Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Explicação


King Edward
 Share

Recommended Posts

  • Members

O que eu acho é que virou modinha dizer que Matrix é uma merda baseado nas continuações. Tenho certeza que todo mundo que tá dizendo aqui que até o primeiro foi ruim, naquela época entre o primeiro e o segundo diziam que era o melhor filme de ficção que já viram.

 

E não diga que um filme é ruim apenas porque não explicou tim tim por tim tim todos os questionamentos que levantou. Eu gostei sim do Reloaded e do Revolutions e achei que a maior qualidade desses filmes foi deixar bastante espaço para cada um interpretar da maneira como preferia o universo apresentado.

 

Aliás este texto do Zero Zen é antigo e não corresponde ao que eu entendi do filme. Por diversos motivos. Zion não era outro nível da Matrix nem por um cacete.

 

Esse filme dá pra ser analisado até a última gota e isso é que faz a beleza dele.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 

... achei que a maior qualidade desses filmes foi deixar bastante espaço para cada um interpretar da maneira como preferia o universo apresentado.

 

Aliás este texto do Zero Zen é antigo e não corresponde ao que eu entendi do filme. Por diversos motivos. Zion não era outro nível da Matrix nem por um cacete.

 

 

Exatamente Speed Racer. O fato de poder ser interpretado de diversas maneiras é que faz possível alguns, como eu, acreditarem que Zion era outro nível da Matrix.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

- Neo não devia ter sentido porcaria nenhuma fora da Matrix;

- Smith não tinha que dar as caras fora da Matrix;

- Morpheus não tinha que virar coadjuvante de piloto de nave;
- Neo não precisava ficar cego;

- A falácia do Arquiteto deveria ser mentira (para desistimular Neo);

- O oráculo não deveria ser máquina (no primeiro ninguém sabe quem ela é);

- Merovingian não disse a que veio;

- Reloaded é pura punhetação para se chegar naquele final o que tornou Revolixions mais longo e chato;

- Depois do primeiro, qualquer luta do Neo não fazia mais sentido;
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

O filme "The Matrix" é maravilhoso! Principalmente pela revolução dos efeitos especiais - os melhores do cinema até então! Já que, pelo menos que eu lembre, foram os efeitos que mais precisaram de esforço dos atores para serem realizados (e não de montagens feitas no computador, como Jurassic Park).

Eu adoraria lutar Kung fu como o Neo... heheheheheheh16

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Boa noite. Turma! 03.gif

 

 

 

Acredito que a compreensão é simples, a história mostra um futuro dominado pelas maquinas, que forma criadas pela própria humanidade. É o famoso futuro alternativo para a raça humana. Tem a sua lógica, já que a própria natureza da espécie tem características destrutivas.

 

 

 

T+!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

GNOSE E BUDISMO EM MATRIX

 

 

No começo do filme MATRIX, um “hacker” de computador, todo vestido de negro, conhecido como NEO, está caído adormecido em frente de seu computador. Uma mensagem misteriosa aparece na tela: "Acorde, Neo!" (1)

 

Essa simples mensagem resume todo o enredo do filme e como Neo lida com o problema de estar aprisionado num mundo "material", que é uma simulação de programa de computador, criada num futuro distante por uma Inteligência Artificial (IA), como símbolo da escravidão da humanidade pela perpetuação da ignorância em forma de uma percepção ilusória, chamada MATRIX.

 

Em parte, o filme mostra sua última visão da realidade, fazendo alusões à inúmeras tradições religiosas que antecipam a idéia que o problema fundamental da humanidade é a ignorância, e a solução, é o conhecimento [gnose] ou o "despertar". As duas tradições religiosas em que o filme se baseia fortemente são o GNOSTICISMO CRISTÃO e o BUDDHISMO. (2)

 

Embora essas tradições diferem entre si em relevantes aspectos, ambas concordam na defesa de que o problema da ignorância pode ser resolvido através de uma reorientação individual da perspectiva no que se refere ao mundo material.(3)

 

O CRISTIANISMO GNÓSTICO e o BUDDHISMO são como um guia que ajuda aqueles aprisionados no limitado mundo da ilusão. A figura do Redentor Gnóstico ou Boddhisattwa, que de boa vontade desce ao mundo com a missão de compartilhar o conhecimento liberador [gnose], facilita a fuga para todos aqueles capazes de compreender. No filme, essa figura é NEO, cujo nome é um anagrama para ONE (UM).

 

Ainda que, como um mito moderno (4), o filme mostra significativamente numerosas tradições (5) nós acreditamos que um exame do Cristianismo Gnóstico e do Buddhismo bem ilumina o paradigma dominante de MATRIX, isto é, o problema de estar adormecido na ignorância de um mundo de sonhos, que pode ser desfeito pelo despertar do conhecimento (gnose) ou Iluminação. Projetando sincreticamente essas duas antigas tradições e fundindo-as com uma visão tecnológica de futuro, o filme constrói um novo ensinamento que desafia o expectador a questionar a "realidade".

 

 

1. ELEMENTOS CRISTÃOS EM MATRIX

 

A maioria dos assistentes deste filme provavelmente reconhece facilmente a presença de alguns elementos cristãos, como o nome TRINITY (6) ou a morte de NEO e sua ressurreição e ascensão quase no final do filme. De fato, abundam alusões cristãs e bíblicas, particularmente no que se referem aos nomes: (7) APOC - (Apocalipse); o nome de NEO como Mr. ANDER+SON (do grego ANDRAS = HOMEM + SON = FILHO, em inglês, que resultam em FILHO DO HOMEM); a nave chamada NABUCODONOSOR (o rei da Babilônia que no Livro de Daniel teve um enigmático sonho que precisa ser interpretado)(8); e a última cidade humana remanescente, ZION (SIÃO), sinônimo, no judaísmo e no cristianismo, da Jerusalém Celestial.(9)

 

Neo é totalmente modelado como a figura de Jesus: Ele é O ESCOLHIDO que fora profetizado para retornar à MATRIX; aquele que tem o poder de mudar o mundo (MATRIX) a partir dele mesmo(ou seja, fazendo milagres); aquele que combate os representantes do demônio [os agentes?] e que é morto mas retorna à vida novamente.

 

Este modelo de Neo como Jesus é reforçado de várias maneiras. Em poucos minutos, após haver começado o filme, outro "hacker" diz a Neo: "Você é meu salvador, cara, meu Jesus Cristo".(10)

 

Essa identificação é sugerida também pela tripulação da nave Nabucodonosor, que ansiosamente aguarda saber se ele é O Escolhido que foi anunciado e que repetidamente juram na presença de Neo dizendo "Jesus" ou "Jesus Cristo".(11)

 

Ainda em outro exemplo, Neo entra na Nabucodonosor pela primeira vez e a câmara dá uma panorâmica pelo interior da nave, parando numa inscrição "MARK III NR. 11". Isso é outra referência messiânica, a partir do Evangelho de Marcos, Capítulo 3, versículo 11: “E os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus”.

 

Como o Jesus de Marcos, Neo é um exorcista que expulsa os agentes estranhos que sobrevivem como auto-imagens residuais naqueles imersos em MATRIX. Contudo, essa tropa [de Agentes] contrasta as diferenças entre Jesus e Neo desde o último exorcismo realizado, não pela cura mas sim pela morte dos corpos digitais daqueles que estão possuídos pelos Agentes matando pessoas reais no mundo de Nabucodonosor. A praga, então, finalmente, realça o problema da violência no filme, até mesmo quando mostra os paralelos entre Jesus e Neo.

 

 

2. O GNOSTICISMO EM MATRIX

 

Embora a presença de elementos individuais cristãos no filme seja clara, todo o sistema cristão apresentado no filme não é o tradicional, mas o ortodoxo. Mais ainda, os elementos cristãos do filme fazem maior sentido quando vistos dentro do contexto GNÓSTICO-CRISTÃO.(12)

 

O GNOSTICISMO foi um sistema religioso que floresceu por séculos no começo da Era Cristã e em muitas regiões do antigo mundo mediterrâneo, onde competiu fortemente com o cristianismo ortodoxo enquanto, em outras áreas, representava a única interpretação do cristianismo, como é sabido.(13)

 

Os GNÓSTICOS tiveram suas próprias escrituras, acessíveis a nós na forma dos Evangelhos de Nag Hammadi, a partir dos quais se pode ter uma idéia geral das crenças gnósticas.(14) Ainda que o Gnosticismo Cristão compreenda muitas variedades, o Gnosticismo como um todo parece haver abraçado o Mito Cosmogônico Oriental, que explica a natureza verdadeira do universo e do ser humano dentro dele.(15) Uma pequena citação desse Mito esclarece vários aspectos dentro de MATRIX.

