Jump to content
Forum Cinema em Cena

Blu-Ray Players


Jim Morrison
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

Bem, apesar de eu já ter respondido praticamente tudo isso aí, vamos lá seu preguiçoso...06

 

 

 

Que post ignorantemente foda' date=' tão foda que eu fiquei com mais dúvidas. 06.gif

 

 

 

Seguinte, nem jogo muito, os (pouco) jogos que eu tenho do play 2, me contento em jogar no PS2 mesmo. Pode ser que eu me torne mais gamer ao ver os jogos do PS3, mas por enquanto, o que me interessa no Play 3 são os filmes.

[/quote']

 

Eu também pensava assim. Comprei o PS3 para assistir BDs, DVDs e como media center. Nunca fui muito ligado em vídeo games. Sempre preferi um bom jogo de xadrez a qualquer jogo eletrônico. Tanto é que nem tive um PS2. Este eu só jogava esporadicamente na casa de um amigo, e isso porque ele me obrigava a jogar.

 

Eu gostava mais disso na minha infância nos anos 80, e o último video game que joguei pra valer foi o Master System até o início dos anos 90. Depois disso, fiquei uns 8 anos sem ter qualquer videogame até ganhar um PS1, que eu joguei esporadicamente. A única coisa que eu joguei durante todo esse tempo foram as inúmeras versões de FIFA que eu baixava todo ano no computador, mas também não jogava muito.

 

Com o PS3 eu pensei que seria a mesma coisa, mas me enganei. Como video game ele é tão bom, mas tão bom, que eu estou readquirindo o hábito de jogar. Teve vezes que eu fiquei jogando por quatro horas, coisa que eu nunca fiz na minha vida, nem na época do Atari. Antes do PS3, dificilmente eu passava de uma hora jogando.

 

Mas continuo enjoado pra games. Jogos que geralmente são idolatrados por muitos lá no HT Fórum eu acho insuportáveis. Baixei no mínimo umas 40 demos na PSN e gostei MUITO mesmo só de uns cinco. Um deles foi o Uncharted, um jogo MARAVILHOSO, nunca vi nada igual, gráficos de matar, jogabilidade excelente. Até comprei o jogo depois de jogar o demo. E estou comprando outros agora, principalmente de esportes e corridas, que é o que mais gosto em se tratando de video games. Acho até bom que não tenha uma quantidade muito grande de jogos que eu gosto pois eu ia acabar indo à falência. Jamais pensei que o PS3 fosse despertar o meu interesse por jogos novamente.

 

 

Claro que quando eu comprar' date=' vou começar a comprar filmes em BD, mas não posso esquecer dos filmes que eu tenho em dvd e dvix. Tenho uns 80 filmes em dvd (sem contar umas conversões de VHS para DVD de conteúdo pessoal que são muito importantes pra mim) e uns 70 em Divx. Desses 80 filmes em dvd, considero a maioria bons e uns 20 a 30% excelentes, então apenas esses excelentes eu recompraria em Blu-Ray (e recomeçaria uma nova coleção, com filmes que eu não tenho), o restante, me contentaria com um player que executasse um belo upscale. Mesma coisa com os filmes que eu tenho em Divx.

 

[/quote']

 

Imagine no meu caso, que possuo mais de 600 filmes em DVD e mais de mil discos no total. Também não pretendo recomprar tudo, mas uma boa parte eu vou ser obrigado a recomprar. Tem filmes que eu preciso ver em alta definição, nem o upscale me satisfaz mais.

 

 

 

Por isso' date=' estava em dúvida entre pegar o player dvd Philips 5980k/78, que tive o prazer de testar e é disparado o melhor player pra Divx que eu já vi (desde que atualizado o firmware), excelente ajuste de aspect ratio, legendas selecionáveis em cores (branca e amarela, sem aquela terrível barra de fundo), localidade na tela (pode ser na base da tela, no alto, no meio) e tamanho. Inclusive ele rodou alguns filmes em Dvix que não havia rodado em nenhum outro aparelho de dvd que eu testei (talvez por falta de algum codec). Maravilhoso nesse sentido. O upscale em 1080p é bom, mas achei mais fraco que o upscale do Xbox 360, por exemplo.

 

[/quote']

 

Sim, como DivX player esse aparelho é maravilhoso. Eu tenho o 5965k, que é praticamente o mesmo player. A única diferença é que só faz upscale para 720p e 1080i, contra 720p, 1080i e 1080p do 5980k. Mas como minha TV é HD isso não é um problema pra mim.

 

Mas você deve ter instalado algum firmware alternativo, pois o original da Philips é muito ruim.

 

Para DivX, se eu tiver que recomendar um player popular para alguém com certeza seria esse Philips, mesmo porque além de ser o melhor ainda é o mais barato. Mas no upscale ele perde para players top de linha.

 

 

Já o Sony DVP-NS78HP' date=' não testei, mas os relatos no HTForum são muito bons, inclusive é referência nacional em upscale 1080p, sendo melhor inclusive que muitos importados mais caros (como Denon).

[/quote']

 

Dos players mais baratos, mais populares, para upscale esse Sony é o melhor, mas dizer que supera um Denon da vida eu acho exagero.

 

 

 

Bom' date=' isso é o que dizem lá. Mas dizem lá também ser inferior ao Philips 5980k/78 em Divx (problemas com alguns aspect ratios, não possibilidade de atualização de firmware, legendas com fundo, o que eu detesto).

 

[/quote']

 

O chip dele não permite que o firmware seja modificado, eu acho. Não recomendo para DivX por isso.

 

Logo, na minha opinião, se você quer:

 

- DivX - Compre o Philips

- Upscale - Compre o Sony

- DivX e Upscale - Philips

 

pois:

 

Philips - Bom upscale e DivX ultra mega excelente;

Sony - Excelente upscale e DivX meia boca.

 

E o Philips é o player que tem a maior compatibilidade de arquivos, inclusive arquivos MPEG1 e MPEG2, inclusive os mal gravados. Já tive vários players da Philips e todos eles tocam esses arquivos, mesmo os que não tocam DivX.

 

 

 

 

Fiquei na dúvida de qual dos 2 pegar e cheguei a cogitar ter o 2' date=' um pra Divx, outro pra upscale.

