faz Stark tirar seu time de campo. Para esquecê-la, o playboy cai na esbórnia e sai com uma beldade por dia (ele explica pra uma das garotas que as outras não iam gostar da presença dela em seus respectivos dias de encontro do mês. Ah, muleque!).

TalesOfSuspense089B.jpg

Enquanto Stark se esbalda, o Derretedor finalmente consegue montar uma pistola derretedora, fugir da prisão e vestir seu novo uniforme. Seu intento é obrigar Stark a dar seu supertransistor para que ele possa potencializar seu raio. Chegando nas Indústrias Stark, o vilão enfrenta o Homem de Ferro. Apesar do herói conseguir tirar a pistola de suas mãos, o novo uniforme apresenta uma novidade: os raios agora também saem de seu novo capacete e danificam a armadura do herói, que bate em retirada, uma vez que sua luva (e os circuitos dela) foram danificados.

Para não prolongar a luta e botar seus funcionários em risco, Stark decide tirar a armadura e "se entregar" ao vilão para ver no que isso vai dar.

Continua...

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Visite e dê sua opinião! Ela é sempre bem vinda

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 70
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members


TalesOfSuspense090A.jpg
TALES OF SUSPENSE 90
(Junho de 1967)

A história "The Golden Ghost!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Frank Giacoia. Continuação da edição anterior com desfecho rápido, em estilo típico de Stan Lee (dá-se um embromada na primeira parte, para que aja continuação, sobrando pouco a se concluir e, daí, esticando a ação até o fim da história). É interessante ver a inversão de visuais dessa mini-saga. Enquanto o vilão Derretedor apresenta um novo visual, vemos a volta da armadura amarela do Homem de Ferro, num saudosismo que teve até seu charme. Além do que, o vilão enfrentou essa versão do Homem de Ferro em sua primeira batalha.

Tony Stark é obrigado a criar uma arma mais compacta para o Derretedor. E, mesmo assim, o vilão já trazia uma pistola mais avançada do que as versões anteriores, pois a atual não derrete apenas ferro, mas qualquer tipo de material, inclusive carne humana.

A polícia cerca as Indústrias Stark para capturar o Derretedor. Esse por sua vez, ajusta sua nova arma e dispara contra Stark. O industrial, no entanto, cai e finge-se de morto (escapando provavelmente devido seu colete-cardíaco de ferro, uma vez que a arma foi ajustada para carne humana). Enquanto o vilão escorraça a polícia (e algumas garotas que apareceram no local dizendo-se namoradas de Stark), o herói veste a versão antiga de sua armadura, já que a atual foi danificada na edição anterior.

Homem de Ferro salva os policiais e vai enfrentando o Derretedor até onde dá. O "onde dá", no caso, acontece quando a arma criada por Stark superaquece e o vilão é obrigado a soltá-la. Indefeso, acaba sendo preso. Stark volta para a fábrica com sua antiga armadura, afim de colocá-la no setor de antiguidades (segundo palavras do próprio).

Stark encontra sua fábrica fechada e sua fortuna confiscada. Fraco pela recente batalha contra o robô Ultimo, sai cambaleante a procura da ajuda de amigos. Primeiro recorre a secretária Pepper, mas não a encontra no apartamento (o fiozinho de ciúme que sente na hora, lhe mostra o porque pensou nela primeiro). Depois parte para o quartel general dos Vingadores mas não os encontra por lá. Por fim, procura por Happy Hogan... sem sucesso.

Depois de tantas tentativas, parte para Washington afim de desfazer os malefeitos do Senador Byrd. Como se não tivesse problemas o suficiente, lá é atacado pela nave vilão subaquático Krang, que deseja humilhá-lo afim de impressionar a rainha Lady Dorma. O ataque acaba danificando (rasgando, mesmo) a armadura e o herói voa até uma de suas fábricas. Krang cessa o ataque quando Dorma, horrorizada pelo ato de crueldade, o esbofeteia e faz com que perca o controle de sua nave.

Dentro do complexo Stark, após despencar de uma clarabóia ainda confuso e com a armadura danificada, Homem de Ferro vê um intruso adentrar o laboratório... é Namor! Ou seja, lá vem pancadaria no próximo número.

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Visite e dê sua opinião! Ela é sempre bem vinda

Link to comment
Share on other sites

  • Members

TalesOfSuspense091A.jpg
TALES OF SUSPENSE 91
(Julho de 1967)

A história "The Uncanny Challenge of The Crusher!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Frank Giacoia. História que não caminha para lugar algum, com um vilão banal, mas é palco para um acontecimento de suma importância na mitologia do herói: o início do namoro de Pepper e Happy, apresentada nos últimos três quadrinhos. Mesmo assim, serve como uma diversão descompromissada.

Enquanto Tony Stark trabalha num novo experimento envolvendo força centrífuga (estaria ele entrando no ramo de eletrodomésticos?), outro é realizado num país que, apesar de não citado, só pode ser Cuba. Acho até que alguns personagens com cara de Fidel são mulheres, tamanha a quantidade de sósias de El Presidente por metro quadrado. Enfim... Cientista cubano inventa uma fórmula que o tamanho e a invulnerabilidade de quem a toma. Testando em si mesmo, ele se torna um gigantesco e musculoso monstro, que se autodenomina The Crusher (algo como O Esmagador ) e não se abala nem mesmo com tiros de canhão. El Presidente, com medo de ter tal criatura como inimigo, incumbe o tal monstro, para que vá até a America e detone o Homem de Ferro.

TalesOfSuspense091B.jpg

Nos Estados Unidos, o laboratório de Stark é invadido pelo The Crusher mas, por sorte, o industrial está usando a armadura. Todo o seu armamento, no entanto, não parece nem abalar a criatura. Sua última tentativa é usar uma pistola que utiliza o princípio da força centrífuga e dá a impressão de que aumenta o peso do alvo ao qual é apontada. The Crusher é atingido pelo raio e seu peso aumenta ao ponto de afundar em um chão de aço maciço, dando cabo de sua invasão.

Logo depois, Happy e Pepper chegam ao local e anunciam o namoro, enquanto Stark solda um estranho rombo de aço maciço sob o olhar desconfiado do motorista.

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Visite e dê sua opinião! Ela é sempre bem vinda

Link to comment
Share on other sites

  • Members

TalesOfSuspense092A.jpg
TALES OF SUSPENSE 92
(Agosto de 1967)

A história "Within The Vastness Of Viet Nam!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Frank Giacoia. Bem... estamos na segunda metade da década de 60. Portanto é natural que o assunto em voga naquela época, o Conflito do Vietnã, fosse visitado pelos super heróis. E a coisa flui tão... "heroicamente"... que nem mesmo se dá muita importância ao fato de que o Homem de Ferro surgiu naquelas terras, quando Tony Stark criou a armadura para se livrar de um ditador local.

Homem de Ferro fez uma visitinha ao Vietnã afim de treinar juntamente com as tropas americanas. Uma exibiçãozinha de rotina. Aproveitando, o comandante do destacamente cita que encontraram um estranho castelo no meio da selva vietnamita e que o local é habitado por um suposto cientista conhecido como Half-Face. O herói então, é levado próximo ao local e segue a pé (afinal, usar os jatos, além de despertar a artilharia, gasta energia da armadura) até o castelo do fulano.

No meio da andança, o herói tromba com os soldados locais e mostra que simples rifles não são capazes de detê-lo. Acaba chegando até o castelo do cientista maluco. Este, por sua vez, detecta a presença do Homem de Ferro e lhe prepara uma grande ameaça. O herói avança e é atacado por um canhão de raios, uma comitiva de guerrilheiros e até cães robôs gigantes. Nada disso o detém. E, para o próximo número, Half-Face promete soltar a tal grande ameaça que mais parece um monstro de Frankenstein coberta por um lençol. Ou seja... mais um Frankenstein para o Homem de Ferro enfrentar? Pois é...

Continua...

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Visite e dê sua opinião! Ela é sempre bem vinda

Link to comment
Share on other sites

  • Members

TalesOfSuspense093A.jpg
TALES OF SUSPENSE 93
(Setembro de 1967)

A história "The Golden Gladiator And... The Giant!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Frank Giacoia. Logo de cara é revelado quem é o "monstro de frankenstein" do cientista Half-Face. É o novo e melhorado (porém sem atualizar do visual) Homem de Titânio.

Logo de cara, o Homem de Ferro sente pesados passos dentro de um túnel de ferro e os estrondos mostram ser do vilão Homem de Titânio, mais robusto que nos encontros anteriores. Robusto e cheio de ódio pra dar, já que o herói pouco faz na luta que se segue além de tentar fugir o mais rápido possível. Como não dá pé, acaba sendo comprimido pelo Homem de Titânio e fica inconsciente (todo vilão que se preze sempre deixa um "rabo" no que faz só pra se ferrar mais tarde).

TalesOfSuspense093B.jpg

No meio da história ficamos sabendo da origem do tal Half-Face. Ele pertencia ao exército vermelho chinês e deixou sua família no intento de criar novos armamentos. Numa de suas experiências, acabou misturando elementos químicos explosivos que detonaram sua cara (daí o nome Half-Face... aliás, desastrado, não?). Mais recluso do que nunca, tornou-se uma lenda nas selvas do Vietnã, encontrou o Homem de Titânio boiando no oceano (após o fiasco do russo em Washington) e resolveu aperfeiçoá-lo.

Homem de Titânio larga o Homem de Ferro desacordado no castelo de Half-Face e recebe uma nova missão do cientista. Destruir um inocente vilarejo vietnamita, para que os americanos recebam a culpa pela carnificina.

