Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ensaio Sobre a Cegueira - dir: Meirelles


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Replies 345
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Alunos da Escola Magia do Cinema farão estagio em filme de Fernando Meirelles

 

A Prefeitura Municipal de Paulínia através da Secretaria de Paulínia contemplou Nove produções cinematográficas para receber os subsídios através do Fundo Municipal da Cultura, Lei de Incentivo Fiscal e pelas Comissões, um dos projetos selecionados foi o filme dirigido por Fernando Meirelles, Ensaio sobre a Cegueira, uma produção internacional estrelada por Juliane Moore, Gael Garcia Bernal e Alice Braga. É uma adaptação do romance de José Saramago, no qual uma cidade é atacada por uma praga onde todos os moradores ficam cegos, exceto a mulher de um médico, o filme será distribuído pela Fox Filmes do Brasil.

Em contra partida todas as produtoras deverão selecionar a participação de 10 estudantes da Escola Magia do Cinema, que trabalharão como estagiários nos projetos, contratação de no mínimo 50% de figurantes residentes no Município de Paulínia e gastar o mínimo de 40% do valor recebido no comércio da cidade, de acordo com a legislação pertinente.

Para a Pré Produção serão selecionados:

04/ Setembro - Workshop
Técnico Ator - 02 Alunos

06/ Setembro - Adereços
Cenografia - 02 Alunos

Para a Filmagem serão selecionados:

12/ Setembro
Produção - 02 Alunos

14/ Setembro
Direção - 02 Alunos

29/ Setembro
Figurino - 02 Alunos


Essas vagas serão preenchidas através de sorteio realizados pela Secretária de Cultura Tatiana S. Quintella durante as aulas.

“O objetivo da Escola é estimular profissionais no desenvolvimento e formatação de projetos audiovisuais, além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho”, afirma a Secretária de Cultura, Tatiana Stefani Quintella.

Gary Fisher2007-09-04 16:51:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oi.

Acho que nunca tive uma expectativa tão boa a respeito de um filme.

 

Quando li o livro pensei nele como filme. Nas dificuldades, como colocar na tela a sensação de cegueira que a gente acaba sentindo até a beleza de certas cenas como quando a protagonista sai sozinha pelas ruas quase vazias da cidade.

 

Com este elenco e Meirelles... 10.gif
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sei como passaram esse livro para as telas hehehehe....o livro é exelente. to ansioso pelo filme é esperar e ver, gostei da foto....apesar de que ela não deve ser imagem final deve ser mexida para dar um toque menos claro sei la.....

 

gostei da caracterização da atriz, e eu imaginava a mulher do medico diferente heehehehe

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Diretor chega ao Uruguai para filmagens da adaptação da obra de Saramago.
Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Alice Braga estão no elenco.

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles está em Montevidéu para começar a rodar as cenas da adaptação cinematográfica de "Ensaio sobre a cegueira", do Prêmio Nobel português José Saramago, disse à AFP a El Camino Films, encarregada da produção local.

Para as filmagens, é aguardada para "as próximas horas" a chegada a Montevidéu de Julianne Moore, Mark Ruffalo e Danny Glover, entre outros, que protagonizarão o filme.

As filmagens "começarão no sábado e se estenderão durante toda a semana que vem nas locações da cidade velha" e não deverão ser suspensas devido a mudanças climáticas.

Saramago vendeu os direitos de seu "Ensaio sobre a cegueira" à produtora canadense Rhombus Media, que co-produzirá o filme -- cujo nome original será "Blindness"-- com a produtora inglesa Potboiler Productions, que contratou Meirelles, e com empresas do Brasil e do Japão.

New%20York%20Times
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estudantes de cinema tiram sorte grande e vão trabalhar em megaprodução de Meirelles
t.gif
Alunos da Escola Magia do Cinema foram sorteados para fazer parte da equipe de um dos maiores cineastas da atualidade

t.gif

 

 

 

 

 

empty.gif
Os estudantes Lazaro Lupi e Karina Emerick Cevarolli, da cidade de Paulínia, a 118 quilômetros de São Paulo, estão comemorando como se tivessem ganhado na Mega-Sena. Não, os dois não ficaram milionários. Alunos da Escola Magia do Cinema, eles foram sorteados, entre dez pessoas, para trabalhar em "Ensaio sobre a cegueira", novo filme de Fernando Meirelles, um dos mais aclamados cineastas da atualidade. E os sortudos estagiários já sentiram o gostinho de saber como será o trabalho. Na semana passada, Lazaro e Karina visitaram a O2, produtora de Meirelles, e conheceram parte da equipe com a qual vão trabalhar. Eles não escondem o deslumbramento.