 

No Mito Gnóstico, o Deus Supremo é totalmente perfeito, e, por isso, estranho e misterioso, "inefável", "inalcançável", "imensurável luz, pura, santa e imaculada"(Apócrifo de João). Mais ainda: Para este Deus existem outros seres menos divinos no Pleroma (similar ao Paraíso, uma divisão desse universo que não é a Terra), que é dotado de um sexo metafórico masculino ou feminino.(16)

 

Pares desses seres são capazes de produzir descendência, que são, eles mesmos, emanações divinas perfeitas em si mesmas.(17) O problema surge quando um EON ou Ser chamado SOPHIA (Sabedoria em grego), uma mulher, decide "levar adiante sua semelhança sem o consentimento do Espírito" - que gera uma descendência sem sua consorte (Apócrifo de João).

 

A antiga visão era a de que as mulheres oferecem a matéria na reprodução, e os homens, a forma. Por isso, o ato de Sophia produz uma descendência que é imperfeita ou até mesmo mal formada, e ela a afasta dos outros seres divinos do Pleroma, levando-a para outra região isolada do cosmos. Essas deformadas e ignorantes deidades, as vezes denominadas JALDABAOTH, equivocadamente acreditam ser o único Deus.

 

Os gnósticos identificam Jaldabaoth como o Deus Creador do Antigo Testamento, o qual decide crear os Arcontes (Anjos), o mundo material (Terra) e os seres humanos. Embora as tradições variem, Jaldabaoth normalmente é enganado dentro do alento divino ou espírito de sua mãe Sophia que antigamente vivia nele, dentro do ser humano (especialmente Apócrifo de João, ecos do Gênese 2-3).

 

Nas mentiras, o dilema humano. Somos pérolas no lodo, espíritos divinos (bom) aprisionados num corpo material (mau) e num mundo material (mau). O Paraíso é nosso verdadeiro lar, mas estamos exilados do Pleroma.

 

Felizmente, para o Gnóstico a salvação está disponível na forma de Gnose ou Conhecimento, dado pelo Redentor Gnóstico, que é o Cristo, a figura enviado pelo Altíssimo para libertar a espécie humana de Jaldabaoth.

 

A Gnose envolve uma compreensão de nossa verdadeira origem e natureza, a metafísica realidade ainda desconhecida para nós, resultando na fuga gnóstica (da morte) da escravizante prisão material do mundo e do corpo para as regiões superiores do espírito. Contudo, para fazer esse ascenso, o Gnóstico precisa passar pelos Arcontes, que são ciumentos de sua luminosidade, espírito ou inteligência e que por isso tratam de dificultar sua jornada ascendente.

 

Em significativo grau, o mito básico gnóstico compara o enredo de MATRIX, com respeito a ambos, problemas que os humanos enfrentam e sua solução. Como Sophia, nós concebemos uma descendência de nosso próprio orgulho, como explica Morpheus: "No começo do século 21 toda a espécie humana estava unida na celebração. Estávamos maravilhados com nossa própria magnificência tal como geramos a IA (Inteligência Artificial).(18)

 

Contudo, essa nossa descendência está como Jaldabaoth, mal formada (matéria sem espírito?). Morpheus descreve a IA como "uma singular consciência que desenvolveu uma raça inteira de máquinas", um exato paralelo entre o Creador Gnóstico dos Arcontes (Anjos) e o mundo material ilusório.

 

A IA cria MATRIX, uma simulação de computador que é a "prisão de nossas mentes". Por isso, Jaldabaoth / IA aprisiona a espécie humana numa jaula material que não representa a última realidade, como Morpheus explica a Neo: "Enquanto MATRIX existir a raça humana nunca será livre".

 

O filme também se vale da linguagem metafórica utilizada pelos Gnósticos. Os textos de Nag Hammadi descrevem o problema humano fundamental em metáforas de cegueira, sono, ignorância, sonhos e trevas/noite, enquanto a solução é apresentada com palavras como visão, desperto, conhecimento (gnose), despertar de sonhos e luz/dia.(19)

 

De forma análoga, no filme, Morpheus, cujo nome foi retirado do Deus grego dos sonhos e do sono, revela a Neo que MATRIX é um "mundo de sonhos gerado por computador".

 

Quando Neo é desconectado e desperta pela primeira vez em Nabucodonosor, em meio a um brilhante espaço branco iluminado (linguagem cinematográfica para indicar o Paraíso), seus olhos ardem, conforme explica Morpheus, porque ele nunca os havia usado antes. Tudo que Neo havia visto até aquele ponto o foi através do olho da mente, como num sonho, criado através de um software de simulação. Tal como um antigo Gnóstico, Morpheus explica que a respiração conduz Neo pelo programa de treinamento de artes marciais e que não há nada a fazer com seu corpo, a velocidade ou sua força, os quais são todos ilusórios. Mais ainda, eles dependem unicamente de sua mente, que é real.

 

Os paralelos entre Neo e Cristo, mostrado anteriormente, são melhor entendidos no contexto gnóstico a partir do momento que Neo é "salvo" através da gnose ou do conhecimento secreto, que ele passa para outros.

 

Neo aprende a respeito da verdadeira estrutura da realidade e sobre sua real identidade, a qual permite que ele rompa as leis do mundo material, o qual, agora, é percebido como mera ilusão.

 

É isso que ele aprende: a mente torna tudo (MATRIX ou o mundo material) real, mas ela não é a realidade última. Na cena final do filme, é essa Gnose que Neo passa aos outros com o propósito de liberá-los da prisão de suas mentes: Matrix.

 

Ele atua como um Redentor Gnóstico, uma figura pertencente a outro reino, que penetra no mundo material com o objetivo de ensinar o conhecimento salvador a respeito da verdadeira identidade da espécie humana e da verdadeira estrutura da realidade, libertando assim todo aquele capaz de entender a mensagem.

 

De fato, o nome de Neo não é somente Mr. Anderson (o Filho do Homem); é Thomas (Tomé) Anderson, consoante ao mais famoso evangelho gnóstico: O Evangelho de Tomé. Também, antes de ser batizado como Neo (o único a poder iniciar algo Novo desde que seja de fato O Escolhido), ele é Tomé duvidando; não acredita nesse papel de Redentor.(20)

 

De fato, Tomé quer dizer "Gêmeo", e na antiga tradição cristã, ele é o irmão gêmeo de Jesus. Em certo sentido, o papel representado por Keanu Reeves é um personagem gêmeo a partir de sua estruturação como o descrente Tomé e a figura do Cristo Gnóstico.(21)

 

Não somente a forma como Neo passa o conhecimento secreto que salva, em bom estilo gnóstico, mas também, da mesma forma, a forma como ele aprende evoca alguns elementos do Gnosticismo. Imbuído de imagens das tradições do Oriente o programa de treinamento ensina a Neo o conceito de "congelamento", livrando a mente e superando o medo, cinematograficamente captado pelo efeito "Bullet Time" (montagens digitais de "quadros" congelados / efeito de câmara lenta obtido a partir do uso simultâneo de muitas câmaras).(22)

 

Bastante interessante é este conceito de "congelamento" porque também está presente no Gnosticismo, no qual, nos Eons Elevados, são comparados com "atividade" e "repouso", e somente pode ser compreendido em tal meditativa e centrada maneira, como está claro nessas instruções dadas a um certo Allogenes. "Embora seja impossível para você permanecer, nada tema; mas se v. deseja permanecer retira-te à Existência e v. a encontrará estando em repouso após à semelhança do Escolhido que está verdadeiramente em repouso... E quando v. se tornar perfeito nesse lugar, ainda será v. mesmo"... (Allogenes). O Gnóstico então revela: "Existia comigo a quietude do silêncio e eu ouvi a bem-aventurança pela qual eu conheci meu próprio Ser"(Allogenes).(23) Então Neo capta a completa extensão de sua "gnose salvadora": MATRIX é somente um mundo ilusório. E um reflexivo Keanu Reeves, silenciosa e calmamente, contempla as balas que ele fez parar no ar, filmado em "bullet time".

 

Ainda outro paralelo com o Gnosticismo, ocorre no figurino dos Agentes, como o Agente Smith e seu opositor, o equivalente gnóstico de Neo e todos os demais que tentam sair de MATRIX. A IA criou esses programas artificiais para funcionarem como "porteiros" - os Guardas das portas - que possuem todas as chaves. "Esses Agentes são parentes dos ciumentos Arcontes criados por Jaldabaoth para bloquearem a ascensão do Gnóstico quando tentam deixar o mundo material. Eles defendem as portas em sucessivos níveis ao paraíso (e.g. Apocalipse de Paulo). (24)

 

Contudo, como prediz Morpheus, Neo eventualmente é capaz de derrotar os Agentes, porque, enquanto eles precisam seguir as regras de MATRIX, sua mente humana permite a ele (Neo) dobrar ou quebrar as regras. (25)

 

Entretanto, a mente não se compara, no filme, somente à inteligência racional. Caso contrário, a IA sempre poderia vencer. Mais ainda, o conceito de "mente" aparece no filme unicamente para indicar a capacidade humana de imaginar, por intuição ou, por assim dizer, para "pensar fora da caixa".