 

[/quote']

 

É uma alternativa, mas eu acho isso desnecessário para quem pretende ter o PS3.

 

 

 

 

 

 

Minha dúvida: o Play3 pode ser comparável ao Philips em Divx ou é até melhor' date=' devido à atualizações mais abrangentes, já que se trata de um computador

[/quote']

 

O fato de ser um computador é irrelevante nesse caso já que só pode ser instalado nele o programa que a Sony permitir.

 

Quanto a qual é melhor para DivX, depende. Em termos de qualidade de imagem o PS3 ganha, até por possuir um upscale muito superior.

 

Em termos de compatibilidade, em teoria o Philips pode ser superior, pois toca muitos arquivos lixão, daqueles bem mal gravados. Há relatos de alguns usuários que dizem que o PS3 não conseguiu ler alguns tipos de arquivos DivX, justamente os arquivos lixão.

 

Contudo, entretanto, todavia, todos os DivX que eu testei no PS3, e não foram poucos, rodaram perfeitamente. Para mim o PS3 está se saindo um excelente DivX player. Acho que só um arquivo lixão, mal gravado, pode dar problema.

 

Portanto, para quem não tem um player de mesa ainda, só o PS3 basta. E ele ainda tem como vantagem ser o único aparelho do mundo que é capaz de rodar DivX de alta definição. Todos os outros DVD players que rodam DivX só reproduzem arquivos de definição padrão.

 

E apesar de a maioria dos arquivos de alta definição disponíveis na internet serem em formato MKV, que ele não roda, não há problema. Tem um programa que transforma MKV em formato VOB, que ele roda, sem conversão, em poucos segundos. Infelizmente nesse caso AINDA não dá para colocar legendas. Se desse eu já tinha abandonado os DivX faz tempo.

 

 

 

 

(como ele se comporta com o aspect ratio?

 

Ele manda o arquivo em seu formato original de tela' date=' o que é perfeito. Tem uns players por aí que mandam a imagem em formato letterbox, ou seja, pegam um arquivo em 1.78:1 e adicionam barras pretas. Em uma TV wide o resultado é uma imagem achatada. Tenho dois gravadores de DVD, um d LG e outro da Panasonic e ambos fazem isso e portanto não prestam pra DivX.

 

 

 

Tenho opção de escolher cor de legenda, fonte, tamanho)?

 

Muita calma nessa hora. Primeiramente porque o PS3 não lê legendas externas diretamente. Não dá pra fazer como no Philips, que você joga o arquivo AVI do filme e o arquivo SRT da legenda dentro de uma pasta com o mesmo nome e ele já lê a legenda.

 

Ele lê legenda INTERNA, o que na minha opinião é muito melhor. Não confunda com legenda embutida, que é um lixo, falo de legenda interna, que você pode selecionar, ligar ou desligar como em um DVD.

 

Para isso você usa um programa qualquer que junta o arquivo do vídeo e da legenda em um único arquivo DivX.

 

Eu uso o AVIAddXSubs. Ele pega o arquivo AVI e o arquivo SRT e cria um arquivo DIVX com áudio e legenda embutidos. Não há encoding ou conversão, logo é algo que se faz em poucos segundos. Ele simplesmente pega os arquivos do vídeo e da legenda e coloca dentro de um container DIVX.

 

Por exemplo, se nós temos os arquivos:

 

nome_do_filme.avi

nome_do_filme.srt

 

o programa transforma ambos em:

 

nome_do_filme.divx

 

que o PS3 lê normalmente. Basta apertar a tecla subtitle no controle remoto para a legenda aparecer. O PS3 também lê o arquivo AVI original sem precisar disso, claro, mas nesse caso sem legendas.

 

E o melhor de tudo, antes de colocar o filme e a legenda dentro do container DivX, você pode escolher como quer a legenda. Qualquer cor, qualquer fonte, qualquer tamanho, qualquer posição na tela. E por isso ele se torna mais versátil que o Philips, já que seu firmware alternativo vem com opções já escolhidas. No PS3 você faz a sua.

 

E dá pra colocar várias legendas em um mesmo arquivo, se quiser testar cores e fontes diferentes ou idiomas diferentes.

 

 

 

E ele pode ser comparado ao dvd da Sony em upscale?

 

 

Não' date=' o upscale do PS3 é muito melhor que o upscale do DVD player da Sony, que por sua vez é o melhor upscale dos players populares.

 

O upscale do PS3 só pode ser comparado a players top de linha caríssimos tipo os Denon e Oppo, e mesmo assim tem gente que diz que o PS3 ganha deles.

 

 

 

 

Mais importante: atualmente, em que eu devo estar antenado para não comprar o PS3 errado?

 

Na minha opinião erro é não comprar o PS3. A única coisa que você tem que realmente decidir é a região de DVDs que você quer.

 

 

 

 

Em que devo me ater para não dar um tiro n`água (tipo' date=' comprar um Play3 sem HDMI 1.3 ou profile 2.0)?

[/quote']

 

Todos os PS3 são HDMI 1.3. O profile 2.0 nenhum tem de fábrica, pois ele só veio no mês passado com a atualização do firmware. Qualquer que seja o PS3, basta atualizar que será profile 2.0.

 

 

 

 

 Na Americanas vende o de 40gb e o de 80gb' date=' tenho que comprar o de 80 para que ele rode os meus dvds?[/quote']

 

De novo???06

 

Pela 7864561894156191516511498419615646546154145615645641678965416545614561654651 vez:

 

- Quer um que rode DVDs R1 e R0 - compra o americano.

 

- Quer um que rode DVDs R4 e R0 - compra o mexicano.

 

Lembrando que o mexicano é o de 80 GB que vem com o jogo F1. Todos os outros são americanos. Existe mexicano de 40 GB, mas esse você só encontra no México.

 

Entendeu ou quer que eu desenhe?06

Freak2008-05-13 23:14:28

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Outra coisa' date=' relatos do HTForum dizem que o PS3 é muito barulhento, então para se ver filmes ele incomoda um pouco. Procede essa informação ou nos modelos novos isso já foi sanado?[/quote']

 

No HT Fórum tem gente que diz que ele faz muito barulho e gente que diz que ele não faz barulho nenhum. Eu sou do segundo time e não tenho problemas com barulho.