- Nunca estive em um estúdio de gravação. Achei tudo lindo. É muito grande e tem várias partes: um lugar para edição, outro para gravação... Tem ainda um local onde as pessoas escrevem. As salas são todas decoradas e algumas as paredes estão cheias de fotos da equipe. Tudo é moderno, branco, de vidro. Não dá nem para acreditar. Eu não tenho palavras. Parece um sonho - diz Karina, que tem 19 anos e é técnica em química.

Tanto Karina quanto Lazaro começaram o curso profissionalizante para atores no dia 13 de agosto, na Escola Magia do Cinema, que é mantida pelo Senac e pela Fundação Getúlio Vargas. Nenhum dos dois havia estudado cinema ou teatro antes.

- Para fazer qualquer curso de arte, tínhamos que ir para Campinas ou São Paulo, pois não havia nenhuma escola em Paulínia - conta Lazaro, que tem 42 anos e trabalha como supervisor de produção.

Antes da oportunidade de estágio no filme de Meirelles, Lazaro já trabalhou como ator em um presépio vivo em Paulínia e chegou a atuar em alguns comerciais para a TV da cidade.

- A gente só envelhece quando deixa de sonhar. Meu sonho é fazer cinema e teatro e estou agarrando essa oportunidade com unhas e dentes - diz Lazaro.

- Durante a dinâmica da qual participamos, tínhamos que aprender a nos comportar como cegos. Primeiro ficamos com os olhos vendados por mais de uma hora, fazendo várias atividades, conforme iam nos falando, para desenvolver outros sentidos além da visão. Depois, tínhamos que fazer a mesma coisa desvendados - conta Karina.

A equipe da O2 se apresentou para Karina e Lazaro e explicou qual será a função de cada um na produtora e no filme, que foi um dos nove selecionados para receber recursos do fundo municipal de cultura pela lei de incentivo fiscal de Paulínia, que é o maior pólo petroquímico da América Latina. Em contrapartida, cada uma das produtoras premiadas deve utilizar como estagiários dez alunos da Escola Magia do Cinema, inaugurada em agosto deste ano, contratar no mínimo 50% de figurantes residentes na cidade e gastar 40% do valor recebido no comércio local.

"Ensaio sobre a cegueira", uma adaptação do livro homônimo de José Saramago, é o quinto longa-metragem de Fernando Meirelles. Metade do filme será rodado em São Paulo e a outra metade, em Guelph, cidade a uma hora de Toronto, no Canadá. As filmagens começaram em 24 de agosto. No elenco, estão Julianne Moore, Gael Garcia Bernal, Danny Glover, Mark Rufallo e Alice Braga.

Fazem parte da equipe de "Ensaio sobre a cegueira" os mesmos profissionais que trabalharam com o diretor em "Cidade de Deus": César Charlone na fotografia; Daniel Rezende na montagem; TulePeak na direção de arte; Gui Ayrosa no som; Alessandro La Roca na finalização; e Ana Van Steen na maquiagem. Acompanhe o processo de produção do filme no blog criado por Meirelles.
Thiago Araujo2007-09-16 17:39:40
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi o blog e o que mais me impressiona no Fernando é a grande pessoa que ele demonstra ser ao evidenciar as suas inseguranças diante de uma arte que ele manja tanto ... o que mostra que o sujeito ainda se surpreende com o que faz, que ainda existe o "frio na barriga" ... é um filme a ser visto !!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Magnífico"

A chegada da atriz americana Julianne Moore ao Brasil, tratada até agora como segredo pelos produtores do filme "Blindness", do brasileiro Fernando Meirelles, foi confirmada para a próxima semana. O cuidado se justifica: por onde passa, Julianne pára o trânsito.


 ep.gif

Foi assim no centro de Montevidéu, no Uruguai, no domingo, onde ela filmou cenas do longa de Meirelles. Num dos intervalos, a atriz se aproximou do público, aglomerado em frente ao set sob um frio de cerca de 6º, e distribuiu autógrafos e sorrisos. "Fernando Meirelles é magnífico. Magnífico. É um dos melhores diretores do mundo hoje", disse ela à coluna na fria tarde de domingo.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...