Jump to content
Forum Cinema em Cena

Carnivàle


Benga
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

Olá meus caros, depois de apenas encontrar comentários esparsos achei conveniente a abertura de um tópico dedicado ao CARNIVÀLE para discussão da série.

Recentemente foi lançado aqui no Brasil o primeiro box de Carnivàle, que é, seguramente, uma das mais fantásticas produções já realizadas para a TV. Nunca havia visto uma série com tal grau de dedicação ao figurino, fotografia e edição.

carnivale1600x1200ffu1.jpg


Carnivàle tem também uma excelente trilha sonora e um elenco de atores excelentes, que dão o tom perfeito para a assustadora história, cheia de magia e fantasia.

A série começa com o seguinte discurso:

Antes do início, depois da grande guerra entre o Céu e o Inferno, Deus criou a Terra e a entregou ao ardiloso macaco chamado homem. E a cada geração nascia uma criatura de luz e uma criatura de trevas. E grandes exércitos se digladiaram na noite da antiga guerra entre o bem e o mal. Era um tempo de magia, nobreza e inimaginável crueldade. E foi assim até o dia em que um falso sol explodiu sobre Trinity, e o homem trocou para sempre a magia pela razão.

 

indexkr1.jpg

É com essas palavras que Samson, um anão que comanda um circo itinerante de aberrações abre a série.

Carnivàle é uma série de terror e fantasia ambientada no deserto dos Estados Unidos em 1934, durante a grande depressão. E é nesse contexto que vemos um confronto se delinear. A série narra simultaneamente duas histórias: a de um fugitivo que se agrega a um freakshow, um

circo e parque de diversões, e a de um reverendo metodista.



Pouco a

pouco vemos que a série será palco do conflito narrado na abertura. Não está claro quem simboliza o bem e quem simboliza o mal



A série tem muitas cenas de nudez e o teor das histórias é bastante adulto.

libbydreifuss1lghe6.jpg
Libby, uma das strippers do circo.

Estrelam a série Nick Stahl (de Exterminador 3 e Sin City) e Clancy Brown (Kurgan de Highlander; Inman de Lost). Nick é o fugitivo prisioneiro e Clancy é o reverendo metodista. Ambos estão ótimos.

Esta é a resenha da própria caixa:

1934, NA ÚLTIMA GRANDE ERA DA MAGIA 

 


Em uma época de tempestades de areia monstruosas, pragas, seca e

pestilência - sinais da fúria divina e anúncios do apocalipse - o

conflito final entre o bem e o mal está prestes a começar.

 


 

Como cenários do conflito, um circo itinerante e uma igreja na

Califórnia, no coração de um império chamado América. E quando a

batalha chegar ao fim, sua data marcará o momento a partir do qual a

magia dará lugar à razão nos corações e mentes dos homens.



Outras resenhas:

http://www.omelete.com.br/cinema/artigos/base_para_artigos.a sp?artigo=2883

 

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/B0002YLC1U?v=g lance

carnivaletvmt8.jpg

 

 

 

 

 

Benga2006-9-2 22:1:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Eu já vi vários episódios dessa fantástica série' date=' é uma pena que a HBO a cancelou  na 3ª temporada, ou seja, uma fantástica série sem fim. Para quem deseja acompanhar, a série irá estreiar no dia 7/10 as 22:00h no Cinemax. [/quote']

 

persosqc5.jpg

Nofx, de fato a série foi cancelada ao fim da segunda temporada. De qualquer modo o arco de histórias se fecha, guarda razoável coerência e é possível identificar uma conclusão. Isso não quer dizer que não haja uma continuação...

 

O projeto original, segundo se sabe, era composto de 6 temporadas, e cada duas temporadas representavam um "livro" (de um total de 3 livros). Assim as duas primeiras temporadas varrem o ano de 1934 narrando a trajetória do circo de aberrações Carnivàle e o projeto religioso de Justin Crowe. O segundo livro vai dos anos 1939-1940, e o terceiro livro cuida dos anos 1944-1945.

