Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Maior Amor Do Mundo


Thiago Lucio
 Share

Recommended Posts

  • Members

smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif - O MAIOR AMOR DO MUNDO

Assim como o nome sugere, o filme “O Maior Amor do Mundo” fala a respeito daquele amor que não há igual, o amor maternal. Fala sobre a saga de Antônio ( José Wilker ), um astrofísico brasileiro recém-chegado dos EUA, em busca do paradeiro de sua mãe biológica após a descoberta de um tumor maligno em seu cérebro. Considerando a sugestão de que as metáforas de alguns roteiristas/diretores são muito fáceis de se compreender, considero esta que sustenta o personagem Antônio umas das mais belas obviedades do cinema ( com o perdão do exagero que parece clichê, que parece vazio, que sugere uma falta de argumento melhor ), ou seja, um profundo conhecedor dos segredos e mistérios do universo, Antonio é um sujeito frio e distante, incapaz de olhar para dentro de si mesmo ( redundância tão óbvia quanto proposital ). Uma outra “escada” que o roteiro usa para dimensionar o personagem é o fato dele possuir o TOC ( Transtorno Obsessivo Compulsivo ), porém não soa muito convincente atendendo por vez algumas necessidades do roteiro, mas que de maneira geral só serve para “engessar” ainda mais o personagem que com o que já havia sido estabelecido era bastante satisfatório ( e não deixa de ser inusitado acompanhá-lo recusando o cumprimento a uma pessoa, mas mesmo assim sujeitando-se a permanecer em meio a um lixão a beira de um rio ). Mas José Wilker realiza um ótimo trabalho e o resultado do seu trabalho alcança um saldo positivo mesmo diante de algumas inconsistências.

 <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Inconsistências que infelizmente não são poucas. Um dos maiores problemas do filme de Cacá Diegues é que o roteiro duvida da inteligência do espectador e procura entregar os grandes eventos da maneira mais “mastigada” possível, logo toda e qualquer idéia lançado ao longo do filme é aproveitada não apenas uma vez, mas ela é cercada de todas as formas possíveis para que não se tenha dúvida daquilo que foi gerado na primeira vez, como se fosse necessário, diga-se de passagem. Mas não é, na maior parte das vezes ( o amor do pai de Antonio por Flora, a resistência que ele tem com relação ao filho e até mesmo a inserção pouco sutil de uma garota misteriosa que sabemos rapidamente do que se trata são alguns exemplos  ). Um outro exemplo disso é a necessidade que os personagens tem em dizer em alto e bom som quais são seus propósitos dentro daquela história, logo não basta que Antonio crie uma relação o garoto Mosca ( Sérgio Malheiros ), um traficante mirim, e reconheça a triste perspectiva que aguarda aquele garoto, ele precisa dizer: “Eu poderia ser você.”, além de outras pérolas, como: “Eu nasci apenas para isso.”, “A promessa era mesmo a de que fosse a sua madrinha” e aquele que garante o momento mais forçoso do longo em que Antonio diz ao pai que “ela morreu para que eu pudesse viver.”, como se a gente não soubesse que a raiva do pai era justamente em função disso.

 

Outro problema é a falta de foco do roteiro. A história passeia por diversos caminhos e acaba não alcançando apelo em nenhum deles, especialmente naquela que poderia ser uma importante perspecitva que é a relação que se desenvolve entre Antônio e a jovem Luciana ( Taís Araújo ). É interessante constatar que o seu envolvimento físico com a garota confere uma modificação válida em seu comportamento, mas a relação nunca se torna algo além disso, logo invalida o romantismo que se tenta empregar para o casal ( e é de lamentar a intenção do roteiro em querer situar aquela relação como sendo a primeira vez de Antonio, outra coisa que não precisa ser dita, afinal mesmo se não tivesse sido, certamente foi a primeira vez em que ele fez ... de verdade ). Lá pela metade, a atenção do filme é voltada para a dinâmica entre o protagonista e o garoto Mosca, mas diferentemente de outras produções ambientadas nas favelas que procuravam apresentar a realidade vivida por aquelas pessoas encontramos uma tentativa forçada disto, com momentos dignos de “Cidade de Deus”, mas que de tão manjados, mas que se parecem com tudo menos com a realidade nua e crua ( muito se deve ao desnecessário conflito moral no qual o garoto é colocado já que temos a noção de como ele já está imerso naquele universo, beira o politicamente correto e a própria condução dada por Sergio Malheiros soa desproporcional, isto é, a malandragem do personagem é caricatural e nunca de maneira natural dando a nítida impressão de que é um ator mirim se fazendo de menino de rua ou coisa do gênero ). A busca pela verdade sobre o que aconteceu com a sua mãe e até mesmo o entendimento pleno da relação entre pai e filho acabam tornando-se segundo plano para essas duas situações, mas acabam tendo uma resolução bastante poética e sensível no caso da mãe ( a cena é muito bem conduzida por Cacá Diegues já que por mais melodramática que ela seja, não se apresenta de maneira piegas ) e dando uma dimensão um pouco maior sobre o rancor do pai, não que se justifique, embora o acerto entre ele e o filho não seja concretizado.