 

Ambos, o filme e os gnósticos, afirmam que a chispa divina dentro do homem permite a percepção da gnose como algo maior que aquilo alcançável, mesmo pelo Arconte-Chefe ou Agente de Jaldabaoth.

 

O poder da mãe (Sophia, em nossa analogia, a espécie humana) saído de Jaldabaoth [iA] para dentro dos corpos formados pela natureza [os humanos crescem nas fazendas da IA]... Em certo momento o restante dos poderes (os Arcontes ou Agentes) se tornam ciumentos porque ele (Neo) se tornou um Ser por intermédio de todos eles, e foram eles que deram seu poder ao homem, e sua inteligência (mente) ficou maior que a daqueles todos que o fizeram e maior que aquele do chefe dos arcontes (Agente Smith?). E quando eles percebem que se tornou um iluminado e que pode pensar melhor que eles, levam-no lançando-o à mais baixa de toda a matéria [simulada por Matrix] (Apócrifo de João 19-20).

 

É notável como Neo supera o Agente Smith na cena final do filme precisamente pela total compreensão da ilusão de MATRIX, algo que, aparentemente, o Agente Smith não consegue fazer. Portanto, subseqüentemente Neo se torna capaz de romper barreiras que o Agente não consegue. Sua derrota final vincula a entrada (de Neo) no corpo de Smith, despedaçando-o pela força da pura luminosidade, retratada pelos efeitos especiais de luz rebentando Smith de dentro para fora.

 

Acima de tudo, então, o sistema retratado em MATRIX compara o cristianismo gnóstico em numerosos aspectos, especialmente o delineamento do problema fundamental da humanidade vivendo num mundo de ilusões que simula uma realidade e a solução do acordar do sonho. A figura central do Mito de Sophia, Jaldabaoth, os Arcontes e o Redentor Gnóstico igualmente encontram paralelo com as figuras-chave do filme, atuando de forma semelhante. A linguagem do gnosticismo e do filme também são parecidas: sonho x despertar; cegueira x visão;(26) luz x trevas.(27)

 

Contudo, dado que o gnosticismo presume um mundo desconhecido de seres divinos, onde está Deus no filme? Em outras palavras, quando Neo se transforma em pura luz, isso é o símbolo da divindade ou do potencial humano?

 

A questão se torna ainda mais pertinente com a identificação da espécie humana com Sophia - um Ser Divino no gnosticismo. Em certo nível parece não haver Deus no filme. Embora existam motivos apocalípticos, Conrad Ostwalt corretamente argumenta que diferente do Apocalipse cristão convencional, em MATRIX, ambos, a Catástrofe e sua solução, estão na atividade humana, isto é, o divino não está aparente.(28) Mas, em outro nível, o filme abre a possibilidade de Deus através da figura do Oráculo, que vive dentro de MATRIX e ainda tem acesso para conhecer o futuro, que mesmo aqueles liberados de Matrix ainda não possuem. Essa sugestão é ainda mais forte no roteiro original, no qual o apartamento do Oráculo é o Santo dos Santos aninhado dentro do Templo de Zion (Sião).(29)

 

A divindade também pode jogar um papel na passada encarnação de Neo e sua nova vinda como O Escolhido; se, porém, houver alguma divindade implícita no filme,(30) isso é transcendente, como a divindade do Inefável, o Supremo Deus Invisível do Gnosticismo, exceto onde isso está imanente na forma de Chispa Divina ativa nos humanos.(31)

 

 

3. BUDDHISMO EM MATRIX

 

Quando perguntado por um fã se as idéias buddhistas os influenciaram na produção do filme, os irmãos Wachowski responderam com um simples "sim". (32)

 

De fato, as idéias buddhistas se espalham pelo filme e aparecem bem próximas das igualmente fortes imagens cristãs. Quase imediatamente após Neo ser identificado como "meu próprio Jesus Cristo pessoal", esse apelo buddhista é feito de modo distinto; o mesmo “hacker” diz: "Isso nunca acontece; v. não existe".

 

A partir da tomada (de cena) que mostra algo parecido com um "stupa"(33), que conecta os humanos nos horríveis campos mecanizados, para os desejos egoístas de Cypher por sensações e prazeres de MATRIX, os ensinamentos buddhistas formam a base para muito do enredo e imagens do filme. (34)

 

Sobre a questão do Samsara até mesmo o título do filme evoca a visão buddhista de mundo. MATRIX é descrita por Morpheus como "uma prisão para a mente". É uma "construção" dependente feita de projeções digitais interconectadas de bilhões de seres humanos que desconhecem a natureza ilusória da realidade na qual vivem, e são completamente dependentes do "hardware" implantado em seus corpos reais e dos programas (softwares) elaborados (para fazer a máquina funcionar), criados pela IA. Essa "construção" é parecida com a idéia buddhista do SAMSARA, a qual ensina que o mundo, no qual vivemos nossas vidas diárias, é feito unicamente de percepções sensoriais formuladas por nossos próprios desejos.

 

Quando Morpheus leva Neo para dentro da "construção" para ensiná-lo a respeito de Matrix, Neo aprende que a maneira pela qual ele percebe a si mesmo na Matrix não é mais que "uma projeção mental de seu próprio eu digital". O mundo "real", que nós associamos com aquilo que sentimos, cheiramos, provamos e vemos, "são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro". O mundo, explica Morpheus, que existe agora “é somente parte de uma simulação neural interativa, que chamamos de MATRIX".

 

Em termos buddhistas, poderíamos dizer que isso se dá "porque está destituído de ego ou de que pertence ao ego; por isso, diz: "O mundo é vazio".

 

--Mas, o que é estar destituído de ego e o quê pertence ao ego?

 

O olho, a forma material, a consciência visual, a impressão do olhar - tudo isso está destituído de ego e do que pertence ao ego. (35)

 

De acordo com o buddhismo, e de acordo com Matrix, a convicção da realidade baseada na experiência sensorial, na ignorância e no desejo, mantém o homem encadeado na ilusão até ser capaz de reconhecer a falsa natureza da realidade e renunciar a seu equivocado sentido de identidade.

 

À luz da doutrina buddhista da Co-Creação Dependente, o filme mostra a realidade dentro de MATRIX como um amontoado de ilusões de todos os seres humanos capturados em suas armadilhas. De forma similar, o buddhismo ensina que o sofrimento dos seres humanos se deve ao ciclo de ignorância e desejos que os prendem eternamente no círculo repetitivo de nascimento, morte e renascimento. O princípio é dado numa pequena fórmula no Samyutta-nikaya:

 

“Se isso é, aquilo vem a ser;

Do surgir isso, surgirá aquilo;

Se isso não for, aquilo não virá a ser;

Do cessar isso, aquilo é cessado”. (36)

 

A idéia da Dependência da Co-Creação é ilustrada no contexto do filme através da ilusão de Matrix. A viabilidade das ilusões de Matrix depende da crença daqueles imersos “nisso” que é real para a Matrix em si mesma.

 

O software da IA está dentro e fora de si mesma, definitivamente sem ilusão. Somente quando os humanos interagem com seus programas eles podem ser imersos na ilusão corporalmente criada - a Matrix ou o Samsara - que reforça a si mesma através da interação desses seres envolvidos dentro dela. Portanto, a realidade da Matrix somente existe quanto o atual ser humano experimenta subjetivamente seus programas.(37)

 

O problema, então, pode ser examinado em termos buddhistas. Os humanos são aprisionados no ciclo da ilusão, e sua ignorância acerca do ciclo os mantém atados a ele, totalmente dependentes de suas próprias interações com o programa e com as ilusões da experiência sensorial que ele provê, bem como das projeções sensoriais dos demais. Essas projeções são consolidadas pelos enormes desejos humanos de acreditarem que o que eles percebem como real é real de fato [para eles].