 

O que acontece é que o cooler dp PS3 tem alguns estágios de velocidade. Se ele estiver muito quente por dentro, ele aumenta a velocidade da ventoinha, e é aí que você começa a ouvir alguma coisa.

 

No meu caso, ele fica praticamente o tempo todo no primeiro estágio. Só muda pro segundo quando o clima está bem quente (infelizmente o aparelho não foi feito levando em consideração um clima tropical), e mesmo assim depois de várias horas jogando. Com filmes comigo nunca aconteceu.

 

Claro que se você enfiá-lo dentro de um rack todo abafado ou fechado a ventoinha dele vai gritar. O PS3 deve ser deixado em ambiente arejado e com bastante espaço dos lados, e com um NoBreak ou condicionador de energia de preferência.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Bem' date=' apesar de eu já ter respondido praticamente tudo isso aí, vamos lá seu preguiçoso...[img']smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" />

 

Que post ignorantemente foda' date=' tão foda que eu fiquei com mais dúvidas. [img']smileys/06.gif" align="middle" />

 

 

 

Seguinte, nem jogo muito, os (pouco) jogos que eu tenho do play 2, me contento em jogar no PS2 mesmo. Pode ser que eu me torne mais gamer ao ver os jogos do PS3, mas por enquanto, o que me interessa no Play 3 são os filmes.

Eu também pensava assim. Comprei o PS3 para assistir BDs, DVDs e como media center. Nunca fui muito ligado em vídeo games. Sempre preferi um bom jogo de xadrez a qualquer jogo eletrônico. Tanto é que nem tive um PS2. Este eu só jogava esporadicamente na casa de um amigo, e isso porque ele me obrigava a jogar.Eu gostava mais disso na minha infância nos anos 80, e o último video game que joguei pra valer foi o Master System até o início dos anos 90. Depois disso, fiquei uns 8 anos sem ter qualquer videogame até ganhar um PS1, que eu joguei esporadicamente. A única coisa que eu joguei durante todo esse tempo foram as inúmeras versões de FIFA que eu baixava todo ano no computador, mas também não jogava muito.Com o PS3 eu pensei que seria a mesma coisa, mas me enganei. Como video game ele é tão bom, mas tão bom, que eu estou readquirindo o hábito de jogar. Teve vezes que eu fiquei jogando por quatro horas, coisa que eu nunca fiz na minha vida, nem na época do Atari. Antes do PS3, dificilmente eu passava de uma hora jogando.Mas continuo enjoado pra games. Jogos que geralmente são idolatrados por muitos lá no HT Fórum eu acho insuportáveis. Baixei no mínimo umas 40 demos na PSN e gostei MUITO mesmo só de uns cinco. Um deles foi o Uncharted, um jogo MARAVILHOSO, nunca vi nada igual, gráficos de matar, jogabilidade excelente. Até comprei o jogo depois de jogar o demo. E estou comprando outros agora, principalmente de esportes e corridas, que é o que mais gosto em se tratando de video games. Acho até bom que não tenha uma quantidade muito grande de jogos que eu gosto pois eu ia acabar indo à falência. Jamais pensei que o PS3 fosse despertar o meu interesse por jogos novamente.
Claro que quando eu comprar' date=' vou começar a comprar filmes em BD, mas não posso esquecer dos filmes que eu tenho em dvd e dvix. Tenho uns 80 filmes em dvd (sem contar umas conversões de VHS para DVD de conteúdo pessoal que são muito importantes pra mim) e uns 70 em Divx. Desses 80 filmes em dvd, considero a maioria bons e uns 20 a 30% excelentes, então apenas esses excelentes eu recompraria em Blu-Ray (e recomeçaria uma nova coleção, com filmes que eu não tenho), o restante, me contentaria com um player que executasse um belo upscale. Mesma coisa com os filmes que eu tenho em Divx.

 

[/quote']Imagine no meu caso, que possuo mais de 600 filmes em DVD e mais de mil discos no total. Também não pretendo recomprar tudo, mas uma boa parte eu vou ser obrigado a recomprar. Tem filmes que eu preciso ver em alta definição, nem o upscale me satisfaz mais.

 

Por isso' date=' estava em dúvida entre pegar o player dvd Philips 5980k/78, que tive o prazer de testar e é disparado o melhor player pra Divx que eu já vi (desde que atualizado o firmware), excelente ajuste de aspect ratio, legendas selecionáveis em cores (branca e amarela, sem aquela terrível barra de fundo), localidade na tela (pode ser na base da tela, no alto, no meio) e tamanho. Inclusive ele rodou alguns filmes em Dvix que não havia rodado em nenhum outro aparelho de dvd que eu testei (talvez por falta de algum codec). Maravilhoso nesse sentido. O upscale em 1080p é bom, mas achei mais fraco que o upscale do Xbox 360, por exemplo.

 

[/quote']Sim, como DivX player esse aparelho é maravilhoso. Eu tenho o 5965k, que é praticamente o mesmo player. A única diferença é que só faz upscale para 720p e 1080i, contra 720p, 1080i e 1080p do 5980k. Mas como minha TV é HD isso não é um problema pra mim.Mas você deve ter instalado algum firmware alternativo, pois o original da Philips é muito ruim.Para DivX, se eu tiver que recomendar um player popular para alguém com certeza seria esse Philips, mesmo porque além de ser o melhor ainda é o mais barato. Mas no upscale ele perde para players top de linha.

 

Já o Sony DVP-NS78HP' date=' não testei, mas os relatos no HTForum são muito bons, inclusive é referência nacional em upscale 1080p, sendo melhor inclusive que muitos importados mais caros (como Denon). [/quote']Dos players mais baratos, mais populares, para upscale esse Sony é o melhor, mas dizer que supera um Denon da vida eu acho exagero.

 

Bom' date=' isso é o que dizem lá. Mas dizem lá também ser inferior ao Philips 5980k/78 em Divx (problemas com alguns aspect ratios, não possibilidade de atualização de firmware, legendas com fundo, o que eu detesto).