Os livros restantes narram fatos que culminariam na explosão das primeiras bombas atômicas, quando se encerra efetivamente a saga... daí porque no início da série Samson fala sobre "o falso sol explodindo sobre Trinity" e isto pondo fim a uma era de magia.

triderdu5.jpg

Infelizmente nas legendas que circulam por aí o tradutor mudou "Trinity" para "todos nós". No DVD a tradução empregada foi "Trindade". Embora a tradução do DVD seja muito superior às outras, ainda assim é um erro traduzir.

 

Trinity foi um projeto de teste da bomba atômica realizado no Novo México, nos EUA, e se deu em 1945 pouco antes do ataque a Nagasaki. Obviamente essa informação não se trata de um spoiler, já que é um fato histórico e a primeira coisa dita na abertura da série diz respeito a esse teste.

 

Naturalmente "Trinity" pode também estar fazendo referência a alguma forma de trindade também, mas isso é uma outra história...

 

Para concluir: é possível que a HBO volte a produzir Carnivàle. A primeira temporada se deu em 2003, a segunda em 2005... talvez em 2007 ou 2008 tenhamos uma boa surpresa. A série vem adquirindo notoriedade e respeito, além de estar se tornando muito cultuada. Provavelmente foi uma das melhores séries já feitas para a TV, e graças a isso vem ampliando aos poucos seu público. O próprio sistema da HBO inviabiliza séries mais longas, já que possui temporadas curtas e com poucos episódios e se valem desse grande lapso de tempo entre as temporadas. Tudo agora vai depender das vendas dos DVDs, que estão indo bem nos EUA. Atualmente a venda de discos se tornou um grande financiador dos filmes e séries de TV.

 

b0002ylc1u01ss500sclzzzzzzzv1096715867hq5.jpg

Tive oportunidade de comprar Carnivàle por R$ 59 no site da Blockbuster.com.br, e não há como negar que foi uma bagatela, já que a caixa contém 6 discos.

 

Um grande abraço

 

 

carlawallpaper3ll2.jpg

Sofie e Libby

 

 

To pegando o primeiro episodio pra conhecer.

 

 

Mestre Leonardo, tenho certeza de que você não vai se arrepender, embora na minha opinião o episódio piloto seja um dos mais fracos de todos, sendo apenas Bom. Os demais têm um padrão superior e preservam esse nível ao longo de toda a série.

 

E muito obrigado pela ajuda!

 

Grande abraço.

justincrowe4fs5.jpg
Justin Crowe

benhawkins6ix1.jpg
Ben Hawkins

Benga2006-9-4 8:52:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A respeito do piloto eu tenho que concordar. O episódio não cria muitos incentivos para continuarmos assistindo a série. Mas os mistérios envolvendo o protagonista e o padre me compelem a continuar acompanhando. E o enredo é bem interessante. Quando terminar a primeira temporada eu postarei aqui novamente.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O criador de Carnivale já disse que não vai continuar a série. Ficou frustrado com a HBO e quer tocar a vida pra frente.

Também comprei a 1a. temporada a R$ 59,90. E adorei. Os cenários e reconstituição de época são primorosos, dignos de um filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Leoff, o criador da série, Daniel Knauf, apenas disse que se recusava a fazer um filme para continuar a série, mas até hoje ele preserva a idéia de retomar Carnivàle. Inclusive ele vem endossando o abaixo-assinado pedindo a HBO uma continuidade a Carnivàle ( http://www.petitiononline.com/bbcarniv/petition.html e http://www.thepetitionsite.com/takeaction/157789484?ltl=1157 805131 )

 

carnuw5.jpg

Parece que Carnivàle não foi uma série mal recebida pelo público ou de pouca audiência, apesar de sua temática adulta e restrição de idade. Simplesmente a HBO mudou o perfil de sua programação optou por as séries que não se enquadram em sua nova proposta. O responsável por essas mudanças é Chris Albrecht, um dos gerentes da HBO, que vem dando um tom mais ameno à programação da emissora, apostando mais em filmes isolados e comédias.