De quebra, um estranho homem de chapéu e paletó aparece nas Indústrias Stark procurando por Tony (que estava ocupado, apanhando do Homem de Titânio).

Continua...

 

AvengersSpecial001A.jpg
AVENGERS SPECIAL 1
(Setembro de 1967)

A história "The Monstrous Master Plan Of The Mandarim!" foi escrita por Roy Thomas, desenhada por Don Heck e artefinalizada por George Bell. Diferente de outros especiais, que publicavam coletâneas de histórias já publicadas, a revista apresenta uma saga inédita, típica do que foi feito com os anuais. O motivo é a reunião dos Vingadores originais com os Vingadores atuais. Dos originais, aparecem Homem de Ferro e Thor. Enquanto a equipe atual era formada por Gigante, agora chamado de Golias, Vespa, Capitão América, Mercúrio, Feiticeira Escarlate, Gavião Arqueiro e Hércules.

Após presenciar a fuga do Laser Vivo, Homem de Ferro alerta os Vingadores. Thor também os alerta sobre a ameaça de Encantor e Executor. Coincidentemente, Nick Fury alerta sobre o ataque de vilões pelo planeta.

AvengersSpecial001B.jpg

Homem de Ferro, Golias e Vespa vão até a América do Sul e salvam uma cidade de uma cimitarra gigante armada pelo Espadachim e Power Man. Descobrem que o vilão Mandarim (que até então era dado como morto) está envolvido com os ataques, que os vilões estão mancomunados com o Mandarim.

Depois que os outros enfrentam pequenos grupos de vilões, a batalha se dá em uma nave espacial, onde Capitão América e Mercúrio encontram o Mandarim. Os outros Vingadores chegam e descobrem um gigantesco diamante, capaz de soltar um raio de ódio sobre o planeta. O tal raio é solto no grupo e eles começam a lutar uns contra os outros. Quando o efeito passa, observam o Mandarim caindo, pois foi atacado pela Vespa (que, com ninguém pra brigar, foi dar umas ferroadas nele). O vilão tenta revidar mas acaba fazendo um rombo na própria nave e sendo chupado para fora. Os heróis destroem a nave e decidem que, vez ou outra, sempre será bom reunirem vingadores ativos e afastados para eventos especiais.

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

NotBrandEchh002A.jpg
NOT BRAND ECHH 2
(Setembro de 1967)

A história "The Unrinseable Ironed Man Meets Magnut, Robot Biter!" foi escrita por Roy Thomas, desenhada por Don Heck e artefinalizada por Dan Adkins. Not Brand Echh era uma espécie de revista de sátiras, no estilo escrachado da Mad, feita na Marvel pelos escritores e desenhistas da editora. Entre piadinhas e citações, tinha-se a liberdade de tirar sarro de personagens de outras editoras, já que seus nomes eram alterados e seus uniformes... ridicularizados. Aqui, um inusitado encontro entre Homem de Ferro e o personagem Magnus Robot Fighter (chamado de Magnut). O curioso é que a idéia de um encontro entre os personagens tem um estrutura interessante se fosse levada a sério. Como um acordo entre as editoras dos dois não existia na época, os leitores puderam vê-los lado a lado de forma satírica mesmo. Ajuda o fato da história ter sido desenhada por Don Heck, criador e ex-desenhista da série mensal do Homem de Ferro, dando um ar de "seriedade" para a história, não deixando os personagens tão caricaturais.

NotBrandEchh002B.jpg

Homem de Ferro trabalha em um novo invento mas, desastrado, aciona um dispositivo de viagem no tempo e vai parar no ano de 4000. Lá, encontra o herói Magnut, que luta contra a tirania dos robôs na base da... dentada! Como ninguém conhece o Homem de Ferro naquele universo e nem fazem idéia que ele é Tony Stark vestindo uma armadura, logo é confundido com um robô. Segue uma batalha entre os dois heróis: a inteligência de Stark contra as dentadas de Magnut.

No final, o "sogro" de Magnut revela ser um robô disfarçado e os heróis se unem. Homem de Ferro é mandado de volta pra seu tempo. Tudo isso com piadas e mensagens ridículas em cada quadro. A certa altura, é possível notar que o herói de ferro está assistindo Zé Colméia em seu painel peitoral. E é daí pra baixo...

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

TalesOfSuspense094A.jpg
TALES OF SUSPENSE 94
(Outubro de 1967)

A história "The Tragedy and the Triumph!" foi escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan e artefinalizada por Dan Adkins. História no estilo "americano salva povo oprimido". E justo o povo vietnamita, que foi massacrado pelo Conflito do Vietnã. Mas, Stan Lee que não é bobo, mostra os dois lados da moeda: por um lado a história mostra como um americano (o Homem de Ferro) pode ser bonzinho e salvar a pátria. Por outro lado, mostra o quanto aquele povo era oprimido. Vai saber o que se passava na cabeça do escritor...

Homem de Titânio e Half-Face partem para destruir um vilarejo vietnamita e culpar os americanos. Homem de Ferro, que foi deixado enfraquecido no laboratório do cientista (os vilões ainda eram ingênuos o bastante pra cometerem essas gafes...), consegue energia e recarrega sua armadura. Energia e tempo pra descobrir que seus raios repulsores, se focados num ponto exato, tinham a eficiência de um poderoso laser.

O herói consegue interceptar o Homem de Titânio e segue uma batalha no bom estilo do desenhista Gene Colan, com a preocupação entre salvar o vilarejo e proteger seus habitantes ao mesmo tempo em que a luta acontece. Homem de Ferro consegue concentrar os raios repulsores na armadura do vilão e tirar seu equilíbrio. Este, deixado atordoado pra trás após cair de uma ponte (é... os heróis também cometiam essas gafes...), quase consegue disparar pelas costas do Homem de Ferro. Mas é impedido pelo próprio Half-Face que, no meio da confusão, encontrou sua esposa e filho morando no vilarejo e se tornou bonzinho graças a força do amor. Óóóóóó...

Interlúdio: lembram do estranha que queria falar com Stark na edição anterior? Ele reaparece mas, desta vez, atordoa o segurança das Indústrias e invade o local no melhor estilo super-vilão. Quem será esse?

 


Avengers045A.jpg
AVENGERS 45
(Outubro de 1967)

A história "Blitzkrieg in Central Park!" foi escrita por Roy Thomas, desenhada por Don Heck e artefinalizada por Vince Colletta. História que tem ligação com os eventos apresentados em Avengers Special 1.

Após salvarem o planeta dos plando do Mandarim, os Vingadores se reúnem no Central Park para receber uma homenagem dos cidadãos novaiorquinos. Esse evento de agradecimento tornaria-se uma espécie de tradição na vida do grupo... e da cidade. Comparecem todos os heróis que participaram da aventura contra o vilão chinês, menos o Capitão América, que está atrasado devido a resolver algum problema de sua alçada.

Homem de Ferro e Thor, que já têm compromissos demais, cansam de esperar o Capitão e decidem deixar a "festa". Perderam a intervenção do vilão-robô Super Adaptóide que, quase derrota o grupo ao absorver os poderes de cada um deles. Quase, porque acaba sendo derrotado, dando maior motivo para a homenagem.

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • Members

IronMan026A.jpg
IRON MAN 26
(Junho de 1970)

A história "Duel In A Dark Dimension!" foi escrita por Archie Goodwin e desenhada por Don Heck, com artefinal de Johnny Craig. A volta do desenhista Don Heck ao personagem que ajudou criar. A artefinal de Johnny Craig faz a diferença. O roteiro de Goodwin continua numa espécie de experimentalismo para se contar uma história. Dessa vez, a saga começa pelo meio, com a aventura já se desenvolvendo.

Antes que Tony Stark vista a armadura de Homem de Ferro, o ex-chofer Happy Hogan tenta impedi-lo. O motivo é que sua esposa, Pepper Potts, está em perigo e ele não quer arriscar a vida dela com a debilidade cardíaca de Stark. Além do mais, o motivo do sequestro tem a ver com sua transformação da criatura conhecida como Freak, uma espécia de  "monstro de Frankenstein" acerebrada e com força descomunal. Essa força, acredita Happy, poderia ajudar no resgate. Depois de uma troca de socos, Stark consegue vestir a armadura e partir para salvar Pepper.

Já sabendo onde a ruiva está (não, isto não foi mostrado antes... é aí que a história dá a impressão de ter começado do meio), Homem de Ferro entra na nave do vilão espacial conhecido como Colecionador. A intenção do vilão, no entanto, é ter em sua coleção de criaturas vivas (ou mortas) justamente a criatura Freak. Apesar de ter capturado Pepper como isca, quando o Homem de Ferro chega a nave, o vilão já tem em seus braços Happy Hogan.

Antes que Happy seja transformado no monstro e Pepper seja desintegrada, Homem de Ferro, indefeso diante da situação, faz uma proposta de conseguir qualquer espécime em troca da segurança e libertação dos amigos. Colecionador, malandro que é, sabe que esse tipo de negociação não funciona tão bem. Afinal, já tentou isso com os Vingadores e acabou sendo traído. No entanto, há uma forma de se fazer a coisa direita dessa vez... O vilão mostra uma espada, conhecida como Espada Solar, que se encontra na Dimensão das Trevas. Ele deixa o Homem de Ferro no local e desaparesce. Ou seja, se o herói não conseguir o artefato, além de colocar os amigos em perigo, ficará exilado na tal dimensão.