 

[/quote']O chip dele não permite que o firmware seja modificado, eu acho. Não recomendo para DivX por isso.Logo, na minha opinião, se você quer:- DivX - Compre o Philips- Upscale - Compre o Sony- DivX e Upscale - Philipspois:Philips - Bom upscale e DivX ultra mega excelente;Sony - Excelente upscale e DivX meia boca.E o Philips é o player que tem a maior compatibilidade de arquivos, inclusive arquivos MPEG1 e MPEG2, inclusive os mal gravados. Já tive vários players da Philips e todos eles tocam esses arquivos, mesmo os que não tocam DivX.

 

 

 

Fiquei na dúvida de qual dos 2 pegar e cheguei a cogitar ter o 2' date=' um pra Divx, outro pra upscale.

 

[/quote']É uma alternativa, mas eu acho isso desnecessário para quem pretende ter o PS3.

 

 

 

 

 

Minha dúvida: o Play3 pode ser comparável ao Philips em Divx ou é até melhor' date=' devido à atualizações mais abrangentes, já que se trata de um computador [/quote']O fato de ser um computador é irrelevante nesse caso já que só pode ser instalado nele o programa que a Sony permitir.Quanto a qual é melhor para DivX, depende. Em termos de qualidade de imagem o PS3 ganha, até por possuir um upscale muito superior.Em termos de compatibilidade, em teoria o Philips pode ser superior, pois toca muitos arquivos lixão, daqueles bem mal gravados. Há relatos de alguns usuários que dizem que o PS3 não conseguiu ler alguns tipos de arquivos DivX, justamente os arquivos lixão.Contudo, entretanto, todavia, todos os DivX que eu testei no PS3, e não foram poucos, rodaram perfeitamente. Para mim o PS3 está se saindo um excelente DivX player. Acho que só um arquivo lixão, mal gravado, pode dar problema.Portanto, para quem não tem um player de mesa ainda, só o PS3 basta. E ele ainda tem como vantagem ser o único aparelho do mundo que é capaz de rodar DivX de alta definição. Todos os outros DVD players que rodam DivX só reproduzem arquivos de definição padrão.E apesar de a maioria dos arquivos de alta definição disponíveis na internet serem em formato MKV, que ele não roda, não há problema. Tem um programa que transforma MKV em formato VOB, que ele roda, sem conversão, em poucos segundos. Infelizmente nesse caso AINDA não dá para colocar legendas. Se desse eu já tinha abandonado os DivX faz tempo.

 

 

 

(como ele se comporta com o aspect ratio?
Ele manda o arquivo em seu formato original de tela' date=' o que é perfeito. Tem uns players por aí que mandam a imagem em formato letterbox, ou seja, pegam um arquivo em 1.78:1 e adicionam barras pretas. Em uma TV wide o resultado é uma imagem achatada. Tenho dois gravadores de DVD, um d LG e outro da Panasonic e ambos fazem isso e portanto não prestam pra DivX.

 

 

 

Tenho opção de escolher cor de legenda, fonte, tamanho)?
Muita calma nessa hora. Primeiramente porque o PS3 não lê legendas externas diretamente. Não dá pra fazer como no Philips, que você joga o arquivo AVI do filme e o arquivo SRT da legenda dentro de uma pasta com o mesmo nome e ele já lê a legenda. Ele lê legenda INTERNA, o que na minha opinião é muito melhor. Não confunda com legenda embutida, que é um lixo, falo de legenda interna, que você pode selecionar, ligar ou desligar como em um DVD.Para isso você usa um programa qualquer que junta o arquivo do vídeo e da legenda em um único arquivo DivX. Eu uso o AVIAddXSubs. Ele pega o arquivo AVI e o arquivo SRT e cria um arquivo DIVX com áudio e legenda embutidos. Não há encoding ou conversão, logo é algo que se faz em poucos segundos. Ele simplesmente pega os arquivos do vídeo e da legenda e coloca dentro de um container DIVX.Por exemplo, se nós temos os arquivos:nome_do_filme.avinome_do_filme.srto programa transforma ambos em:nome_do_filme.divxque o PS3 lê normalmente. Basta apertar a tecla subtitle no controle remoto para a legenda aparecer. O PS3 também lê o arquivo AVI original sem precisar disso, claro, mas nesse caso sem legendas.E o melhor de tudo, antes de colocar o filme e a legenda dentro do container DivX, você pode escolher como quer a legenda. Qualquer cor, qualquer fonte, qualquer tamanho, qualquer posição na tela. E por isso ele se torna mais versátil que o Philips, já que seu firmware alternativo vem com opções já escolhidas. No PS3 você faz a sua.E dá pra colocar várias legendas em um mesmo arquivo, se quiser testar cores e fontes diferentes ou idiomas diferentes.

 

 

 

E ele pode ser comparado ao dvd da Sony em upscale?

 

Não' date=' o upscale do PS3 é muito melhor que o upscale do DVD player da Sony, que por sua vez é o melhor upscale dos players populares.O upscale do PS3 só pode ser comparado a players top de linha caríssimos tipo os Denon e Oppo, e mesmo assim tem gente que diz que o PS3 ganha deles.

 

 

 

 

 

Mais importante: atualmente, em que eu devo estar antenado para não comprar o PS3 errado?
Na minha opinião erro é não comprar o PS3. A única coisa que você tem que realmente decidir é a região de DVDs que você quer.

 

 

 

Em que devo me ater para não dar um tiro n`água (tipo' date=' comprar um Play3 sem HDMI 1.3 ou profile 2.0)?[/quote']Todos os PS3 são HDMI 1.3. O profile 2.0 nenhum tem de fábrica, pois ele só veio no mês passado com a atualização do firmware. Qualquer que seja o PS3, basta atualizar que será profile 2.0.

 

 

 

 Na Americanas vende o de 40gb e o de 80gb' date=' tenho que comprar o de 80 para que ele rode os meus dvds?[/quote']De novo???smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" />Pela 7864561894156191516511498419615646546154145615645641678965416545614561654651 vez:- Quer um que rode DVDs R1 e R0 - compra o americano.- Quer um que rode DVDs R4 e R0 - compra o mexicano.Lembrando que o mexicano é o de 80 GB que vem com o jogo F1. Todos os outros são americanos. Existe mexicano de 40 GB, mas esse você só encontra no México.Entendeu ou quer que eu desenhe?smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" />

 

 

 

Puta que Pariu Freak, eu quero dar um beijo na sua boca agora. E de língua. Eu estou apaixonado por você e não sei se aguento ficar só durante muito tempo. Vou pegar um disco de vinil de Sidney Magal e ficar olhando a capa do disco por uma meia hora pra ver se me acalmo...

