Jump to content
Forum Cinema em Cena

Festival do Rio - 8ª edição (2006)


Recommended Posts

  • Replies 168
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

O resto da minha lista (já comprados):

 

Container - Amanhã no Palácio

O Grito das Formigas - Domingo no Estação Botafogo

A Comédia do Poder - Dia 30, no Fashion Mall

O Amigo da Família - Dia 1º em Ipanema

O Labirinto de Fauno - Dia 1º em Ipanema

Gabrielle - Dia 2 no Barra Point

A Terra Abandonada - Dia 5 no Espaço Unibanco

Um Casal Perfeito - Dia 5 no Espaço Unibanco

 

Até que pra primeiro Festival tá mais que bom, mas eu ainda vou ver se consigo dinheiro e tempo pra ver Fonte da Vida, Babel, Medo e Obsessão, Candy e Lemming.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Colocando as minhas impressões (ainda que prejudicadas) do primeiro filme que eu vi no "Festival do Rio":

As Torres Gêmeas - Infelizmente não poderei fazer um comentário mais embasado pois por causa do maldito trânsito da Ilha do FUndão cheguei meia hora atrasado.Zangado Mas posso dizer que Oliver Stone faz o dever de casa direitinho: Ao invés de impor o seu estilo agressivo de filmar, ele aparece com uma câmera que, em certos momentos é intimista, se limitando a apenas acompanhar o sofrimento das duas famílias. Cage e Michael Pena (principalmente) estão bem nos seus papéis, assim como Maria Bello e Maggie Ghylenhal. No mais, um bom filme que consegue transpor para a telona todo o sofrimento e angústia que o povo americano sofreu no 11/09.

 

Nota - 7,5/10 (podendo mudar)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

pra quem pediu para eu falar sobre o "sexta feira ou um dia qualquer" :


olha... MUITO LINDO o filme. qualquer frame dele daria uma fotografia de deixar até danid lachapelle no chinelo, e o diretor tava la!!!!


aaaaaa



cara, acho que nunca vi um filme com imagens tao bonitas. todo em tons pálidos, é foda de morrer. ele utiliza o foco de uma forma muito diferente e linda, nossa, amei. a historia em si nem é GENIAL, mas é muito boa tb. Remete à robson crusoé.


nota: 8/10


e para o filme "Ruído": roteiro excelente, 7,5/10
artemis_delarge2006-09-23 00:01:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

illusionist_01s.jpg 

 

 

O Ilusionista

 

Com Paul Giamatti e Edward Norton

 

7 de 10.

  

Primeiramente, vale disser que este é um bom filme, mas que eu esperava mais. Afinal, não é todo dia que dois de meus atores favoritos se encontram. Alias, Norton era meu favorito até um tempinho atrás, mas o tempo foi passando e passei a gostar mais de outros atores. Alias, a cada novo filme que vejo com Paul Giamatti fico mais fascinado com o ator. Acredito que quando ver Anti-Herói Americano ou A Luta Pela Esperança devo promovê-lo a meu ator favorito da atualidade. Ok, voltando ao filme...

Acredito que (spoilers a frente) ele cometa um erro ao decidir ter o personagem de Edward Norton como protagonista. Ou melhor, te-lo como protagonista durante a primeira metade, já que na segunda é o personagem de Giamatti que se sobresai. Bem, voltando ao tema, se não tivesse Norton como protagonista, o personagem dele poderia ser mais eudeusado, já que é evidente o facínio que o Inspetor tem pela sua pessoa, o que faria com que a revelação no final soasse mais forte. Ao mostrar detalhes da personalidade do Ilusionista, o filme deixa o personagem com uma aura hora humana, hora sobrenatural, e acredito que o filme não soube jogar bem com isso.

Jessica Biel e Edward Norton falham miseravelmente em tentar ter uma boa química. Suas cenas juntas teriam de ser reduzidas para funcionarem melhor, ou serem empurradas para o final, para serem vistas com o twist que ocorre (mas, para isso, Giamatti teria de assumir como o protagonista total do filme, o que me teria agradado muito). Do jeito linear que foram colocadas, ficaram enfadonhas e simples demais.