IronMan026B.jpg

Assim que o Homem de Ferro chega ao soturno local, é atacado por uma horda de demônios alados. Usa a iluminação vinda do peito de sua armadura. A luminosidade assusta as criaturas, que estavam acostumadas a viver nas trevas. Mas, os demônios não são burros e quebram a fonte de luz. A ajuda inesperada vem de um guerreiro que se chama Val-Larr (uma mistura de Thor com He-Man com uniforme carnavalesco) que, coincidência, carrega a tal Espada Solar. A espada, que é carregada por luz solar, dispara feixes de luz que espantam as criatura. Val-Larr conta que pertence a um reino de luz, conhecido como Luminia, e que combate a força do lorde das trevas, Shar-Khan.

Homem de Ferro é levado a Luminia. Lá, lembrando-se que seus amigos correm perigo, trai Val-Larr e lhe toma a espada. Justo quando Shar-Khan e suas hordas de demônios atacam o local em massa. Mesmo vendo que o guerreiro está em má situação, o herói vê a nave do Colecionador reaparecer e foge com a espada. Lá dentro, Happy estava quase se transformando em Freak. O processo é encerrado quando o Colecionador se apodera da espada. Com ela, ataca o herói e seus amigos. No entanto, a arma começa a brilhar mais do que deveria. Homem de Ferro explica que, na Dimensão das Trevas, onde havia pouca luz solar, a espada absorvia energia suficiente para ser manejada. Em nossa dimensão, que tem uma luminosidade normal, ela estava se sobrecarregando e ameaçava explodir como uma supernova.

Literalmente com a batata quente em suas mãos, o Colecionador pede ajuda e é levado até a Dimensão das Trevas, onde a espada volta ao normal e as mãos de seu dono, Val-Lar, bem em tempo desse espantar Shar-Khan. Inclusive, com a espada sobrecarregada, a ameaça parece ter sido intimidada de uma vez por todas. Homem de Ferro e Val-Larr, que entendeu a estratégia do herói, se reconciliam, o Colecionador foge e o herói e seus amigos voltam para sua dimensão iluminada.

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan026.jpg
Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan027A.jpg
IRON MAN 27
(Julho de 1970)

A história "The Fury of the Firebrand!" foi escrita por Archie Goodwin e desenhada por Don Heck, com artefinal de Johnny Craig. Cada vez mais, as histórias do Homem de Ferro se aprofundam nos conturbados anos 70. Principalmente politicamente. Não que isso seja exclusividade do personagem, já que o Universo Marvel saturou de tanto explorar temas políticos da época. Aqui, a questão é a luta das minorias raciais e a violência que essa questão gerava. Roteiro também político de Goodwin, com muuuuuita discussão sobre o assunto e desenhos de Heck têm que se expremer no meio de tanta falação.

O conselheiro Lyly Brandshaw liga para Tony Stark afim de convidar o Homem de Ferro a visitar seus empreendimentos, que centralizam contruções nas áreas pobres da cidade. Um dos nativos dessa área, inclusive, é Eddie March, que já vestiu a armadura do Homem de Ferro (mas se deu mal logo de primeira, acabando sendo hospitalizado).

Stark vai buscar Eddie da clínica onde estava internado e o coloca num avião que irá levá-lo até a pobre Bay City. Ele garente que o Homem de Ferro também está no local. Acontece que Stark, assim que o avião sai, veste a armadura e gruda nela, chegando ao local junto com o ex-boxeador.

No local, Eddie vê como certas coisas nunca mudaram por ali, como a miséria dos habitantes, por exemplo. Uma pequena confusão entre um grupo de moradores está se formando. O conselheiro Brandshaw se mostra arrogante e intransigente. Quando o Homem de Ferro tenta acalmar os ânimos, surge o vilão Inferno. Além de sua estranha aparência, o vilão também se mostra um agitador e incita aos moradores a resistirem. A confusão está armada. Herói contra vilão e polícia contra moradores.

IronMan027B.jpg

Homem de Ferro persegue Inferno e descobre que ele, além de agitador, é uma espécie de fanático em incitar pancadaria. O vilão, utilizando seus poderes de disparar rajadas de fogo, graças a seu uniforme/armadura (que insinua ter criado com tecnologia Stark), foge sem deixar rastro.

Eddie March, Homem de Ferro e uma moradora (amiga de March) tentam conversar com Brandshaw mas este mantém sua arrogância. Inferno surge e sequestra o conselheiro. No meio da confusão, um cofre é atingido pelo disparo de Inferno, revelando documentos que comprometem toda e qualquer boa intenção do conselheiro, mostrando que sua arrogância é apenas a ponta de sua ganância. Homem de Ferro voa até o local onde estão Inferno (que está prestes a causar mais um conflito entre moradores e a polícia) e mostra a verdadeira face de Brandshaw. Inferno foge e deixa no ar a questão de que se ele, por lutar por seus ideiais, ainda que por meios nada amistosos, realmente pode ser considerado um... vilão.

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan027.jpg
Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan028A.jpg 

IRON MAN 28
(Agosto de 1970)

A história "The Controller Lives!" foi escrita por Archie Goodwin e desenhada por Don Heck, com artefinal de Johnny Craig. Pela primeira vez é mostrado o pai de Tony Stark (Howard Stark), em uma recordação do passado. O roteiro, simples, segue a linha de uma história de suspense. Mas, justamente por ser "pé-no-chão" se mostra mais interessante do que as viageiras das últimas edições.

Tony Stark está incomodado com a presença do "carrapato" da SHIELD, Jasper Sitwell, mesmo quando esse apenas está indo fazer uma visita social ao Sanatório Pinewood. É bem verdade que Sitwell, mesmo sendo o chato que é, dessa vez tem lá suas segundas intenções. Na verdade, o agente está na aba de Stark pra ver se descobre mais algum segredo sobre sua amada, Whitney Frost (vulga Madame Máscara).

De repente, um toco cai no meio da estrada, quase atingindo o carro onde estão os dois. O susto é seguido por um grito. Jasper se embrenha na floresta local para ver o que está acontecendo. Stark aproveita e viste a armadura de Homem de Ferro. O herói encontra uma mulher desmaiada no meio da floresta e se mostra mais surpreso ainda por reconhecê-la. Ela murmura que o Controlador a está perseguindo. Jasper chega em seguida, surpreso e ofendido pela presença do "guarda costas de Stark". Homem de Ferro repassa a situação e entrega a moça a seus cuidados. Isso lhe dá tempo de voar até o local e tirar a armadura.

Quando Sitwell chega com a moça, Stark diz que a conhece. Trata-se de Meredith McCall, sua primeira namorada, dos tempos de sua adolescência. Conta também que o romance não durou muito graças a rivalidade dos pais de ambos, que eram concorrentes ferrenhos.

Chegam ao Sanatório e são recebidos por um brutamontes. Sitwell, saca a arma, imaginando que é o Controlador. Mas trata-se de um paciente do Doutor Eric Thorne, diretor do Sanatório. O doutor, vendo Meredith sendo carregada, explica que a moça é paciente do local e que vem tendo alucinações com o Controlador desde que o vilão, sem seus poderes e debilitado, foi internado no Sanatório. De fato, lhes é mostrado um desacordado Basil Sandhurst, homem que já foi o poderoso Controlador.

IronMan028B.jpg

Vendo que está tudo bem, porém com a pulga atrás da orelha, Sitwell deixa Stark no local e parte. Mas logo o industrial vê que há mentiras ali. Encontra em um documento evitdências de que Meredith não é paciente, mas sim uma terapeuta que trabalha no local. Ao tomar satisfações do doutor, esse parece paralisado, enquanto o brutamontes que era seu paciente, tira a máscara e revela ser o vilão Controlador. A intenção do vilão em capturar Stark é que ele deseja construir uma versão capacete de sua máquina de absorção de poderes mentais. Stark é obrigado a trabalhar como escravo para cumprir essa tarefa (curiosamente em uma situação muito parecida com a qual deu origem a sua armadura, na primeira aventura do personagem).

Stark e o Controlador são surpreendidos com a volta de Sitwell, que não foi muito longe e encontrou evidências do vilão em volta do imóvel. Enquanto Sitwell leva uma surra do vilão, Stark consegue vestir a armadura, partindo para cima do Controlador. O vilão, no entanto, está mais forte do que nunca. Homem de Ferro chega a comparar sua força com a de Thor ou mesmo do Hulk. Para piorar, ele veste o capacete criado por Stark, que transforma as ondas mentais que o vilão usa para ganhar força em rajadas de energia. Porém, justamente por ter sido criado por Stark, o aparato dá pane e desacorda o vilão (criar aparelhos que pifam na mão dos vilões é meio que uma especialidade de Tony Stark).

Jasper e Stark parte do Sanatório. Jasper não entende porque o industrial não se despediu ou mesmo falou com Meredith. Stark explica que, além de ser coisa do passado, quando leu os documentos que comprovavam que ela era terapeuta do Sanatório, percebeu que a moça já estava casada. Garanhão politicamente correto.


GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan028.jpg
Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

DarkMarcos2007-12-23 21:41:27
Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan029A.jpg
IRON MAN 29
(Setembro de 1970)

A história "Save The People... Save The Country!" foi escrita por Mimi Gold e desenhada por Don Heck, com artefinal de Chic Stone. Não me lembro de nenhuma ficção científica sobre Cuba (alguém conhece?). Mas não me espanto em saber que existe uma história em quadrinhos americana criticando o sistema ditatoria cubano. De qualquer forma, quem imaginaria uma história de ficção sobre Cuba sendo salva por um super-herói americano. Quase inimaginável. QUASE porque é isto que acontece nessa edição. Os desenhos de Heck, finalizados por Stone (parceirão do desenhista Jack Kirby) dão a impressão de que a máscara de ferro do herói não é tão dura quanto parece. É possível notar expressões faciais nela, dando a impressão de que se trata de um rosto humano.

