Jump to content
Forum Cinema em Cena

Vingadores


Jorge Soto
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

No RT tem os comentário negativos. Mas mesmo por lá a minha resenha seria fresh... não sei qual o motivo do escândalo.

 

 

 

Não basta gostar' date=' tem que achar o máximo :06:[/quote']

 

Sim, lá tem 2 críticas negativas. E mesmo algumas das consideradas 'fresh' estão mais pra mais ou menos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filme visto.

 

 

É um espetáculo, sem dúvida.
Mas de modo geral, não superou "Homem de Ferro" (2008).

 

Fiquei muito MUITO empolgado em vários momentos, com destaque para a queda livre do Stark após ser jogado do prédio por Loki e dois dos momentos de humor do Hulk (porrando Thor e Loki).

 

 

Um dos pontos fracos: achei que o Capitão América não teve suas habilidades tão bem exploradas e ficou bem "quadradão" em várias cenas, com as tentativas de mobilidade parecendo meio forçadas.

 

Não comprometeu, mas Blonsky, por exemplo, em "O incrível Hulk" ficou bem mais "supersoldado" do que Steve Rogers em "Os Vingadores".

 

Enfim, o Whedon arrebentou, Hulk surpreendeu, e os nerds nunca se sentiram tão parte do mundo! 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Já eu achei ,melhor que "HOMEM DE FERRO", PRIMO. Achei a interação dos personagens ótima, os dialogos afiadissimos e as cenas de ação primorosa. E olha que eu gosto muito do primeiro filme do ferroso. Mas em minha opinião, o filme do Whedon superou expectativas

 

 O grande momento do Capitão pra mim foi quando ele enfrenta o Loki. Mas teve outros bons momentos tambem.

 

 Meu top Marvel

 

 1) VINGADORES

 

 2) HOMEM DE FERRO

 

 3) O INCRIVEL HULK

 

 4) CAPITÃO AMÉRICA

 

 5) THOR

 

 6) HOMEM DE FERRO 2
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Questão, creio que cada um dos dois primeiros colocados na sua lista tem seus méritos.

 

Acho que avalio mais pela segurança na direção, deve ser isso.

Explico:

A linha central do roteiro de "Os Vingadores" entregou à direção a faca e o queijo para um espetáculo. Os diálogos eram todos fantásticos. A produção era apaixonada. As propostas de cenas foram impactantes, com ótima exploração do ambiente diurno, e impacto após impacto.

 

Com os mesmos elementos em mãos, incluindo Whedon e Penn no roteiro e Feige na criação do conceito geral, creio Raimi ou Favreau fariam um filme ainda melhor. Claro que no campo das hipóteses quase tudo é possível, mas minha conclusão tem como base a avaliação do trabalho dos três diretores.

 

 

Enfim, sem querer estimular competição, mas apenas como complemento, segue a forma como eu vejo estes quatro caras na direção:
Sam Raimi > Jon Favreau > Joss Whedon > Christopher Nolan.

 

 

Portanto, na minha lista de filme-espetáculo, "Os Vingadores" ganha de "Homem de Ferro". Mas como obra fechada, redonda, quase impecável, a do Jon Favreau supera.
Link to comment
Share on other sites

 

The Avengers            7.2/10

 

A princípio sou capaz de perceber vários problemas na atratividade de The Avengers para não fãs de HQ's ou filmes de heróis. O primeiro e mais óbvio é a suspensão da descrença nos altíssimos níveis que a estória requer. Em um plot completamente absurdo é improvável que algumas interações naturais ocorram entre o espectador e o filme, o tornando bem distante dos sentimentos envolvidos.

 

Mas um filme bem produzido consegue em pequenas sutilezas, abordar e prever algumas reações do gênero. Aqui uma pequena cena pouco comentada, de segundos de duração, tem efeito devastador. Depois que os Vingadores conseguem diminuir a ameaça contra a população diante de uma batalha de ação frenética, é apresentada a reação das pessoas pela televisão. Um garotinho narra tudo que vê. Ele sorri enquanto simula o que os heróis fizeram, contando animadamente sobre o poderoso gigante verde e as peripécias do Iron Man, parece algo que qualquer criança sonhadora contaria. É linda a cena porque remete a naturalidade e encantamento que as crianças têm com relação à ficção, ao irreal e ao mundo de sonhos - e no universo do filme a transposição seria real. Não é possível não ser dragado por algo assim, é o link perfeito com uma infância/inocência perdida e a completa ausência de referências positivas na sociedade atual.

 

O segundo ponto perigoso (e já exaustivamente comentado) é a reunião de tantos egos e estórias independentes em um único filme. Avengers, entretanto, confere boa profundidade aos heróis, tudo parece meticulosamente trabalhado e construído. Em nenhum momento você sente falta de algo. E a inteligência conseguiu reverter fatores interessantíssimos a seu favor: a ótima atuação do Thor vivido por Chris Hemsworth (curiosamente para mim a melhor do filme, embora também pouco comentada), que o tempo todo continua parecendo um pouco perdido com relação aos valores terrestres - e PRINCIPALMENTE crível - é um dos trunfos geniais que a direção proporciona quando poderia ser esquisito demais um deus se equiparar com personagens como o Iron Man de base tecnológica. Não é. Outra vantagem é a criação do suspense relativo à transformação do Hulk. Whedon consegue transformar algo que poderia botar tudo a perder (esperar por um gigante produzido em computador facilmente se torna ridículo) em, de fato, a melhor parte do filme, aglomerando em torno do personagem de Mark Ruffalo o "balle de match" da estória. E sem decepcionar. As passagens de Hulk na tela são das melhores e mais empolgantes. Faz você ansiar por outro filme dedicado exclusivamente ao monstro.