Tanto é verdade que apesar de ter se tornando cult, pela originalidade do conceito, e estar atingindo boas vendas em DVDs, sequer a HBO sinalizou positivamente a um retorno às telas de Carnivàle.

 

Outra vítima foi o aclamado western Deadwood.

 

Naturalmente, enquanto

Chris Albrecht continuar na HBO não haverá espaço para esse tipo de programação. Temos que aguardar que o sujeito tenha um enfarte ou se envolva em algum tipo de escândalo com a secretária.

 

carnivaze3.jpg

 

Felizmente o primeiro arco de histórias de Carnivàle está concluído. Restam ainda os anos 1939/1940 e 1944/1945, e por isso Daniel Knauf disse que se seria inviável fazer um filme cuidando desse período, já que é material para mais 4 temporadas de 12 episódios. Como a segunda temporada de Carnivàle se passa em 1935, acho factível que o cancelamento acabe se tornando um standby antes da terceira temporada.

 

Resta esperar.

 

genraphaellu1.jpg

 

 

**************

 

EDIT:

ep13treeol6.jpg

Fiz a seleção de algumas cenas de CARNIVÀLE que estavam disponíveis no YOUTUBE para quem tem curiosidade de conhecer a série.

Acho que funcionam como uma boa apresentação da série e de alguns de

seus personagens principais. Há spoilers menores, mas nada que

comprometa o aproveitamento ou estrague alguma surpresa no decorrer da

série.

Uma última informação: parece que nos próximos meses (e talvez no

início de 2007) será lançada aqui no Brasil a caixa com a segunda

temporada completa.

 

 

samsonjb3.jpg

Samson

 

 

lodzsk3.jpg

Lodz

Bom proveito:

ABERTURA DE CARNIVÀLE:

BROTHER JUSTIN CROWE:

http://www.youtube.com/watch?v=j02-fPFjvCo

BEN HAWKINS:

RITA SUE e JONESY:

http://www.youtube.com/watch?v=tydYFVlgFgg

LIBBY e SOFIE (contém cenas de nudez):

http://www.youtube.com/watch?v=XwcIYOOYeZ8

AS ATRAÇÕES DE CARNIVÀLE, UM FREAKSHOW:

http://www.youtube.com/watch?v=A0g4ztn_fbg

CARNIVÀLE, 1934:

http://www.youtube.com/watch?v=5dczXELIF10

 

 

libbyoh9.jpg

Libby

 

 

Benga2006-09-25 00:44:34

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 

 

 oi gnt..to mto atrasada..vi a serie pela primeira vez no SBT' date=' quarta, dia 11/10...algm sabe q dia o SBT começou a exibi-la? queria saber se perdi mta coisaa..[/quote']

Naira, que notícia interessante. Verifiquei que o SBT está exibindo CARNIVÀLE de quarta para quinta às 1:30 da madrugada. Isso naturalmente vai aumentar o interesse pela caixa que a Warner comercializa e é mais uma razão para que seja lançada a segunda temporada em DVD aqui no Brasil.

 

É um horário meio ingrato, mas acho que a temática adulta exige esse horário mesmo.

 

Se vc descrever como foi o episódio que vc assistiu posso informar que episódio é. Algumas emissoras costumam exibir séries fora da ordem, e isso acaba por comprometer o entendimento.

 

Se vc precisar de uma recapitulação dos eventos do primeiro episódio, fique à vontade para dizer.

 

Um abraço.

 

 

PS. Vale a pena lembrar que Clea DuVall, a excelente atriz que faz a atormentada Sofie em CARNIVÀLE, atualmente está trabalhando em HEROES.