Tony Stark tenta relaxar velejando, mas seu barco é atingido por uma forte tempestade. Auxiliado por um empregado, Sandy, ele consegue estabilizar a embarcação. Quando a tempestade passa os dois avistam um bote com pessoas desacordadas dentro. Como logo percebe ao resgatá-las, tratam-se de fugitivos de algum país latino vizinho (vizinho dos Estados Unidos? De quem deve ser a Cuba... digo... a culpa?). A líder do fugitivos, Maria, constata que eles fugiram do sistema opressor e ditatorial e que existe uma força superior controlando o exército. E que não está apenas fugindo, mas indo até o encontro dos americanos para solicitar ajuda.

IronMan029B.jpg

Stark os deixa em segurança para que as autoridades tomem as providências, mas veste a armadura de ferro e parte para o tal país tropical oprimido. Chegando lá, além de encontrar uma população escravizada e tristonha, nota que há um estranho maquinário a sua volta, cheio de armadilhas e camêras de vigilância. Ludibriando a parafernália (afinal, sua armadura também é uma parafernália) consegue chegar ao centro de comando das máquinas, que parece ter consciência própria (uma espécia de Matrix tosca setentista... pois é, a coisa fica mais estranha a cada página). Ele luta contra o sistema de defesa do local, até enfrentar um enorme robô estranhamente chamado de Myrmidon (com tanta coisa estranha acontecendo, um robô com esse nome aparecendo do nada até que é a coisa mais normal do mundo).

O Homem de Ferro consegue chegar a fonte de energia e destruir as máquinas. Descobre ainda que tudo era controlado por um cientista ganancioso (não lembrando Fidel; mais parece um Woody Allen... alguém assistiu Bananas?), que é capturado ao tentar salvar sua criação. Ao levá-lo pra fora, encontra a população enfurecida e revoltosa. O motivo é que um garotinho, aliás irmão de Maria, foi atingido por uma das máquinas e eles depredaram todas elas, além de afugentar o exército. Mas o garotinho está bem e o vilão ditador é preso. Nos Estados Unidos, Maria agradece Stark por ter mandado o Homem de Ferro. E ele, admirado pela determinação da garota em defender suas causas, se pergunta... qual a causa de lutar como herói afinal?

 

Avengers080A.jpg
AVENGERS 80
(Setembro de 1970)

A história "The Coming of Red Wolf!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por John Buscema, com artefinal de Tom Palmer. De que lado você está? Hã... Não, não dei um salto nas histórias nem pousei na recente Guerra Civil. Mas é interessante notar que as rusgas por ideais (fossem quais fossem) sempre foi uma constante na vida dos Vingadores. As reuniões do grupo costumavam (e costumam) ser mais acaloradas do que reunião de condomínio com síndico ladrão. Tudo bem que o grupo talvez seja um dos mais numerosos em matéria de quantidade de heróis, mas haviam tantas divergências em escolher qual missão seguir que era bem capaz de sobrar uma missão para cada um.

Numa dessas reuniões, Homem de Ferro lidera o grupo para que direcionem seus objetivos em capturar o grupo de vilões conhecido como Zodíaco (como o nome diz, cada vilão tinha o nome e o poder característico conforme o signo. Qual vilão do Zodíaco você é?). O primeiro aparte vem da parte do Pantera Negra, que gostaria que as atenções fossem voltadas para problemas do cotidiano como a violência urbana.

Avengers080B.jpg

Como se não bastasse essa questão, o Visão (que tinha dito não querer mais participar do grupo) chega carregando um indígena desmaiado com uma fantasia e que se intitulava Lobo Vermelho. Ah, sim... o índio é seguido por seu mascote chamado de Lobo. Este, assim que acorda, conta sua origem, que está ligada a exploração das terras indígenas e de como assumiu o totem do lendário Lobo Vermelho, entidade que protege os nativos americanos. Desde então, persegue os exploradores das terras nativas e chegou até a cidade grande perseguindo um desses rufiões... quando foi abordado pelo Visão.

Sensibilizado com a história de Lobo Cinzento, o Capitão América abraça mais essa causa a ser defendida pelos Vingadores. No entanto, pondera que a ameaça do Zodíaco não pode ser deixada pra trás. Talvez para não causar mais confusão, apesar de defender o Lobo, diz que irá com Homem de Ferro e Mercúrio atrás dos vilões zodiacais. Formam-se assim, subgrupos que irão cuidar de missões diferentes.

 

IncredibleHulk131A.jpg
INCREDIBLE HULK 131
(Setembro de 1970)

A história "A Titan Stalks TheTenements!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Herb Trimpe, com artefinal de John Severin. Primeira participação do Homem de Ferro na revista mensal do Hulk. O quase onipresente Roy Thomas também escreve essa revista. A arte característica de Trimpe ganha muito com a artefinal de Severin. Aqui, o Hulk e Bruce Banner são pessoas distintas, resultado da separação dos dois em histórias passadas (fenômeno que voltaria a ocorrer no futuro).

Homem de Ferro atende a um pedido do General Ross para ajudar na captura do Hulk. Agora que Banner foi separado do corpo do monstro, o cientista usa sua genialidade com a do Homem de Ferro (Tony Stark) para formularem um plano que dê cabo ou controle do monstro. Ao plano é adicionado, de última hora, a ajuda do amigo do Hulk, Jim Wilson, que leva o exército até o gigante verde na melhor das intenções. A idéia é disparar uma arma chamada Gammatron no Hulk para que a massa desse volte a fazer parte de Banner e ele suma (não podiam simplesmente destruir o Hulk, pois isso mataria Banner também... não que o plano original não tivesse esse risco).

IncredibleHulk131B.jpg

O exército e o Homem de Ferro são levados por Jim Wilson até onde o Hulk está. Feita a emboscada, tentam disparar a arma no mostro, mas este coloca Jim na linha de tiro. Para livra o rapaz, Homem de Ferro parte pra cima, mas acaba levando uma surra do monstro. No último instante, o herói dispara seus raios repulsores contra um prédio abandonado, que cai sobre o Hulk e o deixa tonto o suficiente para ser atingido. No entanto, Banner aparece e é pego por ele. Mesmo assim, o raio é disparado. O efeito disso tem um resultado contrário ao que imaginavam: Banner some. E some mesmo, pois o Hulk desmaia e não volta a ser Banner (como ocorreria antes nesse tipo de situação).

Continua...

 


GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan029.jpg
Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

DarkMarcos2007-12-30 21:11:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan030A.jpg
IRON MAN 30 (Outubro de 1970)

A história "The Menace of  The Monster-Master!!" foi escrita por Allyn Brodsky e desenhada por Don Heck, com artefinal de Chic Stone. Homem de Ferro em uma típica história de monstros gigantes, bem ao estilo dos antigos seriados japoneses. Inclusive, a história se passa no Japão! O roteiro continua rodando na mão de colaboradores, como é o caso de Allyn Brodsky. Esta história foi publicada no Brasil pela editora Bloch, na revista Homem de Ferro número 12. Nela o vilão é chamado de Mestre do Monstro. Já a Editora Abril, quando a publicou na revista Heróis da TV número 18, preferiu chamar o personagem de Senhor dos Monstros. Apesar da tradução da Ebal ter sido mais literal, fez mais sentido quanto ao contexto da história.

Homem de Ferro vai até o Japão para demonstrar mais traquitanas tecnológicas para os japoneses. Alguns cientistas presentes ficam encantados com os feitos, como Goro Watanabe. Já outros, como a filha de Goro, Fujiko, sentem a demonstração como uma espécie de invasão americana aos costumes orientais. Calando a boca da filha, Goro comenta com o Homem de Ferro sobre uma estranha força magnética emanada por uma das ilhas que permeiam o mar do Japão. O herói, de prontidão, diz que Tony Stark não pode estar presente, mas que ele ficaria feliz em poder ajudar (Stark, dentro da armadura, cientista que é, morre de curiosidade por qualquer fenômeno desse tipo).

Chegando na tal ilha, acompanhado por exploradores japoneses (inclusive Goro, sua filha e o namorado dela, Toru), a equipe se depara com um gigantesco monstro alado, conhecido pelas lendas como Zoga. Além de voar, a criatura também dispara raios pelos olhos. Sua força é proporcional a seu tamanho e o herói acaba sendo pego pelo monstro, quase sucumbindo em suas garras. A equipe, fugindo da ilha, ajuda o Homem de Ferro a voltar ao Japão.

IronMan030B.jpg

Tony Stark se reúne com um grupo de cientistas e alerta sobre o perigo que o monstro representa para o país. Como se em resposta aos temores de Stark, uma sombra gigantesca sobrevoa a cidade (provavelmente Tóquio... onde mais seria? A cidade sempre era vítima nos seriados...). É Zoga! O monstro dá uma surra nos caças japoneses, quando o Homem de Ferro, com sua armadura ajustada para a ocasião, dá uma forcinha. Os ajustes, no entanto, não parecem surtir muito efeito.

É então que Stark tenta usar de seu poder de malandragem. Atrai o monstro pelos céus até que este dispare seus raios contra um espelho parabólico, que faz a rajada voltar para o monstro. Assim que a criatura cai no chão, descobrem que ela não passava de uma espécie de aeronave e que, dentro, era controlada por um vilão conhecido como Mestre do Monstro. E ainda, descobrem que o tal vilão, que acaba morrendo, é ninguém menos do que o jovem Toru.