 

 

 

Minhas maiores dúvidas você acabou de tirar: quanto a dvds e divx. Maravilhoso saber que o upscale do PS3 é melhor que o do festejado DVP-NS78HP da Sony e que, em interatividade, os Divx que ele reproduz são mais versáteis que os da Philips 5980k/78, principalmente na questão legenda. Gosto de Divx porque eu mesmo faço a legenda dos meus filme, se alguém diz "I don´t wanna fucking know about you", eu escrevo "eu não quero saber porra nenhuma sobre você" e não o "eu não quero saber de você" que traduzem. Essa opção você fazer seu próprio firmware para as lagendas me deixou animado, eu poder escolher como quer a legenda. Qualquer cor, qualquer fonte, qualquer tamanho, qualquer posição na tela, achei o máximo isso.

 

 

 

É, cara, acho que você me fez decidir por comprar o PS3, principalmente porque eu achei um PS3 mexicano de 80 gb por R$ 1.599,00. 06.gif

 

 

 

Obrigado Freakinho, obrigado Nackinha, obrigado Kakinho, todos vocês me ajudaram muito nessa árdua e expressiva jornada que foi a decisão da compra do PS3. Obrigado mais uma vez. 04.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fala Galera , estou entrando agora no site e nos foruns , putz li as explicaçoes do Freak , sobre o ps3 todas as minhas duvidas foram tiradas , putz vou pegar meu plau 3 hj , to tão ancioso ke nem consegui dormir heuahuehauehuaea , pow o play 3 e simplesmente Fodástico , realmente ele é um otimo aparelho multimidia , e tb há boatos ke ele é um vidio game de primeira , rsssss (Debochado mode on) bom e isso aí como todos ajudam uns aos outros aki eu se tiver alguma duvida vou postar aki esperando a ajuda de vcs e no que eu puder ajudar tb vou ajudar , ( claro kom o tempo espero domar essa mákina ) hehe , vou pegar o meu hj , o rapaz da loja de games e mt show sou cliente dele desde o tempo do Play 1 , entaum ele ta me fazendo no preço de 1.800 PS3 DE 80 GB Americano , com dois jogos ,  Motorstorm , e Call Of Duty 4 , e mais 2 controles um sixaxis e um dual shock 3 , o ruim e ke vou ter ke jogar no cabo av , ke vem no ps3 pois naum tenho um Full Lcd hdtv , isso ae so la pro fim do ano ,vou na cinemaster de 29 mesmo rsss tomare ke bonito mesmo assim , grande abraço fui! 

Link to comment
Share on other sites

Puta que Pariu Freak' date=' eu quero dar um beijo na sua boca agora. E de língua. Eu estou apaixonado por você e não sei se aguento ficar só durante muito tempo. Vou pegar um disco de vinil de Sidney Magal e ficar olhando a capa do disco por uma meia hora pra ver se me acalmo... [/quote']


Obrigado Freakinho' date=' obrigado Nackinha, obrigado Kakinho, todos vocês me ajudaram muito nessa árdua e expressiva jornada que foi a decisão da compra do PS3. Obrigado mais uma vez. 04.gif [/quote']

 

Só pra não deixar passar batido mesmo, apesar de achar que esse post seu ganharia uns dez pablitos Shiryu, não vou reproduzi-lo lá no tópico de posts... digamos memoráveis. No entanto, que fique bem claro que apesar dos diminutivos fofutis, o beijo na boca e de língua (13 ) é só para o Freak... be happy guys... 060606

 

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Eu também' date=' viado. É que minha felicidade transbordou escessivamente assim como a beleza de uma flôr desabrochando tem significado poético. 06.gif [/quote']

 

Humm... 09

E o preço desse Play3' date=' tá show?[/quote']

 

O especialista em perguntas inúteis ataca de novo... 06 compra correndo, aproveita e passa o link 05 Já estou até vendo as perguntas DEPOIS que ele comprar o PS3... 04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É que eu estava tão felizinho, Nakinha.08

 

Brincadeiras a parte, muito foda o programa AVIAddXSubs que o Freak indicou. Serve pra dvd player também. Basicamente, meu problema com legendas, barra de fundo de legenda, legenda sem tempo certo, acabou.

 

Só não estou conseguindo colocar a legenda em uma boa base. Geralmente ela está perto do centro da tela, o que é horrível.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Só pra não deixar passar batido mesmo, apesar de achar que esse post seu ganharia uns dez pablitos Shiryu, não vou reproduzi-lo lá no tópico de posts... digamos memoráveis. No entanto, que fique bem claro que apesar dos diminutivos fofutis, o beijo na boca e de língua (13 ) é só para o Freak... be happy guys... 060606

[/quote']

 

E só me faltava essa. Se esse post se tornar público nem vai precisar ter Pablito.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É que eu estava tão felizinho' date=' Nakinha.08

 

Brincadeiras a parte, muito foda o programa AVIAddXSubs que o Freak indicou. Serve pra dvd player também. Basicamente, meu problema com legendas, barra de fundo de legenda, legenda sem tempo certo, acabou.

 

Só não estou conseguindo colocar a legenda em uma boa base. Geralmente ela está perto do centro da tela, o que é horrível.

 

[/quote']

 

Como não? Basta ir em "Subtitle position" e mudar os valores para escolher a posição vertical e a horizontal.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É que eu estava tão felizinho' date=' Nakinha.08

 

Brincadeiras a parte, muito foda o programa AVIAddXSubs que o Freak indicou. Serve pra dvd player também. Basicamente, meu problema com legendas, barra de fundo de legenda, legenda sem tempo certo, acabou.

 

Só não estou conseguindo colocar a legenda em uma boa base. Geralmente ela está perto do centro da tela, o que é horrível.

 

[/quote']

 

Como não? Basta ir em "Subtitle position" e mudar os valores para escolher a posição vertical e a horizontal.

 

Estava usando 450 em vertical e estava achando meio altinho. Tentei 490 e vou ver se esse vai dar certo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bicho, o PS3 é algo fenomenal. Nunca vi um aparelho tão completo, tão eficiente e tão versátil como esse.