Benga2006-10-14 22:48:22

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • Members

oi galera tudo bem hj sabado , nesta madrugada nao dormi, depois de assisti eu creio q é A sete palmos, otima serie.... assisti pela primeira vez CARNIVALE, otimo... assisti o capitulo 5 da primeira temporada Babilonia... meio confuso a primeira vista, mas as apologias sao de otimo tom!!! gostei e vou comecar baixar pelo site da islifecorp

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Acabei a série. É simplesmente magnifica.. .a 1ª temporada é boa, mas a 2ª é um achado!! pena que acabaram com esta, que teria com certeza uma continuação primorosa.

 

Pelo menos, ao final da 2ª temporada temos uma espécie de final!! Vale demais a pena.

 

Bom, coloco abaixo o que achei da série

 

1x1: Milfay - 7
1x2: After the Ball Is Over - 8
1x3: Tipton - 8,5
1x4: Black Blizzard 5,5   (realmente não gostei muito do episódio)
1x5: Babylon - 9.0 (Em compensação este faz valer a temporada)
1x6: Pick a Number - 8
1x7: The River - 6,5
1x8: Lonnigan, Texas - 6
1x9: Insomnia - 7,5
1x10: Hot and Bothered - 6,5
1x11: Day of the Dead - 7,5
1x12: The Day That Was the Day 8,5

 

 

2x1: Los Moscos   - 8,5 MVP: Clancy Brown e Michael J. J. Anderson
2x2: Alamogordo, N.M.  - 8 MVP:  Nick Stahl e Amy Madigan
2x3: Ingram, TX  - 7,5  MVP: Adriene Barbeau e Clancy Brown
2x4: Old Cherry Blossom Road   - 8 MVP Nick Stahl, Clea Duval e Cynthia Ettinger
2x5: Creed, OK   - 8,5  MVP: Amy Madigan  e  Michael J. J. Anderson
2x6: The Road to Damascus  - 8  MVP: Toby Huss, Clea Duval, Cynthia Ettinger e Amy Madigan
2x7: Damascus, NE  - 9 MVP: Clancy Brown e Nick Stahl
2x8: Outskirts, Damascus, NE  - 9 MVP:  Michael J. J. Anderson e Nick Stahl
2x9: Lincoln Highway  - 10  MVP: Amy Madigan e Clancy Brown
2x10: Cheyenne, WY  - 8,5  MVP: Clancy Brown 
2x11: Outside New Canaan   - 9,5 MVP: Clancy Brown, Clea Duval e Amy Madigan
2x12: New Canaan, CA  - 9,5  MVP: Nick Stahl, Clancy Brown e Michael J.  J. Anderson

Sem dúvida, uma série que devia continuar...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não conhecia ainda a série quando vi um episódio pelo SBT, logo que vi me interessei e procurei me informar mais sobre a série. o episódio em questão é o que Ben Hawkins  tem que decidir  quem morre para que outro possa viver, no mesmo episódio Ben e Samson vão até o prédio de uma ordem de templários.

 

Já estou adiquirindo a primeira temporada toda e mal posso esperar pra vê-la !!

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Bom galera realmente é uma pena  que a HBO nao ira lançar a 3º temporada, quando assistia na HBO que foi em meados de 2004 acho nao perdia 1 capitulo e sempre queria ver o seguinte, mas agora infelizmente ficamos chupando o dedo e tocendo para que um dia eles retornem as gravaçoes para que nos possamos saber como sera a proxima luta do bem contra o mau....Pena, pois no final da 2º temporada indicava que teriamos uma otima 3º, realmente foi uma pena..

 

Só para lembrar, nos EUA a serie nao era bem vista , onde aviam varias reclamações e deboches sobre a mesma.

Mas aqui parece que foi ao contrario fazendo varios apaixonados pelo filme.

 

Poderia ter entao um livro , sera que existe?

Abraçoss
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...