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan030.jpg
Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan031A.jpg
IRON MAN 31
(Novembro de 1970)

A história "Anything... For The Cause!" foi escrita por Allyn Brodsky e desenhada por Don Heck, com artefinal de Chic Stone. História que não acrescenta muita coisa a mitologia do personagem, mas que serve para apresentar um importante coadjuvante de suas histórias: Kevin O'Brian. Esta história foi publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Heróis da TV número 3.

Tony Stark chega na remota ilha de Lakani e se depara com uma manifestação contra a instalações de um reator contruído pela sua Indústria no local, sob a alegação de que a poluição irá prejudicar o futuro dos habitantes. Logo, a manifestação toma um rumo violento e Stark é obrigado a vestir a armadura de Homem de Ferro. Antes que a contusão se alastre, no entanto, um jovem cientista consegue dispersar os manifestantes com uma estranha arma. Homem de Ferro agradece o estranho, que se apresenta como Kevin O'Brian e diz que trabalha justamente para as Indústrias Stark. Kevin tem uma namorada que é partidária da idéia de expulsar as Indústrias Stark da ilha.

IronMan031B.jpg

Stark visita Kevin em seu laboratório e descobre que seu funcionário é um cientista brilhante, que inventa maquinários em suas horas vagas, já que o supervisor local não lhe dá muita chance de desenvolver seu talento. Stark pergunta ao supervisor, conhecido como Sr Bowers, porque não dá mais espaço para Kevin. Estranhamente, o supervisor se esquiva de cada pergunta. Mais ainda do que quando Stark lhe pergunta sobre o porque do dinheiro investido acabar tão rápido. O industrial, independente da opinião de Bowers, provove Kevin e o convida a trabalhar em sua matriz.

Os manifestantes se reúnem com Tony Stark, que explica como pretende trazer desenvolvimento ao local. Eles ainda relutam, temerosos pela poluição que uma grande indústria poderá trazer. No meio do discurso, Stark percebe um helicóptero suspeito nos céus e decide investigar. Aproveitando que o debate ficou acalorado, veste a armadura e voa em direção ao veículo. Descobre que a facção violenta dos manifestantes raptaram Kevin. Destrói o helicóptero, salva Kevin, captura a gangue e descobre um estranho mascarado lá dentro. Kevin avisa que há uma bomba pronta a detonar o reator. Homem de Ferro leva o mascarado e o líder da gangue para desmantelarem a bomba. Após desativá-la, descobrem que o líder mascarado é ninguém menos que Bowers, que vinha roubando o investimento de Stark e, temendo ser descoberto, financiou a manifestação para afastar o industrial. A gangue e o seu líder são presos.

 

Avengers082A.jpg
AVENGERS 82
(Novembro de 1970)

A história "Hostage!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por John Buscema, com artefinal de Tom Palmer. Lembram quando os Vingadores se separam em subgrupos para cuidar cada qual de uma ameaça? Pois é, aqui é onde deu essa decisão. Apesar do roteiro de Thomas dar a impressão de que tudo TINHA QUE TERMINAR nessa história, os desenhos de Buscema e Palmer dão um ar apocalíptico para a história.

Homem de Ferro, Capitão América, Thor e Mercúrio foram capturados pelo vilão Áries, do supergrupo Zodíaco (onde cada vilão tem o nome de um signo... mas vocês já sabiam disso... Então... já viram que vilão vocês são?). Tendo prendido os vingadores mais poderosos e o Mercúrio (putz... desculpe aí, Mercúrio...), o vilão pôde ter tempo suficiente para invadir Manhattan.

Avengers082B.jpg

Com a população dominada, até os heróis locais remanescentes se viram com as mãos atadas. Menos o Pantera Negra e o Demolidor que, se infiltrando em uma reunião dos terroristas, conseguem libertar os Vingadores. Esses obviamente, dão uma surra ao estilo "Avante Vingadores" em todo o bando e livrando a cidade.

Reunidos novamente, todos os Vingadores (ou seja, todos os subgrupos remanescentes) trocam informações e percebem que, apesar de problemas distintos, todos eles estavam interligados de forma a ajudar no plano de Áries. Mas tudo acaba bem no final e eles chegam a conclusão de que, mesmo separados, ainda são um grupo lutando contra o mal.

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan031.jpg
Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan032A.jpg
IRON MAN 32
(Dezembro de 1970)

A história "Beare... The Mechanoid!" foi escrita por Allyn Brodsky e desenhada por George Tuska, com artefinal de Joe Gaudioso. No Brasil, esta história foi publicada no primeiro número da revista Heróis da TV, da Editora Abril, com o título de Amargo Adeus. História que pode parecer estranha a primeira vista, mas era bem comum na época em que foi publicada. O destaque do roteiro de Brodsky fica por conta do início da trama, que mostra 3 sub-histórias diferentes, aparentemente sem nenhuma ligação, convergirem para um ponto em comum e se tornarem uma única história.

Ao testar aprimoramentos em sua armadura, Homem de Ferro, avista uma espécie de disco voador e decide investigar. Chegando perto demais, é capturado com um andróide-espião alienígena que se autoentitula Mecanóide. O herói é deixado dentro da nave, enquanto o robô decide explorar o planeta Terra.

IronMan032B.jpg

Quando o Homem de Ferro consegue se livrar e perseguir o alien, depara-se com presidiários perigosíssimos em fuga. Ao detê-los, encontra um casal como refém. Acontece que rapaz que serve de refém é ninguém menos que o Mecanóide disfarçado. Os bandidos mostram que têm sangue frio ao atirarem no rapaz. Este, sendo um robô, sofre avarias mas consegue dar uma sova nos bandidos.

O Mecanóide, nessa curta aventura pela nosso planeta, mostra-se sensibilizado pela preocupação da moça (que conheceu quando esta lhe deu carona) antes de se autodestruir e mostrar que não era tão frio afinal. Pelo menos era mais sensível do que o escrúpulo dos bandidos.
 
História com acontecimentos acelerados, mas que funcionam dentro da proposta de aventura com começo, meio e fim.

 

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan032.jpg
Arte de Gene Colan

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan033A.jpg
IRON MAN 33
(Janerio de  de 1971)

A história "Their Mission: Destroy Stark Industries!!" foi escrita por Allyn Brodsky e desenhada por Don Heck, com artefinal de Joe Gaudioso. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 19, da Editora Abril, com o título de O Fim das Indústrias Stark. llyn Brodsky aproveita essa edição, onde inicia sua primeira saga com o Homem de Ferro, para relembrar o leitor o que vem fazendo até agora. Apesar de seus roteiros anteriores aparentemente não terem muita importância para a cronologia do personagem, o retrospecto dessas histórias funcionam como uma espécie de integração ao que vai acontecer daqui pra frente. Dá a impressão de que o escritor cansou de ficar enrolando e decidiu assumir o personagem de vez. Se essa era a intenção, pode ter dado certo, uma vez que foi nessa edição que ele criou o vilão Espião Mestre, um dos principais inimigos da galeria do Homem de Ferro.

IronMan033B.jpg

E pensar que Tony Stark começa essa história reclamando do tédio que se abateu sobre sua carreira. Depois de um dia exaustivo ele relembra sua carreira até então e, mesmo chegando a conclusão que já esteve perto da morte várias vezes, dá a impressão que sente falta de ação. Mas a rotina logo é quebrada por um aviso de Nick Fury sobre um novo cartel de espionagem que está planejando atacar as Indústrias Stark. De fato, alguns acontecimentos estranhos, parecidos com sabotagem, ocorrem a partir dali. O jeito nerd-científico-escandaloso do cientista Kevin O'Brien pouco ajuda na situação. Apesar das boas intenções, Kevin só estressa Stark com seu jeito amalucado.

Enquanto Stark sai para um encontro com Nick Fury, suas Indústrias são invadidas por um grupo formado pelo vilão Espião Mestre. O encontro com Nick, inclusive, não passava de uma cilada, armada por outro integrante da gangue, que tem habilidade com disfarces. Stark é capturado e está indefeso na mão dos espiões.

Continua...

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan033.jpg
Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan034A.jpg
IRON MAN 34
(Fevereiro de  de 1971)

A história "Crisis... and Calamity!!" foi escrita por Allyn Brodsky e desenhada por Don Heck, com artefinal de Joe Gaudioso. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 20, da Editora Abril, com o título de O Espião Mestre. História bem movimentada e que começa a tomar proporções nas quais o roteirista Brodsky surpreende.

Tony Stark, capturado pela Elite de Espionagem (grupo liderao pelo Espião Mestre) é levado como refém para guiá-los dentro das Indústrias Stark (que já estavam sendo pré-invadidas).

IronMan034B.jpg

Stark consegue distraí-los através de uma imagem gravada do Homem de Ferro, acionada por um botão de segurança. Além dessas distrações, o bando também é atacado pelo ousado cientista Kevin O'Brien e pelo agente da SHIELD, Jasper Sitwell (é tanta coisa que dá errado pros vilões, que chega-se a ter pena dos coitados).

Já vestido como Homem de Ferro, Stark enfrenta o Espião Mestre, mas este mostra ser um osso duro e traz muitos truques nas mangas (disparar raios, por exemplo, era algo que nem seus comparsas sabiam que ele fazia). Sobra pra Sitwell dar uma de herói e acabar levando um tiro dos seguranças da Stark no meio da confusão.

O grupo de espiões foge e o Homem de Ferro jura vingança contra o Espião Mestre por ter sido culpado de Sitwell ser atingido.