 

Quem pretende ter um, compre o mais rápido possível. Se estiver apertado de grana e quiser comprar um DVD com HDMI para dar uma melhorada no velho DVD com saída analógica, meu conselho é que espere, guarde a grana que ia gastar, coloque numa poupança e vá juntando. Se estiver almoçando fora, leve marmita de casa que sai mais barato. Eu estou fazendo um verdadeiro racionamento para conseguir pagar a TV e o PS3 e aconselho a todos a fazerem o mesmo.

 

O PS3 vale cada centavo investido. Quem não tem um, quem tem dúvidas se realmente vale a pena, ou quem acha que é um simples "videogame", está redondamente enganado.

 

A Sony não precisa me pagar nada. Eu faço e continuarei fazendo propaganda do PS3. Isso é o mínimo que eu poderia fazer para agradecê-la por ter criado uma máquina tão fantástica como essa.

 

Só falta ela lançar e dar garantia no Brasil...06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem, no meu caso, achei que fiz um bom negócio. Dinheiro esgotado pelo que eu gastei na tv, não dava para comprar um PS3 agora (e pra mim só serviria o de 80 gb mexicano, quase 1000 reais a mais que o já caro 40gb americano (isso nas lojas, na internet o preço tá bom mas tem que ser à vista). Dei uma fuçada no dvd (que me custou 368 reais em 0 + 12 sem juros) e percebi que além do excelente upscale (bem melhor que o do Philips, aliás), ele tem um controle de nitidez que faz a imagem saltar aos olhos. Pode ser gargalhante para quem já tem um Play 3 e tá vendo filmes em Blu-Ray, mas em se tratando de standard definition, esse dvd realmente faz diferença.

 

 

 

O que estava mais me freiando na compra do PS3 (além da grana), é o fato de ser um equipamento importado, sem garantia da Sony Brasil. Li relatos de PS3 que esquentam muito e de algumas unidades bem barulhentas. Tive medo de pegar uma unidade dessas e então, como devolver? Mesmo que eu tivesse pego o PS3 perfeito, iria morrer em 1600 reais à vista (na internet) ou uns bons 2.700 (nas lojas). Fora que não tenho como importar discos Blu-Ray, então eu iria gastar uma infinidade de dinheiro para ficar com um aparelho onde eu estaria usando, sei lá, 10% de sua capacidade (só dvd upscalado).

 

 

 

Do jeito que eu fiz, acredito que eu tenha resolvido relativamente barato o problema com meus dvds e num futuro próximo poderei comprar a unidade de 40 gb para ver Blu-Ray. Mesmo que eu comprasse ao mesmo tempo o PS3 40gb para ver Blu-Ray e o DVP-NS78HP para ver dvds, me sairia mais barato que comprar somente o de 80gb. A não ser que o preço do PS3 dispare de agora em diante, acredito que pra mim foi melhor assim.

 

 

 

(Que texto emocionante)Shiryu2008-05-18 00:00:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara, não estou querendo dizer que você fez um mal negócio. Se você está satisfeito você fez um bom negócio.

 

O problema é que essas justificativas para não comprar o PS3 mais parecem desculpas do que justificativas mesmo. A única razão para não se comprar o PS3 é falta de grana. Nada mais justifica para quem busca excelência em entretenimento doméstico. O resto é desculpa esfarrapada.

 

Vamos a alguns pontos que você colocou:

 

 

1 - Preço.

 

Sei que o de 80 GB está sendo vendido por 2.700 nas lojas online, o que eu considero absurdo, e que dá pra pagar menos de 2.000 à vista em certas lojas físicas.

 

Eu acho um absurdo pagar mais de 2.000 no de 80 GB, seja onde for. Esse preço das lojas virtuais é o preço padrão, mas de vez em quando aparecem promoções rápidas que baixam muito esse preço. Tem que ter paciência e ficar olhando todo dia, mas foi assim que eu consegui comprar o 80GB mexicano por 2.000 na Americanas.com em 12 vezes sem juros.

 

E não é tão difícil assim conseguir isso. A grande maioria das pessoas que eu conheço, tanto pessoalmente como pela internet que compraram o de 80GB (americano ou mexicano), pagaram 2.000 ou menos, ou seja, diferença de 400 reais pro de 40 GB, e eu acho que essa diferença vale.

 

2 - DVD com upscale x Blu-ray

 

Por mais que o seu Sony ou qualquer outro aparelho faça um excelente upscale, ele sempre será muito inferior a um BD bem autorado.

 

Você está acostumado com a standard definition? Eu também estava até dezembro do ano passado quando comprei a TV. Bastou eu baixar alguns vídeos em 720p da internet e mandar do computador para a TV para eu me "desacostumar" com o SD.

 

Se você quer continuar satisfeito com seu DVD upscaled, fique longe dos BDs. Se você ver um BD bem autorado rodando em uma TV bem regulada os vídeos SD parecerão bem mais embaçados do que você acha agora.

 

3 - PS3 esquentando, com barulho, etc

 

Bobagem. Donos de lojas de assistência confirmam que a maioria dos problemas que ocorrem com o PS3 acontecem porque os donos não sabem usar direito. Tem gente que liga direto na tomada, em benjamim, ou enfiam o coitado dentro de racks apertados ou até mesmo fechados, o que força o aparelho a aumentar a velocidade do cooler para dissipar o calor que não tem por onde sair.

 

E detalhe, não tenho conhecimento de PS3 que tenha dado defeito por causa de aquecimento. Tem até um teste divulgado na internet, onde colocaram ele dentro de uma sauna e o bicho funcionou o dia inteiro.

 

A maior parte dos problemas no PS3 é quando queima o leitor Blu-ray, que não é um problema difícil de se resolver, pois esse leitor custa 60 dólares pela internet e você mesmo pode trocar. Tem vídeos ensinando como fazer isso.