 

Outra boa estratégia foi conferir ao supostamente apagado Capitão América um papel de destaque. Talvez seja (também curiosamente) o filme individual mais importante para The Avengers, em minha opinião. Rogers é um personagem muito bem construído, com personalidade própria e autêntica que se reflete em todas as passagens do filme. Em cada ação você remete a suas características e são todas coerentes com sua personalidade. O filme lida também com as habilidades de CA como se seu poder fosse uma surpresa para o espectador (até porque é o personagem que a roupa mais influencia na percepção - e também facilmente o tornaria bobo - e o filme SABE disso e brinca com tudo de forma irreverente).

 

No entanto, o que apaixona alguns, constitui a ruína para outros. Não é segredo para ninguém que eu detesto o Downey Jr. Muito embora as sequências de ação envolvendo o Iron Man sejam absolutamente irretocáveis, eu não gosto da personalidade "engraçadinha" dele, acho excessiva e desmedida. Em alguns pontos me remete ao exagerado e caricato Sherlock Holmes - no pior dos sentidos - que foi levado às telas na pele do nova iorquino.

 

Para mim, the Avengers é engraçado em algumas horas, excessivo em outras. Os diálogos são numerosos demais e apelam demais para piadinhas, o que não me agrada. E ao contrário de todos, também não acho tão bom o vilão Loki. Não pela atuação em si, mas não vejo um personagem com potencial psicológico tão rico ali. Levando em conta que um filme deste tipo não necessita de estórias profundas e nem de fundamentos morais lindos para divertir (e nem se espera isto), Vingadores diverte bastante e é recomendável a todos SEM EXCEÇÃO. Está longe de ser uma obra prima ou o filme do século (até pelas pretensões do roteiro), mas lida MUITO bem antecipando perspectivas possíveis de quem ainda não viu e não é fã de HQ e trabalha intensamente tentando agradar a quem tem a visão prévia negativa. Dá certo com as limitações que o enredo parece incitar e quem vê vai julgar no mínimo decente.

 

 

 

Mr. Scofield2012-04-30 08:26:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ok então, o filme é realmente uma Obra-Prima para o Scorrrfield ter dito essas palavras... hehehe

 

Meu Top:

 

1) Vingadores

2) Homen de Ferro

3) Capitão América

4) Thor

5) Homem de Ferro 2

6) O Incrível Hulk

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

me tirem uma duvida com spoiler:

 

1 o cubo magico é o mesmo que estav em poder dos gigantes de gelo em thor??

2 quando thor é jogado pra fora pelo loji trancado nakele vido,ele cai no meio do mato,é impressão minha ou ele estava perdendo os poderes e teve que se transformar novamente??

 

esta em branco as perguntas ai em cima é so passar o mouse.obrigado

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

me tirem uma duvida com spoiler:

 

1 o cubo magico é o mesmo que estav em poder dos gigantes de gelo em thor??

2 quando thor é jogado pra fora pelo loji trancado nakele vido' date='ele cai no meio do mato,é impressão minha ou ele estava perdendo os poderes e teve que se transformar novamente??

 

esta em branco as perguntas ai em cima é so passar o mouse.obrigado

 

 

[/quote']

 

1. não é o mesmo não, o dos gigantes de gelo é a caixa dos invernos antigos, o cubo é o mesmo que apareceu no filme do capitão américa...

 

2. não perdeu não, ele no momento apenas ficou meditando sobre o irmão, universo e tudo mais antes de pegar o martelo...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Enfim' date=' sem querer estimular competição, mas apenas como complemento, segue a forma como eu vejo estes quatro caras na direção:

Sam Raimi > Jon Favreau > Joss Whedon > Christopher Nolan.

 

 
[/quote']

 

Raimi e Favreau perderam alguns pontos aí. Não colocaria eles na frente do Whedon, nunca.

 

Raimi não soube lidar com o fato dos fãs exigirem um persoangem que ele não queria (Venom) aí se perdeu e HA3 ficou aquele lixo. O Favreau caiu muito no Homem de Ferro 2, a ponto de achar que foi outra pessoa que dirigiu. Credito isso ao fato dele ter sofrido mais pressão (Marvel e fãs) para que o filme DESSE certo. O primeiro, acho que ele não sofreu tanta pressão, já que se desse errado seria mais um filme baseado em HQ que não deu certo, já o 2 não. Todos queriam um filme do nível do 1. Nisso, acho que ambos provaram que trabalharem sobre pressão não rendem tanto, imagina num filme com tantos personagens como Vingadores? Para um filme assim dar errado é um passo, e Whedon provou que era o cara certo pro trabalho.

Jailcante2012-04-30 10:49:29

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Neste quesito da pressão, o comentario do JAILCANTE faz bastante sentido. Ainda mais quando lembramos que dos trÊs citados, Whedon era o menos experiente na direção de filmes pro cinema (tinha só um no curriculo).

 

 Uma pena "O Incrivel Hulk" ser tão mal cotado. Acho um filme um pouco subestimado. Ele é mais redondo que THOR na minha opinião.

 
Questão2012-04-30 11:21:27
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho q o Hulk perde mto o ritmo depois q ele saí do Brasil e a Liv Tyler entra em cena, ela ficou horrível no papel, não há química entre os personagens e suas cenas juntos são um atentado ao ritmo narrativo do filme, tirando as três grandes cenas de ação, Rio/Campus da Faculdade/Harlem, o filme carece mto de ritmo, e o enredo, como no caso do Abominavel, não foi mto bem explorado na minha opinião, a mudançã dele se dá mto abruptamente para mim... por tuddo isso acho ele o pior da Marvel... mas é claro... anos luz na frente de porcarias como Lanterna Verde e HA3...

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...