 

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan034.jpg
Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan035A.jpg
IRON MAN 35
(Março de  de 1971)

A história "Revenge" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Don Heck, com artefinal de Mike Esposito. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 21, da Editora Abril, com o título de Vingança Alucinada. Gerry Conway, famoso escritor do Homem Aranha, assume os roteiros do Homem de Ferro.

Homem de Ferro presta socorro a Jasper Sitwell e acaba se encontrando com o chefe do rapaz na SHIELD, Nick Fury. Este, por sua vez, acalma a ansiedade do herói e lhe mostra um artefato conhecido como Chave do Zodíaco. Ao pegar tal artefato, Fury enlouquece e ataca o Homem de Ferro. Utilizando-se de magnetismo, o herói consegue retirar o objeto do diretor da SHIELD e este volta ao normal.

IronMan035B.jpg

Decidem fazer alguns testes com o objeto e descobrem queele é feito de parte alienígenas. No meio dos testes, são atacados pelo grupo de vilões conhecido como Zodíaco. O bando parece idolatrar a tal Chave. Logo Fury e o Homem são derrotados e presos. No meio da batalha, Homem de Ferro descobre que o Espião Meste esteve mancomunado com o grupo Zodíaco. Os heróis acabam presos em tubos de conteção, onde também se encontram como herói Demolidor e a Madame Máscara (capturados momentos antes.

Continua...

 


Daredevil073A.jpg
DAREDEVIL 73
(Fevereiro de  de 1971)

A história "Behold... The Brotherhood" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Gene Colan. Apesar da confusão na data de publicação dessa revista do Demolidor, a ordem de leitura correta é essa mesma, sendo antecedida por Iron Man 35. Olhem a proporção que a coisa está tomando! Não só vimos uma nova saga do Homem de Ferro, como essa saga tem interligação com a revista mensal de outro personagem: Demolidor, também sendo escrito por Gerry Conway.
 
Homem de Ferro, juntamente com Madame Máscara e Demolidor, permanece preso pelo grupo Zodíaco e pelo Espião Mestre. Eles observam, indefesos, a Nick Fury ser forçado a empunhar a Chave do Zodíaco (uma arma que dominia quem a possui) para matá-los.

Daredevil073B.jpg
 
No entanto, o plano dos vilões não sai como previsto. Assim que Fury toca a chave, ele dispara contra a bandidagem. Ao invés de morrerem, todos são enviados a um local (ou dimensão) onde a chave foi criada. Lá o Guardião da arma incita heróis e vilões a lutarem para provar seu valor. Aqui, o Homem de Ferro tem a chance de acertar as contas com o Espião Mestre, mas o vilão parece ser mais forte do que aparenta.
 
O guardião encerra a luta pela metade e os devolve para suas respectivas dimensões, onde poderão continuar a contenda sem a presença da Chave.
 
Continua...

 


SubMariner035A.jpg
SUB-MARINER 35
(Março de  de 1971)

A história "Confrontation!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Sal Buscema. No Brasil, foi publicada no primeiro número da revista Almanaque do Homem Aranha e Seus Super Amigos, pela editora Bloch. Grande história. Pra quem espera por republicações de Vingadores versus Defensores (apesar do grupo não ter sido formado ainda nessa época), aqui está uma pequena amostra de briga entre as duas equipes que, por poucas páginas, empolga mais do que uma saga inteira.

Os Vingadores estão tão entediados que estão dividindo as tarefas do dia. O Capitão América, líder da reunião daquele dia, escolhe Golias (na época, o herói era Clint Barton, mais conhecido como Gavião Arqueiro), Thor e Homem de Ferro para acompanharem testes nucleares no Caribe. Qual não é a surpresa do trio quando recebem uma ligação do exército, dizendo que a base desses testes está sendo atacada por Namor, Hulk e o Surfista Prateado!

Os três heróis seguem para o Caribe, agora com o intento de deter os três defensores. Chegando ao local, ocorre a tal batalha entre equipes. Os "defensores", formados pelos três heróis que são considerados ameaça pela humanidae, aparentemente estão ali para sabotar os testes. Os Vingadores lutam com eles para impedir isso.

SubMariner035B.jpg

Homem de Ferro faz a observação de que já conhecem o Hulk (afinal ele foi um dos membros fundadores dos Vingadores) e Namor. Mas o Surfista Prateado é um enigma para ele. Algo que é contestado por Thor, que já havia enfrentado o Surfista em outras ocasiões. No embate, o Homem de Ferro enfrenta justamente o Surfista. O estranho dessa história é que, pelo menos com essa dupla, não é mostrado quem vence. Lutam uma guerra de poderes que aparenta estar empatada... já que a briga foi interrompida a tempo.

Lady Dorma, noiva de Namor, consegue acalmar os ânimos e mostrar que os heróis e os atlanteanos (povo de Namor) estão ali não para sabotar o maquinário nuclear, mas para consertar uma deficiência que poderia causar uma explosão catastrófica. Desfeito o mal-entendido, o único que saiu ofendido de tudo isso foi Hulk, que queria mesmo era sentar o braço no Thor.


GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan035.jpg
Arte de Bob Layton

 

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan036A.jpg
IRON MAN 36
(Abril de  de 1971)

A história "...Among Men Stalks The Ramrod!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Don Heck, com artefinal de Mike Esposito.  É notável o estilo de Conway no roteiro dessa nova fase. Um clima de desconstração paira no ar da movimentada história. Piadinhas saem não só da boca dos personagens principais, como dos figurantes. Figurantes mesmo, e não coadjuvantes, pois são policiais, cidadãos comuns e sem nome que estão no fundo de cada quadro, sendo irônicos diante de um mundo infestado de heróis e vilões. Um estilo que é a cara de Stan Lee, da Marvel e, principalmente de seu principal ícone, o Homem Aranha, personagem do qual Conway foi um dos principais escritores na década de 70.

Terminando a saga do Zodíaco, Homem de Ferro, Nick Fury, Demolidor, Madame Máscara, o grupo Zodíaco e o Espião Mestre retornam a dimensão de origem, depois de uma batalha no mundo da Chave do Zodíaco.

Enquanto os outros heróis perseguem o resto dos vilões, o Homem de Ferro vai atrás do Espião Mestre. Este, por sua vez, dispara contra um automóvel em uma rodovia, fazendo com que o herói distraia-se ao tentar impedir um acidente e deixe o vilão fugir.

IronMan036B.jpg

Frustrado, Homem de Ferro se despede de seus colegas. Porém, Madame Máscara usa o ombro dele para desabafar problema amorosos (bom mocismo é isso...). Ela diz que Tony Stark foi o primeiro a dar-lhe importância, porém seu coração pertencia ao agente Jasper Sitwell. O Herói dá as costas pra ela e diz que não pode ajudar. Na verdade, foi dor de cotovelo... afinal, ela não sabia que ele era Stark.

Cansado de esconder seus sentimentos por trás da máscara, Stark deixa Kevin O'Brien responsável pela administração da empresa e cai na gandaia. Mas sua folga não dura muito, quando um robô espacial que se autodenomina Ramrod começa a destruir a cidade...

No primeiro embate, o herói parece levar a melhor, mas uma forte dor no peito o faz cair desmaiado. Seu coração começa a sentir o esforço de ser o Homem de Ferro.

Continua...

 

 

Avengers087A.jpg
AVENGERS 87
(Abril de  de 1971)

A história "Look Homeward, Avenger!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Sal Buscema, com artefinal de Frank Giacoia. Edição sem acontecimentos importantes, usada mais para contar a origem do Pantera Negra.

Avengers087B.jpg

Os Vingadores estão descansando na sala de sua Mansão, conversando sobre acontecimentos recentes. A coisa começa a ficar descontraída e o Homem de Ferro percebe que o Pantera Negra está tristonho. O Pantera revela que o motivo é saudades de sua terra, na África. Antes que os demais vingadores comecem a reclamar de suas tristezas pessoais, a Feiticeira Escarlate incita o herói negro a contar mais sobre sua nação. Então todos ouvem a origem do Pantera Negra.

 

 

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan036.jpg
Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan037A.jpg
IRON MAN 37
(Maio de  de 1971)

A história "In This Hour Of Earthdoom" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Don Heck, com artefinal de Jim Mooney. No Brasil, esta história foi publicada na revista Heróis da TV número 22, pela Editora Abril, com o nome de A Luta Pela Vida. O que parecia ser apenas um robô gigante, se torna uma invasão alienígena.

Homem de Ferro consegue se levantar e cambaleira para um beco. Conseguindo tirar a armadura, Tony Star milagrosamente chega ao próprio carro, mas desmaia devido ao estado frágil de seu coração (ele havia feito um transplante a pouco tempo). Quem o encontre desmaiado no carro é o cintista e seu funcionário Kevin O'Brien. Stark pede que não o leve para o hospital, mas para a Mansão dos Vingadores.

Na mansão, Stark, que não pde se mover muito, pede que Kevin pegue algo em um armário que pode salvá-lo. Kevin se surpreende quando vê que se trata da armadura do Homem de Ferro. Stark revela a Kevin que ele é o Homem de Ferro e pede que o ajude com a placa peitoral, antiga parte da armadura que lhe dava suporte cardíaco antes do transplante.

IronMan037B.jpg

O alienígena por trás da invasão de robôs, rapta Marianne, amiga de Tony, pois a acha semelhante com sua companheira, morta a meio século atrás. De repente, o Homem de Ferro surge para resgatar a garota. No meio da luta, Homem de Ferro retira um capacete do alienígena e esse cai morto no chão, porque esse capacete era um experimento de imortalidade, e os anos que permaneceu intocável pelo tempo lhe cobra o merecido.