 

Este desejo é tão forte que derruba Cypher, que não pode mais tolerar o "deserto do real", e ele procura uma maneira de ser reinserido na Matrix. Tal como combina com o Agente Smith num restaurante fino, fumando um charuto com um copo grande de "brandy", Cypher dá seus motivos: "Eu sei que este bife não existe; eu sei que quando eu o levo a minha boca Matrix está dizendo ao meu cérebro que ele é suculento e delicioso. Depois de 9 anos v. sabe o que está mais claro para mim? Que a ignorância é a felicidade!"(38)

 

Cypher sabe que Matrix não é real e que todos os prazeres que ele experimenta são ilusórios. E para ele, a ignorância de Samsara ainda é preferível à Iluminação. Negando a realidade, que ele agora experimenta além da Matrix, usa de dupla negativa: "Eu não quero me lembrar de nada. Nada. E quero ser rico - alguém importante - como um ator".

 

Não somente Cypher quer esquecer tudo sobre a verdadeira realidade como também quer ser um "ator", para acrescentar um novo nível de ilusão da Matrix, na qual está buscando re-entrar.(39)

 

O ambiente de Samsara é tão forte que não só faz Cypher afundar em seus desejos mas também Mouse pode ter sido envolvido pelas armadilhas do Samsara, a partir de que sua morte poderia ter ocorrido em parte por causa das distrações criadas pelas suas fantasias sexuais a respeito da "mulher de vestido vermelho" que o atrai quando supostamente deveria estar em alerta.

 

Enquanto Cypher e Mouse representam o que acontece quando alguém se identifica com o Samsara, o resto da tripulaçào resume a restrição e a compostura exaltada por Buddha. A cena muda abruptamente do restaurante para a confusão do convés de Nabucodonosor, onde, em lugar de estar sendo oferecido "brandy", charutos e bife, a Neo é dada uma tigela de "gororoba", que é a comida normal servida a partir deste ponto.

 

Em contraste com os prazeres que a Cypher somente podem ser atendidos por Matrix, Neo e a tripulação devem se contentar com a "simples proteína celular combinada com aminoácido, vitaminas e minerais" que Dozer proclama como sendo "tudo que seu corpo precisa". Vestem roupas puídas, comem “sopa de aveia” e dormem em celas nuas e a tripulação descrita segue um meio termo dos ensinamentos de Buddha: nem o absoluto ascetismo nem a indulgência com as distrações em seu trabalho. (40)

 

 

A solução do Conhecimento ou Iluminação

 

Essa dualidade entre Matrix e a realidade por trás disso tudo representa a última meta dos “rebeldes”: libertar suas mentes de Matrix e permitir aos humanos deixarem para trás suas reais vidas no mundo do além. Para tanto, os produtores do filme se basearam nas idéias buddhistas do Therevada e do Mahayana. (41)

 

Aludindo ao ideal do Arhat do Therevada o filme sugere que a iluminação é alcançada através dos esforços individuais.(42) Como seu Guia inicial, Morpheus deixa isso claro a Neo que não pode depender dele para sua iluminação. Diz Morpheus: "Ninguém pode dizer o que é a Matrix. V. precisa vê-la por si mesmo".

 

Morpheus diz ainda a Neo que ele precisa fazer a escolha final por ele mesmo: "Estou tentando libertar sua mente, Neo. Mas eu só posso mostrar a porta e só v. pode atravessá-la".

 

Para os buddhistas Therevada, "a emancipação do homem depende de suas próprias realizações da Verdade e não da graça benevolente de um Deus ou de outro poder exterior como recompensa por seu obediente bom comportamento".(43)

 

O Dhammapada impulsiona quem busca a iluminação para "libertarem-se a si mesmos do passado, do futuro e do presente, cruzando para a mais distante orla da existência, com a mente lançada em todos lugares, sem mais nenhuma vontade de nascimento e morte.(44)

 

Como diz Morpheus a Neo, "há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". E como Buddha ensinou aos seus seguidores, "vocês, por vocês mesmos, devem fazer o esforço; só os Despertos são Mestres". (45)

 

Para quem já está no Caminho da Iluminação, Morpheus é somente um Guia. Em última instância, Neo precisará reconhecer a Verdade por ele mesmo.

 

Matrix ainda compreende idéias encontradas no Buddhismo Mahayana, especialmente em sua preocupação particular para a liberação de todas as pessoas através da condução desses que permanecem no Samsara e adiam a própria iluminação final para ajudar a outros como bodhisattvas.(46) Os membros da tripulação de Nabucodonosor sintetizam essa compaixão.

 

Mais além de permanecer fora da Matrix, onde eles estão mais seguros, eles escolhem re-entrar nela repetidamente como embaixadores do conhecimento que tem por meta final livrar as mentes e eventualmente também os corpos desses que são apanhados dentro da rede digital da Matrix.

 

O filme tenta misturar o ideal Theravada do Arhat com o ideal Mahayana do Bodhisattva e apresenta a tripulação como interessada por aqueles ainda aprisionados na Matrix dispostos a nela re-entrar para ajudá-los, enquanto, simultaneamente, comentam que a realização final é um processo individual.

 

Neo é o Buddha. Apesar de toda a tripulação encarnar os ideais do boddhisattwa, os produtores colocaram Neo à parte, como único, sugerindo que a tripulação possa ser os arhats e os boddhisattwas, e Neo possa ser visto como Buddha.

 

A identidade de Neo como Buddha é reforçada não somente através do anagrama de seu nome mas também pelo mito que o cerca. O Oráculo predisse a volta do Escolhido que tem a habilidade de manipular a Matrix. Como Morpheus explica, o retorno desse homem "traria a destruição de Matrix, o fim da guerra e a liberdade para nosso povo". É por isso que existem aqueles como nós que dedicaram a vida toda procurando Matrix, esperando por Ele".

 

Morpheus acredita que Neo é a reencarnação daquele homem, como Buddha, dotado de poderes extraordinários para ajudar a iluminar toda a humanidade.

 

A idéia de que Neo possa ser visto como a rencarnação de Buddha é reforçada pela predominância de imagens no filme diretamente relacionadas a ele.

 

Finalmente, quatro encarnações são visíveis no filme. A primeira tem lugar na pré-história do filme, na vida e morte da “Primeira Iluminação” em que era capaz de controlar Matrix de dentro. A segunda consiste na vida de Neo como Mr. Anderson. A terceira começa quando Neo emerge ofegante da gelatina que está no berço do sinistro "stupa", onde havia sido encasulado e do qual foi desconectado e depois jogado dentro um enorme tubo negro, que podemos associar, facilmente, como a via de nascimento.(47) Ele é retirado do “tubo” careca, nu e confuso, e com olhos, que Morpheus comenta, de “nunca haverem sido usados anteriormente”. Tendo “morrido” para o mundo de Matrix, Neo acaba de “nascer” no mundo além dela. A quarta vida de Neo começa após ele morrer e voltar à vida nas cenas finais do filme, como se Neo ressuscitasse por obra do beijo de Trinity. (48)

 

Nesse momento, Neo percebe não somente as limitações de Matrix, mas também as limitações do mundo de Nabucodonosor, desde que superou a morte em ambos os mundos. Como Buddha, sua Iluminação garante a onisciência e ele deixa de estar sob o poder de Matrix e das leis de nascimento, morte e renascimento dentro da IA. (49)

 

Neo, como Buddha, busca estar livre da Matrix e ensina os demais o como se libertarem da mesma, e todos seus poderes são usados para essa finalidade. Como único ser humano, desde a primeira iluminação, capaz de manipular livremente o software de Matrix dentro de seus limites, Neo representa a atualização da natureza de Buddha, alguém capaz não só de reconhecer a “origem da dor no mundo dos seres vivos” mas que também pode ser “o cessamento da dor”, representando o meio que opera seu término”.(50) Nesse sentido, ele é mais que os companheiros boddhisattwas, e oferece a esperança do despertar e da libertação de todos os humanos da ignorância que os prende.

 

 

A QUESTÃO DO NIRVANA

 

Mas, o que ocorre quando a versão da realidade de Matrix é dissolvida? O buddhismo ensina que quando o Samsara é transcendido, o Nirvana é ganho e a noção de ego é totalmente perdida. Assim, aquela realidade condicionada se esfuma para longe, e o que permanece, se algo, desafia a capacidade de descrevê-lo.

 

Em sua reentrada em Matrix, Neo, contudo, ainda retém a auto-imagem residual e a “projeção mental do ego digital”. Iluminado, ele encontra a si mesmo nem no Nirvana nem em nenhum lugar; apenas, num lugar diferente, com um intocado (se algo confuso) sentido do eu que fortemente remonta seu “ego” dentro da Matrix. Trinity pode estar certa acerca de que Matrix “não lhe pode dizer quem v. é”, mas, “quem v. é parece estar, pelo menos, em alguma sensação que faz v. pensar que está na Matrix”.