Jessica Biel apresenta uma interpretação apenas correto e ocorre algo interessante entre os estilos interpretativos de Norton e Giamatti: Eles colidem. Enquanto Norton tenta construir um personage amargo, mas real, Giamatti transforma seu personagem em alguem extremamente simpático, mesmo o roteiro não buscando isso, fazendo com que o personagem não tenha a mesma realidade que o de Norton. Isto gera um efeito estranho, porém curioso, nas cenas em que ambos os personagens estão juntos.

A trilha sonora é facilmente esquecida e a direção não tem nada de mais. O roteiro é bom, mas já expliquei o que eu mudaria nele. Colocaria Norton como coadjuvante e Giamatti como único protagonista.

Em suma, um filme que vale uma conferida, mas sem pressa. Se quiser, espere passar na TV. Não será nehhum grande sofrimento e vc poderá assistir ao filme no conforto de sua casa.

 

 

Infelizmente, talvez seja meu único filme no festival, pois Babel e A Scanner Darkly esgotaram. Babel não me fará sofrer, mas sinto ter de ver ASD em DVD. Espero que o bom público no festival faça a distribuidora mudar de idéia, apesar de duvidar muito... Se bem que posso procurar por outros filmes, como Miss Sunshine, mas estes eu estava esperando entrar no circuito comercial mesmo para ir ver. Uma pena mesmo...
Yoh Asakura2006-09-23 00:46:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Expectativa

- A Ponte, 2006, de Eric Steel - bolalaranja.gif

Foco Canadá

- C.R.A.Z.Y., Loucos de Amor, 2005, de Jean-Marc Vallée - 1estrela.gif

Geração

- Alesha, 2004, de Konstantin Bronzit - 1estrela.gif

Latina

- Carnaval de Sodoma, 2006, de Arturo Riepstein - bolalaranja.gif
- Meus Quinze Anos, 2006, de Richard Glatzer e Wash Westmoreland - bolalaranja.gif
- Ruído, 2006, Marcelo Bertalmío - bolalaranja.gif

Midnight

- El Topo, 1969, de Alejandro Jodorowski - 3estrelas.gif

Panorama

- 100 Escovadas Antes de Dormir, 2005, de Luca Guadagnino - bolalaranja.gif
- A Comédia do Poder, 2005, de Claude Chabrol - 2estrelas.gif
- A Dália Negra, 2006, de Brian De Palma - 4estrelas.gif
- O Grito das Formigas, 2006, de Mohsen Makhmalbaf - bolalaranja.gif
- Homem-Filme, 2005, de Alain Cavalier - 2estrelas.gif
- Luzes na Escuridão, 2006, de Aki Kaurismaki - 3estrelas.gif
- Princesas, 2005, de Fernando León de Aronoa - bolalaranja.gif
- Time, 2006, de Kim Ki-Duk - 1estrela.gif
- Verão em Berlim, 2005, de Andreas Dresen - bolalaranja.gif
- The Wind That Shakes the Barley, 2006, de Ken Loach - 1estrela.gif

Visconti

- Belíssima, 1951, de Luchino Visconti - 3estrelas.gif
- Sedução da Carne, 1954, de Luchino Visconti - 4estrelas.gif
- Noites Brancas, 1957, de Luchino Visconti - 4estrelas.gif
- O Leopardo, 1963, de Luchino Visconti - 4estrelas.gif
- Os Deuses Malditos, 1969, de Luchino Visconti - 3estrelas.gif
- Morte em Veneza, 1971, de Luchino Visconti - 4estrelas.gif
- Violência e Paixão, 1974, de Luchino Visconti - 4estrelas.gif
- O Inocente, 1977, de Luchino Visconti - 4estrelas.gif
- Luchino Visconti, 1999, de Carlo Lizzani - 1estrela.gif

ser amigo de certos jornalistas me dá uma certa vantagem.
Katsushiro2006-09-23 11:40:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi Desilusões ontem. Os diretores estavam na sessão. Achei bem fraquinho...