 

Quanto ao barulho, as pessoas se esquecem que o PS3 é um computador. Todo computador esquenta bastante, e por isso tem vários ventiladores para dissipar o calor interno. O PS3, como qualquer computador, também tem ventilador que faz barulho, mas é um barulho insignificante perto de outros computadores. Eu uso computadores desde 1992, em casa, na escola, na faculdade, no trabalho, e todos eles sempre fizeram muito mais barulho que o PS3. É engraçado alguns perfeccionistas se queixarem do barulho do cooler do PS3 e não se queixarem do barulho dos computadores que nos acompanham há tantos anos. E tem muitos eletrodoméstico ou eletrônicos como DVD recorders que fazem mais barulho que o PS3.

 

Seu barulho é imperceptível pra mim em condições normais. Só consigo ouvir de madrugada, e com todos os aparelhos da casa desligado, e ainda assim tenho que chegar bem perto dele.

 

Tenham santa paciência. Isso está parecendo mais um daqueles mitos ou lendas da Internet.

 

 

4 - Como devolver se tiver problema?

 

Não entendo o problema aqui. Se você compra em uma loja da internet e vier com defeito, é só pedir pra trocar, ou, melhor ainda, desistir da compra e receber o dinheiro de volta. Você tem 7 dias por lei para fazer isso.

 

Em uma loja física teste na hora.

 

5 - Sony não oferece garantia no Brasil.

 

É sim um problema, mas não é o fim do mundo. O PS1 e o PS2 também sofreram do mesmo mal mas mesmo assim foram um grande sucesso aqui.

 

Além do mais, por lei, quando o fabricante não oferece garantia, a loja que vende ou importa é obrigada a dar essa garantia. E tem lojas que oferecem garantia estendida. Tem gente que comprou no Shoptime e Extra online ou loja física da Fnac com garantia estendida de dois anos.

 

 

6 - Problemas com importação de discos.

 

Esse é um problema que eu tenho, mas não deixo de comprar meus BDs importados por causa disso.

 

Eu até poderia importar normalmente, mas tem dois problemas, primeiro que eu não tenho paciência para esperar. Quando eu compro pela internet, recebo em dois ou três dias no máximo. Às vezes recebo em um dia. Não tenho saco para importar e esperar longas semanas para receber. E muito menos tenho tempo para ir no correio buscar mercadoria caso tenha que pagar imposto, já que bate com o meu horário de trabalho.

 

O que eu faço? Compro com pessoas que importam e vendem. No Mercado Livre tem várias e já comprei várias coisas lá assim. E paguei em média 60 reais em cada BD importado. E conversando com certos vendedores e comprando fora do ML, dá pra sair mais barato ainda. Tem um que sempre me manda as novidades em planilhas do excel para pagamento fora do ML. Já vi BD ali anunciado por 44 reais.

 

Isso sem falar dos nacionais mais baratos como os da Sony, que você pode comprar em loja online colocando cupom de desconto e sai bem mais barato.

 

São preços ainda caros? São, com certeza, mas pra quem gastava muito com DVDs como eu não é tão ruim assim. O que eu gastava pra comprar três DVDs eu compro 1 BD hoje, e vale a pena.

 

 

7 - Não vou usar pra ver Blu-ray.

 

Mentira. Você vai sim. Nem que seja por curiosidade. E quando ver o primeiro, não vai querer parar mais.

 

E nos grandes centros já tem algumas locadoras que locam BDs pelo mesmo preço dos DVDs. Isso pra quem gosta de locação, o que não é o meu caso.

 

 

8 - Só vou usar 10% da capacidade.

 

Outra mentira. Essa parece aquela lenda de que o homem usa somente 10% da sua capacidade cerebral.

 

O DVD com upscale muito superior a qualquer player de mesa popular você já disse que vai usar. Quanto ao resto...

 

Primeiramente, mesmo que você não use o Blu-ray agora vai usar no futuro, portanto, é investimento garantido. O preço do PS3 não vai cair, pois atualmente está em seu limite. Pra cair só se o governo diminuísse os impostos de importação, e é mais fácil eu ganhar na mega sena acumulada dez vezes do que isso acontecer. E nem é preciso dizer que o PS3 é o melhor BD player profile 2.0 disponível atualmente.

 

Você gosta de DivX e nisso o PS3 é muito bom. Imagine deixar vários episódios de uma série ou vários filmes no HD do PS3, e ter direito a um preview animado simultâneo de todos esses arquivos, e poder assistir tudo isso escolhendo pelo controle remoto como você faz com canais de TV, e com qualidade espetacular. Tem certeza que você não ia usar esse recurso??? E ainda é o único aparelho onde você pode assistir arquivos de alta definição.

 

Imagine assistir um slide de fotos no PS3. É infinitamente superior do que assistir em um player de mesa, que não tem tanta capacidade, ou ligando a câmera na TV. Suas fotos ganham detalhes que antes passavam despercebidos, e ainda carregam em fração de segundo. Os recursos de apresentação são deslumbrantes, como em um álbum de fotos. É impossível explicar. Se for no de 80 GB é mais fácil ainda, pois é só tirar o cartão da máquina e espetar no PS3 que ele lê tudo.

 

Para músicas então nem se fala. Além da qualidade de som ser nitidamente superior a qualquer aparelho de som mais popular, tendo sua qualidade tida até como superior aos players de áudio top de linha, ele tem os recursos básicos como colocar um CD e ele pegar os nomes do álbum, artista e música na internet, playlists, ripar do CD para o HD, etc. E como o HD é grande, dá pra deixar centenas de músicas lá. E enquanto as músicas tocam, são exibidas belíssimas imagens. Tem um set de imagens em movimento da Terra e do espaço em alta definição que é magnífico.

 

Tem certeza que você não ia usar nada disso??? Eu acho que ia sim.

 

E ainda dá pra quebrar um bom galho navegando na internet com o navegador dele, usando o SixAxis de qualquer lugar. Não substitui um IE ou Firefox da vida, mas para coisas rápidas como ver as notícias é uma mão na roda.

 

E como qualquer computador não poderia faltar um programa de chat também, onde dá pra adicionar amigos, conversar através do fone Bluetooth, etc.

 

Isso sem falar nos presentinhos da PSN, como os trailers em 1080p que você pode baixar dos filmes recentes, como o que eu baixei do Indiana Jones semana passada com imagem espetacular, ou dos BDs que serão lançados.

 

Tem certeza que nada disso te interessa?