 

Em outras palavras, há suficiente continuidade na própria identidade entre o mundo de Matrix e o “deserto do real” que parece provável estar implicando aos autores que a “plena iluminação” ainda não foi alcançada e é preciso ocultar a realidade além de Nabucodonosor e do mundo em que ela (a nave) vive. Se o paradigma buddhista é seguido em suas conclusões lógicas, então temos que esperar pelo menos um nível a mais de “realização”, além do mundo da tripulação; mesmo libertos de Matrix eles ainda estão sujeitos a sofrer e a morrer e ainda possuem egos individuais.

 

Esta idéia é reforçada pelo que pode ser a alteração mais problemática que Matrix faz aos ensinamentos buddhistas tradicionais. A doutrina buddhista do A-Himsa ou da não-violência contra os seres vivos é escancaradamente negada no filme. (51) Parece que os produtores deliberadamente escolheram unir violência com “conhecimento salvador”, uma vez que parece à tripulação não haver saída que não pela via armada. Quando Tank pergunta a Neo e a Trinity o que eles precisam para fazer o resgate de Morpheus, “além de um milagre”, a resposta imediata deles é: Armas. Muitas armas.

 

Os roteiristas poderiam facilmente ter apresentado as "mortes" dos Agentes como nada mais que o fim dessa parte especial do software. Ao invés disso, os irmãos Wachowski propositalmente escolheram retratar os humanos como vítimas inocentes das mortes violentas dos Agentes. (52) Esta clara violação dos preceitos de A-Himsa é diretamente proporcional ao ideal buddhista de compaixão.

 

Mas, como pode haver ligação tão direta entre “violência” e “conhecimento”? Os produtores retratam a violência como redentora (53) e absolutamente essencial ao sucesso dos rebeldes (Neo e sua gente). Neste momento, Matrix leva, precisamente, para longe dos paradigmas compartilhados pelo Buddhismo e pelo Cristianismo Gnóstico.

 

A “realidade” de Matrix que exige que alguns humanos precisem morrer vitimados pela violência salvadora não é a realidade última dos aspectos buddhistas e gnósticos-cristãos. Nem a “Quietude” do Pleroma nem o “Vazio Liberador” do Nirvana são caracterizados pela dependência da tecnologia e do uso da força, os quais, assim, caracterizam ambos os mundos dos rebeldes em Matrix.

 

A associação explícita do filme entre “conhecimento” e “violência” mostra claramente que Neo e seus companheiros ainda não perceberam o último estágio da realidade. De acordo com as concepções universais da Gnose Cristã e do Buddhismo, evocadas pelo filme, a realização da última realidade envolve uma libertação completa da vida material e oferece paz mental.

 

Os próprios irmãos Wachowski reconhecem que é "irônico que Morpheus e sua tripulação sejam completamente dependentes de tecnologia e computadores, os mesmos males contra os quais estão lutando".(54) De fato, o filme depende efetivamente das conquistas tecnológicas e da fome de violência de Hollywood. Negando a si mesmo, (o filme) Matrix ensina que o Nirvana ainda está além de nosso alcance.

 

 

IV. OBSERVAÇÕES FINAIS

 

Se nós vemos o filme desde uma perspectiva Gnóstica-Cristã ou buddhista, a mensagem única parece ser: Acorde! Isso se torna explícito na canção final do filme ACORDE!, adequadamente expresso em “Ira Contra a Máquina”. Gnosticismo, Budismo e o filme todos concordam que essa ignorância nos escraviza num mundo material ilusório e essa liberação passa por uma iluminação com a ajuda de um Mestre ou pela figura de um guia. Porém, quando fazemos a pergunta "porque devemos despertar?", o filme parece divergir nitidamente do Gnosticismo e do Buddhismo. Ambas tradições sustentam que quando os humanos “acordam”, eles deixam para trás o mundo material. O Gnóstico transcende a morte indo ao Pleroma, o Plano Divino Espiritual, existência não-material, e o Iluminado, no Buddhismo, alcança o Nirvana, um estado que não pode ser descrito em nosso idioma, mas que é totalmente não-material. Em contraste, o "deserto da realidade", é completamente material, tecnológico, no qual robôs cultivam os humanos para gerar energia; Neo pode aprender artes marciais em segundos através de uma tomada inserida na parte de trás de sua cabeça; e tecnologia combate tecnologia (Nabucodonosor X IA; pulso eletromagnético X Sentinelas). Mais ainda: a batalha contra Matrix é possível graças à mesma tecnologia: telefone celular, computadores, softwares de treinamento. “Acordar”, no filme, é deixar para trás Matrix e despertar para um cyber-mundo (mundo cibernético) escuro, que é o real mundo material [destruído pela guerra no começo do III Milênio?]

 

Ou talvez não. Há várias pistas cinematográficas na cena de carregamento do programa na "construção" (representado pelo espaço branco) que sugere que o "deserto do real" que Morpheus mostra a Neo, pode não ser a última realidade. Afinal de contas, Morpheus, cujo nome é tirado do Deus grego dos sonhos (e do sono), mostra o mundo "real" a Neo, que nunca havia tido visões diretas da superfície do mundo por ele mesmo. Mais ainda, ele vê isso numa televisão que traz o logotipo "Deep Image" (Imagem Profunda). Ao longo do filme, reflexos em espelhos e nos óculos de Morpheus, como também imagens em monitores de TV, apontam múltiplos níveis de ilusão. (55)

 

Tal como os “zooms” da câmara penetram dentro da imagem dessa TV especial, o espectador "entra" na imagem. Isso "morphs" (mostra) o modo como as câmaras de vigilância fazem anteriormente no filme, indicando seu irrealismo. Além disso, o episódio inteiro acontece enquanto eles estão em uma “construção” gerada por um programa de computador, no qual Neo, previamente, é advertido para não ser enganado pelas aparências. Embora o sentido de percepção de sensação não seja claramente uma fonte fidedigna para reconhecer a realidade, o próprio Morpheus admite "por muito tempo não acreditei nisso, até que vi os campos [de humanos cultivados para para gerar energia] com meus próprios olhos... E então vim a perceber a verdade óbvia". Teremos que esperar a seqüência para descobrir se "o deserto da realidade" é mesmo real.(56)

 

Mesmo que o filme não estabeleça uma rejeição completa do reino material, ainda assim, em última instância, Matrix afirma a superioridade da capacidade humana de imaginar e realizar além da inteligência "limitada" da tecnologia. Se declarada em termos de matéria/espírito, corpo/mente, hardware/software ou ilusão/verdade, a última mensagem de Matrix parece ser que isso pode ter níveis de realidade metafísica além do que nós ordinariamente podemos perceber, e o filme nos instiga a nos abrirmos à possibilidade de despertar para os mesmos.

 

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = ==

 

NOTAS

 

1. Todos os trechos identificados são de MATRIX (Warner Bros., 1999

 

2. Num chat on-line com espectadores do DVD (Matrix), os irmãos Wachowski reconheceram que as referências buddhistas no filme são propositais. Contudo, quando perguntados se “alguma vez tinham ouvido falar que MATRIX possuía conotações gnósticas” eles deram uma torturante resposta ambígua: “V. considera que isso seja algo bom?” (6 de novembro de 1999 em “Matrix Virtual Theatre, no chat Wachowski).

 

3. Elaine Pagels registra que as semelhanças entre o Gnosticismo e o Buddhismo têm incitado alguns estudiosos a questionar a sua interdependência e a desejar saber se “os nomes foram mudados, se o Buddha poderia expressar adequadamente o que o evangelho de Tomé atribui a Jesus”. Embora intrigante, ela sustenta, justamente, que a evidência é inconclusiva, desde que tradições paralelas podem emergir em culturas diferentes sem influência direta. (Elaine Pagels, Os Evangelhos Gnósticos (The Gnostic Gospels) – (New York: Random House, 1979, repr. 1989), xx-xxi)

 

4. James Ford explorou outros elementos buddhistas recentemente em Matrix, os quais ele chama exatamente de um "mito moderno". No seu artigo "Buddhismo, Cristianismo e Matrix: Dialética do Mito feito pelo cinema moderno"(Buddhism, Christianity and The Matrix: The Dialectic of Myth-Making in Contemporary Cinema) para o “Journal of Religion and Film”, vol.4 no. 2. Ver também o enfoque de Conrad Ostwalt sobre os elementos apocalípticos do filme "Armageddon ao Amanhecer do Milênio", vol. 4, nr. 1.

 

5. Um espectador perguntou para os irmãos Wachowski: "seu filme tem muitas e variadas conexões a mitos e filosofias Judaico-cristãs, egípcias, Arthurianas e Platônicas só para mencionar as que vi por aí; quantas dessas foram intencionais?" Eles responderam: "Todas elas!"(Wachowski chat)

 

6. Os críticos feministas podem festejar quando Trinity revela antes seu nome a Neo e de como ele claramente se surpreende: "O Trinity?... Deus, pensei que você era um homem". Ao que ela responde rápido: "A maioria dos homens pensa assim!"