Como saldo final, além das lamúrias de sempre, Stark acaba a história com um Kevin pasmo por saber que o patrão é o Homem de Ferro e Marianne já não tem certeza se Tony é uma boa companhia. Afinal ele fugiu em uma hora de perigo, deixando-a pra trás. Aos olhos da moça ele é um vilão. Aos olhos de Stark, ser o Homem de Ferro implica nesses sacrifícios.

 


Avengers088A.jpg
AVENGERS 88
(Maio de  de 1971)

A história "The Summons of Psyklop" foi escrita por Roy Thomas e Harlan Ellison,  desenhada por Sal Buscema, com artefinal de Jim Mooney. No Brasil, esta história foi publicada na revista O Incrível Hulk número 19, pela Editora Abril, com o nome de O Despertar de Psyklop. Outro crossover entre revistas, ou seja, uma saga que começa na revista mensal de um personagem e continua na revista de outro, depois de outro... e de outro... Aqui no Brasil, essa saga ficou conhecida como a Saga de Jarella e tinha ligações mais imediatas com o Hulk.

Avengers088B.jpg

Os Vingadores partem para Louisianna, para investigar uma ameaça originada em cultos vudu. No meio dos pântanos, realmente algo estranho deve estar acontecendo, pois encontram enormes monstros alienígenas vagando por eles. Coincidentemente, encontram o vilão Psyclops tentando reduzir o tamanho do Hulk para sequestrá-lo e usá-lo para seus experimentos.

Acontece que os heróis e vilão começam a lutar, esquecendo o tal raio redutor sobre o Hulk. Resultado? Quando deram por percebido, o coitado do gigante verde foi reduzido a nível molecular. Psyclops aproveita a surpresa de todos e, com o mesmo raio (multi-uso esse raio), os teleporta para uma estação de metrô em Nova Iorque.

 


GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan037.jpg
Arte de Bob Layton


Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan038A.jpg
IRON MAN 38
(Junho de  de 1971)

A história "When Calls Jonah...!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com artefinal de Mike Esposito. Algumas vezes, um escritor de quadrinhos pode ter uma história pra contar que não é exatamente feita para o estilo de super-heróis. Mesmo assim, como assume a responsabilidade de escrever mensalmente histórias de um determinado personagem, o jeito é adaptar a idéia ao universo ao qual pertence. É o que, de certa forma, acontece nessa bizarra história. Na verdade, um típico conto policial onde o Homem de Ferro foi inserido.

As Indústrias Stark recebem um peculiar candidato a uma vaga na empresa. Trata-se de Frankie Majors, um ex-presidiário que é um homem brilhante, mas tem toda uma história de infância pobre no Harlem, lado a lado com a criminalidade (que culminou com a sua prisão). Tony Stark, sabendo que, apesar da vida bandida, Majors foi preso por um homicídio que não cometeu, além de dar-lhe uma chance de se reintegrar a sociedade, decide investigar o caso... como Homem de Ferro.

Vestido a armadura, encontra os gangsteres culpados pela prisão de Majors. No entanto, não pode fazer muito sem as devidas provas, além do que também invadiu a propriedade dos safados (afinal, o bom gangster anda sempre com a lei na ponta da língua...). Além disso, depois do ataque cardíaco das últimas edições, Stark está enfraquecido dentro da armadura (tanto que voltou a usar a antiga placa peitoral)

IronMan038B.jpg

Majors se mostra um funcionário dedicado e até está namorando uma boa moça (integração total). Uma noite, quando saía das Indústrias Stark, é abordado pelos bandidos. Foi tão rápido que Stark não tem tempo de vestir a armadura e parte pra cima, levando um tiro no ombro. Major decide pedir demissão dias depois, mas Stark, apesar de não poder impedir, não se conforma com a situação. Afinal, ele é o Homem de Ferro... já enfrentou ameaças piores. Como não defender um inocente de simples bandidos?

Novamente vestindo a armadura (e com uma absurda tipóia no braço), o herói encontra Majors discutindo com os bandidos. Vê agora que houve um motivo maior para sua demissão. Eles pegaram sua namorada. Mesmo assim, os dois ludibriam os bandidos e salvam a moça. Majors diz que irá voltar ao trabalh no dia seguinte.

Homem de Ferro consegue se levantar e cambaleira para um beco. Conseguindo tirar a armadura, Tony Star milagrosamente chega ao próprio carro, mas desmaia devido ao estado frágil de seu coração (ele havia feito um transplante a pouco tempo). Quem o encontre desmaiado no carro é o cintista e seu funcionário Kevin O'Brien. Stark pede que não o leve para o hospital, mas para a Mansão dos Vingadores.

Na mansão, Stark, que não pde se mover muito, pede que Kevin pegue algo em um armário que pode salvá-lo. Kevin se surpreende quando vê que se trata da armadura do Homem de Ferro. Stark revela a Kevin que ele é o Homem de Ferro e pede que o ajude com a placa peitoral, antiga parte da armadura que lhe dava suporte cardíaco antes do transplante.

 


GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan038.jpg
Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan039A.jpg
IRON MAN 39
(Julho de  de 1971)[/b

A história "A Twist of Memory... A Turn Of  Mind!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por Herb Trimpe. No Brasil, esta história foi publicada na revista Homem de Ferro número 3, da editora GEA. Já que o Mandarim está morto (sei...), o jeito é usar outro vilão oriental: o Dragão Branco, personagem usado pouquíssimas vezes pela editora. Os desenhos de Trimpe estão diferentes de seu traço mais conhecido nas páginas do Hulk (onde, inclusive, criou o persongem Wolverine. Conhece?). Dá a impressão de ter arte final de Marie Severin.

Tony Stark sai do hospital, onde foi visitar o ainda debilitado Jasper Sitwell, com a consciência pesada por ter sido indiretamente culpado pelo estado do agente (aliás, Sitwell é o nerd supremo, mesmo... só isso explica como alguém pode ficar inconsciente numa cama de hospital e ainda assim continuar com óculos!!!). Filosofando dentro do seu carro sobre os últimos acontecimentos, percebe tarde demais uma fumaça surgindo no interior do veículo. Acaba perdendo a direção e caindo dentro de um rio. No fundo, inconsciente, é abordado por mergulhadores que o levam a um estranho submarino. Lá, ainda meio zonzo, é abordado pelo vilão oriental Dragão Branco. Sem poder se defender, é submetido a um estranho equipamento que lhe faz lavagem cerebral.

IronMan039B.jpg

Stark reaparece em seu escritório. Kevin O'Brien estranha como seu patrão está faltando a alguns compromissos. Com uma estranha dor de cabeça, mostra um estranho projeto em que está trabalhando. Kevin não estranha o fato mais do que a intromissão de um estranho "alfaiate oriental" que entra na sala.

Sobrevoando a cidade como Homem de Ferro, a dor de cabeça de Stark o desestabiliza. O Dragão Branco, que não sabe que o herói e o industrial (que está controlando) são a mesma pessoa, acha que ele foi mandado para capturá-lo e envia seus asseclas para abate-lo. Tonto, o Homem de Ferro é derrotado, mas é salvo pelos Vingadores que aparecem respondendo a um inconsciente chamado do herói.

Incorformado com a derrota, o vilão utiliza do artefato cerebral que implantou em Stark e acaba derrubando-o quando esse ainda voltava para as Indústrias Stark ainda como Homem de Ferro. Kevin O'Brien (que sabe a identidade do herói) o encontra... e o vilão, que não é tão burro afinal, também descobre esse segredo.

Continua...

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan039.jpg
<i>Arte de Bob Layton</i>

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan040A.jpg
IRON MAN 40
(Agosto de  de 1971)

A história "Night Walk!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com arte final de Jim Mooney. O coadjuvante Kevin O'Brien começa a tomar mais e mais importância nas histórias do Homem de Ferro.

Stark, com a cabeça estourando de dor devido a lavagem cerebral do Dragão Branco, está delirando diante do sempre fiel empregado Kevin O'Brien. Pra piorar a situação, o industrial, mesmo se recuperando mas ainda cambaleante, leva um esporro de Nick Fury por faltar a seus compromissos.

Tentando se lembrar de alguma coisa, parte em busca de respostas. O Dragão Branco, ao notar sua aproximação (se bem que o herói nem fazia idéia de quem o onde o vilão estava) manda seus asseclas o atacarem. Grande erro. Pois é aí que Stark começa, aos poucos a se lembrar de que foi atacado e teve sua mente fuçada. Agora, com a memória reforçada, consegue atacar o submarino do Dragão, que está dentro de um rio.

IronMan040B.jpg

Mais perigoso do que o Dragão Branco, porém, é sua aparentemente indefesa consorte, Princesa Shara-Le, que não pensa duas vezes em explodir Manhattan com um aparato nuclear (mulherzinha casca-grossa...). Antes, porém (e os vilões sempre se ferram nos "Antes, porém"...), o Dragão e a Princesa decidem mostrar que a destruição começou pelas fábricas das Indústrias Stark, matando todos os amigos e funcionários de Stark (já que eles sabiam a identidade secreta do herói). Homem de Ferro, desesperado, voa para suas empresas afim de tentar salvar o que restou. O Dragão, desonrado por seus planos não terem saído como previsto, decide cometer suicídio e explode o submarino (levando a Princesa casca-grossa consigo).