 

Vi também O Ilusionista, que achei bom e o Nenhum Corpo é Perfeito, que é interessante. Achei que fosse ser mais 'bizarro', mas é meio documentário pra TV, mesmo com cenas bem explícitas.

 

Hoje foi dia do SENSACIONAL Clerks 2 e do sensacionalista e raso A Ponte, que achei bem longe do 'soco no estômago' que estavam alardeando.

 

Agora tô indo ver C.R.A.Z.Y. Amanha escrevo melhor sobre tudo ;)

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Segundo filme assistido no "Festival do Rio":

 

Pro Dia Nascer Feliz - Documentário que, a partir de depoimentos de jovens de várias classes sociais de três estados do Brasil e professores, tenta (com algum sucesso) traçar um perfil da educação do Brasil, além de tentar expor os seus problemas. O filme em momento algum tenta mostrar soluções milagrosas para o problema da educação (o que encarto como ponto positivo, pois o problema, na atual situação do país, é complexo demais para tentar apresentar uma solução em pouco maisde uma hora e meia de filme), mas também não apresenta nenhum fato desconhecido para alguém que acompanha razoávelmente a situação do país. De qualquer modo, vale pelo conteúdo de denúncia que ele apresenta (principalmente ao mostrar dados sobre a situação dos jovens no Brasil) e também para constatarmos que os jovens e suas perspectivas são nada mais do que um espelho da sociedade que eles convivem.

 

Nota - 7,0/10

 

P.S: Eu ia postar isso ontem, mas na hora que enviei a resposta, o fórum entrou em manutenção..Espero que eu não tenha esse azar de novo...06

 

P.S. II: E hoje tem "A Scanner Darkly"!!!!!!16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

tb vou ver o grito das formigas daqui a pouco =))


a gente vai estar na mesma sessao.

 

 

ontem vi:

desilusoes (fraco e confuso, mas tem um quê. 6/10)


princesas (muito early almodovar, putas e cabelereiras, fraco. 6/10)


verao em berlim (o diretor tava la. bonzinho.  6,5/10)


holly (diretor tb tava la. legal o filme, ainda mais por nao ter um final cliche. 7/10)


socorro!tentáculos! (é documentario, pensei que nao fosse. midnight movie documentario é um saco, mas o caso do filme é muito interessante, ja tinha visto coisas sobre o assunto -pessoas hermafroditas-. para um documentario, achei legal porem fraco. 6,7/10)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Colocando as minhas impressões (ainda que prejudicadas) do primeiro filme que eu vi no "Festival do Rio":

As Torres Gêmeas - Infelizmente não poderei fazer um comentário mais embasado pois por causa do maldito trânsito da Ilha do FUndão cheguei meia hora atrasado.Zangado Mas posso dizer que Oliver Stone faz o dever de casa direitinho: Ao invés de impor o seu estilo agressivo de filmar' date=' ele aparece com uma câmera que, em certos momentos é intimista, se limitando a apenas acompanhar o sofrimento das duas famílias. Cage e Michael Pena (principalmente) estão bem nos seus papéis, assim como Maria Bello e Maggie Ghylenhal. No mais, um bom filme que consegue transpor para a telona todo o sofrimento e angústia que o povo americano sofreu no 11/09.

 

Nota - 7,5/10 (podendo mudar)
[/quote']

Ah, então era você aquele cara atrasado? 06 Você sentou um pouco na frente,no lado esquerdo da sala? Se sim, acho que era você mesmo. Tu nem me viu né?

 

Sobre As Torres Gêmeas... (sim, é idêntico ao comentário postado no "O que você anda vendo?" 06)

Não acho (ou achava) Stone grande coisa, por isso esperava um filme normal e apostava que seria um tanto sensacionalista. Tudo deu certo e me enganei legal! O início de As Torres Gêmeas se dá com tomadas que mostram uma manhã tranquila de NY em 11 de setembro, o que causa enorme agonia e ansiedade no espectador, pois esse, claro, já sabe que dentre alguns minutos aquele quadro de calmaria mudaria completamente.

