Jump to content
Forum Cinema em Cena

MPB: Música Popular Brasileira


ArcAngel
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eis o estilo da nossa música, se seria mesmo apenas um estilo, marcado por seus ícones. Por uns considerada a parte cool ou cult da

variedade musical do Brasil. Por outros considerada a parte que envolve

todos os cantores e bandas que atraem excessivamente o povo do Brasil.

 

 

 

Enfim, o que realmente é a MPB, e a quem é direcionada? Quem são

realmente seus ícones, e como definir quem faz parte deste popular, ou

seleto grupo?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 Elis Regina , Chico Buarque , Caetano , Zeca baleiro , Lenine , Milton Nascimento , Tom Zé , etc .. temos muita coisa maravilhosa da qual gosto , e mais que gostar eu admiro por isso talvez não escute tanto , não sei se infelizmente ou felizmente meu gosto se direcionou mais ao Rock ingles , Rock internacional em geral ..

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

O MPB é a definição de brasilidade na música mas não acho que seja popular. É um estilo rebuscado e trabalhado e talvez por isso seja considerado elitista. Também porque a o estilo exige um pouco mais do ouvinte pois muitas músicas precisam ser interpretadas e tem umas letras muito inteligentes, talvez é isso que a afata das massas, a preguiça de pensar um pouco.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • 2 months later...
  • Members

Vamos falar de pagodesmiley36.gif

A Mpb caiu no esquecimento...

Não concordo com o que vc diz, Magnus. Acontece que desde sempre a MPB foi, infelizmente, uma musica para poucos e ela não precisa estar na mídia para ser boa e muito menos apreciada. Acho q nunca vai morrer pois sempre haverá alguém disposto a fazer algo de qualidade.  


rafasomebody2006-2-26 1:0:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Rafa levou a sério o que eu falei' date='como se a MPB fosse pagode,é só porque o tópico caiu no esquecimento,como várias coisas legais aqui,os tópicos só rendem com temas polêmicos,e lá no início eu devo ter dito o que escuto da MPB.[/quote']

Eu percebismiley36.gif

Pelo menos ainda temo o topico pagodaoosmiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Rafa levou a sério o que eu falei' date='como se a MPB fosse pagode,é só porque o tópico caiu no esquecimento,como várias coisas legais aqui,os tópicos só rendem com temas polêmicos,e lá no início eu devo ter dito o que escuto da MPB.[/quote']

Eu percebismiley36.gif

Pelo menos ainda temo o topico pagodaoosmiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

"Temo" do verbo temer?smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Hehehehe finalmente um tópico de MPB, sou fanzasso do Chico Buarque de Holanda, acho ele o compositor mais completo do mundo, nunca vi ninguém nessa vida fazer música melhor que ele. É um gênio e um dos grande, senão o maior, nome da música popular brasileira dessa geração. Entre outros gosto também de Elis, e das mais atuais, adoro Maria Rita, Ana Carolina, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, entre outras...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O MPB é a definição de brasilidade na música mas não acho que seja popular. É um estilo rebuscado e trabalhado e talvez por isso seja considerado elitista. Também porque a o estilo exige um pouco mais do ouvinte pois muitas músicas precisam ser interpretadas e tem umas letras muito inteligentes' date=' talvez é isso que a afata das massas, a preguiça de pensar um pouco.[/quote']

Concordo plenamente.

Outro problema para as "massas" é a preferência por músicas digamos, mais dançantes. É por isso que se escuta demaaaaais por aí (eu escuto muito) que MPB é chata, que dá vontade de dormir, etc...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Acredito que a MPB está sendo deixada um pouco de lado só pq as músicas já não tem a "função" que tinham na época do Chico Buarque, Caetano, Gilberto etc (ditadura)

 

Mas particularmente adoro o Zeca Baleiro e acho as músicas do Lenine boas demais!

Maria Rita as vezes me lembra muito a mamãe...

 

Alguém aqui ouviu e gostaria de expor a opinião sobre o CD do Pedro Luis e a Parede com Ney Matogrosso?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acredito que a MPB está sendo deixada um pouco de lado só pq as músicas já não tem a "função" que tinham na época do Chico Buarque' date=' Caetano, Gilberto etc (ditadura)

Mas particularmente adoro o Zeca Baleiro e acho as músicas do Lenine boas demais!
Maria Rita as vezes me lembra muito a mamãe...

Alguém aqui ouviu e gostaria de expor a opinião sobre o CD do Pedro Luis e a Parede com Ney Matogrosso?
[/quote']

Guinevere, concordo com vc mas acho q ainda existe uma grande público para a MPB. E se a antiga "função" da musica dita popular brasileira era de contestar o sistema, n acho q ela perdeu essa característica. O próprio Zeca Baleiro e o Lenine fazem isso muito bem, acontece q pra um público bem menor do que antes. Em relação ao Cd do PL e Parede junto com o NM, esse é muito massa. Antes não dava nada por ele, mas depois que eu escutei com mais atenção, eu gostei bastante. As letras e arranjos são muito bons, de uma qualidade pouco vista. E eu tava dando uma olhada nos trabalhos do Pedro Luis e a Parede e também são muito bons, principalmente um disco chamado Seres Tupy. Super recomendados. É isso, valeu! 

rafasomebody2006-6-15 22:53:11
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...


Alguém aqui ouviu e gostaria de expor a opinião sobre o CD do Pedro Luis e a Parede com Ney Matogrosso?

Maravilhoso... combinar a massa rítmica de Pedro Luis e a Parede com o timbre único do Ney foi um toque de gênio... aliás Ney se firma não só como um grande intéprete mas também como um descobridor de talentos (como fez quando regravou Pro dia nascer feliz do Cazuza, reza a lenda que arrancou Cazuza da cama às 9:00 da manhã dizendo "acorda pra ganhar dinheiro") aliás, o último disco dele também está ótimo...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

370189p.gifDVD Maria Rita - Segundo - Ao Vivo

Impressionante como Maria Rita tem a mesma competência musical da mãe. Não é à toa que se diz: filho de peixe, peixinho é. O mesmo timbre de voz, o mesmo balanço e a mesma linha melódica e de repertório da sua mão, Elis Regina.

Uma grande revelação e um show imperdível. Vale a pena assistir. Para matar a grande saudade de Elis e para valorizar o talento da filha.

Maria Rita... uma estrela em ascenção na MPB. Já revi inúmeras vezes...

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...