 

“O Maior Amor do Mundo” é um filme que merecia um cuidado maior por parte dos seus realizadores, principalmente no que se refere ao roteiro, pois traz uma história muito emocional e apesar de se justificar pelo título não faz por merecê-lo já que mesmo cercado de um contexto bem rico, ele acaba jogando contra à medida que pistas demais são oferecidas e perde-se um pouco do foco ao longo de sua duração. Ainda assim é um projeto bonito de se ver, conta com uma atuação inspiradíssima de José Wilker e convenhamos que se tratando de Cacá Diegues merece pelo menos uma conferida, afinal não estamos falando de Moacyr Góes.

Bruno Carvalho2006-09-29 13:48:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members

PS: DEPOIS DO EPISÓDIO DA "BORRA DE CAFÉ" ATÉ PENSEI EM PARAR DE ESCREVER ESSES COMENTÁRIOS MAIS LONGOS' date=' MAS SENTI QUE O FILME MERECIA ESSE "CARINHO", MAS AINDA NÃO SEI AO CERTO O QUE FAZER ... PODE SER QUE DAQUI EM DIANTE EU PREFIRA COMENTÁRIOS MAIS RÁPIDOS E RASTEIROS ...[/quote']

Thiago Lucio,creio q o nome do filme seja O MAIOR AMOR DO MUNDO...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

PS: DEPOIS DO EPISÓDIO DA "BORRA DE CAFÉ" ATÉ PENSEI EM PARAR DE ESCREVER ESSES COMENTÁRIOS MAIS LONGOS' date=' MAS SENTI QUE O FILME MERECIA ESSE "CARINHO", MAS AINDA NÃO SEI AO CERTO O QUE FAZER ... PODE SER QUE DAQUI EM DIANTE EU PREFIRA COMENTÁRIOS MAIS RÁPIDOS E RASTEIROS ...[/quote']

Thiago Lucio,creio q o nome do filme seja O MAIOR AMOR DO MUNDO...

Valeu rapaz ... corrigido !!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E algumas coisas sobre o texto do Thiago Lúcio:  

- em nenhum momento achei que o personagem do José Wilker tivesse TOC. não sei onde você viu isso.

- e  o título do filme pode não ser sobre o amor da mãe pelo filho. E sim talvez pelo amor de algumas semanas entre os pais do josé wilker, que durou pouco e talz. O filme deixa isso meio em aberto.

mas blá.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E algumas coisas sobre o texto do Thiago Lúcio:  

- em nenhum momento achei que o personagem do José Wilker tivesse TOC. não sei onde você viu isso.

- e  o título do filme pode não ser sobre o amor da mãe pelo filho. E sim talvez pelo amor de algumas semanas entre os pais do josé wilker' date=' que durou pouco e talz. O filme deixa isso meio em aberto.

mas blá.

[/quote']

- vc percebe que em diversos momentos ( no momento em que ele é recebido no aeroporto e/ou quando ele visita a dona Santinha pela 1ª vez ) que ele se ressente em tocar e/ou ser tocado.

- creio que pelo desfecho dá-se a entender que a principal abordagem é justamente o amor da mãe com o seu filho, muito embora muitas relações de amor estão inseridas no contexto do filme, inclusive a que vc citou ... a busca dele é pelo amor de sua mãe biológica e no momento em que ele estava mais vulnerável foi o que lhe acalentou ... o principal enfoque é o amor de mãe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa eu gostei mto do filme...

tipo o amor pode ser varios, mais o forte do filme eu achei que foi na virada q sofre o personagem, pq ele era um cara perdido no mundo, tipo ele ia morrer, e ia ser isso mesmo, mas no pouco tempo q ele vai atraz da mãe ele muda, ele vive, e o filme tem um desfecho q soa para o personagem como, que sua missão tivesse sido comprida.

e quanto ao fato de tentarem explicar tudo que se passa com o personagem eu não concordo, eu acho q vc foi mto critico nessa parte.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, só não queria ser o primeiro a elogiar. Achei o filme FODA; Eu realmente achei um dos melhores filmes brasileiros que já vi, atualmente perdendo ( por pouco) apenas para 'Casa de Areia', que acho uma OP. Eu me identifiquei com muitos elementos do filme, e achei que, tirando as músicas ridículas de rap no meio do filme, ele não pecou gravamente em nenhum aspecto. Belíssimo filme. Nota: 9,55 (top#18) - podendo variar bastante na revisitada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei estranho pq muita gente não esta gostando do filme, nem o publico em geral ta gostando...

 

E eu tambem achei ele fantastico.

Desde a forma que ele é conduzido, como são colocados os flashbacks, etc.

 

Um filme grandioso na minha opinião, em todos os aspectos.
The Cube2006-09-23 11:14:45
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...