A partir do choque dos aviões nas torres (cenas, corretamente, não mostradas, uma vez que os próprios bombeiros foram avisados do que estava acontecendo e não viram nada) e das posteriores quedas, a narrativa foca-se nos dois bombeiros presos nos concretos das torres e no drama que a família de cada um se encontra. São momentos tensos e emocionantes que não acabam mais (e a direção do Stone é super eficaz ao transpor esses sentimentos), seja ao mostrar a luta de John e Jimeno em mantercem vivos até um resgate ou pela inquietação de cada família a espera de uma resposta.

Independente de sabermos tudo que vai acontecer, As Torres Gêmeas funciona graças ao brilhante elenco (Nicolas Cage e Michael Pena numa interpretação de pura expressão facial, já que passam praticamente todo o filme imóveis) e a direção de Stone (só exagera um pouco no início ao mostrar algumas cenas em câmera-lenta, mas nada de tão fatal).

Enfim, chorei três vezes...

 

NOTA: 8.25/10.0

 

Em tempo: Silva, não espere muito de Scanner Darkly... 09

JeFFito2006-09-24 11:40:28

Link to comment
Share on other sites

nao vi maria antonieta passar em lugar nenhum. :(

 

Segundo o omelete :

 

[Errata: Maria Antonieta' date= de Sofia Coppola, não é um dos 300 filmes. O longa constava na primeira relação divulgada pela organização do Festival (e nos afiançamos nessa lista) mas sumiu da programação sem qualquer explicação. Desculpe os eventuais transtornos]

 

icon_sad

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Colocando as minhas impressões (ainda que prejudicadas) do primeiro filme que eu vi no "Festival do Rio":

As Torres Gêmeas - Infelizmente não poderei fazer um comentário mais embasado pois por causa do maldito trânsito da Ilha do FUndão cheguei meia hora atrasado.Zangado Mas posso dizer que Oliver Stone faz o dever de casa direitinho: Ao invés de impor o seu estilo agressivo de filmar' date=' ele aparece com uma câmera que, em certos momentos é intimista, se limitando a apenas acompanhar o sofrimento das duas famílias. Cage e Michael Pena (principalmente) estão bem nos seus papéis, assim como Maria Bello e Maggie Ghylenhal. No mais, um bom filme que consegue transpor para a telona todo o sofrimento e angústia que o povo americano sofreu no 11/09.

 

Nota - 7,5/10 (podendo mudar)
[/quote']
1) Ah, então era você aquele cara atrasado? 06 Você sentou um pouco na frente,no lado esquerdo da sala? Se sim, acho que era você mesmo. Tu nem me viu né?

2) Sobre As Torres Gêmeas... (sim, é idêntico ao comentário postado no "O que você anda vendo?" 06)
Não acho (ou achava) Stone grande coisa, por isso esperava um filme normal e apostava que seria um tanto sensacionalista. Tudo deu certo e me enganei legal! O início de As Torres Gêmeas se dá com tomadas que mostram uma manhã tranquila de NY em 11 de setembro, o que causa enorme agonia e ansiedade no espectador, pois esse, claro, já sabe que dentre alguns minutos aquele quadro de calmaria mudaria completamente.
A partir do choque dos aviões nas torres (cenas, corretamente, não mostradas, uma vez que os próprios bombeiros foram avisados do que estava acontecendo e não viram nada) e das posteriores quedas, a narrativa foca-se nos dois bombeiros presos nos concretos das torres e no drama que a família de cada um se encontra. São momentos tensos e emocionantes que não acabam mais (e a direção do Stone é super eficaz ao transpor esses sentimentos), seja ao mostrar a luta de John e Jimeno em mantercem vivos até um resgate ou pela inquietação de cada família a espera de uma resposta.
Independente de sabermos tudo que vai acontecer, As Torres Gêmeas funciona graças ao brilhante elenco (Nicolas Cage e Michael Pena numa interpretação de pura expressão facial, já que passam praticamente todo o filme imóveis) e a direção de Stone (só exagera um pouco no início ao mostrar algumas cenas em câmera-lenta, mas nada de tão fatal).
Enfim, chorei três vezes...