 

7. Os irmãos Wachowski indicam que "os nomes foram todos cuidadosamente escolhidos e todos têm vários significados", "e o mesmo também se aplica aos números". (Wachowski chat)

 

8. Em recente entrevista para a Time, os Wachowski se referem a Nabucodonosor num contexto “Daniélico" (www.time.com/time/magazine/article/0,9171,22971,00.html , "Popular Metaphysics," by Richard Corliss, Time, April 19, 1999 Vol. 153, no. 15) Nabucodonosor também é o rei babilônico que destruiu o Templo de Jerusalém em 586 a.C. e que exilou a elite da sociedade judaica na Babilônia. Quiseram também os irmãos Wachowski referirem-se ao exílio "da tripulação de Zion (Sião) ou do mundo da superfície?”

 

9. O filme também sugere que Zion (Sião) seja o céu, como quando Tank diz: "Se a guerra estivesse para terminar amanhã, Sião seria o lugar da celebração da festa", evocando com isso o esquema cristão tradicional de um apocalipse seguido por uma vida no céu ou no paraíso. Ironicamente, o filme localiza Sião no mundo subterrâneo, perto do centro da terra, “onde ainda é quente”, o que pode ser visto como um código de cinema para "inferno". Seria isso uma pista de que Sião não é o "Paraíso" no qual somos levados a pensar que é?

 

10. O número do apartamento de Neo é 101 e simboliza ambos os códigos de computador (um zero um – a linguagem binários de zeros e de uns) e seu papel como “O Escolhido” (The One). Próximo do fim de Matrix, 303 é o número do apartamento em que ele entra para a cena de sua morte/ressurreição, lembrando a Trindade (Trinity). Isso gera perguntas sobre o papel da relação de Trinity com Neo em termos da construção cinemática dela como divindade.

 

11. O traidor Cypher que representa Judas Iscariotes, dentre outras figuras, ironicamente diz a Neo: “Cara, me assusta esse negócio de ser Jesus”.

 

12. Gostaríamos de agradecer a Donna Bowman, com quem inicialmente exploramos os elementos Gnósticos de Matrix, durante uma conferência pública no Hendrix College, em 2000.

 

13. O Gnosticismo pode ter tido suas origens no Judaísmo, apesar dele denegrir o Deus de Israel. Mas, é um tema complexo e ainda debatido nos círculos acadêmicos. Contudo, está claro que o cristianismo gnóstico floresceu a partir do fim do segundo século até o século V d.C. com suas próprias escrituras e principalmente com seus próprios rituais, condições de admissão e sua história da Creação. (Ver Gershom Scholem, Jewish Gnosticism, Merkabah Mysticism, and Talmudic Tradition (New York: Jewish Theological Seminary of America, 1960), Elaine Pagels, The Gnostic Gospels (New York: Vintage Books, 1979, repr. 1989), Bentley Layton, The Gnostic Scriptures (New York: Doubleday, 1995), Kurt Rudolph, Gnosis: The Nature and History of Gnosticism (San Francisco: HarperSanFrancisco, 1987).

 

14. Essa doutrina esteve adormecida por aproximadamente 2000 anos, até ser descoberta em 1945 em Nag Hammadi, Egito. A coleção completa dos textos (escrituras) pode ser encontrada em “Os Manuscritos de Nag Hammadi” de James M. Robinson, ed. The Nag Hammadi Library, revised edition, (New York: HarperCollins, 1990; reprint of original Brill edition, 1978). Estes documentos também estão disponíveis na internet em www.gnosis.org (ver The Nag Hammadi Library Section of The Gnostic Society Library).

 

15. Os textos gnósticos estão codificados. Não é o texto puro e simples que explica o mito, do começo ao fim. Sua literatura pressupõe uma familiaridade com o mito, o qual precisa ser reconstruído pelos leitores modernos. A versão do mito apresentada aqui, baseia-se nesses textos, como o “Evangelho da Verdade”, “O Apócrifo de João”, “A origem da Creação” e “O Evangelho de Tomé”. Ver The Nag Hammadi Library, pp. 38-51, 104-123, 124-138, 170-189.

 

16. Desde que os seres divinos foram feitos unicamente de substância espiritual, e sem matéria, não há, portanto, nenhuma diferença de sexo entre eles.

 

17. Dependendo do texto, foi a Pletora dos seres divinos que povoou o Pleroma, muitos com nomes judaicos, cristãos ou nomes filosóficos, como, por exemplo, O Espírito, A Verdade, O Profeta, O Autogerado, Adamas, A Graça. (Apócrifo de João)

 

18. A caracterização da humanidade também está presente no relato da Torre de Babel, Gênese 11:1-9. Em ambos admiramos o trabalho de nossas próprias mãos.

 

19. “Então eles (os humanos) eram ignorantes (das coisas) do Pai. Ele é o que eles não podiam ver. Havia muitas ilusões no trabalho... como criações vazias, como se eles estivessem mergulhados no sono e se encontrassem com eles mesmos em pesadelos. Estavam fugindo, perseguindo outros, envolvidos em ilusões ou criando ilusões de ataques, caindo de lugares altos ou voando mesmo sem ter asas. E novamente, como se as pessoas estivessem se matando, matando seus vizinhos, mas não há ninguém buscando por elas... Mas, quando esses que estão passando por todas essas coisas acordam, não vêem nada porque eram eles mesmos que estavam em meio a esses pesadelos, porque nada é real... Tal é a sorte desses que caem no sono porque não percebem como algo (concreto), nem percebem sua ação como algo sólido; deixam-nas para trás como os sonhos da noite... (Gospel of Truth, 29-30)

 

20. Talvez isso seja mais evidente na luta de Neo com o Agente Smith no Metrô. Em certo momento do filme, Morpheus comenta acerca de Neo: “Ele está começando a acreditar”, e o Agente Smith, enquanto lutam, chama Neo de Mr. Anderson, ao que ele responde: “Meu nome é Neo”. Os irmãos Wachowski confirmam essa interpretação quando dizem que “Neo é o ego potencial de Thomas Anderson”. (Wachowski chat)

 

21. Esta tradição dos gêmeos era especialmente popular no cristianismo sírio. Ver também Pagels, p. xxi, onde ela deseja saber se na tradição desse Tomé (Thomas), irmão gêmeo de Jesus, foi à Índia, porque isso poderia estabelecer uma conexão histórica entre o Buddhismo e o Hinduísmo com o gnosticismo.

 

22. Ver chat on-line dos criadores de efeitos especiais no "Matrix Virtual Theater" (Teatro Virtual Matrix), de 23 de março de 2000.

 

23. Nag Hammadi Library, pp. 490-500. Comparar a idéia gnóstica de Quietude com esta citação buddhista do Dhammapada: "O bhikku [Aprendiz] que persevera em amorosa-generosidade, encantado com o Ensinamento do Buddha, atinge o Estado de Calma, da felicidade de acalmar as coisas "condicionadas", de acalmar o pensamento, de acalmar a palavra e a ação daquele que sabe justamente e é liberado completamente, perfeitamente calmo e equilibrado". Citado em Walpola Sri Rahula, “O que o Buddha ensinou” (What the Buddha Taught)(Nova Iorque: Grove Weidenfeld, 1974) p.128, 136.

 

24. Ver Nag Hammadi Library, pp. 256-59. Agradecemos a Brock Bakke por equacionar inicialmente (a relação entre) os agentes e os arcontes.

 

25. No Gnosticismo, “Mente” ou no grego “Nous” é a deidade, como está no texto “Trovão, a Mente Perfeita” (Thunder, Perfect Mind)," Nag Hammadi Library, 295-303.

 

26. Note que quando Morpheu e Neo entram no elevador do prédio do Oráculo, as imagens que se vê simbolizam “profecia” e “conhecimento”: um homem cego (lembra os profetas cegos, como Tiresias)se senta no salão de entrada embaixo de uma “pintura” (grafite) de um par de olhos. Bem interessante também que o Oráculo – a Sibila ou vidente - usa óculos para examinar as mãos de Neo.

 

27. Note o uso metonímico da cor para transmitir esse dualismo: roupa branca e negra; pisos; mobília, etc.

 

28. Ostwalt, "Armageddon" in JRF Vol. 4, no. 1. O paralelo com o apocalitismo não é correto como também com o Gnosticismo, porque, como o Gnosticismo, o filme entende a salvação como individual (em lugar de ser coletiva e acontece tudo de uma vez), a ser atingida pelo conhecimento, e, mais importante, para pedir (precisa) deixar para trás a terra material (isso é, não é resultante em um reino de Deus tornado visível na Terra).