 

Ah, já ia esquecendo, ele também é videogame de última geração. Dê uma olhada em jogos como Uncharted, com gráficos, visuais e jogabilidade deslumbrantes, ou no Gran Turismo 5 Prologue, que também manda em 1080p, e veja do que estou falando. São jogos que também podem ser comprados bem baratos seguindo o mesmo esquema dos filmes em BD que já expliquei, ou até baixados da PSN usando cartão internacional sem pagar imposto nenhum.

 

E mesmo que não compre nenhum, tem DEZENAS de demos que você baixa na PSN de graça e permitem uma boa brincadeira, alguns permitindo até jogos online.

 

Provavelmente tem mais coisa que eu esqueci. Como eu já disse, se eu fosse destrinchar tudo o que o PS3 faz, daria para escrever um livro.

 

Portanto, digo e repito, quem gosta de tecnologia, filmes, música, alta definição, ou seja, qualidade em Home Entertainment, só não compra o PS3 por falta de grana. Não há outro motivo.

 

Portanto, pare de inventar desculpas e comece a economizar...06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara, assino embaixo das sábias palavras do Freak. Eu torrei uma mixaria q eu tinha guardado com uma TV e catei o Play em 10 x sem juros no cartão. Por um lado é foda, eu detesto parcelas, normalmente cato minhas coisas á vista ou em 2 ou 3 vezes, mas dessa vez tive q encarar um parcelamento longo, do contrário ficariam parcelas muito altas pro meu salário de fome. Mas o equipamento vale cada níquel investido nele. A diferença de qualidade dele é absurda!Outro dia um panaca do meu trabalho veio dizer q as diferenças em termos de imagem e tals só eram perceptíveis pra entendidos.. Uma ova!!! E só p ter uma idéia, minha mãe q é totalmente leiga nesses assuntos deu uma espiada esse dias qdo eu tava vendo um filme no PS3. Singelamente no seu desconhecimento, me perguntou,  nas palavras dela, o q eu faço q a imagem dos filmes é infinitamente mais bonita na minha TV. Levei um tempo explicando da melhor maneira possível q a diferença tava no player e não na TV. O + engraçado foi q ontem ouvi ela falando pro meu padrasto q queria "um aparelho como aquele do Fábio(eu)" pra ver filmes pq a imagem fica muito melhor. Achei massa o entusiasmo dela com a coisa. Uma pena q só vai durar até ela descobrir quanto custa.06

De qqr modo, to muito sartisfeito com esse aparelho. os jogos são muito bons, to viciado no Formula 1(isso q to só com o demo) e tenho jogado Pro Evolution Soccer online com um pirralho argentino q conheci através do esquema online do jogo mesmo... Uma pena q minha conexão tem dias q tá uma bosta, aí não rola jogo... Fora isso tem a imagem estupenda pra ver filmes. O meu é americano, então só tenho visto nele meus DVDs região 1 e um ou outro BD q tenho catado emprestado de um cliente meu q tem vários... Mas a imagem do DVD é fica ótima e a dos BD é próxima do inacreditável... Aparelho nota 10!!

 

E Freak, abre o jogo pra galera, vc trabalha na Sony q eu sei!!! Ou fez um curso com módulos "Fundamentos do PS3" e depois fez "PS3 Avançado".

060606

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ei Freak, eu disse que o problema maior (e disparado) é a grana mesmo. Postei um link em que tinha um PS3 80gb mexicano sendo vendido por 1.599 reais, o problema é que eu só teria esse money se fosse um valor a ser dividido sem juros. Todos nós temos receio com equipamentos novos, mas eu não deixaria de comprar um PS3 porque esquenta ou por fazer barulho (se bem que esse me incomodaria, dependendo da intensidade do barulho), não teria condições de comprar em uma loja física ou virtual como Americanas pelo preço de 2.700 reais, então como eu devolveria meu PS3 pro cara que eu postei o link? Claro que dá, mas eu estou afim de passar longe de burocracia.

 

 

 

O segundo maior problema seria justamente a falta de dinheiro para comprar discos Blu-Ray, principalmente importar eles. Tenho a maior curiosidade de ver um filme assim, mas acho bem caro o preço deles e importar talvez não seja tão fácil pra mim. Por isso, falei que eu só usaria uns 10% da capacidade total dele, não sou de jogar video game (tudo bem, ainda não vi os jogos do Play 3). Esqueci que eu poderia baixar trailers em HD pela internet, mas isso só faria aumentar minha ansiedade com relação à compra de discos Blu-Ray.

 

 

 

Portanto, não comprei o Play 3 porque não tenho dinheiro pra tanto no momento, mas eu não estava mais aguentando ver filme em 480i atraves de cabo Super Vídeo, então este Sony DVP-NS78HP foi bem-vindo.

 

 

 

Ma você pode apostar que eu queria mesmo um PS3, só que meu bolso doia toda vez que eu pensava nele. 06.gif

 

 

 

* Você acha que eu estou feliz vendo filmes em dvd upscalado, mesmo sendo um ótimo upscaler o dvd da Sony? Claro que não, eu só estou momentaneamente me enganando. 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só uma coisa galera:

 

Ontem aluguei 2 filmes BD, Alien vx Predator 2 e A Ilha. Quando os assisti, permaneceram aquelas 2 tarjas pretas horizontais na tela.

 

Minha TV é uma HD Ready 720p 37" (Acer AT3720 1366x768 Pixel LCD), nao é Full HD, mas está conectada por cabo HDMI com o Play 3 (atualizado p. versao 2.30).

 

Quando desabilito a resolucao 1080i, deixando com 720p (através do Play), o tamanho das tarjas pretas diminui pouca coisa (fica uns 4 dedos superior e 3 inferior) ao assistir aos filmes, mas permanece.

Utilizando a funcao zoom da TV, as tarjas somem, mas a imagem fica esticada.

 

Já com o jogo GT5, fica perfeito ocupando a tela toda. Em filmes DVD também fica ótimo.

 

Entao:

 

1.Minha TV estaria mal calibrada ou danificada?

2.Isso acontece porque ela nao é uma Full HD?

                             ou

3.Isso é normal pois o filme foi feito neste formato (taxa de relacao 1.85 ou 1.77:1, etc)

 

Com vcs é a mesma coisa?

Dá um toque por favor quem puder :)

 

Abraco.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...