NOTA: 8.25/10.0

3) Em tempo: Silva, não espere muito de Scanner Darkly... 09

 

1) Por que será que agora me senti um pouco envergonhado por alguém ter percebido isso??0606 Mas eu não sentei na frente, senti lá atrás mesmo (justamente para diminuir a vergonha causada pelo meu atraso...06)

 

2) Tudo bem, também fiz a mesma coisa mesmo...06

 

3) É mesmo?? Bom, vamos ver isso daqui a pouco (minha sessão é as 16:30, no São Luiz 3). Aliás, tôsaindo de casa agora (ainda irei passar na casa de uma amigo meu). Té mais!!!wave
silva2006-09-24 14:13:36
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

tb vou ver o grito das formigas daqui a pouco =))

a gente vai estar na mesma sessao.

 

 

ontem vi:

 

desilusoes (fraco e confuso' date=' mas tem um quê. 6/10)

princesas (muito early almodovar, putas e cabelereiras, fraco. 6/10)

verao em berlim (o diretor tava la. bonzinho.  6,5/10)

holly (diretor tb tava la. legal o filme, ainda mais por nao ter um final cliche. 7/10)

socorro!tentáculos! (é documentario, pensei que nao fosse. midnight movie documentario é um saco, mas o caso do filme é muito interessante, ja tinha visto coisas sobre o assunto -pessoas hermafroditas-. para um documentario, achei legal porem fraco. 6,7/10)

[/quote']

 

Eu cheguei meia hora atrasada na seção por causa da minha mãe, que é a pessoa mais desorganizada do mundo, e ainda fiquei uma hora em Botafogo, na chuva por causa dela.

 

Mas achei o Grito das Formigas muito bom. Uma pena não ter visto o começo e provavelmente só vou ver se comprar o Dvd(se é que vai sair em Dvd). E juro que meus comentários saem ainda essa semana. É que quero parar e refletir ao invés de escrever qualquer coisa, já que os filmes que vi são muito interessantes. Bizarros, mas muito interessantes.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu adorei aquela parte em que o cara fala de um determinado tema sob a ótica de todas as religiões. Enfim, por enquanto ficou em 8,7/10. Mas é um filme pra ser pensado por um bom tempo. O problema é que eu tenho muitos filmes pra pensar. 06

 

Estou inconformada de não ver Um Lugar na Platéia. Esse filme tem previsão de vir para o Brasil?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais um filme do "Festival do Rio":

A Scanner Darkly - Á primeira vista, a história pode parecer um pouco confusa, necessitando de algumas horas para "absorvê - la". Mas trata - se de um boa história de sci-fi (baseada num conto de Phillp W. Dick) e que, em certos aspectos, se mostra extremamente atual (mesmo se passando "Oito anos depois", como o próprio início do filme destaca. A técnica de rotoscopia (já aplicada pelo diretor no mediano "Waking Life") flui muito melhor aqui, além da trama se aplicar perfeitamente a essa técnica de animação. As interpretações estão razoáveis, Keanu Reeves consegue não estragar o filme, mas o destaque é Robert Downey Jr., chutando bundas. Um filme que alfineta levemente as políticas de vigilância para o combate do crime organizado (no caso, ás drogas) e que mostra que, muitas vezes, o grande "bandido" nem sempre é aquele que aparenta ser.

 

Nota - 8/10
Link to comment
Share on other sites

Alguém aí viu Irmão Padre, Irmã Puta (Princess) que mistura desenho animado com cenas reais e é da produtora do Lars Vont Trier? A crítica do Omelete se derrama em elogios, me pareceu interessante (apesar do título arrasta multidões) aqui está a resenha: http://www.omelete.com.br/cinema/artigos/base_para_news.asp?artigo=3339
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...