 

29. Em sua descrição no enredo original, o Templo de Sião lembra tanto o Oráculo de Delfos (três tamboretes providos de pernas, sacerdotisas) e o Templo de Jerusalém (mármore polido, um trono vazio) que é o assento de clemência ou trono do Deus invisível).

 

30. Um espectador perguntou aos irmãos Wachowski, "o que é o papel ou algo assim da fé no filme? Fé em si mesmo primeiramente e mais ainda – ou em qualquer outra coisa?" Eles responderam: "Bom, essa é uma pergunta bem difícil! Fé no ego de alguém, para que isso como resposta?" Com isso, fecharam o tema (Wachowski chat)

 

31. Especificamente, estes humanos são Neo (o redentor gnóstico/Messias) e Morpheus e Trinity, ambos nomeados por Deus. Como Trindade, eles não representam adequadamente a tradição cristã. Contudo, torna-se bem interessante no contexto gnóstico, que retrata Deus como Pai, Mãe e Filho – a Trindade na qual o Espírito Santo é identificado como Feminino (Exemplo, Apócrifo de João 2:9-14). Para maiores detalhes sobre divindades femininas no Gnosticismo, ver Pagels, pp. 48-60

 

32. Os irmãos Wachowski explicam: “Há algo unicamente interessante sobre Buddhismo e Matemática, particularmente sobre Física Quântica e onde eles se encontram. Isso nos tem fascinado por causa da idéia que a matemática e a teologia são quase a mesma coisa. Elas começam com a suposição que v. pode derivar tudo de leis ou regras. E quando v. as toma de um ponto infinito, v. volta ao mesmo lugar: esses mistérios sem respostas se tornam uma percepção pessoal. A jornada de Neo é afetada por todas essas leis; todas as pessoas tentam dizer a ele o que é a verdade. Mas, ele não aceita nada até alcançar sua meta final, seu próprio renascimento”. A apresentação do filme Matrix como uma rede corporativa de concepções humanas (ou Samsara) é traduzido pelos códigos do software que reforçam outras ilustrações dessa estreita relação.

 

33. Stupa: objeto ou torre hemisférica ou cilíndrica que serve de relicário buddhista.

 

34. Claro, a referência mais evidente das idéias buddhistas ocorre na sala de espera do apartamento do Oráculo, onde Neo é apresentado aos “Potenciais”. O roteiro descreve a sala de espera como “algo como um templo buddhista ou sala de aula de um jardim de infância”. Uma das crianças, vestida com o traje de monge buddhista, explica a Neo a natureza última da realidade: “A colher não existe”. Uma pessoa não pode ajudar desejando saber se isso só é real na Matrix ou se de fato ela (a colher) não existe de verdade nem no mundo real do além.

 

35. Samyutta-nikaya IV, 54. In Edward Conze, ed. Buddhist Texts Through the Ages (New York: Philosophical Library, 1954), p. 91.

 

36. Samyutta-nikaya II, 64-65. Ibid. [NT: Conceito encontrado no Cânon Páli: "If this is, that comes to be; from the arising of this, that arises; if this not, that does not come to be; from the stopping of this, that is stopped".]

 

37. O processo inteiro depende da ignorância humana, de forma que quase tudo que nasce na Matriz é sentenciado a nascer, morrer e re-entrar no ciclo novamente. Quando perguntado sobre a representação da liquefação de humanos no filme, os Wachowski responderam que "esse processo é o que alimenta as pessoas nos casulos; que as pessoas mortas são liquefeitas para servir de alimento aos que vivem nos casulos". Em linguagem buddhista, os Wachowski explicam essa re-encorporação: “Sempre reciclar. é um estado de reciclagem” (Wachowski chat). Mesmo no mundo real, além de Matrix, a condiçào humana é descrita como um ciclo relativo e interdependente de nascimento, morte e “retorno”.

 

38. (Nota do editor: este clip pode ser visto aqui [no site da Warner]. Clique o botão de backspace para retornar a essa matéria).

 

39. Este diálogo também sinaliza a “realidade”(ou Matrix) em que vivemos. Em nosso mundo, e no mundo de Joe Pantoliano, ele é um ator. Portanto, o mundo do qual tanto o ator Joe Pantoliano e nós estamos a parte do software de nossa própria “Matrix”. O argumento, claro, é sedutoramente circular.

 

40. Tome, por exemplo, este trecho do Sabbasava-sutta: “O bikkhu [aprendiz], considerando-se sabiamente, vive com seus olhos restritos... Considerando-se sabiamente, vive com seus ouvidos restritos... com o nariz restrito..... a língua.... o corpo.... a mente.... Um bikkhu, considerando-se sabiamente, faz uso de sua bata somente para se proteger do frio, da umidade.... e para se cobrir de forma decente. Considerando-se sabiamente, ele come não por prazer ou por gula – mas unicamente para se sustentar e manter seu corpo...” (Extraído de Rahula 103).

 

41. James Ford tem argumentnado que o filme incorpora em especial a Escola Yogacara de Buddhismo. Em vez de sinalizar aquilo que é absolutasmente diferente do mundo como o Nirvana, os yogues olham o mundo em si mesmo, e através de processos meditativos, vem a realizar isso “de todos os pensamentos e coisas estão unicamente na mente”. A base de todas nossas ilusões consite em que lembramos das materialiações de nossa própria mente como um mundo independente da mente, a qual é realmente sua origem e substância”. (Edward Conze, Buddhism. New York: Philosophical Library, 1959), p. 167.) Matrix existe somente nas mentes dos seres humanos que vivem nela; portanto, em Matrix, como no Yogacara, “o mundo exterior é realmente a própria mente” (p.168). Ainda, o problema surge quando uma pessoa percebe que para a Escola Yogacara, a mente é a última realidade, e que por isso, Samsara e Nirvana vem a ser identificados. Em oposição, o filme insiste em distinguir Samsara (Matrix) de Nirvana (que está além de Matrix). Porque Matrix mantém a dualidade entre Matrix e o mundo além dela, Yogacara está limitada em ajudar a juntar os elementos buddhistas do filme, nem pode ser útil para ajudar a entender as idéias além de Matrix e de Nabucodonosor, ainda não alcançadas pelos humanos (ver nota 4).

 

42. De acordo com os ensinamentos Therevada, “Arhat” é um nome usado para aqueles que alcançaram a Iluminação, porque, de acordo com as crenças Therevada, a Iluminação só pode ser alcançada através do esforço pessoal; um Arhat está limitado em poder ajudar aqueles que ainda não alcançaram a Iluminação, e, por isso, não necessariamente escolhem re-entrar no Samsara para ajudar os que ainda ali se encontram.

 

43. Rahula, p. 2.

 

44. Citado em Rahula, 135.

 

45. 45.Ibidem, 133.

 

46. Boddhisattwa é alguém que adia sua entrada no Nirvana e de boa vontade permanece (re-entra) no Samsara com o propósito de guiar os demais ao longo do Caminho da Iluminação. Para o Buddhismo Mahayana, a compaixão de Buddha serve como seu primeiro modelo, a partir do qual indicam que ele ficou no mundo (Samsara) para ajudar os outros a encontrar a iluminação através de seus ensinamentos e exemplo.

 

47. O roteiro descreve Neo como “flutuando no (líquido) amniótico de um útero vermelho na “usina de força”.

 

48. No roteiro, Trinity não o beija, mas, sim, "bate em seu tórax" precipitando sua ressurreição. O roteiro diz claramente:"É um milagre". Esta quarta "vida" pode ser vista como a que o Oráculo se refere em suas predições de que Neo estava esperando por algo "e que talvez ele poderia estar pronto na próxima vida". Tudo leva a crer que seja assim, desde que Neo ressurge da morte e vence os agentes.

 

49. Estas quatro "vidas" sugerem que Neo não seja nada diferente de "O Escolhido" predito pelo Oráculo, a reencarnação do primeiro "Iluminado" ou Buddha que "teve a habilidade de mudar tudo que quis, refazer Matrix como desejou". O ensinamento buddhista permite que esses que foram iluminados sejam dotados de poderes mágicos, desde que reconheçam o mundo como ilusório, podendo assim manipular isso à vontade. Ainda mais, poderes sobrenaturais são incidentais à meta primária, a qual é bem explicada no primeiro sermão de Buddha: "A Nobre Verdade da cessação de sofrimento é isto: A cessação completa dessa mesma sede, de sua desistência, de sua renúncia, da própria emancipação disso, do próprio afastamento disso" (Dhammacakkappavattana-sutta. Citado em Rahula, 93.)