Ao chegar nas Indústrias Stark, o Homem de Ferro se surpreendo ao ver tudo nos seus devidos lugares. Tudo não passou de uma imagem, criada por Kevin O'Brien quando este encontrou a câmera espiã do vilão dentro do escritório de Stark, para ludibriar o vilão.


GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan040.jpg
Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan041A.jpg
IRON MAN 41
(Setembro de  de 1971)

A história "The Claws of The Slasher!" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com arte final de Jim Mooney. Festa estranha, com gente esquisita. O tal Slasher anunciado na capa não é a criatura bizonha que nele aparece. O chifrudo (entenda-se por chifres aqueles tentáculos) é Demetrius, parceiro do tal Slasher. Enfim... demonstradas as tais confusões, vamos a história.
 
Tony Stark viaja com Marianne Rodgers para Washington afim de responder a comissão de senadores sobre falhas que estão havendo em equipamentos que suas indústrias comercializam para o governo. Na verdade, não só as dele, mas de outros empresários também.

IronMan041B.jpg
 
Assim que seu avião pousa, um exemplo dessas falhas acontece diante dos olhos do casal. O prédio do Departamento de Defesa começa a ruir do nada. Stark veste a armadura e consegue salvar os civis que começam a cair. O esforço, devido a seu coração fraco, o faz ficar cambaleante. Ele pede ajuda a Marianne que fica dando faniquito e se recusa a dar apoio (na verdade, a garota tem poderes sensoriais e isso, junto com a paixão desenfreada que sente por Stark, está deixando ela com "pobremas"). Fora a garota, o herói encontra uma alma bondosa que o ajuda.
 
Na reunião do Senado, um novo atentado. Stark veste e armadura novamente e encontra dois terroristas: Slasher (que tem mãos de aço e dispara raios) e Demetrius (que tem poderes mentais). No meio da batalha, a cabeça de Demetrius começa a crescer e sair tentáculos deles. Até Slasher fica surpreso. A criatura só recua quando Marianne chega perto do local e seus poderes latentes causam interferência.
 
Os terroristas são presos e a moça desmaia.


Avengers092A.jpg
AVENGERS 92
(Setembro de  de 1971)

A história "All Things Must End!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Sal Buscema, com arte final de George Roussos. No Brasil, esta história foi publicada no primeiro volume da série Os Maiores Clássicos dos Vingadores, pela editora Panini. O começo da saga que ficou conhecida como a Guerar Kree-Skrull. Apesar do auge da saga ser o traço revolucionário do desenhista Neal Adams, aqui quem cuida das páginas é Sal Buscema. Mesmo assim, o artista dá dinamismo e mostra que estava a altura dessa clássica história.

Avengers092B.jpg

Homem de Ferro, Capitão América e Thor aparecem apenas na última página para desfazer o grupo Vingadores (formados por Feiticeira Escarlate, Visão, Mercúrio e Golias) após caírem na impopularidade por defenderem o Capitão Marvel (não o Shazam, mas o alienígena criado como personagem da editora Marvel), em plena euforia xenofóbica-alienígena.

Clássico.

 
GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan041.jpg
Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan042A.jpg
IRON MAN 42
(Outubro de  de 1971)

A história "When Demons Wail" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com arte final de Frank Giacoia. Uma aventura pseudomística do Homem de Ferro. Nem mesmo a capa condiz com o conteúdo. Não se engane pensando que a nova vilão é essa tal de Demon Queen, porque é outra mulher que é centro da aventura, com outro enfoque e tão estranho quanto toda a história.

Depois da última aventura, Tony Stark ainda está em Washington afim de esclarecer seus problemas com o Senado. Ele acorda de um terrível pesadelo, bem como sua consorte, Marianne Rodgers, que está cada vez mais preocupada com suas visões e premonições.

IronMan042B.jpg

O Homem de Ferro vai até o Capitólio se encontrar com Ben Crandel, outro industrial que está sendo vítima de sabotagens e, coincidentemente, foi amigo de faculdade de Tony Stark. Para surpresa de ambos, o senador McJavit (pivô das acusações) aparece com soldados para prenderem o Homem de Ferro, alegando que o herói, por salvar o mundo do seu jeito, é um anarquista.

O herói se deixa prender e até se comporta para ver até onde a palhaçada vai (permite isso, já que prisão nenhuma seguraria o poder da armadura). Dentro da cela ele é acometido por uma espécie de visão, onde vê Marianne ser capturada por um estranho vilão. Desesperado, destrói a cela e parte em defesa da moça. Por um portal luminoso, vai parar em uma dimensão mais parecida com o Inferno, onde o tal vilão, de posse de Marianne em transe, apresenta-se como Mikas, the Soulfather. Além de superforça, o vilão dispara rajadas e controla hordas de demônios. Apesar do Homem de Ferro dar o máximo da armadura, ele acaba se esgotando e desmaiando diante de uma Marianne enfeitiçada por Mikas.

Continua...

 

Avengers093A.jpg
AVENGERS 93
(Outubro de  de 1971)

A história "This Beachhead Earth" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Neal Adams, com arte final de Tom Palmer. No Brasil, esta história foi publica na revista Heróis da TV número 44, da editora Abril com o nome Viagem Ao Centro do Andróide, e no primeiro especial de Os Maiores Clássicos dos Vingadores, pela editora Panini, com o nome de Cabeça de Ponte Terra. Classicaço! Um número especial anunciando uma nova fase na revista dos Vingadores, marcada por quase 50% a mais de páginas e os espetaculares desenhos de Neal Adams. Inesquecível.

O Visão chega cambaleante e desmaia diante do Homem de Ferro, Capitão América e Thor. O trio assiste a incursão do Homem Formiga (que visitava o grupo) dentro do corpo do andróide para "consertá-lo". Quando se recupera, Visão conta que o grupo foi desfeito pelos três Vingadores presentes (então descobrindo que eram impostores) e que os heróis remanescentes foram capturados pelo... Quarteto Fantástico.

Avengers093B.jpg

Partindo para o resgate, os heróis chegam bem a tempo de descobrir que o Quarteto também não passava de um bando de impostores, formados pelos transmorfos alienígenas conhecidos como skrulls. Eles lutam com o falso Quarteto, sendo que o Homem de Ferro é derrotado pelas chamas do falso Tocha. Apesar de vencerem, o saldo final é negativo pois não conseguiram impedir o rapto do Capitão Marvel.

Continua...

 

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronMan043.jpg
Arte de Bob Layton

Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

  • Members

IronMan043A.jpg
IRON MAN 43
(Novembro de  de 1971)

A história "Doomprayer" foi escrita por Gerry Conway e desenhada por George Tuska, com arte final de Jim Mooney. Conclusão da aventura pseudomística do Homem de Ferro. Apesar de aparentemente abusurda, o roteiro é mais pé no chão dessa vez, centrado no embate entre herói e vilão e os diálogos esclarecedores entre eles. A capa tem um layout que seria usado em todas as outras revistas da Marvel, com uma cena de impacto envolta em um requadro, separando o fundo de uma cor forte com o chamado em letras garrafais. Ficou bem conhecida nos anos 70.

IronMan043B.jpg

Homem de Ferro se encontra preso, pelo vilão Mika, no subterrâneo cheio de enxofre e vulcões (imitação de Inferno). Apesar de conseguir se soltar, o vilão dá mais trabalho do que imagina, avariando muito sua armadura. É revelado que o chefe de Mika é um andróide chamado Sr Kline, que também é usado nas histórias do Demolidor. Marianne que encontrava-se passiva diante da luta, sai do transe e decida ajudar do herói. Os dois são materializados em um palácio que aparenta se do vilão. Lá, além da ameaça do mesmo, o casal vislumbra guerreiros enorme e uma cobra gigante sob seus pés.

Numa tentativa desesperada de livrar a garota, Homem de Ferro dispara seu mais potente jato de raios repulsores, o que pifa a armadura de vez. Porém, a tentativa parece surtir efeito, uma vez que destrói todo o palácio e até Mika. Amparando o esgotado herói, Marianne vê a chegada de um homem com uma armadura verde, que os resgata dos escombros.


Avengers094A.jpg
AVENGERS 94
(Novembro de  de 1971)

A história "More Than Inhuman!" foi escrita por Roy Thomas e desenhada por Neal Adams e John Buscema, com arte final de Tom Palmer. No Brasil, esta história foi publica na revista Heróis da TV número 47, da editora Abril com o nome Heróis Fora-da-Lei, e no primeiro especial de Os Maiores Clássicos dos Vingadores, pela editora Panini, com o nome de Mais do Que Inumano. Dobradinha de desenhistas perfeita, pois o traço de Buscema é tão impressionante quanto o de Neal Adams, mesmo porque a arte final de Tom Palmer casa bem com ambos. E a volta dos famigerados patins do Homem de Ferro, um clássico da tosqueira Stark.

Avengers094B.jpg

Capturado os alienígenas skrulls, os vingadores restantes descobrem que eles já havias sido exilados por Reed Richards (O Senhor Fantástico, líder do Quarteto Fantástico) anteriormente. O próprio Richards alerta sobre outros remanescentes.

O grupo é alertado discretamente por Nick Fury, mas eles entendem tarde demais que o Senador Craddock mandou prendê-los. Eis que o político louco usa os soldados de armadura conhecidos como Mandróides para capturar os heróis. A batalha segue meio que liderada pelo Homem de Ferro, já que esse, como Tony Stark, foi o inventor de tais armaduras (e ele se esforça para manter isso discretamente, uma vez que, nessa época sua identidade não era conhecida pelos seus companheiros).

Continua...

 

GaleriaAzulCp.jpg
GaleriaIronManRepeat.jpg
Arte de Bob Layton


Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...