 

50. Buddhacarita 1:65. E. B. Cowell, trans., Buddhist Mahayana Texts, Sacred Books of the East, vol. 49 (Oxford: Oxford University Press, 1894).

 

51. Ver, por exemplo, no Dhammapada: “Todos tememos a morte. Tomando a si mesmo como exemplo, não deveríamos nem matar nem ocasionar morte. (Verso 129) (Dhammapada, tradução de John Ross Carter e Mahinda Palihawadana. New York: Oxford University Press, 1987), p. 35.

 

52. A idéia de que a violência salvadora é clara para os autores, está em que eles poderiam ter escolhido apresentar as "mortes" dos Agentes a partir do mesmo princípio ilusório dos demais elementos do software. Em vez disso, optaram por mostrar os humanos atuais morrendo pela desocupação/saída dos agentes de seus corpos. Isso é totalmente desnecessário dentro do enredo como um todo. De fato, a "violência" que acontece no hotel poderia ser retratada com a convicção tranqüilizante de que qualquer "morte" que acontece é um simples eco de computador. O fato que os autores insistem propositalmente nisso está em que a morte dos atuais humanos (isto é, também as mortes dentro da usina energética), enquanto servem involuntariamente de “vasos” para os Agentes, defende a relação direta da violência de Matrix com o conhecimento necessário para a salvação.

 

53. Ver o artigo de Bryan P. Stone, "Religion and Violence in Popular Film," JRF Vol. 3, no. 1.

 

54. Quando perguntado se esta ironia era intencional, os irmãos Wachowski responderam abrupta e entusiasticamente “Sim” (Wachowski chat)

 

55. Isso é especialmente verdade na cena da “pílula vermelha/pílula azul”, onde Neo encontra Morpheus pela primeira vez, e Neo tem sua imagem refletida nas lentes do óculos de Morpheus de forma diferente em cada lente. Os Wachowski explicam que uma imagem representa Thomas Anderson e a outra, Neo (Wachowski chat).

 

56. Um espectador fez a pergunta pertinente dos Wachowski: Você acredita que nosso mundo está, de algum modo, parecido com Matrix, e que há um mundo maior fora desta existência?" Eles responderam: “Esta é uma questão mais ampla do que v. possa pensar agora. Nós acreditamos que o tipo mais importante de ficção busca responder algumas das grandes questões. Umas das coisas que temos falado a respeito, desde que tivemos a primeira idéia de Matrix, foi a idéia que creio de que a filosofia, religião e matemática, todas tentam responder, que é a reconciliação entre o mundo natural e o mundo percebido por nosso intelecto”. (Wachowski chat)

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
  • Members

Pra mim, esse texto oferece a explicação mais plausível para o universo de Matrix (exceto a questão de Merovingian, que acho que é irrelevante para a história).

 

De fato, a teoria de Zion ser uma extensão da Matrix é algo que encaixa perfeitamente com os fatos de Neo ter poderes e Smith se manifestar "fora" da Matrix.

 

Alinha-se a isso a idéia do Escolhido ser um programa e traremos muito mais sentido à tudo (não faz o menor sentido as máquinas, perfeccionistas por definição e totalmente dominadoras da situação, deixarem a brecha de colocar nas mãos de um humano, falho, a questão da construção de Zion, primordial para garantir o funcionamento da Matrix 100% livre de falhas).

 

Então, Zion, o Oráculo, o Escolhido, tudo faria parte de um grande esquema armado para a Matrix funcionar sem falhas. Ninguém está livre, no fim das contas. A humanidade jamais venceria as máquinas, na verdade ela nunca deixou de ser prisioneira, então não era um adversário de fato. A humanidade é carta fora do baralho. O que verdadeiramente acontece, então?

 

Smith é alterado por Neo e se torna um programa deturpado. Um vírus, um câncer da Matrix. Uma ameaça incontrolável à Matrix, Smith é o verdadeiro adversário das máquinas. E Neo, por sua vez, também se torna um programa "deturpado" em função de seu amor por Trinity (Uma cena de Revolutions mostra Neo abismado com o fato de programas poderem amar... "Mas é um sentimento humano!" "Não, é só uma palavra.") e se desvia de seu objetivo. Na verdade, como a deturpação de Smith meio que derivou de Neo, então podemos concluir que o amor de Neo é o que causou o rebuliço todo. O fato de Neo poder amar foi o que gerou a ameaça real às máquinas.

 

Neo entra em acordo com os seus chefes então. Ele acaba com Smith, e as máquinas deixam Zion em paz. Ora, se Zion é só uma extensão da Matrix, excelente, as máquinas não perdem nada. Neo acaba com a ameaça e a humanidade fica em paz, vivendo aprisionada pelas máquinas, exatamente como no início da história!

 

No final, a humanidade perde. Ninguém fica livre, eles só se conformam com a situação e pronto. Presos, em Zion ou na Matrix, tanto faz.

 

Essa é a interpretação que eu tenho da série.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas pela sua interpretação Neo é um um programa? Discordo.

 

Isso é um grande furo. Se o Smirth era um tumor na Matrix, bastava a Matrix eliminá-lo assim que ele se apoderasse dos Agentes, por exemplo.

 

Ora, se as máquinas usaram Neo para rebotar, por que não usaram os Agentes ou qualquer outro que estivesse conectado à Matrix? Isso foi meio estúpido, não deixa de ser uma falha.

 

E aquele papinho todo do Smith ser o "oposto" do Neo... que conversinha pilantra para reaproveitar o vilão...07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Smith vence facilmente qualquer agente deturpando o agente em uma cópia dele mesmo. Coisa que ele não consegue fazer com Neo, talvez porque Neo foi a origem da deturpação toda (coisas comprovadas com cenas de Reloaded, onde Smith faz cópias a rodo por toda a Matrix, mas não consegue fazer com Neo).

 

Isso faz de Neo o único "imune" ao vírus Smith e portanto o único capaz de vencê-lo, não vejo furo nisso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ok. Que seja (faz tempo que eu vi os filmes e não lembro direito dos detalhes), mas é lógico q só o Neo tem essa habilidade de "impedir-se de ser contaminado", caso contrário qualquer um dos agentes faria a mesma coisa né? Então isso faz de Neo o único páreo pro Smith.

 

O que acontece ao final de Revolutions é meio bizarro, mas acho q dá pra ser explicado. Bem, no final de "The Matrix", Neo "pula dentro" de Smith e altera assim sua estrutura, fazendo ele virar a anomalia que ele virou. Ao meu ver, Neo é um programa que já tem uma anomalia (ele ama), assim ele "contaminou" Smith naquela hora... Ao fim de Revolutions, quando Neo se permite ser contaminado por Smith (o inverso, portanto) é esperado que a anomalia se anule e, por algum motivo não muito claro, Neo tem que morrer no processo...

 

Bem, de qualquer maneira apenas Neo tem como saber o que ele fez quando "pulou dentro" de Smith e, portanto, só Neo teria como saber como reverter (apenas quem conhece um problema tem como resolvê-lo), ele encontra uma solução e, por acaso, descobre que tem que morrer para fazer o processo... Isso é tudo o que podemos concluir pelo filme, o resto é especulação nossa... mas é claro que independente de como Neo destruiu Smith ele era o único que tinha como saber fazer aquilo, então o acordo entre ele e as máquinas faz sentido sim. Quero dizer, pode ser que a Matrix tivesse como fazer isso usando qualquer programa, mas ela não sabia como faria isso.

 

É, eu também acho estupidez, mas pelo menos assim é uma estupidez coerente.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pode até ter um backup... mas aí seria um outro Smith, que funcionaria bovinamente como Agente. Aquele que foi "contaminado" pelo Neo, o "original", continua. Na verdade a merda toda se dá por isso... esse Smith tinha que ter sumido, apagado e não foi... opa... tem algo errado na Matrix.

Mas sinceramente... não acredito neste esquema de "caixas dentro de caixas". Zion é o "mundo real" e Neo é um híbrido "humano-programa".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas sinceramente... não acredito neste esquema de "caixas dentro de caixas". Zion é o "mundo real" e Neo é um híbrido "humano-programa".

 

Concordo. Neo como os outros humanos são programas cujo o corpo é o hardware (pensando como as máquinas pensam ) só que os humanos têm a intuição, amor, impulsos, livre-arbítrio, paixão, que as máquinas não conseguem controlar totalmente, mas tentam...e às vezes conseguem.17
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lucas,

 

 

 

Para mim, Neo é igual a todo mundo, só que ele desenvolveu a habilidade de percepção a um nível superior ao programado pela Matrix e isso lhe deu o controle da mesma e conseqüentemente o controle das Maquinas, o poder mental dele era mais forte do que o da maioria ou de todos...

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...